Issuu on Google+

A Biblioteca Escolar 2.0 A distância / online Ler 2.0 O Ler 2.0 é um blogue de partilha de novas ferramentas de leitura. Tem como objetivo, à partida, apresentar diversas sugestões, quer de obras e/ou bibliotecas digitais, quer de ferramentas de produção/publicação. Está, igualmente, aberto a sugestões que possam chegar dos leitores. Trata-se, essencialmente, de um espaço de cooperação e partilha. Podem encontrar este espaço em: lerdoispontozero.blogspot.pt

O título surgiu por analogia com o nome da ação para a qual foi criado. Além disso, sabe-se da importância de que se revestem hoje as novas tecnologias no trabalho de promoção da leitura, sobretudo para a geração dos “nativos digitais”. Não podemos, também, esquecer a importância dos e-books e das bibliotecas digitais.

Características Modelo: “Viagens” do blogger. Dado que ler é uma forma de viajar, que a leitura nos aviva a memória e estimula a criatividade, considerei este tema bastante adequado. Além disso, a imagem e o conteúdo transportam-nos para um convívio salutar entre o analógico e o digital, o passado e o presente, que devem estar sempre presentes numa biblioteca. Esquema: Cabeçalho e duas colunas. O blogue tem uma caixa de cabeçalho, onde se encontra o título e o subtítulo, precedida de uma barra de navegação. Abaixo da caixa de cabeçalho, o blogue divide-se em 2 colunas. Na coluna da esquerda surgem as novas mensagens e na coluna da direita está o perfil do autor, o arquivo do blogue, bem como um espaço para miniaplicações: sondagem, links, nº de visualizações, …

Maria Fernanda da Costa Gonçalves


A Biblioteca Escolar 2.0 A distância / online Configurações: Quanto à privacidade, o blogue é público, consta do Blogger e está visível para motores de pesquisa. O nº de mensagens mostradas na página são as dos últimos 7 dias. Os comentários são incorporados, mas apenas podem fazê-los os utilizadores registados. Estes são sempre moderados pelo autor. O blogue utiliza como língua de publicação o português. O fuso horário utilizado é GMT+00:00. As mensagens surgem com o seguinte formato de data: dia da semana, dia do mês e ano. Nos comentários surge o dia do mês, ano e hora.

Fajões, 21 de abril de 2014

Maria Fernanda da Costa Gonçalves


Biblioteca2 0 fernanda gonçalves