Page 1

CHOeste

NEWSLETTER

A Responsabilidade pela Qualidade

Centro Hospitalar do Oeste | Edição n.º 16 | junho de 2018

é de Todos!

Mensagem da Presidente Tendo por base a recente apresentação e divulgação do Relatório & Contas 2017, gostaria de destacar o esforço e empenho deste Conselho de Administração no reforço do seu compromisso com os Doentes, assumindo a responsabilidade de continuar a proporcionar um ambiente confortável para o Doente e em renovar algumas infraestruturas e equipamentos, para que o desempenho profissional se desenvolva numa cultura em que a Qualidade está sempre presente «A responsabilidade pela Qualidade é de Todos». Apesar das dificuldades resultantes de vários anos de desinvestimento nas instalações e no parque de equipamentos, obsoletos e a necessitarem de intervenção ou substituição, o ano de 2017 pautou-se pelo esforço orçamental alocado à renovação de alguns equipamentos e reparações, a obras em infraestruturas e, como não podia deixar de ser, ao conforto direto dos Doentes: como por exemplo, a renovação de todos os colchões e almofadas.

EM DESTAQUE Quiosques eletrónicos em funcionamento na Unidade de Torres Vedras Página 06

EM DESTAQUE

Na dimensão assistencial foram tratados mais doentes, nomeadamente em consultas e nas intervenções cirúrgicas com reflexo na diminuição da lista de espera e do tempo médio de espera. Na dimensão económico-financeira, os resultados refletem o planeamento orientado para a sustentabilidade financeira. Para terminar duas palavras: uma de reconhecimento e outra de agradecimento, a todos os profissionais do CHOeste pelo envolvimento, empenho e dedicação à Instituição, rumo a um Centro Hospitalar com maior proximidade à População que serve.

Mudança de instalações da VMER de Torres Vedras

Página 03

A Presidente do Conselho de Administração Ana Paula Harfouche

EM DESTAQUE Relatório & Contas 2017 já está disponível para consulta

Página 07

Visite-nos em www.choeste.min-saude.pt

1


ÍNDICE 02. Em Destaque

Conselho Consultivo do CHOeste reuniu na Unidade de Peniche

- Conselho Consultivo do CHOeste reuniu na Unidade de Peniche

03. Em Destaque - Mudança de instalações da VMER de Torres Vedras

04. CHOeste Formação - «Técnicas de Posicionamento, mobilização, transferência e transporte»

05. Em Notícia - Concurso para a aquisição de equipamento para o Serviço de Patologia Clínica - Intervenção de melhoramento na Sala de Espera do Serviço de Cardiologia na Unidade de Caldas da Rainha

06. Projeto CHOeste - Quiosques eletrónicos em funcionamen-

to na Unidade de Torres Vedras

07. No CHOeste Acontece - Relatório & Contas 2017

08. CHOeste Elogios

2

Em 29 de maio decorreu a reunião do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Oeste, na Unidade de Peniche. Nesta reunião foi apresentado o Relatório & Contas referente ao ano de 2017. O Conselho Consultivo trata-se de um órgão de consulta, cujo principal objetivo é promover e estreitar a articulação da Instituição com as populações, com as organizações da sociedade civil e destas com o CHOeste, contribuindo para uma maior proximidade da Instituição para

com os utentes e para um Centro Hospitalar que se assume cada vez mais como uma referência na prestação de cuidados de saúde a nível regional. Nesta medida, cabe ao Conselho Consultivo apreciar os planos de atividade e financeiros, de natureza anual e plurianual, bem como os relatórios de atividade e as contas; apreciar e acompanhar a atividade do CHOeste; emitir recomendações, tendo em vista o melhor funcionamento dos serviços a prestar às populações, tendo em conta os recursos disponíveis.


EM DESTAQUE

Mudança de instalações da VMER da Unidade de Torres Vedras ANTES

DEPOIS

DEPOIS:   

Novos contentores; Nova localização; Espaço coberto para a VMER, anteriormente inexistente.

No passado dia 23 de maio procedeu-se à mudança de instalações da base operacional da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade de Torres Vedras. Após sete anos de permanência junto à entrada do Serviço de Urgência Médico-cirúrgica desta Unidade, efetivou-se a transferência da base para uma área adjacente à entrada principal do Hospital, com a colocação de novos contentores melhor adaptados à função e com melhores condições operacionais, há muito ambicionadas pela equipa desta VMER.

A VMER da Unidade de Torres Vedras iniciou o seu funcionamento no dia 27 de agosto de 2009, tendo já ultrapassado as 12.000 ativações desde a sua criação. Em mais de 530.000 km percorridos, foram até ao momento socorridas cerca de 12.500 vítimas. Desenvolve a sua atuação servindo a área populacional referente aos Concelhos de Torres Vedras, Mafra, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, correspondendo a cerca de 1.073 km2 e a aproximadamente 206.000 habitantes.

3


CHOeste FORMAÇÃO

«Técnicas de Posicionamento, mobilização, transferência e transporte»

No âmbito do Programa de Formação do Centro

forte, tornando o processo formativo muito partici-

Hospitalar do Oeste, realizou-se no passado dia 5

pativo, com a intervenção dos formandos, gerando-

de junho no Centro de Educação Ambiental em

se troca de saberes e de experiências.

Torres Vedras, a ação de formação subordinada ao tema «Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte».

as suas dúvidas relacionadas com os diferentes procedimentos, e utilizando os próprios formandos

A formação teve como objetivo ajudar a refletir de

como modelos, puderam experienciar o impacto

uma forma prática sobre a temática da mobilização

das práticas na individualidade de cada um, e a ne-

de doentes de modo a contribuir para a segurança

cessidade de se adaptar as técnicas às condicionan-

e bem-estar do doente.

tes clínicas e do próprio individuo.

O grupo de formandos foi composto por 21 assis-

Foi recordado aos formandos a necessidade da ava-

tentes operacionais, oriundos dos diferentes Servi-

liação da capacidade do doente para a colaboração

ços do CHOeste.

nos cuidados, no sentido da não substituição do

No âmbito desta ação de formação, relembrou-se durante 6 horas alguns conceitos e procedimentos relacionados com o posicionamento, mobilização, transferência e transporte de doentes, chamando a atenção para algumas particularidades que poderão condicionar a execução destas técnicas de modo seguro. Esta formação teve uma componente prática muito

4

Houve espaço para os formandos colocarem todas

doente, mas sim da ajuda e da promoção da independência; a intimidade, privacidade e o respeito pela pessoa cuidada e o tempo de cada um, também deveriam ser respeitados. Nesta formação, foi manifestado pelos formandos o agrado pelo facto de poderem praticar em ambiente protegido os conceitos apreendidos durante a formação. Formadora: Enfermeira Cristiana Costa


EM NOTÍCIA

Concurso para a aquisição de equipamento para o Serviço de Patologia Clínica O Concurso Público para o fornecimento de bens e serviços para realização de análises

laboratoriais foi visado pelo Tribunal de Contas em 22 de junho de 2018. Este procedimento visa a aquisição de reagentes para análises laboratoriais, com colocação de novo equipamento nos Serviços de Patologia Clínica do CHOeste, que se prevê que ocorra durante o mês de julho.

Intervenção de melhoramento na Sala de Espera do Serviço de Cardiologia na Unidade de Caldas da Rainha

Procedeu-se à pintura das paredes e colocação de iluminação na Sala de Espera do Serviço de Cardiologia na Unidade de Caldas da Rainha. Estas obras de melhoramento irão permitir melhores condições de conforto no acolhimento aos doentes e aos seus familiares.

5


PROJETO CHOeste

Quiosques eletrónicos em funcionamento na Unidade de Torres Vedras

No final do mês de junho entrou em funcionamento na Consulta Externa da Unidade de Torres Vedras o sistema de gestão integrada de atendimento, do qual fazem parte os quiosques eletrónicos. Nas próximas semanas prevê-se que este sistema esteja em funcionamento nas restantes Unidades do CHOeste, nomeadamente em Caldas da Rainha e em Peniche.

O CHOeste, pretende ainda com a implementação deste sistema de gestão integrada de atendimento, facilitar e modernizar o atendimento; minimizar tempos de espera do doente (administrativo, enfermagem, médico); transformar a visita à unidade numa experiência agradável, eficiente e proveitosa; e promover o uso do Cartão de Cidadão para autenticação eletrónica.

A existência destes quiosques eletrónicos irá possibilitar a efetivação de consultas, a marcação de exames, o acesso aos resultados dos exames, o pagamento das taxas moderadoras através do cartão de multibanco, etc.

Recorda-se que a implementação deste Sistema surge no âmbito do Projeto MA@CHO - Modernização Administrativa do Centro Hospitalar do Oeste, que tem como objetivo reforçar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente. Foi financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 1.393.127,14€, dos quais 1.184.158,07€ são provenientes do Fundo Social Europeu.

A agilização destas tarefas permitirá ao Doente evitar filas de espera, e conseguir uma resposta mais rápida e cómoda às suas solicitações.

6


NO CHOeste ACONTECE

Relatório & Contas 2017 já está disponível para consulta em: www.choeste.min-saude.pt

7


CHOeste ELOGIOS Os Livros de Elogios estão disponíveis nos seguintes locais: Na Unidade de Torres Vedras: - Consulta Externa; - Serviço de Urgência; - Gabinete do Cidadão. Na Unidade de Peniche: - Gabinete do Cidadão. Na Unidade de Caldas da Rainha: - Serviço de Gestão de Doentes; - Serviço de Urgência; - Gabinete do Cidadão.

Elogio recebido em 25 de junho de 2018 Agradecimento aos Profissionais do Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade de Torres Vedras «Por todas as práticas efetuadas durante o tempo que recorri a este Serviço. Desde o pessoal administrativo, fisioterapeuta Gracinda e respetiva médica fisiatra. O meu agradecimento por todo o empenho, dedicação e profissionalismo, que denotei em todos sem exceção. É sem dúvida um Serviço de excelência neste Hospital que aqui quero deixar o meu elogio. Continuem assim! Obrigada por tudo.» José António Valente Sousa

Elogio recebido em 06 de março de 2018 Agradecimento à Dra. Maria Conceição Albuquerque da Unidade de Caldas da Rainha «Venho por este meio mostrar o meu agrado para com esta digníssima doutora. A minha filha tem uma entorse, estava receosa e com medo. Foi maravilhoso ver a dedicação desta profissional. Para além do cuidado para com a minha filha ao nível de prescrição e tratamento. Foi algo que há muito não via no SNS, o ser humano. Tanto se fala mal, que acho por bem falar nesta qualidade de atendimento. A paciência e simpatia para com a minha filha. Grata a esta profissional. O Hospital está sem dúvida no bom caminho.» Anabela Marques FICHA TÉCNICA Edição: n.º 16, junho de 2018 | Propriedade do Editor: Centro Hospitalar do Oeste, Rua Diário de Notícias 2500176 Caldas da Rainha, secretariado.ca@choeste.min-saude.pt, 262 830 300 | Direção: Conselho de Administração do CHOeste | Coordenação, Redação, Conceção gráfica e Fotografia: Gabinete de Comunicação do CHOeste, gab.comunicacao@choeste.min-saude.pt, 261 319 243

8

Newsletter do CHOeste | junho de 2018  

Boletim Informativo do Centro Hospitalar do Oeste

Newsletter do CHOeste | junho de 2018  

Boletim Informativo do Centro Hospitalar do Oeste

Advertisement