Issuu on Google+

Os pedidos de exames mamográficos, quer de Rastreio, quer de Diagnóstico, têm aumentado a nível mundial. Constata-se que há uma preocupação crescente pela saúde em geral e, neste caso, da mulher, em particular. O papel do Técnico de Radiologia na realização deste exame é muito importante.

LEMBRE-SE… Não se esqueça nunca que trabalhamos para o seu bem-estar.

UNIDADE DE MAMOGRAFIA As decorações das paredes desta sala foram efectuadas por alunos da Escola E-B 2-3 de Soares dos Reis do 6º H no Ano Lectivo 1995-96.

2010


MAMOGRAFIA O que é? É o exame radiológico da mama eficaz e seguro, que permite localizar lesões muito pequenas. Para que serve? Serve para localizar lesões em fase inicial de doença, permitindo assim uma rápida actuação no seu tratamento. Quando se deve fazer? Deve-se fazer: A sala da mamografia é uma das salas de trabalho do nosso Serviço. Não é grande, mas é colorida, simpática e acolhedora. Senão veja…

-Por Rastreio. -Sempre que o exame clínico indique. -Em casos de antecedentes familiares.

Como se faz? Por norma realizam-se duas incidências para cada mama. É essencial uma compressão em toda a glândula mamária para uma melhor visualização dos tecidos. ESQUEÇA O DESCONFORTO!!! Se a compressão não for a ideal o Técnico não obterá imagens elucidativas para dar ao clínico o número suficiente de informações para um bom diagnóstico. Em algumas situações pode haver necessidade de recorrer a outras incidências ou até mesmo a outros exames (ecografia, ressonância, biópsia).

Este exame demora em media 20 a 25 minutos.


Mamografia