Revista Clube do Champanhe #40

Page 1

#40

1


2


3


4

Consuma com estilo, nĂŁo com excesso.


www.chandon.com.br Produto destinado a maiores de 18 anos. Se beber, nĂŁo dirija. 5


ESQUEÇA O “VOLTE SEMPRE” VOCÊ VAI QUERER FICAR

PLANTÃO DE VENDAS SC-402 – ROD. JORNALISTA MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO (ESQUINA COM JURERÊ TRADICIONAL)

9928.4169 citta.tross.com.br 6


O Clube Adora 10 Beleza 12 Drink 14 Cover 20 Moda 22 Lise Crippa 30 +Moda 32 Perfil 34

Fotos: Rogerio Amendola

Negócios 36 Finanças 40 Esporte 42 Saúde 44 Estética 48 Dermatologia 50 Pets 52 Turismo 54 Viaggio 58 Circuito Elegante 61 Cultura 64 Decoração 66 Pinned 74 Adri Piazza 76 Alex Ferrer 78 Psicologia 80

20 Rose

Campos 7


Editorial Por Adriana Althoff | clubedochampanhe.com.br

L

inda, dinâmica e cheia de atitude: assim é Rose Campos, nossa última capa de 2016. Rose é daquelas mulheres que sabe o que quer, tem dois filhos, é casada com o cirurgião plástico Egídio Martorano e, como arquiteta, sabe aliar bom gosto e praticidade. Rose foi clicada pelo fotógrafo Rogerio Amendola e o resultado é uma capa divina, para fechar o ano com chave de ouro! Conheça um pouco da história da Gelateria Amoratto, uma empresa familiar que está completando 25 anos de produção de deliciosos gelatos, frozens, tortas e sorvetes artesanais. Destacamos o artigo do Dr. Celso Empinotti, com 20 anos de experiência e mais de 3 mil pacientes obesos operados, o médico desmistifica a cirurgia bariátrica, analisando mitos e verdades sobre este procedimento. Que tal dar um “up” na sua aparência? Com o passar dos anos, são visíveis as mudanças no formato do rosto devido às alterações na elasticidade da pele. A dermatologista Mariana Barbato é uma das pioneiras em Santa Catarina a utilizar os fios de sustentação, que são absorvidos pelo organismo, promovem o rejuvenescimento da face, eliminando a flacidez e suavizando as rugas, em uma única sessão. Conheça esta nova técnica com resultado imediato e sem bisturi. Juliano Aguiar, seus traços marcantes e sua sensibilidade em retratar o belo fazem deste mineiro radicado em Florianópolis um dos mais carismáticos e talentosos artistas plásticos do momento. Criativo como poucos, Juliano é destaque nesta edição. Arte, saúde, beleza e muitas outras novidades em moda, esporte e decoração esperam por você. Vire a página e boa leitura! Adriana Althoff @adrianaalthoff

Clube na Rede! www.clubedochampanhe.com.br www.facebook.com/clubedochampanhe www.instagram.com/clubedochampanhe www.twitter.com/champanhe

8


Colaboraram nesta edição: Patrícia Trierveiler

Ana Corina Karina Boabaid May

Annalisa Blando Dal Zotto Lise Crippa @lisecrippa

Alex Ferrer @alexferrer_sc

Adri Piazza @adripiazza

Rodrigo Kurtz @rodrigokurtz

DIRETORA EXECUTIVA / PUBLISHER Adriana Althoff adriana@clubedochampanhe.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL Adriana Althoff SC 00229 JP DIRETOR ADMINISTRATIVO Victor Althoff Gevaerd viagevaerd@hotmail.com DIRETOR DE ARTE & PROJETO GRÁFICO Rodrigo Kurtz www.rodrigokurtz.com

Dr. Celso Empinotti

CAIXA POSTAL 7020 CEP 88025-970 Florianópolis - SC revista@clubedochampanhe.com.br +55 48 9980 3553

O Clube não tem responsabilidade pelo conteúdo e opiniões emitidas por seus colaboradores.

FOTÓGRAFO E EDITOR DE IMAGENS Rogerio Amendola www.roamendola.com COMERCIAL Adriana Althoff | 48 9980 3553 adriana@clubedochampanhe.com.br

9


Fotos: Divulgação

Clube Adora Por Shirley Stamou | garotasmodernas.com

MiuLady Bag da MiuMiu

A MiuLady Bag, da MiuMiu, já nasceu queridinha de famosas como Taylor Swift, Elle Fanning e Lalá Rudge. Feita de couro e com uma fivela decorada com flores e cristais Svarowski, a bolsa está disponível em seis cores: rosa, azul bebê, nude, marrom, dourado e preto, mas, em breve, deverá ganhar versões em outras cores como o verde menta e o vinho, além de novos materiais, como o veludo e o jacquard. Ela é pequena, mas tem bom espaço interno e fica linda também com looks despojados, graças à sua alça transversal. Para as fashionistas!

A hora certa da Tiffany & Co.

O relógio Tiffany CT60® de 3 ponteiros foi relançado recentemente com o mostrador na cor azul, números em prata e 8 diamantes que compõem as horas, além do aro composto por 60 diamantes. Com movimento automático e máquina da melhor qualidade suíça, ele está disponível em dois modelos: com uma pulseira de couro de crocodilo cinza ou em pulseira de aço inoxidável. Para contar os minutos com elegância.

10


Canecas Pucci

A marca de café Illy fechou nova parceria para sua Illy Art Collection com a marca Emilio Pucci. A coleção está disponível nas lojas Illy e no site oficial da Emilio Pucci. São 6 modelos de xícaras de expresso e capuccino, além de canecas, todas estampadas com desenhos feitos à mão, inspirados na coleção de lenços de seda da grife “Cities of The World” de 2014, com estampas que remetem a Nova York, Londres, Florença, Roma, Milão e Paris.

Sol com a H.Stern

A H.Stern recebeu seus novos óculos de sol, perfeitos para acompanhar os dias de mulheres poderosas e sofisticadas. Com moldura geométrica, o design de linhas retas e a combinação do acetato italiano com detalhes de metal dourado, que remetem ao universo da joalheria, resultam num visual forte e cheio de personalidade. Destaques para as lentes alemãs Carl Zeiss e o controle de qualidade da mais prestigiada joalheria do Brasil.

Livros de fotografia LV

A Louis Vuitton acaba de lançar a coleção de livros ‘Fashion Eye’, com cinco álbuns de fotos de viagem que mostram uma cidade, uma região ou um país através do olhar de um fotógrafo de moda. A coleção é composta pelos volumes Miami por Guy Bourdin, Paris por Jean-Loup Sieff, Xangai por Wing Shya, Califórnia por Kourtney Roy e Índia por Henry Clark, em impressão de alta qualidade, com fotos coloridas e em preto e branco. Eles são vendidos separadamente por €50 cada ou os cinco em uma caixa de acrílico por €350. Um ótimo presente para quem ama moda, fotografia e arte.

11


Beleza Por Shirley Stamou | garotasmodernas.com

Good Girl Carolina Herrera

O novo perfume de Carolina Herrera, batizado de Good Girl é uma fragrância poderosa, moderna e sensual, que mistura os aromas florais da tuberosa e do jasmim com toques de fava tonka torrada e cacau. Inspirado na cidade de Nova York e em suas mulheres poderosas, o perfume vem em um frasco em forma de sapato com salto agulha que traduz o que Carolina Herrera pensa sobre a mulher atual, que pode ser ao mesmo tempo audaciosa, sexy, elegante e enigmática. Para mulheres inesquecíveis.

Coleção Nutcracker MAC

Lindíssima a coleção de fim de ano da MAC Cosmetics, batizada de MAC Nutcracker Sweet e inspirada no universo mágico do ballet O Quebra Nozes, já disponível na loja online da marca nos EUA e que chega ao Brasil no final de novembro. Entre batons, sombras, blushes, esmaltes, paletas e kits, são mais de 40 produtos no total: uma ótima ideia de presente para o Natal que agradará em cheio quem ama maquiagem e adora uma novidade.

Os maquiadores, top models e especialistas em beleza adoram o Lait-Crème Concentré da marca francesa Embryolisse, creme que pode ser usado como primer, demaquilante e máscara. É levíssimo e recomendado para quem tem a pele ultrassensível. A Embryolisse é famosa há mais de 60 anos e chegou ao Brasil com sua linha completa, inclusive com o seu BB Cream, que tem FPS20, ilumina, embeleza e estica a pele, potencializando o efeito final da maquiagem, além de ter o efeito “camuflagem” corrigindo imperfeições, poros e rugas.

12

Fotos: Divulgação

Queridinho dos maquiadores


Beleza grega

Secador supersônico

O Dyson Supersonic é um secador de cabelos que traz inúmeros avanços: não tem pás, portanto não prende acidentalmente os fios, o ruído gerado por ele é quase imperceptível, é muito leve (possui apenas 560 gramas), tem a tecnologia Air Multiplier, que triplica o fluxo de ar e possui um termostato que controla a temperatura constantemente. A novidade, que não é barata - custa 399 Euros, tem potência de 1.600 watts, quatro ajustes de calor, três ajustes de fluxo de ar e um botão para o ar frio, e promete secar os cabelos 8 vezes mais rápido que um secador comum.

A marca de cosméticos Korres, desenvolvida na Grécia, tem como um dos seus carros-chefe a Korres Wild Rose, uma máscara facial clareadora para todos os tipos de pele que suaviza as marcas escuras e uniformiza o tom natural devolvendo a hidratação. Com extratos de plantas e quase 80% de ingredientes naturais e derivados, ela é livre de parabenos, óleo, mineral, silicones e corante sintético. Seu principal componente, a Rosa Mosqueta, é fonte de vitamina C e combate o envelhecimento precoce gerado pela ação dos radicais livres nas células e deixa a pele macia e iluminada.

Make mágica

Por que não pensaram nisto antes? A Storybook Cosmetics, marca de cosméticos não testada em animais, criada por três irmãs do Nebraska e inspirada na cultura pop, teve uma ideia genial para seu primeiro produto, que esgotou em poucas horas e já tem fila de espera: um kit de pincéis cujos cabos representam as varinhas de Harry Potter. O Wizard Brush Set, com 5 pincéis para sombra, custa 55 dólares e é enviado para todo o mundo, inclusive o Brasil. Para deixar encantadas todas as fãs das histórias do bruxinho!

13


Drink

Onde pensa que vai? D

esde a sua fundação, em 1772, a viagem e seus encantos estão no coração da Maison Veuve Clicquot, exportando seus champagnes por toda a Europa, em seguida para os Estados Unidos e depois para a América Latina, África, Ásia e Pacífico. Em uma época em que viajar era uma aventura e enviar seus champagnes para todo o mundo, um grande desafio, a Madame Clicquot sempre cultivou um espírito aventureiro e a paixão pelo novo. Para homenagear a história da presença internacional desta Maison de Champagne pelo globo, convidamos você a fazer uma grande viagem pela Coleção Clicquot Journey! Duas embalagens que reverenciam os deleites que uma viagem pode trazer.

Clicquot Trunk É fácil conhecer um viajante experiente: basta contar as etiquetas de sua mala! Cada viagem deixa seu rastro, sua vivência, sua lembrança. Inspirada nas malas vintage, a Clicquot Trunk, feita em couro sintético, papelão resistente, dobradiças e fechaduras articuladas, chega estampada e cheia de histórias pra contar! Em seu interior, a grande surpresa: uma garrafa de 750 ml do champagne Veuve Clicquot Yellow Label para celebrar o próximo destino. Prática e portátil, pode ser estilizada com as tags de suas próximas viagens! Preço: R$ 440,00 (embalagem Trunk + garrafa 750 ml Veuve Clicquot Brut). LVMH: (11) 3062-8388.

14


Clicquot Arrow

Qual será o seu próximo destino? A charmosa embalagem Clicquot Arrow aponta o caminho! Uma reinterpretação dos tradicionais sinais de trânsito, a nova Arrow, de metal e estilizada com a conhecida cor Yellow Clicquot, traz uma garrafa do seu champagne preferido, o Veuve Clicquot Yellow Label. A embalagem em formato de seta apresenta uma seleção de 29 destinos, entre eles quais estão: Rio de Janeiro, Ibiza, Berlim, St. Tropez, Paris, Milão, Nova York, Miami, Las Vegas, Mykonos, Tóquio, Sydney, Havaí, Istambul, Montreal, Cape Town e muitos outros. A Clicquot Arrow traz também a distância, calculada em quilômetros, a partir de Reims, o centro da produção da Maison Veuve Clicquot. Um must have colecionável, que pode ser usado quando e onde desejar ou transformado em objeto de design na decoração da sua casa.

Fotos: Divulgação

Preço sugerido: R$ 440,00 (embalagem Arrow + garrafa 750 ml Veuve Clicquot Brut).

15


Drink Por Paulo Scarduelli

2

Vinícola Abreu Garcia

6 de outubro, foi muito especial para a Vinícola Abreu Garcia. Nesta data, há exatos 10 anos, era plantada a primeira muda de uva na vinícola, em Campo Belo do Sul, a 1.200 metros de altitude acima do nível do mar, na Serra Catarinense. Consagrada por seus encantos geográficos, como as montanhas e os cânions espalhados sinuosamente por extensas áreas, a fascinante região da Serra catarinense abriga um tesouro de inestimável valor. Isso graças a uma bem-sucedida experiência do médico Ernani Garcia e da advogada Janaina Abreu. O casal, movido pelo impulso de realizar sonhos, escolheu nos anos 2000 a Fazenda Campo Belo, em Campo Belo do Sul, para criar e inovar a vitivinicultura. A propriedade, privilegiada pela exposição ao sol e clima típico europeu, oferece as condições ideais para o cultivo das uvas e convida para o desfrute dos melhores prazeres do vinho. Um dos momentos marcantes no início da Abreu Garcia foi a colheita do primeiro cacho de uva, em 21 de março de 2009. Tinha que ser especial. E foi. Com o filho primogênito Arthur no colo, o casal Ernani e Janaína começou uma colheita que não parou mais. Hoje, são produzidas cerca de 30 mil garrafas/ano de vinhos e espumantes. Capela - É admirável na propriedade a capela construída em taipa de pedras extraídas da fazenda. A construção teve início em 2007 e foi concluída dois anos depois. Foi edificada por tradi-

16

cionais taipeiros da região. Como os proprietários são devotos de Santa Clara, ela foi homenageada tendo sua imagem presente em um dos lindos vitrais e no altar. No ano de 2009, foi celebrado o batizado do primogênito Arthur Abreu Garcia e, quatro anos depois, batizada a filha caçula Manuela Abreu Garcia. Em julho deste ano, ela serviu para o primeiro casamento em setembro. Devido à beleza arquitetônica, atualmente a capela tem sido muito procurada para ensaios fotográficos. Sítio arqueológico - Está localizado na Abreu Garcia um danceiro indígena do século XV, onde se realizavam cerimônias e funerais, a fim de venerar e enterrar os antepassados mais notáveis em um local sagrado. O monumento é composto por dois anéis, o maior possui 42 metros de diâmetro e o menor com 15 metros, compondo dois círculos perfeitos, de tal modo que a superfície externa do anel se encontra levemente mais elevada do que a parte interna, dando a impressão de um local profundo, ressaltando o montículo central e deixando-o ainda mais imponente. No anel menor, cujo centro é coberto de terra, foram encontrados 16 vestígios de ossadas previamente cremadas. Algumas destas ossadas foram datadas, revelando a existência de uma civilização existente entre os anos de 14501650 depois de Cristo. Este local foi construído e utilizado pela civilização Taquara-Itarare, cuja veracidade foi atestada por uma equipe de renomados arqueólogos das universidades inglesas de


nhamento. A vocação para o desenvolvimento de pesquisas se completa com a experiência de Jean Pierre Rosier, Doutor em Enologia pela Universidade de Bordeaux, e a modernidade do jovem enólogo Leonardo Ferrari, formado em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Bento Gonçalves. Prêmios - A mais recente premiação da Abreu Garcia veio com o vinho Chardonnay com carvalho 2014, que ganhou Ouro dentre os vencedores da edição Brasil 2016 do Concurso Mundial de Bruxelas. O Concours Mondial de Bruxelas é o mais importante evento do planeta e teve em setembro a 14ª edição na versão brasileira. Para a vinícola Abreu Garcia trata-se de um reconhecimento essencial, pois em tão curta existência ganhou tamanha notoriedade. “É a nossa escola francesa na arte da elaboração dos vinhos Abreu Garcia fazendo escola”, exulta um dos enólogos da vinícola, Jean Pierre Rosier. Uvas cultivadas - Essa trajetória conta ainda com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e a assistência da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária da UFSC. No centro dessa união, o jovem vinhedo, de mudas provenientes de viveiros da Itália e do Sul de Minas Gerais (Vitácea Brasil), certificadas na França. Aqui, são cultivadas as uvas merlot, malbec, pinot noir, cabernet sauvignon, sauvignon blanc, chardonnay e vermentino.

Fotos: Divulgação

Exeter, Teesside e Reading e as nacionais UNISUL, UFPR e USP. Os pesquisadores encontraram pequenos vasos cerâmicos com paredes finas e decorações talhadas, assim como vestígios de cestas de fibras vegetais. Próximo ao local, foi constatada a existência de casas subterrâneas, sendo este tipo de morada o único encontrado na América do Sul. Em sinal de profundo respeito, os proprietários da Abreu Garcia construíram ao lado do sítio arqueológico a capela Santa Clara, formalizando um sincretismo religioso entre as duas culturas. Vermentino - É nesse clima de protagonismo e comemoração que a primeira década da Abreu Garcia se consolida. Como marco desta data, o lançamento do primeiro espumante Vermentino do país é um expressivo emblema do sucesso e prosperidade do empreendimento. Denominado Geo, em homenagem ao milenar geoglifo engastado na propriedade de Ernani e Janaína, o precioso Vermentino brasileiro tem origem nos parreirais das cobiçadas uvas das deslumbrantes ilhas de Sardenha e Córsega, cujas mudas foram cuidadosamente trazidas nas mãos do Dr. Ernani em uma de suas visitas à Itália. Pesquisa - Dentre os parceiros do casal nessa empreitada, o envolvimento de Aparecido Silva, professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Viticultura e Enologia pela Universidade de Bordeaux (França), foi fundamental para os primeiros passos do projeto, que ainda hoje conta com o seu zeloso acompa-

17


18


19


Cover Por Bruna Dutra

Beleza e arquitetura A

lém da beleza e elegância, Rose Campos chama atenção pela jovialidade. Aos 41 anos, é mãe de dois jovens, a Gabriela, de 21 anos, e o Rafael, de 18. Dinâmica, a arquiteta, que é natural de Criciúma, no sul de Santa Catarina, e já mora há mais de 15 anos em Florianópolis, está com o espaço “A Varanda do Historiador” na Casa Cor Santa Catarina 2016. A mostra deste ano que vai até o dia 04 de dezembro faz uma homenagem ao historiador Oswaldo Cabral. O espaço criado por ela, em parceria com o também arquiteto Marco Antônio Medeiros, exibe traços da arquitetura colonial eclética que mistura elementos clássicos com texturas modernas para tornar o ambiente aconchegante e natural. Para ela, com as pessoas cada vez mais voltadas para a própria morada, a decoração deixou de ser algo inalcançável e ganhou valor como ferramenta de transformação da autoestima e da qualidade de vida. “Ter uma casa confortável já não é um luxo. Coisas simples podem fazer o morador se sintonizar com o ambiente e ter orgulho em mostrá-lo e conviver nele. O lar é a extensão da família, por isso respeito a personalidade do cliente e do lugar onde ele vive. Fazia tempo em que eu não participava, minha última mostra de decoração foi em 2008”, disse Rose, que passou esses últimos anos bastante dedicada à arquitetura comercial para franquias de restaurante, executando obras em nível nacional. Seu trabalho é adaptar os formatos de projetos padrões de franquias ao ponto comercial do novo franqueado, em especial nos shoppings centers. Por conta de seu trabalho já realizou o sonho de muita gente: viajar bastante e conhecer grande parte dos shoppings espalhados pelo Brasil. 20

Casada há dois anos com o cirurgião plástico Egidio Martorano, a morena quer ter tempo para se dedicar mais à família e ao trabalho de arquitetura de interiores na capital catarinense e assim reduzir suas viagens. “Estou na melhor fase da vida. Com meus filhos crescidos, um marido dedicado e bem realizada”, conta. Rose e o marido têm uma vida social agitada. Estão sempre participando de eventos e reunindo amigos. Mas sempre que possível, o casal realiza um dos seus programas preferidos que é viajar. “Um dos lugares que mais gostei foi Saint Moritz, nos Alpes Suíços, onde as montanhas são belíssimas. Quero voltar à Suíça, fiquei encantada com toda a sua arquitetura. Nosso próximo destino, que quero muito conhecer, é Dubai; devemos ir para lá em 2017”. Vaidosa, Rose não abre mão do salto-alto nem na hora de visitar as obras. Ela sempre carrega uma sapatilha para quando precisa, mas assim que dá já volta para o salto. A arquiteta não é fã de cremes, mas é totalmente favorável à cirurgia plástica como uma forma de se sentir bem. Ela descobriu na corrida uma de suas paixões. “Não gostava de nenhuma atividade física até começar a correr. Isso já faz seis anos e não parei mais. Sou corredora de rua, treino um dia sim e um não, e participo de competições como a meia maratona, que são 21 quilômetros. Meu plano aos 45 anos é completar uma maratona (42km)”, revela a arquiteta. Com a determinação e o foco de uma boa leonina, não tem como duvidar que essa bela fera chegue longe. Mais informações: Rose Campos - Arquiteta E-mail: arq.rosecampos@gmail.com Telefone: (48) 9843-6077


Fotos: Rogerio Amendola

“É fundamental respeitar a personalidade do cliente e o lugar onde ele vive”

21


Moda

A

Alfaiataria futurista

imersão na cultura escocesa foi o start para o Pre Fall 2017 de Gloria Coelho. A estilista mergulhou nas paisagens e moda das Highlands, as famosas Terras Altas do Reino Unido, para apresentar uma coleção contemporânea e sofisticada. Os signos da cultura celta surgem no tartan, xadrez tradicional dos clãs escoceses e símbolo da nobreza, que ganha releitura em versões gráficas e desconstruídas, elaboradas através de recortes geométricos. O kilt aparece assimétrico combinado a capas e jaquetas arquitetônicas. A alfaiataria futurista que é marca registrada da estilista aparece elaborada e com sofisticado jogo de camadas, adornados por argolas

22

metálicas que fazem referência às armaduras medievais. Para a moda festa, Gloria apresenta um precioso trabalho de mistura de tecidos tecnológicos com seda e tule. Mangas assimétricas e golas acentuadas são alguns dos detalhes que complementam a coleção e trazem o DNA único e exclusivo da designer. A cartela de cores permeia os tons sóbrios como verde, azul marinho, nude, prata, cinza e off white, até os vibrantes como vermelho e scarlet que dão o sentido vivo e latente à coleção. A estilista aderiu pela primeira vez ao modelo “see now, buy now’’ para as bolsas, tênis e acessórios da coleção que estarão disponíveis nas lojas da marca a partir de 28\10.


23


24


25


26


27


Ficha Técnica: Beleza: Fabiana Gomes - Mac Direção Criativa: Gloria Coelho Styling: Gloria Coelho Equipe de Estilo: Marco Aurélio & Mariana Oshima

28


29


Lise Crippa Por Lise Crippa | @lisecrippa

Peludos da hora

Quem não conseguiu comprar por aqui um exemplar da coleção de chinelos com pelos Fur Slide, da linha Fenty, criada numa parceria entre Rihanna e a Puma, pode ser que tenha mais sorte fora do Brasil. A marca alemã decidiu repor o estoque dos três modelos em coral, branco e preto nas suas lojas, a um preço aproximado de 70 euros o par. E tem razões para isso: a primeira edição da linha feminina desenhada por Rihanna esgotou em, imagine, apenas 30 minutos! Não tardou, porém, para que os chinelos com pelo rapidamente chegassem ao mercado negro a um preço de quase 900 euros o par. Apostando na versatilidade, com um modelo que a marca frisa poder ser usado tanto na praia como na piscina ou em passeios pela cidade – e com ou sem meias – a linha Fenty volta a mostrar a influência e a popularidade de Rihanna, associando, novamente, o seu nome a um produto de êxito.

Isolda para Riachuelo

Made in Floripa

A marca catarinense ANTONIA acaba de criar a linha Personalize para as clientes mais antenadas e que querem passar o verão com estilo e muita atitude. Os modelos de carteiras chegam em tamanhos e formatos diferentes, tanto para ir à praia ou para curtir com muita bossa o dia a dia da melhor estação do ano. Antonia Bags foi concebida a partir da necessidade de um produto com um preço mais acessível e com informação de moda. A estilista Marcela Nomura cria quatro coleções por ano e sempre busca novidades na linha fast fashion para acessórios: - Somos voltados para o lojista, participamos das maiores feiras do segmento e vendemos também para a exportação - sinaliza.

30

Inspirada pela herança cultural e design típicos do Brasil, a Isolda, marca das baianas Juju Affonso Ferreira e Maya Pope, nasceu em Londres e conquistou a indústria de moda global como seu inconfundível DNA brasileiro. Seus modelos fluídos e femininos, com estampas exclusivas pintadas a mão, são encontrados nas mais luxuosas multimarcas ao redor do mundo. No início de novembro, a etiqueta fez sua estreia no universo fast-fashion em uma parceria com a Riachuelo. A coleção Ode ao Brasil traz peças em algodão e viscose que celebram a cultura e as riquezas naturais do país. Fiel à sua identidade, a marca explora elementos da fauna e flora em prints autorais e cheios de bossa, que exaltam suas origens e trazem poesia para a linha. Foto: Zee Nunes.


Le Iris Home

A Le Iris Home (@leirishome) acaba de nascer embalada pela paixão das empresárias catarinenses Letícia Nomura e Patrícia Iris. As irmãs têm o olhar de quem ama receber, florir a casa e montar uma boa mesa para reunir a família e amigos. Agora, através de um perfil no Instagram, Lê e Pati fazem um mix & match de tudo que as encanta, dividindo dicas e imagens do dia a dia, suas viagens e curadoria no mundo do home décor, moda e arte. Recentemente, as meninas estiveram em São Paulo, na loja Tânia Bulhões, do Iguatemi, para compartilhar suas ideias de como montar mesas de verão.

Na Paris Fashion Week

A Carmen Steffens apresentou sua coleção de sapatos e acessórios na passarela do estilista Christophe Guillarme, na última edição da Paris Fashion Week. A marca reconhecida mundialmente por seu DNA fashion e feminino desfila em parceria com o designer na semana de moda internacional há cinco edições, complementando seus looks autênticos e sofisticados. Nesta temporada, scarpins e sandálias de salto fino e amarrações, combinados com clutches elaboradas com bordados e pedrarias foram os destaques durante o fashion show. Além de estilista, Guillarme é personal stylist de celebridades há 13 anos. É comum ver sua assinatura na produção de atrizes durante o Festival de Cannes. – Gosto muito de acessórios e sapatos da CS, principalmente as clutches que são coloridas e cheias de detalhes. Perfeitas para o glamour do tapete vermelho – afirmou recentemente o estilista.

Estela Geromini

A Strass, da empresária Gerusa Guimarães, recebeu a designer de bijus de luxo Estela Geromini. O bate-papo sobre moda, tendência e identidade da marca foi na boutique localizada na revitalizada Vidal Ramos no Centro de Floripa. Publicitária por formação e designer por vocação, Estela Geromini é um dos nomes fortes desta nova geração que utiliza tecnologia e talento artesanal para confeccionar suas peças. Fátima Bernardes, Renata Kuerten e Flavia Alessandra são algumas clientes assíduas da grife. Foto: Edu Mendes.

31


+ Moda

Muito brilho á algo de muito novo na performance de Samuel Cirnansck realizada para o SPFWtransN42. Conhecido pelas criações em moda festa e noivas, o fashion designer estreou em novo segmento de mercado, apresentando sua primeira coleção resort, composta por peças no gênero jeanswear e beachwear. Com a presença de Raissa Santana, a belíssima Miss Brasil 2016, Samuel levou a padronagem abstrata, criada por ele mesmo, para a camisaria leve, para capas esvoaçantes, vestidos longos e até para o closet masculino, tendo sempre como referência o mundo do rock. “Esse é o meu universo – a música, o rock –, comigo desde o início em desfiles do Amni Hot Spot e Mercado Mundo Mix”. O jeans e os looks da linha praia estrearam com a etiqueta SCK, o prêt-à-porter de Samuel Cirnansck feito com tiragem limitada. As peças, sobretudo os tops, vêm com o efeito de pequenos pontos de luz proporcionados pelos cristais Preciosa. Na moda festa de Samuel Cirnansck não poderia ser diferente. Os ricos bordados sobre renda são pontuados com os cristais Preciosa, produzindo efeitos de ultra brilho. Na passarela, os looks são complementados por acessórios assinados por Jorge Bischoff, como as sandálias de salto altíssimo, generosamente detalhadas com cristais nas cores Azul Montana e Light Peach, além de clutches ricamente revestidas com os cristais Preciosa, produzidos na região da Boêmia.

32

Foto: Flavia & Murillo Medina | Fotografia

H


33


Perfil

Profissional da moda

Foto: Divulgação

D

Alice Ferraz é fundadora e CEO da Fhits, única Multi Chanel Network de moda do Brasil, e também da Ferraz Moda, agência de comunicação e relações públicas.

34

esde 2013, o portal britânico Business of Fashion, o mais importante veículo sobre negócios de moda do mundo traz um índice: o BoF 500. Profissional e extremamente respeitado, esse índice elege as pessoas que influenciam a indústria da moda global, baseado em centenas de indicações, análise de dados BoF e meses de investigação para descobrir os nomes mais relevantes de todos os cantos do globo. Alice Ferraz faz parte dessa seleta lista desde seu lançamento em 2013, quando 17 pessoas foram eleitas. De lá para cá, o número diminuiu quase pela metade e hoje só 9 brasileiros estão na lista, que conta com nomes como Daniela Falcão, diretora editorial da Globo Conde Nast; Carlos Jereissati Filho, presidente do Grupo Iguatemi; Natalie Klein, fundadora da NK Store, etc. Alice Ferraz é fundadora e CEO da Fhits, única Multi Chanel Network de moda do Brasil, e também da Ferraz Moda, agência de comunicação e relações públicas. Além disso, é idealizadora e mentora do primeiro curso de graduação do mundo em Mídias Sociais, no Centro Universitário Belas Artes. “Fico muito feliz em ter esse reconhecimento pelo quarto ano consecutivo, representando o Brasil, a nossa indústria criativa, e mostrando a força e os novos caminhos da comunicação”, conta Alice.


35


Negócios

As novas inspirações do mercado da moda publicitária Patrícia Trierveiler sempre esteve no meio da criação. Há 20 anos trabalha com couro e há 5 criou sua própria marca: Paty Trier. Suas coleções nascem com a ideia de valorizar criações conceituais, produzindo peças de qualidade e acabamento impecável, que façam a diferença no guarda-roupa, sem perder a relevância de uma estação a outra. Cada nova coleção é criada com muito cuidado e personalidade. São modelos funcionais e diferenciados, com objetivo de superar a expectativa e inspirar suas clientes. Tatiana Greuel é psicóloga e apaixonada pelo universo da moda. Iniciou seu trabalho com couro há 2 anos. Sua marca, a Fernè, é reconhecida por suas peças personalizadas, produzidas de acordo com o desejo, a originalidade e a personalidade de cada cliente. São produções que atendem aos mais variados gostos e estilos, vão desde peças básicas a luxuosas, com bordados, rendas, recortes, tramas, apliques e até peças exclusivas pintadas à mão, uma novidade que tem dado um toque diferenciado e de muito glamour. Todas as peças trazem acabamentos inspirados nas tendências, equilibrando, é claro, o conforto e a sofisticação. Assim que as empresárias Patrícia e Tatiana se conheceram, já visualizaram novos caminhos e, de parceiras de negócios, viraram grandes amigas. Cada marca tem sua personalidade e estilo, e não competem uma com a outra. Pelo contrário, elas se complementam, somando forças e criando novos paradigmas e possibilidades para atender aos desejos dos clientes. Essa união já tem reflexos nos números, que vêm crescendo e ampliando presença no mercado da moda. O couro voltou com força total e se tornou um artigo refinado e eclético, presente na maioria dos guarda-roupas femininos, tanto no inverno como no verão. Sua linha de produção é muito criteriosa, tanto na seleção da matéria-prima, como na qualidade impecável de seu acabamento. E tão importante quanto a produção é o cuidado com a pesquisa de tendências e mercados, que são as grandes inspirações das marcas Paty Trier e Fernè. Este seleto processo faz toda diferença e equiparam essas marcas catarinenses às renomadas grifes nacionais e interPATY TRIER COUROS: nacionais. A Paty Trier e a Fernè têm se destacado muito além Face: wwww.fb.com/patytrier de Santa Catarina, ganhando mercados fora do Estado e até Insta: @patytrier no exterior. Site: www.patytrier.com.br Whats: (48) 99934 7052 FERNÈ: Face: www.fb.com/ferneleather Insta: @ferneleather Site: www.ferne.com.br Whats: (48) 99148 7040 36

Foto: Rogerio Amendola | Make up & hair: Camila Colombo, Young Beleza e Estética

A


Patrícia Trierveiler e Tatiana Greuel: Elas são superpoderosas e uniram forças para trabalhar com um artigo que virou objeto de desejo para a maioria das mulheres: o couro, um material nobre, que vem ganhando destaque entre as maiores grifes no mundo.

37


Negócios Por Alissa Azambuja

25 anos dedicados ao sorvete artesanal F

azer sorvetes artesanais com sabor e a melhor qualidade durante as quatro estações do ano. Com essa ideia a Amoratto Sorvetes Artesanais foi criada há 25 anos por uma família apaixonada por sabores. A Amoratto iniciou as atividades no verão e, ao contrário do ditado popular “o amor acaba com o fim da estação”, a empresa se mantém desde 1991 produzindo sorvetes artesanais, com todo cuidado e profissionalismo exigido. Considerada a primeira Gelateria de Santa Catarina, a empresa possui a Central de Produção localizada na SC-401, com mais de mil metros quadrados. Criado obedecendo aos rigorosos padrões de qualidade e higiene estabelecidos por lei, o espaço abriga câmaras frias e modernos equipamentos necessários para a produção de toda a linha artesanal de sorvetes da Amoratto. No local também funciona o Drive Thru, aberto diariamente das 9 às 19h30. A Amoratto Sorvetes Artesanais possui também uma loja na Praça de Alimentação do Beira Mar Shopping também aberta o ano inteiro e as lojas de Jurerê e de Canasvieiras, que funcionam somente na temporada de verão. Trabalhar com toda a disposição, sempre se renovar e estar no mercado com produtos diferenciados são os destaques da empresa durante estes 25 anos. Pai, mãe e duas filhas, além de uma equipe empenhada, trabalham unidos para produzir o que há de mais diferenciado no mercado de sorvetes, gelatos, frozen e tortas. Estão sempre inovando com lançamentos, como é o caso das linhas de sorvetes Zero Lactose, Zero Açúcar e Whey Protein, que fazem sucesso. 38

São mais de 100 sabores que proporcionam uma mistura de sensações, feitos sob um rígido controle de qualidade. Frutas da estação, matérias-primas exclusivas, além de muito cuidado e amor na preparação de todos os produtos; tudo para garantir que a sua experiência com os sorvetes Amoratto seja inesquecível. No copinho, casquinha ou no palito, é impossível resistir às delícias da Amoratto Sorvetes Artesanais. Experimente, se estiver pronto para se apaixonar. Amoratto, sorvetes feitos com amor, para conquistar você! Drive-Thru / Fábrica: SC-401, Km 5, 4320, Saco Grande II Florianópolis, SC - Telefone 48 3238-1333 Horário de verão: Todos os dias, das 9 às 19h Horário de inverno: Todos os dias, das 9 às 18h Beiramar Shopping: Praça de Alimentação - Piso Jurerê Florianópolis, SC - Telefone 48 3222-9517 Horário: Todos os dias, das 10 às 22h Praia de Canasvieiras: Av das Nações, 625, Florianópolis, SC Aberta durante o verão Horário: Todos os dias, das 14h à 1h30 Praia de Jurerê: Alameda Cesar Nascimento, 251, loja 1, Jurerê Florianópolis, SC - Telefone 48 3206-8612 Aberta durante o verão Horário: Todos os dias, das 12 à 0h


Foto: Rogerio Amendola

Amoratto, a primeira gelateria de Santa Catarina, se mantĂŠm no mercado sempre criando novos produtos com matĂŠria-prima de qualidade

Renato e Rejane Zanotta com as filhas LĂ­via e Laura.

39


Finanças Por Annalisa Blando Dal Zotto | parmais.com.br

O que o gerente do banco não fala pra você A

migos, amigos, negócios à parte. O ditado, apesar de antigo, ainda é bastante lembrado e falado no dia a dia. Mas o problema é que muitos o esquecem justamente na hora de fazer negócios. O nosso relacionamento com o gerente do banco deve ser pensado dessa maneira. Embora possa assumir o papel de conselheiro financeiro, o gerente de relacionamento faz parte, antes de tudo, da equipe comercial do banco. O papel dele é vender o produto de uma maneira técnica. Mas suas metas (e bônus!) estão atrelados ao lucro da instituição onde trabalha. Por isso, nem sempre o gerente oferece o melhor investimento e a melhor taxa de acordo com a análise da necessidade do cliente. Algumas vezes esta escolha é feita a partir da necessidade inicial do banco e que pode variar de acordo com a meta imposta para aquele período. E este fato faz toda a diferença na relação com o consumidor. Por exemplo: a instituição tem dois produtos similares e o produto “A” traz um retorno maior para o banco (mas não necessariamente é a melhor opção para o cliente) do que o “B”. Como a meta do produto “A” é maior, este é que vai ser indicado. É claro que não podemos deixar de mencionar que existem excelentes profissionais e que um bom gerente sabe compreender aquilo que você precisa e concilia com aquilo que ele tem para lhe oferecer, dando sempre margem para uma boa negociação. Por isso, é sempre importante buscar a opinião de outros profissionais que tenham um bom conhecimento do mercado financeiro e dos produtos disponíveis, mas que principalmente sejam neutros na tomada de decisão, que consigam entender a situação como um todo e indiquem o que realmente seja a melhor opção disponível ao cliente.

40

Veja o que o gerente não diz:

• • • •

Que operações de tomada de crédito podem ser negociadas. Que você geralmente você não é obrigado a contratar seguros ou capitalização quando adquire uma linha de crédito. Que títulos de capitalização cobram taxas de administração muito elevadas e têm rendimento abaixo da inflação. Que alguns produtos financeiros têm prazos de resgate longos - e que se você precisar do dinheiro nesse meio tempo pode ficar impedido de efetuar o resgate antes da data estabelecida. Que incidem taxa de carregamento de entrada em muitos produtos de previdência privada.


41


Esporte Por Rute Enriconi

Irmãos Berlanda comemoram recente indicação ao Oscar do Automobilismo

Acelerando emoções arceiros dentro e fora das pistas, os empresários Eduardo Berlanda, 30 anos, e Wanderlei Berlanda Jr., 23, comemoram a indicação inédita ao “Oscar” do automobilismo brasileiro. Na última edição do Salão do Automóvel, realizada em São Paulo, eles conquistaram o bronze, ficando em terceiro em lugar na categoria Nacional, na disputada premiação do Capacete de Ouro, disputada em 15 categorias. A dupla tem no currículo 5 títulos estaduais. A experiência do piloto Eduardo Berlanda foi conquistada através de provas de kart, velocidade na terra, stock car light, velocidade no asfalto e agora na Sprint Race. Wanderlei Berlanda Jr. reúne também passagens pelo kart, velocidade na terra, no asfalto e Sprint Race. Ambos nasceram em Chapecó, no oeste do estado, mas há mais de dez anos moram em Florianópolis, onde atuam como empresários. Eduardo Berlanda é diretor do Grupo Hai Toyota e o irmão é diretor do Grupo Hit Honda. O pai, o empresário Wanderlei Berlanda, incentivou os filhos desde pequenos a participarem de provas e, neste ano, ele mesmo decidiu interagir ainda mais com os filhos, disputando também como piloto, na categoria Turismo 5.000, pelo Metropolitano de Curitiba. Eduardo Berlanda define o momento: “estamos muito felizes com a indicação de algo inédito para nós, é um momento único que nunca pensamos que poderia acontecer, dentro de tantos nomes importantes conseguimos buscar nosso espaço com muito trabalho e dedicação”. Para o irmão, o sentimento é compartilhado: “temos muita honra em levarmos a bandeira de Santa Catarina pelo Brasil, mesmo sem nosso estado possuir um autódromo de asfalto”, completa Wanderlei Berlanda Jr. Os dois irmãos já competiram juntos também em provas de kart na categoria graduados e no Metropolitano de Marcas e Pilotos do Paraná.

42

Foto: Rodrigo Guimarães

P


Conquistas dos Irmãos Berlanda Eduardo Berlanda • • • • • • • • • • •

Vice-campeão Taça Rádio Aliança/Concórdia de Kart Cat Junior 1997 Campeão Copa Oeste Catarinense de Kart Cat Junior 1998 Campeão Copa Oeste Catarinense de Kart Cat Junior 1999 Campeão Copa Oeste Catarinense de Kart Cat Junior 2000 6o Lugar Catarinense de Automobilismo na Terra - Marcas N - 2003 Vice-campeão Catarinense de Automobilismo na Terra - Marcas N - 2004 Campeão Catarinense de Automobilismo na Terra - marcas B - 2005 Campeão das 500 Milhas de Londrina categoria marcas 1.6 - 2005 Campeão Catarinense de Automobilismo na Terra - marcas A - 2006 StockCar Light/Copa Vicar - 2007 a 2009 - melhor classificação: segundo lugar 3o Lugar Campeonato Catarinense de Automobilismo na Terra - marcas A -

• • • •

2010 4o Lugar Metropolitano de Velocidade no Asfalto Curitiba Turismo 5000A - 2011 Campeão Metropolitano de Velocidade no Asfalto Curitiba Turismo 5000A 2012 Campeão Metropolitano de Velocidade no Asfalto Curitiba Turismo 5000A 2013 5o Lugar Metropolitano de Velocidade no Asfalto marcas A - 2014

Wanderlei Berlanda Jr. • • •

Campeão Catarinense de Kart - categoria graduados 2007 Tetracampeão da Copa Oeste de Kart - categoria cadete 1999 e 2000 - categoria júnior menor 2004 e 2005 3o Lugar no Metropolitano de Marcas - categoria B 2012 e 2013

43


Saúde Por Dr. Celso Empinotti

10 Mitos e Verdades sobre a Cirurgia Bariátrica A

s taxas de obesidade estão em assustador crescimento. É um problema cada vez mais sério e muitas vezes letal, resultado de um mundo moderno com muita oferta de alimentos pouco saudáveis e de passatempos sedentários. Para as pessoas com situações mais graves, isto é, os grandes obesos, desde a década de 1950 a medicina vem buscando soluções. Vários procedimentos foram pensados e utilizados, mas nem sempre e nem todos deram bons resultados. Por esta razão, a ciência médica que vem estudando e se dedicando muito ao assunto continua e está muito preocupada com esta doença e suas consequências. Agora e cada vez mais utilizando novos tratamentos e desenvolvendo equipamentos mais eficazes para esta situação de difícil controle: a grande obesidade. Dentro desta evolução, surgiram os conhecimentos da Cirurgia Bariátrica moderna e seus efeitos sobre os hormônios gastrointestinais, que interferem profundamente nas funções do organismo. Novas técnicas, novos materiais e novos acessos cirúrgicos, como a videolaparoscopia e todos seus grandes benefícios da mínima agressão ao paciente. Isto tudo veio a culminar, comprovadamente, no que vem a ser o último recurso para o resgate da saúde e uma consequente melhora na qualidade de vida destes pacientes, considerando todas as possíveis consequências, e com o menor sofrimento e os menores riscos. A cirurgia é hoje basicamente representada por dois grandes tipos de procedimentos. Um que promove só a restrição gástrica e outro que associa esta restrição à má absorção, ao desviar parte do intestino delgado (fino) para quase o final do mesmo. A Cirurgia Bariátrica e Metabólica (popularmente chamada de redução de estômago) é reconhecida hoje como um método seguro e eficaz para auxiliar na perda de peso e também melhorar as doenças associadas, principalmente o diabetes, a hipertensão arterial, a apnéia do sono e suas consequências nos obesos mórbidos. Outros problemas menores também podem ser melhora-

44

dos ou até mesmo tratados definitivamente, como a doença do refluxo gastroesofágico, depressão, doenças musculo-esqueléticas, entre outras. Vale lembrar, também, que diminui o risco aumentado de câncer do seio e mama nas mulheres e o de próstata nos homens, além de outros. É muito importante aqui destacar e informar aos menos avisados que as cirurgias feitas exclusivamente sobre o intestino (desvio intestinal) foram proscritas (eliminadas) dos procedimentos cientificamente autorizados, por apresentarem muitas complicações e mortes. Infelizmente, ainda assim, ela segue sendo propagada por alguns médicos na mídia, na televisão principalmente, mas trata-se de propaganda enganosa e tolerada inexplicavelmente pela Justiça e Ministério da Saúde. O Conselho Federal de Medicina já fez o que deveria, mas não obteve resultado favorável pelo que parece, para impedir este absurdo médico não cientifico. Por outro lado, o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas, a certificação de médicos especialistas e o credenciamento de hospitais como centros de referência e excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica estão tornando a prática cada vez mais aceita e difundida por sua segurança e eficácia, tanto no Brasil como no resto do mundo, principalmente na Europa e Estados Unidos. Além disso, trata-se de um procedimento cada vez mais acessível para a população, principalmente a partir de 2012, quando o método menos invasivo, a videolaparoscopia, passou a ser usado na rotina deste tratamento e ter cobertura pelos planos de saúde, conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Contudo, muitas dúvidas ainda circulam e causam preocupação nos pacientes que têm indicação ou até nos que foram já operados. Para esclarecê-las, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica elaborou uma lista com os mitos e verdades mais ouvidos nos consultórios, que aqui compartilho e complemento com dados por mim adquiridos nestes 20 anos de experiência e mais de 3 mil pacientes obesos operados.


1

“Quem faz a cirurgia bariátrica fica propenso a alcoolismo, uso de drogas ou comportamento compulsivo para compras.” Mito: Não existe nenhuma evidência científica de que, no pós-operatório, o paciente tenda ao alcoolismo ou ao uso de drogas. Quanto à compulsão por compras, o histórico mostra que, ao perder peso, o paciente resgata a autoestima e passa a ter prazer em adquirir roupas e outros produtos de uso pessoal. Pode-se prevenir que esse comportamento se torne compulsivo por meio do acompanhamento e apoio psicológico.

2

“Perde-se mais peso nos primeiros seis meses depois da cirurgia.” Verdade: A perda mais significativa de peso ocorre nos primeiros seis meses. Daí a importância de o paciente ser disciplinado quanto às recomendações médicas nessa primeira etapa do pós-operatório.

3

“Depois de uns anos, o paciente volta a engordar.” Mito: Na maioria dos casos, o ganho de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis. Adotando uma dieta menos calórica e mais nutritiva, e praticando exercícios físicos

com regularidade, o paciente consegue evitar o reganho de peso. Não tem mágica!

4

“Sempre é possível fazer a cirurgia por videolaparoscopia.” Verdade: A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é mais rápida, mais segura e permite que o paciente tenha alta do hospital e retorne a suas atividades mais rapidamente, geralmente em 24 a 48 horas. Somente em algumas situações especiais pode não ser possível realizar a cirurgia pela via de acesso menos invasiva, como em pessoas que foram submetidas a múltiplas cirurgias abdominais prévias.

5

“A mulher que fez cirurgia bariátrica não pode engravidar.” Mito: Após 12 meses de pós-operatório, a paciente é liberada para engravidar sem riscos, desde que tenha feito bom seguimento. Durante esse período, em que o uso de remédios anticoncepcionais via oral deve ser evitado e também fazem menor efeito nas cirurgias com desvio intestinal associado, é prudente o uso de preservativos ou outros métodos, como o DIU, que devem ser decididos com o médico ginecologista.

Muitas dúvidas ainda circulam e causam preocupação nos pacientes que têm indicação ou até nos que foram já operados.

45


Fotos: Pixabay

Saúde Por Dr. Celso Empinotti

6

“A depressão é uma consequência comum para quem faz a cirurgia.” Mito: Não existe uma tendência. Se o paciente ficar deprimido, isso pode se dever a outros fatores que precisam ser investigados por psicólogo ou psiquiatra. Por outro lado, muito pacientes podem e foram operados porque a melhora de doenças e da autoestima podem ser determinantes de benefícios. Isto melhorou ainda mais com a possibilidade de realização do SLEEVE (gastrectomia vertical) um tipo cirurgia que não altera o caminho normal de absorção dos medicamentos.

7

“O paciente sente muitas dores no primeiro mês do pós-operatório.” Mito: Normalmente, as dores se manifestam somente no primeiro dia, por ser necessário inflar o abdômen com gás carbônico para possibilitar a melhor manipulação dos órgãos internos por videolaparoscopia. As drogas analgésicas modernas minimizaram muito este problema, tanto que os pacientes se locomovem poucas horas após a cirurgia e podem ter alta após 24 a 48 horas.

8

“O paciente pode ser operado mesmo que sofra de gastrite.” Verdade: Não há nenhuma restrição médica ao paciente que tem gastrite ou que tenha a bac-

46

téria Helicobacter, e basta apenas tratar antes adequadamente.

9

“Depois da cirurgia bariátrica, o paciente deve fazer cirurgia plástica corretiva.” Mito: Nas grandes perdas de peso pode haver sobras de pele que causarão desconforto, dificuldade de realizar higiene e até preocupações de ordem estética. Entretanto, nem sempre será obrigatório e necessário fazer cirurgia plástica reparadora após o procedimento bariátrico. Cada caso deve ser avaliado criteriosamente pela equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento.

10

A cirurgia é o melhor tratamento para a obesidade. Verdade: Não há nenhum tratamento cientificamente comprovado que possa promover mais rapidamente perda de peso eficaz e melhora das doenças associadas. Com resultados muito bem estabelecidos e consolidados hoje em dia, a cirurgia bem indicada e bem realizada é, sem dúvida, o melhor caminho. Estudos clínicos demostram reganho total de peso em pacientes tratados com dietas, medicamentos, atividade física e, mesmo além do eventual uso do balão, num índice acima de 95% em 2 anos e 100% em anos.


47


Estética Por Dra. Haline Renata Dalago

Bichectomia: a cirurgia do momento U

m recurso cada vez mais utilizado para afinar a base do rosto e projetar o terço médio da face é a Bichectomia. Trata-se da remoção cirúrgica de uma gordura profunda, do terço inferior da face, conhecida como Bola de Bichat. O emagrecimento pouco contribui para a diminuição dessa gordura. Enquanto a gordura subcutânea comporta-se como reserva energética, a função da Bola de Bichat é estrutural. Por este motivo, é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo e pouco se altera em volume com a idade. Embora a técnica pareça simples, a face é repleta de estruturas nobres como vasos sanguíneos e nervos, sendo estes últimos responsáveis pela sensibilidade e movimentação dos músculos do rosto. Por isso, é muito importante que a cirurgia seja realizada sem agredir estas estruturas, para evitar hemorragias e/ou parestesias. Os primeiros registros da remoção da Bola de Bichat tinham a finalidade de corrigir uma comunicação da boca com o nariz. Por isso, o corte era realizado próximo de vasos e nervos, local necessário para girar a gordura: mantém-se uma ponta fixa em seu local original e a outra ponta fecha a

48

comunicação. O problema é que muitos profissionais realizam esta técnica de enxerto para a remoção completa. Isto expõe o paciente a riscos grandes e desnecessários. O mais preocupante é que muitos cursos no país também ensinam desta forma, por total despreparo e formam profissionais sem o conhecimento necessário para realizar a cirurgia com segurança. Já com a técnica indicada para remoção completa, a cirurgia não apresenta grandes riscos de danos permanentes. O desconforto após o procedimento melhora em cerca de 3 dias. O paciente nota o rosto mais fino após 1 mês e o resultado final é atingido com 6 meses da operação. Como o acesso é realizado por dentro da boca, não fica cicatriz aparente. Pacientes e Dentistas: esclareçam suas dúvidas! E-mail: clinicaricch@gmail.com Dra. Haline Renata Dalago - CRO-SC 11175 - é Cirurgiã-Dentista Mestre e Doutoranda em Implantodontia, e Professora do curso de Bichectomia da escola CAPO, em Florianópolis, SC.


49

49


Dermatologia Por Dra. Mariana Barbato

C

om o passar dos anos, são visíveis as mudanças no formato do rosto devido à alteração de elasticidade da pele, perda de gordura em algumas regiões da face e até mudanças de estrutura óssea, levando a um “derretimento” da região. A gordura facial tende a migrar para a parte inferior da face com perda das maçãs do rosto, e a linha mandibular (contorno facial) fica mal definida. Participei do World Expert Meeting, em Barcelona, e comprovei que não é apenas no Brasil que os fios são um sucesso; na Europa, onde as pessoas querem resultados naturais com procedimentos minimamente invasivos, os fios de sustentação absorvíveis estão entre os procedimentos estéticos mais realizados. As vantagens de remodelar o rosto com os fios são várias: é um procedimento rápido e sem cortes, não deixa cicatrizes, possibilita o retorno às atividades diárias no pós-procedimento e o estímulo de colágeno. As áreas que podem ser tratadas: - Linha da mandíbula (contorno) - Bochechas (elevação da região malar) - Sobrancelhas - Pescoço A duração do resultado é de até 18 meses, mas costumo explicar que o envelhecimento não estaciona, logo, o ideal é manter o tratamento. Em geral,

50

Sustentar o rosto sem cortes numa primeira aplicação, colocamos 4 ou mais fios e anualmente pode ser realizada a manutenção do tratamento com colocação de menos fios para um resultado mais duradouro. A qualidade da pele é algo a se destacar, quando tratamos a paciente com fios. O ácido polilático presente no fio é um ótimo estimulador de colágeno, portanto, na região onde o fio foi aplicado, temos melhora do viço e qualidade de pele. Os fios podem ser associados com outros procedimentos estéticos, como toxina botulínica, preenchimentos e laser. Como são totalmente absorvíveis, não impedem um procedimento cirúrgico no futuro. A naturalidade do procedimento está atraindo inclusive pacientes com os primeiros sinais de envelhecimento, que buscam prevenção. Assimetrias faciais discretas também podem ser melhoradas com os fios. Quem deve realizar o procedimento? Pacientes com flacidez leve ou moderada, que querem reposicionar estruturas do rosto e melhorar a qualidade da pele. É para quem busca naturalidade, quer estar bem para sua idade, sem exageros e sem modificar suas feições.


Fios de sustentação absorvíveis são tendência em procedimentos para quem busca naturalidade O antes e o depois do método Fotos: Silhouette Soft (Sinclair)

51


Pets Por Ana Corina | maedecachorro.com.br

Foto: Pixabay

Animais vs. mobília

P

assar tempo próximo a seu cão é muito importante para o relacionamento de vocês e também para acalmá-lo. Cachorros que convivem com a família dentro de casa são mais tranquilos, tendem a não destruir objetos, a não ficar agitados quando estão perto de pessoas, etc. Mesmo dividindo os mesmos cômodos, você pode definir se eles podem subir nos móveis. Algumas pessoas gostam de conviver com cães livremente dentro de casa, mas preferem manter camas, cadeiras, sofás e poltronas apenas para os humanos. Ou ainda, desejam que eles não subam apenas em locais específicos, como camas, por exemplo. Para educar seu peludo a ficar longe dos móveis, tente as dicas da coluna de hoje. A primeira delas é manter uma caminha canina, ou um espaço específico e confortável, em cada cômodo onde o peludo não deve tentar usar os móveis dos humanos. Tudo o que eles querem é ficar por perto, literalmente de olho em nós. Recompense seu amigo de patas com carinhos, elogios e/ou petiscos, sempre que ele estiver neste pedaço da casa só dele, e mantenha o local atrativo, com brinquedos e/ou uma peça de roupa com seu cheiro, assim ele se sentirá mais próximo a você. Muitas vezes cães pulam para camas e sofás não pelo conforto, mas porque estão solitários e minimizam a sensação ficando onde há mais cheiro das pessoas. O mesmo motivo os leva a roer objetos com nosso cheiro, como controles remotos, óculos 52

e sapatos. Quando o peludo estiver sozinho em casa, mantenha totalmente inacessíveis todos os móveis onde não deseja que ele suba, pelo menos até que aprenda a não mais utilizá-los. Vale botar cadeiras por cima do sofá e trancar quartos. A ideia não é deixar o cão confinado em um espaço diminuto (jamais!), mas ensiná-lo a não considerar camas, sofás e cadeiras como locais onde ele possa deitar. Não permitir que ele os use jamais é um modo de ensiná-lo a ficar longe, assim como manter a consistência do treinamento. Se você não quer cães subindo em seus móveis, eles não devem ser permitidos sobre eles em momento algum, sob qualquer hipótese e em nenhuma fase da vida. Ou seja, não deixe um filhote fazer o que depois, quando adulto, não poderá continuar fazendo. Seja o que for. E mesmo que você opte por não deixar o peludo subir em um único local, como por exemplo, na sua cama, nunca divida outro espaço, como uma poltrona ou sofá se ele rosnar quando você sentar ou deixar próximo a ele, para não recompensar comportamentos agressivos e possessivos com sua simples presença. Se isto acontecer, retire-o imediatamente e cesse qualquer contato com ele por alguns minutos. Na hora de fazer as pazes, você é quem inicia o contato. E obviamente, longe do móvel onde ele rosnou, de preferência no cantinho só dele. Quando o assunto é educar cães, reforçar os comportamentos positivos é muito mais eficaz do que punir os negativos.


Promoção válida para CCAA de Florianópolis e São José até 16 de dezembro, apenas para novos alunos em turma. Material não incluso.

+55 48 9800-6659

/CCAAFloripa

48 3233-6000

48 9182-2535

@ccaafloripa 53


Turismo Internacional Por Patrícia Trierveiler | leviptour.com.br

Estrasburgo S

trasbourg ou “Estrasburgo” é a bela capital da Alsácia, na França; uma encantadora cidade que faz fronteira com Alemanha. Essa região foi durante muito tempo disputada entre os dois países e foi trocando ‘de lado’ de tempos em tempos. E é por esse motivo que Estrasburgo possui uma arquitetura tipicamente alemã, bem diferente do restante do país. A cidade é conhecida por sediar importantes instituições como o Parlamento Europeu, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos e o Conselho da Europa. Na Place de la Cathédrale fica o principal ponto turístico: a Catedral de Notre-Dame de Strasbourg. Com sua estrutura gótica, foi construída ao longo de mais de quatro séculos (1015 a 1439) e tem imponentes 142 metros de altura. Até o século XIX era a mais alta do ocidente. Sua grandiosidade diante de uma cidade tão pequena e predominantemente baixa, realmente chama a atenção. A catedral traz uma riqueza de detalhes e esculturas incríveis, como o Relógio Astronômico (L’horloge Astronomique), um dos maiores do mundo, com um mecanismo que data de 1842, decorado com o estilo renascentista do século XVI. No alto da catedral, você pode ter uma vista maravilhosa da cidade, bastando visitar a plataforma da catedral após subir seus 332 degraus. Próxima à imponente Catedral está a Maison Kammerzel, uma das construções medievais mais bem preservadas da cidade. Além de linda, a casa abriga um dos mais famosos restaurantes de Strasbourg e, ao seu lado, o Palais Rohan, um palácio que já serviu como edifício principal da Universidade de Strasbourg e hoje sedia três

54

dos principais museus da cidade: o Museu Arqueológico, o Museu de Artes Decorativas e o Museu de Belas Artes. Do outro lado do Palais Rohan fica o Rio Ill e é nesse ponto (Quai des Bateliers) que saem os charmosos passeios de barcos turísticos (Batorama) para levar os visitantes a ver um outro cenário, uma outra perspectiva da cidade a partir do rio. Além de passar por várias construções históricas, em determinado ponto é preciso atravessar uma comporta d’água, que se enche e esvazia pra o barco mudar de nível. A Petite France é uma das partes mais turísticas e famosas da cidade. São inúmeras casinhas em estilo enxaimel, típicas na Alemanha. A região é rodeada pelo canal, cheia de lindas pontes, com muitas flores, cafés com charmosas mesinhas do lado de fora, um lugar para andar sem rumo, curtindo lentamente a cidade. Na Idade Média, essas casas fofas em enxaimel eram habitadas por pescadores, moleiros (meuniers) e curtidores de couro (tanneurs), e até hoje algumas ruas levam o nome dessas profissões, como a Rue des Meuniers e Rue des Tanneurs e várias outras que seguem este mesmo conceito. As famosas Ponts Couverts são outra bela atração. As pontes históricas são rodeadas por quatro torres do século XIV que eram utilizadas para a proteção da cidade. Apesar deste nome, elas não são mais cobertas, perderam sua cobertura no século XVIII. Em cada esquina dessa pitoresca cidade você vai se surpreender com um lindo cenário, tudo muito limpo e organizado, numa cidade que é realmente imperdível para quem está nessa região.


55

Fotos: Divulgação


Turismo Nacional Por Patrícia Trierveiler | leviptour.com.br

Canela A

charmosa cidade de Canela, na Serra Gaúcha, tem se destacado com uma ótima estrutura de turismo, comércio, lazer e serviços, sem deixar de ser pacata e tranquila. O município de origem alemã faz divisa com a cidade de Gramado. Surgiu como um pequeno povoado, recebendo famílias de fazendeiros da Serra, imigrantes alemães e italianos e seus descendentes que vivenciam suas tradições em diferentes formas de comunicação. As heranças europeias são muito fortes e o seu ótimo atendimento e serviços fazem toda a diferença, reforçando a atratividade do encantador cenário da cidade. Canela oferece bons hotéis, gastronomia refinada, churrascarias e os famosos cafés coloniais, com biscoitos waffles, schmiers e apfelstrudell. No inverno, há maravilhosas opções para os deliciosos chocolates quentes e licores caseiros, sem falar nos premiados vinhos da Serra Gaúcha. A população de Canela sempre demonstrou uma preocupação no seu desenvolvimento cultural. A prova disso é que recentemente foi inaugurado o 1º Museu BEATLES no Brasil, um projeto inusitado, de padrão internacional, que convida a viajar pelo universo dos quatro garotos de Liverpool, através de um tour organizado de forma cronológica e geográfica, pela vida e obra dos integrantes da maior e mais fantástica banda de todos os tempos. Com mais de 1000 itens, que vão desde material discográfico (como LP’s, K-7’s, DVD’s, CD’s, Magazines), revistas, livros, instrumentos e até mesmo figurinos, entre outros itens históricos. Da mesma forma o Museu de Moda, onde o visitante tem a oportunidade de fazer uma reconstrução estética de 4000 anos do vestuário feminino. Todos os dois museus são uma viagem no tempo e visitantes de todo Brasil ficam impressionados com sua estrutura e acervo. A principal atração turística de Canela é a imponente Catedral Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra. Ela foi cons-

56

truída em estilo gótico inglês e fica localizada na Praça da Matriz. O centrinho oferece um comércio diferenciado, com muitos cafés, restaurantes e casas de chocolates. O Empório Canela é um clássico. O pequeno bistrô e café, que também é uma livraria/antiquário, está sempre lotado e é um ótimo lugar para curtir o astral charmoso e aconchegante da cidade. O Magnólia Cine Gastro Bar é outra atração para quem aprecia a boa gastronomia. Fica em um lindo casarão, uma residência maravilhosa dos anos 50, e une gastronomia, bar e até um pequeno cinema. A decoração vintage é inspirada nos anos 50 a 70 e cada cantinho tem objetos garimpados em antiquários da região e do Uruguai - um hobby do proprietários. Uma verdadeira viagem no tempo. A maioria das atrações ficam na área urbana e bem próximas ao Centro, como o também recém-inaugurado Museu do Automóvel de Canela e o Parque Terra Mágica Florybal. O ponto turístico mais famoso da cidade é o Parque do Caracol, distante 9 km do Centro. Dentro do parque fica a deslumbrante Cascata do Caracol, com seus incríveis 131 metros de queda livre. Uma cenário realmente incrível que tira o fôlego de seus visitantes. Nas proximidades do Parque do Caracol estão o Castelinho Caracol, o Parque Mundo Gelado e o Parque da Serra. Neste último, há um teleférico com vista espetacular para a Cascata do Caracol. Ainda na área rural estão o Parque da Ferradura, com belas paisagens e trilhas; o Alpen Park, um complexo com trenó de montanha, tirolesas, arvorismo, rapel, cinema 4D, montanha-russa e diversas outras atrações, além do Ecoparque Sperry, com suas atividades de ecoturismo. A atenção e cordialidade dos moradores e atendentes da cidade é uma característica muito marcante de Canela. A qualidade do atendimento dispensada aos turistas costuma ser extremamente profissional e a cidade está realmente preparada para o turismo.


57

Fotos: Divulgação


Viaggio Por Raquel Dias

Italianway: tour de luxo

Surge um novo conceito de hospitalidade e turismo em Milão: Italianway é uma startup milanesa que fornece atendimento especial ao turista que quer curtir o melhor da cidade. São mais de 150 apartamentos bem decorados à disposição para aluguel por temporada, além de serviços exclusivos como personal shopper e baby sitter. Os clientes podem escolher também um tour cultural exclusivo ou um passeio nada tradicional, como uma volta de balão para ver Milão do alto, uma viagem de helicóptero até o Lago de Garda ou uma experiência de alta velocidade nas pistas de Monza. Opções sob medida para cada tipo de viajante.

Biblioteca de vinhos

Bicerin é uma wine room localizada em Milão, no bairro mais cool do momento: Porta Venezia. Um ambiente eclético, um mix de sala de estar com biblioteca de vinhos, Bicerìn é uma ótima maneira para descobrir e desvendar vinhos raros e conhecer histórias intrigantes. Aberto há pouco mais de um ano, o local é um projeto de Silvia Amon, Alberto Gugliada e Lorenzo Viola, três amigos apaixonados por vinhos e suas histórias. Além de ser um local para degustar vinhos e pratos elaborados, uma vez por mês acontece um jantar com apresentação de vinhos internacionais, onde seus produtores contam sobre seus produtos e suas histórias. Um ótimo ambiente para degustar e aprender um pouquinho mais sobre este néctar dos deuses.

58


Reggio Emilia Fotos: Divulgação

Suas vizinhas Parma e Modena podem ser mais famosas, mas esta pequena e charmosa cidade da região da Emilia-Romagna é rica de vida e história. Ainda não muito conhecida e explorada pelos turistas, este é o lugar ideal para se tornar um expert em arte contemporânea e um especialista no delicioso parmeggiano reggiano. Para se hospedar vale a pena experimentar o Hotel Posta (aberto há 501 anos), que oferece ótimo serviço e localização supercentral. Para escolher um restaurante basta ir até a Piazza Fontanesi e escolher o menu favorito. Para entrar no paraíso de presuntos e queijos típicos, a dica é ir até o Pancaldi, uma das lojas gourmet mais clássicas da região. Outro lugar onde se deliciar com pizzas, nhoques e muito mais é o Panificio Melli. E para jantar degustando os pratos da tradição emiliana, o melhor lugar da cidade é o Canossa. Um mergulho completo na história da gastronomia local. Vale a pena esquecer a dieta!

As fábulas do outono

Das florestas do norte da Itália no Vale d’Aosta ao sul na Calábria, a estação das fábulas encanta com o espetáculo de cores da natureza. São vários os locais onde é possível observar a mudança de tons das árvores que se preparam para o rigoroso inverno. Cada local presenteia com emoções únicas os amantes do foliage. Um caleidoscópio de cores quentes: amarelo ouro, vermelho, roxo, laranja, marrom. Além de agradar a visão, o perfume dos bosques repletos de castanhas e trufas completa a atmosfera mágica. Aqui vão alguns dos lugares para um perfeito passeio outonal: Trentino Alto Adige, Alto Adige, Parco Nazionale Gran Paradiso, Abruzzo, Savogno (Lombardia), Val D’aosta, Val d’Orcia (Toscana), Castello di Petroia (Úmbria), Val D’Ega (Dolomiti) e Parco Nazionale della Sila (Calábria).

59


Viaggio Por Raquel Dias

Alga na cozinha italiana

A alga é um ingrediente que frequenta a cozinha oriental há algum tempo, mas recentemente tem conquistado a culinária italiana. A ‘verdura marinha’ vem de regiões de águas puríssimas. São duas cozinhas que exaltam o uso da alga: a japonesa, que o faz há séculos, e a nórdica, que através de chefs estrelados descobriu um pequeno tesouro local. Na Itália, é comum encontrar o supermediterrâneo alface do mar (lattuga di mare). Mas por que comer? Porque é bom e faz bem, é rica em iodo, cálcio, magnésio e potássio. O uso na gastronomia italiana é uma novidade, inspirada na cozinha étnica. Em Torino, no restaurante estrelado Del Cambio, o chef Matteo Baronetto prepara uma deliciosa lasanha de lattuga di mare. Um prato simples e original, onde as folhas de alga se transformam em massa. Saudável e delicioso.

Espaço cultural + Design hostel

No coração do bairro que respira design em Milão, a Zona Tortona, surge um lugar superdiferente, onde você pode dormir, pensar, criar e compartilhar. BASE Milano é um espaço multiuso, um projeto cultural que se propõe promover arte e cultura através de inovações tecnológicas e bem-estar. O lugar é incrível, uma ex-fábrica de turbinas reformada com design inusitado e móveis com atmosfera anos 50. O projeto é do escritório Onsitestudio. A estrutura do local é formada por espaços de co-working, workshops, mostras, palestras e a CasaBASE: um design hostel supercharmoso. Criado pela empresa de marketing h+, o hostel é composto por 10 quartos, um banheiro comunitário e uma área living com uma pequena cozinha com decoração vintage. A produtora de cinema Stella Orsini foi a responsável pelo decor, que combina perfeitamente a atmosfera vintage anos 50 e 60 com peças de design contemporâneo. Um espaço supercool que vale a visita.

60


Fotos: Divulgação

Circuito Elegante Por Priscila Bentes | circuitoelegante.com.br

Hotel Sombra e Água Fresca

Lindo de ver, lindo de estar N

o título tem Sombra e Água Fresca, na localização tem amor... e, por estar no ponto mais alto, a visão deste balneário chamado de Pipa, surpreende e encanta os viajantes de todo o planeta, os quais são brindados com a típica hospitalidade nordestina em um hotel confortável, elegante e belo, cuja decoração faz um mix entre a cultura regional e a oriental. Lindo de ver, lindo de estar. A praia da Pipa é o maior santuário ecológico do Rio Grande do Norte. Estive por lá algumas vezes e, sempre que chego, a impressão é de primeira vez. Suas falésias impressionam, suas dunas inspiram. Lugar perfeito para contemplação, aventura e, como o nome já diz, para o ... amor! O Hotel dispõe de 27 amplas e luxuosas acomodações, duas piscinas panorâmicas com vista para o Chapadão e a Praia do Amor, bar molhado, área de relaxamento, lounge, estacio-

namento privativo e um sofisticado e acolhedor restaurante de cozinha internacional e regional. E por falar em restaurante, aqui encontro com o chef Bispo, que se aproveita deste belo e estonteante cenário para oferecer um cardápio que mescla sabores tropicais de frutas e temperos, com frutos do mar e carnes finas. Literalmente, neste espaço, a gastronomia se funde à arte. Estar em Pipa é mais que um privilégio, acho até que é merecimento. Um destino perfeito para dias de ócio e lazer. Para momentos solos, a dois ou em família. E neste cenário, o Hotel Sombra e Água Fresca me recebe, me mima e me faz querer voltar sempre! De Natal, sigo para Fernando de Noronha (350 km da costa), um arquipélago formado por 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica - a única delas aberta ao turismo tem o mesmo nome do arquipélago. Seja no Mar de Dentro (voltado para o continente brasileiro) ou no Mar de Fora (voltado 61


Circuito Elegante Por Priscila Bentes | circuitoelegante.com.br

para a África), a ilha é uma coleção de cenários inspiradores. Suas águas quentinhas e transparentes são berçário e morada de um grande número de espécies. O Parque Nacional Marinho é também Patrimônio Natural da Humanidade além de orgulho nacional. Lá chegando, o local escolhido só poderia ser a Pousada Maravilha e suas maravilhas: a piscina de borda infinita, varandas amplas em suas oito acomodações com direito a ofurôs e redes, e seu restaurante, um dos melhores da ilha. Destes três lugares se avista o Sueste de camarote... que maravilha poder estar nesta Pousada Maravilha! Entre as exclusividades da Pousada Maravilha estão um novo spa e um farto menu de passeios, sob medida para conhecer esse paraíso em alto estilo. A busca pelo equilíbrio ambiental está no dia a dia da Pousada Maravilha - nos cuidados com o meio ambiente, onde se faz uso de sistema de reaproveitamento de água filtrada pelo sistema de mizumo, na separação dos resíduos sólidos, no uso de energia solar, no cultivo da horta orgânica, entre outros. Tudo que só funciona na prática graças ao investimento na formação dos cola-

boradores da pousada e da comunidade local. O planeta agradece! O conforto também se faz presente nos bangalôs e apartamentos, como os lençóis de algodão egípcio, as amenidades e a TV a cabo com mais de 100 canais. Para o romance, 5 bangalôs com ôfuro e hidro. Para famílias ou turma de amigos, 3 apartamentos com mezanino, que acomodam até 4 pessoas. No restaurante, o sabor e o perfume dos ingredientes locais são apreciados em mesas ao ar livre com vista para o paraíso. Ali, o cardápio indica uma celebridade - o Camarão Crocante, que só não agrada aos vegetarianos ou veganos. Para estes, há um cardápio especial, basta informar no ato da reserva. Se a ideia é impressionar, que tal um momento romântico? Para casais apaixonados, há um barco abastecido com espumante, lanches e outras bebidas, que sai do Porto de Santo Antônio em direção ao pôr do sol de sua preferência, seja na praia da Conceição ou na praia da Cacimba do Padre. Um programa imperdível que ficará para sempre na memória dos momentos mais felizes. Precisa mais?

Pousada Maravilha

62


Fotos: Divulgação

Hotel Sombra e Água Fresca

Pousada Maravilha

63


Cultura Por Luciana de Moraes

A simplicidade como força M

ineiro de sorriso doce, um cara que não perde tempo com as emboscadas da vaidade. Juliano Aguiar tem talento, e muito. Mas é injusto não contar a intensidade da sua entrega a cada processo, a sensibilidade que o envolve. Ele mergulha fundo. Mais fundo. E se não fosse o prazo de cada exposição bater à porta, quem sabe nunca deixaria de mexer, retocar, andar mais um pouco no território construído para cada obra, que o abocanha por completo. Noites são dedicadas aos pincéis. Dias são divididos entre as telas e as aulas de literatura, onde ele desperta em jovens estudantes o interesse pela leitura. Também já teve passagem pelo teatro. E foi em cena que Juliano captou a essência da sua primeira exposição chamada de “As múltiplas possibilidades do olhar”, realizada na Galeria Helena Fretta, que foi incentivada pelo arquiteto Marcelo Salum, convidado para assinar a curadoria do trabalho. E lá se passaram quatro anos da estreia, diga-se de passagem, um grande e carismático evento que o lançou nas rodas artísticas e arrancou a admiração de apreciadores dos traços marcantes. Nos últimos três anos, o artista, radicado em Florianópolis, voltou ao casulo para desabrochar em novos voos. O artesanato brasileiro e a rica botânica da nossa terra foram pratos fartos para a criação. A segunda exposição da sua carreira, intitulada de “Cenário Brasileiro”, encerrada no final de novembro, mostrou o amadurecimento do artista e o quanto ele é capaz de sentir e transformar o mundo que o toca.

Juliano Aguiar, mestre em literatura, artista plástico mineiro, iniciou sua carreira artística no Conservatório Estadual de Minas

64


65

Foto: Mariana Boro


Decoração Por Luciana de Moraes

A nova geração de criativos da Roka O

mercado de decoração brasileiro vive momento efervescente. Salve a força do artesanato, que volta a ter seu valor e espaço, o feito à mão! Salvem os artistas que se apropriam das peculiaridades da nossa terra, das matérias-primas à disposição, para criar e recriar obras de pura expressão para o décor! “Os nomes são muitos e é sempre um desafio fazer essa curadoria. Estamos apostando em criativos que apresentam trabalhos linkados com questões de reaproveitamento dos materiais em seus processos criativos, brasilidade e o handmade”, contam as empresárias Rosa e Koka Rigon, à frente da Roka Ideias e Objetos. Bia Doria é um deles. Suas obras são esculpidas em resíduos de floresta de manejo, produtos sustentáveis e árvores nativas resgatadas da natureza. O interesse da artista é reinventar outras silhuetas, lapidadas como se fossem diamantes, como a escultura Fóglio. Com o olhar também para a reutilização de materiais, a designer mineira Yana Coelho transforma frutos secos de jequitibá, jatobá, olho-de-boi, raízes e cipó em delicadas “pedrarias”, recompondo a natureza seca em colares decorativos para enfeitar o lar. No trato com o vidro destaca-se a artista plástica Regina Medeiros, que alimenta de vez em quando o mercado com suas formas sofisticadas. O designer Sergio Lopomo, bastante conhecido por suas esculturas de parede, trabalha a tridimensionalidade na peça Torção, integrante da série limitada de pedestais de chão. Ainda no time de designers, Elisabeth Wicks brinca com moldes e tamanhos no jogo de vasos Geometria; e Francisca Junqueira mira nos formatos dos minerais para reproduzir os vasos Quartzo e Topázio. Os produtos são encontradas com exclusividade nos endereços Roka. Roka Ideias e Objetos (Shopping Iguatemi) Av. Me. Benvenuta, 687 Roka Ideias e Objetos (Beira-mar) R. Alm. Lamego, 1.455 66


Foto: Mariana Boro

As empresĂĄrias Rosa e Koka Rigon trazem Ă s lojas Roka novos artistas e designers 67


Decoração Por Luciana de Moraes

O top 5 do Natal na Roka

A

tentas às principais tendências para a decoração dos lares em tempo de receber o bom velhinho, as empresárias Rosa e Koka Rigon, no comando da Casa do Papai Noel by Roka, aberta no piso G1 do Shopping Iguatemi, em Florianópolis, elencam cinco dicas para este Natal. - Inspiradas nas principais feiras do exterior, a dupla elegeu o xadrez como pano de fundo da decoração da loja. O tecido aparece nas cúpulas dos abajures, da linha exclusiva da Roka Natal. Vale também encher o sofá e poltronas com almofadas revestidas com capas de motivos natalinos. - Indispensáveis em qualquer decoração natalina, as guirlandas e arranjos de mesa personalizados são confeccionados no endereço. - Árvores de Natal em diversos tamanhos: a composição pode explorar uma matiz como o dourado ou brincar com a paleta de cores da data. - Quem nunca espiou a meia do Papai Noel pendurada em algum canto da casa? Além de decorativa, você pode preencher o pé-de-meia com doces e balas para alegrar a criançada. - Quebra-nozes de madeira, Papai Noel ou o coral. Os bonecos natalinos dão um charme especial ao décor. Use à vontade! 68


69

Fotos:Foto: Mariana Divulgação Boro


Decoração

ançada oficialmente em São Paulo no começo do ano, a coleção 2016 assinada pelo designer catarinense Jader Almeida para a Sollos chega ao reduto exclusivo da marca, a Icon, em Florianópolis. A casa, onde fica o showroom, passou por uma reforma para receber as novidades. “O espaço ganhou uma nova interpretação com a inserção de novos elementos, produtos e acabamentos, capazes de promover uma experiência sensorial com a marca”, comenta Miller Andrade, stylist da Icon. O destaque desta edição vai para a cadeira Mia e suas variações, uma linha livre para combinações que pode compor com a mesa de jantar - com e sem braços -, home office e lounge. O desenho da peça tem forte influência da premiada cadeira Clad apresentada ao mercado em 2015, e é marcado pelo equilíbrio de escala e proporções nas torções que formam sua estrutura e envolvem o corpo. Da série de mesas de jantar, a LEGG entra para o acervo da Icon com seu shape esbelto sustentado por traços ortogonais e orgânicos. Produzida em metal fundido, o móvel ce-

Novas criações Cadeira Mia da nova coleção de Jader Almeida para a Sollos.

70

lebra a união do minimalismo e da elegância à estabilidade e resistência. Ainda na coleção, recentes criações de mesas laterais, de centro, sofás, poltronas, sistemas inteligentes, objetos decorativos e luminárias. A madeira prevalece como elemento principal da criação da marca, combinada com outros materiais como couro, metal e vidros. Também explora outros acabamentos, como o latão oxidado, banho de ônix, tecidos e técnicas de carbonização em madeira. A Icon tem curadoria e projeto assinados pelo designer Jader Almeida e representa com exclusividade o mobiliário do arquiteto português Alvaro Siza produzido pela Sollos, e do brasileiro Sergio Rodrigues, fabricado pela LinBrasil. Serviço: Icon: Rua José Francisco Dias Areias, 141, Trindade.

Foto: Divulgação

L


av. dos bĂşzios, 1800 - quadra 05 | jurerĂŞ internacional

71

l e z a l e z . co m

U m a m a rc a d o G r u p o L u n e l l i


Cultura Por Rafael Hertel

Cidades Invisíveis H

á quatro anos o projeto Cidades Invisíveis atua em Florianópolis registrando, através de fotos, cenários cotidianos de famílias carentes. O projeto baseia-se na ideia de realizar um negócio social. São milhares de pessoas que atualmente vivem privadas das necessidades básicas para sua sobrevivência, entre elas saneamento, alimentação e educação. Essas fotografias nos forçam a ver essa realidade. Após fotografadas, as situações cotidianas são enviadas para artistas da região e por eles são reinterpretadas. Com estas releituras são criadas estampas para camisetas e outros artigos que depois de comercializadas têm o lucro revertido para comunidades carentes ou causas sociais. “Estamos comprometidos com o impacto social e toda nossa ação gira nesse sentido. A arte transforma, seduz e instiga. E por isso as interpretações de artistas são essenciais para transformar as fotografias em obras de arte únicas que traduzem a essência dessa realidade”, analisa o idealizador do projeto, Samuel Schmidt. A nova coleção, que tem Thaila Ayala como madrinha, traz camisetas femininas e masculinas em diversas estampas e também opções de bonés, bolsas, almofadas, nécessaires e blocos de notas. “Conheci o projeto há um ano. O projeto é lindo, de muita doação e carinho, e quis fazer parte dessas cidades invisíveis espalhadas pelo Brasil todo, para torná-las visíveis. Com esse projeto as pessoas podem ajudar, seja doando amor, arte, carinho e quem puder comprar a nova coleção, melhor ainda. O dinheiro é revertido para as necessidades básicas, higiene, material escolar, e vai contribuir e fazer a diferença na vida de muitas crianças invisíveis”, afirma Thaila Ayala, que esteve em Floripa quando as fotos para essa coleção foram tiradas. Veja mais em: http://www.projetocidadesinvisiveis.com.br.

72


73

Fotos: Divulgação


Pinned Por Adriana Althoff | clubedochampanhe.com.br

Match perfeito! A designer Djaya Levy foi a responsá vel por criar as joias apresentadas pela estilista Helô Rocha em seu desfile, na ediçã o de número 42 da São Paulo Fashion week. Para compor a coleção, Djaya se apro priou da cartela de cores desfilada, trabalhando pedras que tivessem um matc h perfeito com essas tonalidades: turm alinas melancia, verde e rosa, pirita, opala e cristal, que aparecem tanto em suas formas brutas quanto lapidadas. Essa mistura dá um toque moderno e rústi co às peças, e é o DNA de sua marca.

Mulher a mil

Moda e décor são assuntos que Karla Silva domina e equilibra no seu dia a dia. A bela de coradora toca a BKStore, uma loj a que conquistou cli entes de todo o Brasil por co nta da sua abrangê ncia no digital e uma curadori a impecável de ma rcas. E ainda com total dedicaç ão no comando do seu escritório de decoração, com sede em Floripa e projetos que atravessam a fronte ira do Estado. Preste s a completar 15 anos no mercado, a inquie ta organizou a história da sua tra jetória num livro qu e será lançado em dezembro. Fo to de Ronald Pimen tel.

Luxo flutuante Apesar do encolhimento em 2015, o setor náutico do Estado volta a ficar otimista e aposta numa forte retomada neste ano. Prova disso é o aquecimento da área de design de interiores para barcos. Adriana Tiezzi, uma das designers requisitadas para dar “vida” às embarcações, acaba de entregar o trabalho de ambientação de um barco com três suítes - uma verdadeira casa flutuante. Ela ainda fecha o ano com a participação em duas mostras de destaque no décor, a 10x10 realizada na Bellacatarina e na Casa Cor SC. Foto de Marco Dutra.

74


75


Coluna da Adri Piazza

02

01

04

03 05

06

(01) Koka e Rosa Rigon, comandam com maestria a Roka Presentes e a Roka Natal, com enfeites e objetos belíssimos para decoração. Foto de Fabrícia Pinho.

(03) Wisbeck Steil artista plástico internacional e sua bela e competente marchand Loren Cruz, agora dividindo residência entre o Brasil e os Estados Unidos. Foto de Rogerio Amendola.

(02) A designer Laci Baruffi foi uma das empresárias de destaque em 2016. Ao lado da filha e parceira Júlia, atravessou o ano superando os obstáculos da economia nacional, inaugurou loja em Balneário Camboriú, imprimiu novo conceito no seu espaço em Blumenau e fez lançamento de coleção em Florianópolis. Acelerou o processo nas lojas de Curitiba e suas bolsas de couro brilharam em páginas de revistas de moda nacionais. Na fábrica, em Ibirama, valoriza mão-de-obra local e o trabalho artesanal; e criou uma peça exclusiva para as ações do Outubro Rosa. Detalhes de responsabilidade social que fazem a diferença. Foto de Jolynne Kwak.

(04) Sempre lindas, superelegantes e solidárias, Patrícia Tedesco, Roberta Zimermann Buffon e Heloiza Luz Silva, no superevento beneficente no Donna, em prol do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Fotos de Marco Dutra.

76

(05) O maquiador e cabelereiro Jonas Lapa (que maquiou todas da foto), com a noiva Bruna Dalcanale Corona, e as madrinhas Simone Corona, Fernanda Schramm, Ana Luiza de Almeida, Luiza Lima, Giovanna Rossi, Manuella Neves, Heloísa Glória, Nathalia Carlesso e Vanessa Bartsch, no casamento que aconteceu no ClubMed em Trancoso, Bahia. Foto de Marcelo Schmoeller.


09

10

11

07

08 12

13

(06) Syomara Besen Barbosa e Fernando Henrique Daquino, brindando à vida e à amizade no Restaurante May. Foto de Angelo Santos. (07) A dentista Carolina Ghisi Mello e o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Santa Catarina, Filipe Mello. Foto da Agência 2Erres. (08) Com mais de 150 projetos executados em três anos, as arquitetas Caroline Porto e Isadora Maestri, da Porto Maestri, estão exibindo o ambiente do Café, que está fazendo o maior sucesso na Casa Cor Santa Catarina. Foto de Lio Simas. (09) O casal Kadu Almeida e Angela Lizi, sempre juntinhos, estão às voltas com os preparativos do Pré-réveillon e do Réveillon do Le Bar Baron, sucesso garantido. Foto de Angelo Santos.

(10) As queridas amigas Lenita Cardoso Marcon, Kiki Richter Gomes, Miriam Arruda Fett e Cinthia Garofalis Dias, juntas nos eventos sociais da ilha. Foto de Andrea Vieira. (11) Andrea Sohn com sua famosa e deliciosa torta de chocolate, tradição das festas da nossa ilha. Foto de Rogerio Amêndola. (12) O artista plástico Elias Andrade, o Índio, com a dermatologista Tatiana Basso Biasi, na inauguração da sua nova clínica de dermatologia Medicina da Pele. (13) Os músicos Tatiana Pinho Monteiro e Rodrigo Machado Pinheiro se casaram no sítio Recanto dos Sonhos, em Vargem Pequena, Rio de Janeiro. Na foto, os pais do Rodrigo, Maria Teresa Machado e Ademir Pinheiro. Foto de André Vanzin.

77


02 Alex Ferrer

01

03

05

04 (01) Arquitetos, designers e imprensa compareceram a um descontraído bate-papo com Paulo Cardoso, o responsável pela identidade arquitetônica da marca S.C.A. No encontro, ele abordou temas como as inspirações e conceito da grife S.C.A., que influenciaram o lifestyle brasileiro. A jovem franqueada Bruna Fernandes foi a anfitriã da noite. Foto de Octopus Brain. (02) O último sábado de outubro ficou marcado por momentos de pura magia e descontração para clientes da Construtora Mendes Sibara, que aproveitaram o dia para curtir o “Mundo Encantado”, ação criada pela construtora para apresentar aos convidados o Ópera Residencial, em Itajaí. Durante o evento, as famílias desfrutaram de deliciosas guloseimas, além de muitas brincadeiras destinadas aos pequenos, como cama elástica, piscina de bolinhas e a animação com os personagens infantis Batman, Mickey e Minnie, Elsa do Frozen e palhaços. Até os adultos entraram no clima, entre eles a socialite Maria Luiza Cargnin, que fez questão de fazer foto com o Mickey e a Minie. (03) A empresária Bianca Bobato representou o salão

78

G. Beauté, de Balneário Camboriú, no badalado evento internacional Intercoiffure Mondial, que aconteceu em Paris. O evento contou com desfiles e treinamentos das academias Wella e Lóreal, e uma noite de gala com o show Night of the Star, que aconteceu na famosa Salle Wagram, no coração de Paris. Na delegação brasileira, além de Bianca Bobato, Mauricio Pina, Diretor Artístico da Intercoiffure América Latina e a cabeleireira Mari Nicácio. Foto de Steve Wells. (04) Demonstrando seu apoio ao Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, a Clínica Conceitualle promoveu um encontro entre mulheres em Balneário Camboriú, com o objetivo de arrecadar lenços que foram doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer. As convidadas desfrutaram de um coquetel fit, preparado pela administradora da clínica e fitchef, Patrícia Boni (de vestido vermelho), que aparece na foto com Denise Abreu, Olívia Prado e a ex modelo Vanessa Molleri, que está em tratamento contra a leucemia e que comentou sobre a luta contra a doença e sua nova forma de encarar a vida.


06

07

08

09

10 (05) Dia ensolarado com direito a almoço para os poucos e bons no iate da família Rambo. O encontro aconteceu em alto-mar, em Porto Belo. No click, em pé, Dudu Baugarten, o arquiteto Jayme Bernardo e o casal Aristides Netto e Dada Rambo; sentados, o casal anfitrião Rose e Vitor Rambo e a amiga Silvia Baumgarten. (06) O empresário Alcino Pasqualotto e sua esposa Marina Pasqualotto estiveram em Chicago, Estados Unidos, para receber o Prêmio American Architecture Awards, entregue aos empreendimentos com a melhor arquitetura do mundo. O edifício Vitra by Pininfarina, da Construtora Pasqualotto & GT foi condecorado com o Prêmio Excelência 2015 de Arquitetura, como um dos sessenta novos projetos desenhados por firmas de arquitetura locais, dos EUA, e internacionais. A construtora foi a única no segmento a ser premiada no Brasil. (07) A empresária Aline Comelli Engel recebeu amigos, familiares e imprensa para brindar o lançamento da nova coleção Intimissimi, no Balneário Shopping. A marca é uma das mais conceituadas quando o assunto é lingeries, sendo

líder absoluta na Europa no setor do vestuário íntimo desde 1996. No Brasil, a marca tem como garota-propaganda a atriz Grazi Massafera. O evento contou com Lista Vip Alex Ferrer, e recebeu a mulherada chique do litoral, entre elas a elegante Ana Cristina Malburg. Foto de Octopus Brain. (08) A empresária Angela Freire está rindo à toa no comando da empresa Yang Modeladores. Ela é uma das maiores fornecedoras de cintas e modeladores pós-cirúrgicos no Brasil, cujas peças viraram febre entre a mulherada e até junto aos homens, que mesmo sem fazer cirurgias usam no dia a dia. A dona garante que o uso contínuo garante a redução de medidas. (09) Antenadas e conquistando espaço (merecido) no litoral catarinense, um click descontraído da designer Karen Bianchin e da arquiteta Daniela Prazeres do escritório P&B. (10) Direto do Santo Grão, point badalado da capital paranaense, o relações públicas Cesar Franco e a DJ e escritora Bibba Pacheco.

79


Psicologia Por Karina Boabaid May | karinaboabaidmay.com

A natureza não dá saltos C

Todos os momentos são importantes e um passo nunca será mais grandioso que outro. O processo todo é o que é. O copo transborda com a gota final, mas todas as anteriores são parte viva e fundamental contidas neste fim. Se assim é fora de nós, assim será dentro de nós. Somos parte da natureza. Para que uma ideia, desejo ou vontade germine e transforme-se num laranjal, também ela precisará ser devidamente plantada. Os inícios podem ser difíceis e resistiremos a eles, pois que nos tirarão do lugar já conhecido, mas sem o primeiro, o segundo e o terceiro passos, não chegaremos jamais a experimentar nossos frutos. Todas as etapas são pequenos giros em torno de nosso próprio eixo... até que um belo dia teremos dado a nossa volta completa. Quanto mais árvores, mais frutos, mais sombras, mais alternativas. E daí começaremos outro ciclo, neste infinito movimento impossível de se parar. E assim é!

Foto: Pixabay

erta vez escrevi sobre os ritmos na natureza, e que eles estão sempre em perfeita harmonia. As estações se complementam e se preparam umas para as outras. Os ciclos são justos e estão em sincronia... a Terra leva um dia inteiro para girar em torno dela mesma, e um ano para completar sua volta ao redor do Sol, nem mais nem menos do que isso. Numa semente, do que quer que seja, está contido um enorme potencial. Como diz Hermógenes, “quando disse ao caroço da laranja que dentro dele dormia um laranjal inteirinho ele me olhou estupidamente incrédulo”. Porém a natureza não dá saltos, a volta ao redor do sol tem o seu tempo, e leva um giro de cada vez para completar a sua jornada; a semente, para que se transforme em uma laranja, vive todo um ritual. Plantar, germinar, cuidar, regar, crescer. Existe um processo em curso até a plena realização do potencial. Tudo sempre foi e sempre será um processo.

80


ÁREA DE LAZER

81


82


83


84


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.