Page 1

Trabalho realizado por: Fรกbio Lopes & Ana Nunes


O que é a Liga Portuguesa Contra o Cancro? A Liga Portuguesa contra o Cancro é uma instituição privada de Portugal sem fins lucrativos, fundada em 1941. O seu trabalho incide na educação para a saúde e campanhas para a prevenção do cancro.


O que é o CANCRO/ TUMOR MALIGNO? Hoje em dia, sabe-se que um tumor surge quando as células de uma determinada parte do corpo se multiplicam sem qualquer tipo de controlo. Quando estas células adquirem a capacidade de se espalharem pelo corpo (metastizam-se) o tumor diz-se maligno, vulgo cancro.


O que é o ADN/DNA? O ADN é um material biológico que permite que um indivíduo seja identificado contra qualquer outra pessoa em qualquer parte do mundo.


Quais as causas que originam o CANCRO? Exposição excessiva ao sol

Alimentação

Cancro

Álcool

Fumar


Tipos de CANCRO:  Cancro Colo-Rectal  Cancro Bexiga  Cancro da Mamã  Cancro da Pele  Cancro na Próstata  Cancro no Cérebro  Cancro no Colo Útero  Cancro no Estômago

 Cancro nos Ovários  Cancro no Pulmão  Cancro no Rim

 Cancro no Útero


O que é um LABORATÓRIO? Um Laboratório é uma sala ou espaço físico devidamente equipado com instrumentos de medida próprios para a realização de experiências e pesquisas científicas diversas, dependendo do ramo da ciência para o qual foi planeado.


Alguns INSTRUMENTOS utilizados num LABORATÓRIO  Pipetas

Tubo de Eppendorf

E muitos mais…

 Frasco Lavador

 Cilindro Graduado

Pipetas – servem para pipetar medidas variáveis. Frasco Lavador – serve para agitar ou transferir líquidos. Cilindro graduado – serve para medir o volume. Tubo de Eppendorf – serve para armazenar material biológico


O que fizemos no LIP? No Laboratório de Investigação Pedagógico, recolhemos saliva da cavidade bocal para descobrimos variações no nosso DNA.


O que é a reação do PCR (Termociclador)? É uma metodologia que se baseia na amplificação exponencial seletiva de uma quantidade reduzida de DNA de uma única célula, sem o uso de um organismo vivo.


O que é o Gel Agarose? O Gel de agarose é uma substância que é utilizada em bioquímica e biotecnologia para a eletroforese em gel e cromatografia de exclusão de tamanho, que são métodos de triagem de moléculas grandes por seu tamanho e carga elétrica. Estes processos utilizam agarose para separar e analisar as proteínas e ADN.


Para que serve o Transluminador? O Transluminador é utilizado para visualização com segurança, de bandas de DNA em géis de agarose obtidos com corante midori.


Como utilizรกmos a Tina de Eletroforese? Enchemos a tina com tampรฃo de electroforese e colocรกmos o gel de modo a que ficasse completamente imerso.


Lip lpcc fabio & ana  

Trabalho realizado por destinatários do MAIS JOVEM no âmbito da atividade sábados científicos dinamizada no LIP