Page 1

Press Release Casas usadas desvalorizam 2,4% desde o início da crise •

O Índice Confidencial Imobiliário utiliza como amostra a base de dados do site imobiliário LardoceLar.com, que reúne a oferta de mais de 567 mil imóveis de 1.723 empresas de mediação imobiliária.

Lisboa, 06 de Outubro de 2009 – Desde Setembro de 2008, mês em que se despoletou a crise financeira, o Í ndice Confidencial Imobiliário para o Continente desvalorizou 1,8%, sendo essa descida de 1,0% no caso da habitação nova e de 2,4% nos fogos usados. De acordo com este indicador, que afere a valorização da habitação em Portugal, a recuperação que havia sido iniciada em Maio e Junho, depois de os meses antecedentes de 2009 exibirem variações mensais negativas, voltou a ser interrompida em Julho. Neste mês, a valorização mensal da habitação em Portugal Continental caiu 0,5%, sendo mesmo a maior queda sentida em 2009. Os alojamentos novos estiveram sujeitos a uma desvalorização mais forte (de -0,7%), enquanto, nos usados, a variação mensal foi de -0,3% face ao mês anterior. Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), o comportamento foi semelhante ao verificado para o total do mercado em Portugal Continental, embora o ritmo de desvalorização tenha sido menos acentuado. Assim, em Julho a desvalorização mensal da habitação na AML foi de -0,3%, contra os 0,6% de crescimento verificados no mês anterior. No caso do fogos novos, esta variação mensal ficou-se pelos -0,2%, enquanto que nos usados, foi de -0,3% no mesmo mês. O Í ndice Confidencial Imobiliário é a mais longa série sobre imobiliário em Portugal e o seu início remonta a Janeiro de 1988. Trata-se de um indicador de inflação do valor da habitação em oferta no Continente, assentando numa metodologia que contempla procedimentos de ajustamento de qualidade (via estratificação e estimação de preços hedónicos), minimizando o impacto da alteração temporal do mix de oferta. O ICI recorre à informação disponível no portal imobiliário LardoceLar.com, que reunia, no final de 2008, um total acumulado de cerca de 567 mil imóveis, provenientes de mais de 1.723 empresas de mediação imobiliária. Para além do Continente, o índice incide sobre a Área Metropolitana de Lisboa, a Área Metropolitana do Porto, as regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

Sobre a Confidencial Imobiliário

Contactos: Rita Ribeiro | 21.099.53.37 | 93.932.73.86 | comunicacao@ciiberica.com


A Confidencial Imobiliário é uma entidade especializada na produção de estatísticas sobre o mercado residencial. Um dos seus patrimónios é o Índice Confidencial Imobiliário, que conta com uma série de mais de 20 anos, sendo a medida para acompanhar a valorização do mercado habitacional português. A sua credibilidade e independência fazem com que esse índice seja usado e referenciado por entidades como o Banco Central Europeu, o Banco de Portugal e os Ministérios da Economia e das Finanças, para além do sector financeiro, promotores e meio universitário. Na vertente editorial, desde 2006 integra o Grupo Editorial Vida Económica, acentuando o seu perfil enquanto revista técnica, contando com análises estatísticas própria e conteúdos de parceiros de entidades de prestígio como a Abreu Advogados, o IPD – Investment Property Databank, o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, a PricewaterhouseCoopers, o RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors e a ULI – Urban Land Institute.


http://www.data.pt.ci-iberica.com/sites/default/files/OUT_2009_ICI_indice%20Confidencial%20Imobiliar  

http://www.data.pt.ci-iberica.com/sites/default/files/OUT_2009_ICI_indice%20Confidencial%20Imobiliario.doc

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you