Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Page 5

A colaboração do Professor de Apoio Educativo com a Gestão da Escola: trabalho com o Conselho de Docentes

Para saber da importância do trabalho com o Conselho de docentes, interrogámos os professores de apoio educativo sobre a sua colaboração com este órgão de gestão intermédia. A distribuição dos resultados da variável «Frequência do trabalho com o conselho de docentes» pode ser observada no Quadro que se segue: Quadro 2 - Trabalho com o Conselho de docentes Frequência da colaboração com o Conselho de docentes Efectivos %

Nunca

Poucas vezes

Quase sempre

Sempre

NR

41

97 (28,5%)

83 (24,4%)

103 (30,3%)

16 (4,7%)

(12,1%)

Total 340 (100%)

Destaca-se que a modalidade sempre é a modalidade mais declarada (30,3%) pelos professores, enquanto que a menos (12,1%) declarada é nunca. Se agregarmos a modalidade quase sempre e sempre obtemos uma concentração de respostas de 54,7%, mais de metade. Se estimarmos esta proporção sobre a população alvo com um intervalo de confiança de 95%, obtemos entre 49,41 e 60,00. Para além do risco controlado ligado à amostragem, subsiste uma incerteza suplementar quanto ao carácter maioritário desta declaração, tendo em conta o facto de que o valor estimado do estrato é inferior a 50%. Destaca-se o facto de que a modalidade quase sempre é a modalidade dominante nas respostas dos professores, distinguindo-se significativamente das outras (Teste de adequação  =0,05; χ2= 28,9; gl=3). Para identificar o tipo de trabalho que os professores de apoio fazem com o Conselho de docentes, foi feita a análise de conteúdo das respostas à questão «Que tipo de trabalho?». A informação recolhida está compilada no Anexo 2 5, a qual, depois de analisada deu origem ao Quadro que se segue:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.