Page 1


Era uma vez um livro que começava com uma paisagem muito bonita. De repente entrou na história o Gato-de-Bodas gritando bem alto! Convocação geral!


Ele começou a ler o seu discurso. Depois de inúmeras tentativaS...falou: -As borboletas foram feitas para voar, não foram? -Claro!-responderam todos. -Pois, hoje, eu via a borboleta mais bonita do mundo! -Oh! -Mas ela está presa! -Presa? -Sim – ela está presa dentro de um livro! Com grampos de metal?! Isto é absurdo- falou o príncipe encantado.


-As borboletas foram

feitas para voar, com suas lindas asas coloridas! – falaram todos ao mesmo tempo. -Pois para isso vim convocar vocês: vamos libertar a borboleta mais bonita do mundo! -Vamos !!! – gritaram todos. -Peguem alicates e serras, tesouras e torqueses, puas e pinças, chaves de fenda e pés-de-cabra, peguem tudo e vamos lá !


Quando estavam quase chegando, o Gato-de-Botas avisou: -Parem.. Ela está logo ali, depois da virada. E lá estava ela. - Como é linda!!! – disseram todos. -Vocês precisam vê-la com as asas abertas- falou o Gato-de-Botas. E todos pediram, com a mesma voz, ao mesmo tempo: -Abre as asas, borboleta!


A borboleta abriu e fechou suas asas. Abriu e fechou mais uma vez e todos ficaram ali, parados, os olhos muito abertos, olhando muito encantados. Gritou firme o Gato-de-Botas: - Ao trabalho!


Mas, lá do meio do livro, eles ouviram chegar outra voz de comando que dizia: -PAREM! - Parar por quê? Nós viemos libertar você, tirar esses grampos que te prenderam a este livro.. Para você voar...voar – disse o Gato-de-Botas -Não façam isso! -Como ??? – falaram todos. Você prefere ficar presa? -Eu não estou presa.


E a borboleta explicou: -Eu não estou presa, porque cada vez que uma menina – que gosta do Gato-de-Botaspor exemplo – abre este livro e move as suas páginas, eu bato as minhas asas!


Eu vôo com a Alice e com os Sete Anões, eu vôo com a Branca de Neve ou com o Príncipe Encantado... Eu vôo em cada sono da Bela Adormecida, eu vôo nos ponteiros do Coelho do Relógio, eu vôo em cada sonho desse Patinho Feio, quando alguém abre o livro e folheia minhas asas ou faz mover estas páginas.


-Mas é claro! - falou o menor dos Anõezinhos. Ela só não voa quando o livro está fechado. E como não tinham o que fazer com suas armas, os personagens dessa história foram deixando suas ferramentas pelo chão e tratando de voltar, cada um, para o seu livro.


... Da borboleta que cada um tinha visto voando dentro de um livro. FIM!

A bela borboleta  

Livro de Literatura Infantil de Ziraldo escaneado

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you