Page 1

RELATÓRIO SOCIAL I 2011


SUMÁRIO Mensagem do Presidente A Cia. Hering Missão, Visão e Valores; Conheça a Trajetória da Cia. Hering; Sustentabilidade; Destaques; Modelo de Negócio; Marcas; Governança Corporativa; Prêmios e Reconhecimentos.

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho Econômico; Indicadores de Desempenho Social; Indicadores de Desempenho Ambiental.

Museu Hering Fundação Hermann Hering Balanço Social Anual 2011


Mensagem do Presidente A Cia. Hering encerrou 2011 com resultados expressivos, incluindo crescimento de vendas, expansão de margens e ampliação do retorno sobre o capital investido. A combinação de marcas fortes e um modelo de negócios diferenciado, resultou no aumento da geração de valor ao

stakeholder. Chegamos ao fim do ano com 530 lojas das quatro marcas, Hering, Hering Kids, PUC e dzarm. no Brasil e América Latina; mais de 15 mil clientes multimarcas, além de novidades nas Webstores das marcas Hering, PUC e dzarm, mantendo assim, presença capilar no mercado. Todos estes resultados importantes foram pautados nos valores que acompanham nossa empresa nestes 132 anos: respeito aos clientes, comprometimento, ética e integridade, inovação e sustentabilidade pois a empresa tem consciência do papel de agente transformador no âmbito de suas relações com os colaboradores, parceiros comerciais, investidores, fornecedores, consumidores e comunidade. Entre os destaques, ações importantes na área ambiental, como a manutenção de uma extensa área preservada, o fortalecimento de projetos sociais e parcerias como a Junior Achievement através do voluntariado e o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. A formatação de uma política de investimento social e a implantação do código de conduta para fornecedores. Muitos fatores importantes podem interferir adversamente em nossos resultados, tais como previstos em nossas

estimativas e declarações futuras que encontram-se no Relatório trimestral 4T11 (www.ciahering.com.br/RI), a exemplo de desafios de mercado no curto prazo. No entanto, o ambiente macroeconômico permanece positivo e com perspectiva favorável para o consumo de vestuário, proveniente da aderência de nossas marcas ao crescimento do potencial de consumo da população brasileira e da ascensão da classe C. Para 2012, nosso objetivo é continuar a crescer de forma sustentável, com a valorização das pessoas, controle de custos, cuidados com o meio ambiente, rigidez na gestão de riscos e atenção às oportunidades de crescimento que possam surgir.

Fabio Hering Presidente


Hering Store - Shopping Balneário Camboriú / SC


A. Cia. Hering

Ética,

qualidade

e sustentabilidade.

É sobre esses pilares que a Cia. Hering assenta os seus valores e orienta a sua missão.

Negócio Gestão de marcas, desenvolvimento de produtos e canais de distribuição de vestuário. Visão Ser reconhecida como a mais rentável e melhor gestora de marcas de vestuário. Missão Desenvolver marcas, criar e comercializar produtos e serviços de vestuário com valor percebido e foco no cliente.

5

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


A. Cia. Hering

Valores • Respeito aos clientes - Encantar o cliente com produtos e serviços que superem suas expectativas. • Sustentabilidade - Ser economicamente rentável, promovendo a responsabilidade sócio ambiental. • Integridade e Ética - Agir com transparência e ética, respeitando as regras da sociedade. • Inovação e abertura a mudanças Pesquisar e monitorar o mercado, buscando reinventar-se. • Comprometimento - Atitude para alcançar as metas de acordo com a visão estratégica da empresa.

6

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


A. Cia. Hering

1880 Hermann traz toda a família a Blumenau. Chegam a esposa Minna (41 anos) com os filhos Johanna (13 anos), Nanny (10 anos), Margarete (sete anos), Max (5 anos) e Gertrud (1 ano). Com eles chega também o irmão Bruno. No mesmo ano, Hermann e Bruno fundam a Trikotwaren Fabrik Gebrüder Hering, recriação da Gebrüder Hering, de 1860, que mantinham em sociedade na Alemanha. Preservar o meio ambiente e o apreço a qualidade são valores que perpetuam e que sempre estiveram presentes no DNA da Cia. Hering. Ainda no início da história da empresa, os irmãos Hermann e Bruno receberam reconhecimentos importantes, Hermann em 1882 recebeu o prêmio em reconhecimento à qualidade dos produtos produzidos, e em 1906, o prêmio Pioneiros da Ecologia homenageou Bruno Hering, pelo pioneirismo em ações voltadas ao reflorestamento no Brasil.

1914 Instalação da Unidade de Fiação (importada da Alemanha) permite a autosuficiência na produção de fios. Neste período a fiação contava com 2.600 fusos e a fábrica operava com 10 espuladeiras, 90 teares circulares e 100 máquinas de costura.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

7

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


A. Cia. Hering

1935 Em homenagem ao centenário de nascimento do fundador Hermann Hering é criada a Fundação Hermann Hering.

1964 Ocorre a abertura do capital e o início das exportações. É fundada a Associação Desportiva – AD Hering.

Durante fase de grande expansão, um programa de reorganização, modernização e ampliação transforma a empresa numa das maiores malharias da América Latina.

1967

1973 Implanta a estação de tratamento de efluentes tornandose referência para a região.

1980 A Indústria Têxtil Companhia Hering altera a razão social para Cia. Hering e alcança a capacidade máxima de produção. Comemoração dos 100 anos de fundação.


A. Cia. Hering

1993 Inicia o reposicionamento para o varejo, com a abertura da primeira Hering Family Store.

O SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor é estruturado para ser um elo de comunicação com o mercado.

1994

1995 A Hering torna-se a primeira parceira do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, apoiando a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. É implantado o SGA – Sistema de Gestão Ambiental.

1997 Inicia a operação no estado de Goías.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

9

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


A. Cia. Hering

1998 É aberta a primeira franquia da marca infantil PUC.

Tem início a integração dos Sistemas SGI ( Sistema de Gestão Integrada) – Ambiental, Segurança e Qualidade.

1999

2002 A empresa reduz o número de marcas e concentra-se em quatro delas: Hering, PUC, dzarm. e Hering Kids. A Cia. Hering recebe, em Nova Iorque, o prêmio da CFDA – Council of Fashion Designers of América. É um reconhecimento internacional pelo apoio à campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda que contribui para o tratamento gratuito de milhares de mulheres na prevenção do câncer de mama.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

10

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


A. Cia. Hering

2005 Chega renovada aos 125 anos e ingressa como associada e uma das fundadoras do projeto SCMC – Santa Catarina Moda Contemporânea.

2007 A Cia. Hering ingressa no Novo Mercado da BOVESPA e passa a integrar a carteira do Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC). Unidade Itororó implanta o projeto de reuso da água.

2010 A Cia. Hering é eleita a Empresa do Ano pelo anuário Melhores e Maiores da revista Exame, principal publicação brasileira na área de economia e negócios. Em comemoração aos 130 anos a empresa inaugura o Museu Hering.

2011 Ocorre a abertura da 400ª loja Hering Store; inicia projeto piloto dzarm. e Hering Kids. Revitalização das webstores e início da gestão das marcas nas mídias sociais.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

11

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Sustentabilidade


Sustentabilidade

As práticas de sustentabilidade acompanham a Cia. Hering desde a fundação. Elas nascem das próprias convicções pessoais dos fundadores.

Os conceitos de sustentabilidade adotados pela empresa formam um amplo leque de ações voltadas para as áreas de responsabilidade social e desenvolvimento ambiental.

Todos os programas de sustentabilidade implantados pela Cia. Hering têm o ser humano como ponto de convergência e buscam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com uma inserção ambiental equilibrada.

Como uma das principais empresas brasileiras em seu segmento, a Cia. Hering tem consciência do papel de agente transformador no âmbito de suas relações com os colaboradores, parceiros comerciais, investidores, fornecedores, consumidores e comunidade.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

12

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


A. Cia. Hering

Política da Qualidade e Sustentabilidade • Desenvolver marcas e canais de distribuição fornecendo produtos e serviços de qualidade e valor agregado para encantar os seus clientes; • Garantir um ambiente de trabalho ético, íntegro e seguro contribuindo para o desenvolvimento de vida de seus colaboradores; • Ser economicamente rentável, promovendo a responsabilidade sócio ambiental, respeitando as regras da sociedade.

Tratamento de Água na Unidade Itororó da Cia. Hering

13

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Destaques •

A Cia Hering apresentou em 2011 crescimento de 33,4% na receita bruta total

comparada a 2010, enquanto as vendas totais da rede Hering Store cresceram 31,8%, sendo 12,7% no critério “mesmas lojas”;

Encerrou o quarto trimestre de 2011, com 432 lojas Hering Store, 76 lojas PUC, 5 lojas

próprias Hering Kids e 1 loja flagship da marca dzarm, além de 16 lojas Hering Store no exterior (America Latina);

Possui 8.501 colaboradores em 13 unidades;

Investiu cerca de 20 milhões em ações voltadas ao Colaborador, como alimentação,

capacitação profissional, educação e previdência.

• Investiu em 2011 cerca de R$ 1.9 milhões em leis de incentivo que promoveram a democratização da cultura e esporte.

Implantou nova unidade e ampliou as instalações de suas unidades fabris existentes

com máquinas, equipamentos e iluminação de alta eficiência energética.

• Possui cerca de 8,5 milhões de m² de áreas verdes preservadas/conservadas nas suas unidades. Para cada 1m² de área construída a empresa possui 49,23 m² de área verde preservada.


A. Cia. Hering

Conheça a trajetória da Cia. Hering A palavra Hering significa “arenque” em Alemão. É um tipo de peixe parecido com a sardinha. Os dois peixinhos representam os irmãos Hermann e Bruno Hering, que iniciaram a empresa em 1.880, vindos da Alemanha.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

15

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Modelo de Neg贸cios


Modelo de Nogócios

Modelo de Negócios O modelo de negócios da Cia. Hering combina a gestão de marcas e canais de distribuição com a produção própria, terceirização de fases do processo produtivo e a compra de produtos acabados (outsourcing). Os principais fornecedores estão localizados na Ásia, Oriente Médio e na América Latina.

Esse modelo de negócios diferencia a Companhia em relação a seus principais concorrentes, à medida que busca balancear uma rede de varejo abrangente e sólida, marcas fortes e reconhecidas pelo público e um modelo de suprimentos híbrido de produção, logística e distribuição caracterizados pela flexibilidade e agilidade.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

18

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Modelo de Nogócio

Estrutura

Unidade Cia. Hering em Indaial/SC

Santa Catarina: Matriz - Blumenau Unidade Bom Retiro - Blumenau Unidade Itororó – Blumenau Unidade Ibirama Unidade Rodeio Unidade Indaial

Unidade Cia. Hering em Rodeio/SC

Goiás: Unidade Anápolis Unidade de Goianésia Unidade Paraúna Unidade Santa Helena Centro de Distribuição/Depósito Anápolis Unidade Cia. Hering em Anápolis/GO

São Paulo: Escritório com as áreas de Franquias, Desenvolvimento de Produto, Marketing e Relação com os Investidores. Rio Grande do Norte: Unidade Parnamirim

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

19

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Marcas


Marcas

A Hering destaca-se por ser uma marca democrática entre os consumidores, com ampla aceitação em todas as classes sociais e faixas etárias. No mercado há mais de 130 anos, a Hering já tornou-se sinônimo de conforto e estilo, traduzindo-se em "moda, causal, diurna e acessível", capaz de reinventar-se mantendo sempre a sua identidade e tradição, sem perder sintonia com as tendências, cores e formas da moda!

21

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Marcas A Hering Kids marca infantil da Cia. Hering, combina diversão, conforto e estilo para vestir os pequenos antenados em moda. Com extensão para a linha baby, a marca apresenta em suas coleções referências fashionistas e o estilo casualwear de vestir, sem deixar de lado a peraltice, característica típica das crianças. As coleções são todas inspiradas nas últimas tendências de moda ao redor do mundo e trazem roupas descoladas, coloridas e com muito charme.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011


Marcas

PUC marca infantil da Cia.Hering, apresenta em suas coleções as principais tendências de moda. São looks alegres e coloridos, com muito estilo para meninos, meninas e bebês. Voltado ao público infantil das classes A e B, a marca veste crianças de 0 a 10 anos, tanto em ocasiões especiais, quanto no dia-a-dia. As referências de estilo da PUC seguem as linhas mini-adulto, fashion, trendy e colorido.

23

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Marcas

A dzarm. é a marca jovem sob o guarda-chuva da Cia. Hering. Voltada para jovens entre 18 e 28 anos, ligados à música e novas tecnologias, a dzarm. conquista o público A e B do mercado brasileiro. Com novidades constantes, a marca lança seis coleções anuais. O grande destaque do mix de produtos é o jeanswear , cuidadosamente construído em diversas lavagens e modelagens diferenciadas.

A dzarm. é vendida em sua loja própria no Shopping Anália Franco, em São Paulo, inaugurada no final de 2010, e em cerca de 3.000 pontos de venda em todo o país. Para a identificação com seu público, investe na comunicação em redes sociais, interagindo via Twitter, Facebook e Orkut. Além disso, participa dos eventos da cena da moda nacional e, claro, baladas, aproximando-se tanto do seu universo, quanto do seu público.

24

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Presenรงa no Varejo


Varejo

A estrutura de varejo permite uma presença capilar em todo o território nacional com atuação no mercado através dos seguintes canais de distribuição:

•Lojas próprias e franqueadas; •Varejo multimarcas; •Webstores das marcas Hering, PUC e dzarm. A Cia. Hering encerrou o quarto trimestre de 2011, com 432 lojas Hering Store, 76 lojas PUC, 5 lojas próprias Hering Kids e 1 loja flagship da marca dzarm, além de 16 lojas Hering Store no exterior (América Latina).

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

26

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Governanรงa Corporativa


Governança Corporativa

Governança Corporativa, de acordo com a Associação Brasileira de Governança Corporativa é "o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal". As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.

Os princípios básicos que norteiam esta prática são:

•Transparência; •Equidade; •Prestação de contas (accountability); •Responsabilidade corporativa

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

28

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Governança Corporativa

Em 2007, a Cia. Hering ingressou no Novo Mercado da BOVESPA e passou a integrar a carteira do Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC). A Cia. Hering está comprometida a atingir e manter altos padrões de governança corporativa, e seu Estatuto Social contém todas as cláusulas mínimas exigidas pelo Regulamento do Novo Mercado da BOVESPA.

O Novo Mercado é um segmento de listagem da BOVESPA destinado à negociação de ações emitidas por empresas que se comprometem, voluntariamente, com a adoção das práticas de governança corporativa e divulgação de informações adicionais em relação ao que é exigido pela legislação. As regras do Novo Mercado exigem, além das obrigações impostas pela legislação brasileira em vigor, o atendimento aos seguintes requisitos, entre outros:

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

29

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Governança Corporativa

• Emitir apenas ações ordinárias; • Manter, no mínimo, 25% de ações do capital da Companhia em circulação; • Conceder a todos os acionistas o direito de venda conjunta (tag along), em caso de alienação do controle acionário da Companhia, oferecendo para cada ação as mesmas condições e o mesmo preço pago por ação do bloco controlador; • Adotar procedimentos de oferta que favoreçam a dispersão acionária; • Disponibilizar aos acionistas um calendário de eventos societários; • Limitar a, no máximo, dois anos o mandato de todos os membros do conselho de administração, composto de no mínimo cinco membros, sendo que no mínimo 20% deles deverão ser independentes; • Detalhar e incluir informações adicionais nas informações trimestrais; • Seguir políticas mais rígidas de divulgação com relação às negociações realizadas pelos acionistas controladores, conselheiros e diretores;

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

30

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Governança Corporativa

• Elaborar, a partir do segundo exercício social encerrado após a admissão no Novo Mercado, demonstrações financeiras anuais e trimestrais, inclusive • Demonstrações de fluxo de caixa, em idioma inglês, de acordo com normas contábeis internacionais, tais como o U.S. GAAP ou o IFRS;

?Realizar, pelo menos uma vez ao ano, reunião pública com analistas e quaisquer outros interessados, para divulgar informações quanto à sua respectiva situação econômico-financeira, projetos e perspectivas;

Em caso de saída do Novo Mercado, para que as ações sejam negociadas fora do Novo Mercado, o acionista controlador deve fazer oferta pública de aquisição das ações em circulação, no mínimo pelo valor econômico apurado mediante laudo de avaliação elaborado por empresa especializada e independente;

Adotar exclusivamente as normas do regulamento da Câmara de Arbitragem do Mercado, pelas quais a BOVESPA, a companhia, os acionistas, os administradores, e os membros do Conselho Fiscal da companhia, se instalado, comprometem-se a resolver toda e qualquer disputa ou controvérsia relacionada ao regulamento de listagem por meio de arbitragem.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

31

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


PrĂŞmios e Reconhecimentos 2011


Prêmios e Reconhecimentos

Cia. Hering na Melhores e Maiores No dia 07 de Julho, a Cia. Hering recebeu o reconhecimento como a melhor empresa do setor têxtil e vestuário. O prêmio foi concedido pela Editora Abril, através do Guia Melhores e Maiores da revista Exame. Fabio Hering Presidente, recebendo o prêmio.

Hering é Eleita uma das Marcas do Século A partir de uma votação realizada por 21 jurados de renome do mundo dos negócios, a marca Hering foi eleita como destaque no mercado pela revista especial Marcas do Século 21, da Editora Empreendedor. A entrega do prêmio aconteceu no dia 19 de Maio de 2011 na cidade de Florianópolis.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

33

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Prêmios e Reconhecimentos

Mérito Lojista A Cia Hering recebeu a estatueta “Deusa da Fortuna” da 32ª edição do Prêmio Mérito Lojista Brasil, após ser reconhecida como a empresa Destaque Inovação de 2010. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 31 de Março de 2011.

Prêmio Novo Mercado A Cia. Hering recebe o prêmio especial de Novo Mercado. O prêmio tem por objetivo mostrar as empresas que obtiveram o melhor desempenho para os acionistas, com base em uma metodologia exclusiva. A cerimônia aconteceu no dia 28 de Junho na cidade de São Paulo.

Consumidor Moderno 2011. No dia 30 de Maio de 2011, a Cia. Hering recebeu na sua 12ª edição, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente na categoria Moda. Este prêmio busca reconhecer as empresas que possuem a melhor estratégia de clientes em todos os pontos de contato e que buscam a excelência como diferencial competitivo na prestação de seus serviços.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

34

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Prêmios e Reconhecimentos

Abrasca No mês de Agosto, o prêmio Abrasca homenageou as empresas de capital aberto que mais cresceram nos últimos três anos. A Cia Hering recebeu o prêmio Destaque do Setor Vestuário 2011 pela Associação Brasileira das Cias. Abertas. Frederico de Aguiar Oldani Diretor Financeiro, recebendo o prêmio

Anuário Valor 1.000 A Cia. Hering recebeu o reconhecimento no setor Têxtil, Couro e Vestuário na 11ª edição do anuário Valor 1000, que circulou em 30 de agosto. Publicação do jornal Valor Econômico, o anuário lista as 1000 maiores companhias por receita líquida no país e escolheu, entre elas, a melhor de cada setor com base nos dados de balanço.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

35

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Prêmios e Reconhecimentos

Certificado de Sustentabilidade em Governo e Sociedade A Cia. Hering conquistou o Certificado de Sustentabilidade em Governo e Sociedade, ao participar da 7ª Pesquisa de Gestão Sustentável, realizada pela Editora Expressão e pela Aequo Soluções em Sustentabilidade e baseada nos sete indicadores Ethos. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no mês de Agosto, em Florianópolis - SC.

Melhores companhias para os acionistas A Cia. Hering foi uma das nove empresas homenageadas com o prêmio “Melhor Companhia para os Acionistas 2011”. Dedicado a empresas abertas que ofereceram aos seus acionistas bons resultados em cinco aspectos: liquidez; criação de valor; retorno da ação e dividendos; governança corporativa; e sustentabilidade. A entrega dos prêmios aconteceu dia 4 de outubro no Museu da Casa Brasileira em São Paulo.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

36

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Prêmios e Reconhecimentos

Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas Ao reconhecer e incentivar as empresas e suas assessorias de imprensa a manter um bom relacionamento com os jornalistas, o Prêmio "As Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas no Setor – Têxteis e vestuário" valoriza o papel dos profissionais da imprensa e contribui para uma informação de melhor qualidade e maior transparência na comunicação.

Prêmio ABF – Destaque A premiação é concedida anualmente pela associação aos profissionais que mais se destacaram na prática da franchising. A marca Hering recebeu o prêmio na categoria Master, acompanhado pela marca PUC categoria sênior.

Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo” O prêmio “Os Mais importantes no varejo 2011” é uma iniciativa inédita no mercado tomada pela Revista NO VAREJO em parceria com a consultoria Accenture, que aplicou sua metodologia global para definir os vencedores.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

37

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Prêmios e Reconhecimentos

Carta Capital - Empresas Mais Admiradas do Brasil Premiada na categoria Vestuário e Confecção, a Cia. Hering no mês de outubro, foi homenageada pela Carta Capital como uma das empresas mais admiradas do Brasil.

Prêmio Reclame Aqui “Qualidade no Atendimento” Na categoria Moda, a Cia. Hering foi homenageada no mês de novembro com o prêmio “Qualidade no Atendimento” oferecido pelo Reclame Aqui. As empresas participantes são avaliadas nos critérios retorno em tempo hábil, cordialidade na resposta e opinião positiva do consumidor ao encerrar o atendimento.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

38

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Indicadores de Desempenho


Indicadores

Desempenho Econômico O ano de 2011 foi mais um ano de resultados expressivos para a Cia Hering, mantendo a combinação de crescimento de vendas, expansão de margens e ampliação do retorno sobre o capital investido, ainda que em um ambiente mais desafiador. Pressões de custos de matériasprimas, clima mais adverso e desaceleração do consumo ao longo do segundo semestre foram alguns dos desafios enfrentados ao longo de 2011. Mesmo assim o ano de 2011 foi encerrado com receita bruta de R$ 1,6 bilhão, um crescimento de 33,4% em relação a 2010, novamente com crescimento de vendas de dois dígitos em todas as marcas, O EBITDA totalizou R$ 394,5 milhões no ano (+42,7% sobre 2010), com margem EBITDA de 29,1% (+ 1,9 p.p. sobre 2010).

A marca Hering, cujas vendas cresceram 31,8%, continua sendo a principal plataforma de crescimento. Esse desempenho está relacionado à força da marca que, a partir de seu posicionamento democrático, continua a atrair públicos das mais diversas idades, regiões e classes sociais a partir de sua oferta de produtos de excelente relação custo x benefício, seja nos produtos de moda casual aos tradicionais básicos. Apesar do forte crescimento registrado desde 2007 seguimos confiantes no potencial que ainda temos a explorar com a marca Hering a partir da continuidade ao processo de expansão da rede Hering Store, do crescimento da participação de mercado no canal do varejo multimarcas e do promissor canal de webstore.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

40

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Indicadores

Em vista do estudo realizado em 2010 através do qual se avaliou o potencial da rede Hering Store em 604 lojas, o ritmo de expansão permaneceu acelerado e deve evoluir junto aos indicadores socioeconômicos e de penetração de marca.

Na rede Hering Store, o principal canal de distribuição, houve mais um ano de crescimento expressivo, tanto em número de lojas quanto no conceito “mesmas lojas”. Com 85 inaugurações ao longo de 2011, o ano foi finalizado com 432 lojas. Já as que estão no mercado obtiveram um crescimento de 12,7% o que combinado com a abertura de lojas contribuiu para o crescimento de vendas totais de rede de 33,4%.

No mercado infantil, as novas estratégias de negócios desenvolvidas em 2010 para as marcas Hering Kids e PUC serão continuadas. Na marca PUC, os ajustes necessários para adequar a rede de distribuição ao posicionamento da marca fizeram com que a rede PUC fechasse o ano com 76 lojas, 2 a menos que no fim de 2010.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

41

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Indicadores

Mesmo assim a marca apresentou crescimento de 26,3%, em função do bom desempenho do canal varejo multimarcas e das vendas mesmas lojas da rede PUC. Na Hering Kids, com crescimento de vendas de 41,6%, o desempenho foi muito positivo tanto no varejo multimarcas quanto nas lojas piloto Hering Kids, o que reforça a confiança na assertividade da estratégia desenvolvida para a marca e nas novas frentes de crescimento a explorar a partir do desenvolvimento da rede de lojas Hering Kids.

A marca dzarm. também apresentou desempenho positivo em 2011, com crescimento de 42,2% em vendas brutas. Embora o novo posicionamento adotado desde agosto de 2009 tenha continuado gerando resultados expressivos no canal varejo multimarcas, os resultados da loja flagship têm sido modestos até então. A Cia. Hering seguirá investindo no desenvolvimento da marca por meio de iniciativas de marketing e a possibilidade de abertura de algumas lojas flagship adicionais, que exercem um papel fundamental nesse processo.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

42

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Indicadores

Os principais desafios do ano estiveram relacionados ao aumento dos custos de matérias-primas, em função do aumento dos preços do algodão. Através de uma combinação de aumentos de preços, mudanças na engenharia de produtos e cadeia de suprimentos, a Cia. Hering foi capaz de minimizar os efeitos da pressão de custos, e como consequência, uma redução de 106 bps na margem bruta foi apresentada. Ainda assim, o modelo de negócios foi capaz de compensar as pressões de custos e gerar expansão de margem EBITDA em função do bom desempenho de vendas das marcas aliados a alta operacional do nosso negócio.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

43

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Indicadores

Destaques Consolidados Var. 12M11 / 12M10

12M10

12M11

Receita Bruta

1.235.121

1.647.308

33,4%

Mercado Interno

1.213.951

1.625.932

33,9%

Mercado Externo

21.170

21.376

1,0%

Receita Líquida

1.013.486

1.353.233

33,5%

Lucro Bruto

501.932

655.852

30,7%

Margem Bruta

49,5%

48,5%

-1,1 p.p.

Lucro Bruto Caixa(a)

512.957

669.722

30,6%

Margem Bruta Caixa(a)

50,6%

49,5%

-1,1 p.p.

Lucro Líquido

212.013

297.274

40,2%

Margem Líquida

20,9%

22,0%

1,0 p.p.

EBITDA (b)

276.500

394.464

42,7%

Margem EBITDA (b)

27,3%

29,1%

1,9 p.p.

ROIC ©

44,3%

48,6%

4,3 p.p.

R$ Mil

(a) Lucro Bruto e Margem Bruta expurgada a depreciação apropriada ao custo. (b) Resultado operacional antes dos juros, impostos, depreciações, amortizações e participações. © Últimos 12 meses - vide item nr. 8

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

44

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social


Desempenho Social Tecendo Relações Bem Sucedidas!

A Cia. Hering tece relações bem sucedidas com seu público interno através de ações e programas que promovam a valorização profissional. Ela investe no desenvolvimento de seus colaboradores atuando de forma a potencializar e reter talentos, proporcionando condições para que tenham um ambiente de trabalho estimulante, com oportunidade de crescimento, senso de justiça e lideranças preparadas.

Exemplo dessas relações é o grupo de Agentes de Comunicação. Com atuação voluntária o time dos agentes dissemina as informações dentro da empresa, promovendo transparência e proporcionando melhoria no clima organizacional da Cia Hering.

Grupo dos Agentes em treinamento no Beto Carrero World


Agentes em treinamento


Desempenho Social

Outro time que faz a diferença na empresa é o grupo de voluntários da Cia. Hering. Com atuação em atividades planejadas e voltadas para a educação, o grupo de voluntários aplica projetos em parceria com a Junior Achievement nas escolas públicas na cidade de Blumenau. Outra vertente de atuação é o incentivo e apoio em campanhas internas que motivam o voluntariado através de ações como a doação de sangue.

Voluntários recebem homenagem no Dia do Voluntário


Voluntários após doação de sangue


Desempenho Social

Tecendo Relações Saudáveis e Seguras

O respeito que a Cia. Hering tem com seu público interno manifesta-se também na preocupação que a empresa demonstra em construir um ambiente de trabalho seguro, seja neutralizando riscos, seja conscientizando seus colaboradores sobre sua responsabilidade em preservar sua integridade e bem estar.

A Cia Hering promove, sistematicamente, ações que visam a conscientização de seus colaboradores, tais como, Cursos de Formação para Brigadistas Voluntários, Semanas de Prevenção de Acidentes, Simulados de Emergência, Semana da Qualidade e Sustentabilidade e DDSQ- Diálogo Diário de Segurança e Qualidade, entre outros.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

50

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Palestra com a dupla Rudi e Villy sobre Seguranรงa no Trabalho na SIPAT 2011


Desempenho Social Dentre os programas, ações e benefícios que sustentam o sucesso destas relações, destacaram-se em 2011: Programas e Ações destinadas ao Público Interno

Número de colaboradores beneficiados em 2011

Programa Mamãe a Bordo O programa é voltado para as mamães e papais da Cia. Hering, a capacitação aborda assuntos como amamentação, primeiros cuidados com o bebê e alimentação. Desde que o programa foi lançado já foram beneficiados mais de 1.000 mamães e papais.

69

Empresa Doce Lar O programa é destinado a colaboradores e familiares que realizam uma visita lúdica e divertida ao fluxo produtivo da Cia. Hering.

120

Vacinação contra a Gripe Benefício destinado aos colaboradores das plantas de Santa Catarina.

1669

Ginástica Laboral Benefício disponível aos colaboradores da Cia. Hering nos estados de Santa Catarina e Goiás.

5389

Ambulatório de Fisioterapia Disponível a todos os colaboradores das Unidades de Blumenau a partir de indicações médicas aos colaboradores.

3273

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

O PPR é o Programa de Participação de Resultados para os colaboradores da Cia Hering. Esse programa visa à participação dos colaboradores nos lucros proporcionando a possibilidade de contribuir com o resultado operacional e integrando o capital da empresa e o trabalho do colaborador como incentivo à produtividade. Acreditar e investir na capacitação profissional é também um dos elos da relação de sucesso com os seus colaboradores. No ano de 2011, a Cia. Hering promoveu mais de 117.716 horas de desenvolvimento e capacitação para os seus colaboradores.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

53

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

O tecendo relações, treinamento exclusivo para colaboradores das áreas produtivas, como foco nas relações interpessoais desde 2004 promoveu a capacitação de mais de 18.000 colaboradores. Visando a qualificação das médias lideranças na Cia. Hering, o seminário Gestão de Pessoas já promoveu a qualificação profissional de mais de 600 líderes da empresa. O treinamento anual desenvolvido para supervisores, coordenadores e auxiliares técnicos trabalha aspectos relacionados a gestão de pessoas, gestão de conflitos, técnicas de oratória e relações interpessoais. Outra iniciativa que proporciona o desenvolvimento dos colaboradores através da educação são os projetos Escola do Futuro e Aprenda a Clicar. Realizados em parceria com o SESI e iniciado em 2008 os projetos oportunizam a inclusão digital e a oportunidade de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Desde o início do projeto, 55 colaboradores finalizaram o ensino médio e fundamental através do programa que atende as unidades de Santa Catarina. Já o Aprenda a Clicar promoveu a formatura de 280 colaboradores nos níveis básico e intermediário da capacitação em informática.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

54

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Aprenda a Clicar e Escola Futuro oportunizam a inclusão digital a conclusão dos ensinos fundamental e médio.

WWW.CIAHERING.COM.BR/BALANCO2010


Desempenho Social

Treinamento e Desenvolvimento

2009

2010

2011

Total de investimento e Treinamento e Desenvolvimento

R$ 863.939,82

R$ 1.268.871,68

R$ 1.820.237,68

Horas de treinamentos aplicadas aos colaboradores

64.619

144.490

117.716

% de Investimento em Treinamento e desenvolvimento a partir da folha de pagamento

1,27%

1,35%

1,66%

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

56

RELATĂ“RIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Fornecedores A Cia. Hering estabelece com seus fornecedores uma relação pautada na transparência, respeito e confiança. Baseada nestes princípios, em 2011 iniciou um programa para construção do código de conduta ética especificamente para os seus fornecedores. Neste primeiro momento o projeto contemplará um grupo piloto. O objetivo é perpetuar uma relação de valor, buscando estimular positivamente o compromisso dos fornecedores da Cia. Hering com aspectos voltados para o cumprimento legal e a responsabilidade social.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

57

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Comunidade A atuação social da Cia. Hering tem colaborado decisivamente com as comunidades onde atua. Ao longo dos anos a empresa apoiou a implantação de diversas entidades importantes para o desenvolvimento de todas as comunidades onde está inserida e mantém programas de inclusão social para apenados, para a promoção da diversidade e de apoio ao voluntariado.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

58

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Campanha Câncer de Mama no Alvo da Moda A Hering mantém uma parceira de sucesso com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer há 17 anos. Engajada na campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, do IBCC, a parceria mostra resultados positivos, tanto em termos de conscientização, como em arrecadação de fundos para tratamento da doença em milhares de pacientes e ampliação da infraestrutura hospitalar e modernização do parque tecnológico. Lançada no Brasil em abril de 1995, a iniciativa começou com camisetas e aquele famoso alvo azul. Cada camiseta vendida reverte R$ 6,50 para o Instituto. O variado mix de camisetas atual é vendido com exclusividade pela Hering em todo país. Só em 2011 mais de 650 mil camisetas da campanha foram comercializadas.

Todas as celebridades fotografadas para as campanhas publicitárias da Hering, e que também posam com as camisetas da campanha “O Câncer de Mama Alvo na Moda”, doam seus cachês para a causa. Entre os artistas que fotografaram recentemente estão Deborah Secco, Cláudia Leite, Adriane Galisteu, Malvino Salvador, Marcelo Serrado, Rodrigo Faro, Márcio Garcia, Christine Fernandes entre outros.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

59

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Capacitação para Apenados Desde 2006, a Cia. Hering é parceira de um trabalho pioneiro no estado de Goiás, a Capacitação para Apenados que é realizado em parceria com a Agência Prisional do Estado de Goiás. O foco do projeto é a ressocialização, onde os apenados trabalham na embalagem de parte das peças produzidas pela Cia. Hering no Estado. O trabalho iniciou na cidade de Anápolis, e hoje também é realizado em Goiânia e na cidade de São Luis dos Montes Belos.

Atualmente o projeto beneficia 300 apenados. A cada três dias de trabalho, um dia é reduzido da pena que deve ser cumprida, e os salários recebidos são repassados às suas famílias.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

60

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Curso de Costura O projeto oferece aulas gratuitas para pessoas da comunidade. Os alunos matriculados realizam o curso nas fábricas da Cia. Hering, que além da estrutura também disponibiliza a capacitação em parceria com o SENAI. A empresa oferece ainda vale transporte, refeição, materiais, assistência médica e seguro de vida. Além de capacitar os alunos, o curso ainda oferece a chance de contratação para o quadro de funcionários da empresa. Formatura de colaboradores da Unidade Encano

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

61

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Junior Achievement Fortalecendo ainda mais suas ações de sustentabilidade, e com o principal objetivo de despertar o voluntariado entre os colaboradores, a Cia. Hering desde 2008 é parceira da Junior Achievement, a maior e mais antiga organização de educação prática de economia e negócios em todo o mundo. Nesta parceria, colaboradores da empresa atuam como voluntários na aplicação de diversos projetos aos alunos do ensino médio e fundamental. Os assuntos abordados incluem Ética, Cidadania e Economia Pessoal, as Vantagens de Permanecer na Escola, Introdução ao Mundo dos Negócios e ainda o projeto Mini Empresa, que proporciona a experiência prática em economia e negócios na organização e operação de uma empresa, conceituando temas como mercado, comercialização e produção. Voluntários da J.A.

Em 2011, 752 adolescentes e jovens da rede pública foram beneficiados com o projeto, através da atuação de 46 voluntários.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

62

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Alunos beneficiados e voluntários Ano

Voluntários

Alunos beneficiados

2009

28 voluntários

200 alunos

2010

33 voluntários

439 alunos

2011

46 voluntários

752 alunos

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

63

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Entra 21 A Cia. Hering apoia o Programa Entra21- Blusoft, que atende jovens de baixa renda de 16 a 25 anos, que estejam estudando ou tenham concluído o ensino médio e que residam em Blumenau ou nas cidades vizinhas, em especial Ilhota, Gaspar, Luis Alves, Pomerode, Indaial, Timbó, Benedito Novo, Apiúna, Rodeio, Ascurra, e Rio dos Cedros.

Além da inclusão social gerada, o programa também atende a forte demanda por mão de obra especializada na área de tecnologia da informação existente na região de Blumenau. O treinamento é totalmente gratuito para o aluno, incluindo material didático e transporte. Em 2011, 254 jovens foram capacitados e destes 52% já estão inseridos no mercado de trabalho.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

64

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Estande da Cia. Hering no SCMC

Santa Catarina Moda Contemporânea Estimular o desenvolvimento de um ambiente de inovação, design e cultura de moda e influenciar a formação acadêmica em Santa Catarina são valores que fundamentaram a criação do SCMC. O projeto une os grandes players da cadeia da moda do Estado e os alunos destaque dos cursos de Design de Moda para o estudo de novos conhecimentos e linguagens do mercado. São as alianças estratégicas com o Governo (FIESC/SENAI e ABIT/APEX), iniciativa privada e instituições de ensino que possibilitam o sucesso do SCMC ano após ano.

Durante um ano, os estudantes vivenciam o cotidiano das empresas e produzem uma coleção usando os recursos das indústrias. Sua formação é complementada por uma série de eventos, palestras e workshops, oferecidos pelo próprio SCMC. O final da jornada é marcado por um grande evento, onde a academia, indústria e imprensa se encontram para a apresentação das coleções desenvolvidas. WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

65

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social Estande da Cia. Hering no SCMC

Em seus seis anos de existência, já passaram pelo projeto mais de 300 alunos participantes diretos e mais de 1.400 indiretamente (nas palestras e demais eventos), além de mais de 500 colaboradores das empresas. Ao todo, aproximadamente 30.000 pessoas se envolveram e/ou participaram dos eventos do SCMC, principalmente os finais. Para maiores informações acesse o site www.scmc.com.br.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

66

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Apoio ao Esporte Entre os investimentos na área esportiva, destaca-se o patrocínio ao Clube Atlético Metropolitano de Blumenau. Fundado em 2002, o clube alcançou conquistas significativas para a cidade e participa dos torneios de futebol do estado.

O Metropolitano também trabalha com projetos importantes como a “Universidade da Bola”, que atende mais de 500 crianças e adolescentes de 06 a 12 anos no ano de 2011, através de 02 polos em bairros e comunidades carentes de Blumenau e região.

Outra frente importante e de relevância ambiental abraçado pelo clube Metropolitano é o projeto Carbono Zero. No ano de 2011, através do plantio de 600 mudas de árvores, o Metropolitano busca recuperar 98 toneladas de CO² a partir de 2014 proporcionando a recuperação de uma mata ciliar no município de Timbó, em Santa Catarina.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

67

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Parte do time do Metropolitano


Desempenho Social

Associação Desportiva Hering A Cia. Hering também investe nas escolinhas de futebol da AD Hering. Um trabalho importante iniciado em 1995, e que em 2011 beneficiou mais de 200 crianças e jovens de 05 a 14 anos. A Cia. Hering subsidia até 75% do pagamento mensal da AD Hering para os seus colaboradores. O percentual de desconto é analisado a partir do salário de cada colaborador.

E não apenas os esportes coletivos são foco dos investimentos da Cia. Hering. Desde 2009 o ginasta Gabriel Suski Dias, de 16 anos é patrocinado pela empresa. Em 2011 foi campeão individual de Santa Catarina, conquistando sete medalhas, duas de ouro e cinco de prata.

Os resultados expressivos na categoria proporcionaram ao Gabriel a convocação para a etapa seletiva da seleção brasileira.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

69

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Investimento Social A Cia. Hering assume o seu papel de agente de transformação social, tendo como propósito o desenvolvimento sustentável. Em parceria com o SESI, a empresa iniciou o processo de construção da sua Política de Investimento Social Privado, que é caracterizado pelo repasse voluntário de recursos das empresas de forma planejada, sistemática e monitorada, para fins públicos.

Conheça um pouco mais do que já foi realizado:

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

70

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Recursos utilizados através das leis de incentivos fiscais

Ano

Recurso Utilizado

2009

Lei Rouanet Lei Federal de Incentivo à Cultura. FIA Fundo para criança e adolescência.

2010

2011

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

Investimento R$ 354.204,40

R$ 90.000,00

Lei Rouanet Lei Federal de Incentivo à Cultura.

R$1.289.708,38

FIA Fundo para criança e adolescência.

R$ 100.000,00

Lei Rouanet Lei Federal de Incentivo à Cultura.

R$ 1.707.865,02

FIA Fundo para criança e adolescência.

R$ 50.000,00

Fundesporte Lei federal de incentivo ao Esporte.

R$ 150.000,00

71

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Social

Participação em Entidades e Núcleos Empresariais A Cia. Hering participa de diversos núcleos empresariais com o objetivo de compartilhar informações e estabelecer ações em conjunto para melhorias em áreas estratégicas das empresas como Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social e Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

72

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Ambiental


Desempenho Ambiental

A Cia. Hering possui uma Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), que controla todo o consumo de água, energia, combustíveis, tratamento de efluentes e índices ambientais. A CICE tem como objetivo analisar os dados, apontar distorções e propor alternativas para a redução de consumo e melhoria dos índices.

Algumas medidas adotadas para a redução de energia no ano 2011 Implantação de uma nova unidade de produção com máquinas, equipamentos e iluminação de alta eficiência; Aquisição de máquinas de costura com maior eficiência para substituição de equipamentos mais antigos; Instalação de uma máquina de tingir com alta tecnologia e economia de 22% no consumo de água;

Essas medidas garantem que o consumo de energia não cresce nos mesmos níveis da empresa, o que torna a empresa cada vez mais eficiente.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

74

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Ambiental

Combustíveis A Cia. Hering utiliza principalmente a lenha para geração de vapor. Toda a madeira utilizada no processo é de reflorestamento. Através da tecnologia de recuperação de energia desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, a empresa deixa de queimar o equivalente a 520 m³/mês de lenha de reflorestamento. Além da lenha, o gás natural é utilizado para complementar a produção de vapor, reduzindo os impactos ao meio ambiente em relação à emissão de gases.

Energia Elétrica A Cia. Hering utiliza energia exclusiva de PCH (pequena central hidrelétrica) para a Matriz e unidades fabris em Blumenau – SC. PCH é uma usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada é superior a 1 MW e inferior a 30 MW. A principal vantagem em utilizar energia PCH é a redução dos impactos ambientais e a geração descentralizada.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

75

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Ambiental

Consumo de Energia Direta Discriminado por Fonte Primรกria (EN3)

Fonte

Qtde (Gcal)

Percentual

Gรกs Natural

53.410,95

42%

Biomassa Sรณlida

72.553,689

58%

Total

125.964,640

100%

Consumo de Energia Indireta (EN4) Qtde (kW/h)

Percentual

Consumo de Energia PCH

31.625.988,192

85,6%

Consumo de Energia Cativo (REDE)

5.306.928,61

14,4%

Total

36.932.916,800

100%

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

76

RELATร“RIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Ambiental

Biodiversidade A Cia. Hering possui cerca de 8,5 milhões de m² de área nas suas unidades. Para cada 1m² de área construída a empresa possui 49,23 m² de área verde preservada.

As sacolas distribuídas no varejo pela empresa são constituídas de dois materiais: papel certificado pela FSC - Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) e plástico oxibiodegradável. No ano de 2011, o consumo de todos os seus canais de vendas somaram mais de 27 milhões de embalagens, entre sacolas e cartuchos utilizados diretamente nos canais de vendas.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

77

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Ambiental

Efluentes A Estação de Tratamento de Água da Cia Hering implementada em 1990, tem capacidade de tratar 360 m³/hora de água, e depois do processos produtivo o efluente gerado é tradado seguindo parâmetros rígidos de qualidade e volta para o Rio sem causar impacto ao Meio Ambiente.

Água Tratada - Unidade Itororó - M³ Meses

2009

2010

2011

Janeiro

109.907

131.747

172.216

Fevereiro

124.021

131.572

162.900

Março

133.640

146.860

185.449

Abril

131.217

117.390

160.377

Maio

123.930

130.352

188.771

Junho

116.261

115.480

140.521

Julho

134.400

159.850

162.346

Agosto

148.808

156.085

174.286

Setembro

140.063

149.589

146.165

Outubro

144.160

155.683

169.247

Novembro

139.879

158.788

159.340

Dezembro

118.600

123.477

104.073

Total

1.564.886

1.676.873

1.925.691

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

78

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Ambiental

Reutilização de Água Toda água utilizada nos processos de produção da Cia. Hering é tratada antes do seu retorno ao meio ambiente, a meta atual da empresa é reduzir 25% de toda água consumida.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

79

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Desempenho Ambiental

Retirada de Água por Fonte (EN8) Fonte

Qtde (m³)

Percentual

Rios

1.790.517,00

98,5%

Rede Publica

24.123,00

1,3%

Poços Artesianos *(estimativa)

2.660,00

0,1%*

Consumo de Água Total

1.817.300,00

99,9%

Percentual de Água e Volume Total de Água Reciclada e Reutilizada (EN10) Qtde (m³) Consumo de Água Tratada

1.817.300,00

Consumo de Água Reciclada

74.217,000

Consumo de Água Total

1.891.517,00

Total

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

100%

78

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Fundação Hermann Hering

Fundação Hermann Hering Uma Fundação como entidade jurídica, tem existido durante muitos anos nas legislações da maioria dos países, entre eles o Brasil. O que chama a atenção no histórico da Fundação Hermann Hering é justamente uma visão que, desde sempre, esteve presente no DNA da empresa e seus fundadores: Compartilhar benefícios, promover o desenvolvimento social, preservar o patrimônio material e imaterial. Acima de tudo, valorizar as pessoas, que nestes mais de 130 anos de existência da Cia Hering são responsáveis pelo crescimento da empresa e de Blumenau.

A Fundação Hermann Hering foi instituída no dia 3 de fevereiro de 1935, em homenagem ao centenário de nascimento do fundador Hermann Hering. Seu principal objetivo era: Distribuir benefícios, indistintamente e livre de qualquer ônus, a todos os servidores, empregados e operários da Cia Hering.

A Fundação Hermann Hering, foi declarada de utilidade pública pela lei estadual Nº 3.898 de 26 de setembro de 1966.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

81

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Fundação Hermann Hering

A Fundação hoje A Fundação Hermann Hering de hoje em seu estatuto reformulado tem os seguintes objetivos:

• Promoção de ações em prol da cultura e esporte; • Promoção de ações de defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; • Promoção de ações para capacitação e educação; • Promoção de ações em prol do voluntariado; • Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; • Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas neste artigo.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

82

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Fundação Hermann Hering

Principais ações desenvolvidas Auxílio Instrução – Com objetivo de incentivar colaboradores a prosseguir com seus estudos, ampliando assim suas possibilidades de carreira através do conhecimento, a Fundação concede reembolso de 40% sobre os valores pagos por colaboradores da Cia. Hering em cursos de formação, graduação e pós-graduação.

Auxílio Fundação - Auxílio de 20% nas despesas com lentes de Óculos, aparelhos auditivos e medicamentos, para colaboradores com rendimento de até 04 salários mínimos.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

83

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Fundação Hermann Hering

Auxílio Instrução Ano 2009

Colaboradores beneficiados

Auxílio Pós - Graduação

6

Graduação

118

CEJA (Centro de Educação de

Valor

39

R$ 133.055,67

Jovens e Adultos) Ensino Fundamental

10

Idiomas

6

Cursos Técnicos

45

Total: 224 colaboradores

2010

Pós - Graduação

5

Graduação

152

CEJA (Centro de Educação de

32

Jovens e Adultos) Ensino Fundamental Idiomas Cursos Técnicos

R$ 273.968,43 15 10 21

Total: 235 colaboradores

2011

Pós - Graduação

14

Graduação

188

Ensino Fundamental / Médio

4

Idiomas

9

Cursos Técnicos

18

Total: 233 colaboradores

R$ 339.950,98


Museu Hering


Museu Hering

O Museu Hering, inaugurado no dia 22 de novembro de 2010 é um espaço multiuso, criativo, crítico e moderno, que associa a preservação das referências históricas com o conceito de inovação. É um lugar em que a visitação se torna observação e experimentação contadas com muita tecnologia e interatividade. Tem como objetivos construir a ideia de patrimônio industrial, conhecer e analisar a história da indústria têxtil no Vale do Itajaí e Blumenau, refletir sobre moda, hábitos, costumes e empreendedorismo.

As ações destinadas aos visitantes do Museu contemplam aspectos como dinamismo, tecnologia e interatividade que a exposição proporciona. Além de instituições escolares de nível básico, médio e ensino superior, os visitantes espontâneos conhecem um pouco mais sobre a história da família e da empresa ao longo dos seus mais de 130 anos de história. Até 2011, o Museu Hering registrou mais de 9.000 visitantes.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

86

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Museu Hering

Interação Museu e Escolas O objetivo da exposição é proporcionar a integração com o público escolar. Em 2011, mais de 2500 alunos foram recebidos. Entre os temas mais abordados durante as visitas estão: Revolução Industrial, Arquitetura, Imigração, Moda, Evolução Tecnológica, História da Cia. Hering, entre outros.

Visitas de escolas

Escolas de outras cidades Instituições de Ensino Superior de Blumenau WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

Escolas Municipais de Blumenau Escolas Particular de Blumenau

87

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Alunos visitando o Museu Hering


Museu Hering Os professores também são convidados a visitarem o museu antes dos alunos, para que, em parceria com a Equipe interna, possam avaliar os temas a serem trabalhados. Nesta visita antecipada o professor poderá conhecer a estrutura e as atividades educativas destinadas aos alunos no momento da visita. O Museu propõe diversas linhas de pesquisas como Economia, Administração, Engenharia, Arquitetura, História, Antropologia, Sociologia e outras. Isso permite que o Museu seja uma extensão da sala de aula.

Comunidade O Museu está preparado para receber famílias, jovens, idosos e o público espontâneo em geral, todos têm o seu espaço reservado no Museu Hering. A visita garante um dia cheio de diversão, cultura e muita história. O “Domingo no Museu” (projeto que ocorre sempre em um domingo de cada mês) conta com oficinas de diversos temas, mostras de teatro e contação de histórias para animar o final de semana das famílias.

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

89

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Museu Hering Oficinas Domingo no Museu

Data 15/05/2011

Inventando Moda Brincando com música.

19/06/2011

57

Era uma vez... Teatro de Bonecos: O velho lobo do mar

24/07/2011

Público

64

A arte do origami Momento: Senta, que lá vem mais uma história.

21/08/2011

Reciclar brincando Exibição do curta metragem “Fritz”.

25/09/2011

45

34

Customização Apresentação do Coral da AMPE (programação da Primavera dos Museus).

21

Fantoche Criativo 30/10/2011

Escola Pública de Trânsito – Pista educativa (cancelado devido a chuva).

20/11/2011

Guirlandas natalinas.

Total de público nas oficinas

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

16

23 260

90

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Indicadores


Balanço Social 2011

Indicadores Internos - Colaboradores 2009

% sobre FB

2010

% sobre FB

2011

% sobre FB

Alimentação

R$ 5.027.520

0,57%

R$ 7.269.423

0,59%

R$ 9.143.819,42

0,56%

Saúde

R$ 2.694.812

0,31%

R$ 3.585.159

0,29%

R$ 4.071.318

0,25%

R$ 3.052.133

0,35%

R$ 3.903.819

0,32%

R$ 4.778.939

0,29%

R$ 153.573

0,02%

R$ 278.854

0,02%

R$ 339.950

0,02%

R$ 863.940

0,10%

R$ 1.268.872

0,10%

R$ 1.268.872

0,11%

Auxílio creche

R$ 100.924

0,01%

R$ 148.465

0,01%

R$ 185.269

0,01%

Previdência privada

R$ 625.317

0,07%

R$ 627.012

0,05%

R$

0,07%

Condução de Empregados Auxílio Instrução Capacitação e desenvolvimento profissional

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

699.198

91

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Balanço Social 2011

Indicadores do Corpo Funcional Nº de pessoas que trabalham na empresa

2009 5.740

2010 7.939

2011 8.501

Nº de admissões no período

3.173

5.673

6.446

Nº de demissões e saídas no período

2.441

3.610

5.748

Nº de pessoas beneficiadas com o primeiro emprego

562

1.695

1.965

Nº de estagiários durante o período

12

19

18

Nº de pessoas não alfabetizadas

1

Nº de pessoas acima de 45 anos

854

1.028

1.189

Nº de mulheres que trabalham na empresa

3.859

5.647

5.975

Nº de negros que trabalham na empresa

79

111

181

Nº de pessoas com deficiência que trabalham na empresa

87

99

90

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

6

92

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


Balanço Social 2011

Indicadores Externos - Comunidade 2009

% sobre FB

2010

% sobre FB

2011

% sobre FB

Filantropia/doações/ Donativos

R$ 139.924

0,02%

R$ 1.080.097

0,09%

R$ 400.372,00

0,02%

Investimento e incentivos ao Voluntariado / Educação / Capacitação

R$ 7.100

0,00%

R$ 24.000

0,00%

R$ 70.400,00

0,00%

Investimento Esporte

R$ 1.163.453

0,13%

R$ 1.551.870

0,13%

R$ 1.352.500

0,08%

Investimento através de Leis de Incentivo

R$ 354.000

0,04%

R$ 1.389.708

0,11%

R$ 1.908.000

0,12%

WWW.CIAHERING.COM.BR/RELATORIO2011

93

RELATÓRIO SOCIAL 2011 I CIA. HERING


CRÉDITOS Cordenação do Relatório Social Cia. Hering Comunicação Institucional assessoria@hering.com.br

Fotografias

Presidente Fabio Hering

Acervo Cia. Hering págs. 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 16, 19, 20, 25, 46, 47, 48, 49, 51, 53, 55, 61, 62, 65, 66, 88.

Diretor Administrativo Carlos Tavares D’Amaral Gerente de Comunicação Institucional Amélia Malheiros Coordenadora de Comunicação Institucional Ligia Brandt Analista de Comunicação Institucional Bruna José Raimundo Layout e Design Manoella Antonieta Ramos da Silva

Campanhas/Catálogos págs., 6, 21, 22, 23, 24, 32, 59 Charles Steuk págs. 13, 73, 77, 85 Banco de Imagens págs. 11, 12, 27, 39, 45 Divulgação págs. 33, 35


Cia. Hering Rua Hermann Hering, 1790 - Bom Retiro // CEP 89010-900 (47) 3321- 3544 // assessoria@hering.com.br Blumenau-SC // CNPJ: 78.876.950/0001-71 // www.ciahering.com.br

Profile for Cia. Hering

Relatorio Social 2011  

Relatorio Social 2011

Relatorio Social 2011  

Relatorio Social 2011

Advertisement