Page 1

Velotour 2011

O Circuito de Cicloturismo Costa Verde e Mar é um roteiro para ser percorrido de bicicleta, de forma autoguiada, ao longo de todo o ano. Porém, de 9 a 14 de outubro de 2011 um grupo de cicloturistas, proveniente dos mais diferentes pontos do país, irá percorrê-lo em conjunto, numa viagem coletiva na 2ª edição do Velotour na Costa Verde e Mar. Serão seis dias de pedal, divididos em duas partes, reduzindo o numero de etapas de acordo com a disponibilidade de tempo do participante, percorrendo os municípios de Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Luis Alves e Ilhota.

Página

O Velotour não tem caráter competitivo, ao contrário, visa estimular o companheirismo e a interação entre os participantes, com a população local e o meio ambiente.

1

O roteiro desse Velotour é um dos mais estruturados do cicloturismo brasileiro. O Caminho é todo sinalizado com setas amarelas e possui planilhas de navegação planejadas para ciclistas.


A inscrição no evento é gratuita e cada participante autônomo, isto é, providencia sua hospedagem, alimentação e transporta seus próprios pertences e tudo o que for precisar durante a viagem. A idéia é sentir a liberdade de uma viagem autônoma com a vantagem de se estar próximo de muitas pessoas, percorrendo o mesmo circuito e acompanhados pelas equipes da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú e do Clube de Cicloturismo do Brasil.

ESTRUTURA

A estrutura é bastante simples. Os participantes recebem uma planilha do percurso e uma credencial do Velotour para ser preenchida com carimbos ao longo da pedalada. Não há guias ou monitores, porém, no decorrer do percurso de cada dia existem ou pontos de controle (PCs). Nestes locais a credencial é carimbada por um membro da equipe Velotour. Os participantes não necessariamente precisam formar um grupo, já que cada um pode seguir seu próprio ritmo. No Velotour não há um carro de apoio para acompanhar e carregar bagagens. Será disponibilizado um carro que passará para recolher ciclistas que por motivo de problema mecânico, esgotamento físico ou outro problema qualquer, não possam completar o trajeto.

Página

Esta será a segunda edição do evento Velotour no Circuito Costa Verde e Mar. Em 2010 o evento foi um sucesso e contou com a participação de ciclistas dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

2

Ao final da viagem, o participante que tiver passado por todos os PCs, receberá um carimbo especial de Conclusão do Velotour. Além disso, se colecionar os carimbos do Circuito de Cicloturismo Costa Verde e Mar receberá o Certificado de conclusão do Circuito de Cicloturismo.


Descrição do Evento Nessa edição do Velotour o roteiro seguirá uma seqüência um pouco diferente da que consta no guia oficial do circuito. O início e término será na cidade de Camboriú, a primeira etapa iniciará nas verdes encostas da estrada do Encano e seguirá em direção às lindas praias de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O próximo trecho, até Balneário Camboriú, que seria o mais duro da viagem, será dividido em dois para que todos possam aproveitar bem as praias, sem esforço excessivo. A segunda fase, para aqueles que estiverem dispostos a percorrer todo o Circuito de Cicloturismo, iniciará no quarto dia em Balneário Camboriú e irá até Balneário Piçarras. No quinto dia o Velotour irá até a cidade de Luis Alves já no interior. As duas últimas etapas, que são totalmente planas, serão percorridas em um só dia, num total de 75km, passando por Ilhota e concluídas em Camboriú.

Informações Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR Fone: (47) 3404 8000 citmar@amfri.org.br 

Página

3

 Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú Fone: (47) 3365 3588 contato@acbcc.com.br


Links Informações Gerais do Evento Guia do Circuito http://www.costaverdemar.com.br/cicloturismo/ Clube de Cicloturismo do Brasil

Fotos do Velotour 2010

Programação DIA

Local-Percurso

08 SAB Confraternização em CAMBORIÚ 09 DOM CAMBORIÚ - BOMBINHAS (Zimbros) 10 SEG

BOMBINHAS – Tucaneiras

11 TER

Tucaneiras – BALNEÁRIO CAMBORIÚ **

PIÇARRAS – LUÍS ALVES

14 SEX

LUÍS ALVES - CAMBORIÚ

Página

13 QUI

4

12 QUA BALNEÁRIO CAMBORIÚ - PIÇARRAS

Velotour 2011  

Descrição do velotour 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you