Page 1

pesquisa paulista aberta Relat贸rio

Janeiro de 2016 [revis茫o 01]


Essa metodologia foi desenvolvida pela Cidade Ativa e está licenciada pela

$ BY

NC

SA

Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial, Compartilha Igual, 4.0 Internacional


pesquisa paulista aberta Relat贸rio


paulista aberta ABRA-TE PAULISTA

As calorosas discussões sobre a implantação da ciclovia da Avenida Paulista, em São Paulo, foram só o começo para um debate que vai além da dicotomia “carros versus bicicletas”: o que está em pauta agora é o modelo de cidade que queremos construir. Na visão de muitos, a única saída é adotar, daqui em diante, a escala humana como “unidade de medida” para projetos urbanos. Desde o final de 2014 um grupo de coletivos em São Paulo, encabeçado pela organizações Minha Sampa e Sampapé, está organizando a ação Paulista Aberta, cujo objetivo é “abrir” a Avenida Paulista para pedestres e ciclistas durante os domingos, restringindo o acesso de veículos. A mudança de paradigma começa no vocabulário: a proposta é “abrir a avenida para pessoas”, e não “fechá-la para carros”, evitando a tentação de assumir que o espaço pertence, a princípio, aos automóveis. O grupo teve a oportunidade de testar a estratégia durante o domingo ensolarado do dia 28 de junho. Em meio aos centenas de ciclistas que estrearam a ciclovia em uma das mais emblemáticas avenidas do Brasil, os ativistas reinvidicavam por uma Paulista Aberta. Entre as diversas atividades coordenadas pelas organizações que apoiam a iniciativa, aconteceu a pesquisa conduzida pela equipe Cidade Ativa.

a pa

b er t

PAULISTA ABERTA NO DIA DA INAUGURAÇÃO DA CICLOVIA DA AVENIDA PAULISTA

ta a

ulis

Espaço de passagem deu lugar à permanência. Crédito: Cidade Ativa

4 | 52

Paulista Aberta


a pa

b er t

a pa

ulis

ta a

ta a

ulis

PAULISTA ABERTA NO DIA DA INAUGURAÇÃO DA CICLOVIA DA AVENIDA PAULISTA

b er t

O dia reuniu pessoas de diversas idades e contou com oficinas e intervenções. Créditos: Cidade Ativa

a pa

ta a

ulis

PAULISTA ABERTA NO DIA DA INAUGURAÇÃO DA CICLOVIA DA AVENIDA PAULISTA

b er t

Pedestres e ciclistas dividiram as faixas que servem aos automóveis todos os dias. Crédito: Cidade Ativa

Paulista Aberta

5 | 52


painéis interativos

METODOLOGIA DE PESQUISA “CIDADE ATIVA” A Cidade Ativa desenvolveu, ao longo de diversos projetos e pesquisas, uma metodologia para coleta de dados sobre espaços públicos, tanto para entender o que os usuários desejam para um espaço público, quanto para avaliação pós intervenção, medindo o sucesso do projeto. Essa metodologia de pesquisa consolidou-se nos painéis interativos, que buscam reunir informações diversas sobre os indivíduos que frequentam os espaços e suas opiniões e desejos. Com isso, e possivel traçar, a partir de dados agregados, o perfil da média dos usuários e relacioná-lo com outras informações. A construção da opinião de forma coletiva parece constranger menos os entrevistados, como acontece normalmente nas entrevistas convencionais, e ajuda de alguma forma o entrevistado na reflexão sobre sua própria resposta ao ver a do outro. De modo a atrair o maior número de pessoas, as respostas são efetuadas através de adesivos coloridos (etiquetas adesivas para codificação), que devem ser colados pelos usuários nos campos especificados. A presença dos painéis e adesivos coloridos são uma maneira lúdica de coletar dados que possibilita entrevistar muitas pessoas em um curto espaço de tempo.

a pa

b er t

PAINEL INTERATIVO DURANTE A PESQUISA na avenida paulista

ta a

ulis

Pesquisa sendo aplicada no dia da inauguração da ciclovia da Avenida Paulista. Crédito: Cidade Ativa

6 | 52

Paulista Aberta


PAINéis INTERATIVOs na escadaria alves guimarães Pesquisa sendo aplicada na Escadaria Alves Guimarães, em Pinheiros. Crédito: Cidade Ativa

PAINéis INTERATIVOs no centro aberto Pesquisa sendo aplicada no Largo Paissandu durante os dois meses do projeto piloto. Crédito: Cidade Ativa

Paulista Aberta

7 | 52


pesquisa paulista aberta PESQUISA

A pesquisa realizada pela Cidade Ativa foi motivada pela inauguração da ciclovia da Avenida Paulista e abertura da via às pessoas no dia 28 de junho de 2015. Dado o simbolismo do evento e a oportunidade para coletar dados, a organização aplicou a pesquisa baseada nos painéis interativos, adaptando-a para o contexto. Foram levados à campo três painéis interativos com o objetivo de entender quem eram as pessoas entrevistadas, qual sua relação com as diferentes partes da cidade e Região Metropolitana e qual a opinião delas sobre a ciclovia e a iniciativa de abertura da Avenida Paulista.

Quem é você? Painel sobre o perfil do usuário incluindo identidade de gênero, idade e hábitos. A relevância de se definir o público que respondeu à pesquisa, bem como seus hábitos, é vital para estabelecer uma relação entre eles e sua opinão nos paineis seguintes.

De onde você é? Painel sobre local de moradia, emprego, estudos e lazer dos entrevistados, bem como a maneira como se locomovem no dia-a-dia (automóvel, transporte público, a pé ou bicicleta) e como gostariam de se locomover. Complementando o perfil do entrevistado do item anterior, é essencial entender onde as pessoas realizam suas atividades diárias e como se locomovem pela cidade. Além disso, é interessante compreender como os participantes gostariam se deslocar, buscando os desejos de meios de transportes ativos na cidade que muitas vezes não são concretizados.

AVENIDA PAULISTA Painel focado em coletar a opinião dos entrevistados sobre a ciclovia da Avenida Paulista e qual a utilização prevista para essa infraestrutura, e também sobre a possível abertura da Avenida Paulista aos domingos. Dentro desse universo, é interessante saber quais atividades as pessoas gostariam de realizar nesse espaço se ele fosse voltado ao lazer e quais outras vias poderiam se abrir para as pessoas aos domingos.

8 | 52

Paulista Aberta


Dada a alta adesão à pesquisa no dia do evento, a organização decidiu reaplicá-la em outros dias, buscando atrair outros perfis de pessoas com opiniões diversas para, então, poder compará-las. Os horários foram adaptados de maneira a levar a pesquisa à campo nos horários mais movimentados da Avenida Paulista, de acordo com a dinâmica de cada dia da semana. Por fim, os dias e horários de medição foram:

b er t

28/06

10H-15H

05/07

9H-13H

DOMINGO

DOMINGO

15/07

quarta 11H-15H feira

18/07 sábado

Paulista Aberta

ulis

a pa

participantes estimados

ta a

data e horário

11H-16H

196

62

146

377 9 | 52


achados ativos

aprovação da ciclovia e paulista aberta

aprovação da ciclovia da avenida paulista e da abertura da avenida paulista aos domingos é maioria mesmo nos diferentes dias de coleta de dados

O objetivo da pesquisa era coletar dados sobre a aprovação da ciclovia e da abertura da Avenida Paulista aos domingos. Diferentemente do que se esperava, houveram altos índices de aprovação das duas iniciativas, mesmo nos diferentes dias de coleta de dados.

aprovação da ciclovia da paulista

10%

90%

aprovação da paulista aberta

12%

88%

sim não 10 | 52

Paulista Aberta


você aprova a ciclovia da avenida paulista? votos

b er t

86%

99%

1 -feira5/07

quarta

domingo 05 /0 7

90% domingo 28 /0 6

sim

86%

não

sá 18 bado/07

a pa

ta a

ulis

você gostaria que a paulista fosse aberta às pessoas todo domingo? votos

b er t

83%

99%

1 -feira5/07

não

quarta

domingo 05 /0 7

domingo 28 /0 6

88%

Paulista Aberta

sim

80% sá 18 bado/07

a pa

ta a

ulis

11 | 52


achados ativos

relação entre opinião e hábitos

a aprovação das ciclovias e da abertura da paulista está relacionada à prática de atividade física e uso de espaços públicos

A predisposição à atividade física como lazer parece influenciar na aceitação às ciclovias. O dia de menor aprovação às ciclovias e abertura da Paulista é aquele em que menos pessoas praticam atividade física e frequentam parques e praças, e mais pessoas passeiam em shoppings. A recíproca também é válida: no dia de maior aprovação à ciclovia e abertura da Paulista, conforme o esperado, se concentra a maior quantidade de pessoas que pratica atividade física e frequenta parques e praças, e a menor quantidade de votos para lazer em shoppings.

não pratico atividade física frequento PRAÇAS e PARQUES frequento SHOPPINGs 12 | 52

dia de maior aprovação da ciclovia e da paulista aberta

7% 29% 8% dia de menor aprovação da ciclovia e da paulista aberta

22% 20% 20% Paulista Aberta


05

omingo 7d /0

13%

36% 30% 20% 15

25% sim, durante meu tempo de lazer

sim, ambos não pratico Paulista Aberta

28%

18 /

22% 26%

31% 22%

do sába 07

sim, durante meu deslocamento diário

27%

ta-feira quar 07

20%

/

28/06 domingo

21% 6% 18% 20% 14% 21%

05/07 domingo

24%

21% 6% 16% 21% 13% 23%

15/07 quarta-feira

43%

29% 11% 8% 18% 15% 19%

20% 7% 20% 19% 15% 18%

PRAÇAS / PARQUES CLUBE / ACADEMIA SHOPPINGs CINEMA E TEATRO

18/07 sábado

a pa

b er t

26%

omingo 6d /0

7%

b er t

28

que espaços você frequenta normalmente?

ta a

ta a

ulis

ulis

a pa

você pratica alguma atividade física?

MUSEU / CENTRO CULTURAL BARES E RESTAURANTES 13 | 52


achados ativos

meios de deslocamento utilizados e desejados

carros são muito utilizados e pouco desejados, bicicletas são pouco utilizadas e muito desejadas

automóvel transporte público a pé bicicleta outros [fretado, escolar, táxi ou moto] 14 | 52

A distribuição dos meios de deslocamento utilizados pelos participantes é semelhante à da pesquisa Origem e Destino de 2012 da Região Metropolitana de São Paulo e muito diferente do desejo da maioria da amostra. O modo de locomoção que a maior parte desejaria usar oscila entre bicicleta e transporte público, seguidos por deslocamento a pé e uso do automóvel, mas isso não é praticado: carros são pouco desejados, principalmente entre os entrevistados dos domingos, mas são muito utilizados. O caso inverso é o da bicicleta, elas são pouquíssimo utilizadas porém bastante desejadas. Outro dado que chama a atenção é a baixa atratividade do deslocamento a pé: o número de pessoas que desejam se deslocar a pé é menor do que o de pessoas que já o fazem. Provavelmente os entrevistados não vejam o morar próximo ao trabalho/escola como uma opção, já que é comum longos deslocamentos na cidade.

Além disso, pode-se deduzir que o modelo de cidade compacta (altas densidades e uso misto) não seja ainda compreendido - e portanto, desejado - pela populacao, já que é neste modelo em que deslocamentos a pé sao mais viaveis.

distribuição dos deslocamentos na RMSP segundo a pesquisa OD 2012 1%

8% 26%

28% 37%

Paulista Aberta


como você se locomove na maioria das vezes no seu dia-a-dia? como você gostaria de se locomover no seu dia-a-dia? votos

-26% -19%

-51%

+331%

automóvel transporte público a pé

distribuição dos meios de deslocamento utilizados na pesquisa Paulista Aberta

utili za gostaria

utili za gostaria

utili za gostaria

utili za gostaria

bicicleta

distribuição dos meios de deslocamento desejados na pesquisa Paulista Aberta

7% 24%

25% 44%

13% 33% 34% 20%

automóvel transporte público a pé bicicleta

Paulista Aberta

15 | 52


achados ativos

atividades de trânsito e permanência

atividades que envolvem permanência são menos vislumbradas na Avenida Paulista, desejo por atividades relacionadas ao transitar é maior

16 | 52

349

votos

242

amigos

encontrar

votos

caminhar

atividade sugerida pelos participantes

364

votos

de

atividade sugerida pela pesquisa

A criação da ciclovia parece ter esgotado as possibilidades de atividades possíveis na avenida: mesmo após a sua implantação, “andar de bicicleta” foi a atividade mais votada, ainda que esta atividade já possa ser feita mesmo quando a avenida está aberta a veículos. Este resultado denota a força que o movimento pró-ciclovia tem ganhado e a oportunidade que ainda existe em se discutir novos usos para espaços públicos na cidade.

atividades mais votadas para serem realizadas na Paulista Aberta aos domingos

andar bicicleta

Visando mais espaço para a prática de atividades de lazer, a iniciativa da Paulista Aberta abre oportunidades não só para atividades de trânsito, como andar de bicicleta, caminhar e correr, como também para atividades de permanência que convidem as pessoas a passarem mais tempo nesse local. Porém, o desejo e o imaginário dos cidadãos ainda estão muito mais vinculados às atividades relacionadas ao transitar.

Paulista Aberta


distribuição dos votos nas atividades a serem realizadas na Paulista Aberta aos domingos atividadades de permanência

atividades de trânsito

JOGAR BOLA

ANDAR DE BICICLETA

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS

ANDAR DE SKATE CORRER

34%

ENCONTRAR AMIGOS

CAMINHAR

66%

FAZER UM SOM

ANDAR DE PATINS ANDAR DE PATINETE

distribuição dos votos nas atividades sugeridas pelos participantes votos

atividadades de permanência

Paulista Aberta

de andar

som um fa zer

patinete

patins de andar

amigos

encontrar

crianças

parabrincadeiras

atividades de trânsito

17 | 52


achados ativos mais vias abertas às pessoas

o desejo por outras vias abertas às pessoas ocorre em locais onde já existem iniciativas voltadas para o lazer de pedestres e ciclistas

18 | 52

votos

189

votos

181

votos

M IN HO C SÁ ÃO BA AO DO S S

via sugerida pelos participantes

242

TO M DO IN S O HO S D CÃO IA S

via sugerida pela pesquisa

vias mais votadas para serem abertas ao lazer

HI CE ST N ÓR TR IC O O

Além da abertura da Avenida Paulista, os entrevistados apoiam a abertura de outras vias para o lazer, com destaque para o Minhocão e o Centro Histórico. Esses locais, juntamente com outras vias sugeridas pelos participantes, apresentam iniciativas voltadas para pedestres e ciclistas como calçadões e ciclovias, respectivamente. Tratam-se de infraestruturas que incentivam um caráter mais humano para esses lugares, o que parece influenciar o desejo e o imaginários das pessoas por mais espaço nessas vias.

Paulista Aberta


distribuição dos votos nas vias a serem abertas ao lazer vias com iniciativas voltadas para o lazer

vias sem iniciativas voltadas para o lazer

minhocão

av. francisco matarazzo

22%

av. faria lima av. sumaré

av. rebouças e consolação

av. jabaquara

av. brasil

78%

centro histórico av. atlântica

distribuição dos votos nas vias sugeridas pelos participantes votos

via com iniciativas voltadas para o lazer de pedestres e ciclistas

Paulista Aberta

atl avenida ântica

hist órico centro

e av . jabaquara

é av . rebouças consolação

av . sumar

lima av . faria

av . brasil

via sem iniciativas voltadas para o lazer de pedestres e ciclistas

19 | 52


MEDIÇÕES

nÍVEIS DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTE E RUÍDO Este capítulo é um complemento do estudo realizado entre junho e agosto de 2015 e apresenta os resultados das medições realizadas em parceria com o LPAE-USP, entre novembro e dezembro de 2015. Nos últimos meses, durante a consolidação da Paulista Aberta, surgiram alguns argumentos contrários à implantação da via aberta ao lazer, que alegavam que a medida aumentaria o ruído na Avenida Paulista e também nas vias paralelas com o desvio dos ônibus, atrapalhando os moradores durante o seu dia de descanso. Alguns desses argumentos contrários foram sendo “desmistificados” ao longo do segundo semstre de 2015 através de pesquisas e da própria vivência da via aberta. Uma matéria da Carta Capital mostrou que nenhum hospital entrevistado se opunha à abertura da via para lazer. Além disso, uma pesquisa feita pelas entidades SampaPé e Minha Sampa revelou que 50% dos comerciantes da avenida eram a favor da abertura a pedestres e ciclistas aos domingos e que apenas 25% eram contrários. Ainda assim, outros estudos avançaram e a Cidade Ativa, em parceria com o Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP (LPAE), elaboraram uma pesquisa para a coleta, em campo, dos níveis de ruído e material particulado na região da Avenida Paulista. Segundo Marcos Martins, especialista em qualidade do ar do LPAE-USP, as medições pontuais não caracterizaram o estudo como científico, mas consideraram os fatores externos no momento das coletas, permitindo comparar a concentração de poluentes e ruídos na via aberta aos carros com a mesma aberta às pessoas.

medições de poluição sonora e do ar Equipe em campo no ponto de medição da intersecção da alameda santos com a alameda campinas. Crédito: Cidade Ativa

20 | 52

Paulista Aberta


Para a coleta dos dados, os dias e horários de medições foram:

a pa

b er t

22/11

ulis

ta a

data

DOMINGO

04/12

6a feira horário

pontos de medição alameda santos / alameda campinas

avenida paulista / alameda campinas

avenida paulista / masp

alameda santos / alameda campinas

avenida paulista / alameda campinas

avenida paulista / masp

13h----------------------17h medições de poluição sonora e do ar Equipe em campo no ponto de medição da intersecção da avenida paulista com a alameda campinas. Crédito: Cidade Ativa

Paulista Aberta

21 | 52


+achados ativos

nÍVEIS DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTE E RUÍDO

a medida de abertura de vias não aumenta o ruído ou poluição na região tanto na Avenida Paulista quanto nas vias paralelas, mesmo com o desvio dos ônibus

Os dados do estudo, coletados pela equipe da Cidade Ativa durante um domingo de Paulista Aberta e uma sextafeira comum, foram avaliados pelo LPAE-USP. Houve um refinamento na seleção dos dados: uma vez que o nível de poluição é influenciado diretamente pela taxa de umidade, foram considerados somente aqueles que se enquadravam nos parâmetros de umidade estabelecidos pelo LPAE-USP. Por exemplo, no caso da intersecção da Avenida Paulista Santos com a Alameda Campinas (um dos pontos do estudo), os níveis de poluição do ar foram considerados somente até às 15h, antes da alta da umidade. No gráfico essa mudança fica nítida. Os resultados da análise indicam que, mesmo com o desvio dos ônibus aos domingos para a Alameda Santos, os níveis de poluição do ar e sonora se mantiveram mais baixos nos dias de via aberta ao lazer. No domingo, em todos os pontos de coleta, houve redução dos níveis de poluentes no ar quando em comparação 22 | 52

ao dia de semana. Contudo, em todas as medições a poluição do ar está acima do preconizado pela OMS e também acima do aceito pela CETESB. A poluição sonora, por sua vez, também se manteve mais baixa no domingo, apesar das diversas manifestações culturais que ocorrem na via aberta. Segundo Rafaella Basile, arquiteta da Cidade Ativa e colaboradora do estudo, a qualidade do ruído não está contemplada nos dados, mas sabemos que o som de uma banda tocando aos domingos na avenida é muito mais agradável aos ouvidos do que aquele que vem de veículos. Ainda é necessário aprofundar os estudos com a coleta de mais dados de poluentes e ruído, mas espera-se que os resultados dessas primeiras medições sejam similares em outras vias abertas da cidade. Uma Paulista Aberta mais silenciosa e menos poluída é um indicativo de que a medida pode e deve ser replicada em outras vias, melhorando a qualidade de vida dos seus cidadãos. Paulista Aberta


concentração de poluentes [PM 2.5} intersecção alameda santos e alameda campinas 300 SEXTA-FEIRA COMUM 250

200

150

100 DOMINGO - PAULISTA ABERTA 50

NÍVEL ACEITO PELA CETESB 0 13h20

13h30

13h40

13h50

14h00

14h10

14h20

nível de ruído [decibéis} intersecção alameda santos e alameda campinas 80 SEXTA-FEIRA COMUM 75

70

65

DOMINGO - PAULISTA ABERTA

60

55

50

NÍVEL ACEITO DURANTE O DIA PELA OMS

45

0 13h20

Paulista Aberta

13h30

13h40

13h50

14h00

14h10

14h20

23 | 52


concentração de poluentes [PM 2.5} intersecção avenida paulista e alameda campinas 300

250

200 SEXTA-FEIRA COMUM

150

100

DOMINGO - PAULISTA ABERTA

50

NÍVEL ACEITO PELA CETESB 0 14h25

13h35

14h45

14h55

15h05

15h15

15h25

nível de ruído [decibéis} intersecção avenida paulista e alameda campinas 80

75 SEXTA-FEIRA COMUM 70

65 DOMINGO - PAULISTA ABERTA 60

55

50

NÍVEL ACEITO DURANTE O DIA PELA OMS

45

40 14h25

24 | 52

13h35

14h45

14h55

15h05

15h15

15h25

Paulista Aberta


concentração de poluentes [PM 2.5} avenida paulista [altura do MASP] 300

250

SEXTA-FEIRA COMUM 200

150

DOMINGO - PAULISTA ABERTA

100

50 NÍVEL ACEITO PELA CETESB 0 15h35

15h45

15h55

16h05

16h15

16h25

16h35

16h25

16h35

nível de ruído [decibéis} avenida paulista [altura do MASP] 80 DOMINGO - PAULISTA ABERTA 75

70

65

60 SEXTA-FEIRA COMUM 55

50

45

NÍVEL ACEITO DURANTE O DIA PELA OMS

40 15h35

Paulista Aberta

15h45

15h55

16h05

16h15

25 | 52


Apresentamos, a partir daqui, os resultados parciais por tema e dia.

a pa

ta a

ulis

b er t

resultados

DOMINGO

painel “quem é você?”

196

participantes estimados

qual seu gênero?

54%

28/06

46% feminino masculino

qual a sua idade? 6%

53%

15% 26%

0-15 anos 16-29 anos 30-59 anos mais de 60 anos

você pratica alguma atividade física? sim, durante meu tempo de lazer

7%

26% 24%

43%

sim, durante meu deslocamento diário sim, ambos não

26 | 52

Paulista Aberta


que tipo de atividade física?

votos

ACADEMIA

30%

29%

26% 15%

ESPORTES BICICLETA CORRIDA/CAMINHADA

que espaços você frequenta normalmente? PRAÇAS / PARQUES

29%

CLUBE / ACADEMIA

18%

SHOPPING CINEMA E TEATRO

11%

MUSEU / CENTRO CULTURAL

15%

19%

8%

BARES E RESTAURANTES

o que você faz no seu tempo de lazer? ASSISTE TV / INTERNET PASSEIA

24%

ESPORTES / ATIVIDADES FÍSICAS ESCUTA / TOCA MÚSICA VE FILME / SHOW/ PEÇA DE TEATRO

16%

19% 14%

16%

11%

ESTUDA / APRENDE ALGO NOVO Paulista Aberta

27 | 52


05/07

resultados

DOMINGO

painel “quem é você?”

62

participantes estimados

qual seu gênero?

53%

47% feminino masculino

qual a sua idade? 2%

13% 43%

43%

0-15 anos 16-29 anos 30-59 anos mais de 60 anos

você pratica alguma atividade física? sim, durante meu tempo de lazer

13% 36% 30% 20%

sim, durante meu deslocamento diário sim, ambos não

28 | 52

Paulista Aberta


que tipo de atividade física?

votos

ACADEMIA ESPORTES BICICLETA

23%

9%

45%

23%

CORRIDA/CAMINHADA

que espaços você frequenta normalmente? PRAÇAS / PARQUES CLUBE / ACADEMIA SHOPPING CINEMA E TEATRO MUSEU / CENTRO CULTURAL

21%

18%

20%

6%

14%

21%

BARES E RESTAURANTES

o que você faz no seu tempo de lazer? ASSISTE TV / INTERNET PASSEIA ESPORTES / ATIVIDADES FÍSICAS ESCUTA / TOCA MÚSICA VE FILME / SHOW/ PEÇA DE TEATRO ESTUDA / APRENDE ALGO NOVO Paulista Aberta

19%

20% 8%

11%

20%

22%

29 | 52


15/07

resultados

quarta feira

painel “quem é você?”

146

participantes estimados

qual seu gênero?

40% 60% feminino masculino

qual a sua idade? 5%

10%

38%

0-15 anos

47%

16-29 anos 30-59 anos mais de 60 anos

você pratica alguma atividade física?

20% 25%

27% 28%

sim, durante meu tempo de lazer sim, durante meu deslocamento diário sim, ambos não

30 | 52

Paulista Aberta


que tipo de atividade física?

votos

ACADEMIA ESPORTES

35%

25%

22%

18%

BICICLETA CORRIDA/CAMINHADA

que espaços você frequenta normalmente? PRAÇAS / PARQUES CLUBE / ACADEMIA SHOPPING

21%

16%

CINEMA E TEATRO MUSEU / CENTRO CULTURAL

23%

21% 13%

6%

BARES E RESTAURANTES

o que você faz no seu tempo de lazer? ASSISTE TV / INTERNET PASSEIA ESPORTES / ATIVIDADES FÍSICAS ESCUTA / TOCA MÚSICA VE FILME / SHOW/ PEÇA DE TEATRO

20%

18%

17%

19%

16%

10%

ESTUDA / APRENDE ALGO NOVO Paulista Aberta

31 | 52


18/07

resultados

sábado

painel “quem é você?”

377

participantes estimados

qual seu gênero?

43% 57% feminino masculino

qual a sua idade?

7% 8% 45%

40%

0-15 anos 16-29 anos 30-59 anos mais de 60 anos

você pratica alguma atividade física?

22% 26%

31% 22%

sim, durante meu tempo de lazer sim, durante meu deslocamento diário sim, ambos não

32 | 52

Paulista Aberta


que tipo de atividade física?

votos

38%

27% 18%

ACADEMIA

17%

ESPORTES BICICLETA CORRIDA/CAMINHADA

que espaços você frequenta normalmente? 20%

20%

PRAÇAS / PARQUES

19%

18% 15%

CLUBE / ACADEMIA SHOPPING

7%

CINEMA E TEATRO MUSEU / CENTRO CULTURAL BARES E RESTAURANTES

o que você faz no seu tempo de lazer? ASSISTE TV / INTERNET

19%

19%

17%

PASSEIA ESPORTES / ATIVIDADES FÍSICAS

12%

19%

14%

ESCUTA / TOCA MÚSICA VE FILME / SHOW/ PEÇA DE TEATRO ESTUDA / APRENDE ALGO NOVO Paulista Aberta

33 | 52


a pa

ta a

ulis

b er t

resultados

DOMINGO

painel “de onde você é?” onde você mora?

196

21% 6% 12% 9% 31% 20% 2%

onde você trabalha / estuda?

32% 3% 13% 4% 28% 18% 1%

onde você passeia / faz compras?

41% 1% 10% 2% 32% 12% 1%

34 | 52

28/06

centro

participantes estimados

zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países

centro zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países

centro zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países Paulista Aberta


como você se locomove na maioria das vezes no seu dia-a-dia?

11% automóvel transporte público

22%

29%

37%

a pé bicicleta

como você gostaria de se locomover no seu dia-a-dia? 4% automóvel transporte público a pé

49%

24% 23%

bicicleta

Paulista Aberta

35 | 52


05/07

resultados

DOMINGO

painel “de onde você é?” onde você mora?

62

24% 4% 16% 4% 27% 22% 2%

onde você trabalha / estuda?

32% 5% 11% 0% 35% 16% 0%

onde você passeia / faz compras?

43% 3% 23% 5% 23% 3% 3%

36 | 52

centro

participantes estimados

zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países

centro zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países

centro zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países Paulista Aberta


como você se locomove na maioria das vezes no seu dia-a-dia?

8% automóvel

24%

transporte público

24% 44%

a pé bicicleta

como você gostaria de se locomover no seu dia-a-dia?

12% automóvel transporte público a pé

33% 16%

40%

bicicleta

Paulista Aberta

37 | 52


15/07

resultados

quarta feira

painel “de onde você é?” onde você mora?

146

25% 9% 6% 11% 11% 29% 8%

onde você trabalha / estuda?

39% 16% 7% 4% 17% 16% 2%

onde você passeia / faz compras?

40% 2% 9% 5% 12% 26% 5%

38 | 52

centro

participantes estimados

zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países

centro zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países

centro zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países Paulista Aberta


como você se locomove na maioria das vezes no seu dia-a-dia?

7% automóvel

21%

transporte público

20%

52%

a pé bicicleta

como você gostaria de se locomover no seu dia-a-dia?

automóvel transporte público a pé

34% 18%

19% 29%

bicicleta

Paulista Aberta

39 | 52


18/07

resultados

sábado

painel “de onde você é?” onde você mora?

377

23% 10% 11% 12% 8% 27% 8%

onde você trabalha / estuda?

21% 9% 7% 14% 12% 28% 9%

onde você passeia / faz compras?

33% 8% 9% 12% 10% 22% 7%

40 | 52

centro

participantes estimados

zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países

centro zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países

centro zona norte zona sul zona leste zona oeste outros municípios da região metropolitana outros muncípios / países Paulista Aberta


como você se locomove na maioria das vezes no seu dia-a-dia?

6% automóvel

26%

transporte público

25% 44%

a pé bicicleta

como você gostaria de se locomover no seu dia-a-dia?

automóvel transporte público

25% 21%

15% 39%

a pé bicicleta

Paulista Aberta

41 | 52


a pa

ta a

ulis

b er t

resultados

28/06

DOMINGO

painel “avenida paulista”

196

participantes estimados

você aprova a ciclovia da paulista?

99% sim não

você gostaria que a paulista fosse aberta às pessoas todo domingo?

99% sim não

você passará a utilizar a ciclovia da avenida paulista? 3%

23% 58%

16%

sim, todo dia sim, durante a semana sim, aos finais de semana não

42 | 52

Paulista Aberta


M IN HO C SÁ ÃO BA AO DO S S TO M DO IN S O HO S D CÃO IA AV S . M FRA AT NC AR IS AZZ CO O AV .B RA SIL AV .F AR IA LIM A AV .S UM AR AV É CO . RE B O NS U OL Ç AÇ AS ÃO E AV . JA BA QU AR A

Paulista Aberta

BO LA B PA RIN RA C CR AD IA EIR NÇ AS AS EN CO AM NTR IG AR AN OS DA RD EP AT IN S AN PA DA TI R D NE E TE FA ZE RU M SO M

JO GA R

CO RR ER

CA M IN HA R

A BIC NDA IC R D LE E TA AN DA RD ES KA TE

quais atividades você faria na avenida paulista se ela fosse aberta às pessoas?

votos

quais outras vias você gostaria que se tornassem espaços de lazer?

votos sugerido pela pesquisa

sugerido pelos participantes

sugerido pela pesquisa

sugerido pelos participantes

43 | 52


05/07

resultados

DOMINGO

painel “avenida paulista”

62

participantes estimados

você aprova a ciclovia da paulista?

10%

90% sim não

você gostaria que a paulista fosse aberta às pessoas todo domingo?

12%

88% sim não

você passará a utilizar a ciclovia da avenida paulista?

19%

25% 5%

51%

sim, todo dia sim, durante a semana sim, aos finais de semana não

44 | 52

Paulista Aberta


Paulista Aberta

BO LA B PA RIN RA C CR AD IA EIR NÇ AS AS EN CO AM NTR IG AR AN OS DA RD EP AT IN S AN PA DA TI R D NE E TE FA ZE RU M SO M

JO GA R

CO RR ER

CA M IN HA R

A BIC NDA IC R D LE E TA AN DA RD ES KA TE

votos

quais outras vias você gostaria que se tornassem espaços de lazer?

votos

HI CE ST N ÓR TR IC O O AV .A TL ÂN TI CA

M IN HO C SÁ ÃO BA AO DO S S TO M DO IN S O HO S D CÃO IA AV S . M FRA AT NC AR IS AZZ CO O AV .B RA SIL AV .F AR IA LIM A AV .S UM AR AV É CO . RE B O NS U OL Ç AÇ AS ÃO E AV . JA BA QU AR A

quais atividades você faria na avenida paulista se ela fosse aberta às pessoas? sugerido pela pesquisa

sugerido pelos participantes

sugerido pela pesquisa

sugerido pelos participantes

45 | 52


15/07

resultados

quarta feira

painel “avenida paulista”

146

participantes estimados

você aprova a ciclovia da paulista?

14%

86% sim não

você gostaria que a paulista fosse aberta às pessoas todo domingo?

20% 80% sim não

você passará a utilizar a ciclovia da avenida paulista? 2%

15% 40% 43%

sim, todo dia sim, durante a semana sim, aos finais de semana não

46 | 52

Paulista Aberta


Paulista Aberta

BO LA B PA RIN RA C CR AD IA EIR NÇ AS AS EN CO AM NTR IG AR AN OS DA RD EP AT IN S AN PA DA TI R D NE E TE FA ZE RU M SO M

JO GA R

CO RR ER

CA M IN HA R

A BIC NDA IC R D LE E TA AN DA RD ES KA TE

votos

quais outras vias você gostaria que se tornassem espaços de lazer?

votos

HI CE ST N ÓR TR IC O O AV .A TL ÂN TI CA

M IN HO C SÁ ÃO BA AO DO S S TO M DO IN S O HO S D CÃO IA AV S . M FRA AT NC AR IS AZZ CO O AV .B RA SIL AV .F AR IA LIM A AV .S UM AR AV É CO . RE B O NS U OL Ç AÇ AS ÃO E AV . JA BA QU AR A

quais atividades você faria na avenida paulista se ela fosse aberta às pessoas? sugerido pela pesquisa

sugerido pelos participantes

sugerido pela pesquisa

sugerido pelos participantes

47 | 52


18/07

resultados

sábado

painel “avenida paulista”

377

participantes estimados

você aprova a ciclovia da paulista?

14%

86% sim não

você gostaria que a paulista fosse aberta às pessoas todo domingo?

17% 83% sim não

você passará a utilizar a ciclovia da avenida paulista?

14% 8%

32%

sim, todo dia sim, durante a semana

47%

sim, aos finais de semana não

48 | 52

Paulista Aberta


Paulista Aberta

BO LA B PA RIN RA C CR AD IA EIR NÇ AS AS EN CO AM NTR IG AR AN OS DA RD EP AT IN S AN PA DA TI R D NE E TE FA ZE RU M SO M

JO GA R

CO RR ER

CA M IN HA R

A BIC NDA IC R D LE E TA AN DA RD ES KA TE

votos

quais outras vias você gostaria que se tornassem espaços de lazer?

votos

HI CE ST N ÓR TR IC O O AV .A TL ÂN TI CA

M IN HO C SÁ ÃO BA AO DO S S TO M DO IN S O HO S D CÃO IA AV S . M FRA AT NC AR IS AZZ CO O AV .B RA SIL AV .F AR IA LIM A AV .S UM AR AV É CO . RE B O NS U OL Ç AÇ AS ÃO E AV . JA BA QU AR A

quais atividades você faria na avenida paulista se ela fosse aberta às pessoas? sugerido pela pesquisa

sugerido pelos participantes

sugerido pela pesquisa

sugerido pelos participantes

49 | 52


ficha técnica relatório: pesquisa paulista aberta Resumo da pesquisa Paulista Aberta realizada entre 28 de junho e 18 de julho de 2015 e medições entre 22 de novembro e 04 de dezembro de 2015 na Avenida Paulista

Direção Geral Cidade ativa Gabriela Callejas

Coordenação Ramiro Levy Rafaella Basile Marco Martins

COLABORADORES

Adriana Bestle Turrin Cíntia Chaves João Gabriel de Oliveira Moraes Rebeca Pak Este trabalho é iniciativa da organização Cidade Ativa

50 | 52

Paulista Aberta


Essa metodologia foi desenvolvida pela Cidade Ativa e está licenciada pela

$ BY

NC

SA

Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial, Compartilha Igual, 4.0 Internacional Paulista Aberta

51 | 52


Pesquisa Paulista Aberta  

Desde o final de 2014 um grupo de coletivos em São Paulo, encabeçado pela organizações Minha Sampa e Sampapé, está liderando a ação Paulista...

Pesquisa Paulista Aberta  

Desde o final de 2014 um grupo de coletivos em São Paulo, encabeçado pela organizações Minha Sampa e Sampapé, está liderando a ação Paulista...

Advertisement