Page 1

Jornal

cidade

Curta nossa Fan Page e fique bem informado. facebook.com/jornalcidadeemfocosrv

em foco

SRV

R$2,00

Ano 1 - Edição 15 - Santa Rosa de Viterbo, 03 de Maio de 2013

Vereadores debatem sobre a aprovação de mais uma Faculdade a distância para Santa Rosa

Opinião do Cidadão: Virada Cultural para Santa Rosa

Página 7

Costela de Boi Assada

Página 19

Vereadores eleitos 2013/2016

Curiosidades

Campanha – Doe lacres de alumínio e ajude quem precisa a ganhar Cadeiras de Rodas A Policia Militar divulga que a cada 80 kg de lacres de latinhas arrecadados, será doada uma cadeira de rodas para a nossa cidade. Esse lacre é de alumínio e é reciclado por uma metalúrgica que não quer divulgação na mídia. Os lacres devem ser entregues No Destacamento da Policia Militar, na Rua Mário Carneiro da Cunha, em qualquer horário.

Página 11


2

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Edição 15 - Ano 1

3


4

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Vereadores debatem a aprovação de mais uma Faculdade a distância para Santa Rosa Esta semana os vereadores debateram sobre a idéia de trazer mais uma Faculdade de Ensino a distância para Santa Rosa. Cada um com sua opinião, o assunto foi o que mais rendeu, e a maioria dos vereadores se manifestou dando opiniões na reunião da última segunda-feira. culdade dessa? Temos que pensar muito bem antes de nos precipitarmos. Tem pessoas que trabalham nessas faculdades, não podemos correr o risco dessas faculdades fecharem. A parceria privada é interessante, mas a concorrência desleal não pode acontecer”. Gisa disse que o projeto que tramita na casa desde 1 de abril e já foi pedido vistas por duas vezes pelo vereador Sérgio Silva. “Sabemos e temos o conhecimento que a cidade já tem duas instituições de nível superior, essa seria uma nova modalidade – parceria público privada, com custo de mensalidade mais viável. Não quero desmerecer as instituições que já existem, mas não descarto mais essa possibilidade’, diz Gisa.

Sergio Silva acredita que o assunto também é para pensar. ”Não devemos votar no rompante, ninguém deve ser contra ou a favor, apenas devemos discutir os fatos e analisar bem para não nos arrependermos lá na frente”. Carlos Messias concordou com Dr. Gonini. “Não é simplesmente uma faculdade que vai chegar, quem tem uma estrutura montada não vai participar dessa concorrência, vão abrir mão dos professores e tudo mais”? Dr. Renato já declarou sua posição. “Já me posiciono contra, é inadmissível, se quiser vem construir de igual pra igual, emprestar o bem público é inadmissível, ainda mais para uma instituição privada”

Dr. Gonini disse que o assunto é delicado e complexo na medida em que esta vindo uma empresa de fora . “Se fosse uma concessão de espaço público para faculdade presencial votaríamos hoje. Vem uma empresa para quebrar as duas faculdades que já tem aqui, ai depois, a grande empresa resolve ir embora ou eleva os seus preços de mensalidade. O que Santa Rosa significa pra uma fa-

Bode disse que o interesse dele é voltado para o coletivo, cuidando do interesse de todos. “Deve prevalecer o que temos de melhor aqui, essa Casa entende que vai ser feito através de concorrência, licitação e se algum vereador acha que esta sendo direcionado que faça denuncia e levamos ao Ministério Público, temos as ferramentas para averiguar”.

5

Edição 15 - Ano 1

Pastor Miguel também se mostrou preocupado com a situação das duas faculdades a distância que já exis-

tem no Município. “Fico preocupado em trazer mais uma Faculdade, pode acontecer de trazer, derrubar os dois que já existem e depois aumentar mensalidades. Essas duas faculdades que temos oferecem quase 100 empregos. Estamos preocupados com empregos. Se vai ser uma licitação porque possíveis nomes foram citados na reunião”? Durante a reunião ainda foi informado a todos do empenho dos vereadores em ajudar no “Caso Artivinco”. Dia 6 de maio as 11 horas da manhã os vereadores tem marcada uma reunião na empresa para discutir o assunto da permanência ou não da Artivinco na cidade. As Conselheiras Tutelares foram homenageadas por todos os vereadores e o Dr. Gonini se manifestou com muito carinho a elas. ‘Trabalhamos há muito tempo juntos , são dedicadas, empenhadas, atendem qualquer horário, não se importam se é madrugada, sofrem ameaças, levam adolescentes em cidades de origem, e tudo isso por um salário irrisório”, conclui Gonini. O vereador Bode terminou a reunião elogiando os companheiros. “A reunião de hoje foi realmente bem colocada, todos se manifestaram publicamente e assim que deve ser. Nada deve ser discutido em sala secreta”, concluiu.

por João de Bem jotabem@bol.com.br

POLÍTICOS & POLITIQUEIROS Há nitidamente um escalonamento no universo político. Em cada ponto ou órbita flutuam personalidades dotadas de determinadas “qualidades” locupletando-se no meio. O aprendizado começa cedo – quando a família tem experiência política e vive de política, é mais fácil – o rebento tem o ambiente a seu favor e o ser político já nasce feito. Quando é adotado ou não teve nenhum padrinho, o aprendiz de político vai se misturando aos mais astutos para aprender como se ganha voto e qual o melhor meio de enganar o “trouxa” votante. O Brasil do político é reflexo de toda essa engenharia perversa dentro do sistema, também perverso, corroendo a democracia que inventaram para nós com a Constituição de 1988. No momento o povo está assistindo a briga entre poderes – o legislativo brigando com o judiciário e vice-versa. É no mínimo estranho para quem tem algum conhecimento constitucional, com relação a função de cada um. - Que autoridade moral tem um Renan Calheiros para ocupar a presidência do Senado e do Congresso Nacional? Mas lá está o “coronel” alagoano no topo de um dos três poderes, aparecendo como autoridade na criação de mecanismos ou leis complementares que modificam o atual sistema de julgamento no STF, em clara retaliação pela condenação de políticos integrantes do Mensalão. O Brasil político está mais para “Casa da Mãe Joana”, visto a escalada vertiginosa de escândalos de corrupção envolvendo políticos ativos em funções operacionais dentro da administração pública, entre outros que não conseguem viver fora do sistema corrompido, como aqueles que integram quadrilhas articuladas para roubar o dinheiro público, via fraudes licitatórias. Quem poderia imaginar que o sistema de loterias da Caixa estivesse contaminado pelo vírus da corrupção? Segundo o senador Álvaro Dias, que teve acesso aos nomes dos ganhadores através do COAF, há inequívocos indícios de manipulação de sorteios e resultados. - Quantos de nós brasileiros sabemos sobre essas maracutaias das loterias? Poucos - somente aqueles que “tem saco” para assistir a TV Senado ou ouvir a Voz do Brasil. Por tudo isso é que o sonho do brasileiro de viver realmente em um país socialmente justo está muito mais distante! Temos politiqueiros demais e políticos honestos são como “moscas brancas”!


6

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

7

Edição 15 - Ano 1

Idéia do Cidadão Nosso grupo Cidade em Foco - Opinião do Cidadão, teve durante a semana vários temas interessantes, entre eles a Idéia de Thamara Gratão, seguida de inúmeros comentários positivos e dignos serem lidos. Foram 75 comentários até o momento do fechamento da edição. Vamos publicar alguns, mas para ter acesso ao grupo e a todos os comentários é só solicitar participar do Grupo Cidade em Foco – Opinião do Cidadão no facebook!

Thamara Gratão: O que vocês acham da cidade ter uma virada cultural? Um dia com atrações, oficinas, workshop, ocupações por toda cidade ??? Seria ótimo juntar uma galera, fazer Gt’s pra cada área. Gts sao grupos formados pra cada area da ação cultural. Gt de artes manuais, gt de musica,.de teatro. Ai cada grupo se responsabiliza por cada área pra trazer as atraçoes, em diversos cantos da cidade!! Em Ribeirao tem o Se Vira Ribeirão que 1 vez por semana a galera se junta pra fazer essas ocupações!!

Juh Faceto Alves Isso ajuda a galera que lida com arte a não desistir e incentiva outros a começarem. Tem até o grupo de comédia dos caras agora. Muito massa essa idéia sim. Thamara Gratão Sim sim, a idéia seria ajudar quem ta há um tempo, quem ta começando, trazendo a arte pra perto do público, você juh poderia colaborar e muito com a gente!!!!! Juh Faceto Alves Sem problemas, eu tenho contato com o Mendes e o João que lidam

Expediente

Direção Geral Jaqueline Lasarete de Bem (16) 8169.1340 Jornalista Responsável Alexandre Neri Xavier MTB – 26.599 Impresssão Grafisc São Carlos (16) 3368.3435

Colaboradores João de Bem Alex Cássio Pereira Felipe Palomares André Nader Eduardo Bertocco Rodolfo Ap. da Silva Soma Design e Publicidade Cristina Yazbek Ricardo Costa Natálya Cruz

cidadeemfocosrv@gmail.com

com isso tb. Santa Rosa precisa nascer de novo... nossa cidade não pode se tornar um asilo de jovens. Juh Faceto Alves O país necessita com urgência de cultura. Poderia até rolar um sarau de poesia, uns lances assim bem alternativos. Thamara Gratão Sim sim.. eu tenho em mente coisas alternativas, poesia, grafite, dança, batalha de rapers ... banda de rock, educação ambiental, workshop de musica, dança ..... Juh Faceto Alves Educação Ambiental seria fundamental, já que nossa cidade está super bem colocada no Ranking Ambiental Paulista-Município Verde Azul. Isso ai pôr em prática, conversar com a galera e com quem possa organizar quanto aos locais para execução e bora. Thamara Gratão Bora... seria bom a gente marcar uma reunião no fds , domingo dia 5?? Danilo Henrique Eu SUPER apoio tbm.. A cidade ja tem algum grupo de teatro? Poderiam incluir teatro ae.. conheço alguem que super ia amar fazer.. rs Felipe Gasparoto Excelente IDEIA! Letícia Soares Já tô no meio dessa mobilização Flavio Queiroz Poderia passar de um dia, uma semana de CULTURA,temos que mostrar pra população a história da cidade, o quando se desenvolveu, quantidade de habitantes, as empresas, entidades, esportes,

fazer algo diferente e interessante, Santa Rosa esta muito saturada de bons artistas que não tem oportunidade de se apresentar e mostrar seus trabalhos... Bora agitar isso galera? Seria um bom começo pra mostrar pros nossos jovens e até mesmo para os nossos pequenos (crianças) Que a vida tem mais a nos oferecer, do que simplesmente as drogas que está virando “modinha” na cidade! Juh Faceto Alves Hoje vou para RP com o João Augusto que é professor de artes... vou falar sobre essa ideia e ver como ele poderia contribuir e dar algumas sugestões. Por ser algo independe, algo do povo para o povo, não teria tanta burocracia e, se houver algum tipo de impedimento por parte da prefeitura, isso afetaria com muita intensidade a sua imagem. Thamara Gratão Isso Juh! faça esse favor, por que é do povo pro povo, sem ligação politica, religiosa... queremos apenas levar cultura ao pessoal. Júlio Ribeiro Muitíssimo grato e honrado pela credibilidade Jack e Julinho por terem se lembrado do Julião quando se tratou da questão teatral e a valoração sobre minha opinião.... Maravilha de idéia esta, e onde puder ser útil estarei a disposição. Estão convidaos também a participarem do “Resgarte” um projeto que vem sendo elabora ha alguns anos e desenolvido ha uns dois meses. Abraço fraterno galéra...

PODER DA PALAVRA Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. (João 15:3) – Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.(Salmos 119:11) Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. (Salmos

PR. Felipe Palomares Min. Palavra e Verdade

107:20) – Poderia fazer menção a diversos versículos, os quais têm poder para revelar a eficácia da ação divina através de sua maravilhosa e inerrante palavra. Ultimamente esta incrível e indestrutível “obra” tem sido contestada por diversos grupos sociais - os quais lutam com bastante “intrepidez” contra seus princípios dogmáticos -> Indubitavelmente, tal ataque tornou-se uma “espécie de defesa” para aqueles que desejam viver um modelo indecoroso de vida, o qual a bíblia sagrada condena. Na verdade o objetivo desta semana é listar os benefícios que a palavra de Deus pode acarretar sobre a vida do homem; - Transformação -> A bíblia relata o fato de um endemoninhado (uma pessoa espiritualmente influenciada por demônios), o qual recebeu a visita de Cristo dentro de um sepulcro (o cemitério tornou o seu habitat, por causa desta interferência negativa). Após encontra-se com ele, diz a Palavra de Deus que Jesus repreendeu “aquilo” que lhe acarretava danos (morais e físicos) – e que lhe proporcionava este modelo miserável de vida em que até então estava submetido. De fato, tanto este episódio, como outros que estão contidos dentro desta grande enciclopédia de milagres, demonstram que Deus tem poder para regenerar qualquer individuo (mesmo que o pano de fundo de sua historia seja deplorável) – Comunhão -> Jesus pregou sobre o amor ao próximo! – Amar ao é praticar comunhão... Interessante, desde o Éden o nosso Deus tem mostrado que o alicerce da vida esta baseado na comunhão entre Criador e criatura -> Ninguém vive sem Deus... Ainda que você transpire ceticismo, pregue o ateísmo e tenha suas convicções presas sobre o cais da incredulidade. O dia do revés te apresentará alguma força maior capaz de vetar\driblar a autodestruição. A conversa do tolo é a sua desgraça, e seus lábios são uma armadilha para a sua alma.(Provérbios 18:7) – Salvação-> somos salvos através do sangue de Jesus Cristo, o qual se submeteu a este modelo de morte(cruz) a fim de ver cumprida a Palavra do Senhor sobre ELE –“... quem crer e for batizado será salvo...” -> Não há salvação sem Cristo – todavia há morte sem Deus.


8

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Edição 15 - Ano 1

Samsung Galaxy S IV chegando ao Brasil

por Henrique Garbuglio Empreendedor no Ramo de Informática

Olá caros leitores do jornal Cidade em Foco SRV, esta semana vou falar sobre novidades no mercado brasileiro, resumindo as principais características do novo aparelho Galaxy S4. “O maior lançamento do ano”, é o que dizem os usuários da marca sobre o novo Samsung Galaxy

SIV, e o aparelho já tem data definida para aportar em nosso território. Com preços que partem de R$ 2.399,00 o gadget será comercializado no Brasil na mesma data de seu lançamento global, e estará disponível para os consumidores da região sul e sudeste do país a partir do dia 08 de maio. Aprimorando tecnologias já utilizadas e desenvolvendo novas possibilidades, a Samsung atribuiu ao aparelho características nada modestas, tais como a “Gorilla Glass 3” (tela super amoled de 5 polegadas e 1080p), que transforma o

dispositivo em um autêntico reprodutor de vídeos em alta definição. Outro ponto positivo é a resistência da tela a riscos e rachaduras, “sobrevivendo” intacta a diversas tentativas de arranhões com facas, chaves e outros objetos pontudos através de testes realizados e demonstrações feitas pela corporação. A nova câmera traseira dispensa comentários, 13 Megapixels de resolução e uma lente que deixou até mesmo os fabricantes de câmeras digitais aflitos. O aparelho ainda dispõe de uma câmera frontal

com alta resolução para vídeo conferências e sensor ótico, que detecta quando os olhos do leitor chegam ao fim da página e faz o rolamento automaticamente. Aos aficionados em desempenho, o aparelho ainda reserva um processador de oito núcleos, denominado Exynos 5, bateria de alto desempenho com 2.600 MAH, e a mais recente versão do Android, 4.2.2 Jelly Bean. Ao lado, através de uma imagem coletada no site Tech Tudo segue uma lista com as principais características do aparelho e de seu antecessor.

9


10

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

11

Edição 15 - Ano 1

Entretenimento

Nove curiosidades incríveis, porém extremamente inúteis

Pois bem, temos aqui nesta página uma coletânea de 9 curiosidades incríveis porém extremamente inúteis. Fique sabendo daquilo que você não precisava saber, mas que faz a diferença na hora de fazer aquele comentário inteligente sobre esses assuntos e farão as pessoas perguntarem: “Mas que diabos, como é que esse cara sabe dessas coisas?” Confira: 1. O.K (Origem desta expressão) - Durante a guerra da Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam em uma placa imensa: “O Killed”. (Zero Mortos). Daí surgiu a expressão O.K., que quer dizer que está tudo bem. 2. Fazer nas Coxas (Origem desta expressão) - Na época do descobrimento do Brasil, as telhas eram feitas de barro e o molde eram as coxas dos escravos. Alguns tinham coxas mais finas e outros mais grossas, então o telhado ficava uniforme. Daí que surgiu a expressão “Fazer nas Coxas” 3. Espião de Estimação - O governo americano revelou que, em 1967, a CIA implantou microfones e transmissores em gatos, para que eles transmitissem conversas e planos de agentes estrangeiros. O projeto foi abandonado porque, no primeiro teste, um táxi atropelou o bicho. 4. FUCK!!! - Muito antigamente, no palácio real na Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o consentimento do rei (a não ser que tratasse de um membro da família Real). Quando alguém queria manter uma relação sexual, tinham que pedir para o monarca, que lhes entregava uma placa, que deviam colocar na frente da porta de seu quarto enquanto tivessem relações sexuais. A placa dizia: “Fonification Under Consent of the King”. Essa é a origem da palavra inglesa “Fuck”! 5. Chora por cebola?? - Se você é cozinheiro(a) ou curte fazer um rango, e sempre cai aos prantos enquanto descasca cebola, há uma solução: mastigar chiclete enquanto descasca cebola evita o choro. Ou corte com uma faca menos afiada. Pelo menos isso tá na internet, se não der certo, mande um e-mail e avise.

6. Que Terrinha velha…! - Quase todos sabem que o Planeta Terra tem milhões de anos de idade. Sabe-se também, que antes dos humanos, outras espécies já habitaram nosso planeta. Porém, para ter uma idéia clara sobre a idade da terra, podermos usar o seguinte cálculo: Se a idade da Terra fosse reduzida em um ano, nos primeiros 8 meses não haveria nenhuma vida. Os dois meses seguintes marcariam o surgimento das criaturas mais primitivas (os vírus, bactérias, anêomas, etc.); os mamíferos fariam seu aparecimento na segunda semana de dezembro apenas. E o homem, surgiria por volta das 23horas, e 45minutos do dia 31 de dezembro. A escrita, apareceria com menos de um minuto para acabar o ano! 7. Isso sim que é Chuva!! - No início dos tempos, nosso planeta era formado por rochas incandescentes e por uma atmosfera densa e muito carregada. Para que ela ficasse da maneira atual, com temperatura entre 20ºC e 30ºC em geral, choveu durante 60000 (Sessenta Mil) anos sem parar!! 8. Fantasmas em Extinção - O cientista Tony Cornell, da Sociedade de Pesquisas Sobrenaturais, na Inglaterra, está preocupado. Ele acha que os telefones celulares estão levando fantasmas à extinção. Depois de se manterem constantes por três séculos, o número de registros de assombração entrou em declínio no mundo com a popularização dos celulares, nós últimos 15 anos. Cornell acha que as ondas dos telefones interferem as forças elétricas. 9. Novo Calendário - Projeto de um novo calendário prevê um ano com 13 meses de 28 dias, e está parado há 50 anos, na ONU. Pelo projeto, todos os meses começariam num domingo e terminariam num sábado. Cada dia do mês cairia sempre no mesmo dia da semana. Teria 13 meses de 28 dias. UM NOVO MÊS SERIA CRIADO E SE CHAMARIA SOL, FICANDO SITUADO ENTRE OS MESES DE JUNHO E JULHO.

Tempo de Luta! Salve, salve pessoas! Quando fui convidado para escrever essa coluna minha maior preocupação era se semanalmente haveria assunto para ela. Com o passar dos dias, acreditem, descobri que há. Quando tudo parece estar no mais absoluto si-

Por André Nader

lêncio. BUMMM, eis que surge uma nova bomba. Simplesmente adoro. No dia 24 de abril, o Blog Entre Nós divulga declarações de Edgar de Souza atual prefeito da cidade de Lins que assume publicamente sua condição sexual. Em entrevista ao blog o prefeito diz: “Por que se incomodar com a sexualidade alheia? Quem tem convicção da sua não se incomoda com a do outro. No que a minha sexualidade te atrapalha? Essa invasão da vida íntima das pessoas é feita de forma pejorativa. Dizem que sou anormal. Eu sou normal, não sou azul, não tenho três braços. Na vida pública a gente preza pela transparência, não fazia sentido esconder quem eu amo e quem eu respeito”. A parte interessante não é a do respeito, isso vem de berço, acho que faltou um pouco dele para Claudia Leite e Joelma, aquela do filme cancelado...#Triste!!! Mas onde ele diz “Quem tem convicção da sua (sexualidade) não se incomoda com a do outro”. Se cada um de nós nos preocupássemos em cuidar de nossas vidas imagine quanto tempo nos sobraria para descansar e organizar nosso dia a dia. Não é? Também sei que tem muita gente por aí que ainda não saiu do armário por não encontrar a porta, mas não sou eu quem vai ajudar. Outra coisa interessante, a rede de TV MTV ao contrário da campeã “plim-plim” optou por inserir em sua grade de programações vinhetas contra a homofobia. As vinhetas gravadas por famosos da música e de artes em geral trás depoimentos contra violência à comunidade GLBT e no dia 17 de maio, Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia, a emissora terá uma programação especial, além de documentário sobre o assunto. É ótimo ver o “poder” se aliar na luta e na conscientização de que somos todos iguais independente de sexo, raça, cor. Sinal que pouco a pouco vamos conquistando um espaço na sociedade que já é nosso, mas que nos foi tomado por falsos moralistas. Afinal, se nós gays não existíssemos o arco-íris seria apenas um fenômeno da natureza, né? Beijos, até a semana que vem!


12

Edição 15 - Ano 1

ENFISEMA Bom dia queridos leitores essa semana vamos falar um pouquinho de enfisema pulmonar. O enfisema Pulmonar ou DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, quase por Dr. Rodolfo Ap. da Silva sempre causada pelo fumo, embora outros agentes (poeira, poluentes, vapores químicos) também possam provocá-lo. No enfisema, os alvéolos transformam-se em grandes sacos cheios de ar que dificultam o contato do ar com o sangue, uma vez que foi destruído o tecido por onde passavam os vasos. Alguns fatores hereditários também podem contribuir para o aparecimento do enfisema. Relativamente rara, a deficiência congênita de uma enzima protetora dos pulmões pode indicar maior predisposição para desenvolver a doença mesmo em não fumantes. Nesse caso, ela se manifesta em pessoas mais jovens e sua evolução é mais rápida.

Sintomas

Respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco são sintomas do enfisema, mas o pior deles é a falta de ar que se agrava à medida que a doença se agrava. Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença. No enfisema, os alvéolos ficam comprometidos e perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao sangue e dele retirar o dióxido de carbono. Alvéolos saudáveis são minúsculos, numerosos, esponjosos e elásticos. No enfisema, são maiores, menos numerosos e comparativamente mais rígidos. Nos estágios avançados da doença, a pessoa fica impossibilitada de executar até mesmo atividades físicas insignificantes e pode necessitar de oxigênio suplementar. Nesses casos, o enfisema pode ser fatal.

Recomendações

Se você fuma, abandone o cigarro. A suspensão do fumo impede a progressão da doença, porém não reverte o processo. Os danos aos alvéolos são permanentes e os sintomas do enfisema permanecem. Novos tratamentos que buscam minimizar seus efeitos vêm sendo testados com sucesso: Expire vagarosamente e com firmeza; Pare e descanse assim que sentir falta de ar; Sempre que possível, use roupas folgadas, fáceis de vestir e de despir; Se você estiver acima de seu peso, emagreça. O esforço para suportar o peso excedente é grande e desnecessário. Atenção: O enfisema aumenta a susceptibilidade à pneumonia. Mantenha seu médico informado se notar qualquer sinal de infecção. Um bom final de semana a todos...um grande abraço do amigo Dr. Rodolfo.

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Oito profissões promete Muitas pessoas pensam em uma profissão vendo apenas o retorno financeiro e as oportunidades de trabalho. Claro que isso deve ser levado em conta, mas não é tudo. Nem sempre uma profissão que está em alta hoje permanecerá daqui a 10 anos. Além disso, não é garantido que uma carreira de prestígio trará o dinheiro esperado. Entretanto, com base no mercado e suas necessidades é possível prever quais serão as profissões que deslancharão no País. Confira abaixo oito áreas que prometem ser promissoras:

Agronegócio O setor é muito amplo, visto que abrange todas as atividades e empresas ligadas à produção de grãos e alimentos. A indústria de máquinas agrícolas, fertilizantes e rações e as próprias plantações fazem parte dessa gama de oportunidades que os profissionais podem atuar. Com o aumento da população mundial a busca por alimentos será maior e, portanto, o Brasil promete se destacar

como um grande produtor de alimentos. Com isso, os formados em Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca prometem ter mais oportunidade de trabalho.

Construção Civil O setor está aquecido tanto pelo investimento de obras feito pelo governo por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) quanto pela escolha do Brasil como o país para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Portanto, a necessidade de profissionais qualificados para atuar no mercado aumentará. Uma boa chance para os graduados em Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Hídrica e Logística e Transportes.

Energia Para crescer qualquer

país precisa de energia. As duas principais fontes hoje são petróleo e fontes de energia renováveis. Com a descoberta da camada pré-sal, que promete deixar o Brasil na lista dos dez países com maior reserva do planeta, novas oportunidades surgirão. A busca por fontes de energia limpa também promete aquecer o setor, visto que todos os países buscam não depender mais do petróleo, fonte de energia que libera muitos gases poluentes. Profissionais aptos para buscar novas maneiras e utilizar as já existentes serão necessários. Haverá vagas para os

graduados em Geologia, Biocombustíveis, Produção Sucroalcooleira e Mineração, Petróleo e Gás e em engenharias como de Petróleo, de Segurança do Trabalho, de Produção e Química.

Ensino Com o aumento do poder de consumo da população não apenas é apenas o comércio que fica aquecido, mas a educação também. Com isso, novas oportunidades são criadas para os formados em cursos como Pedagogia, Ciências Biológicas, Ge-


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Edição 15 - Ano 1

em emprego garantido tão Ambiental terão chance nessa área.

Negócios

ografia, História, Matemática, Letras e outras licenciaturas. Dois segmentos precisarão de funcionários, tanto a formação de professores quanto profissionais para desenvolver e fornecer novos serviços educacionais, especialmente para educação a distância.

Meio Ambiente O tema está em pauta na grande maioria das empresas que com o tempo passaram a buscar o desenvolvimento

sustentável. Essa modalidade de negócio pretende que a natureza seja explorada de forma consciente e responsável e consiga gerar riquezas às empresas, que precisam dos materiais disponíveis no ambiente. A área cresce e o profissional que estiver inserido nesse cenário poderá ajudar empresas a se adequarem nesses padrões, controlar a poluição e elaborar formas de reaproveitar os resíduos produzidos. Profissionais graduados em cursos como Química, Biotecnologia, Engenharia Hídrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia, Ciências Biológicas e Ges-

Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing têm vagas de estágio para escolher. O motivo de todas as empresas procurarem por estudantes ou graduados nesse curso é decorrente da globalização, que fez com que todas as companhias necessitassem de pessoas capazes de cuidar dos negócios e se comunicar com o mundo inteiro.

Tecnologia A inovação e a competitividade entre as empresas fazem com que a demanda por profissionais que lidem com tecnologia e informática só aumentem. O ritmo com que novas ferramentas e necessidades surgem não é tão rápido quanto o de profissionais que se formam no mercado. Portanto estudantes graduados

em cursos como Sistemas de Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Engenharia de Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação tem oportunidades garantidas.

Saúde A preocupação com a qualidade de vida só aumenta, assim como a expectativa de vida no país. A procura por profissionais especializados em cuidado com os idosos tende a aumentar bem como novos produtos e serviços para a população preocupada em envelhecer com qualidade. O setor público está carente de mão de obra e com o aumento do poder de compra mais pessoas buscam planos de saúde, o que aquecerá a área também. Haverá oportunidades para graduados em Medicina, Gerontologia, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Naturologia, Enfermagem e Farmácia.

13

Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Quando nos consagramos a Nossa Senhora estamos realizando um ato jurídico, estamos dando a ela aquilo que a ela pertence. Nós somos dela. Todo filho pertence à Mãe! É preciso que o filho seja devolvido à Mãe. Padre Alex Cássio Pereira Quantas vezes vemos questões jurídicas intrincadas, em que o juiz acaba devolvendo à mãe o filho que lhe pertence. É um direito mais do que natural. Ela o gerou no seu ventre. É preciso que nós, que somos filhos, sejamos devolvidos a Maria, que é nossa Mãe. É uma questão de direito. Justiça é dar a cada um o que lhe pertence. O filho deve ser devolvido à mãe porque ele lhe pertence. É uma questão de justiça. Nós e todos os seus filhos precisamos ser devolvidos a Virgem Maria, porque é uma questão de justiça: pertencemos a ela. Somos os seus filhos. Ela é nossa Mãe. É urgente, é dever de justiça dar a ela o que é dela: todos os seus filhos. A Palavra de Deus em Colossenses 1,15 nos diz que Jesus foi escolhido pelo Pai para ser o Primogênito de toda criatura. E o que é um primogênito? Primogênito é o seu primeiro filho no meio dos outros filhos. Na minha casa, por exemplo, eu sou o primogênito, tenho mais cinco irmãos. Porque nós seis somos filhos do mesmo pai e da mesma mãe e eu nasci primeiro, por isso, sou entre eles o primogênito. No Seu maravilhoso plano, o Pai quis ter uma multidão de filhos, entre os quais quis que Jesus fosse o Primogênito. Quando o Senhor projetou esse plano precisava que Jesus e os Seus demais filhos tivessem uma mãe. Para que Jesus fosse o Primogênito de todas as criaturas era preciso que a mãe d’Ele fosse também a mãe de todos os outros irmãos. No pensamento de Deus, a primeira criatura projetada foi aquela que Ele escolheu para ser a Mãe do seu Filho feito homem e de todos os outros filhos. A primeira de todas as criaturas é Maria. Foi no alto do Calvário que Cristo acabou assinando, não com a tinta, mas com o Seu Sangue, aquela escritura na qual declarava que Maria era nossa Mãe. São João testemunha esse fato no seu Evangelho: “Vendo assim a sua mãe, e perto dela o discípulo que ele amava, Jesus disse à sua mãe: ‘Mulher, eis aí o teu filho’. A seguir, disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe’” (João 19, 26-27a) Desde toda a eternidade, desde que Deus é Deus, desde que o Pai concebeu esse plano maravilhoso: Seu Filho viria a este mundo, se chamaria Jesus e seria o Primogênito de toda criatura... Desde esse momento, Maria já era a escolhida d’Ele para ser a nossa Mãe. “Para ser a minha Mãe desde toda a eternidade, Maria já tinha sido escolhida pelo Pai. Mãe de Jesus, minha Mãe e Mãe de todos os meus irmãos, para que Ele fosse o Primogênito de todas as criaturas”.


14

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Edição 15 - Ano 1

15


16

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Edição 15 - Ano 1

17

Pai Nosso Eduardo D. Vilas Bôas Bertocco Advogado e Consultor Jurídico

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Quando pronunciamos as palavras “perdoa as nossas dividas, assim como perdoamos aos nossos devedores”, não apenas estamos à espera do benefício para o nosso coração e para a nossa consciência, mas estamos igualmente assumindo o compromisso de desculpar os que nos ofendem. Todos possuímos a tendência de observar com evasivas

os grandes defeitos que existem em nós, reprovando, entretanto, sem exame, pequeninas faltas alheias. Por isso mesmo Jesus, em nos ensinando a orar, recomendou-nos esquecer qualquer mágoa que alguém nos tenha causado. Se não oferecermos repouso à mente do próximo, como poderemos aguardar o descanso para os nossos pensamentos? Será justo

conservar todo o pão, em nossa casa, deixando a fome aniquilar a residência do vizinho? A paz é também alimento da alma, e, se desejamos tranquilidade para nós, não nos esqueçamos do entendimento e da harmonia que devemos aos demais. Quando pedirmos a tolerância do Pai Celeste em nosso favor, lembremo-nos também de ajudar aos outros

com a nossa tolerância. Auxiliemos sempre. Se o Senhor pode suportar-nos e perdoar-nos, concedendo-nos constantemente novas e abençoadas oportunidades de retificação, aprendamos, igualmente, a espalhar a compreensão e o amor, em benefício dos que nos cercam. Autora: Meimei - Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Pai Nosso

Na semana passada falamos da violência contra a mulher e como o tema é bastante amplo, peço licença ao leitor para continuar o assunto. Na esfera jurídica, violência significa uma espécie de coação, ou forma de constrangimento, posto em prática para vencer a capacidade de resistência de outrem, ou a levar a executá-lo, mesmo contra a sua vontade. É igualmente, ato de força exercido contra as coisas, na intenção de violentá-las, devassá-las, ou delas se apossar. Existem vários tipos de armas utilizadas na violência contra a mulher, como: na lesão corporal, socos, pontapés, bofetões, entre outros; no estupro ou violência carnal, todo atentado contra o pudor de pessoa de outro sexo, por meio de força física, ou grave ameaça; na ameaça de morte ou qualquer outro mal, feitas por gestos, palavras ou por escrito; abandono material, quando o homem, não reconhece a paternidade, obrigando assim a mulher, entrar com uma ação de investigação de paternidade, para poder receber pensão alimentícia. Mas nem todos deixam marcas físicas, como as ofensas verbais e morais, que causam dores que superam a dor física. Humilhações, torturas, abandono são considerados pequenos assassinatos diários, difíceis de superar e praticamente impossíveis de prevenir, fazendo com que as mulheres percam a referência de cidadania. A violência contra a mulher, não esta restrita a um certo meio, não escolhendo raça, idade ou condição social. A grande diferença é que entre as pessoas de maior poder financeiro, as mulheres, acabam se calando contra a violência recebida por elas, talvez por medo, vergonha ou até mesmo por dependência financeira. Na Polícia Civil, o registro das ocorrências, ou seja, a queixa é feita através de um Boletim de Ocorrência, que é um documento essencialmente informativo, todas as informações sobre o ocorrido visam instruir a autoridade policial, qual a tipicidade penal e como proceder nas investigações. Toda a mulher violentada física ou moralmente, deve ter a coragem para denunciar o agressor, pois agindo assim estará se protegendo contra futuras agressões, e servirá de exemplo para outras mulheres, pois enquanto houver a ocultação do crime sofrido, não vamos encontrar soluções para o problema. A população deve exigir do governo leis severas e firmes. Uma vez violentada, talvez ela nunca mais volte a ser a mesma de outrora, sua vida estará margeada de medo e vergonha, sem amor próprio, deixando de ser um membro da comunidade, para viver no seu próprio mundo. A liberdade e a justiça são um bem que necessita de condições essenciais para que floresça. A felicidade de uma pessoa está em amar e ser amada. Devemos cultivar a vida, denunciando todos os tipos de agressões (violência) sofridas.


18

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Edição 15 - Ano 1

Colher de Pau https://www.facebook.com/pages/Colher-de-Pau http://cristinayazbek.blogspot.com.br

Por Cristina Yazbek

Costela de Boi Assada Ingredientes: - 1,5 kg de costela de boi - 1 sazón vermelho (para carnes) - 2 dentes de alho - 1 colher de salsa desidratada - 1 folha de louro - 1 colher de colorífico - 1 cebola - 2 colheres de shoyu - 2 colheres de molho inglês - 1 colher de tempero completo

- 1 copo de vinho tinto seco - 6 batatas

Modo de preparo: Tempere a carne no dia anterior, coloque em um saco plástico bem fechado e guarde na geladeira. Na hora de assar, disponha a carne em uma assadeira, cubra com papel alumínio e

leve ao forno 200° C por 2 horas. Descasque as batatas, corte do tamanho desejado e cozinhe em água e sal. Reserve. Retire o papel alumínio, teste a maciez espetando a carne (se necessário, acrescente meio copo americano de água), se estiver bem macia, junte as batatas cozidas e volte ao forno até dourar.

19


20

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Sociais “Que os meus inimigos sejam fortes e bravos para que eu não sinta remorso ao derrotá-los”

Nathália Amadio sempre arrasando... Linda!!

Beatriz, presentinho de Deus pra família Cruz e Gomes.. Lindinha!

“por Natalya Cruz” Mônica e Lucas curtindo o primeiro ano de casamento.. Lindos..Felicidades!

Aline Vieira esbanjando beleza..Gata! Kim e Nadão curtindo o feriado na praia..que vida boa!

A requisitada Elisa Manicure curtindo o final de semana com o love Ricardo.. Felicidades!

Felipe Queiroz curtindo final de semana na praia grande... Que delicia!

Larissa Gomes ... Belíssima!


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Edição 15 - Ano 1

21


22

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Espere o tempo de Deus TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1) Como podemos ver nesse trecho da palavra de Deus para tudo nessa vida há um tempo. Muitas são as vezes que perdemos a nossa benção simplesmente por sabermos esperar o tempo certo. Quando começamos a buscar a providência divina em favor de um determinado fato queremos que as nossas petições seja atendidas imediatamente, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Temos que aprender a ter paciência e sabermos esperar o tempo certo das coisas acontecerem em nossas vidas. Deus em sua suprema sabedoria conhece tudo, incluindo o momento certo de nos dar o que pedimos ou se convém ou não que recebamos o que estamos pedindo. Isso vem dEle nós não temos controle. Fica aqui a dica: Espere com paciência no Senhor e Ele se inclinará para você e ouvirá o seu clamor. (Salmos 40 : 1) Pastor Miguel


Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Edição 15 - Ano 1

23


24

Edição 15 - Ano 1

Sexta-feira, 03 de Maio de 2013

Cidade em Foco SRV - Ed. 15  

Cidade em Foco SRV - Ed. 15

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you