Page 1

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: 

Ministério da Educação – Secretaria de Educação a Distância (SEED)

Ministério da Educação - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

USP - Núcleo de Comunicação e Educação (NCE )

Undime PE

UFPE – Coodernação de Educação a Distância (CEAD)

MÓDULO AVANÇADO – 4ª OFERTA TURMA 05 TUTORA: CLEIDE MUÑOZ ATIVIDADE: WEBQUEST

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

1


Sumário: Camila Campos Stecca ..................................................................................................... 3 Cristiane Cássia de Oliveira ............................................................................................. 8 Diane Mota Mello Freire ................................................................................................ 11 Francisca Renata Cordeiro.............................................................................................. 13 Janaina Carrasco Castilho............................................................................................... 16 Joelma Carneiro Diogo ................................................................................................... 20 Julio Cesar da Silva ........................................................................................................ 23 Lilian Aparecida de Paula Oliveira ................................................................................ 28 Lucinéia Ferraz de Araújo .............................................................................................. 34 Maria Benedita dos Santos Morini ................................................................................. 37 Maria Elisabete Machado dos Santos ............................................................................. 39 Maria Érica ..................................................................................................................... 41 Mariluci do Carmo de Andrade ...................................................................................... 44 Marcos Aurélio de Campos Zancopé ............................................................................. 49 Marcos Gomes Amorim ................................................................................................. 54 Marisa da Costa Gonzalez Castro................................................................................... 60 Marta Regina Bombo ..................................................................................................... 63 Neuza Aparecida Moro Prado ........................................................................................ 66 Sandra Nazaret de Paula ................................................................................................. 69 Rosa Maria Carraro Pereira ............................................................................................ 71 Roseli de Fátima Davoli Zacariotto ................................................................................ 75 Rosenilda Machado de Oliveira ..................................................................................... 78 Sandra Regina Meira Cardoso Lana e Ana Maria de Paula ........................................... 80 Solange Ruiz Casemiro .................................................................................................. 87

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

2


Camila Campos Stecca Tema: O uso de blogs, flogs e webquest na educação Conteúdo abordado: Sustentabilidade Público alvo: 5° ano do Ensino Fundamental Duração: 02 aulas.

OBJETIVOS: Espera-se que o aluno conheça conceitos básicos de produção e consumo sustentáveis, além de preservação de recursos naturais.

APRESENTAÇÃO: Esta Webquest foi desenvolvida a fim de trazer um tema atual para nossos estudos e ampliar a discussão a respeito da sustentabilidade.

CONTEXTO: Atualmente, vemos o descarte de produtos novos ou pouco utilizados, que poderiam ser consertados ou utilizados por outras pessoas.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

3


Podemos encontrar também desperdício excessivo de alimentos.

E infelizmente, também notamos que materiais que deveriam ser reciclados estão sendo depositados em lugares indevidos, ocasionando contaminação do solo e da água, proliferação de insetos, mau cheiro, etc. Sem contar que eles poderiam gerar produtos novos e economizar os recursos naturais que temos.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

4


DESAFIOS – TAREFA: 1) Em duplas, produzam um pequeno texto dissertativo com a opinião de vocês a respeito dessas imagens. 2) Acessem o portal http://www.sustentabilidade.org.br/, Espaço Recursoteca e cliquem no link “Sustentabilidade para crianças”. Leiam o texto publicado. 3) Acessem o site http://www.sununga.com.br/HDC/index.php?topico=display e vejam o vídeo “A história das coisas” (versão dublada). 4) Diante de várias fontes de pesquisa, respondam as questões abaixo: a) O que é sustentabilidade? b) É possível produzir sem agredir o meio ambiente? c) Qual é o destino correto para o lixo orgânico e para os materiais 4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

5


recicláveis? d) O que eu posso fazer com aparelhos eletrônicos, roupas e objetos que não tem mais utilidade para mim? e) Na sua casa, o que você pode fazer para ter hábitos e atitudes sustentáveis? 5) Discutam com os colegas e a professora as respostas e traga exemplos para a sala de aula do que podemos fazer para cooperar com a sustentabilidade no nosso dia a dia.

RECURSOS: http://www.sustentabilidade.org.br/ http://www.sununga.com.br/HDC/index.php?topico=display

AVALIAÇÃO: PS – Plenamente Satisfatório: participou de todas as etapas da atividade e a concluiu dentro do prazo esperado. Buscou novos conceitos e assimilou o conteúdo. Contribuiu para o debate geral, agregando ideias e valores. Demonstra interesse em mudar hábitos e atitudes. S - Satisfatório: Realizou as atividades dentro do prazo esperado. Expressou sua opinião e assimilou o conteúdo. Demonstra pouca disposição para mudar hábitos e atitudes. R – Regular: Realizou parcialmente as atividades, assimilou de modo incompleto o conteúdo, não expressou totalmente sua opinião e mostrou desinteresse em alterar suas atitudes. I – Insuficiente: Não realizou a tarefa completa e não participou do debate.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

6


CRÉDITOS: Camila Campos Stecca – autora Portal da Sustentabilidade “A história das coisas” Imagens da Internet

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

7


Cristiane Cássia de Oliveira Turmas: 2ºs e 3ºs anos Tema: Horta Disciplinas: História / Geografia / Matemática / Língua Portuguesa / Ciências

INTRODUÇÃO: O projeto horta foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos educandos.

Por meio da horta os alunos serão incentivados no seu dia a dia à uma alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

TAREFA: Português: Em uma aula de Redação, os alunos farão uma produção de texto sobre as etapas de como semear, cultivar e a colheita de uma planta.

Matemática: Trabalhar com situações-problema envolvendo, o cultivo, as plantas...

Ciências, História e Geografia: Fazer uma sondagem com as crianças sobre o tema horta e depois em uma roda de conversa abordaremos a importância de semear, cultivar e colher os alimentos. As crianças trarão de casa alimentos nutritivos que foram cultivados em hortas para fazer um delicioso dia de degustação. Após as explicações todos os alunos terão a oportunidade de praticar o cultivo de uma horta e também de saber sobre a importância do trabalho do homem do campo.

DESENVOLVIMENTO: 4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

8


Abordar o assunto em roda de conversa,sobre a sua importância e como inserilo no dia a dia de cada um. Em aulas práticas os educandos aprenderam como semear e cultivar uma horta. Elaboração de uma produção de texto e situações-problema.

RECURSOS: Sementes, terra, água, colher de jardineiro e regadores. Papel e caneta.

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados conforme o seu desempenho em cada atividade aplicada sobre o tema horta.

4,0 - Excelente informação pesquisada, participação e cooperação. 3,0 - Ótima diversidade de informação pesquisada, participação e cooperação. 2,0 - Boa diversidade de informação pesquisada, participação e cooperação. 1,0 - Pouca diversidade de informação pesquisada, participação e cooperação.

CONCLUSÃO: No término do projeto, os alunos dos 2ºs e 3ºs anos se conscientizaram sobre:

- A importância do trabalho em grupo e a cultura do homem do campo. - O conhecimento das técnicas para semear e cultivar uma planta. - Os nutrientes dos alimentos cultivados e a importância do solo e da água para o crescimento das plantas. - A compreensão de uma alimentação equilibrada e saudável.

ORIENTAÇÃO:

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

9


Aproveitar ao máximo as informações citadas pela professora sobre todos os temas que englobam a horta. Praticar o plantio com dedicação e carinho para que o cultivo seja eficaz. Realizar as atividades com muita atenção e capricho. Cooperar no trabalho em grupo.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

10


Diane Mota Mello Freire Público alvo: Orientadores de Informática da rede Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Tempo – 2 horas Tema: Webquest Políticas Públicas em Tecnologia Educacional Conteúdos abordados: 

Introdução: Para refletir sobre o Programa de Tecnologia Educacional à luz das políticas públicas:

O que é utilizar a tecnologia no contexto educacional?

Qual o papel do Programa de Tecnologia Educacional para atender a demanda da sociedade?

Tarefa Webquest - Desafio

Baseando-se nos estudos anteriores e nas seguintes publicações: 

Lei de Diretrizes e Bases;

Parâmetros Curriculares Nacionais;

Plano Nacional de Educação;

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação na Infância;

Os orientadores deverão escrever uma mensagem com objetivo de buscar a transformação da prática do professor em relação ao uso da tecnologia na escola.

Etapas que a compõem : 

Em duplas, vocês deverão pesquisar na internet os textos indicados no slide

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

11


seguinte e ler os trechos que tratam sobre a tecnologia na educação; 

Escrever uma mensagem, objetivando transformar a prática do professor em relação ao uso da tecnologia na escola;

Utilizar os recursos que preferir para apresentar essa mensagem;

Usar como nome do arquivo a palavra Webquest seguida do 1º nome de cada participante da dupla.

A atividade será postada no ambiente virtual do grupo.

Inserir Conteúdos –referêncial web http://www.sme.pmmc.com.br/site2011/arquivos/matrizes/diretrizes/diretrizes_n ovo%202.pdf http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12640 %3Aparametros-curriculares-nacionais1o-a-4o-series&catid=195%3Asebeducacao-basica&Itemid=859 http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992 :diretrizes-para-a-educacao-basica&catid=323:orgaos-vinculados https://docs.google.com/presentation/d/1Euvui4YanafKq39M0Jm0Fj0bIhLgMG QBLavutjaXG4A/present?ueb=true#slide=id.p22

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

12


Francisca Renata Cordeiro Tema: Tangran Tempo:

Introdução: TANGRAN O Tangran é um quebra-cabeça formado por sete peças em forma de figuras geométricas. Foi inventado na China, segundo alguns historiadores, e é um dos passatempos mais antigos do mundo. O nome chinês é Chi-Chiao, que significa "os sete pedaços inteligentes", ou "o quebra-cabeça de sete sabedorias". (Incorporar

o

vídeo

vídeo

“A

História

do

Tangran”,

disponível

em:

http://www.youtube.com/results?search_query=historia+tangram&aq=f&aql=f.)

Processo: 

Solicitar aos educandos que conheçam o processo de construção do Tangran, através do vídeo “A Magia do Tangran”, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=uIWonsPaaWY.

Reunir as crianças em grupos de quatro e apresentar-lhes o alfabeto de Tangran, através do vídeo “Tangran, Letras e Palavras”, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=1k3cGjSlCsc

Solicitar que façam a letra inicial de seu à partir de um Tangran previamente desenhado e colem em cartolinas, para posterior montagem de mural..

Acessar

o

site

“Racha

Cuca”,

disponível

em

http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/, para que eles tenham oportunidade de resolver desafios on-line.

Conclusão: Ao final da quinta etapa, espera-se que todos os objetivos propostos ao 4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

13


início do plano de aula tenham sido alcançados.

Avaliação: A avaliação se dará de forma subjetiva, durante todo o processo de desenvolvimento, avaliando o envolvimento do educando, bem como a construção dos conhecimentos matemáticos objetivados no plano de aula, bem como seus valores associados. Ao final, os alunos montarão um mural com as letras iniciais de seus nomes.

Créditos: 1. ZAMPIERI, Maria Silvia Leite. Projeto Luz e Cor: Modelagem em Ensino Aprendizagem. 2007. 2. Motta,

Ivany

Aparecida

Rodrigues.

Tangram.

Disponível

em

http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoIvany.pdf, acessado em 03/09/2011. 3. Departamento de La Educación – Parque de Las Ciencias. Disponível em http://www.parqueciencias.com/educacion/recursos/HazloTu/Tangram.asp, acessado em 03/09/2011. 4. Mathema

Formação

e

Pesquisa.

Disponível

em

http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fun d_a/mat_didat/tangram/_tangram.html, acessado em 03/09/2011. 5. Youtube:

Tangran

Letras

e

Palavras

WMV.

Disponível

em

http://www.youtube.com/watch?v=1k3cGjSlCsc, acessado em 03/09/2011. 6. Youtube:

A

Magia

do

Tangran.

Disponível

em

http://www.youtube.com/watch?v=uIWonsPaaWY, acessado em 03/09/2011. 7. Youtube:

Tangran:

Quebra-cabeça

Milenar.

Disponível

http://www.youtube.com/watch?v=JcJlejSfPZU, acessado em 03/09/2011. 8. Youtube:

A

história

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

do

Tangran.

Disponível

14


http://www.youtube.com/watch?v=R0kLmupaoOk, acessado em 03/09/2011. 9. Racha Cuca. Disponível http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/, acessado em 03/09/2011, acessado em 03/09/2011

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

15


Janaina Carrasco Castilho PÚBLICO A QUE SE DESTINA: estudantes do 5º ano do Ens. Fundamental

TEMA: As regiões do Brasil

CONTEÚDOS: Diferenças culturais do povo brasileiro-. Descrever e exemplificar elementos como: gastronomia, modos de vida (trabalho, lazer), a fala regional com vocabulário específico, pontos turísticos, interesses musicais, manifestações artísticas, características de temperamento, gostos, hábitos, origem histórica etc.

TEMPO: 2 a 4 aulas

FORMA: Inicia-se com discussão sobre as diferenças culturais, propõe-se uma investigação das origens familiares de cada estudante com entrevistas familiares, depois pesquisa prévia buscando a caracterização regional brasileira utilizando-se os sites de busca, organiza-se os dados por meio de planilhas classificatórios por elementos culturais, é realizada uma socialização dos dados encontrados e a junção de todo o conteúdo por meio de síntese das informações obtidas e é feita um agrupamento por regiões brasileiras que poderá ser exposto num blog construído coletivamente.

ELABORAÇÃO WEBQUEST:

INTRODUÇÃO: O Brasil é um país de amplas dimensões e em toda sua extensão territorial encontramos uma grande diversidade cultural. Você é um brasileiro (a) e possui características culturais específicas herdadas de gerações anteriores que possui origens diversas. 4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

16


Vamos investigar essas origens e a descobrir em cada árvore genealógica de onde vêm as características culturais que expressamos em nós mesmos e em nossa vida.

TAREFA/ PROCESSO: - Investigação familiar prévia que indicará as origens culturais brasileiras , direcionando os estados , cidades e comunidades a serem pesquisadas; - Possível agrupamento por localizações comuns de origem histórica a ser pesquisada nos sites de busca; - Levantamentos de informações e características culturais das origens identificadas; - Tabulação das informações de maneira didática , por planilhas ou tabelas a partir de elementos de categorização ( fala regionais, influências históricas, gastronomia...) - Socialização da pesquisa ao grupo por meio de exposição com data show, Power point, ou exposição simples ( na ausência de recursos tecnológicos); - Discussão, agrupamento e síntese do conteúdo pesquisado pelo grupo e construção de um blog contendo características culturas brasileiras.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

17


FONTES: Investigar em fontes a internet como :

Sites com um panorama geral da cultura brasileira

www.culturabrasil.org/ www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira www.cultura.gov.br www.mundoeducacao.com.br

Sites específicos para cada região

www.ctn.org.br/ www.mangai.com.br/site/o-mangai/historia regiao-centro-oeste.info/mos/view/Cultura_da_região_Centro-Oeste/

AVALIAÇÃO: Será continua, por meio de observação durante o processo e o desenvolvimento de cada etapa. As produções serão avaliadas em dois momentos: na primeira exposição de socialização ao grupo e no produto final exibido no blog.

CONCLUSÃO: A partir do reconhecimento das especificidades culturais brasileiras, pretendese uma valorização das diferenças e diversidade presentes no grupo e a ampliação do conhecimento cultural brasileiro dos estudantes.

CRÉDITOS: Os créditos estarão associados ao melhor aprofundamento investigativo e no detalhamento na exposição dos dados obtidos, e será apresentados em

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

18


planilha nominal com os critérios especificados.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

19


Joelma Carneiro Diogo

Projeto Webquest Tema: “Verde Que Te Quero Ver No Futuro” Público Alvo: Alunos de Fundamental II e Médio Duração: 1 mês INTRODUÇÃO A Educação Ambiental é instituída de forma obrigatória em todos os níveis de ensino e considerada fundamental no processo educacional. Buscamos com o Projeto Meio Ambiente na Escola, incorporar novas atitudes e mudanças de hábitos potencializando um estilo de vida saudável, através das mídias que nos são oferecidas. TAREFA Elaborar um vídeo de conscientização para crianças sobre o desenvolvimento sustentável e disponibilizar na internet para que mais pessoas possam conhecer e participar desse conhecimento. PROCESSO 1.

Os alunos deverão realizar individualmente uma pesquisa para

que compreendam o que é crescer com sustentabilidade. 2.

Depois de realizar suas pesquisas os alunos iram se reunir em grupos de 5

para definir que papel cada um ocupa no grupo e organizarão as ideias e

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

20


material pesquisado. 3.

Em um próximo momento o professor como mediador deverá apresentar

uma a música relacionada ao meio ambiente ( Herdeiros de Futuro – Toquinho) e um vídeo sobre como destruímos o planeta ( Um Pequeno Gesto faz toda Diferença – Youtube) 4.

Discussão sobre a música e o vídeo.

5.

Pesquisa no entorno sobre a paisagem ambiental e registro fotográfico

6.

Construção de cartazes apontando como está a preservação do meio

ambiente no entorno e ressaltando se é apenas naquele local, obtendo uma reflexão sobre o meio ambiente mundial. 7.

Após estudo do assunto serão escolhidos o que será colocado no vídeo e

que assunto cada grupo irá abordar, através de mapas conceituais. 8.

Montagem do vídeo sobre desenvolvimento sustentável.

9.

Apresentação para escola e comunidade.

FONTES DE INFORMAÇÕES www.youtube.com.br www.google.com.br jornais, data show, revistas CRONOGRAMA Duração do projeto: 8 semanas (2 meses)

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

21


Encontros: A idéia é que se realize um encontro semanal, para que os alunos consigam ter tempo hábil para preparar o material que será desenvolvido no próximo encontro, além de permitir a troca de experiências e criticas sobre a produção que está sendo realizada.

AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados de acordo com; Participação nas tarefas(relevância na produção) - notas de 0 a 5 Elaboração do vídeo- notas de 0 a 3 Participação nas discussões- notas de 0 a 2

CONCLUSÃO A partir do conteúdo abordado e da pesquisa pertinente, vemos a necessidade que a necessidade de preservação é urgente em todos os sentidos. Atualmente vemos que a Sustentabilidade é motivo de grande discussão em todas as atividades que envolvem grande número de pessoas e por isso a escola deve trabalhar para que seu aluno seja consciente a ponto de saber o que é certo ou errado em termos de preservação e ainda que sua atitude correta sirva de exemplo para todos , pois afinal, ele é o grande multiplicador de conhecimentos que a escola produz.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

22


Julio Cesar da Silva Tema: Violência na Escola: promovendo a Cultura de Paz. Público Alvo: Alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano. Conteúdos: Violência na Escola e Cultura de Paz Tempo: 4 aulas

DESENVOLVIMENTO: Trabalho de pesquisa e elaboração em grupo, com acesso online à Webquest, pesquisas via internet e confecção de cartazes. Webquest elaborada e disponível em http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php? id_actividad=9485&id_pagina=1

Roteiro:

INTRODUÇÃO “Quem faz o próximo sofrer pratica o mal contra si mesmo. Quem ajuda aos outros ajuda a si mesmo” (Leon Tolstoi) A violência no cotidiano escolar é algo frequente e seus aspectos visíveis são, além das agressões físicas, as verbais. Problema que apresenta-se de diversas maneiras pelas pessoas envolvidas no processo educativo, não deve ser entendido como 'normal', posto que fere os direitos de respeito à dignidade da vida dos indivíduos. Para

além

das

ações

coercitivas

ou

repressoras,

podemos

buscar

aprendizagens e campanhas para realizarmos em nosso ambiente, de maneira que possamos cultivar a Cultura de Paz, onde o respeito às individualidades possam sobrepor-se aos hábitos que levam sofrimentos aos envolvidos.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

23


TAREFAS Cada grupo escolhe um aspecto para estudo sobre violência, a partir das definições encontradas no Dicionário Michaellis e a que consta no blog Informática Educacional. - http://informaticaeducacional.juliosilva.net Da mesma maneira, vamos conhecer no blog o conceito de Cultura de Paz, promovendo assim ações que possibilitem enfrentarmos os desafios para vencermos juntos a violência na escola. Cada grupo deve opinar via comentários, permitindo-se reflexões. Assim, é importante cada um de nós conhecer o que é violência e o que é Cultura de Paz.

Poderemos,

com

essas

atividades,

reavaliar

nossas

atitudes,

conscientizar e aprimorar nossa convivência. A etapa seguinte é a elaboração de cartazes, faixas e pequenos textos para murais nas salas e corredores, propondo novas atitudes de convivência para nosso cotidiano na escola.

PROCESSO Primeira Etapa Aula 1 Ler em grupo, discutindo pontos de vista, a definição de Violência no Dicionário Michaelis em http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portuguesportugues&palavra=viol%EAncia Ler em grupo e escrever comentários no artigo "Violência na Escola - Você já presenciou?" disponível em http://informaticaeducacional.juliosilva.net/2012/04/violencia-na-escola-voce-japarticipou.html Aula 2 Ler em grupo e discutir pontos de vista sobre a definição de Cultura de paz em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_de_paz

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

24


Ler e escrever comentário no post "Cultura de Paz - Como promovê-la na Escola?"

disponível

em

http://informaticaeducacional.juliosilva.net/2012/04/cultura-de-paz-comopromove-la.html Aula 3 e 4 Confecção de faixas, cartazes e pequenos textos, com uso de imagens e palavras, para promover a Cultura de Paz na Escola.

AVALIAÇÃO A avaliação se dará mediante a observação da criticidade no apontamento de sugestões, via comentários, para o enfrentamento da violência na Escola diante da aplicação da Cultura de Paz. Também será avaliado o grau de participação dos alunos nas tarefas e na produção de materiais da campanha pela Cultura de Paz na Escola.

CONCLUSÕES A promoção da Cultura de Paz dentro da Escola permitirá o aprimoramento do ambiente para a evolução das aprendizagens. Nosso desafio é transformar a escola em um ambiente de sensibilização e vivência. Desejamos ampliar a noção do que é cultura da paz e como ela pode ser implementada, considerando aspectos da inclusão social e da construção do afeto entre os agentes envolvidos no processo educacional. “Não é possível fazer pedagogia da paz sem estabelecer laços de afeto entre as pessoas”, afirmou Luiz Henrique Buest, especialista em desenvolvimento social, direitos humanos e cultura da paz, em 2008, durante conferência sobre Cultura de Paz no MEC. Segundo Buest, “Precisamos reconhecer que as crianças são seres humanos integrais, com coração, consciência e emoção. Com elas, na sala de aula, está a mãe, que foi agredida na noite anterior, ou o pai, que está embriagado, ou o

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

25


tiroteio que presenciou no bairro. É preciso trabalhar essa criança para a convicção de que a paz é possível”, disse. No Brasil, 52% das crianças até seis anos vivem em condições de pobreza, em um contexto contrário à cultura da paz. “As estatísticas nos informam que, no auge da capacidade cognitiva, essas crianças são privadas de condições básicas e inseridas no contexto da cultura da guerra. Ou seja, da intolerância, do preconceito, da discriminação e da ausência de expectativas”, destacou.

FONTES E REFERÊNCIAS Brasil, MEC. Webquest. Disponível em http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ acesso em 08 Abr 2012 Portal do Professor, Aula sobre Violência na Escola. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20795 acesso em 08 Abr 2012. Webquest Brasil “Como criar uma Webquest”, disponível em http://www.webquestbrasil.org acesso em 08 Abr 2012. “Como criar uma Webquest”, disponível em http://www.escolabr.org/index.php?do=/como-criar-uma-webquest/ de Escola BR, acesso em 08 Abr 2012. “WebQuests em Roteiro de Curso Hipermídia” (http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/leituras/webquests_em_roteir o.pdf ) de André Luiz Brandão, Daniela Leal Musa, Alessandro Ramos de Oliveira, Clovis Torres Fernandes

"Possibilidades e Formas de Colaboração: um estudo com alunos do Ensino Fundamental” (http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/leituras/possibilidades_forma s_colaboracao.pdf ) de Daniela Karine Ramos. Vídeo “Webquest”

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

26


http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/cinema/webquest_video02.1. wmv

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

27


Lilian Aparecida de Paula Oliveira Público a que se destina: Alunos de quinto ano. O tema: Reciclagem Conteúdos: Respeito ao meio ambiente, separação do lixo. Tempo: 3 aulas Forma: Leitura e produção de texto, pesquisa na internet, pintura de desenhos para assimilação do tema.

INTRODUÇÃO O lixo Não jogando lixo na rua. Além de demonstrar que você é uma pessoa educada, você estará contribuindo

para

a

limpeza

de

sua

cidade.Lembre-se que você é um agente importante. Você é um cidadão. Contribua. Dê exemplo e cobre de seus parentes e amigos e colegas, respeite o ambiente onde você anda, onde você vive. Nunca jogue lixo em riachos, córregos, rios e lagos.

Exerça

seus

direitos:

reclame

e

denuncie.

TAREFA:

Tarefa 1:

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

28


Reciclagem

Separe o lixo da sua casa. Selecione, separe o papel, o plástico, o vidro e a lata. Eles podem ser reciclados. Observe, oriente e reclame: lixo deve ser bem acondicionado, se possível separadamente. Em Belo Horizonte, a SLU faz a reciclagem de parte do lixo. Primeiro, se faz a seleção dos diversos materiais. Depois de separados, eles têm destinos diferentes. Papéis, plásticos, latas e vidros são reaproveitados pelas indústrias. Restos de comida, casca de frutas, ossos e folhas são transformados em adubo. Em alguns pontos da cidade já temos coletores especiais de vidros, latas e plásticos. É a chamada coleta seletiva. Procure informar-se. Lixo espalhado, entulho abandonado só ajudam à proliferação de moscas, baratas, ratos e escorpiões. E esses bichos não tem nada a ver com a boa qualidade de vida que você quer para todos que vivem na sua cidade. Para a realização da tarefa a turma deverá se organizar em grupos de cinco alunos, onde cada grupo terá que fazer um comentário sobre o texto. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _________

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

29


Tarefa 2: Pesquise e escreva as cores que representam cada um desses materiais recicláveis.

VIDRO ________________________________ METAL ________________________________ PLÁSTICO ______________________________ PAPEL _________________________________

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

30


Tarefa 3: Imprimir e colorir, de acordo com as cores pesquisadas.

RECURSOS:

Para a realização das tarefas 2 e 3, os alunos terão que utilizar o site interativo http://www.ed.conpet.gov.br., que oferece ferramentas de pesquisa para os alunos, através de perguntas e respostas.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

31


AVALIAÇÃO:

1º. Observar se o aluno em grupo aprendeu sobre a importância da reciclagem, produzindo o texto corretamente. 2ª Avaliar a compreensão do aluno quanto ao tema

abordado através da

resolução das questões. 3º Observar se fez a utilização dos recursos disponíveis para responder as questões.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

32


CONCLUSÃO:

A turma se saiu muito bem na realização das tarefas, esperamos que coloquem em prática tudo que aprenderam. Lembrando sempre que a reciclagem colabora para a preservação do nosso meio ambiente. Garantindo assim uma vida mais saudável e feliz para todos.

CRÉDITOS:

O dia-a-dia do professor vol. 8, Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima. Editora FAPI. http://www.ed.conpet.gov.br. http://dibujosideiacriativa.blogspot.com.br

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

33


Lucinéia Ferraz de Araújo Trabalho na E.M.E.F. “Professora Anira Franco de Campos”, em Mogi Guaçu, com uma classe de terceiro ano do Ensino Fundamental. É uma classe com dezoito alunos e os mesmos têm em média oito anos. Faremos uma pesquisa sobre animais brasileiros em perigo de extinção, utilizando cinco aulas para concluirmos o trabalho. O tema proposto “Animais Brasileiros em Perigo de Extinção”, faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, tendo como objetivo desenvolver o senso de responsabilidade coletiva na preservação da fauna brasileira.

INTRODUÇÃO No Brasil, um grande número de animais atualmente está ameaçado de extinção e tem como fatores responsáveis a caça predatória, comercialização e a destruição dos ecossistemas. O tema proposto sugere discutir sobre os problemas ambientais e as mudanças de comportamento social necessárias para revertê-los.

TAREFA 1- Descobrir através de uma pesquisa na Internet, quais animais brasileiros estão ameaçados de extinção. Fazer uma lista 2- Comparar a lista que fizeram com a de outros grupos. Verificar se encontraram as mesmas espécies, discutir sobre os itens diferentes e depois completarem a lista. 3- Cada grupo irá escolher duas espécies de animais e fazer uma pesquisa sobre os animais escolhidos. Será orientado para que os alunos conversem com os outros grupos para verificar quais animais cada grupo vai pesquisar. 4- Fazer uma descrição sobre a classificação do animal, seu habitat, seus hábitos, sua alimentação, o tipo de reprodução e o fator responsável 4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

34


pela extinção do animal. 5- Ilustrar com desenhos ou colagem de figuras. 6- Cada grupo irá apresentar para a classe o resultado do trabalho. 7- Elaborar um mural

PROCESSO 1- Formar grupos de alunos para realizar a pesquisa. 2- Pesquisar na Internet os animais brasileiros que estão ameaçados de extinção. 3- Elaborar uma lista. 4- Elaborar um texto sobre os dois animais pesquisados. 5- Fazer a releitura para que não haja erros e a letra esteja legível. 6- Ilustrar. 7- Realizar uma apresentação na sala de aula para os próprios alunos. 8- Produzir um mural expondo a pesquisa no pátio da escola.

AVALIAÇÃO 

Participação de cada componente do grupo. O interesse manifestado na realização das tarefas.

Criatividade.

O grau de autonomia.

CONCLUSÕES O tema “Animais Brasileiros em Perigo de Extinção” possibilitará entender que o papel do ser humano é manter o equilíbrio dos ecossistemas, para sobrevivência dos animais, que devem ser respeitados e valorizados como todos os seres vivos que fazem parte do planeta.

CRÉDITOS

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

35


www.proativa.vdl.ufc.br/ehobicho/ehobicho.html www.klickeducação.com.br www.recantodasletras.com.br

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

36


Maria Benedita dos Santos Morini Tema: História Infantil, envolvendo o livro: O caso das bananas Publico alvo: 2º ano do Ensino Fundamental. Tempo: 3 aulas de 50 minutos. CONTEÚDO: Levar os alunos para a sala de informática, e através da data Show passar a história do livro “O caso das Bananas” de Milton Célio de Oliveira Filho. Em seguida trabalhar oralmente a interpretação da história, compreensão da historia; pedir que os alunos escrevam frases e ilustre a historia para a montar um painel. Trabalhar o gênero textual (jornal - noticia) que aparece na história. Estimular os alunos a falarem e conduzir um debate sobre a função do jornal na sociedade. É de suma importância que os alunos entendam que o jornal é um veículo de comunicação e que é um dos meios mais rápidos para as pessoas ficarem informadas a respeito do que acontece no mundo. Na sala de informática pesquisar sobre os jornais existente em nossa cidade, como tarefa saber em casa quem lê jornal e se sabe sobre sua importância. Sabemos que a criança aprende através de desafio, para a partir de então possa buscar outros saberes. INTRODUÇÃO: Há um mistério a ser desvendado na escola da mata... Quem comia as bananas enquanto o macaco dormia. Dois momento de leitura: - Silábico – Alfabético e Alfabético. TAREFA: 

Assistir a História O caso das bananas no data Show, na sala de

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

37


informática. 

Fazer pesquisa sobre a os vários tipos de jornal existente em nossa cidade.

Pesquisa com os pais.

Confeccionar um cacho de banana com EVA, para o jogo.

Montar um painel.

Bingo dos animais da história.

Para os alunos alfabético, vão ler os nomes dos bichos e titulo de jornal, agora para o não alfabético, com que letra começa, quantas letras, etc.

AVALIAÇÃO: Procurar observar a participação de todos, durante as atividades, dando oportunidade para que expõe suas estratégias de descoberta, promovendo um grande dialogo entre eles, e também observar no bingo de nomes de animais as regras e estratégias seguida por eles. CONCLUSÕES: Foi observado durante todas as propostas de atividades de leituras e pesquisas as reações dos alunos eles tiveram muito entusiasmo, vibraram com a pesquisa da dona coruja, antes do final da historia foi feito uma pesquisa entre eles para ver quem pegava as bananas, todos se envolveram no assunto foi um situação desafiadora. RECURSOS: http://www.slideshare.net/clauignacio/o-caso-das-bananas-part-tarefa4-claudiac-o-ignacio-2424441 http://www.ojornalnet.com.br/cidades/tabatinga/

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

38


Maria Elisabete Machado dos Santos Publico Alvo: 4 a 6 anos Tema: De onde vem seu nome? Conteúdos: Pesquisa do significado e origem do nome Tempo: 2 dias 

A página será indicada aos pais para que realizem a pesquisa junto às crianças, pois as mesmas nesta idade ainda não possuem autonomia para gerenciar uma tarefa como esta.

A pesquisa será compartilhada em sala, após a participação dos pais na leitura e explicação do significado do nome junto ao seu filho.

A criança deverá trazer por escrito pelos pais a pesquisa para que seja compartilhada com o grupo, onde o professor será o leitor

INTRODUÇÃO Todos nós temos um nome que muito provavelmente nossos familiares o escolheu. Sabemos também que todo nome tem um significado e uma origem. Mas, você sabe a origem de seu nome? Sabe o significado do seu nome? Vamos para o próximo passo para então descobrir...

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

39


TAREFA A sua tarefa é descobrir: 

Quem escolheu seu nome e por quê?

De onde originou este nome e seu significado?

PROCESSO 

Converse com seus familiares e descubra quem escolheu seu nome e por quê.

Pesquise na internet junto com seus familiares de onde veio este nome e qual o significado dele.

Site para pesquisa: 

http://www.significado.origem.nom.br

AVALIAÇÃO Espero sua contribuição da pesquisa na hora da roda. Conte o que você descobriu sobre seu nome

CONCLUSÃO 

Esta WEBQUEST trouxe uma maior participação dos pais na escola um uma maior aproximação familiar

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

40


Maria Érica TEMA: A Webquest terá como tema abordado “O meu filho e seu desenvolvimento”. DURAÇÃO: 3 semanas

PÚBLICO A QUE SE DESTINA: O presente projeto é destinado aos pais (e conseqüentemente à comunidade) de alunos de uma escola em Educação Infantil de 0 a 3 anos.

CONTEÚDOS 

Desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos;

Alimentação de crianças de 0 a 3 anos;

Brincadeiras com crianças de 0 a 3 anos;

Atividades pedagógicas com crianças de 0 a 3 anos.

Elaboração da Webquest Por se tratar de uma escola com crianças de 0 a 3 anos e as mesmas não possuírem (ainda) habilidade com o uso do computador e da internet, a Webquest será desenvolvida para os pais dessas crianças. Eles poderão verificar o trabalho realizado numa escola em Educação Infantil e aprender a importância de determinadas atividades para essa idade. Com isso, o trabalho realizado em sala de aula poderá ser estendido para o ambiente familiar do aluno, aproximando os pais da escola e do próprio filho. Nessa atividade, todos os professores da escola participariam e seus respectivos alunos e pais.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

41


INTRODUÇÃO Você conhece seu filho? Sabe o que ele gosta de fazer e do que ele gosta de brincar? Que tal começarmos esse projeto com uma discussão: Pergunte ao seu filho o que ele faz na escola que ele gosta muito. Caso o seu filho esteja na Fase 1 e ainda não fala, pergunte do mesmo jeito e sugira atividades que ele poderia ter feito na escola.

TAREFA Você irá pesquisar sobre a idade do seu filho, as características dessa faixa etária e as atividades específicas que ele pode fazer. Você, pai ou mãe, irá escolher uma atividade específica para a idade do seu filho e deverá colocar em prática. Depois, escreverá em um papel o nome da atividade, como ela foi realizada e o resultado que seu filho mostrou com a execução da atividade. Não esqueça de entregar para o professor.

PROCESSO Pesquisar nos seguintes sites: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/creche-podeensinar-548829.shtml http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/01/atividades-para-crianasde-0-3-anos.html http://www.estimulando.com.br/desenvolvimento.htm

Depois da pesquisa, você irá escolher uma atividade que você poderá aplicar com seu filho, respeitando a faixa etária na qual ele se encontra. Observe a reação que seu filho irá ter no decorrer da atividade, isso será importante para você anotar posteriormente. Agora, escreva no papel tudo o que aconteceu na atividade, respondendo aos

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

42


seguintes itens:

Nome do aluno: Nome do responsável que fez a pesquisa e aplicou a atividade: Atividade aplicada: Descrição da atividade: Reações que a criança apresentou:

Entregue ao professor da criança.

AVALIAÇÃO A avaliação ocorrerá conforme a participação dos pais da criança e através do texto descrito e entregue ao professor. O mesmo será discutido em reunião de pais e mestres, onde será compartilhada a experiência.

CONCLUSÃO É muito importante a participação dos pais na vida do filho. Saber das suas habilidades conforme a faixa etária faz com que se aproximem e descubram, junto com a escola, a progressão do desenvolvimento infantil e a importância que o mesmo tem na vida do seu filho.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

43


Mariluci do Carmo de Andrade

Bullying e Ciberbullying – Uma proposta que ajuda. Público a que se destina: Alunos do 3º ano do Ensino Médio Conteúdos: Definições sobre Bullying Escolar, Ciberbullying e Resiliência Tempo: 3 aulas Forma:

Os alunos deverão assistir aos vídeos sobre “O BULLYING NAS

ESCOLAS, UM VERDADEIRO TRATADO SOBRE O ASSUNTO” , a Entrevista com a Dra Ana Beatriz Barbosa Silva no programa Sem Censura que tratam sobre o tema Bullying na escola.

Deverão discutir sobre a verificação da

existência de casos de Bullying em nossa escola e quais seriam as prováveis propostas para conter essa situação; como os próprios alunos poderiam atuar para minimizar esses casos?; Que tipo de trabalho, entre os alunos, poderia ser feito? Como poderíamos melhorar as relações interpessoais entre os alunos? Baseado na fala da Dra Ana Beatriz “O que não me mata me fortalece” e com o embasamento no texto sob Psicologia Positiva e Resiliência, como seria possível atender as vítimas de Bullying? A seguir será proposto que façam a leitura do artigo Ciberbullying: violência digital da Revista EducaRed onde passariam para a reflexão sobre a amplitude que vem tomando o Bullying. A seguir elabore uma campanha de esclarecimento e combate ao bullying na escola.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

44


Elaboração Webquest:

INTRODUÇÃO Tendo em vista o relato de alunos e observações sobre diversos conflitos somados as reclamações de alguns pais sobre situações de Bullying entre os alunos do Ensino Médio, surge esse trabalho como proposta de verificação pelos alunos sobre os casos de Bullying suas causa e consequências e a elaboração de uma proposta que ajude a esclarecer e minimizar essa problemática. Como você considera essa questão? Será que realmente esses casos estão ocorrendo em nossa escola? Existe a possibilidade de conter essa situação? Qual sua proposta de solução?

TAREFA

Para que você possa compreender melhor o que é Bullying, suas causas e características, foram selecionados dois vídeos que você deverá assistir antes de iniciar a discussão com seus colegas. Você deverá seguir o passo a passo e ao final, na reflexão com os colegas, propor uma campanha de esclarecimento e combate ao Bullying na Escola.

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

45


PROCESSO Assista ao

vídeo

“O BULLYING NAS ESCOLAS, UM VERDADEIRO

TRATADO SOBRE O ASSUNTO” e a entrevista da Dra Ana Beatriz Barbosa Silva, neste momento reflita sobre as relações interpessoais que ocorrem na escola e troque as informações com seus colegas. Reflita sobre as seguintes questões: Em nossa escola, as relações interpessoais são saudáveis? Você diria que existem indivíduos ou grupos que agem com intolerância com os outros colegas? Na entrevista apresentada surge a questão da Resiliência, reflita sobre o tema e faça sugestões sobre como podemos ajudar nossos colegas que eventualmente possam ter sido vítimas do Bullying, ao final leia o texto sobre o Ciberbullying fenômeno que surge e vem tornando-se cada vez mais comum. Com base em todas as informações apresentadas e nas respostas apresentadas nas discussões com seus colegas e na leitura do Cordel Bullying, discuta com seus colegas um proposta para a criação de uma campanha que possa eliminar essas posturas em nossa escola com a abrangência de atingir as relações no ciberespaço. Leia o seguinte CORDEL: Bullying Com licença minha gente Precisamos de concentração Pra falar de um tal de Bullying Que requer muita atenção Oh nominho complicado Poucos sabem de onde vem Foi o povo americano Que inventou esse desdém E aqui pode ser falado Como valentão ou tirano... ...

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

Pois é uma discussão longa Reflitam todos sobre o Bullying E não permitam omitir Então respeitemos os colegas E as pessoas em geral Solucionar esse problema É agora fundamental Pôr em prática a discussão É o passo inicial. De Valéria Bezerra da Silva e Jéssica dos Santos Oliveira

46


FONTES DE INFORMAÇÃO http://www.youtube.com/watch?v=ZFn1jUo6HR8 http://www.youtube.com/watch?v=Oaw2GnQrEIU&feature=related http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_ especial=444 http://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf http://www.mundojovem.com.br/poema-cordel-135.php

AVALIAÇÃO PS – Plenamente satisfatório - para os alunos que cumpriram todas as etapas da tarefa, que demonstraram domínio dos conteúdos apresentados e cumpriram a tarefa integralmente S – Satisfatório – para os alunos que cumpriram as tarefas, porém não de forma integral, mas demonstraram domínio parcial dos conteúdos. R – Regular – para os alunos que não demonstraram domínio do conteúdo e realizaram a tarefa parcialmente. I – Insatisfatório – para os alunos que cumpriram parcialmente as tarefas e não demonstraram domínio dos conteúdos. N – para os alunos que não realizaram a atividade.

CONCLUSÃO Levar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a repensarem suas posturas individuais e grupais, auto-avaliando suas ações frente as questões de Bullying e propor que criem uma forma de solucionar a questão dentro e fora da escola

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

47


CRÉDITOS http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/leituras/webquests_em_r oteiro.pdf http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/leituras/possibilidades_f ormas_colaboracao.pd http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo8/etapa3/cinema/webquest_video 02.1.wmv file:///C:/Users/Home/Documents/eproinfo/suporte/SENAC http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wqtemplate/wq_usando_modelos. pdf http://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/ artigo_rosana_rocha.pdf

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

48


Marcos Aurélio de Campos Zancopé

Público alvo: 8ª séries / 9º anos. Tema: Descobrindo Mogi Guaçu na Web. Conteúdo: Pesquisa sobre a cidade de Mogi Guaçu. Tempo: Webquest curta – 4 aulas. Forma: Busca de informações na Internet conforme orientações do professor.

Webquest – Descobrindo Mogi Guaçu na Web INTRODUÇÃO Vamos ver o que encontramos sobre Mogi Guaçu na Internet. Aproveitando a proximidade do aniversário da cidade, dia 09 de Abril, vamos realizar algumas tarefas. Com elas vamos aprender um pouco mais sobre nossa cidade. Você pesquisará nos links sugeridos para desenvolver seu trabalho e em outros que encontrar. No link abaixo “Encontra Mogi Guaçu” você poderá assistir a um vídeo publicado no Youtube, como ponto de partida para seus trabalhos. Então, mãos à obra!

TAREFA

Ao final das pesquisas você deverá produzir um texto informativo-descritivo apresentando sua cidade a um amigo. Nesse texto você poderá colar mapas, fotos e/ou vídeos que julgar importantes. Você utilizará o laboratório de informática da escola e produzirá seu texto utilizando o editor disponível 4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

49


(Microsoft Word, por exemplo).

PROCESSO

1. Reúnam-se em grupos de 4 alunos; 2. Pesquisem os seguintes assuntos;  Significado do nome da cidade  História da cidade  Número de habitantes  Localização (mapa)  O rio Mogi Guaçu  Indústrias importantes  Comércios em destaque  Atividades agro-pecuárias  Opções de lazer  Cursos profissionalizantes  Faculdades  Mapa da cidade – localize-se

4ª Oferta - Módulo Avançado – Turma 05

           

Canais de informação Emissoras de Rádio Portal Mogi Guaçu Mogi Guaçu Acontece Facebook – fotos antigas de Mogi Guaçu Hino da cidade Centro cultural Feiras e exposições Virada cultural Centros esportivos Horto florestal Produção de energia

50


3. Após a realização das pesquisas cada grupo discutirá a relevância das informações. Em seguida cada aluno produzirá seu texto individualmente; 4. Salve seu texto da seguinte forma: seu primeiro nome seguido de “webquest”. Exemplo: paulowebquest.doc; 5. Salve-o na Pasta de nome Webquest; 6. Publique seu texto no Blog da escola: www.emef-marcia.blogspot.com.br

RECURSOS/FONTES DE INFORMAÇÃO

Consulte os sites abaixo para a coleta de informações de sua pesquisa: http://www.mogiguacu.sp.gov.br/v2/index.php http://www.encontramogiguacu.com.br/mogi-guacu/videos-sobre-mogiguacu.shtml http://www.acimg.com.br/ http://www.internationalpaper.com/BRAZIL/PT/Company/Facilities/MogiGua%C3 %A7u.html http://www.cn.mahle.com/cn/companies_locations_zu.nsf/docs/AC562E51F39DE 105C12571800041761A?OpenDocument&lang=EN http://www.portalmogiguacu.com.br/2010/ http://www.mogiguacuacontece.com.br/ http://pt-br.facebook.com/pages/Hist%C3%B3ria-de-uma-grande-cidade-MogiGua%C3%A7u-SP/159482614127973 http://www.novaondafm.com.br/ http://www.expoguacu.com.br/


http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/shows/espaco-para-eventos/viradacultural-paulista-mogi-guacu Além dos sites acima você e seu grupo poderá ampliar suas pesquisas.

AVALIAÇÃO

Você e seu grupo serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento das pesquisas. Seu texto será avaliado de acordo com os seguintes critérios:

Aspectos avaliados Participação Adequação à proposta textual Ortografia Pontuação Coesão Coerência Concordâncias Paragrafação Organização

Não atende

Atende

Atende

parcialmente

plenamente


CONCLUSÃO

Durante este processo de conhecimento, a pesquisa se faz importante para que haja um avanço de informações sobre a cidade em que vivem os alunos. Através desta proposta os alunos serão levados a perceber as transformações da cidade, sua importância regional e como valorizar seus atrativos. Com o objetivo de desenvolver a produção escrita, busca-se desenvolver um texto descritivo-informativo com maior diversificação e atratividade, mostrando que o grande diferencial também está nas pessoas que aqui vivem.


Marcos Gomes Amorim A ÉPOCA CONHECIDA COMO IDADE MÉDIA

INTRODUÇÃO A Idade Média é um período da História que abrange os anos compreendidos entre 476 d. C. (a queda de Roma) e 1453 d. C. (tomada de Constantinopla pelos turcos e o fim do Império Romano do Oriente). Embora possamos falar que este é um período de longa duração onde o modo de produção econômico é o feudalismo e a servidão dos camponeses sua característica principal, não há em definitivo o fim da escravidão. Também este período apresenta diferenciações como podemos constatar ao comparar o século XI d. C. (onde ocorre o aumento da população a partir de inovações técnicas na agricultura com o melhor aproveitamento do solo na rotação de


culturas) ao século XIV d. C. (diminuição da população notadamente em razão da fome, das guerras e da peste a alastrar-se pela Europa intensificada pelos contatos comerciais favorecendo o contato entre diferentes culturas).

SUGESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA

AGORA É COM VOCÊS! Façam uma pesquisa sobre os temas a seguir elaborando um textosíntese que apresente tópicos sobre os assuntos a serem estudados neste período histórico: Guerra dos Cem Anos A Peste na Idade Média Inovações do Período Medieval Conceito de “Idade das Trevas” Sugestões para a pesquisa: http://www.suapesquisa.com/idademedia/peste_negra.htm http://www.brasilescola.com/historia/universidades-na-idade-media.htm http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/guerra-dos-cem-anos.htm


ATIVIDADES PROPOSTAS EM GRUPO A proposta é a de que possamos entender a periodização na História e a compreensão de maneira mais ampla das diferenciações históricas que ocorrem ao longo dos séculos na Idade Média buscando também relações entre a atualidade e o passado estudado. A partir dos textos citados acima, retire exemplos de fatos históricos da Idade Média que podem se configurar como períodos de curta, média longa duração na História. Utilize como referência a exposição do conceito do historiador Fernand Braudel, integrante da escola dos Annales, contido na resenha

de livro do historiador inglês Peter Burke, o qual apresenta esta

vertente historiográfica, contida no link abaixo: http://leituraobrigahistoria.blogspot.com.br/2009/06/peter-burke-escolados-annales.html


COMPARAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES PERÍODOS


A partir das imagens acima, comparem as construções arquitetônicas na atualidade com as do período medieval procurando relações entre o inconsciente coletivo presente nas sociedades medieval e contemporânea. Produzam um slide com imagens que semelhantes de livre escolha para comparar as diferentes épocas.

CONCLUSÃO Produza um texto-síntese ou uma apresentação em PowerPoint com os tópicos indicados no trabalho contendo uma pequena referência histórica sobre o historiador Fernand Braudel e a ideia de periodização na História além de discussão sobre o conceito “Seria a Idade Média uma idade das Trevas?” refletindo também sobre as permanências ou contrastes possíveis em relação


aos fatos históricos estudados dando atenção ao fato de que na sucessão dos períodos ocorrem fatos que são precursores de outros que surgirão em épocas históricas posteriores. AVALIAÇÃO Serão avaliados os quesitos:

Síntese

sobre

os

tópicos/temas

principais

dos

assuntos 2 pontos

propostos como pesquisa Leitura e interpretação das propostas

2 pontos

Apresentação e redação do trabalho escrito/imagens

2 pontos

Elaboração das imagens (sugestão:em PowerPoint) contendo as

2 pontos

comparações necessárias ao estudo histórico. Elaboração da conclusão contendo a ideia de que há uma

2 pontos

relação possível entre o medo na sociedade medieval e na sociedade contemporânea bem como apontando permanências possíveis entre as diferentes épocas Total da pontuação

10 pontos


Marisa da Costa Gonzalez Castro PÚBLICO Alunos da 8ª série/9º ano da E.E. Pe Bruno Ricco

TEMA Traços característicos do agrupamento tipológico Argumentar – Caderno do Aluno - Volume 1

CONTEÚDOS 1. Vídeo do youtube música A minha alma no http://www.youtube.com/watch?v=vF1Ad3hrdzY e letra no http://letras.terra.com.br/o-rappa/28945/ 2. Crônica “Segurança” de Luis Fernando Veríssimo, página 13 do seu Caderno do aluno - Língua Portuguesa- volume 1, ou em http://www.olhoscriticos.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=17


3. Charge do Laerte, leitura de imagem.

TAREFA Responder

as

seguintes

questões

e

entregar

via

email

para

marisaepablo@yahoo.com.br. 1. Depois de ouvir a música A minha alma no http://www.youtube.com/watch?v=vF1Ad3hrdzY e letra no http://letras.terra.com.br/o-rappa/28945/, anote a letra da música no caderno a fim de poder consultá-la posteriormente e escreva sobe suas primeiras impressões sobre a letra ouvida. a) Você já conhecia essa música? O que achou dela? Explique. b) Você conseguiu verificar qual o tema tratado na letra da canção? c) Qual a opinião do autor dessa letra sobre o tema que ele aborda? Que versos ajudam a comprovar essa opinião?


2. Leia o texto "Segurança" de Luis Fernando Veríssimo, página 13 do seu Caderno do aluno - Língua Portuguesa- volume 1, ou em http://www.olhoscriticos.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=17, em seguida responda às questões: a) Escreva um pequeno comentário sobre a crônica e Luis Fernando Veríssimo. b) Com seus colegas de grupo, troquem seus comentários oralmente. Vocês tiram impressões semelhantes? Ou foram muito diferentes? Em que elas se assemelharam ou se diferenciaram? Você concorda com as impressões de seus colegas?

3. Observar a imagem da charge da página 15 do seu Caderno do aluno. a) Em sua opinião, como Laerte compreende a questão do medo e da violência? b) Que elementos da charge contribuem par aque você idenfique a opinião do cartunista?


Marta Regina Bombo TEMA: Sistema Solar PÚBLICO A ALVO: Alunos do ensino fundamental – 4º ano TEMPO: Um mês CONTEÚDOS:  O que é um sistema Solar;  Como nasceram os planetas que fazem parte de nosso Sistema Solar;  O que une os planetas neste sistema Solar? O que é gravidade?  Como os planetas se movimentam?  O que são astros, estrelas, planetas e satélites?  Velocidade de movimentação que não nos permite visualizar essa movimentação da Terra; O que é eixo de um planeta? Júpiter nosso guardacostas, por quê?

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: A partir de leituras em sites indicados, e pesquisas direcionadas o aluo deverá compor seu próprio cabedal de informações para que possa discutir as informações que encontrar e pelas quais se interessar de maneira efetiva, relacionando-a com a sua proposta de pesquisa e trabalho. Os alunos serão divididos em grupos e as pesquisas deverão ser feitas pelo próprio grupo em reuniões na casa de um dos participantes, resolvendo assim, a questão da maioria dos que não possuem acesso à internet em casa. O webquest servirá como um oásis, para encontro de viajantes informacionais, revolvendo a poeira dos caminhos trilhados até sua chegada ao específico momento do debate e da finalização dos trabalhos.


Neste projeto, acho interessante colocar a possibilidade de um espaço para debate e comentários dentro do webquest.

INTRODUÇÃO: SISTEMA SOLAR E TEXTO DO PROFESSOR Fernando Paixão: http://imre.ifi.unicamp.br/textos/alunos/19-o-ano-bissexto Por que 2012 foi um ano bissexto? http://futuro.usp.br/portal/Pesquisa/Projetos.view.ef?id=48 http://jarbas.wordpress.com/2009/09/18/webquest-na-escola-do-futuro-da-usp/ http://jarbasquest.wordpress.com/

TAREFA: divididos em grupos de cinco alunos ( 25 ao todo) os alunos deverão pesquisar e relacionar informações propostas.

PROCESSO: Os alunos deverão se encontrar em grupo na casa de alguém da equipe e ler os textos propostos. A partir desses textos, partirem para pesquisa que os levarão, certamente, a novas áreas do conhecimento proposto pelo professor. A maior proposta do Webquest talvez seja esta de transformar estes alunos em autodidatas, porque só assim a educação cumpre sua função primordial e visceral.

RECURSOS: Textos e pesquisas via internet.


AVALIAÇÃO: a primeira avaliação será em grupo, e será retomada pela própria avaliação do grupo, que será proposta no site. Uma segunda avaliação se dará através da retomada dos assuntos pesquisados na apresentação final para os alunos de toda escola.

CONCLUSÃO: a tarefa é a alma da Webquest e para que possamos publicá-la na Internet é necessário que a mesma esteja toda equipada e revisada. E hospedá-la num servidor gratuito, se possível, que fornecem todas as informações de como realizar o processo.


Neuza Aparecida Moro Prado Atividade número 2 webquest . Tema: A Paz como princípio fundamental da vida em sociedade. Tempo de elaboração: 2 meses

INTRODUÇÃO Refletir sobre a importância da Paz como elemento primordial de condução dos processos políticos, econômicos e sociais de desenvolvimento da humanidade, desde a adolescência. A vida em comunidade pressupõe o exercício da não violência e a comunidade escolar deve voltar-se para este tema, num momento em que toda sociedade clama por Paz, segurança, educação, saúde, arte.

TAREFA Elaborar um vídeo amador, de no máximo 10 minutos, em que o tema Paz e a ausência dela apareça dentro das relações cotidianas da escola.

PÚBLICO ALVO Alunos do 9º ano do Ensino fundamental


PROCESSO a) Divisão da classe em 2 grupos em que os alunos deverão escolher uma das 2 músicas selecionadas: A Paz (Gilberto Gil) e Imagine (John Lennon) como base de reflexão e criação; b) Cada grupo, baseado na canção escolhida, deverá elaborar um vídeo onde apareça ações cotidianas dentro da escola que promovam Paz ou ações que promovam a ausência dela. Se houver interesse, ampliar a reflexão para a família, as amizades, etc. c) Organização da elaboração do vídeo: Pesquisas sobre o tema Paz na internet; divisão do trabalho no grupo ;Análise da letra das músicas e possibilidades de exploração do tema de acordo com a visão dos compositores; Pesquisa sobre tutoriais de filmagem na internet; d) Elaboração de Plano de trabalho (que deverá ser entregue no dia da apresentação do vídeo): Escrita do roteiro, cronograma de filmagens, seleção de cenas (edição), delimitação do tempo de duração, organização de solicitação para os pais de autorização para liberação de imagens individuais dos filhos (apoio dos gestores da escola); e) Estabelecimento de relações possíveis, na elaboração do vídeo, da temática Paz ou a ausência dela presentes em outros segmentos como a Arte, a Literatura, a Mídia, o Cinema, a Música, a Ciência. f) Organização da apresentação dos vídeos para a sala.

RECURSOS Acesso à internet, filmadora ou câmera fotográfica.


AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados seguindo os seguintes critérios: a) realização plena da tarefa solicitada; b) adequação do tema ao recurso visual; c) organização do trabalho (divisão de tarefas, interação e participação de todos os componentes, pontualidade na entrega, etc); d) Entrega de plano de trabalho redigido pelo grupo, no dia da apresentação.

CONCLUSÃO “ A Paz invadiu o meu coração...” (Gilberto Gil, A Paz) Você concorda que: Promover na escola uma Cultura de Paz tendo como motriz o trabalho em equipe e a interação e a colaboração entre os alunos de modo que a construção coletiva amplie o conhecimento é um dos primeiros passos para a transformação de nossa sociedade.


Sandra Nazaret de Paula Tema: Música na Educação Infantil Faixa etária: alunos de 4 anos Tempo de duração: 2 semanas

Introdução A música é um elemento muito importante para o desenvolvimento das crianças e vem ganhando espaço nas escolas tanto de educação infantil como de outros segmentos. Ela deve ser incentivada, pois, por meio dela podemos desenvolver o aumento da sensibilidade, a capacidade de concentração, o raciocínio lógicomatemático, além de estimular a fantasia e o imaginário das crianças. Quando a criança está cantando, tocando ou simplesmente ouvindo uma música ela está, além de se divertindo, também aprendendo. Neste contexto a música apresentase como a união entre a diversão e os saberes onde a interdisciplinaridade acontece de uma maneira natural e prazerosa. Conteúdos Matemática e cores.

Tarefa e processo Trabalho com cores e números. Os alunos irão trabalhar na internet por meio do navegador. http://www.bebele.com.br/ as atividades que desenvolvem a discriminação das cores e dos números. Depois faremos atividades em outro site http://www.universoneo.com.br de pintar discriminando e combinando cores em figuras, e, na matemática, jogos de sequência numérica, lógica e contagem.


Recursos Internet

Avaliação A avaliação será contínua e contemplará os avanços alcançados pelos alunos no decorrer das atividades.


Rosa Maria Carraro Pereira Público alvo: alunos no 9º ano do Ensino Fundamental Tema: Uma terna Egípcia Tempo: duração de 5 aulas

Conteúdos - Propriedades do triângulo retângulo - Relações métricas no triângulo retângulo - O Teorema de Pitágoras

Como? Cada equipe pesquisará sobre Pitágoras, sua descoberta que é o famoso Teorema de Pitágoras. Serão capazes de resolver os problemas propostos que envolve este Teorema. Para isso, leiam-nos com muita atenção. Algumas sugestões para as pesquisas http://www.dm.ufscar.br/hp/hp0/hp0.html#pitagoras http://www.youtube.com/watch?v=4NZFKE5-OD8&feature=related

INTRODUÇÃO Pitágoras de Samos nasceu nos meados do século VI antes de Cristo e faleceu no final do século V antes de Cristo. Foi filósofo e matemático grego.


Ele tinha muitos seguidores que descobriram propriedades interessantes e curiosas sobre os números. Dentre suas descobertas está o famoso Teorema de Pitágoras.

TAREFAS Pesquisar mais sobre Pitágoras, sua vida, escrevendo sua biografia. Investigar sobre o teorema por ele descoberto, o que ele significa e sua fórmula e aplicações. Resolver o problema: 1- Nos telhados de dois edifícios encontram-se duas pombas.

É atirado um pouco de pão para o chão: ambas as pombas se lançam

sobre

o pão à mesma velocidade e ambas chegam no mesmo instante junto do pão. a) A que distância do edifício B caiu o pão? b) Qual a altura do edifício A?

2- Qual deve ser a altitude do balão para que sua distância ao topo do prédio seja de 10 km?


PROCESSO Sua equipe pesquisará sobre Pitágoras e sobre sua descoberta que é o famoso “Teorema de Pitágoras”. Serão capazes de resolver os problemas propostos que envolve este Teorema. Para isso, leiam-nos com muita atenção. Algumas sugestões para as pesquisas http://www.dm.ufscar.br/hp/hp0/hp0.html#pitagoras http://www.youtube.com/watch?v=4NZFKE5-OD8&feature=related

AVALIAÇÃO Possibilitar a aprendizagem dos alunos sobre o Teorema de Pitágoras, levando em conta a inclusão digital dos mesmos. O trabalho deverá ser entregue no final da sexta aula. Ele valerá 10 pontos. CONCLUSÃO As contribuições deixadas por Pitágoras são riquíssimas. Ao aliar o estudo de sua vida ao seu famoso Teorema às tecnologias, tende favorecer a motivação para o estudo da matemática e despertar o interesse dos


alunos do público alvo que fazem uso, diariamente, de diversas tecnologias de comunicação e informação.


Roseli de Fátima Davoli Zacariotto Publico atendido: Alunos do Ensino Fundamental 4º e 5º anos Tema: A matemática no cotidiano

INTRODUÇÃO:

A matemática está presente no nosso dia a dia, portanto precisamos compreender analisar e resolver situações problemas. Ler e interpretar gráficos. Temos que saber utilizar os elementos da situação para chegar à ação. É preciso saber escolher e ampliar as possibilidades, através da observação e analise-nos diferentes contextos sociais.

TAREFAS:

Estudar e compreender o porquê precisamos da matemática como saber as quatro operações. Observar que existem diferentes formas de resolver um mesmo problema.

PROCESSO:

Em duplas levantamento de onde esta a matemática no seu dia a dia. A partir deste levantamento, retomada, oralmente dos conteúdos que os alunos já estudaram nas séries anteriores. Registro e organização das idéias.


Debate sobre o porquê aprendemos a matemática e sua importância no cotidiano. Através de situações concretas elaborarem e resolvam situações problemas.

AVALIAÇÃO:

Observação da interação que os alunos tiveram entre as duplas,e o desempenho durante as atividades,bem como as suas interações nas situações de parceria e confrontar as idéias sobre as resoluções dos problemas. Elaboração de situações problemas envolvendo as 4 operações.


CONCLUSÃO:

Escolhi este tema, pois percebe que as crianças sentem inseguras quanto ao conteúdo de matemática, portanto procuro através desta aula mostrar o porquê aprendemos a fazer calculo e onde usamos o que aprendemos em sala. Já trabalhei esta aula e a participação foi muito produtiva principalmente na exposição oral de onde esta a matemática. As crianças falam mais do que podemos imaginar. Através desta conversa procuro perceber que conhecimento os alunos possuem para poder planejar as atividades e intervenções de maneira adequada e assim poder utilizar instrumentos funcionais.


Rosenilda Machado de Oliveira Público alvo: crianças de 4 a 5 anos Tema: Músicas infantis Duração: 2 semanas

INTRODUÇÃO

A Música é uma forma de uma criança saber de um texto ou uma história de uma forma mais fácil.

TAREFA

Cada aluno vai consultar os pais, ou vizinhos a respeito de músicas que cantavam quando crianças, e pedir que o ensinem a cantar. Depois é só apresentar na escola ou sala de aula, para os colegas também aprenderem. Em seguida faremos uma lista do título da musica cantado e com o nome de quem cantou.

PROCESSO

Pesquisa na casa. Apresentação em sala de aula. Lista das músicas e do aluno que cantou, em cartaz.


RECURSOS

A família, a vizinhança, CDs ou qualquer outro portador de musicas Infantis, cantigas, etc.

AVALIAÇÃO

O aluno conseguiu realizar a pesquisa?

sim

não

Apresentou para os colegas?

sim

não

Houve a participação dos pais ou outros?

sim

não

O aluno pesquisou, mas não quis apresentar?

sim

não

O aluno não pesquisou, mas quis apresentar?

Sim

não

O aluno gostou da atividade?

Sim

não

CONCLUSÃO

Esse tipo de pesquisa é um meio mais fácil, de obter a ajuda dos pais ou qualquer outro familiar, vizinhos, etc. O importante é que o aluno participe tanto da pesquisa quanto na interação com os colegas na sala de aula cantando uma das músicas que aprendeu.


Sandra Regina Meira Cardoso Lana e Ana Maria de Paula

Público Alvo: Educação Infantil, pais de alunos

Tema: Alimentação Saudável

Conteúdos: Educação ambiental: como plantar, processo de germinação, regar, acompanhar o crescimento das hortaliças. Importância dos vegetais na alimentação

Tempo: Um ano letivo

Forma: Disponibilizar a webquest aos pais

NASCER, CRESCER E PERMANECER.

INTRODUÇÃO:

Segundo Neiva Coelho Paim, três atos são fundamentais ao ser humano: a concepção, o nascimento e a permanência na vida, que por sua vez possuem uma simbiose perfeita na ordem da evolução. Permanecer na vida depende do nascer, do primeiro olhar sobre o mundo, da primeira abertura dos sentidos, para que penetre, para que se infiltre pelos poros toda a beleza do universo e


viver é sentir o sabor de todas as coisas pela boca da alma, com os sentimentos do coração e a sabedoria contida na curiosidade dos caminhos percorridos. A alimentação está intimamente ligada ao nosso bem estar físico, social e mental. Os alimentos servem para saciar a fome e constituem a energia para todas as atividades do corpo humano, para tanto precisamos da energia proveniente dos alimentos que comemos todos os dias. A alimentação também serve para demonstrar carinho e afeto, por exemplo, a amamentação, quando a mãe amamenta o filho, ou um almoço em que todos se reúnem em torno de uma mesa como na noite de Natal. Devemos consumir alimentos saudáveis, ricos em fibras, vitaminas e minerais. Uma alimentação equilibrada é fundamental na prevenção de certas doenças. A construção da identidade e autonomia da criança deve passar pelos caminhos da experimentação, para tanto, é necessário criar situações onde as crianças reconheçam suas particularidades (nome, partes do corpo, tamanho etc.) e interajam com as outras crianças, Neste contexto, o cultivo de hortas escolares demonstra ser um valioso instrumento educativo e vem de encontro com o tema sustentabilidade dentro da educação infantil. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e


coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.

Como já conversamos anteriormente na reunião de pais iremos revitalizar a horta do CEI.

A TAREFA:

Revitalização da horta do CEI; Preparar a terra para semear as sementes; Oferecer os cuidados necessários para que as plantas tenham um bom crescimento; Confeccionar uma horta suspensa feita de garrafas pet; Confeccionar uma salada com os produtos cultivados na nossa horta; Preparar um chá medicinal (hortelã, erva cidreira) para a próxima reunião de pais.

O PROCESSO:

Preparar adubo utilizando materiais orgânicos;


Preparar a terra para ser semeada com plantas comestíveis; Trazer sementes de plantas comestíveis: abóbora, cenouras, couves e chás medicinais. Prestar todos os cuidados de forma a que as plantas se desenvolvam bem (regar, adubar, retirar as ervas daninhas, afastar os animais destruidores e podes sempre falar com as plantas... elas gostam!); Registo no caderno das etapas mais importantes no desenvolvimento das plantas; Colheita dos produtos semeados; Confecção de uma sopa no refeitório da escola. Degustar chá medicinal

RECURSOS:

Visita algumas hortas existentes no bairro; Diálogo com agricultores (que poderão ser familiares, vizinhos ou amigos...); Colaboração de alguns elementos da comunidade na criação da horta; Terra; Utensilios para o manejo da horta; Garrafas pet; Sementes, mudas; Latas vazias de extrato de tomate; Podemos também pesquisar nos sites abaixo indicados: http://www.pfizer.pt/viver-melhor/receitas www.youtube.com/watch?v=N9fGoJ4D5mQ


ORIENTAÇÕES:

Estabelecer uma conversação com a criança a respeito dos trabalhos realizados diariamente na horta; Quem não tiver acesso ao ambiente virtual poderá participar das atividades enviando os materiais pedidos.

AVALIAÇÃO

Satisfaz Muito Bem: Participou ativamente em todas as atividades, cooperando com o grupo. Trouxe sempre os produtos necessários para a criação da horta e cuidou exemplarmente das plantas. Satisfaz Bem: Participou nas atividades, cooperando com o grupo. Trouxe alguns produtos necessários para a criação da horta e cuidou bem das plantas. Satisfaz: Participou nas atividades embora de forma pouco empenhada. Satisfaz Pouco: Teve uma participação pouco ativa, envolvendo-se pouco nos cuidados ao desenvolvimento da horta. Não Satisfaz: Não participou em nenhuma das atividades.

CONCLUSÃO:

Através de uma boa alimentação podemos viver melhor, ter mais saúde e ser mais felizes.


"Horta como o lugar onde crescem as coisas que, no momento próprio, viram saladas, refogados, sopas e suflês. Também isso. Mas não só. Gosto dela, mesmo que não tenha nada para colher. Ou melhor: há sempre o que colher, só que não para comer." "Pois é, horta é algo mágico, erótico, onde a vida cresce e também nós, no que plantamos. Daí a alegria. E isso é saúde, porque dá vontade de viver. Saúde não mora no corpo, mas existe entre o corpo e o mundo é o desejo, o apetite, a nostalgia, o sentimento de uma fome imensa que nos leva a desejar o mundo inteiro." (A HORTA - Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério" )


Solange Ruiz Casemiro Público-alvo: 9º ano/Ensino Fundamental II Tema: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Conteúdo: Aparatos bélicos Tempo: 4 aulas

Forma: Incentivar as práticas do trabalho em equipe, da pesquisa, da sistematização, elaboração de gráfico a partir de uma tabela. Usando a mídia na educação.

INTRODUÇÃO: Todos os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial utilizaram aparatos bélicos que refletiam o grande salto tecnológico resultante da Segunda Revolução Industrial. Meios de Comunicação e de transporte, carros de combate, artilharia pesada, explosivos e armas químicas foram criados ou aperfeiçoados com o objetivo de matar o inimigo e produziram cerca de nove milhões de mortos, em quatro anos de guerra.

TAREFA: a) Pesquisa do conteúdo e imagens; b) Produção gráfico de barras através do aplicativo MS-Excel; c) Confecção de cartaz; d) Apresentação das atividades.


DESENVOLVIMENTO: 1) Divisão da classe em grupos de 4 alunos, de livre escolhas entre eles. 2) Escolha dos temas: •

Tema1: Canhão de longo alcance

Tema2: Morteiro

Tema3: Fuzil

Tema 4: Metralhadora

Tema 5: Tanque de guerra

Tema 6: Submarino

Tema 7: Encouraçado

Tema 8: Avião

Tema 9: Balão dirigível

Tema 10: Gases Tóxicos

Tema 11: Granada de mão

Tema 12: Lança-chamas

Os grupos de trabalho devem realizar a pesquisa sobre os aparatos bélicos para conseguir informações, tais como: 

Sua origem

Características de funcionamento

Utilização durante a Primeira Guerra Mundial

Uma imagem para ilustrar o texto.

SITES PARA PESQUISA: •

http:/www.grandesguerras.com.br


http:/www.terra.com.br/voltarie/mundo/primeira_guerra.htm

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u7.jhtm

http://www.youtube.com/watch?v=meSQG6bNvOM

AVALIAÇÃO •

Desempenho a atividade de pesquisa – 2 pontos.

Desenvolvimento a atividade de síntese de informações – 2 pontos.

Organização das informações no cartaz– 2 pontos.

Produção do gráfico – 2 pontos.

Como o aluno conseguiu posicionar-se no trabalho coletivo – 2 pontos.

CONCLUSÃO Esta WebQuest, encaminha as reflexões dos alunos, no sentido da percepção das relações passado-presente e das permanências e rupturas na dinâmica do processo histórico, bem como contribuir para que eles compreendam a importância da Primeira Grande Guerra como evento que inaugurou o século XX e foi a “mãe de todas as guerras posteriores”.

WebQuest - Curso Mídias na Educação  

Seleção de atividade do curso Mídias na Educação - 4ª Oferta - Turma 05.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you