DEZEMBRO 2021
SABERES Naturopatia ESSÊNCIAS florais NATAL naturopático BEM-ESTAR e contato com a terra ARTRITE ajuda natural EU SINTO em 38 essências NATUROPATASDOBRASIL.ORG
BEM-VIVER EM 2022
Revista
TALASSOTERAPIA OBESIDADE muito além da alimentação
100 naPALAVRAS fitoterapia
NATUROPATHY HEALTH WELLNESS BEAUTY LIFE FOOD
CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO
Eu sinto em 38 essências Aline Ometto
Obesidade: muito além da alimentação Carolina Caro
Bem-estar e contato com a terra Eugenia Reboll
Talassoterapia: uma aliada no bem-estar Federico Rey Fernández
Essências florais para um bem-viver Flavia Banchieri
Bem-viver em 2022
Gaby Bueno
100 palavras na Fitoterapia
Janaína Oliveira
Artrite: ajuda natural Juan Herrera
Natal naturopático Leonor Vilela
WWW.NATUROPATASDOBRASIL.ORG
Editorial de Naturopatia, saúde holística, bem-estar e beleza Produção executiva Chris Buarque
Revista
SABERES Comunidade Brasileira de Naturopatia
Naturopatia
Versão digital da revista no site: www.naturopatasdobrasil.org PARA PUBLICIDADE E-mail: naturopatasdobrasil@gmail.com ENTRE EM CONTATO Celular: 55 (11) 97123 0252 São Paulo- Brasil
@naturopatasdobrasil naturopatasdobrasil www.youtube.com/naturopatasdobrasil naturopatasdobrasil@gmail.com
Certificación Internacional
Naturopatas do Brasil
Naturopatía AZUL
Naturopatas do Brasil
Cruelty free
www.naturopatasdobrasil.org Todos os Direitos Reservados. NATUROPATHY HEALTH WELLNESS BEAUTY LIFE FOOD
Edição dezembro 2021 Distribuição gratuita
Revista
SABERES Naturopatia
Editorial
Chegamos à edição de dezembro com uma grande vontade de falar sobre o bem-viver. Nós acreditamos que envolve principalmente ser bom. Tanto para si como para os demais. Essa é uma palavra que diz muito a respeito da saúde holística e de tal forma que poderia minimizar muito do sofrimento nas mais diferentes etapas da vida. A proximidade do Natal nos traz muito desse sentimento: uma vontade enorme pelo melhor, que envolve saúde, bemestar, compromissos, propósitos, virtudes, amizade, respeito, prosperidade e uma paz interior que permita contemplar qualquer coisa que integre beleza e harmonia ao espírito. Desejamos que possamos ser bons juntos, para o bem-viver tornar-se parte da rotina. @chris_buarque
Diretora de conteúdo
Revista
SABERES Naturopatia
EU SINTO 38 essências
Por: Aline Ometto
sotnemitnes
em
Revista
SABERES
EU SINTO
Naturopatia
MIMULUS: para medos conscientes que sabemos nomear e timidez. ASPEN: para medos indefinidos. CHERRY PLUM: para esgotamento nervoso. RED CHESTNUT: para preocupação exagerada com quem amamos. ROCK ROSE: para momentos de terror e pânico. CERATO: para quando duvidamos de nossas decisões.
SCLERANTHUS: para quando temos dificuldades de decidir entre duas situações. GENTIAN: para quando nos sentimos com desânimo. GORSE: para quando perdemos a esperança e desistimos de lutar. HORNBEAM: para quando nos falta a energia da rotina. WILD OAT: para saber que caminho seguir na vida. CLEMATIS: para quando os pensamentos estão no futuro. HONEYSUCKLE: para quando vivemos no passado.
s ot n e mit n e s
Revista
EU SINTO
SABERES Naturopatia
WILD ROSE: para quando nos tornamos apáticos e resignados demais. OLIVE: para quando ficamos esgotados após intensa sobrecarga. WHITE CHESTNUT: para quando sofremos com pensamentos fixos. CHESTNUT BUD: para quando repetimos os mesmos erros continuamente. MUSTARD: para momentos de tristeza profunda e melancolia sem uma causas conhecidas.
WATER VIOLET: para quando nos isolamos. IMPATIENS: para quando estamos impacientes demais. HEATHER: para quando precisamos constantemente da atenção dos outros. AGRIMONY: para quando demonstramos uma falsa alegria. CENTAURY: para quando nos permitimos sermos dominados por outras pessoas. WALNUT: para as dificuldades de adaptação às mudanças da vida.
s ot n e mit n e s
Revista
SABERES
EU SINTO
Naturopatia
HOLLY: para quando somos tomados por sentimentos fortes ódio, inveja e ciúmes. LARCH: para quando não confiamos em nossa capacidade. PINE: para os sentimentos de culpa e auto reprovação por nossos atos. ELM: para quando sentimos que não daremos conta da sobrecarga de obrigações da nossa vida. SWEET CHESTNUT para um estado de desespero mental. STAR OF BETHLEHEM: para quando sofremos por choques e traumas. WILLOW: para quando estamos ressentidos. OAK: para quando não respeitamos os nossos limites. CRAB APPLE: para quando nos sentimos impuros.
s ot n e mit n e s
Revista
SABERES
EU SINTO
Naturopatia
CHICORY: para quando não nos sentimos compensados por todo afeto dado. VERVAIN: para quando estamos muito eufóricos e obsessivos por convencer a alguém. VINE: para quando somos dominadores, autoritários, cruéis conosco e com os outros. BEECH: para quando estamos intolerantes e críticos demais. ROCK WATER: para quando temos uma auto exigência exagerada. RESCUE: para situações emergenciais. Resgate. Composto por 5 outros florais. @alinec.ometto Naturopata Membro colaboradora da Comunidade Brasileira de Naturopatia.
s ot n e mit n e s
Revista
SABERES Naturopatia
OBESIDADE muito além da alimentação Por: Carolina Caro
Revista
SABERES
OBESIDADE
Naturopatia
Em 2010, a OMS declarou a obesidade uma pandemia. Em 2016, 39% da população adulta mundial estava acima do peso. O confinamento e o impacto psicológico da Covid-19 em todo o mundo causaram um aumento nos níveis de obesidade mundiais. Mas a causa disso é apenas uma dieta inadequada ou há mais agentes envolvidos? Estudos epidemiológicos detectaram na população uma série de fatores associados à obesidade, entre os quais se destacam idade, sexo, raça, alimentação pouco saudável, sedentarismo, fatores socioculturais, comportamentais e genéticos, medicamentos, entre outros. Ponha de lado o velho pensamento de que foi apenas por falta de vontade de "parar de comer". Felizmente, a ciência está avançando nessa frente, e as descobertas mais recentes indicam que não engordamos comendo mais, mas comemos mais porque nosso cérebro, por vários motivos, decide que devemos engordar. A chave está em um hormônio chamado leptina, descoberto muito recentemente, em 1994.
Revista
SABERES Naturopatia OBESIDADE A leptina promove a redução da ingestão de energia por meio do sinal de saciedade no cérebro. O hormônio estimula o "lipostato hipotalâmico" enviando um sinal de que há tecido adiposo suficiente, causando, portanto, uma redução na ingestão alimentar e um aumento no gasto energético. As concentrações de leptina estão relacionadas ao IMC (índice de massa corporal) e seu aumento sugere a existência de resistência à leptina como causa da obesidade.
Revista
SABERES
OBESIDADE
Naturopatia OBESIDADE
Porém, a leptina não é liberada apenas pelo tecido adiposo, sabe-se que também pode ser produzida no estômago. A leptina armazenada pelo estômago é rapidamente liberada em resposta à alimentação, o que torna possível atribuir à leptina um papel mediador do efeito saciador da colecistocinina, o mais representativo e conhecido dos peptídeos secretados pelo trato digestivo durante a alimentação, e da saciedade peptídeos digestivos. Junto a isso, a microbiota intestinal (comunidade de microrganismos vivos residentes no trato digestivo), que regula amplamente a imunidade inata e adaptativa e influencia as respostas locais e sistêmicas, pode influenciar a inflamação crônica associada à obesidade. Então, o que fazemos para controlar o sobrepeso e a obesidade? Vamos ativar a leptina e fortalecer a microbiota intestinal. Para isso, você deve levar em consideração:
Revista
SABERES
OBESIDADE
Naturopatia OBESIDADE
1. Diga não aos carboidratos simples e refinados, pois promovem a resistência à insulina e interferem na produção de leptina. 2. Reduza a ingestão de adoçantes, sacarose, frutose, estes inibem os receptores de leptina e não podem cumprir sua função. 3. Inclua proteínas em seu café da manhã. Isso mantém seus níveis de leptina bons desde o início do dia, fazendo você se sentir mais satisfeito e por mais tempo. 4. Tome um suplemento de ácido graxo ômega-3 para aumentar a sensibilidade do seu corpo à leptina, tornando-o mais receptivo a ela. Acima de tudo, evite os ômega-6, pois eles promovem a inflamação e reduzem os níveis de leptina. 5. Faça uma dieta balanceada para manter os níveis de leptina em sua concentração ideal. Bem, a leptina está intimamente relacionada ao controle de peso e à insulina. A dieta ideal é rica em gordura insaturada, moderada em carboidratos de índice glicêmico favorável, moderada em
Revista
SABERES
OBESIDADE
Naturopatia OBESIDADE
proteína magra e baixa em frutose. Isso reduz os triglicerídeos e equilibra a saciedade. Seguir uma alimentação saudável e balanceada garante mudanças na microbiota intestinal e benefícios na manutenção da saúde. 6. Consuma pelo menos 25g de fibra diariamente. Alimentos ricos em fibras mantêm a saciedade e fornecem vitaminas e minerais interessantes. 7. Coma alimentos ricos em zinco. Foi demonstrado que as pessoas com deficiência de leptina geralmente também são deficientes em zinco. 8. Evite lectinas, antinutrientes encontrados em vegetais crus e grãos inteiros, especialmente trigo e milho. Se você laválos bem e cozinhá-los ou fermentá-los, as lectinas são reduzidas. São proteínas que se ligam aos carboidratos, alteram a microbiota e promovem resistência à leptina. 9. Aprenda a relaxar para reduzir os níveis de estresse, que ativam o cortisol, um hormônio que reduz os níveis de leptina e promove a resistência à insulina e a obesidade.
Revista
SABERES Naturopatia OBESIDADE
10. Durma pelo menos 7-8 horas, pois o sono regula os níveis de leptina. 11. Faça exercícios, de acordo com sua capacidade aeróbia e física, de preferência no período da tarde. Acima de tudo, saia de casa, sinta o ar puro e os sons da natureza. Tire os sapatos e ande na grama. @naturopatia_rm Naturopata.Sócia ativa da ONG Naturópatas para Chile. Diretora de HispanaturaTV.
Revista
SABERES Naturopatia
BEM-ESTAR
e contato com a terra Por: Eugenia Reboll
Revista
SABERES Naturopatia
Bem-estar é definido como um estado de harmonia nos nossos campos físico, mental e espiritual. É um “estar bem” no momento presente, em todos os aspectos da vida, e depende dos valores e percepções que cada um tem. Para alcançar esse estado, é preciso se sentir bem consigo. Com o próprio corpo, com as emoções, relacionamentos e realizações. No mental e no social.
Revista
SABERES
BEM-ESTAR e contato com a terra
Naturopatia
Os diferentes componentes do bem-estar incluem um corpo saudável, bom estado da mente, um habitat confortável e seguro, um grupo social ao qual se está integrado de forma satisfatória, uma renda econômica percebida como adequada e um estado emocional estável e otimista. Quando se trata de melhorar o bem-estar das pessoas, geralmente é dada muita ênfase à saúde. É natural que os temas dieta, exercícios, vida social, técnicas mente-corpo e muitos mais sejam levados em conta. Mas há um fator que influencia o bem-estar pessoal que muitas vezes não é mencionado: nosso equilíbrio eletromagnético. Não nos lembramos de que somos seres que sofrem influência eletromagnética. Que o cérebro e toda a rede que compõe o sistema nervoso, além do coração, funcionam gerando um campo eletromagnético que deve vibrar adequadamente. E que, além disso, deve estar em ressonância com o campo eletromagnético de nossa mãe Terra.
Revista
SABERES
BEM-ESTAR e contato com a terra
Naturopatia
Para que possamos ressoar nosso campo eletromagnético com o da Terra, devemos estar frequentemente em contato com ele. Mas como? Caminhar descalço é uma maneira. De preferência na própria terra ou na grama. Se ela estiver úmida, melhor. Com banhos de mar. Deitar na areia da praia. Mesmo abraçando uma árvore, nós nos conectamos. Mas muitas vezes nos isolamos do contato direto com a Terra por muito tempo e isso resulta em problemas de saúde. Vivemos isolados (eletricamente falando) através da sola de nossos sapatos e das roupas que vestimos. A cada dia há mais evidências científicas que mostram que muitos problemas de saúde podem ser devido à nossa "desconexão" com a Terra. E quando falo sobre problemas de saúde, me refiro a doenças como dores crônicas, artrite, alergias, insônia, obesidade, fadiga, problemas imunológicos, hipertensão e muito mais.
Revista
SABERES
BEM-ESTAR e contato com a terra
Naturopatia
Por outro lado, devemos destacar o fato de que a tecnologia facilitou a vida em muitos aspectos, mas também trouxe problemas em relação à presença de campos eletromagnéticos artificiais. Torres de alta tensão, antenas repetidoras de micro-ondas para telefones celulares, fiação interna em edifícios e até mesmo aparelhos elétricos ao nosso redor emitem campos eletromagnéticos artificiais. Na verdade, estamos rodeados por campos eletromagnéticos e não os percebemos. Quando estamos desconectados da Terra, os sistemas elétricos de nossos corpos são interrompidos e a saúde se deteriora. Apenas os campos eletromagnéticos naturais são saudáveis. Por este motivo, é recomendável, por um lado, evitar tanto quanto possível a exposição a campos eletromagnéticos artificiais e, por outro, conectar-se à Terra com a maior frequência possível. É uma forma de aumentar o bem-estar que devemos começar a levar em consideração.
Revista
SABERES Naturopatia
Recomendações: - Ande descalço sempre que
BEM-ESTAR possível. Em terra, grama, areia, e contato com a terra
pisos não cobertos com isolantes elétricos, como madeira, plástico, tapetes etc. - Morar e trabalhar longe das torres e antenas da rede de telefonia móvel e linhas de alta tensão, bem como das usinas geradoras de energia elétrica. - Use o celular o mínimo possível. Caso precise falar por alguns minutos, recomenda-se o uso de fones de ouvido para evitar que o dispositivo fique muito tempo próximo ao crânio. - Crianças menores de 3 anos NUNCA devem usar telefones celulares. As ondas destes passam facilmente pelo seu crânio de orelha a orelha.
Revista
SABERES
BEM-ESTAR e contato com a terra
Naturopatia
- Não mantenha o telefone celular próximo ao corpo por muito tempo. Não é recomendável carregá-lo no bolso, na cintura ou entre os seios. - Remova os equipamentos elétricos e eletrônicos, como TV, computadores, rádios despertadores etc. dos quartos. Se isso não puder ser feito, eles devem ser desconectados antes de dormir. - Para uma experiência relaxante e promotora de bem-estar, recomendo (se o tempo permitir), deitar no chão (sem tapetes, madeira ou plástico), com pouca roupa. Que a cabeça e a maior parte do corpo estejam em contato direto com o solo, assim como as solas dos pés, para os quais os joelhos são levantados o suficiente. Fique descansando em silêncio por pelo menos meia hora. Se for feito antes de dormir, pode ajudá-lo a adormecer e melhorar a qualidade do sono. E se aproveitar o momento para praticar meditação ou ouvir música relaxante, certamente será uma experiência de bem-estar que desejará repetir com frequência.
@eugeniareboll
Naturopata e delegada internacional da ANNCH (Associação de Naturopatas de Chile)
Revista
SABERES
TALASSOTERAPIA
Naturopatia
Uma aliada no bem-estar Por: Federico Rey Ramos
Revista
SABERES Naturopatia
TALASSOTERAPIA A Talassoterapia é um método terapêutico que utiliza o clima e o meio marinho: a água, algas, lamas e outras substâncias extraídas do mar como alternativas naturais para alguns males. Hipócrates (o pai da medicina de 460 a 370 a.C.) já o recomendava. O mundo marinho é o ecossistema mais importante do planeta, já que suas águas ajudam a preservar a saúde, pois reconstituem os minerais do corpo humano. A água do mar contém 83 elementos dos 118 elementos da tabela periódica, que estão presentes no organismo, além de vitaminas e microrganismos que liberam substâncias antimicrobianas e hormonais. A pele humana absorve todas essas substâncias e se beneficia delas. É utilizada na China para tratamentos médicos há mais de 4 mil anos. O imperador Fu-Shi, pai da medicina marinha (2.500 anos a.C.), recomendava beber água da praia, consumir algas e sais para recuperar e manter a saúde.
Revista
SABERES Naturopatia
TALASSOTERAPIA O pesquisador francês René Quinton descobriu que os componentes da água do mar eram os mesmos das células do corpo, sendo muito semelhantes ao plasma sanguíneo. A água do mar, graças à sua rica quantidade de componentes como Iodo, Zinco, Potássio, Magnésio, oligoelementos, sais minerais etc., oferece excelentes benefícios para o corpo. A Talassoterapia combina três meios: o principal é a água do mar, onde existe uma extensa vida marinha nas comunidades e composta por mais de 92 elementos pertencentes à tabela periódica e inúmeros sais minerais, oligoelementos essenciais ao homem. Os raios ultravioleta são necessários para a desbacterização e manutenção da água e o clima marinho favorece sua penetração no corpo, dependendo da altitude em relação ao nível do mar. A água do mar tem propriedades físicas (temperatura), químicas (salinidade) e mecânicas (pressão ou compressão no corpo) que estão em osmose com a atmosfera oxidativa.
Revista
SABERES Naturopatia
TALASSOTERAPIA O mar possui grande concentração de minerais e oligoelementos e as algas são os carregadores dos minerais a serem transferidos ao corpo, em pequenas quantidades, pela pele. Alguns dos benefícios que a Talassoterapia traz: • Ação antibiótica e antisséptica da pele humana, facilitando a cicatrização de feridas. O Zinco, o Iodo, o Potássio e os oligoelementos presentes na água fazem dela uma grande “aliada” para a pele e para o corpo. • O banho de mar melhora os problemas de pele como psoríase, acne, ajuda a eliminar toxinas e outras doenças da pele. • Limpa as passagens nasais e vias aéreas, por isso muito recomendado para pessoas com sinusite. Para pessoas com problemas respiratórios, é recomendável respirar a brisa do mar e tomar banho na praia, pois a água salgada ajuda os pulmões a eliminar todas as toxinas ou elementos estranhos. Ir para o mar é um excelente remédio em casos de tosse com catarro, resfriados e outras doenças mais graves.
Revista
SABERES Naturopatia
TALASSOTERAPIA • Desintoxica o corpo. Beber água do mar beneficia o intestino grosso, desintoxica o corpo e melhora as defesas. Neste caso, falamos de águas salinas de mares profundos e gelados em razão da contaminação de alguns ambientes marinhos. • Atua como relaxante muscular, enquanto massageia todo o corpo. Flutuar no mar ou nadar entre as ondas serve para relaxar os músculos devido ao iodo, que por sua vez favorece a recuperação de certas lesões. Ideal para quem está em reabilitação ou pós-operatório.
Revista
SABERES Naturopatia
TALASSOTERAPIA • Alivia a dor reumática típica, como artrite ou osteoartrite. • Contendo magnésio, a água do mar ajuda a acalmar e eliminar a ansiedade. Passar alguns dias na praia de forma tranquila, longe dos centros urbanos, é uma terapia recomendada para quem sofre de distúrbios nervosos, insônia, depressão, estresse leve ou severo. Um conselho: fique na água por 15-20 minutos para permitir que a pele absorva seus elementos benéficos e depois deixe-a secar ao vento. Outras aplicações terapêuticas são: • Com Hidromassagem: A ação controlada dos jatos de água pressurizada do mar e ar é aplicada em uma banheira de água marinha, muito eficaz na drenagem vascular e nos efeitos na massa muscular. • As algas e lamas do mar completam com eficácia a ação terapêutica da água do mar devido ao seu aporte de todos os oligoelementos que aceleram os processos de troca de substâncias.
Revista
SABERES Naturopatia
TALASSOTERAPIA •A aplicação de algas marinhas (algoterapia) realiza-se diretamente através de diferentes técnicas (banheiras, massagens subaquáticas, envolvimentos, cataplasmas). E lama marinha (fangoterapia ou peloterapia) em certas partes do corpo com a particularidade de agregar ao efeito físico, o efeito térmico devido à sua capacidade de manter a temperatura (quente e fria) dependendo da patologia a ser tratada. Ressalta-se que na Talassoterapia a Fisioterapia entra em cena, visto que em muitas de suas técnicas são utilizados movimentos guiados e direcionados para a recuperação motora, proporcionando grande sensação de bem-estar. Portanto, se o mar estiver próximo, recomendo a você que aproveite de todos os seus benefícios. @federicoreyfernandezramos Naturopata de México
Revista
Revista
SABERES SABERES Naturopatia Naturopatia
ESSÊNCIAS FLORAIS PARA UM BEM-VIVER Por: Flavia Banchieri
PARA TER CLAREZA "Para despertar ou potencializar nossa intuição, temos flores fantásticas como Angélica e Califórnia poppy."
Revista
SABERES Naturopatia
Conquistar um estado de bemviver é uma decisão. Depende muito de nós mesmos alcançarmos o equilíbrio necessário para desfrutarmos da vida de maneira relaxada, distendida. Para uma vida plena e saudável, o primeiro passo é identificarmos tudo o que nos faz sentir bem em todos os níveis (mental, físico, emocional e espiritual) e, claro, também tudo o que nos faz mal, para que possamos eliminar de nossa vida. Ao mesmo tempo, é fundamental criar um espaço, pode ser até um pequeno lugarzinho da sala.
Revista
SABERES Naturopatia
O ser humano tem a capacidade de criar o “seu próprio paraíso na terra”, só é questão de vontade. Também precisamos escutar a nossa alma e o que diz o corpo físico para entender e cobrir as necessidades do nosso organismo e ajudá-lo a funcionar bem: Tenho sede? Tenho fome? Preciso dormir? Algo muito importante é pensar e falar sempre de forma positiva, já que nossas células reagem de acordo com nossos pensamentos e palavras. Recordemos que o verbo é criador. E mediante as essências florais, podemos colaborar para assimilar os nutrientes, as vitaminas, os minerais e mantermos assim o equilíbrio e a saúde. Temos muita variedade de flores e diferentes sistemas florais, mas agora eu vou sugerir aquelas que aportam melhores resultados para este tema. As melhores essências para assimilar nutrientes são Amaranto (quando a falta destes é gerada por altos níveis de estresse), Achicoria (no caso de debilidade, pessoas em convalescença ou dietas muito restritas e também no caso de bulimia), Chestnut bud (devido a mau hábitos na alimentação ou por
Revista
SABERES Naturopatia
de excesso de trabalho ou estudos, excepcional na
não assimilar as
época de preparação de
aprendizagens da vida) e
exames). Se necessitar
Hinojo (por problemas
vitamina D, especialmente
digestivos). Para assimilar
durante e depois da
rapidinho as vitaminas, beber
pandemia, Girassol e Pino,
essência floral de Olmo (por
são indispensáveis. Para
excesso de esforço),
assimilar a vitamina E,
Achicoria (por problemas
temos o Granado e
intestinais) e Manzanita (por
Zarzamora. Ao mesmo
desordem alimentar devido à
tempo, o corpo precisa de
anorexia ou bulimia).
outros nutrientes, tais como
Para problemas mais
Magnésio que o
específicos, sugiro mais
incorporamos com Borraja.
pontualmente: para assimilar
Para assimilar Zinco Borraja
a vitamina A, temos
e Granado são excepcionais.
Membrillo (quando temos
Para assimilar o Cálcio,
muitas atividades na casa, o
temos Girassol, uma flor
trabalho, os filhos…). Para
incrível no caso de
assimilar a vitamina B, temos
osteoporose, raquitismo, em
Artemísia (ajuda até em caso
todos os transtornos
Revista
SABERES Naturopatia
Neste caso oferecemos
degenerativos da coluna
falta no corpo é sal, temos
vertebral como escolioses, cifoses ou lordoses. Para problemas com a glicose, temos uma boa solução à mão com a essência da flor da Banana. Para necessidade de Ferro, temos a essência de Granado ou Zarzamora. E, para as pessoas com falta de minerais, indicamos Achicoria. Outro problema muito comum, por exemplo, nas pessoas que decidem tornarse vegetarianas é que a princípio elas não sabem como obter proteínas.
Amaranto e Borraja. Se o que uma maneira natural de aportar ela ao organismo com a flor de pêssego. E outro tema cada vez mais comum é a falta de iodo, e não só nas pessoas com problemas das glândulas tireóides, então temos Borraja e Membrillo. Em outra ordem de coisas, se tem baixo peso por enfermidade, má alimentação ou desnutrição, sem dúvida indicamos Madreselva. Por outro lado, temos também maravilhosas essências florais para
Revista
SABERES Naturopatia
conquistar o bem-viver de diferentes maneiras. Comentarei algumas: Sempre é fundamental conectar com a alegria, o riso, o desfrute, o prazer, a criatividade e a diversão, porque nesse estado tudo muda para melhor em nossa vida. Então apelamos às propriedades de Alegria (para ter alegria de viver), Sálvia (para estimular o sorriso), Zinia (para conectar com nossa criança interior e a nossa parte lúdica), Lourol (para sentir felicidade com as pequenas coisas da vida diária), Limão (para ter sempre bom humor), Indian Paintbrush (para despertar a criatividade) e Lírio (para a inspiração). Outro assunto importante é fortalecer sempre o sistema imunológico e, para isso, temos excelentes flores como: Manzano (flor antibiótica por excelência), Palán-Palán (ajuda em problemas respiratórios), Pensamento (evita enfermidades virales), Alho (para combater infecções frequentes), Equinácea (reforça o sistema imune) e Albahaca (trabalha sobre a medula limpando e tonificando o sangue).
Revista
SABERES Naturopatia
Temos que lembrar também da importância de ter um descanso reparador, então no caso de insônia e estresse, temos Chamomilla Roble (que lembra ao corpo o descanso que necessitamos) e Valeriana (insônia por preocupações). Se desejamos acordar cada dia com energia e vitalidade, pela manhã bebemos essência de Castanho vermelho (revitalizante) ou Borraja (ativa a adrenalina). E quando voltamos ao nosso lar e desejamos relaxar, temos Dalia (melhora as posturas), Olmo (elimina todas as dores) e Cepilho de Botelha (flexibiliza o corpo). Para ter paz mental constante, temos Mburucuyá, que distende a tormenta mental e elimina os pensamentos repetitivos que esgotam nossa mente sem sentido. E para viver num estado de paz emocional, nada melhor que Liquid Âmbar (para ter certeza que tudo estará bem) e Ciruelo (para conectar com nossa paz interior e descer a sabedoria do céu à terra). Também podemos utilizar cremes e géis com essências florais. São incríveis: Lavanda, Rosas e Violetas. E agora, chegou a melhor parte: as essências florais para proteger e potencializar nossos sentidos.
Revista
SABERES Naturopatia
em geral) e Water violet (em
Para todo tipo de problema
caso de cegueira). Para
na visão, temos Capuchina
desfrutar do tato,
(miopia), Eufrásia (excelente
protegemos nossa pele com
para todos os transtornos da
Aloe (para regenerar as
visão), Chestnut bud (ajuda a
células). E, se estamos
assimilar a informação que
perdendo o olfato,
chega através dos olhos),
Salsaparrilha (limpa o nariz),
Cenoura (glaucoma e
Jasmin branco (especial para
especialmente a parte
problemas olfativos e as
elétrica do olho e o globo
mucosas respiratórias) e
ocular), Hornbeam (para a
alface (para regular).
pressão ocular) e Rosa-
Também necessitamos do
branca (para úlceras de
paladar e para isso, temos
córnea, cegueira repentina
Pimenta (para estimular as
ou canais lacrimais secos).
papilas gustativas). Ao nível
Para qualquer problema na
mental, se precisamos de
audição, temos Heather
mais lógica e sentido
(elimina zumbidos), Clematis
comum, temos Aromo (para
(para transtornos auditivos,
concentração), Jacarandá
Revista
SABERES Naturopatia
(para o raciocínio), Cebola (raciocínio) e a Cenoura para objetividade). Para despertar ou potencializar nossa intuição, temos flores fantásticas como Angélica e Califórnia poppy. Mas também é fundamental pensar sobre qual hemisfério cerebral desejamos potencializar. Para o esquerdo, temos Limão e, para o direito, temos Castanho branco; ; e para equilibrar os dois hemisférios cerebrais, podemos fazê-lo com Chestnut bud ou Scleranthus. "Aproxima-te ao mundo natural e desfruta dos benefícios que a Natureza oferece".
E para ter em conta todos os aspectos, se temos problemas com a sexualidade, também temos flores altamente afrodisíacas que podem ajudar: Malva (para baixa libido) e Hibisco (para a apatia sexual). Para finalizar, eu sugiro que você consulte sempre o seu naturopata de confiança. A Naturopatia tem muitas técnicas terapêuticas e ferramentas naturais para ajudar você a alcançar o equilíbrio que tanto procura e o estado de bem-viver que merece. @banchieriflavia Naturopata e delegada internacional da ANNCH (Associacão de Naturopatas de Chile) Membro colaboradora da Comunidade Brasileira de Naturopatia
Revista
SABERES Naturopatia
BEM-VIVER EM 2022
Por: Gaby Bueno
Revista
SABERES Naturopatia
O QUE SERÁ SEU BEM-VIVER EM 2022?
Final do ano traz muitas reflexões, avaliações e análises. Mais do que isso, traz uma imensa vontade de ressignificar tudo e fazer um ano novo melhor. Para muitos, esse novo ano terá um ar de renascimento, para outros um desejo de recomeço, com direito a melhorias, para outros uma imensa vontade de resgatar o que 2 anos de pandemia deixou para trás. Cuidar da saúde, corpo e alma, nunca esteve tão em evidência. A busca pela longevidade saudável se tornou prioridade para muitas pessoas. E se você é uma dessas pessoas que está em busca de um novo e melhor estilo de vida para o próximo ano, mais equilibrado, saudável e feliz, fique atento a estes 4 passos a seguir: - Cuide da sua alimentação seguindo uma regra bem simples: “se foi o Papai do céu quem fez, está excelente. Se foi o homem quem fez, avalie”. Aposte numa alimentação mais natural possível, reduza os industrializados, fique atento a sua água e a procedência dos alimentos que consome.
Revista
SABERES Naturopatia
O QUE SERÁ SEU BEM-VIVER EM 2022?
- Mantenha-se em movimento: sedentarismo precisa ficar no passado! Priorize um horário para se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Escolha uma modalidade que você goste, que te faça feliz. Assim será mais fácil se manter motivado e disciplinado. - Durma bem: mínimo de 7, máximo de 9 horas, essa regra serve para todos. Um sono de qualidade irá beneficiar seu corpo e sua mente mais que qualquer outra terapia ou tratamento que você possa fazer. Um boa noite de sono desintoxica, regenera e revigora. - Atenção aos pensamentos: "mente sã corpo são", diz um sábio ditado! Invista na gratidão, meditação, oração, contemplar o belo e muita, muita risada. O manejo do estresse e um estilo de vida descontraído podem trazer a leveza que sua mente precisa para fazer melhores escolhas em todos os campos da vida. Para que uma mudança de hábitos seja eficaz e concreta, é necessário um plano de ação realístico, com metas que você consiga realizar, sem radicalismos e fantasias ou estará fadado ao fracasso.
Revista
SABERES Naturopatia
O QUE SERÁ SEU BEM-VIVER EM 2022?
Não tem ninguém melhor do que você para conhecer seus limites. Aposte em uma transição tranquila e gostosa, onde você obtém melhorias contínuas com o passar dos meses e se empodera a cada meta conquistada. Dica de ouro: jamais se compare aos outros, a comparação traz insegurança e frustração. Acredite que cada um tem sua própria história e um caminho a trilhar únicos. E nunca se cobre demais pelos resultados rápidos, aproveite cada passo da jornada e celebre cada pequena conquista, só você saberá o quão fácil ou difícil foi chegar até lá, valorize! E que venha 2022, com gosto de renovação, de esperança, de recomeço. E que você possa cuidar ainda melhor dessa grande dádiva que Deus lhe deu: A VIDA! Feliz Ano Novo! @naturopatagabybueno Naturopata Oligoterapeuta
Revista
SABERES Naturopatia
100 Palavras
na Fitoterapia Por: Janaína Oliveira
Revista
SABERES Naturopatia
1.Absorção: passagem de uma substância de seu local de administração para o plasma. 2.Adjuvante: substância adicionada ao medicamento com o objetivo de prevenir alterações, corrigir e/ou melhorar as características organolépticas, bio farmacotécnicas e tecnológicas, podendo ser de origem natural ou sintética. 3.Alcaloides: classe de substâncias orgânicas nitrogenadas, que podem ser encontradas em plantas e fungos, podendo ter ação terapêutica. 4.Análise fitoquímica: teste de triagem, qualitativo ou semi qualitativo, para a identificação de grupos funcionais na matéria-prima vegetal, que permite a determinação do perfil fito químico de uma amostra, auxiliando na identificação da espécie vegetal e a conformidade de protocolo de análise. 5.Androceu: parte masculina da flor. 6.Antraquinonas: estrutura química presente em algumas plantas, caracterizadas por um núcleo antraceno e um grupo carbonila no ápice de cada anel central.
Revista
SABERES Naturopatia
7.Aperientes: substância que estimula o apetite. 8.Banho: preparação de plantas frescas ou secas na forma de infuso, decocto ou colocadas em saco de pano fino, adicionadas à água do banho, podendo ser feito de corpo inteiro ou parcial. 9.Banho de assento: imersão em preparado com substância natural ou sintética em água morna, utilizando geralmente bacia ou louça sanitária apropriada, onde é feito na posição sentada cobrindo apenas nádegas e quadril. 10.Cápsula: envoltório de gelatina no qual é acondicionada as plantas em forma de pó ou extrato através do processo de encapsulação, para administração via oral. 11.Carminativas: substâncias que eliminam gases. 12.Cataplasma: consiste em um preparado com consistência de papa, geralmente aplicada entre duas peças de tecido, colocada sobre a pele para fins curativos. 13.Colagogas: substâncias que estimulam a contração da vesícula. 14.Coleréticas: substâncias que estimulam a secreção biliar.
Revista
SABERES Naturopatia
15.Compressa: prática de tratamento que se utiliza de pano ou gaze limpos, umedecidos em infuso ou decocto, podendo ser frio ou quente, sendo colocado em local lesionado. 16.Comprimido: forma obtida através do processo de moldagem e compressão das plantas em forma de pó ou extrato seco homogeneizados, podendo ser adicionados ou não excipientes e/ou agentes adjuvantes, como aglutinantes, desintegrantes, secantes, lubrificantes, antioxidantes, etc, para administração via oral. 17.Conhecimento Tradicional: conjunto de saberes, inovações e práticas sobre propriedades e recursos biológicos, adquirido por séculos pela experiência vivida e luta pela sobrevivência, por povos originários e tradicionais locais, sobre a biodiversidade local englobando hábitos alimentares, curativos, de plantio, vestimenta, construção e agricultura, sendo passado geralmente de forma verbal de geração a geração, podendo ser expressos através de mitologia, folclores, praticas ritualísticas, músicas e leis.
Revista
SABERES Naturopatia
18.Creme: preparação obtida a partir de emulsão água-óleo ou óleo-água, de consistência firme, para uso tópico. 19.Cumarinas: estruturas químicas caracterizadas por grupos benzo-alfapironas que apresentam um grupamento hidroxila ou metoxila no carbono 7 e odor de baunilha. 20.Decocto: extrato aquoso obtido através da decocção. 21.Decocção: forma de extração de substâncias de matériaprima vegetal, realizada através de fervura por um período de tempo, geralmente utilizado para partes mais rígidas de vegetais, como raízes, rizomas, cascas, caule e sementes. 22.Derivado de droga vegetal: produtos provindos da extração de matéria- prima vegetal ou planta medicinal in natura ou droga vegetal, podendo ser em forma de extrato, tintura, alcoolatura, óleo fixo e volátil, cera, exsudatos e outros. 23.Droga vegetal: planta medicinal ou suas partes, contendo substâncias ou classes de substâncias responsáveis por ação terapêutica, após a passagem por processos de coleta, estabilização (quando aplicável) e secagem, na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.
Revista
SABERES Naturopatia
24.Efeito Colateral: qualquer efeito não intencional de um produto farmacêutico que ocorre em doses normalmente utilizadas pelo paciente, estando relacionadas com as propriedades farmacológicas do medicamento. 25.Emenagogos: substâncias que aumentam o fluxo menstrual. 26.Envelopes ou sachês: forma tradicional para acondicionamento dos pós em doses exatas para serem utilizadas. 27.Emolientes: substâncias que amolecem. 28.Ervanaria: estabelecimento responsável por realizar a dispensação de plantas medicinais. 29.Espasmolíticas: substâncias que diminuem as contrações ou espasmos. 30.Estudos duplo-cego: ensaio clinico em humanos, onde os pesquisadores e os investigados são privados de informações sobre o que está sendo administrado em cada grupo.
Revista
SABERES Naturopatia
31.Etnobotânica: é o estudo das sociedades humanas, passadas e presentes, e suas interações ecológicas, genéticas, evolutivas, simbólicas e culturais. 32.Eupépticas: substâncias que auxiliam na digestão. 33.Extrato: preparação obtida a partir de matéria prima vegetal, podendo ser de consistência líquida, sólida ou intermediária, sendo preparado por técnica adequada, utilizando solventes como etanol, água ou outro solvente adequado. 34.Extrato alcoólico: preparação resultante da extração por maceração ou percolação, utilizando uma mistura hidroalcoólica (parte água, parte álcool). 35.Extrato aquoso: preparação resultante da extração utilizando água como veículo extrator. 36.Extrato fluido: preparação obtida pela evaporação do extrato alcóolico ou aquoso, a uma temperatura que não exceda 50°C, até atingir a concentração de 1:1.
Revista
SABERES Naturopatia
37.Extrato mole: preparação obtida pela evaporação do extrato alcoólico ou aquoso a uma temperatura que não ultrapasse 50°C, não excedendo 15 a 20% de seu peso em água, que apresenta consistência de mel. 38.Extrato seco: preparação sólida obtida após a evaporação do solvente utilizado na extração, sendo necessária apresentar no mínimo 95% de resíduo seco. 39.Extrato seco padronizado: extratos que passam por um controle químico que estabelece o teor de marcadores para garantir a qualidade e a padronização fitoquímica da droga vegetal. 40.Farmácias Vivas: projeto instituído pelo Professor Abreu de Matos, em 1984, na Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de estimular o uso correto de plantas medicinais, desde a fase de cultivo até a produção, com foco na seleção por sua eficácia e segurança de uso.
Revista
SABERES Naturopatia
41.Farmacobotânica: estudo das matérias de origem vegetal. 42.Farmacocinética: ramo da farmacologia que estuda o caminho percorrido pelas substancias bioativas no organismo, envolvendo os processos de absorção, metabolização e excreção das substâncias. 43.Farmacodinâmica: ramo da farmacologia que estuda o mecanismo de ação das substâncias bioativas no organismo. 44.Farmacognosia: termo derivado de duas palavras gregas: pharmakon – droga, medicamento, remédio, veneno; e gnosis – conhecimento; sendo a ciência que trata da história, do tratamento, da conservação, da identificação, da validação e do emprego das drogas, exclusivamente de origens vegetal e animal. 45.Fenóis: substâncias que apresentam grupo(s) hidroxila(s) ligado(s) ao anel benzênico, podendo ser simples contendo um anel ou complexas como taninos, antraquinonas, flavonoides e cumarinas.
Revista
SABERES Naturopatia
46.Fitocomplexo: substâncias provindas dos metabolismos primário e secundário das plantas, responsáveis em conjunto pelos efeitos biológicos de uma planta medicinal ou de seus derivados. 47.Fitocosmético: produto elaborado com extrato ou óleo vegetal como ativos, podendo ou não conter conservantes sintéticos, para fins de uso para higiene, estética, correção e manutenção do estado natural da pele. 48.Fitofármaco: medicamentos da biodiversidade de origem vegetal, que possuem substancias purificadas ou isoladas a partir de matéria-prima vegetal, com estrutura química definida e atividade farmacológica. 49.Fitoterapia: terapia com o uso de plantas medicinais em suas diversas formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas mesmo que de origem vegetal, para fins curativos e preventivos. 50.Fitoterápico: produto obtido exclusivamente de matéria prima vegetal.
Revista
SABERES Naturopatia
51.Flavonoides: substâncias químicas polifenólicas que tem a função de dar pigmento para as plantas conferindo proteção contra os efeitos deletérios dos raios ultravioleta. 52.Forma farmacêutica: apresentação final de um princípio ativo ou produto farmacêutico, seja de origem natural ou sintética, após a execução de processos farmacêuticos, com ou sem adição de excipientes. 53.Forte-fitoterápicos: fitoterápicos que agem de forma mais acentuada no organismo e eventualmente apresenta efeitos colaterais consideráveis
Revista
SABERES Naturopatia
54.Gargarejo: executa-se o movimento de gargarejo utilizando um infuso ou decocto das plantas indicadas. 55.Garrafada ou vinho medicinal: preparação obtida por extração, tendo como veículo cachaça, álcool de cereais, vinho branco ou tinto, licoroso, ou vodca, em processo de maceração entre 15 e 21 dias. 56.Gel: preparação de aspecto coloidal, com base de carboximetilcelulose, ágar-ágar, pectina, etc., de uso tópico. 57.Gineceu: parte feminina da flor. 58.Inalação: preparação que combina o vapor da água quente com as substâncias voláteis presentes nas plantas indicadas em forma de infusão, para a aspiração dos vapores utilizando um cone de pano ou papel. 59.Inflorescência: conjunto de flores dispostas em um eixo. 60.Infuso: extrato aquoso obtido da infusão. 61.Insumo: droga vegetal ou matéria-prima utilizada na preparação de fitofármaco, medicamento, fitoterápico, alimento e cosmético.
Revista
SABERES Naturopatia
62.Infusão: preparação onde se verte a água fervente sobre a planta, in natura ou seca, em seguida sendo tampada ou abafada por período de tempo determinado, sendo indicado para partes menos rígidas como folhas, flores, inflorescências e frutos. 63.Loção cremosa: preparação obtida por emulsão semelhante ao creme, porém de característica mais fluida por conter maior teor de água, para uso tópico. 64.Matéria-prima vegetal: planta medicinal fresca, droga vegetal ou derivados de droga vegetal. 65.Mecanismo de ação: expressão farmacológica que se refere à interação bioquímica específica que a substância sintética ou natural exerce sobre o organismo. 66.Melitos: preparação à base de mel, nas quais são incorporadas tinturas e/ou extratos fluidos. 67.Memento terapêutico: conjunto de informações técnicocientíficas que orientam sobre medicamentos para o seu uso racional, disponibilizado aos profissionais da saúde.
Revista
SABERES Naturopatia
68.Metabolito primário: compostos imprescindíveis para o crescimento, desenvolvimento e reprodução, sendo produzidos para a sobrevivência da planta. 69.Metabólito secundário: compostos orgânicos produzidos pelas plantas, que não estão envolvidos diretamente no crescimento, desenvolvimento e reprodução do vegetal, tendo papel importante na defesa contra predadores. 70.Mite-fitoterápicos: fitoterápicos que atuam de forma suave no organismo e praticamente não apresentam efeitos colaterais.
Revista
SABERES Naturopatia
71.Mucilagens: moléculas de polissacarídeos hidrofílicas capazes de carrear água e outras moléculas em sua estrutura na forma de gel. 72.Nomenclatura botânica: especifica somente o gênero e a espécie da planta em questão. 73.Nomenclatura botânica completa: gênero, espécie e autor do binômio, variedade, quando aplicável, e família. 74.Nomenclatura botânica oficial: especifica somente gênero, espécie e autor da espécie vegetal. 75.Nomenclatura farmacêutica ou farmacopeica: nomenclatura oficial utilizada para denominar as drogas vegetais, constantes na literatura farmacêutica, códigos oficiais e farmacopeias. 76.Óleo medicinal: preparação obtida por processo de prensagem ou digestão da planta macerada em um óleo mineral ou vegetal em banho-maria. 77.Organografia: estudo da morfologia e estrutura das partes constituintes do vegetal.
Revista
SABERES Naturopatia
78.Óvulo: preparação de formato ovoide sólida, tendo como base uma mistura de gelatina, glicerina e água destilada ou base novata, para uso vaginal. 79.Planta fresca: planta coletada no momento do uso. 80.Planta medicinal: espécie vegetal, cultivada ou não, utilizada com fins terapêuticos. 81.Planta seca: planta que passou por processo de secagem e estabilização, sendo equivalente a droga vegetal. 82.Pomada: preparação de consistência pastosa, tendo como base vaselina e lanolina geralmente em uma proporção 7:3, de uso tópico. 83.Posologia: descreve a dose, os intervalos entre as administrações e a duração do tratamento. 84.Pó: processo de pulverização da droga vegetal por meio de moinhos, ao ponto de pó. 85.Princípio ativo: substância que tem ação farmacológica reconhecida, sendo responsável por total ou parcial efeito terapêutico do fitoterápico.
Revista
SABERES Naturopatia
86.q.s.: quantidade suficiente (quanto baste, do latim quantum satis) de determinado componente para completar a formula. 87.q.s.p.: abreviatura de “quantidade suficiente para”, utilizada para indicar que a formulação deve ter um volume final, exemplo “q.s.p 100 ml”. 88.Quimiotaxonomia: sistematização dos grupos de plantas medicinais por meio de seus principais constituintes químicos, em especial os grupos biologicamente ativos. 89.Quimiotipo: determina a variabilidade química de indivíduos de uma mesma espécie botânica em relação a parâmetros pré-definidos de um ou mais constituintes característicos da espécie. 90.Randomizado: escolhido de forma aleatória. 91.Rasurada: processo de fragmentação da droga vegetal por meio de moinhos. 92.Reação adversa: reação nociva e não intencional a um medicamento, que normalmente ocorre em doses usadas em seres humanos, onde fatores individuais podem desempenhar papel importante.
Revista
SABERES Naturopatia
93.Reação adversa inesperada: reação cuja natureza ou gravidade não condizem com a informações constantes na bula do medicamento ou no processo de registro sanitário no país, ou inesperada de acordo com as características do medicamento. 94.Saponinas: moléculas grandes que apresentam uma parte hidrofílica (açucares) e outra lipofílica, por isso produzem espuma. 95.Sinergismo: atuação conjunta e complexa de vários constituintes ativos que provoca um efeito terapêutico, podendo ser positivo quando potencializam a resposta terapêutica e negativo quando atuam de maneira antagônica. 96.Supositório: preparação sólida com forma e peso adequado devendo difundir-se, tendo como base a manteiga de cacau ou a base novata, para uso via retal. 97.Taninos: substâncias químicas polifenólicas com grande capacidade de precipitar proteínas, promovendo o processo de adstringência.
Revista
SABERES Naturopatia
98.Terpenos: componentes comuns nas plantas responsáveis pelas fragrâncias e aromas, tendo como características fundamentais a volatilidade e odor. 99.Tintura: preparação alcoólica ou hidroalcoólica resultante da extração de drogas vegetais ou animais ou da diluição dos respectivos extratos, podendo ser simples ou composta se preparada com uma ou mais matérias-primas. 100.Xarope: preparação feita a partir de uma base de água destilada e açúcar, e a incorporação de tinturas e/ou extratos fluidos em concentração de até 10% em relação ao peso do excipiente, para administração via oral. Referências: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo – CRF SP Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Cartilha de Plantas SOUZA et. al. Farmacognosia – Coletânea Científica. Ouro Preto. UFOP. 2011. RANG et. al. Farmacologia. Tradução: Patrícia Lydie Vooeux, Antonio José Magalhães da Silva Moreira. 5° ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2004. SAAD et. al. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciência na Prática Clínica. 2° ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2016.
Revista
SABERES Naturopatia
ARTRITE A J U D A
N A T U R A L
Por: Juan Herrera Navarro
Revista
SABERES Naturopatia
ARTRITE A J U D A
N A T U R A L
A artrite é um dos distúrbios de saúde mais incômodos, para dizer o mínimo, que vem ganhando muito espaço na população mundial e que, na idade adulta, pode se tornar incapacitante, principalmente para aqueles que são vistos com a doença nas mãos. Vista na medicina moderna como uma inflamação dos ossos, ela gera muita dor e pode ocorrer em qualquer uma das articulações como, joelhos, cotovelos, pés, dedos etc. No caso da artrite nos dedos das mãos, os dedos ficam deformados. Com dores intensas, podem impedir uma boa noite de sono. Como os ossos ficam inflamados e como a medicina natural pode ajudar?
Revista
SABERES Naturopatia
ARTRITE A J U D A
N A T U R A L
Os ossos são os elementos vivos que constituem o nosso corpo. Crescem, se desenvolvem, enfraquecem e se alimentam através do sangue. Por isso, para nós naturopatas, vemos grande importância nos alimentos, em uma boa circulação sanguínea, um copo detoxificado e atividade física. O excesso de ácido úrico no sangue é o culpado da artrite. De forma muito resumida, poderíamos dizer que devido a um mau funcionamento dos rins, há uma eliminação deficiente deste ácido no organismo. Retido nos rins, formam cristais minúsculos com pontas muito afiadas, que pelo sangue são mobilizados pelo corpo e devido ao seu peso se agrupam e se depositam nas articulações causando muita dor, inflamação e deformação dos ossos.
Revista
SABERES Naturopatia
ARTRITE A J U D A
N A T U R A L
Os depósitos de cristais de ácido úrico que "grudam" nas articulações são chamados de uratos. Este excesso de ácido úrico produzido tem origem no alto consumo de carnes (principalmente vermelhas), tomate cru, frutos do mar, refrigerantes, bebidas alcoólicas, cerveja. Motivo pelo qual essas alterações também são conhecidas como “doença dos reis”. Purinas são substâncias naturais que entram em certos alimentos, quando processadas pelo organismo, deixam um resíduo nos rins, o ácido úrico, que, por não ser expelido pelos rins na urina, colabora no aparecimento da artrite. Alguns alimentos para evitar: carnes vermelhas, frutos do mar, vísceras, bebidas alcoólicas, bebidas carbonadas, peixes (sardinhas, bacalhau, truta, salmão, atum e anchovas), salsichas, presunto, caviar e feijões.
Revista
SABERES Naturopatia
ARTRITE A J U D A
N A T U R A L
Alimentos que podem ajudar: leite e seus derivados, óleo, água, arroz, vinagre, batatas, frutas em geral, pimenta, vegetais, frutos secos, café e chá, sal marinho, cebola, couve-flor e ovos. *Alguns desses alimentos podem conter purinas, mas em concentrações baixas. Remédios naturais que podem ajudar: o principal “remédio natural” é a água, pois ajuda a limpar o rim e a eliminar as toxinas. Existem várias ervas que podem ser tomadas como uma infusão: rabo de cavalo, dente de leão, alecrim, salsaparrilha, alcachofra. Destaque para a alcachofra, que é um excelente diurético. Como preparar uma infusão: 1. Lave as alcachofras (2 ou 3), corte o caule e retire as primeiras folhas. 2. Leve uma panela com água para ferver.
Revista
SABERES Naturopatia
ARTRITE A J U D A
N A T U R A L
3. Leve as alcachofras para cozinhar cerca de 5 minutos. 4. Ao retirar, filtre o caldo das alcachofras e beba a água. 5. Limão pode ser adicionado para melhorar o sabor. Outra infusão muito boa e que, além disso, suas folhas podem ser consumidas em saladas é o dente de leão. Em alguns lugares, cresce como uma erva daninha em ruas e praças e é muito purificante ao eliminar fluidos do corpo (arrastando ácido úrico), o que ajuda a uma boa função renal e hepática. Poderíamos dizer que existem muitas ervas que nos ajudam a eliminar o ácido úrico, assim como diferentes terapias como, por exemplo, na Homeopatia temos Taraxacum, Equisetum, Acidum Uricum. É importante consultar um naturopata com excelente formação e conhecimento para que você possa receber bom atendimento profissional responsável e seguro.
Revista
SABERES Naturopatia
ARTRITE A J U D A
N A T U R A L
Desejando que este texto sobre o mal que é a artrite possa servir a todos a tomar decisões para enfrentar os diversos problemas de saúde, desde uma perspectiva natural que não tem consequências secundárias e, pelo contrário, faz muito bem ao corpo. @juanherreran Naturopata de Chile
Revista
SABERES Naturopatia
Natal
NATUROPÁTICO Por: Leonor Vilela
Quando falamos em Natal Naturopático, o nosso pensamento remete-nos para um Natal mais saudável. No entanto, um Natal Naturopático vai muito mais para além daquilo que é o ser saudável. Falamos de evitar o desperdício, de comer sem culpa, da sustentabilidade ambiental e do controle da ansiedade.
Revista
SABERES Naturopatia Natal NATUROPÁTICO
Nesta época do ano, por tradição, as famílias reúnem-se para a ceia de Natal, no dia 24 de dezembro, ou para o almoço de dia 25. Refeição preparada, mesa pronta, uma música ambiente e troca de algumas lembranças entre os familiares. A Naturopatia nos ensina a ter atitudes sustentáveis, mais amigas do ambiente e mais ecológicas. Comecemos então por este ponto. No Natal, há habitualmente troca de presentes e lembranças entre os familiares. Muitos desses presentes vêm embrulhados em papel ou em sacos enfeitados com laços de plástico. Já parou para pensar as toneladas de papel que são gastas para este efeito pelo mundo afora? Também o plástico é mais abundante nesta altura do ano porque são componentes de grande parte dos presentes oferecidos. Como dica sustentável e ecológica, gostaria de propor a utilização de papel de revistas ou de jornais antigos para os seus embrulhos, ou sacos já utilizados de cartão para reutilizar.
Revista
SABERES Naturopatia Natal NATUROPÁTICO
O laço não é obrigatório, mas há muitas opções para substituir a fita de plástico da qual o laço é feito. Evite oferecer lembranças feitas de plástico ou com outros materiais pouco sustentáveis. Coloque na reciclagem as embalagens dos seus presentes e assim se tornará um pouco mais amigo do ambiente, em tempos necessários de evitarmos o desperdício. Quando pensar em comprar algum presente para oferecer a um dos seus familiares, aproveite o comércio local, o amigo que faz artesanato, a tia que tem produção caseira, o primo que tem negócio próprio… Tantas opções para nos ajudarmos uns aos outros!
Revista
SABERES Naturopatia Natal NATUROPÁTICO
Já pensou como o Natal pode nos tornar mais responsáveis? Falemos agora da tão afamada mesa de Natal! Para uns uma mesa que daria para a semana inteira, para outros, já com uma visão mais realista, uma mesa com o essencial para uma noite feliz, prevenindo o desperdício alimentar e evitando os excessos. Tradicionalmente, dependendo do país, encontramos na mesa de Natal os mais variados alimentos: frutas secas (como ameixa, figos, uva, damascos, tâmaras), oleaginosas (como nozes, amêndoas, castanhas do brasil, caju, noz de macadâmia),
Revista
SABERES Naturopatia Natal NATUROPÁTICO
o delicioso peru ou frango no forno com arroz enfeitado com passas de uva, o tradicional bacalhau cozido com grão, couve, ovo, cenoura e batatas, o arroz de polvo, um bom vinho tinto e ainda algumas sobremesas. O Natal Naturopático convida a observar com atenção a origem de cada alimento, preferindo produtos de origem biológica, para minimizar a presença de agrotóxicos e hormonas sintéticas. Também convida a cozinhar de forma sustentável e saudável (utilizar água de qualidade, optar por fontes de gordura mais saudáveis como o azeite, substituir o açúcar e alimentos com glúten por outras fontes). A maior parte das sobremesas presentes na mesa de Natal é muito pouco “Naturopática” por conterem açúcar refinado e gordura trans em excesso, bem como farinhas com glúten (principalmente o trigo). Deste modo, porque não inovar e preparar alternativas mais saudáveis? Deixo algumas sugestões: um delicioso abacaxi em fatias no forno com
Revista
SABERES Naturopatia
Natal
NATUROPÁTICO
canela e um fio de mel; brigadeiros fingidos feitos à base de tâmaras, frutos secos e cacau; mousse de abacate, lima e cacau; o delicioso bolo de maçã e nozes utilizando ingredientes mais saudáveis como a farinha de arroz, o azeite ou o óleo de coco, o xarope de tâmara ou o mel. Por último, não vamos esquecer a questão da ansiedade. Nas crianças é normal, e até saudável, pelo momento em si o qual envolve emoções novas para elas. Afinal, é um evento que acontece uma única vez por ano. Mas muitas vezes, para o adulto, a gestão emocional e familiar, bem como o peso das responsabilidades, é sem dúvida uma fonte de
Revista
SABERES Naturopatia Natal NATUROPÁTICO
estresse (articular o encontro de família, tempo no supermercado, preparar a refeição para que fique do agrado de todos, entre tantas outras preocupações). Com intuito de diminuir a ansiedade da época, opte por delegar funções por todos aqueles que vão participar no seu Natal e não acumule todas as tarefas para si. Satisfazer a todos muitas vezes não é possível, mas procure encontrar a sua paz interior com as decisões tomadas. Procure encontrar em si o amor que existe na família e neste tempo especial que é o Natal.
A todos os leitores, saudações Naturopáticas e Feliz Natal! @leonor_vilela_naturopata Naturopata de Portugal Membro colaboradora da Comunidade Brasileira de Naturopatia.
DEZEMBRO 2021
SABERES Naturopatia
NATUROPATASDOBRASIL.ORG NATUROPATHY HEALTH WELLNESS BEAUTY LIFE FOOD
BEM-VIVER EM 2022
Revista