Page 1

boletim

Ano VII - nº 23- setembro, 2011 - Uma publicação do Fundo Cristão para Crianças - ChildFund Brasil

Edição Especial Transparência

Prestação de Contas

Sou Padrinho Conheça a história da madrinha Naomy e sua afilhada Maria Helania

Página 8

Nesta edição especial apresentamos nosso balanço financeiro, onde você poderá ver o que é feito com seu investimento

Página 9

Voz da Criança Programas e Projetos e muito mais


Editorial Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira passou dos 190 milhões em 2010. Com o fortalecimento da economia do país, um número ainda maior de pessoas pode contribuir com melhorias concretas na vida de uma criança, através do apadrinhamento. Essa é uma forma não apenas de ajudar uma pessoa, mas de contribuir com melhorias para toda a sociedade. Há 45 anos o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil cuida do bem estar de crianças brasileiras do nascimento à juventude, trabalhando em comunidades empobrecidas do país.Em 2010 investimos cerca de R$ 25 milhões em ações que beneficiam milhares de pessoas. Como forma de mantermos uma relação de transparência, trazemos nesta edição do Boletim Apadrinhar nosso balanço financeiro mais recente. Nele você poderá ver o que é feito com seu investimento, tendo a segurança de que lá na ponta ele se reverte em esperança para o seu afilhado ou afilhada.

Nosso trabalho é reconhecido internacionalmente, mas precisa ser mais conhecido por nosso próprio povo. Pensando nisso, agradecemos por seu apoio até agora e continuamos contando com você daqui pra frente. Torne-se um embaixador das nossas crianças! Promova a solidariedade em sua rede de relacionamentos. Traga seus amigos e familiares para se tornarem madrinhas, padrinhos e doadores dessa causa tão gratificante. Esse gesto vai lhe deixar feliz e fazer um enorme bem à vida de muitos pequeninos que esperam ser apadrinhados. Para facilitar a sua ação multiplicadora, nós desenvolvemos algumas ferramentas na web para que seja mais fácil incentivar seus amigos e familiares a também serem padrinhos e madrinhas. Acesse www.fundocristao.org.br/blog Seja um multiplicador de sorrisos!

Porém, mesmo apoiando milhares de crianças com suas famílias e comunidades, o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil conta apenas com 10 mil padrinhos e madrinhas brasileiros. Pessoas especiais como você, que acreditam nessa causa. Até hoje a maior parte do investimento feito em nossos projetos vem de doações de padrinhos e madrinhas estrangeiros. Mas esta realidade está mudando. O Brasil vem crescendo e tem uma nova imagem internacional, o que nos coloca numa posição de participar mais intensamente com recursos locais para prosseguirmos com nossos projetos. Precisamos que, cada vez mais, brasileiros cuidem de brasileiros.

Expediente

Diretor Nacional: Gerson Pacheco| Redação: Luza Marinho Projeto Gráfico: Gisele Araújo e Brígida Mattos | Revisão: Versão Final e Patrícia Bragança | Tiragem: 10.000 exemplares Fotos: Centro de Documentação e Memória. Serviço de Atendimento aos Padrinhos: 0300 313 0110 | Horário de atendimento: segunda a sexta, 8 às 21 horas Rua Curitiba, 689 - 5º andar - Centro - CEP 30170-120 - Belo Horizonte - MG Tel: (31) 3279-7400 - Fax: (31) 3279-7416 E-mail: apadrinhamento@fundocristao.org.br | Site: www.fundocristao.org.br | Blog: www.fundocristao.org.br/blog

Siga o Fundo Cristão nas redes sociais

2


A Voz da Crianca

Bullying: combatendo uma prática cruel Diante da notoriedade cada vez maior do tema, a prática do bullying nas escolas foi discutida com crianças e jovens da cidade de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Através do projeto “Um passo para o futuro”, executado pela Associação Comunitária de Padre Paraíso (ASCOPP), organização parceira do Fundo Cristão para Crianças - ChildFund Brasil, junto às escolas locais, mais de 1400 estudantes puderam discutir o abuso emocional do qual foram vítimas, algozes ou espectadores. O tema vem ganhando visibilidade há alguns anos, desde que começaram a acontecer assassinatos cometidos por alunos de escolas e faculdades americanas que se consideravam humilhados por seus colegas. No Brasil, o assunto tomou as manchetes após a tragédia ocorrida numa escola pública do Rio de Janeiro. Mas mesmo quando não chega a esse extremo de violência, o bullying deixa marcas no emocional das vítimas. “Quando aconteceu comigo meus familiares, colegas, professores e até mesmo os diretores da escola, não conseguiam entender que aquilo estava me afetando. Baixou minha autoestima, e me prejudicou nos estudos, pois naquele ano acabei tomando bomba”, conta Thayrone Lopes Santos, hoje educador da ASCOPP. “Na minha escola já aconteceram diversos casos de agressão por preconceito, apelidos, risadinhas sem graça e cochichos”, escreveu Amanda Sena de Jesus, 10 anos, em uma redação sobre o tema. “Após as palestras e apresentações todos aprendemos muito a respeitar o próximo. E por fim, tivemos a conclusão de que se todos se tratassem iguais o mundo seria muito melhor.” “O trabalho realizado sobre o bullying foi de grande valia”, afirma a diretora da Escola Municipal Adson da Silva Costa, Gilnez Pereira Coimbra. “Houve envolvimento de todos os alunos e funcionários da escola, e até de seus familiares. Agora nossos alunos passaram a respeitar mais os colegas e cobram um do outro quando percebem que no seu meio tem alguém sofrendo ou praticando o bullying.” O Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil executa ações como essa porque acredita na educação como o motor mais poderoso para o alcance das mudanças sociais que tornarão o Brasil um país ainda melhor.

3

fotos: Acervo ASCOPP


Programas e Projetos Um novo olhar Foi realizada em maio deste ano a 1ª Exposição Fotográfica Lentes do Cafezal, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, MG. A mostra foi composta por 40 fotografias que refletem a sensibilidade e o olhar crítico de 19 crianças e jovens, entre 11 e 15 anos, sobre a comunidade onde vivem. O evento fechou com chave de ouro uma ação realizada pelo Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil junto a adolescentes e crianças apadrinhadas.

“Eu achei bom, bonito”, afirma Frederico Manoel Bernardes, um dos participantes. Para a mãe do menino, a fotografia o ajudou a entender e valorizar o lugar onde eles vivem. “Aqui é um lugar bom, é o lugar onde a gente mora. Então tem que valorizar”, diz ela. O projeto Olhares em Foco foi desenvolvido em parceria com o pernambucano Daniel Meirinho, jornalista, fotógrafo e doutorando em Comunicação e Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (Portugal). Em breve, a iniciativa será reproduzida em outros estados brasileiros.

Trata-se do projeto Olhares em Foco, uma iniciativa que começou no Vale do Jequitinhonha e depois chegou à capital mineira. Em um período de dois meses, o projeto trabalhou a realidade de duas comunidades, uma de contexto rural, no Vale do Jequitinhonha e outra urbana, no Aglomerado da Serra.

foto: Frederico Manuel Bernardes Viana

Daniel Meirinho, coordenador do Olhares em Foco, explica que durante três semanas foram ministradas oficinas para os participantes visando democratizar a informação através da fotografia e proporcionar um olhar humano sobre uma parcela excluída da sociedade. “Os jovens foram estimulados a captarem seu cotidiano através de um olhar crítico e cidadão”, informa o coordenador.

Criação de aves beneficia centenas de famílias te da renda gerada pela comercialização das galinhas será destinada a um fundo que possibilitará sua replicação em outras comunidades, numa onda crescente de solidariedade.

foto: Acervo Fundo Cristão para Crianças - ChildFund Brasil

Semiárido - Os municípios participantes do projeto estão situados no Alto e Médio Vale do Jequitinhonha, região nordeste do estado de Minas Gerais. Nas últimas três décadas a economia dessa região esteve extremamente dependente da oferta de trabalho sazonal em outras regiões, como o corte de cana e a colheita de café, sendo essas as principais ocupações produtivas e fontes de renda das famílias locais.

Foi implantado no início de julho o Fundo Solidário para Criação de Aves Melhoradas, que atenderá 16 comunidades dos municípios de Francisco Badaró, Carbonita e Datas, localizados em Minas Gerais.

Com o Fundo Solidário para Criação de Aves Melhoradas, o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil pretende proporcionar a essas pessoas melhorias nas condições de segurança alimentar, geração de renda, espírito cooperativo e fortalecimento da agricultura familiar. Tudo isso sem que elas precisem sair do lugar onde nasceram, pois, como já disse o poeta, “quem sai da terra natal em outros cantos não para”.

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema de criação de galinhas caipiras para consumo doméstico e comercialização, atacando de uma só vez dois problemas enfrentados por centenas de famílias da região: a insegurança alimentar e a falta de geração de renda. E não para por aí! Como forma de fazer o investimento beneficiar cada vez mais famílias, o projeto prevê ainda que par-

4


Fundo Cristão para Crianças: uma rede de solidariedade que dá certo Você sabia que o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil executa seus programas e projetos sociais em comunidades empobrecidas em parceria com 93 organizações locais? Funciona assim: o Fundo recebe as doações de padrinhos, madrinhas e doadores em geral e as repassa a essas organizações comunitárias parceiras. As instituições desenvolvem projetos sociais diretamente com as crianças apadrinhadas. O Fundo Cristão para Crianças faz o devido monitoramento, garantindo assim os verdadeiros resultados sociais. É importante lembrar que todo o processo é certificado por auditorias independentes. Além das doações, o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil compartilha sua expertise e experiência na execução de atividades que levam às mais de 800 comunidades assistidas uma transformação real e sustentável. Isso se reflete atualmente em 143 mil crianças de 58 mil famílias. Atualmente o Fundo atua dessa forma em Minas Gerais, Pernambuco, no Rio Grande do Norte e no Ceará, com foco no semiárido. Toda ação desenvolvida é baseada em cinco eixos considerados pelo Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil como imprescindíveis para um desenvolvimento integral e sustentável. São eles: 1. Famílias e organizações protetoras e integradas para o desenvolvimento Para garantir a sustentabilidade dos lares, diversos projetos sociais são desenvolvidos para a educação de jovens e adultos. Os projetos promovem a agricultura familiar, construção de cisternas para a coleta de água de chuva e construção de pequenos açudes comunitários para a captação de água de chuva e prestam suporte para cooperativas e pequenos empreendimentos.

no desenvolvimento infantil, o treinamento para voluntários da comunidade sobre competências familiares e o acompanhamento de gestantes e crianças subnutridas. 3. Crianças educadas e confiantes Para promover o acesso à educação de qualidade são realizadas ações integradas com as escolas locais, contando com a participação de pais e alunos. Os temas abordados são educação inclusiva e democrática, protagonismo infantil e das famílias na vida escolar, defesa e promoção do direito à educação, construção de uma cultura de paz e treinamento para educadores. A segurança alimentar também é contemplada, uma vez que a nutrição saudável é fundamental para um bom rendimento escolar. 4. Jovens capacitados e participativos Os jovens participam de atividades que discutem os direitos e deveres das crianças, adolescentes e dos próprios jovens, visando fortalecer sua consciência cidadã, além da convivência familiar e comunitária. Todos recebem apoio para a formação e o fortalecimento de grupos e redes juvenis para que tenham condições de participar de campanhas, movimentos e processos decisórios nos níveis comunitário, municipal e regional, em parceria com a sociedade civil. Além disso, eles recebem qualificação pessoal e profissional, o que amplia as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. 5. Sociedade e parceiros comprometidos com os direitos e o bem-estar das crianças

2. Infância saudável e segura

Para envolver toda a sociedade na promoção dos direitos da criança, são desenvolvidas ações para apoiar os Conselhos Municipais de Direito da Criança e os processos para o desenvolvimento de planos e orçamentos municipais. Com isso, as famílias apoiadas pelo Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil passam a ter mais representatividade nesses espaços. Os assistidos ficam mais bem informados sobre seus direitos, deveres e benefícios. Outra iniciativa é a mobilização de parcerias locais para fortalecer o compromisso da sociedade com os direitos da criança.

A fim de promover a proteção e o desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 6 anos, são realizadas diversas atividades com foco na formação de responsabilidades familiares, como a sensibilização das famílias sobre a participação delas

Assim, firmado nesses cinco pilares, o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil acredita estar contribuindo para que o Brasil com que todos sonham esteja cada vez mais próximo da realidade.

As atividades para fortalecer os vínculos familiares e comunitários são as oficinas de sensibilização sobre as necessidades emocionais das crianças e adolescentes, as visitas domiciliares, a formação de voluntários e educadores e a realização de eventos comunitários.

5


Notícias 15 de junho: dia de celebrar o amor e a generosidade No dia 15 de junho o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil comemora o Dia do Padrinho. Todos os anos presenciamos manifestações sinceras de carinho das crianças por essa figura tão especial em suas vidas. Em 2011 não foi diferente.

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sete Lagoas, MG, por sua vez, produziu lindas fotos de sua festa de celebração aos padrinhos, registrando esse momento especial. “Minha madrinha nos ajuda muito com cartas carinhosas e amor, muito amor mesmo”, afirma Roberth Rangel Gomes, de 11 anos, que faz parte do Conselho de Pais Criança Feliz, de Belo Horizonte, MG. Assim como ele, todos (Fundo Cristão, comunidades, famílias e crianças) reconhecem e valorizam essa generosa figura tão fundamental nesse processo de desenvolvimento: o padrinho.

Para homenagear esses “anjos amigos”, 203 inscritos na Sociedade de Apoio à Família Carente (SOAFAMC), organização parceira do Fundo Cristão no Crato, CE, participaram de um concurso com o tema “Amor que Transforma”. O momento foi propício para refletir sobre amizade, solidariedade e gratidão. O desenho e a frase escolhidos serão transformados em cartão, que será enviado para todos os nossos padrinhos e madrinhas.

foto: Acervo Frente Beneficiente para Criança

O Dia do Padrinho na Frente Beneficente para a Criança, organização parceira do Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil em Fortaleza, CE, foi bastante movimentado e cheio de homenagens a todos os padrinhos e madrinhas. Brasileiros, alemães, franceses, americanos... Todos foram lembrados com muita festa e carinho. Para completar, as crianças expressaram seu “muito obrigado” em inglês, alemão, francês e português, com direito a cara pintada com a bandeira de cada país.

Cuidando do planeta Pensando sempre em contribuir para um mundo melhor, o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil planeja e executa suas ações de forma ambientalmente responsável. Por isso, a partir de agora o Boletim Apadrinhar está disponível no site www.fundocristao.org.br há algum tempo. Agora também é possível enviar a nova versão do Boletim diretamente para o seu e-mail, para sua comodidade. A cada edição do Boletim Apadrinhar, 10 mil exemplares são impressos. São centenas de quilos de papel sendo utilizados por ano. Com a versão eletrônica, além de contribuir para a preservação ambiental, o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil vai poder direcionar os valores gastos com a impressão para os projetos que atendem as crianças. Se você deseja fazer parte desse movimento, envie um e-mail para comunicacao@fundocristao.org.br e peça que o Boletim Apadrinhar seja enviado por meio eletrônico. O planeta agradece.

6


Adequação da contribuição aumento da inflação no Brasil, no último ano. Com isso, os gastos com a execução dos projetos sociais nas organizações parceiras se elevaram. E pelo fato de mais de 85% dos padrinhos que apoiam crianças do Fundo Cristão no Brasil serem estrangeiros, a atual desvalorização do dólar também causou um significativo impacto negativo nas finanças da organização.

Grande parte dos recursos que o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil recebe para desenvolver seus programas sociais vem do apoio de vocês, padrinhos e madrinhas. Vocês são pessoas especiais que olham para as crianças brasileiras que ainda se encontram em situação de exclusão, privação e vulnerabilidade com olhos cheios de compaixão e generosidade. Valorizamos esse importante apoio. Por isso, mantemos uma política de administração de recursos responsável e transparente a fim de cumprir nossa missão com eficiência.

Assim o Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil decidiu adequar a contribuição mensal para R$ 52,00. A medida foi necessária para manter as ações de transformação sustentável desenvolvidas em mais de 800 comunidades e não prejudicar o atendimento às 143 mil crianças e jovens assistidos. Em breve, entraremos em contato com você, especialmente por este motivo. Se a partir deste mês for possível atualizar o valor da contribuição mensal, basta ligar para o telefone 0300 313 0110 ou enviar uma mensagem para apadrinhamento@ fundocristao.org.br O Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil agradece a sua compreensão e lembra que essa imprescindível doação custa menos de R$ 1,75 por dia: um valor que gera uma grande transformação de vida.

Porém, mesmo com toda a eficácia com que são tratadas as doações recebidas, percebemos a necessidade de aumentar o valor mensal do apadrinhamento. Isto também se deve ao

O melhor investimento O Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil lançou em maio a campanha “Apadrinhe - Faça o melhor investimento de sua vida”. O objetivo da campanha é mostrar à sociedade a importância do apadrinhamento e os benefícios proporcionados por essa atitude que faz bem para a criança que recebe o apoio e para quem apadrinha. Agora você recebe um convite para abraçar essa campanha com o Fundo Cristão para Crianças. Espalhe essa ideia! Para saber como, acesse o www.apadrinhamento.org.br O Fundo Cristão para Crianças – ChildFund acredita na união de forças para tirar o Brasil do mapa da pobreza mundial.

7


Sou Padrinho A força de um encontro Não é novidade que o apadrinhamento é uma experiência rica em troca de afeto, ideias, encorajamento e experiências entre a criança apadrinhada e o padrinho ou madrinha. Escrever para o afilhado, a fim de conhecer um pouco mais sobre a sua vida, e receber dele cartinhas contando como é seu cotidiano e as coisas de que gosta, acende (e mantém) no padrinho uma chama de pertencimento àquela história. Porém, há aqueles que se propõem a ir mais além. É o caso da madrinha Naomy Cezar de Meneses, de São Paulo. Ela começou a apadrinhar Maria Helania após sua primeira criança deixar o programa de apadrinhamento. As duas trocavam cartas e a menina contava histórias da sua vida. O envolvimento foi crescendo junto com o afeto e Naomy estimulava Maria Helania a lutar por seus sonhos, mesmo que às vezes dificuldades aparecessem no caminho. Foi o que houve quando a menina estava desanimada com seus estudos e cogitou abandonar a escola, no que foi demovida pelo apoio da madrinha. Um dia, Naomy recebeu uma carta comunicando que sua afilhada seria desligada do programa de apadrinhamento por ter atingido a maioridade. Foi então que ela percebeu que o tempo havia passado e elas nunca haviam se encontrado, sonho que por causa das responsabilidades cotidianas vinha sendo deixado sempre para depois. Rapidamente, então, Naomy agendou com a equipe do Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil uma visita a Fortaleza e seguiu para lá com seu marido (também padrinho de uma criança na organização). “Não é possível que você interfira na vida de uma pessoa por tanto tempo e não a conheça pessoalmente nem uma vez”, pensava ela. Chegando ao Projeto União, no qual sua afilhada está inscrita, Naomy foi surpreendida com uma recepção comovente montada para recebê-la e a seu marido. Um coral de crianças estava pronto para se apresentar, acompanhado por seu professor, que, criança apadrinhada que já foi, deu um depoimento emocionado sobre a importância do Fundo Cristão para Crianças – ChildFund Brasil em sua vida e de sua família. E, claro, a emoção foi geral! A experiência foi tão marcante para Naomy que ela decidiu apadrinhar mais uma criança e hoje defende a ideia de que todos deveriam conhecer pessoalmente seus afilhados. “Você tem a exata importância de ter um contato com o afilhado. É uma troca muito rica de energia, emoções, experiências”, descreve ela. “É uma experiência que tem que ser vivida!” Hoje Maria Helania está se preparando para enfrentar um desafio próprio da sua idade: o vestibular. E para chegar até aqui foi fundamental o apoio de sua madrinha, cujo exemplo a inspira ir em busca de seus sonhos.

8


Prestacao de Contas 2010-2011 RECEITAS Desempenho Econômico e Financeiro Gerencial Doações do Exterior Doações Locais RECEITAS Intermediação de Presentes Doações do Exterior Isenção INSS Doações Locais Financeiras Intermediação de Presentes Outras Isenção INSS Financeiras Outras

2010 18.967.615 4.549.721 4.655.627 511.994 57.092 79.435

(22.63 (2.05 (3.68 (16 (51 (25

2010 (22.630.341) (2.055.341) (3.685.989) (164.697) (511.994) (255.268) (29.303 1 (29.303.439)

Receitas 2010 (%)

Intermediações de Presentes 16,2

28.82

28.821.484

DESPESAS Investimento nos Projetos Apoio Direto aos Programas Sociais DESPESAS Gerais e Administrativas Investimento nos Projetos Despesas Financeiras Apoio Direto aos Programas Sociais INSS Gerais e Administrativas Depreciação e Amortização Despesas Financeiras Outras INSS Depreciação e Amortização Outras

Isenção INSS 1,8

18.9 4.5 4.6 5 5

Financeiras 0,2 Outras 0,3

15,8 Doações Locais 65,8 Doações do Exterior

9


Demostrações Financeiras Balanço Patrimonial |

em 31 de dezembro de 2010 e de 2009 (em Reais)

ATIVO CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa (nota 4) Adiantamento a terceiros Adiantamento a funcionários Despesas do exercício seguinte Total do ativo circulante NÃO CIRCULANTE Depósitos Judiciais

2010

2009

1.449.657 12.365 54.720 5.956 1.522.698

1.129.877 16.455 54.809 8.389 1.209.530

-

7.357

Total do ativo não circulante

693.934 4.882.862 316.447 5.893.273 5.893.273

719.109 5.032.272 83.499 5.834.880 5.842.237

TOTAL DO ATIVO

7.415.971

7.051.767

2010

2009

66.867 61.705 147.082 991.441 217.525 1.484.620

91.758 53.680 84.362 147.152 209.665 44.487 631.104

-

7.357

Investimentos (nota 5) Imobilizado (nota 6) Intangíveis (nota 7)

PASSIVO CIRCULANTE Fornecedores Impostos e contribuições a recolher Doações a repassar (nota 8) Subvenções a repassar (nota 9) Provisões de férias e encargos (nota 10) Contas correntes credoras Total do passivo circulante NÃO CIRCULANTE Provisões para demandas judiciais Total do passivo circulante

7.357

PATRIMÔNIO LÍQUIDO (nota 11) Patrimônio social contábil Reserva de realização Déficit acumulado Total do patrimônio líquido

1.897.267

2.741.456

4.390.064 (355.980) 5.931.351

4.516.039 (844.189) 6.413.306

TOTAL DO PASSIVO

7.415.971

7.051.767

10


Demostrações do Superávit (Déficit) Para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2010 e de 2009 (em Reais)

RECEITAS ORDINÁRIAS Doações do exterior (nota 12) Doações locais (nota 12)

2010

2009

18.967.615 4.549.721 23.517.336

22.110.580 4.358.843 23.469.423

(17.580.414) (394.110) (2.055.341) (20.029.865)

(21.095.327) (281.657) (1.321.915) (22.698.899)

3.487.471

3.770.524

(1.923.242) (21.404) (648.344) (511.994) 511.994 (255.268) (1.078.325) 57.092 (164.697) 79.435 (14.674) (3.969.426)

(1.770.790) (16.939) (527.258) (471.539) 471.539 (241.664) (1.479.834) 97.817 (151.833) 66.652 (82.492) 4.025 (4.102.316)

(481.955)

(331.792)

DESPESAS ORDINÁRIAS Subsídios - Projetos conveniados (nota 13) Verbas especiais a projetos (nota 13) Apoio à Programas Sociais (nota 13)

SUPERÁVIT ORDINÁRIO RECEITAS (DESPESAS) OPERACIONAIS Despesas com pessoal e encargos Impostos e taxas Serviços de terceiros Despesas c/ INSS - isenção (nota 18) Receita gratuidade isenção INSS (nota 18) Despesas com depreciação e amortização (nota 16) Despesas gerais (nota 14) Receitas financeiras Despesas financeiras Receitas de aluguéis Alienação ou baixas de bens ativo imobilizado Outras receitas (despesas)

Déficit do exercício

11


Parecer dos Auditores Independentes Aos Conselheiros e Administradores do Fundo Cristão Para Crianças Examinamos as demonstrações financeiras do Fundo Cristão Para Crianças, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2010 e as respectivas demonstrações do resultado do exercício, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas. Responsabilidade da administração sobre as demonstrações financeiras A administração da entidade é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às pequenas e médias empresas (NBC T 19.41), e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. Responsabilidade dos auditores independentes

Entidade. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações financeiras tomadas em conjunto. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião. Opinião sobre as demonstrações financeiras Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Fundo Cristão Para Criança em 31 de dezembro de 2010, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às pequenas e médias empresas (NBC T 19.41). Outros assuntos Os valores correspondentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2009, apresentados para fins de comparação, foram anteriormente auditados por outros auditores independentes que emitiram relatório datado em 19/3/2010, que não conteve modificação.

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações financeiras com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras estão livres de distorção relevante. Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações financeiras. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras da Entidade para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da

12

Belo Horizonte, 10 de março de 2011 ERNST & YOUNG TERCO Auditores Independentes S.S. CRC 2SP 015.199/O-6-F-MG Luis Guilherme Villela Alves Contador CRC - MG-067.509/O

Boletim Apadrinhar nº23 Setembro de 2011  

Boletim Apadrinhar Especial Transparência enviado para os padrinhos em Setembro de 2011.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you