Issuu on Google+


EDITORIAL Paz e Desenvolvimento para Londrina Olá! Acredito que eu e você compartilhamos a mesma força de vontade para fazer o bem por Londrina. Quando converso com as pessoas, nos bairros, nos distritos, percebo o amor e o respeito que alimentam por nossa terra. O mesmo amor e respeito que também trago no peito. Mas, estes sentimentos, você sabe, têm sido desprezados por quem deveria zelar por eles. É uma pena... e isso tem que acabar! O prefeito tem que estar ao lado do povo, sintonizado com seus anseios, fazendo as obras que a cidade necessita. Deve ser o guardião da moralidade, trabalhar com seriedade, honrar compromissos, ouvir, respeitar a população e jamais envergonhar a cidade. O prefeito que a cidade merece tem que orgulhar Londrina. Quando fui prefeito, dentre centenas de outras ações, implantei o Programa Médico de Família, acabei com as filas nos postos de saúde, trouxe o SIATE para socorrer as vítimas do trânsito e estruturei o planejamento, criando o IPPUL. Também implantei a Guarda Municipal que, infelizmente, foi desativada pelo meu sucessor. Criei a Feira da Lua, o Kartódromo, o Basquete de Londrina, a Escola de Dança e, com ela, o Ballet da Cidade de Londrina, as Escolas de Teatro e de Música. Tripliquei o piso salarial dos servidores. Hoje, temos outros desafios: precisamos colocar as finanças novamente em ordem! O caos impera na saúde! Como pode, uma cidade gastar R$ 374 milhões por ano com a saúde, e ter doentes esperando horas ou dias por uma consulta e mais de dois anos por uma cirurgia? Vamos mudar essa realidade! Gerar mais empregos. Realizar obras. Melhorar a renda do trabalhador. Garantir segurança à população. Resolver o caos no trânsito. Cuidar melhor do meio ambiente. Nossa cidade tem grande potencial para evoluir e melhorar em todos os setores. Por isso convido você a participar de uma grande união pela PAZ e pela PROSPERIDADE. Quero você comigo porque sei que, como eu, você não abre mão da honestidade, da ética e da solidariedade. O rigor deve ser um princípio sagrado de toda administração. Vamos nos unir e fazer um grande movimento de mudanças para o bem de Londrina! Conto com o seu apoio. Forte abraço,

EDUCAÇÃO Se queremos bons políticos, façamos bons cidadãos :: Principais Propostas aos Professores

1. EDUCAÇÃO CONTINUADA

A cada três anos, o professor ficará 3 meses fora da sala de aula, reciclando seus conhecimentos, aprimorando-se profissionalmente.

2. HORA-ATIVIDADE

A ser definido em Lei, o professor receberá hora atividade pelo tempo dedicado as tarefas de preparação de aulas, correção de provas e trabalhos e reuniões com os pais.

3. PAGAMENTO DE PRODUTIVIDADE

Mediante um protocolo definido, o professor será avaliado quanto ao aprendizado de seus alunos, comportamento em sala, frequência na escola e outros itens. De acordo com seu mérito, além do salário, o professor receberá produtividade.

4. HORAS EXTRAORDINÁRIAS E CONTRATAÇÕES

Os professores municipais fazem horas-extraordinárias porque não há professores suficientes. Vamos contratar professores, garantindo a escola de tempo integral e a educação continuada, e remunerar adequadamente as horas extraordinárias.

5. REPOSIÇÃO SALARIAL

Os professores da rede municipal de ensino terão reposição salarial de 20% a partir de 2013, a começar na data base da categoria.

:: Principais Propostas aos Alunos

1. EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

A Educação em Tempo Integral é um processo longo, que já começou e necessita ser ampliado. Faremos isso utilizando espaços físicos credenciados pedagogicamente para que, em cinco anos, 100% das escolas municipais sejam de tempo integral.

2. PASSE LIVRE

Pesquisas orientarão a Prefeitura quanto aos alunos que podem deixar de estudar por não terem como usar transporte coletivo. A estes, será cedido transporte gratuito.

3. ENSINO PROFISSIONALIZANTE

A Prefeitura recapacitará o IPOLON e ampliará o ensino profissionalizante, em parceria com as universidades locais e os institutos de ensino SENAI, SENAC, SESI, SESC e SENAT.

4. BAIRROS DIGITAIS

Será garantido o acesso gratuito à internet de alta velocidade em praças, escolas e centros de convivência nos bairros.

VICE-PREFEITO Dr. Caetano está ao lado do Cheida para realizar o melhor programa de saúde da história de Londrina

O

Dr. Caetano é casado e pai de cinco filhos. Formado em medicina pela UEL, é especialista em Ginecologia e Obstetrícia (por suas mãos nasceram mais de seis mil londrinenses). Também é especialista em Administração da Saúde Familiar, Auditoria Médica e Homeopatia. Foi presidente do Fórum Desenvolve Londrina e hoje é vice-presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Saúde e da Ecologia.

Como presidente do Rotary Club Londrina-Universidade, ao lado de outros rotarianos, Dr. Caetano liderou trabalho pela erradicação da paralisia infantil. Presidente licenciado da Associação Médica de Londrina o Dr. Caetano elaborou o projeto de melhoria do serviço de Saúde Pública para o Conselho Municipal de Saúde, em parceria com o Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná e Associação Médica de Londrina. Trabalhou pelo reconhecimento do trabalho do médico plantonista da Prefeitura de Londrina.


SAÚDE Londrina terá a melhor saúde do Brasil 1. ACABAR COM AS FILAS

4. PRODUTIVIDADE AO PESSOAL DA SAÚDE

2. ACABAR COM A FALTA DE REMÉDIOS

5. CENTRO DE RECUPERAÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS

:: Principais Propostas O que acaba com as filas é ter servidores em número suficiente, cumprimento de horário de trabalho e a presença de um médico exclusivo em cada Unidade Básica de Saúde, para dar o primeiro atendimento e fazer a triagem dos pacientes que precisarem de consultas especializadas. É o que faremos! As compras de medicamentos serão descentralizadas. Hoje, elas são centralizadas e, por isso, a compra de um maço de pregos ou um lote de antibióticos tem a mesma importância na Prefeitura. Remédio no posto de saúde é prioridade.

3. CENTRO DE ZOONOSES

Zoonoses são doenças transmitidas às pessoas por animais como ratos, gatos, pombos... Criaremos o Centro de Zoonoses que, respeitando a vida e protegendo animais abandonados, trabalhará para que eles não causem problemas à saúde dos cidadãos.

Os profissionais de saúde terão avaliações periódicas sobre o seu trabalho. Quanto mais resolverem os problemas das pessoas, curando doenças e promovendo a saúde na área de abrangência de sua Unidade Básica de Saúde, mais irão ganhar.

A droga é doença que se multiplica, se alastra por todos os cantos e destrói o viciado e sua família. Será nossa prioridade combater os vícios, em especial as drogas, acolher e recuperar os dependentes e amparar suas famílias. Para isso, a Prefeitura, através de convênios, criará o Centro de Recuperação e Combate às Drogas.

6. POSTOS 24 HORAS EM CADA REGIÃO Cada uma das cinco regiões da cidade terá uma Unidade Básica de Saúde funcionando 24 horas, todos os dias do ano.

7. MÉDICO DE FAMÍLIA

Houve época em que Londrina teve mais de 600 pacientes internados em casa, recebendo o carinho da família, visitados todos os dias pelo médico. Este médico de família voltará. Assim como o médico que irá morar nos distritos. O número de equipes do Programa Saúde da Família será dobrado, chegando a 150.

8. PLANTÃO ODONTOLÓGICO 24 HORAS

Será criado o Plantão Odontológico 24 horas, que estará aberto todos os dias do ano.

SEGURANÇA O prefeito será o principal responsável pela segurança da cidade, liderando ações de sua competência e articulando os comandos das instituições de segurança estaduais e federais na defesa do cidadão :: Principais Propostas

1. UNIDOS CONTRA O CRIME

Toda semana, o prefeito reunirá em seu gabinete o comando das polícias militar, civil e federal da cidade, o Ministério Público, o chefe da Guarda Municipal, os conselhos comunitários de segurança e as receitas federal e estadual. Serão avaliadas as ações da semana anterior e projetadas as atitudes da semana que começa.

4. CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA

Ao lado de bons programas, como o Vizinho Solidário, já desenvolvido por alguns bairros, a prefeitura estimulará o surgimento dos Conselhos Comunitários de Segurança, com a participação cidadã e o reconhecimento da municipalidade no planejamento de suas ações na área da segurança.

5. APOIO ÀS FAMÍLIAS VÍTIMAS DE VIOA Guarda Municipal será ampliada para patrulhar também bairros LÊNCIA 2. GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal será ampliada para proteger e auxiliar os moradores dos bairros e distritos

Cheida explica melhor:

e distritos rurais. Os moradores terão os telefones celulares dos patrulheiros, podendo acioná-los, se necessário. Será a guarda amiga e companheira, com a missão maior de proteger e auxiliar o cidadão, garantindo sua integridade física e moral.

“Há ações que competem ao prefeito e há ações que competem aos organismos de segurança de Londrina. Vamos trabalhar juntos na defesa de nosso maior patrimônio: o cidadão. Além disso, segurança também diz respeito à escola de tempo integral, iluminação pública, capina, trânsito menos caótico, esporte, lazer, cultura e demais atitudes que o prefeito pode tomar”.

3. SUB-DELEGACIAS RURAIS

Trabalharemos para que o Estado coloque sub-delegacias nos distritos rurais, onde policiais civis e militares, trabalhando ao lado da Guarda Municipal, garantam a segurança.

A Prefeitura acompanhará e apoiará toda família onde algum membro seja vítima de violência. Antes de ocorrer, o crime dá sinais. É possível, na maior parte das vezes, evitar o delito ou até a formação de um criminoso.

6. APOIO À FAMÍLIA DO APENADO

Quando o apenado (preso que cumpre pena) volta para casa e encontra a família desestruturada, ele tem mais de 90% de chances de cometer novos crimes. Ao contrário, se sua família está estruturada, estas chances não chegam à 30%. Por isso, para proteger a sociedade, a prefeitura apoiará a família do apenado.


DESENVOLVIMENTO Com planejamento e muito trabalho, Londrina vai crescer, gerar empregos e distribuir riquezas :: Principais Propostas

1. CIDADE INDUSTRIAL DE LONDRINA Criaremos a Cidade Industrial de Londrina, condomínio que abrigará centenas de indústrias locais que queiram expandir-se ou virem de fora, com segurança, creches, ambulatório médico, terminal de ônibus, áreas de lazer e esportes. 2. CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

A Educação é a base para a industrialização: indústrias querem ir para onde estão os profissionais capacitados. A Prefeitura incentivará a capacitação profissional, através de convênios e introduzirá o empreendedorismo nas escolas municipais.

3. AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

A CODEL se transformará em uma Agência de Desenvolvimento ativa na proteção das indústrias locais e na busca por novos investimentos. Seus diretores serão indicados pelo prefeito e pela iniciativa privada.

4. AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

Em cada pequena e média propriedade rural, uma Agroindústria Familiar. Criaremos o Fundo Municipal de Fomento à Agroindústria

Familiar, cujas linhas de crédito garantirão a capacitação profissional e projetos de viabilidade econômica.

5. PLANEJAMENTO URBANO

Só há desenvolvimento onde há planejamento. O IPPUL, órgão criado pelo Cheida, dentro do novo Plano Diretor, implementará soluções do trânsito e um plano de combate às enchentes, em novo desenho urbano que contribua para a segurança.

6. TURISMO E CENTRO DE EVENTOS

A Prefeitura garantirá, financeiramente, o projeto de um novo Centro de Eventos. Sua construção é inadiável para assegurar esta verdadeira indústria que é o Turismo e a captação de eventos, tão necessários ao nosso desenvolvimento.

MEIO AMBIENTE Repreender quem faz o errado e bonificar quem faz o certo :: Principais Propostas

1. INCENTIVOS A QUEM PRESERVAR

A parte orgânica será compostada para produção de biogás e adubo.

As pessoas ou empresas que implantarem boas práticas ambientais, como o uso de energia solar, captação de água da chuva, destinação correta do lixo e outros, terão descontos em taxas ou tributos (Taxa de Coleta de Lixo, IPTU, ISS).

4. MONITORAMENTO

2. CICLOVIAS

5. ARBORIZAÇÃO URBANA

3. LIXO RECICLÁVEL

6. MERENDA ESCOLAR ORGÂNICA

Construção de redes integradas de ciclovias seguras, que atendam percursos diversos, de casa para o trabalho, para a escola ou para os principais pontos de compras e lazer. Os itens que compõem o lixo doméstico terão um valor de moeda. A Prefeitura pagará ao cidadão pelo lixo recolhido em sua casa. Este será reclassificado e comercializado.

Criaremos um Sistema de Monitoramento da Qualidade Ambiental (ar, águas, solos). Os resultados serão divulgados, periodicamente, a todos os cidadãos. Faremos um Plano Diretor de Arborização Urbana, catalogando cada árvore da cidade. Novos plantios, podas ou erradicações serão realizadas pela Prefeitura em, no máximo, uma semana. Reativaremos o Centro Municipal de Agricultura Orgânica. Nas escolas, nossas crianças receberão merenda escolar sem agrotóxico, compradas de agricultores do município ou próximos dele.

Acompanhe o dia a dia da vitoriosa campanha rumo à Prefeitura de Londrina: www.cheida15.com.br

twitter.com/cheida15

Equilíbrio do meio ambiente para aumentar a qualidade de vida dos londrinenses

www.facebook.com/cheida15

COMITÊ DO CHEIDA - Passe por lá pra conhecer os candidatos a vereador e obter material de campanha e informativo de propostas do CHEIDA. Rua Andirá, 37 (Quase esquina com João Cândido) - Londrina/PR - Contratação CNPJ: 16.511.665/0001-08. Impressão CNPJ: 03.758.336/0001-06 - Tiragem: 220.000 exemplares.


Jornal do Cheida 01