Page 1

Press Release Habitação retoma valorização em Junho •

percurso

de

O Índice Confidencial Imobiliário utiliza como amostra a base de dados do site imobiliário LardoceLar.com, que reúne a oferta de mais de 400 mil fogos de 1700 empresas de mediação e promoção imobiliária.

Lisboa, 28 de Julho de 2009 – A valorização da habitação em Portugal Continental retomou um percurso positivo em Junho, após uma série de sucessivas desvalorizações mensais iniciadas em Outubro passado. Em Junho, o Í ndice Confidencial Imobiliário (ICI) apresentou uma variação mensal de 0,5%, depois de em Maio se manter estável nos -0,2%. Este resultado impulsionou a taxa de variação homóloga (que compara o índice de um mês com o índice do mesmo mês do ano anterior), que regressou a terrenos positivos (0,8%) em Junho, após ter ficado nos -0,3% no mês anterior. Já a taxa de variação anual (obtida a partir da comparação dos últimos 12 meses com os 12 meses anteriores) registou uma ligeira contracção de 0,3% em Junho, fixando-se nos 3,1%. O segmento dos fogos novos foi aquele onde mais rapidamente se fez o arranque para o percurso de valorização positiva, com uma variação mensal de 0,5% e que continuou a tendência de crescimento já registada no mês anterior. Neste mercado, a valorização homóloga recuperou para os 2,3% em Junho, face aos 1,0% em Maio. No caso da habitação usada, também se verificou uma recuperação da valorização mensal, mas apenas sentida em Junho último (0,5%). Ainda assim, a variação homóloga, embora registe um desagravamento, continuou em terrenos negativos (-0,2%). No mercado do Algarve, a habitação valorizou, em Junho, 0,5% em termos mensais, mas este valor revela uma queda face ao mês anterior, no qual a variação mensal tinha sido de 0,9%. A valorização homóloga, que em Agosto de 2008 havia atingido os 16,6%, alcançou em Junho de 2009 os -4,1%. Para o mercado da região Norte (de onde se exclui a Área Metropolitana do Porto), o ICI apresentou em Junho uma variação mensal de 0,1%, indiciando uma ligeira recuperação, depois de um elevado ritmo de desvalorizações, que em Março alcançaram mesmo os-2,0%. Como resultado desta performance, a taxa de variação média anual tem vindo a cair de forma progressiva, atingindo em Junho os 1,7%, o valor mais baixo na região nos últimos dois anos. Já na região Centro, o ICI tem apresentado taxas de valorização com menor amplitude, registando, em Junho, uma variação mensal nula. Nos últimos seis meses, a taxa de valorização média anual nesta região oscilou entre 1,2% e 1,5%.

Contactos: Rita Ribeiro | 21.099.53.37 | 93.932.73.86 | comunicacao@ciiberica.com


O Í ndice Confidencial Imobiliário é a mais longa série sobre imobiliário em Portugal e o seu início remonta a Janeiro de 1988. Trata-se de um indicador de inflação do valor da habitação em oferta no Continente, assentando numa metodologia que contempla procedimentos de ajustamento de qualidade (via estratificação e estimação de preços hedónicos), minimizando o impacto da alteração temporal do mix de oferta. O ICI recorre à informação disponível no portal imobiliário LardoceLar.com, que reúne cerca de 400 mil imóveis, provenientes de mais de 1.700 empresas de mediação e promoção imobiliária. Para além do Continente, o índice incide sobre a Área Metropolitana de Lisboa, a Área Metropolitana do Porto, as regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

Sobre a Confidencial Imobiliário Relançada em 2006, pelas mãos da Imoestística, a Confidencial Imobiliário (Ci) comemorou em 2008 o seu 20º aniversário, apresentando duas linhas centrais de negócio. Na vertente editorial, edita a revista Confidencial Imobiliário, direccionada para a divulgação de informação estatística sobre imobiliário e publicada há 20 anos em Portugal, preparando-se para lançar a publicação em Espanha, país onde será editada com a designação de Cuaderno Inmobiliario. No âmbito residencial, através das duas edições, disponibilizará dados do mercado zona a zona, com destaque para Barcelona, Lisboa, Madrid, Porto, Valência e Sevilha. Outra linha de negócio da Ci é a produção estatística. Desde 1988, em Portugal, produz e divulga dados estatísticos, destacando-se o Índice Confidencial Imobiliário para o Continente e o recentemente lançado para o Concelho de Lisboa, que acompanham a evolução da valorização da habitação em Portugal e neste último mercado em concreto. Além do Índice, a Ci detém, em Portugal, o único sistema de informação que trata preços reais de venda residencial, o SIR, que agrega uma pool de cerca de 100 promotores e mediadores imobiliários. Produz ainda estatísticas de habitação e promoção, beneficiando da relação protocolada com entidades como o LardoceLar.com e a ADENE. A Ci está ainda presente na internet através do sítio www.ci-iberica.com, onde disponibiliza acesso online a toda a sua gama de produtos e serviços.

http://www.data.pt.ci-iberica.com/sites/default/files/JUL_2009_ICI_Habitacao%20retoma%20percurso%20d  

http://www.data.pt.ci-iberica.com/sites/default/files/JUL_2009_ICI_Habitacao%20retoma%20percurso%20de%20valorizacao%20em%20Junho.doc

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you