Issuu on Google+

PROGRAMA 2010 | 2011

OFICINA EDUCATIVA

MUSEU DE PORTIMÃO

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES MARCAÇÕES OFICINA EDUCATIVA De 2ª a 6ª feira das 09h00 - 12h30/14h00 - 17h30 Telefone: 282 405 235 Email: oficinaeducativa@cm-portimao.pt MUSEU Telefone: 282 405 230 Email: rec.museu@cm-portimao.pt museu@cm-portimao.pt


Programa 2010/2011

FÉRIAS NO MUSEU OBJECTIVOS -Proporcionar umas férias diferentes e divertidas a partir de vivências no Museu. -Estimular a criatividade, desenvolver a capacidade de expressão e incentivar o trabalho em grupo através de um conjunto de actividades pedagógicas de carácter lúdico relacionadas com as colecções do Museu. PÚBLICO-ALVO Jovens dos 7 aos 12 anos.

CALENDÁRIO / HORÁRIO

NA OFICINA DO MUSEU

Férias Páscoa

Férias Verão

Período

12 a 16 Abril

27 Junho a 1 Julho

4 a 8 Julho

11 a 15 Julho

18 a 22 Julho

25 a 29 Julho

Manhã 09h30 ás 12h00

Grupo A

Grupo 1

Grupo 3

Grupo 5

Grupo 7

Grupo 9

Tarde 14h30 às 17h00

Grupo B

Grupo 2

Grupo 4

Grupo 6

Grupo 8

Grupo 10

FÉRIAS DO MUSEU Inscrição 5 euros/ jovem por grupo, durante 5 manhãs ou 5 tardes. Lotação máxima: 15 crianças por grupo.


Oficina Educativa

NA OFICINA DO MUSEU Plano Semanal de Actividades Ano Lectivo 2010/2011 SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

COMO FUNCIONA O MUSEU DA SARDINHA À LATA PRIMEIRA IMPRESSÃO INICIAÇÃO À ARQUEOLOGIA À DESCOBERTA DA PRÉ-HISTÓRIA QUADRADOS COM HISTÓRIA UM MERGULHO NA HISTÓRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES A- A Vida e Obra de um Portimonense Ilustre B- Do Desenho ao Filme de Animação VIAGEM PELAS HISTÓRIAS DO ALGARVE IDEIAS E FORMAS EM MOVIMENTO EXPOSIÇÃO “SABORES DA EUROPA” A- Porque Comemos o que Comemos ? B- Histórias do Azeite ! PÚBLICO-ALVO Comunidade escolar INSCRIÇÃO GRATUITA Nº máximo de participantes: 25 alunos

ELEMENTOS A FORNECER PARA INSCRIÇÃO -Actividade -Escola -Professor -Contacto -Nº de alunos

Através da sua Oficina Educativa, o Museu de Portimão oferece um conjunto de actividades destinadas aos mais novos e à comunidade escolar, para descobrir de forma criativa e pedagógica, a história do Município de Portimão e do próprio Museu. Do Programa para o ano lectivo 2010/2011, destacamos a introdução das quatro novas actividades, “Manuel Teixeira Gomes - Do desenho ao filme de animação“, “Ideias e formas em movimento”, “Porque comemos o que comemos” e “Histórias do Azeite“.


COMO FUNCIONA O MUSEU Oficina Educativa

Programa 2010/2011


Actividade A -

Oficina Educativa

Programa 2010/2011

SABORES DA EUROPA

Porque comemos o que comemos?

RESUMO DA ACTIVIDADE

Esta actividade reporta-se à exposição “A Taste of Europe – Sabores da Europa”, organizada conjuntamente por 9 Museus Europeus e que conta com participação do Museu de Portimão e a iniciar a partir da sua abertura pública, a 26 de Janeiro de 2011. Os alunos organizar-se-ão em grupos de interpretação e debate da exposição, desenvolvendo as actividades interactivas relacionadas com os conteúdos dos 9 produtos alimentares europeus aí patentes.

OBJECTIVOS

- Dar a conhecer e reflectir sobre os factores por detrás dos nossos hábitos alimentares - Salientar o papel central da alimentação na vida e em todas as mudanças sociais - Mostrar hábitos, tendências, mudanças na alimentação ao longo do tempo e os protagonistas dessa produção - Oportunidade de estabelecer contactos entre jovens e professores de outras escolas e países, uma vez que as experiências e materiais dos workshops podem ser transmitidos num intercâmbio entre museus, de forma aprofundar e alargar o trabalho educativo.

Actividade B -

Histórias do Azeite!

RESUMO DA ACTIVIDADE

Direccionada para a exposição sobre o produto português “Azeite- Fazer e Comer, Uma História Social”, desenvolvida pelo Museu de Portimão, na qual serão trabalhados os seus conteúdos, sobre a produção de azeite, do olival ao lagar até às suas diversas utilizações, num atelier de expressão onde os alunos se transformarão nas diferentes personagens e processos de trabalho que intervêm na produção do azeite.

OBJECTIVOS

- Explorar a capacidade dramática e criativa dos alunos - Entendimento do processo de extracção do azeite - Salientar a importância do azeite para uma alimentação saudável - Perceber os diversos usos do azeite ao longo do tempo

PÚBLICO-ALVO Actividade A - Alunos entre os 14 e 18 anos (3º ciclo e secundário) Actividade B - Grupos escolares entre os 6 e os 13 anos (1º e 2º ciclo)

CALENDARIZAÇÃO Actividade A e B- Segunda a Sexta (a partir de 26 de Janeiro de 2011)

RESUMO DA ACTIVIDADE

Percurso orientado para a descoberta dos espaços e funções do museu.

OBJECTIVOS

- Explorar a organização do Museu de Portimão, seus espaços e funções. - Dar a conhecer a sua missão, colecções, e as actividades profissionais que aí se desenvolvem.

PÚBLICO-ALVO

Ensino Básico, Secundário e Universitário

CALENDARIZAÇÃO Segunda a Sexta


Oficina Educativa

Programa 2010/2011

DA SARDINHA À LATA

RESUMO D , ferramentas e processos utilizados na realização de pequenas sequências animadas, com recurso a plasticina e diversos materiais. OBJECTIVOS

- Conhecer processos e cadeias de transmissão de movimentos industriais - Explorar os processos básicos do trabalho de animação “ stop-motion” e dar a conhecer algumas técnicas e materiais.

PÚBLICO-ALVO

Ensino Básico, Secundário e Universitário

CALENDARIZAÇÃO Segunda a Sexta


Oficina Educativa

Programa 2010/2011

IDEIAS E FORMAS EM MOVIMENTO

RESUMO DA ACTIVIDADE

Oficina de expressão plástica onde se pretende estimular o gosto pela descoberta de materiais e técnicas de construção, através da criação de uma lata de conserva muito especial.

OBJECTIVOS

- Dar a conhecer o processo de fabrico de uma lata de conserva e as máquinas nele envolvidas. - Estimular o gosto pela descoberta de materiais e técnicas de construção através da criação de uma lata de conserva.

PÚBLICO-ALVO

Pré-escolar, 1º, 2º Ciclos

CALENDARIZAÇÃO Segunda a Sexta


Oficina Educativa

Programa 2010/2011

PRIMEIRA IMPRESSÃO

RESUMO DA ACTIVIDADE

Tapete/ Tabuleiro de jogo com mapa do Algarve, onde os próprios jogadores são os peões móveis, e em grupo terão de jogar respondendo a questões e realizando actividades pedagógicas de iniciação e descoberta do património, identidade, história e território do Algarve.

OBJECTIVOS

- Através do jogo dar a conhecer as realidades regionais, a evolução das suas comunidades e seus percursos históricos.

PÚBLICO-ALVO 1º e 2º Ciclos

CALENDARIZAÇÃO Segunda a Sexta


Oficina Educativa

Programa 2010/2011

VIAGEM PELAS HISTÓRIAS DO ALGARVE

RESUMO DA ACTIVIDADE

Actividade de iniciação às técnicas e materiais de impressão a partir da técnica da digitinta, do stencil e do carimbo, baseada nos processos da indústria conserveira.

OBJECTIVOS

- Dar a conhecer as técnicas e os materiais de litografia existentes no Museu. - Através de exemplos práticos, explicar o processo de impressão nas folhas de Flandres de que são feitas as latas de conserva. - A partir de jogos didáticos introduzir alguns conhecimentos básicos sobre a técnica de separação de cores no processo de impressão.

PÚBLICO-ALVO

Pré-escolar e 1º e 2º Ciclos.

CALENDARIZAÇÃO Segunda a Sexta


INICIAÇÃO À ARQUEOLOGIA Oficina Educativa

Programa 2010/2011


Actividade A -

Oficina Educativa

Programa 2010/2011

MANUEL TEIXEIRA GOMES A Vida e Obra de um Portimonense Ilustre

RESUMO DA ACTIVIDADE Descobrir e identificar objectos ou imagens ligados a Manuel Teixeira Gomes, construindo de forma criativa histórias, personagens e ambientes a partir dessa relação.

OBJECTIVOS

-Dar a conhecer a vida e a obra de Manuel Teixeira Gomes através da apresentação da sua colecção, na qual se reflete o seu gosto artístico, o coleccionador e a influência dos muitos países e culturas que visitou. -Comemorar os 150 anos do nascimento deste ilustre portimonense, e o centenário da implantação da República, regime a que presidiu e ao qual sempre esteve associado.

Actividade B -

Do Desenho ao Filme de Animação

RESUMO DA ACTIVIDADE Os alunos das escolas de Portimão, individualmente ou em grupo, são desafiados a criar uma pequena banda desenhada (máximo de duas páginas em formato A3) sobre aspectos da vida e obra de Manuel Teixeira Gomes. Os alunos autores das 3 melhores bandas desenhadas serão convidados a criar um filme de animação em plasticina “stop-motion”, no atelier do Museu, tendo como guião o seu trabalho.

RESUMO DA ACTIVIDADE OBJECTIVOS

- Explorar os processos básicos do trabalho de animação “ stop-motion” e dar a conhecer algumas técnicas e materiais - Dar a conhecer a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes

PÚBLICO-ALVO

Actividade de iniciação à arqueologia onde os participantes poderão conhecer e experimentar as técnicas, ferramentas e processos utilizados pelos arqueólogos numa escavação.

OBJECTIVOS

- Divulgar e sensibilizar para a protecção e valorização do património arqueológico, promovendo uma consciência patrimonial activa. - Experimentar procedimentos envolvidos no trabalho de campo (escavação, registo e levantamento) e no trabalho de laboratório (reconstituição e inventariação) de um arqueólogo.

2º, 3º Ciclos e Secundário

CALENDARIZAÇÃO Actividade A - Segunda a Sexta Actividade B - Entrega de trabalhos até 30 de Novembro de 2010 (A realização dos filmes será agendada em articulação com os seus autores, devendo realizar-se preferencialmente no período de férias escolares)

PÚBLICO-ALVO 1º e 2º Ciclos

CALENDARIZAÇÃO Segunda a Sexta


Oficina Educativa

Programa 2010/2011

Á DESCOBERTA DA PRÉ-HISTÓRIA EM PORTIMÃO RESUMO DA ACTIVIDADE

Visita orientada e maleta pedagógica para explorar o quotidiano e cultura dos habitantes de Alcalar.

OBJECTIVOS

- Dar a conhecer as actividades quotidianas da comunidade de Alcalar, as tecnologias e técnicas por eles utilizadas, a forma de exploração do território e dos recursos naturais há 5000 anos. - Explorar os processos e materiais que permitiram a construção dos seus monumentos funerários.

PÚBLICO-ALVO

RESUMO DA ACTIVIDADE

Actividade que propõe um olhar sobre a riqueza arqueológica subaquática do Rio Arade.

OBJECTIVOS

1º, 2º e 3º Ciclos

-Dar a conhecer e sensibilizar para a riqueza natural e cultural do rio Arade. -Explorar os processos de trabalho da arqueologia subaquática e dar a conhecer alguns exemplos de vestígios encontrados no fundo do rio: barcos, âncoras, canhões, ânforas, moedas, etc.

CALENDARIZAÇÃO Segunda a Sexta

UM DIA NA PRÉ-HISTÓRIA COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

PÚBLICO-ALVO 1º e 2º Ciclos

CALENDARIZAÇÃO O Centro Interpretativo de Alcalar e os seus Monumentos Megalíticos voltam a ser palco de mais uma recriação “Um dia na Pré-História“, que o Museu proporciona. Uma oportunidade para viajar no tempo, até ao quotidiano da comunidade pré-histórica local que aí viveu há cinco mil anos atrás.

Segunda a Sexta


UM MERGULHO NA HISTÓRIA Oficina Educativa

Programa 2010/2011


Oficina Educativa

Programa 2010/2011

QUADRADOS COM HISTÓRIA RESUMO DA ACTIVIDADE

Oficina de composição/expressão plástica. Construção de réplica de um painel de mosaico, onde figuram motivos geométricos ou desenhos formados por um embutido de pequenas pedras coloridas. À semelhança da tecnologia romana no uso da pedra natural em pavimentos, será também possível compor desenhos ou figuras geométricas a partir de pequenos quadrados obtendo um efeito decorativo que estamos habituados a pisar na nossa calçada portuguesa.

OBJECTIVOS

-Valorizar e divulgar o património arqueológico do Município. -Dar a conhecer os mosaicos das casas (Villae) romanas da Abicada e do Vale da Arrancada, reconstruindo um fragmento de piso de uma das suas salas. -Conhecer a tecnologia romana na construção de mosaicos e os processos de calcetamento e formas decorativas da calçada portuguesa.

PÚBLICO-ALVO 1º,2º e 3º Ciclos

CALENDARIZAÇÃO Segunda a Sexta


Oficina Educativa