Page 1

Marรงo e Abril


E os últimos meses foram de muito e trabalho e dedicação de nosso pessoal na organização de nosso processo seletivo. Foram semanas de muito empenho para que os novos ingressantes de nossa universidade ficassem sabendo de nosso projeto e se interessassem por eles. Um dos meios que utilizamos para divulgarmos é o Workshop. Este evento visou mostrar para os candidatos de nosso processo seletivo ‘’O Que É O Cheetah’’, falamos sobre as responsabilidades de cada área dentro do projeto e mostramos como funciona a competição de Formula SAE no Brasil e no mundo, além de claro, mostrarmos o porquê de se entrar para uma equipe de Formula e as consequências desta escolha. Contamos com o auditório lotado e muito sorteios ao final, como bolsas de estudos de inglês de patrocinadores nossos, curso de Excel avançado, livros e muito mais.


Logo após o evento, aplicamos nossa prova de conhecimentos gerais e técnicos para começarmos a avaliar os candidatos. Em seguida, veio as entrevistas onde peneiramos o pessoal para serem avaliados por fim,

em nossa dinâmica, que rolou durante um final de semana inteiro. Ao total, tivemos 204 inscritos, mas somente 64 entraram, tanto em nossa equipe quanto na combustão (Cheetah Racing).


T-Shirt Tuesday Fomos convidados pela Unicamp E-Racing para participarmos do T-Shirt Tuesday, uma campanha realizada pelas equipes de fórmula no Brasil e no mundo, onde as equipes desafiadas devem postar uma foto com camisetas de outras equipes, uma forma de integração entre as ‘’concorrentes’’ de uma forma amigável e saudável. Desafiamos outras 4 equipes que também postaram fotos e desafiaram mais 4 equipes.


Curso WEG No inicio de Março alguns membros de nossa equipe foram até a WEG em Jaraguá do Sul – SC para se capacitarem ainda mais! Fizeram um treinamento sobre motores e inversores WEG, além de uma visita técnica na área de motor e automação. A WEG é uma das principais apoiadoras dos formula de categorias elétricas no Brasil, grande parte das equipes que aqui competem possuem um motor WEG.


Curso WEG “O curso foi muito bom, aprendemos coisas que só poderíamos aprender aqui, com eles, além da visita técnica que foi excelente” afirma Guilherme, um dos membros que tiveram esta oportunidade.


Curso MS Project Uma parceria de sucesso! A Speaking idiomas ofereceu um curso de MS Project para todos os projetos de extensĂŁo de nossa universidade. O curso foi ministrado por um ex-presidente da Fator JĂşnior, uma das empresas jĂşniores de nossa universidade. Foi um domingo de muito aprendizado que com certeza agregou muito ao nosso projeto! Agora utilizamos softwares e ferramentas de gerenciamento de projetos que melhoraram muito o desempenho da equipe.


Suspensão

Estrutura

a

Após passar por um processo de

Subequipe de Estrutura finalizou o

refinamento, a geometria traseira e a

projeto do corta-fogo, do encosto de

dianteira foram finalizadas, iniciando

cabeça,

chassi.

assim, o projeto dos componentes.

simulação de rigidez

Começamos o projeto das bellcranck,

Nos

meses

do

Realizamos a

de

março

assoalho

e

e do

abril,

torcional e os resultados foram de

das

extrema importância para poder otimizar

amortecedor, do pushrod, do toelink,

o projeto. A aquisição dos materiais para a manufatura do chassi começou a ser feita, além do inicio dos projetos dos gabaritos de solda. Houve o treinamento dos novos membros e a subequipe está prestes a começar a etapa de construção do projeto.

orelhas

de

fixação

do

entre outros. Além do projeto dos componentes, durante os meses de março e abril, estudamos o TTC para poder realizar o projeto da caixa de direção e da coluna de direção. Atualmente estamos encerrando os projetos para poder dar início à construção.


Gerenciamento de Projetos

No mês de março a subequipe de Gerenciamento de Projetos estava finalizando sua metodologia gerencial. No ano de 2017 e nos anos passados nós utilizávamos o Método em Cascata, que consistia em planejar, no começo do ano, o tempo em que cada coisa seria feita. No entanto, não é um método muito positivo, pois apresenta dificuldades relacionadas ao gerenciamento de tempo. Com isso, no ano de 2018, começamos a utilizar o método scrum, onde se faz planejamentos semanais, facilitando a supervisão de como anda o projeto e assim poder administrar melhor o tempo evitando que nos meses seguintes haja excesso de trabalho. No mês de abril começamos de fato a executar a metodologia scrum, fazendo o Sprint (planejamento semanal) para todas as subequipes. Por ser uma experiência nova para todos os membros do Projeto, não usufruímos de todos as ferramentas ainda, pois queremos que todos se adaptem de forma adequada ao método. Mas para os meses seguintes, iremos utilizar todas as ferramentas para melhorar nosso gerenciamento.


Freios

Nos dois últimos meses, a Subequipe de freio finalizou o manual de montagem da pedalbox (caixa de pedal). Nesse manual descrevemos a ordem de montagem de todos os componentes da caixa de pedais do carro, explicando como funcionará o encaixe de cada peça de uma maneira mais pratica e simplificada. Começamos um inventário com esses mesmos componentes para facilitar, futuramente, a *construção* de um documento chamado BOM. Uma lista de aquisição também começou a ser feita, pois como o projeto da pedalbox já está encaminhado, pudemos listar tudo o que será necessário para sua construção. Como na pedalbox esse ano será usado materiais compósitos, como fibra de carbono, um estudo sobre como trabalhar com tais fibras foi iniciado. Além disso, no mês de março, a subequipe ganhou uma nova integrante e com isso começamos a treiná-la, ensinando como é a Fórmula SAE, como é o andamento da equipe e também explicando o funcionamento de cada componente básico do sistema de freios. Demos a ela algumas peças para facilitar a compreensão e esse treinamento continua em andamento até o presente momento.


Transmissão

Telemetria

A Subequipe de Telemetria no mês

Com a montagem do carro em andamento, e

de março e abril realizou o projeto

os pontos necessários para a definição dos

das placas. Utilizamos para isso o Eagle,

onde

vimos

quais

componentes de Transmissão já definidos, foi iniciada de fato a montagem do nosso sistema.

Este

que

inclui

o

projeto

e

componentes seriam necessários,

posicionamento dos componentes, assim

além

como a otimização deles. Junto a isso, temos

de

Estabelecemos

dimensiona-la. também

a

em andamento com o projeto o inventário,

que irá auxiliar na confecção da BOM, que

comunicação de rádio frequência,

consiste em um dos relatórios a serem

que consiste no envio em tempo

entregues

real das informações do carro para a equipe.

na

competição.

Finalizando,

tivemos a entrada de novos membros para equipes, que já começaram a fase de estudo dos componentes da Transmissão e também do software SolidWorks, além de auxiliar com o projeto.


Powertrain

Nos meses entre março e abril, a subequipe de Powertrain alcançou resultados

positivos em relação a programação do inversor de frequência ao realizar testes com o sistema de tração em bancada. Além disso, a parte eletrônica do carro estava em fase de testes dos circuitos que serão aprimorados para este ano, e assim, o novo circuito para a TSAL foi projetado. Ademais, conquistamos uma solução inovadora para os barramentos das células do acumulador, que segue em fase final de projeto. Durante este mesmo período, foi disponibilizado um curso pela Weg, em Jaraguá do Sul-SC. Foram enviados 1 membro da subequipe

de Powertrain e 1 membro da subequipe de Telemetria para a realização do curso. Por fim, vale ressaltar que no mês de abril, realizou-se o processo seletivo para novos membros. Os aprovados já estão atuantes na subequipe em fase de treinamento em softwares e conhecimentos eletroeletrônicos.


Aerodinâmica

Marketing

Nesses últimos meses foram finalizados

Nesses últimos meses, a subequipe de

os projetos da carenagem, conseguimos

Marketing

obter um resultado melhor em ralação

planejamento para o ano de 2018.

ao ano passado, mais eficiente. Em

Além

conjunto

de

organização do Processo Seletivo,

telemetria e powertrain, elaboramos um

onde montamos a apresentação para

painel mais simplificado, facilitando a

os bixos, definimos todas as metas

visualização das informações do carro

que queremos alcançar.

com

as

subequipes

pelo piloto. Começamos um projeto pra Tsall,

pensando

em

melhorar

a

visualização da luz para quando estiver acesa. Além de começar o treinamento dos novos integrantes.

de

definiu termos

feito

todo parte

o da

Com a entrada dos novos membros, estamos mostrando como funciona nossa subequipe, o que e como devemos fazer e buscar sempre mais para nossa equipe e aumentarmos nosso networking.


Newsletter 03 04 2018  

Confira todas as novidades de nossa equipe nos meses de Março e Abril de 2018! Membros novos, projeto saindo do forno e muito mais! Boa lei...

Newsletter 03 04 2018  

Confira todas as novidades de nossa equipe nos meses de Março e Abril de 2018! Membros novos, projeto saindo do forno e muito mais! Boa lei...

Advertisement