Issuu on Google+

design francisco neto e felipe gomes


MENSAGEM INICIAL O surgimento do termo “arquitetura” decorreu da necessidade de distinguir obras providas de maior significado de outras que apresentavam soluções meramente técnicas: precedendo o termo tektonico, que designa a ação de construir ou a própria construção, acrescentou-se o radical arché, que pode ser traduzido como origem, começo ou princípio e deve estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas. Portanto, arquitetura, além de ser um projeto e a obra civil que o realiza, é fundamentalmente conceito.

“Você utiliza pedra, madeira e concreto, e com esses materiais constrói casas e palácios. Isso é construção. A engenhosidade está em ação. Mas, repentinamente, você toca meu coração, me faz sentir bem. Estou feliz e digo: Isso é bonito. Isso é arquitetura. A arte entra em ação.” Le Corbusier - 1927


MENSAGEM INICIAL O surgimento do termo “arquitetura” decorreu da necessidade de distinguir obras providas de maior significado de outras que apresentavam soluções meramente técnicas: precedendo o termo tektonico, que designa a ação de construir ou a própria construção, acrescentou-se o radical arché, que pode ser traduzido como origem, começo ou princípio e deve estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas. Portanto, arquitetura, além de ser um projeto e a obra civil que o realiza, é fundamentalmente conceito.

e demais formandos ficarão honrados com sua presença e de sua família as solenidades de formatura do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo.


solenidades

AUTORIDADES

Colação de grau

Rubens Rasseli

21 de abril de 2006 (Sexta-feira) às 19:30 horas.

REITOR

Local: Teatro Universitário da UFES Av. Fernando Ferrari, s/º, Campus de Goiabeiras

VICE-REITOR

Coquetel dançante

Cristina Engel Alvarez

22 de abril de 2006 (Sábado) às 23:00 horas

VICE-DIRETOR DO CENTRO DE ARTES

Local: Cerimonial Atrium (Convite individual)

CHEFE DE DEPARTAMENTO

Reinaldo Centoducatte Aparecido José Cirilo DIRETOR DO CENTRO DE ARTES

Antônio Carlos Coutinho Clara Luiza Miranda COOREDENADOR DE CURSO


hOMENAGEADOS

JURAMENTO

Charles Edouard Jeanneret (Le Corbusier)

“Juro que, no cumprimento do meu dever de arquiteto e urbanista, empregarei a ciência com dignidade, dinamismo e respeito, participando com amor e empenho nas grandes e pequenas obras, não me deixando cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, nem me esquecendo que a opção de trabalho se fará a partir da visão de justiça e ética que em mim se fizer presente. Defenderei a natureza, procurando projetar e construir com critério e segurança, evitando a destruição da plenitude do equilíbrio ecológico. Colocarei, então, meu conhecimento científico voltado para o desenvolvimento e bem estar da humanidade, assim sendo estarei em paz comigo e com Deus”.

PATRONO

Clara Luiza Miranda PARANINFA

PROFESSORES HOMENAGEADOS Ione Mota Marroquim Souza PROFESSORA DE PROJETO DE ARQUITETURA

Milton Esteves Junior PROFESSOR DE PROJETO DE URBANISMO

Adalberico Souza Lima (Solis) FUNCIONÁRIO

ORADORA: Rynara Oliveira Neves JURAMENTISTA: Kleber Brandão de Brandão REQUERENTE DE GRAU: Mariana Biancucci Apolinário Barbosa


HOMENAGEM A DEUS

Aos QUE Amamos

Ó Tu, Senhor Bondoso! Criaste toda a humanidade dos mesmos pais. Desejaste que todos pertencessem ao mesmo lar. Em Tua Santa Presença, todos são Teus servos e todo o gênero humano se abriga sob Teu Tabernáculo. Todos se têm reunido à Tua Mesa de Graças e brilham pela luz da Tua Providência. Ó Deus! És bondoso para com todos, provês a todos, amparas a todos, e a todos concedes vida. De Ti, todos os seres recebem faculdades e talentos. Todos estão submersos no Oceano da Tua Misericórdia. Ó Tu, Senhor bondoso! Une todos, faze as religiões concordarem e torna as nações uma só, para que considerem-se todos como uma única família e tenham a terra como um só lar. Que se associem em perfeita harmonia. Ó Deus! Ergue o estandarte da unicidade do gênero humano! Ó Deus! Estabelece a Suprema Paz! Enlaça os corações, ó Deus! Ó Tu, Pai bondoso, Deus! Extasia os corações com a fragrância do Teu amor; ilumina os olhos com a Luz de Tua Guia; alegra os ouvidos com as melodias da Tua Palavra e abriga-nos no Recinto da Tua Providência. Tu és o Grande e o Poderoso! És o Clemente – Aquele que perdoa as faltas de toda a humanidade.

A vocês que foram nossos companheiros nesta longa e maravilhosa estrada, que estiveram ao nosso lado e nos doaram carinho, amor e dedicação, estiveram sempre prontos a deixar em segundo plano seus próprios desejos para nos oferecerem ajuda, conselhos, coragem pra continuar, abraços e beijos pra nos consolar e por vezes torceram tanto por nós que nossos objetivos de repente não eram mais só nossos e pudemos dividi-los com vocês. A vocês que foram para nós – mesmo que às vezes, inevitavelmente, à distância – apoio nos bons e maus momentos, nas noites mal dormidas que passamos, além de terem sempre palavras estimulantes para nos reanimar quando estávamos tristes ou ansiosos. A vocês – que podem ser denominados como um amigo, um namorado, marido, pais, tios, primos, enfim, qualquer que seja a relação – é oportuno dizer que esta vitória não é só nossa, pois muito importante para nós foi poder contar com a presença de vocês nesta etapa de nossas vidas, pois sem ela, com certeza o caminho percorrido teria sido muito mais difícil.

-‘Abdu’l-Bahá por Bahíyyih Maani Hessari

A vocês, nosso sincero, Muito Obrigado! Rynara Oliveira Neves


HOMENAGEM Aos mestres

Aos PAIS

Aos mestres, aqueles que realmente conseguiram ensinar e transmitir os seus conhecimentos e sabedorias, que souberam ser orientadores, amigos e companheiros nas horas mais complicadas. Em especial àqueles que estimularam a criatividade de cada um, aos que se interessaram e cresceram conosco, aos que estavam ao nosso lado durante essa caminhada. Nosso agradecimento sincero aos mestres e amigos, aos somente mestres, e àqueles que, com seus problemas, não foram amigos e nem mestres, mas que também passaram por nós. Nosso respeito, nossa afeição.

A vocês que durante esses anos estiveram nos apoiando. Alguns mais próximos, outros nem tanto. Mas que sempre tiveram torcendo para o nosso sucesso. A vocês que se afligiram junto conosco nas noites mal dormidas (quando dormidas!), nos trabalhos intermináveis, nas incontáveis horas em frente ao computador. A vocês que mesmo agora, com o “trabalho cumprido”, continuarão a zelar por nós, apoiar-nos, e a serem, sem dúvida, nossos maiores incentivadores. A vocês, muito obrigado!

Lorenza Cosme Gomes

Gabriela Leandro Pereira (Gaia)


Aos AUSENTES “Ele não pode falar, mas a sua voz... Essa sim, poderei sempre escutar. Ele já não sente... Mas eu estarei a todo o momento sentindo a sua emoção e o calor de suas mãos afagando o meu coração. Silenciosamente nos abraçamos nesse momento. Afinal seria impossível não comemorarmos juntos a alegria dessa grã nde conquista. Sinto muito a sua ausência, claro, mas esse forte sentimento de saudade logo se transforma em sabedoria, exemplo e amor. E se isso acontece, é porque a sua existência continuará sendo essencial para a minha existência. Nunca deixarei de amá-lo, pois os meus passos continuarão eternamente sendo um reflexo dos seus. Hoje estou realizando o meu grande sonho, já sou um arquiteto, e você é parte imprescindível desse sucesso!” Farlley Ribeiro Ramos


HENRIQUE GASPARINI C. DE MIRANDA Romildo Conrado de Miranda Heloisa Helena Gasparini de Miranda Agradeço primeiramente ao Arquiteto dos arquitetos que formou todo universo e me abençoou com a oportunidade de realizar este curso. Aos meus pais, à minha esposa, meus irmãos e amigos que me apoiaram e incentivaram durante esta jornada. Entro nesta nova etapa da vida, seguindo a Palavra de Deus: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” (Salmos)

MARIANA CASSARO GURGEL Henrique José Vieira Gurgel Maria de Fatima Cassaro Gurgel Agradeço ao meu pai e à minha mãe pelo apoio e pelos ciúmes dos PA’s e PU’s da vida, eles roubaram um tempo precioso. À Carol e à Lili por sempre me ouvirem falar dos meus projetos como se entendessem alguma coisa das minhas loucuras. Ao Floffy e à Bella por esquentarem o meu pé à noite e me alegrarem enquanto o computador pensava. E, ao Frank, por agüentar os meus estresses, por me abraçar quando eu chorei, brigar comigo porque não parava de chorar, por existir, comemorar comigo cada vitória, por querer mudar meu projeto na noite anterior à entrega... Cada um dá o valor que quer aos seus problemas.

TIAGO SCARAMUSSA VIONET CORREIA Carlos Antônio Vionet Correia Elisabeth Scaramussa Correia A meu pai, pela orientação./A minha mãe, pela oração./A meus irmãos, pela amizade./À Juliana, pelos beijos./A meus amigos, pela cerveja e pelo futebol./Ao Fluminense, pelo sofrimento./A Deus, por permitir tudo isso.


RYNARA OLIVEIRA NEVES Valdir Calixto Neves Ecilda de Oliveira Neves Agradeço a Deus por guiar meus passos até aqui./Aos meus pais por acreditarem em mim sempre, até quando eu mesma duvidei. /Em especial a minha mãe, por ser uma avó-mãe pro meu filho e por suas orações./Aos meus amigos que foram para mim inspiração, consolo, força e motivo de muita alegria sempre./Ao Cristiano, por estar comigo em todos estes anos. A você, minha gratidão e carinho./Ao meu filho, Lucas, que eu amo tanto, por entender minha ausência quando foi necessário, por aproveitar de minha presença ao máximo, por ser meu companheiro e motivo da minha vontade de vencer. Saiba que eu tenho muito orgulho de poder compartilhar deste momento contigo.

LORENZA COSME GOMES João Gomes Neto Rosana Cosme Agradeço a Deus por ter vencido esse etapa./A minha Mãe, pela garra e apoio incondicional./Aos meus avós, aos meus tios e a Marta pelo carinho e compreensão despendidos./Ao Louis pela paciência e sentimentos divididos nessa trajetória./Aos meus amigos pelo apoio e pelos bons momentos./E a todos que de alguma forma contribuíram para essa conquista.

MIRIA DONADIA NASCIMENTO Hilário Pereira do Nascimento Regina de Fátima Donadia Nascimento Agradeço a Deus, por permitir mais esta conquista. Aos meus pais, Regina e Hilário, pelo amor incondicional, me apoiando sempre. Aos meus irmãos, Catarina e Gustavo, pelo carinho e pela força. Ao Thiago, pela presença e compreensão, pelo amor acima das dificuldades. A todos os amigos que de alguma forma torceram e colaboraram para que este sonho se realizasse de fato.


BAHÍYYIH MAANI HESSARI Saed Maani Hessari Soussan E. Maani Hessari “A terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos”. (Bahá’u’lláh) “Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”. (Mahatma Gandhi) “Por mais que na batalha se vença um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias”. (Buda)

KLEBER BRANDÃO DE BRANDÃO Luis Kleber da Silva Brandão Leyse M. Brandão de Brandão Agradeço aos meus pais pelo amor e carinho, minha irmã pelo apoio e confiança e aos demais familiares e amigos por sempre estarem comigo! Obrigado por tudo...

PRISCILA MACIEL ISIDORO Orlando Ramos Isidoro Nádia Maciel Isidoro Deus, obrigada por mais esta bênção na minha vida.Pai, mãe e irmãos, obrigada pelo apoio e pela confiança.Vó, obrigada por ter cuidado de mim.Meu amor, obrigada por me incentivar a conquistar esta vitória.Amo muito todos vocês!


FARLLEY RIBEIRO RAMOS Sebastião de Oliveira Ramos (in memorian) Therezinha Ribeiro Ramos Uma trajetória de sucesso é constituída de bons e maus momentos./Aos meus amigos e familiares que compartilharam comigo os instantes felizes e que me fizeram superar todos os obstáculos.../À minha Mãe, minha pedra preciosa e razão maior da minha existência.../Ao meu Irmão, um amigo verdadeiro de ontem, hoje e sempre.../Ao meu Pai, meu refúgio espiritual e amigo eterno, que de onde estiver estará vibrando com a realização de seu grande sonho! E à Deus, por me possibilitar esse momento ímpar de felicidade: Agora sou Arquiteto!

GABRIELA LEANDRO PEREIRA (GAIA) Carlos Alberto Pereira Sandra Leandro da Silva Agradeço a todos que fizeram parte desta minha caminhada: amigos, mestres, companheiros, irmãos, cúmplices, pais. Todos que de alguma forma cruzaram o meu caminho e se doaram um pouquinho. Tomo emprestada as palavras do poeta Thiago de Mello: “Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar. Aprendi (o caminho me ensinou) a caminhar cantando como convém a mim e aos que vão comigo. Pois já não vou mais sozinho”. Muito obrigada por esses anos lindos!


MARIANA BIANCUCCI APOLINÁRIO BARBOSA Ricardo Luiz Camerano Barbosa Giovana Biancucci Apolinário A minha apaixonada e apaixonante família.../ Ao meu mais que namorado; meu contraponto.../ Aos amigos de antes, de durante e de sempre.../ Aos mestres, pelos ensinamentos de sala de aula e de corredor.../ Cada um deixou sua contribuição e sabe, exatamente, onde ela está./ Cada um é parte fundamental dessa vitória. Amo todos vocês...

CARLOS RODRIGO CAMPO DALL’ORTO Armando Campo Dall’Orto Helenice L. Tessarolo Campo Dall’Orto Agradecer por esse momento foi mais difícil que o caminho percorrido para chegar até aqui. Pois durante o percurso pude contar com Deus, minha família e meus amigos, e para agradecê-los conto apenas com suas lembranças e com minha insuficiente memória. Por isso espero que eles entendam e aceitem apenas o meu humilde MUITO OBRIGADO.

CYNTHIA LOPES PESSOA DE MIRANDA Nilton Pessoa de Miranda Elizabeth Meroto Lopes Pessoa de Miranda Agradeço, primeiramente, ao meu Senhor, porque “todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”; e por ter me concedido a fé, a alegria, o consolo, a coragem, o renovo e a força para alcançar tão grande vitória, segundo o seu projeto. Agradeço à minha mãezinha querida, sempre amiga, sempre forte, sempre doce; ao meu amado pai, por seu apoio incondicional e exemplo vencedor que me inspira; à minha irmã Carla, por ser minha companheirinha, sempre determinada e amiga em todos os momentos; aos familiares e amigos, pelas orações, incentivo e ternura.


MENSAGEM DA COMISSãO Uma conquista, mais uma etapa vencida, um momento todo especial que queríamos celebrar juntamente com as pessoas que dele fizeram parte. Para isso nos tornamos uma “equipe”, onde juntos planejamos os detalhes deste momento, e como todo time necessita de liderança, esta foi formada... Agradecemos a todos por colaborarem com suas idéias, opiniões, comprometimento, enfim, por nos ajudarem a realizar o que nos foi permitido, neste curto espaço de tempo que tivemos. Se falhamos, tenham a certeza de que foi tentando acertar, e nos acertos vemos a parceria formada entre todos nós. A nós, formandos, nos resta agora partir para este novo começo que nos aguarda. Saudades. Rynara e Lorenza


Mensagem Final “A idéia é fluida, onda que procura antenas. As antenas estão disseminadas. O próprio das idéias é pertencer a todos. Deve-se escolher entre duas fatalidades: dar ou receber idéias. Na verdade, fazemos um e outro, damos voluntariamente nossas idéias e, a título de recuperação, empregamos, exploramos para fins particulares as idéias difundidas em todos os domínios e que um dia vêm ao nosso encontro. A idéia pertence ao domínio público. Dar sua idéia não significa somente perda ou dor. Pode-se ter uma profunda satisfação em ver sua idéia adotada por outrem. A bem da verdade, não existe outra razão de ser da idéia. É o fundamento mesmo da solidariedade.” Le Corbusier - 1929


Convite Arquitetura