CIC - 100 ANOS

Page 58

A PRESENÇA DAS

OBRAS SOCIAIS

Agradecimento aos vereadores pelo título de Cidadã Benemérita de Passos”.

inocência, respondeu: “Irmã, não tenho coragem de deixar meus irmãos! ” Irmã Maria Del Valle influenciou muito a vida cristã e espiritual, não só das alunas, mas das famílias também. Sempre se preocupou com as vocações religiosas. Elza Kallás também recordou uma frase de Irmã Maria, que era professora de Filosofia e de Religião. No momento em que a professora percebia que alguma aluna estava distraída durante as aulas, dizia com firmeza: “Olhos de carneiro moribundo”. Wanilda Lemos também partilhou uma das grandes virtudes de Irmã Maria Del Valle: a tranquilidade que ela passava para suas alunas e para as pessoas que conviviam com ela.

Uma das significativas lições de vida que ela deixou como herança foi a preocupação com os mais necessitados: carentes de pão, de amor, de consolo, de amizade, de fé e de cultura. “Irmã Maria fez um trabalho de promoção social intenso, no bairro Canjeranus”, recordou Elza Kallás. Essa dedicação pelos irmãos durou mais de vinte anos. Ela e suas alunas se reuniam na casa de D. Nenê, que era ponto de encontro naquele bairro e, em seguida, todas saiam para dar catequese. Podia fazer frio ou calor, que Irmã Maria não desistia da missão. Sempre comparecia à casa de D. Nenê, com suas alunas, para iniciarem os trabalhos de evangelização. Além desse significativo trabalho, sempre atendeu aos pobres, com amor. Nunca deixou de estender a mão a quem precisasse de sua ajuda. Era tão querida na cidade que todas as pessoas colaboravam com ela. O que Irmã Maria pedia, conseguia. As ex-alunas disseram que as aulas de Religião foram marcantes em suas vidas. Os ensinamentos e as orientações de Irmã Maria Del Valle ajudaram as alunas a amarem cada vez mais Jesus e a se inspirarem em Maria Imaculada, como o maior exemplo de discipulado. Todas disseram com muita segurança que ela se preocupava bastante com a formação espiritual. Por esse motivo, fizeram questão de ressaltar as celebrações que participavam no colégio, no mês de maio. Irmã Maria demonstrava com convicção o amor por Maria Imaculada. Wanilda Lemos disse que essa devoção Mariana marcou sua vida de tal forma que, quando se casou e se mudou de Passos, fez questão de participar de um movimento da igreja chamado equipe de Nossa Senhora. Madre Maria Del Valle teve seu nome imortalizado como prenome de uma rua e de um edifício. Na ocasião de seu falecimento, a cidade ficou de luto por três dias e recebeu inúmeras homenagens por parte de alunos, imprensa e da Polícia Militar de Minas Gerais.

Irmã Natividade de Mello Lemos: “Deus provê, Deus proverá”

E Ex-alunas saudosas dos tempos de Irmã Maria Del Valle

58

sse é o lema de alguém dedicado aos mais necessitados: Ir. Natividade. Nascida em Passos, entrou para a Congregação Concepcionista em 11 de janeiro de 1948. Viveu por 20 anos em terras passenses (de 1992 a 2012). Irmã Natividade é outra religiosa que tomou frente às obras sociais do Colégio em nome das religiosas. Ela continua sendo um exemplo de dedicação a serviço dos irmãos e merece toda gratidão. Irmã de total disponibilidade. Tânia Regina S. Nascimento, professora de Ensino Religioso e Coordenadora de Pastoral da Educação Infantil

Colégio Imaculada Conceição

Revista Centenário CIC Passos.indd 58

21/03/2018 08:21:41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.