Page 1


Conteúdo - Introdução - Por dent r o das Sub-equi pes - Entrevista com membro - Destaque do mês - Sponsors

Contato: comunicacao@cheetahracin g.com.br

SPONSORS :


Introdução No mês de Julho a equipe Cheetah E-Racing Unifei trabalhou bastante. Além de dar continuidade no projeto do nosso primeiro carro, a equipe também ajudou a categoria combustão na construção do carro para a competição desse ano.

Essa ajuda possibilitou que os membros da equipe aprendessem bastante com os membros do combustão. A expectativa para a chegada das baterias continua grande, para assim pegarmos o motor e fazermos os testes que d e s e j a m o s .

Confira também uma entrevista com um dos fundadores da equipe, Thiago Takashi, que fala, entre

outras

coisas,

das

dificuldades de se fundar e

q

u

i

p

uma e

.


por dentro das sub-equipes Telemetria Durante o mês de julho o subsistema de telemetria coletou dados para a construção da BOM, bill of materials, da categoria combustão, junto ao subsistema de Desenvolvimento de Produto. Tambem foi dado continuidade aos testes de validação da programação dos componentes projetados. O projeto que está sendo testado atualmente é o hardware que vai fixado ao volante e trasmite informações do carro ao piloto. O modulo de controle da asa movel foi testado fisicamente e aguarda agora o termino dos aerofolios para validação final.

Desenvolvimento de Produto No mês de Julho o subsistema de Desenvolvimento de Produto se focou quase que inteiramente na confecção de um importante documento a ser enviado para a competição da categoria combustão: o Cost Report. Este documento é equivalente à popular “Bill of Materials”, utilizada frequentemente por empresas de engenharia. O esforço desenvolvido visou a documentação dos custos das peças do protótipo, seus proc essos de fabricação e fixadores, tomando como base a produção em massa de 1000 unidades de veículos por ano. Cost Report é elemento importante da prova estática de custos (Cost Event), que por sua vez vale 100 pontos em 1000 na competição.

SPONSORS :


por dentro das sub-equipes Dinâmica Veicular Durante o mês de Julho o subsistema de dinâmica veicular realizou diversos estudos para aprofundar ainda mais o conhecimento com relação a parte de suspensão. O subsistema também acompanhou a equipe do Fórmula Combustão na parte inicial da soldagem do chassis, onde foi necessário projetar os gabaritos e também fazer as bocas de lobo nos tubos que irão soldados na estrutura. Já foi agendado algumas reuniões para os dias subsequentes afim de melhorar o entrosamento entre os membro e também otimizar cada vez mais os estudos já realizados.

Gestão de Recursos Em Julho a subequipe de gestão, com seus novos integrantes melhor ambientados, iniciou uma nova fase de busca por patrocinadores, principalmente por fornecedores das necessidades mais urgentes, como alumínio, aço, ferramentas e recursos pecuniários. Este mês ocorreu a licitação para a aquisição de materiais e peças diversas, estando no momento em fase de avaliação de propostas. A comunicação com as empresas parceiras solicitando os produtos de patrocínio perdurou todo o mês.


por dentro das sub-equipes Freios No mês de julho conseguimos concluir o treinamento em software de projeto necessário para o projeto do sistema de freios. A análise de deslocamento de fluido foi revista e aprimorada. Também acompanhamos as etapas finais de projeto do sistema de freios do Cheetah combustão. Todo o conhec imento prévio necessário para o projeto de um sistema de freios básico foi adquirido. O objetivo para o próximo mês é iniciar o projeto do C heetah elétrico, dimensionando o sistema de freios do carro a partir de estimativa dos dados do mesmo.

Aerodinâmica No mês de julho, o trabalho da equipe pôde ser intensificado devido às férias. A subequipe de aerodinâmica continua dando atenção à refrigeração que deverá ser feita para o motor elétrico. Foram feitos alguns estudos de casos e novos programas foram encontrados. Ambos irão auxiliar no desenvolvimento do projeto.

SPONSORS :


por dentro das sub-equipes PowerTrain Durante o mês de Julho, a equipe de PowerTrain Elétrico concentrou suas atenções no regulamento. Realizou-se estudos sobre dimensionamento de condutores elétricos e fusíveis, e sobre o funcionamento do MIT (Motor de Indução Trifásico) e a aplicação da frenagem regenerativa. Através do regulamento, foi realizada uma análise do sistema de proteção do veículo (shutdown circuit), bem como dos componentes do circuito. Foi iniciada uma lista dos principais componentes necessários, de acordo com as especificações do veículo. Sobre as baterias, o processo de compra foi finalizado e encaminhado para a prefeitura do campus.

No projeto da transmissão, foi realizada nova estimativa de peso do veículo, e iniciou-se nova análise sobre a eficiência e possível aplicação da transmissão do tipo CVT no projeto.


Entrevista com membro Por que resolveu virar um membro de um projeto especial?  “Resolvi virar um membro, pois queria aplicar todos os conceitos vistos em sala de aula e me tornar um bom profissional quando me formar e for trabalhar em uma empresa.” Conte

sua

história

na

equipe.

NOME: Thiago Takashi Kawamukai Rios

“Entrei na equipe em 2011 na subequipe de telemetria pois era uma área que me deixava muito entusiasmado. Nesse primeiro ano eu aprendi muito o trabalho em equipe, lidar com empresas e também tive que buscar soluções para certos problemas que eu jamais havia visto antes. Em 2012 iniciei o ano em telemetria, porém com a decisão do Ariel de sair do projeto assumi a capitania geral, combustão e elétrico. Porém ele resolveu retornar ao projeto e decidimos que eu ficaria com o elétrico e ele no combustão. Neste ano nos inscrevemos para participar da competição em ambos, mas no elétrico sem carro. Fomos para aprender como era a competição e também as provas estáticas que nos tínhamos condições de fazer. Foi um aprendizado incrível! E em 2013, realizamos o primeiro workshop separado e um processo seletivo separado também! Para consolidarmos a equipe. E hoje estamos na batalha para levarmos esse sonho adiante!”

CURSO: Engenharia Elétrica

ENTRADA NA EQUIPE: 2011

SUB-EQUIPE: PowerTrain

SPONSORS :


Entrevista com membro Como é iniciar uma nova equipe na categoria elétrico?  “Iniciar uma nova equipe não é uma tarefa fácil, mas muito gratificante. Saber que fiz parte de algo tão inovador e importante me deixa muito feliz. A chance de conhecer gente nova, trabalhar com vários tipos de perfis ajuda muito para sua vida profissional.”

Quais suas pretensões futuras quanta a carreira p r o f i s s i o n a l ?

“Amo a área automobilística, mas gosto muito da área do petróleo. Se eu conseguir uma das duas eu estarei muito satisfeito! Depois pretendo ter meus próprios negócios, viver subordinado não é meu interesse! ”

Qual é sensação projetar e construir um carro que irá competir com outros tantos carros?

“Só o fato de construir um carro, mesmo que não existissem outros, já é uma sensação incrível. This is amazing! Haha, para muitos, construir um carro parece simples, igual lego! Mas não é! É muito mais que isso, exige muito estudo e muita dedicação. Ainda mais pelas condições que temos dentro de uma instituição federal! Construir um carro é sensacional! ”

O Cheetah lhe influenciou nessa escolha ?

“Com certeza. Ser capitão geral é ter que saber de tudo um pouco, coordenar o andamento do projeto de forma coerente e eficaz! Administrar e tentar não errar, por que no Cheetah nos não ganhamos nada em troca, estamos por que amamos como se fosse nosso filho. E no futuro com minha empresa será da mesma forma.”


Destaque do mês

A GKN é líder global em fornecimento para os fabricantes automotivos, aeroespacial e offhighway. A GKN dispõe de produtos com base tecnológica, altamente projetados para praticamente todos os principais fabricantes mundiais de veículos leves, agrícolas e equipamentos para construção, aeronaves e motores. Em torno de 40.000 pessoas trabalham nas empresas da GKN e suas joint ventures em mais de 30 países.  Todos os anos milhões de automóveis são produzidos para circularem nas estradas em todo o mundo. Para cada carro, em cada país, o desafio é sempre a mesmo: transmitir potência do motor para a roda com mais eficiência, economia e confiabilidade possível.

A GKN Driveline projeta, fabrica e fornece uma extensa gama de componentes para a indústria automotiva. Abrange todas as aplicações, dos mais simples aos mais sofisticados veículos.

Como uma da empresa de engenharia com extensa experiência automotiva e uma rede global de recursos, a GKN Driveline fornece soluções rápidas, economicas, e eficientes, desde o desenho até a escala de produção completa. A GKN Driveline é uma verdadeira parceira para a indústria automotiva mundial. Multi-talentosos e multilingues times trabalham próximos de cada um dos clientes para desenvolver uma compreensão clara dos requisitos do cliente para então, entregar soluções de otimização detalhadamente projetados para todas as especificações.


Destaque do mês A unidade para a mobilidade elétrica

Com as vendas de veículos elétricos prontas para decolar, a GKN Driveline lidera o caminho da inovação em Sistemas eDrive. Os veículos elétricos existem há 100 anos, mas o aumento dos preços do combustível e os níveis de poluição significam que a demanda por essas alternativas de baixo consumo e emissão nunca foi tão alta. A tecnologia da GKN Driveline está centrada na melhoria contínua da eficiência, desempenho e dinâmica do veículo. Com mais de 10 anos de experiência em mobilidade elétrica, a GKN Driveline é capaz de providenciar soluções otimizadas para todos os sistemas de linha de transmissão elétricos.


Sponsors

A Equipe Cheetah E-Racing Unifei agradece o apoio de todos os seus colaboradores e parceiros.

Fan-Page: https://www.facebook.co m/CheetahE.R.Unifei?fref= ts Site: http://cheetahracing.com. br/eletrico/ Contato: comunicacao@cheetahracin g.com.br


Sponsors

Elétrico julho  

Informativo do mês de Julho do Cheetah E-Racing Unifei

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you