Issuu on Google+

PLANOS DE AULA

APRESENTADOS PELOS PROFESSORES

DO CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

4ª OFERTA NCE/USP – UFPE

TURMA: TUTORA CLEIDE MUÑOZ


PROFESSORA: Marisa Sabonaro

PLANO DE AULA Modelo de Estrutura de Plano de Aula para ser preenchido: a) Título da aula: Estrutura da Poesia b) Série: 3ª etapa (EJA) c) Tempo necessário: 45min d) Introdução: gênero poesia, sua estrutura e terminologias e) Objetivos: Fazer com que os alunos conheçam o gênero poesia, sua estrutura e terminologias. f) Recursos didáticos: lousa, giz, notebook conectado à internet, DVD. Os alunos iniciam a leitura da poesia “Passaredo” de Chico Buarque, depois vêem o vídeo baixado da internet com imagens de todos os pássaros da poesia, ouvem a explicação da professora sobre a estrutura da poesia com apoio da lousa, depois são convidados a assistirem o vídeo da TV Cultura que fala sobre “rima”. Em seguida discutem as questões propostas em grupo, para depois respondê-las individualmente. g) Organização da sala: os alunos podem estar sentados em fileiras ou de forma que ninguém fique de costas para o vídeo ou para a lousa, depois devem sentar-se em grupos para responder as questões. h) Procedimentos didáticos ou desenvolvimento da aula: Os alunos iniciam em silêncio a leitura da poesia “Passaredo” de Chico Buarque, em seguida vêem o vídeo baixado da internet http://www.youtube.com/watch?v=VdYN-x6biQU com imagens de todos os pássaros da poesia junto com a música. Passaredo (Francis Hime/Chico Buarque) Ei, pintassilgo Oi, pintarroxo Melro, uirapuru Ai, chega-e-vira Engole-vento Saíra, inhambu Foge, asa-branca Vai, patativa Tordo, tuju, tuim Xô, tié-sangue Xô, tié-fogo Xô, rouxinol sem fim Some, coleiro Anda, trigueiro Te esconde, colibri Voa, macuco

Voa, viúva Utiariti Bico calado Toma cuidado Que o homem vem aí O homem vem aí O homem vem aí Ei, quero-quero Oi, tico-tico Anum, pardal, chapim Xô, cotovia Xô, ave-fria Xô, pescador-martim Some, rolinha Anda, andorinha Te esconde, bem-te-vi

Voa, bicudo Voa, sanhaço Vai, juriti Bico calado Muito cuidado Que o homem vem aí O homem vem aí O homem vem aí


Segue uma discussão com os alunos acerca de seus conhecimentos e/ou experiências sobre os pássaros que apareceram na poesia. Em seguida são interrogadas sobre o título e autores da música; é feito rapidamente um relato biográfico sobre os autores; e os alunos são convidados novamente a falar sobre a idéia central da poesia. Deve surgir dos alunos a leitura ecológica, da interferência à fauna (e flora) promovida pelo homem. Depois de bastante comentado, a professora pode entrar com a segunda leitura, em que se contextualiza o momento histórico da música (1976-1979 Ditadura Militar) e a leitura política possível de ser estabelecida: pássaros – perseguidos políticos / o homem vem aí – presidente Geisel. Partimos então para uma explicação da professora sobre a estrutura da poesia com apoio da lousa. São explicados os conceitos de versos / estrofes e rimas e a diferença entre título e tema. Então são convidados a assistirem o vídeo da TV Cultura do programa “Alô Escola” que fala sobre “rima”. Em seguida recebem questões que devem ser discutidas primeiro em grupo, para depois respondê-las individualmente: 1) Qual o título da poesia? E seu(s) autor(es)? 2) Qual o assunto principal da poesia? 3) Onde você acha que está ocorrendo esse fato? 4) Observe as palavras do texto e separe-as em grupos; a) Grupo 1 – nomes de pássaro: b) Grupo 2 – ordens dadas aos pássaro: c) Grupo 3 – palavras que expressam emoção (apelo, chamamento, admiração, saudação): 5) “Infelizmente, o homem é capaz de colocar uma espécie em extinção, mas também deve ser capaz de tirá-la”. Pense e escreva atitudes concretas que devem e podem ser feitas para salvaguardar as aves.

i) Avaliação: O vídeo com os pássaros foi fundamental para que os alunos reconhecessem os pássaros que estão fora de seu repertório e responder a questão 4b. Também o vídeo da TV Cultura traz vários exemplos de rimas, o que facilitou muito a apreensão do conceito pelos alunos. A reflexão sobre a ação humana na fauna/flora deve avançar sobre o senso comum, de forma que eles devam realmente


refletir qual o papel deles nessa história. Muitos confessaram que até comiam estes pássaros em suas localidades, que era comum.

j) Bibliografia: -

Cócco, Maria Fernandes. Alp 7: análise, linguagem e pensamento: a diversidade de textos numa proposta socioconstrutivista. São Paulo: FTD, 1994.

k) Sugestões de trabalho interdisciplinar: O texto pode ser utilizado pelo professor de ciências para se trabalhar o conceito de “habitat”, promovendo uma pesquisa sobre o habitat dos pássaros citados. O professor de história também poderá aprofundar-se no contexto histórico da música, trabalhando com o período da ditadura.


PROFESSORAS: Adriana Chow, Marinalva Santos e Cássia Regina Jordão

PLANO DE AULA

Série: 1ª

Tempo necessário: 2 aulas

Introdução: Tendo em vista que o 1º ano precisa de momentos de integração percebemos a necessidade de uma aula descontraída e para que os professores sondem comportamentos e atitudes dos alunos em uma apresentação. Objetivos: Integrar os alunos com outros que ainda não se conhecem; Observar comportamento dos alunos em uma apresentação; Desenvolver atitudes adequadas para realizar uma boa apresentação;

Organização da sala: será em semicírculo.

Procedimentos didáticos: 1- Realizar a roda de conversa para reforçar o que foi combinado no dia anterior sobre a apresentação do Show de calouros. 2- Organizar o semicírculo na sala para abrir um espaço que será usado como palco. 3-Iniciar as apresentações para serem apreciadas.

Avaliação: Em roda promover uma conversa para pontuarmos o que foi positivo e corrigirmos o que foi negativo.


PROFESSORAS: Aline de Souza Melo e Aline Rodrigues

Plano de aula

Título da aula: Geografia da População: comparação de dados Brasil/Mundo b) Série: 8º ano c) Tempo necessário (tempo referente a um dia de aula). 6 aulas d) Introdução (justificativa do trabalho com esse conteúdo). Neste tema os alunos vão tomar contato com os estudos de geografia da população, com índices, conceitos e movimentos ligados aos aspectos populacionais. Entender como a organização do espaço pode oferecer oportunidades ou agravar aspectos populacionais, saber que o instituições privadas e publicas fazem planejamento com estes dados, qual o nível de qualidade de vida da população do Brasil, e como se processou a transição demográfica no nosso país comparado com os dados de outros países do mundo. e) Objetivos (articulados com os do plano de ensino e as metas para a aula do dia). Estimular o trabalho em grupo, direcionar e tutoriar uma pesquisa, trabalhar com análise de dados comparativos entre países, redação de um texto analítico. f) Recursos didáticos (com base nos apontados no Plano de Ensino, deverá ser indicado o recurso que apoiará a explicação do conteúdo e o entendimento pelos alunos). A explicação dos conteúdos será feita com aulas expositivas, um projetor para orientação de visita a um site interativo sobre o tema; uso de computadores para a pesquisa na internet e uso de recursos de confecção de texto; g) Organização da sala (como a sala estará organizada para aquele dia: em círculo, em grupo, em dupla, carteiras enfileiradas etc.). A sala será organizada em duplas respeitando a disposição do laboratório de informática da escola.


h) Procedimentos didáticos ou desenvolvimento da aula (como será o desenvolvimento da aula, que tipo de estratégia será utilizada para explicar e para que os alunos entendam da melhor maneira o conteúdo). A aula terá inicio com questões estimuladoras: você conhece como as populações de outros países vivem? Qual o índice de desenvolvimento do país que você mais gosta? O que significa ser um país populoso e povoado? A partir das respostas dos alunos, vamos fazer relações de alguns dados do Brasil, partindo de uma realidade que eles já conhecem. Será explicada a proposta de trabalho e os alunos ficarão livres pra se reunir em duplas e escolher um país que tenha curiosidade de conhecer melhor. Eles terão 3 sites indicados pra levantar dados demográficos como: população absoluta e relativa, crescimento vegetativo e natural, natalidade, mortalidade infantil, IDH, PIB e PIb per capita e longevidade. A partir destes dados, farão um texto de análise no word, explicando o que cada valor significa para a qualidade de vida da população do país escolhido, e para deixar estes dados mais palpáveis, farão comparação com os dados da população brasileira. Pra finalizar, eles procurarão livremente nos sites fotos da paisagem do país, da população nas ruas, e curiosidades que mais marcaram a pesquisa e que querem aprofundar a pesquisa. Este momento também será inserido no texto. i)

Avaliação (que instrumento avaliativo será utilizado para avaliar a aprendizagem dos alunos, se os alunos possuem dúvidas a respeito do conteúdo trabalhado, se meu trabalho como docente naquele dia foi bem realizado, se os objetivos apresentados foram ou estão sendo alcançados). Através do texto de analise e comparação dos dados, conseguiremos perceber o nível de domínio dos conteúdos populacionais, pois, eles terão que definir cada conceito ao apresentar um dado. Além disso, ao comparar com a realidade brasileira, saberemos se conseguiram compreender como estes conceitos se expressam na sua realidade.

j) Bibliografia (quais os textos ou referenciais utilizados para aquela aula).


CORRÊA, R.L. O Espaço Urbano. 4 Ed. São Paulo: Ática, 1999. DIZARD, JR. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Trad. Edmond Jorge. Rio e Janeiro: Jorge Zahar, 1998. MOREIRA, João Carlos. Trilhas da Geografia: espaço geográfico e cidadania. 5ª série do ensino fundamental . São Paulo :Scipione:2006. Prado JR, C. História econômica do Brasil. São Paulo:Brasiliense,1993. SANTOS, Milton. A urbanização Brasileira.3.ed.São Paulo:Hucitec, 1996. SCARLATO, F.C. Urbanização. IN: ROSS, J.L.S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005.p. 435-6 SECRETARIA DE EDUCAÇÂO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia terceiro e quartos ciclos do ensino fundamental (5ª a 8ªs séries) Brasilía: MEC?SEF, 1998. Sites: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em:www.ibge.gov.br acesso em: 25.01.2011 NET EDUCA Disponível em:

http://www.neteducacao.com.br acesso em: 25.01.2011.

http://www.ibge.gov.br/paisesat/

k) Sugestões de trabalho interdisciplinar (interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento). Este

tema

pode

ser

trabalhado

com

matemática,

ciências

e

história.

Transversaliza conteúdos com os temas: Saúde, Orientação Sexual, Pluralidade cultural.


PROFESSORAS: Aline Patricia Avelino Ferraz e Shirle Rosângela Marques Ferreira

Plano de aula Objetivo: Trabalhar a intertextualidade entre o Soneto V de Luis Vaz de Camões, a Carta de São Paulo aos Coríntios e a música do grupo Legião Urbana Monte Castelo. Para turmas de oitava série. Tempo de aula: Duas aulas. Introdução: Fazer roda de leitura e interpretação do Soneto V de Luis Vaz de Camões. Falaremos sobre a biografia e textos do autor. Por meio de data show ou no laboratório de informática apresentaremos slides sobre o texto que também contará com trechos da Carta de São Paulo aos Coríntios. Nos slides haverá fotos históricas de guerras e de exemplos de solidariedade, enfatizando as diversas manifestações de amor no decorrer dos tempos. Os slides contarão também com a música da Legião Urbana “Monte Castelo”. Ao retornar para sala de aula, faremos a audição e leitura da música e logo após os estudantes responderão questões que identificarão semelhanças e diferenças entre os três textos estudados, além de analisarmos as diversas possibilidades de manifestação do amor. Poderá haver interdisciplinaridade com a disciplina de História que pode mergulhar nas questões sobre guerra e os lutadores pela paz mundial.

A avaliação se dará por meio da participação dos estudantes e a resolução das questões de interpretação dos textos.


Professores: Joel de Jesus Paulo e Gil dos Santos Neto

PLANO DE AULA

Título: Cidadania: O olhar para o outro Série: 3º Ano Ensino Médio Tempo: 50 minutos Justificativa: Através de um novo olhar diminuir os conflitos sociais Objetivo: Levar os alunos a uma reflexão de como melhorar os relacionamentos Recursos: Edição do filme “Ensaio sobre a cegueira” baseado no livro de de José Saramago (10’) Organização: Divisão da sala em dois grupos. Prós e contra nova forma de olhar o outro Procedimentos: A síntese do filme (10’) exigirá uma explanação pelo monitor, sobre os aspectos mais importantes do tema. Estimular o público para a racionalidade. Avaliação: Será feita através de réplicas do público alvo. Questionário no final da aula e quadro estatístico.

Bibliografia: Saramago, José Ensaio sobre a cegueira, TV Cultura, Café Filosófico. Interdisciplinaridade: Interagir em aulas de: Geopolítica, Filosofia, Sociologia, História e Mídias (cinema, televisão)


Professores: Lázara Cristina e Thiago Título da aula : Inglês – emprego do There is / There are. Série: 6º. ou 7º.ano F2 (alunos com conhecimento básico do idioma) Tempo necessário: 1 aula de 50 minutos Introdução: Ao aprender a Língua Inglesa, a maioria dos alunos tendem a utilizar erroneamente o verbo to have no sentido de existir. A partir do momento que são expostos e motivados a utilizar o verbo correto: there is / there are, começarão a monitorar mais seu discurso oral e escrito. Objetivos: Estimular o uso correto da língua, e avaliar se o aluno assimilou corretamente o verbo acima citado. Recursos didáticos: Vídeo: Chicken little (os 10 primeiros minutos do filme) Organização da sala: Atividade do vídeo em pares. Procedimentos didáticos ou desenvolvimento da aula: Partimos para esta aula somente após os alunos já terem sido expostos ao tema, e feito alguma prática escrita e oral utilizando o There is / There are em situações que envolvam diálogo. 1º.passo Reservar os 5 primeiros minutos para perguntar aos alunos como descreveriam o bairro onde fica sua escola. Dividir o grupo em pares e distribuir a worksheet a seguir:


NAM E: ___________________________________________________________________ T HERE IS / THERE ARE A.LOOK AT THE LIST IN EXERCISE B. TALK TO YOUR PARTNER AND CHECK THE PLACES THERE ARE IN YOUR NEIGHBORHOOD. ASK – “ IS THER E A …. . IN YOUR NEIG HBORHOOD? OR ARE THERE ……S IN YOUR NEIG HBORHOOD?” B.W ATCH THE SEGMENT NOW . TALK TO YOUR PARTNER AND CHECK THE PLACES YOU SEE. ME

MY PARTNER

FILM

PLACES

1. A CHURCH 2. A CAFE 3. A HOSPITAL 4. A MOVIE THEATER 5. A STOP SIGN 6. TRAFFIC LIGHTS 7. SUPERMARKETS 8. CARS IN HIGH SPEED 9. A SCHOOL 10. A SODA MACHINE 11. A FIRE DEPARTMENT 12. A MUSEUM 13. BUILDINGS 14. AN AIRPORT C.NOW W RITE 3 AFFIRMATIVE AND 3 NEGATIVE SENTENCES ABOUT THE MOVIE SEG MENT. USE THERE IS / THER E ISN´ T / THER E ARE / THERE AREN´T. 1. ___________________________________________________________________________________ 2. ___________________________________________________________________________________ 3. ___________________________________________________________________________________ 4. ___________________________________________________________________________________ 5. ___________________________________________________________________________________ 6. ___________________________________________________________________________________ D. NOW, DESCRIBE YOUR NEIGHBORHOOD. (ABOUT 50 WORDS) _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________


2º. Passo Instruí-los para que façam a atividade A em pares antes de assistirem o filme, assim estarão oralmente praticando o tema em questão. Para a atividade B, os alunos podem assistir a parte do filme em questão duas vezes. Verificar as respostas com o grupo. 3º.passo Os alunos devem fazer individualmente as atividades C e D da planilha, sendo que a atividade D deve ser concluída em casa, caso algum aluno não consiga terminála. Avaliação: A atividade em si já nos permite uma avaliação do aprendizado do aluno sobre o tema. Bibliografia: somente vídeo em questão. Sugestões de trabalho interdisciplinar: nenhuma neste caso.


PLANO DE AULA PROFESSORES: MARIA HELENA MUNIZ E MARCOS OLIVEIRA

TITULO: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NOS ESTUDOS SÉRIE: 5 série do ensino Fundamental TEMPO NECESSÁRIO: 90 minutos INTRODUÇÃO: Iniciar processo de interiozação com as crianças, para que percebam a necessidade de pesquisar. OBJETIVOS: Ao final do trabalho as crianças comecem a sentir necessidade de fazerda pesquisa um foco de estudos e ampliação de conhecimento, abrindo espaço para outras informações complementares. RECURSOS DIDÁTICOS: Data show e computador com internet. ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA: No primeiro momento: Em círculos para assitir a explicação pelo Data Show. No segundo momento em duplas para uso do computador com a da internet. (um aluno pode ajudar o outro). PROCEDIMENTOS DIDATICO: Utilizando o Data Show, apresentar na tela uma explicação clara, objetiva, ensinado os caminhos de como iniciar um processo de pesquisa. Objetivando o foco do que será pesquisado, buscar os caminhos usando palavras chaves. No segundo momento, em duplas os alunos irão ao computador, entrar no site do Google e pesquisar sobre: os índios do Brasil, da região do Amazonas (tribos, costumes). AVALIAÇÃO: No final do trabalho os alunos deverão apresentar: quantas tribos temos no Amazonia e quais são os costumes. (no mímino 2 tribos). BIBLIOGRAFIA: Texto utilizado: material retirado da internet sobre pesquisas e estudos on-line. Livros de Historia do Brasil contendo conteúdo proposto (as civilizações indigenas no Brasil). SUGESTÃO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR: Os alunos deverão pesquisar sobre os índios da região nordeste do Brasil e trazer na proxima aula (no mínimo 4 tribos), fazer em duplas.


PROFESSORA: MARINALVA SANTOS

Plano de aula Titulo da aula: contos de fada em vídeo (Chapeuzinho Vermelho) Série: 1º ano Tempo necessário: 3 horas Introdução: A televisão é uma porta aberta para o mundo, aliada aos vídeos educativos são recursos que podemos usar ao nosso favor na aprendizagem das crianças na escola. Podemos usá-la como estratégia de ensino do conteúdo de maneira que engloba imagem, som e fantasia e isso favorece uma aula diferente em que as crianças prendem a atenção porque já tem um conhecimento prévio dos contos, um jeito diferente de apresentar um texto para ser trabalhado na forma oral, escrita ou ilustrada. Objetivos: Desenvolver a habilidade de observação; Desenvolver a percepção visual e auditiva; Organizar e expressar oralmente as informações colhidas no vídeo; Identificar detalhes dos contos de fada através de ilustrações; Recursos didáticos: TV, vídeo, filme Chapeuzinho Vermelho, caderno de desenho, lápis, lápis de cor. Organização da sala: Grupos de quatro alunos Procedimentos didáticos ou desenvolvimento da aula: Na Roda de Conversa, explorar os conhecimentos dos alunos sobre o conto” Chapeuzinho Vermelho”. Explicar sobre outras formas de apresentação da história e assistir ao filme na sala vídeo. Fazer o reconto e o entendimento do texto, depois ilustrar uma parte da história que mais chamou a atenção. Avaliação: A avaliação será feita através da observação de toda a aula desde a Roda de Conversa até a ilustração, será observada a atenção, a expressão oral na hora do reconto e o envolvimento nas ilustrações.

Sugestões de trabalho interdisciplinar: Trabalhar valores, trajeto casa/escola, paisagens, alimentos.


PROFESSORES: MELANIE GRUN E DAVID TERRA

Plano de aula a) Título da aula: Globalização b) Série: Ensino Médio (1º, 2º ou 3º) c) Tempo necessário: 1 aula Tendo em vista que na aula anterior foram desenvolvidas atividades que servirão de pré-requisito. d) Introdução: A Globalização é um processo que vem se acentuando desde as Grandes Navegações e que faz parte do estágio atual do capitalismo, interferindo e moldando diariamente a vida dos nossos alunos. Por isso, faz-se importante fazêlos perceber o processo no qual estão inseridos e seus aspectos positivos e negativos. e) Objetivos (articulados com os do plano de ensino e as metas para a aula do dia). O aluno deverá: - Compreender o conceito de globalização.(diminuição do tempo e espaço) - Estabelecer relações com o seu cotidiano. - Entender os aspectos negativos (relação consumismo x espaço geográfico). f) Recursos didáticos (com base nos apontados no Plano de Ensino, deverá ser indicado o recurso que apoiará a explicação do conteúdo e o entendimento pelos alunos). - Cartas (aula anterior). - Rádio (aula anterior). - Audiovisual: Globalização em 1 minuto (aula anterior – disponível no youtube). - Internet (com uso de email e mídia áudiovisual) - Audiovisual: A História das Coisas (disponível no youtube). g) Organização da sala (como a sala estará organizada para aquele dia: em círculo, em grupo, em dupla, carteiras enfileiradas etc.). Inicialmente, dupla nos computadores e depois, sala toda.


h) Procedimentos didáticos ou desenvolvimento da aula (como será o desenvolvimento da aula, que tipo de estratégia será utilizada para explicar e para que os alunos entendam da melhor maneira o conteúdo). Aula dialógica: 1º passo – Resgatar brevemente a aula anterior (carta e rádio). 2º passo – Solicitar aos alunos que acessem seus e-mails, onde encontrarão o link do audiovisual: A História das Coisas e as instruções para a próxima aula (materiais necessários). 3º passou – Discussão com a sala sobre o audiovisual. i)

Avaliação

(que

instrumento

avaliativo

será

utilizado

para

avaliar

a

aprendizagem dos alunos, se os alunos possuem dúvidas a respeito do conteúdo trabalhado, se meu trabalho como docente naquele dia foi bem realizado, se os objetivos apresentados foram ou estão sendo alcançados). - Participação durante o processo, inclusive, na discussão. - Atividade diagnóstica a ser desenvolvida na aula seguinte: criação de um material visual. j) Bibliografia (quais os textos ou referenciais utilizados para aquela aula). Webgrafia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcel_Duchamp Discografia: - Disneylândia – Titãs (Arnaldo Antunes): versão em espanhol – JorgeDrexler - Globalização – Tribo de Jah - Parabolicamará – Gilberto Gil Texto -Cidadão Norte Americano – Ralph Linton Livro - O Novo Século: entrevista a Antonio Polito – Eric Hobsbawn k) Sugestões de trabalho interdisciplinar (interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento). - História: Grandes Navegações e Revolução Industrial. - Artes: criação de material audiovisual (conceito ready made – Marcel Duchamp)


PROFESSORES: PATRÍCIA E PAZ

Plano de aula a) Título da aula: Direitos Humanos b) Série: 2ª série Ensino Médio. c) Tempo necessário: 4 aulas de 45 minutos cada. d) Introdução: cada vez mais nas mídias, os adolescentes entram em contato com um grande número de violações dos direitos humanos e, é fato que os alunos nunca leram a declaração dos direitos humanos na íntegra. e) Objetivos: trabalhar com o vocabulário de uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) a partir da leitura da declaração dos Diretos Humanos da ONU. f) Recursos didáticos: computador com internet. g) Organização da sala: duplas. h) Procedimentos didáticos ou desenvolvimento da aula: 1ª aula: em duplas, os alunos leem (a partir de um link fornecido pelo professor de língua estrangeira) os três primeiros artigos da declaração junto com o professor. Em seguida, o professor apresenta três notícias de jornais de língua estrangeira de três países diferentes, nos quais cada artigo foi violado, e os alunos fazem um resumo dessas notícias. 2ª aula: os alunos escolhem outro artigo da declaração e procuram três notícias em três jornais diferentes (diferentes países da mesma língua) e fazem um resumo de um parágrafo de cada notícia. 3ª aula: os alunos elaboram uma apresentação de powerpoint com os resumos, analisando as semelhanças e diferenças das notícias nos três países. 4ª aula: apresentação das duplas e avaliação.


i) Avaliação: a partir da apresentação oral, o professor avalia se o conteúdo do vocabulário foi adquirido. No final de cada apresentação, um aluno é sorteado para fazer uma pergunta para a dupla que está apresentando e assim, é possível verificar se o vocabulário utilizado está adequado. j) Bibliografia: Declaração dos Direitos Humanos da ONU. k) Sugestões de trabalho interdisciplinar: ao trabalhar essa aula em línguas, é possível trabalhar os diretos humanos em história, geografia ou sociologia e comparar a época em que a declaração foi escrita e os dias de hoje.


PROFESSORES: REGINA FERREIRA E MARGARETE

Plano de aula

Hora do conto

Série: 2º ano

Tempo Necessário: quatro aulas

Introdução: Tendo em vista que o 2º ano precisa de momentos de integração, buscamos proporcionar

uma aula descontraída, e para que os professores

observem comportamento, atitudes e oralidade dos alunos em um conto..

Objetivos: 1. Integrar os alunos com outros que ainda não conhecem; 2. Observar comportamento dos alunos em um reconto ; 3. Desenvolver atitudes adequadas em relação ao modo de se expressar ; 4. Descobrir demais competências dos alunos.

Organização da sala: será em semi-circulo.

Procedimentos didáticos: 1. Realizar a roda de conversa para explicarmos como acontecerá o conto ; 2. Organizar o semi-circulo na sala para abrir um espaço para que seja usado como palco; 3. Iniciar as apresentações para que sejam apreciadas , garantindo a fala de todos.

Avaliação: Em roda promover um conversa para pontuarmos o que foi positivo e corrigir o que foi negativo.


PROFESSORA: SAULA C A ALMEIDA

Plano de aula

a) Título da aula: Deslocamento: Espaço, tempo, velocidade escalar média.

b) Série: 9º ano

c) Tempo necessário: Um período. (cinco aulas)

d) Introdução: O conteúdo programático auxiliará os alunos na compreensão de conceitos como espaço, tempo, velocidade média e suas unidades de medida. Buscando nas atividades do cotidiano a vivência dos conceitos de físicas estudados. Preparando o caminho do aprendizado para os próximos temas Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado. e) Objetivos: Desenvolver nas pessoas envolvidas nas atividades a capacidade de observação, de propor caminhos para a experimentação dos conceitos apresentados e de sintetizar as ações realizadas em forma textual.

f) Recursos didáticos: Os conceitos serão explicados com o auxilio de em uma apresentação de PowerPonit®, utilizando de um aparelho Datashow®. Serão utilizados cronômetros, contadores e fitas métricas. Serão realizadas pequenas experimentações, em grupo de até seis alunos, e os dados coletados serão trados em programas do


pacote Microsoft Office®. A conclusão da atividade será a apresentação dos dados pelos grupos, através da TIC escolhida.

g) Organização da sala: Os alunos serão convidados a se organizar em grupos de até seis pessoas.

h) Procedimentos didáticos ou desenvolvimento da aula: Quando os alunos chegarem a sala de aula, as cadeiras já estarão colocadas na forma de um semicírculo. Alguns serão convidados a auxiliar na apresentação, receberão cronômetros, contadores e fitas métricas. Será explicado que alguns alunos marcarão o tempo da apresentação, o número de slides apresentados e o intervalo de tempo entre os slides. Os que receberam a fita métrica aguardarão até o momento de usá-las. Após a apresentação, os dados aferidos pelos alunos serão utilizados para exemplificar os conceitos descritos. Será sugerida mais uma experiência, desta vez utilizando a fita métrica, o cronômetro e o contador, também em grupos de no máximo seis alunos. Depois será solicitado aos alunos que transcrevam as informações utilizando os recursos

do

pacote

Microsoft

Office ®

e

poderão

buscar

informações

complementares em sites afins, que deverão constar na bibliografia do trabalho escrito. Depois cada grupo fará uma apresentação e cada aluno entregará um artigo individual.

i) Avaliação: Será proposta para os grupos avaliarem as apresentações e os trabalhos escritos serão avaliados segundo um gabarito contendo os temas que os alunos deverão abordar. A média das duas avaliações será a nota final da atividade, que representará 30% da nota final deste bimestre. j) Bibliografia:


Aido A., Ponte, M., Martins, M., Bastos, M., Pereira, M., Leitão, M., Carvalho, R. (1981). Física para o 12º ano de escolaridade (via ensino), Vols.I e II. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora.Livros escolares. Alonso M., Finn, E. J. (1999). Física. Madrid: Addison-Wesley Iberoamericana España, S. Livro de física geral Física - Volume 1 (Mecânica) Paul Tipler / Editora Guanabara – Koogan

k) Sugestões de trabalho interdisciplinar: Pode ser feito um link com as disciplinas de matemática, educação física, informática,


PROFESSORAS: SIMONE E FERNANDA Plano de aula a) Título da aula: Geometria: figuras planas b) Série. 5ªsérie c) Tempo necessário: 2 aulas d) Introdução: O ensino tradicional caracterizado pela mínima atenção à geometria e à formação do pensamento geométrico ultrapassado. Com a tecnologia, o ensino da geometria proporciona a aprendizagem de conceitos geométricos, que implica aos alunos ações de natureza cognitiva, para o desenvolvimento sólido do pensamento geométrico, e isto passa pela exploração, visualização, manipulação, construção, representação, classificação e análise de formas. e) Objetivos: Levar os alunos a explorar figuras poligonais, através da visualização, construção e classificação. f) Recursos didáticos: computador (programa Power Point); dicionário bilíngue português-inglês. g) Organização da sala: Durante a aula inicial explicativa, os alunos sentarão em círculo e, na sala de informática, sentarão em dupla em cada computador. h) Procedimentos didáticos ou desenvolvimento da aula: Esta aula será realizada após a explicação da professora sobre as figuras geométricas planas (polígonos). Utilizando o programa Power Point, os alunos deverão desenhar as figuras, utilizando as retas, após identificar o número de lados e vértices e pintálas em diferentes cores. Cada figura deverá ficar em um slide.


Ao final da atividade, os alunos trocarão de computador e cada dupla verá a apresentação em slides dos colegas. i) Avaliação: Durante a atividade, verificaremos se os alunos estão identificando os polígonos e as cores. j) Bibliografia: Livro didático: Matemática. Autores: Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis. 6º ano. Editora Moderna. Dicionário bilíngue Oxford Escolar. k) Sugestões de trabalho interdisciplinar: Após desenharem as figuras geométricas, através do programa Power Point, os alunos deverão pintar cada figura em cores diferentes e nomeá-las em inglês. A seguir, todos os slides serão apresentados à classe e os alunos farão a associação entre a cor e a grafia correta na língua inglesa, ocorrendo, assim, uma atividade entre as disciplinas Matemática e Lingua Inglesa.


PROFESSORAS: BERNADETTE E THALITA Plano de aula Dia do meio ambiente Série: 2ª série, 3º ano do Ensino Fundamental Tempo necessário: 1 aula de 50 minutos Introdução: Vivemos em uma sociedade que se preocupa cada vez mais com o meio ambiente e em viver de forma sustentável, ou seja, de forma a preservar e recuperar o ambiente em que vivemos. Entretanto, há locais em nosso país onde ainda se vive de forma precária e as pessoas tem que se submeter a condições sub-humanas. Tal situação pode ser observada no curta-metragem “Ilha das flores”, que será utilizado como um dos recursos didáticos da aula. Objetivos: Discutir a temática do meio ambiente, observar como o lixo é tratado, propor novas e diferentes formas de conduzir o lixo, confeccionar cartazes de conscientização. Recursos didáticos: Computador conectado à Internet, acesso ao link: http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28 , projetor de multimídia. Organização da sala: a sala estará organizada em semi-círculo para melhor visualização do vídeo e posterior discussão. Desenvolvimento da aula: O vídeo será exibido para dar início à temática. Após o vídeo será feito debate sobre o lixo, da forma que este tema é abordado. Para encerrar, serão confeccionados, pelos alunos, cartazes para conscientização dos cuidados com o meio ambiente e que serão expostos na escola. Avaliação: A avaliação se dará de forma contínua e processual. Serão observados: a participação e o envolvimento dos alunos durante a atividade. Os cartazes confeccionados pelas crianças constituirão mais um instrumento para avaliar a atividade. Bibliografia: www.youtube.com


Atividade: Plano de Aula