Page 1

Ano 3 | Número 15 | Distribuição gratuita

1


2


3


DESIGN, CLASSE, SOFISTICAÇÃO

www.wrdi.com.br Rod. Admar Gonzaga, 2657 . Itacorubi - Florianópolis, SC . 48 3025.2509 seg. 4 a sexta das 9h às 19h e sáb. das 9h às 13h | estacionamento próprio


marianaboro.com

Grandes ideias e muito conceito em peças e objetos de decoração que vão garantir ambientes charmosos, elegantes, envolventes e aconchegantes. Uma loja inteira com sugestões irresistíveis para o seu bem estar.

5


6


Sumário

Editorial 08 O Clube Adora 10 Brindando com... 12 Beleza 14 Capa 16 Moda 18

Foto: Rogerio Amendola

De(z)Mais 32 Comportamento 34 Finanças 40 Perfil 42 Saúde 46 Sexo 59 Odontologia 50 Dermatologia 53 Esporte 54 Pets 57 Eu Fui! 58 Turismo Nacional 60 Turismo Internacional 62 Cultura 65 Pinned 71 Social 77 Psicologia 80 Circulando 81

Menegatti16 Isadora

7


Editorial

Borbulhando ara ilustrar nossa capa convidamos a new face Isadora Menegatti. Aos 16 anos, Isa é promessa no mundo fashion. Alguém duvida do sucesso da modelo? Um exemplo de coragem e determinação: a empresária Eliane Koerich fala da sua luta contra o câncer. Sua entrevista serve para encorajar outras mulheres a enfrentar o problema. Você é bipolar? Muitas pessoas possuem o transtorno sem um diagnóstico elaborado, passando uma vida entre altos e baixos. Estima-se que apenas 1 em cada 4 casos sejam diagnosticados. A psicóloga Juliana Belli Vieira fala sobre estas inconstâncias de humor que afetam tanta gente. Quem nunca imaginou ter sempre por perto algum ente querido que partiu? Ao optar pela cremação, você tem a possibilidade de transformá-lo em um diamante. Este serviço já existe em Santa Catarina. Outra novidade no Brasil, a genética nutricional explica por que tanta gente faz todas as dietas orientadas ou da moda, além de atividade física, e não consegue chegar ao peso ideal. Acredite: você é o que come. Sopramos velinhas para o Grupo Cena 11. A companhia de dança contemporânea catarinense está para completar 20 anos e é referência nacional. A arte sustentável de Vinícius Basso é atração turística em Florianópolis. O artista transforma sucatas de ferro em incríveis esculturas e atrai gente de todo o mundo em seu ateliê, que mais parece um jardim de obras de artes a céu aberto. Veja também: a festa das musas de Cacau Menezes, o coquetel da Rolex e muito mais… vire a página e boa leitura! Adriana Althoff

8

Foto: Darline dos Santos

P


DIRETORA EXECUTIVA / PUBLISHER Adriana Althoff adriana@clubedochampanhe.com.br

Colaboraram nesta edição:

JORNALISTA RESPONSÁVEL Adriana Althoff SC 00229 JP

Rogerio Amendola

Annalisa Blando Dal Zotto

DIRETOR ADMINISTRATIVO Victor Althoff Gevaerd viagevaerd@hotmail.com DIRETOR DE ARTE & PROJETO GRÁFICO Rodrigo Kurtz www.rodrigokurtz.com FOTÓGRAFO E EDITOR DE IMAGENS Rogerio Amendola www.roamendola.com COMERCIAL Adriana Althoff | 48 9980 3553 adriana@clubedochampanhe.com.br

Mariana Barbatto

Jussimara Steglich Mirian Ce

O Clube não tem responsabilidade pelo conteúdo e opiniões emitidas por seus colaboradores.

Patricia Trierveiler Nascimento

A Revista Clube do Champanhe é uma publicação do Grupo A.

Ana Corina

Marcelo Marques

CAIXA POSTAL 7020 CEP 88025-970 Florianópolis - SC revista@clubedochampanhe.com.br 55 48 78127651

@

www.clubedochampanhe.com.br

www.facebook.com/clubedochampanhe

www.twitter.com/champanhe

Karina Boabaid May

Rodrigo Kurtz

9


Foto: Rodrigo Ormond

O Clube

Color Neon Miami

A nova coleção da Clutch Acessórios, com grafismos e tons étnicos, foi inspirada em Miami e suas origens latinas. Viva as suas cores vibrantes, a sua liberdade e todo o seu glamour! Preço médio: sob consulta. Onde encontrar: nas melhores lojas da cidade. Mais informações: www.clutchacessorios.com.br

Alta tecnologia

Além da tecnologia, o design - pautado numa boa pesquisa - faz toda a diferença. Com a Linha Brastemp Retrô, a Whirlpool recebe um dos maiores prêmios do design mundial. Um dos produtos é o refrigerador Brastemp Retrô, produzido na Unidade da Whirlpool Latin America, em Joinville (SC), a maior fábrica de refrigeradores do mundo. Destaque também para o fogão. Um charme!

10

Fotos: Divulgação

Quero já!

Cercada de estímulos visuais, a minicoleção primavera/verão Rafaela Andrade Acessórios traz detalhes que impressionam. Juntando os protagonistas da próxima estação, a estilista investiu em peças nos tons pastel e fluo, garantindo um mix entre os hot hits da temporada.


Aromas

Florianópolis ganha uma nova marca, a L’envie Parfums. O Marrah Home, reduto da empresária Marraiana Perez, em Jurerê Internacional, traz à capital catarinense velas, difusores, home sprays e sabonetes líquidos da marca do perfumista neozelandês Isaac Sinclair. Os diferenciais dos produtos L’envie Parfums são fragrâncias finas e design minimalista.

Special ladies

Prática e chique. Assim se define a nova linha feminina Ricardo Almeida. A marca vem suprir mais uma necessidade de mercado. Afinal, onde nós mulheres compramos um blazer com um super shape ou uma calça bem-cortada? A resposta a esta pergunta está nas araras desde abril. Ricardo Almeida capta a personalidade da mulher que preza estar confortável e bem-vestida, e desenvolve uma coleção que realça, modela e valoriza as curvas femininas, deixando-as ainda mais belas. O estilista reitera a sua alfaiataria clássica: minimalista e funcional, com corte e modelagem impecáveis. O trio blazer, camisa e calça vem com força total, em diferentes modelos e tecidos confortáveis, onde as peças combinam entre si. As famosas camisas de tricoline são reeditadas para elas, chamadas de The Perfect Shirt. Os ternos com forro colorido são ultrafemininos em tons marinho, chumbo, berinjela, azul, off-white e o clássico preto. Esta versatilidade garante às mulheres a segurança e sofisticação para circular em qualquer ambiente sem precisar trocar o look. As camisas de seda, por exemplo, combinadas com um blazer slim e calça flare podem ser usadas para ir a uma reunião executiva ou tomar um drink com as amigas. Mais informações: www.ricardoalmeida.com.br 11


com...

Foto: Rogerio Amendola

Brindando

Carol Lobato Amar é: É preciso amar as

pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há (Renato Russo)

12


Carol por Carol Posso me definir como uma

Livros Meu livro de cabeceira neste momento é o Guia de Estilo de uma Parisiense. Nele tem todas as dicas de onde uma típica parisiense faz compras, como ela se veste e todo esse estilo de vida maravilhoso por trás de uma francesa. Como conseguem ser tão magras?

Trabalho Formada em Administração e pósgraduada em Marketing pela ESPM-SP, fui lojista por 5 anos e atualmente tenho um site de entretenimento premium (www.highfloripa.com. br) e um blog de moda (www.carollobato.com. br). Fiz também cursos de verão em Marketing de Moda no Instituto Marangoni, em Paris, e na Central Saint Martins, em Londres, para me ajudar a escrever o blog. Amo o que faço.

Segredinhos Hummmm... carboxiterapia e creme Prevage, Elisabeth Arden, para acabar com as olheiras. Vida de badalação sem tratamentos e cremes para os olhos não existe.

libriana sonhadora, apaixonada por moda e viagens. Sou viciada em internet um pouco mais do que café com leite e badalação com os amigos. Adoro morar onde a maioria das pessoas passa férias: Floripa.

Hobby Não tenho um hobby específico, mas amo dançar e cantar. Começei a fazer aula de dança recentemente e amo sair para dançar. Já o canto faz parte da minha vida desde pequena na festinha dos amigos. Pena que não investi nisso, porque até que levo jeito, sabia? Adoraria se tivesse um karaokê divertido aqui em Floripa. Pelo menos no meu banheiro e no meu carro tem um superanimado! Família Família pra mim é a base de tudo.

Sempre acho que a fruta nunca cai longe do pé, pois a criação importa muito na vida de uma pessoa. Acho essencial ter esse valor bem claro na cabeça. Valorizo muito meus pais e toda a atenção e educação que me deram. Não imagino minha vida sem eles.

Deus Sou católica mas acredito no Deus interior. Cada pessoa tem seus ideais perante Deus. Faz um tempo que tenho frequentado a Missa de Santo Antônio, o que faz com que eu me sinta muito mais leve. Adoro conversar com Deus, orar e pedir pra ele acalmar meu coração. Música Sabe aquele velho ditado de ‘quem canta seus males espanta’? Gosto desde pop, housemusic, até sertanejo e MPB. Depende do momento, do lugar, do que estou sentindo. Uma música que tem feito minha cabeça ultimamente é “Call me Maybe”, de Carly Rae Jepsen. Filmes Adoro as comédias românticas e sou

completamente fã do Harry Potter. Também sou fanática pela trilogia dos vampiros Edward e Bella Swan.

Restaurante Adoro comer bem e, quando viajo,

gosto de ficar pesquisando qual o restaurante que está “in” ou foi indicado por amigos. Aqui em Floripa adoro o Donna Dinning Club, principalmente no verão. Também amo as pizzas da Forneria Catarina e os frutos do mar da Toca da Garoupa. Já um restaurante que amo, tanto em Londres quanto em Miami, é o Hakassan, chinês delicioso; e em Paris sempre dou uma passada no L’entrecote, o molho do único prato que eles servem lá - carne + batata frita - não tem igual.

Mania Tenho mania de ser superorganizada,

gosto dos cabides todos iguais, roupas por cores e tudo do meu jeito. Até minha bagunça é organizada e quando alguém arruma pra mim viro uma fera, porque já sei que não vai voltar para o lugar certo.

Viagem Se pudesse, viajava toda semana. Tenho

muitas lembranças inesquecíveis com amigos e família. Duas viagens incríveis na minha vida foram a minha primeira ida a St. Tropez, em 2008, com amigos, e para a Costa Amalfitana com minha família no ano passado. Três cidades que sempre procuro encaixar nos meus roteiros são Nova Iorque, Paris e Londres. Mix de cultura, shopping e badalação. Tem coisa melhor?

Melhor notícia Nossa, que pergunta difícil! Acho que é aquela contada por um amigo ou família, com tom de euforia e felicidade na voz. Aquela que começa com a famosa frase: Você não vai acreditar... Filosofia de vida “A boa educação não é artigo de luxo, mas de primeira necessidade. E não é preciso ser rico para ser bem-educado”, de Danuza Leão. Existe coisa melhor do que conviver com pessoas do bem e bem-educadas? Algumas palavras amigas podem ajudar uma pessoa mais do que você imagina.

13


Fotos: Alice Linck

Beleza

Make e hair em casa!

Nós amamos ir ao salão, mas não dispensamos atendimento VIP. Por isto, recomendamos a expert em beauty Maíra Müller que faz penteados lindos e maquiagens incríveis no conforto da sua casa. A profissional também dá cursos de beleza para aprendermos a dominar os pincéis. Telefone para contato: (48) 9916 3232.

Alto astral

Não precisa nem ser fã do zodíaco e nem confiar em previsões pra se apaixonar por essas embalagens da nova coleção de pó compacto da Estée Lauder. Inspiradas nos signos do zodíaco e com apenas uma tonalidade translúcida, a escolha do produto gira toda em função dos astros. O preço lá no hemisfério norte é de US$ 70 e as dúvidas librianas são se ele vai chegar aqui, quando e por quanto.

Cores sóbrias

Acaba de chegar às lojas a tão esperada linha MAC, assinada pela ex-editora da Vogue Paris, Carine Roitfeld. A nova coleção explora cores neutras e também tons fortes. A assinatura característica de Roitfeld, seu famoso smokey eyes e sobrancelhas marcadas são as apostas dessa linha, que conta com produtos específicos para reproduzir estes efeitos.

14


Kate lips

Kate Moss, que já estreou a sua linha de maquiagens em parceria com a Rimmel, marca para a qual foi garota-propaganda por muitos anos, prolonga a parceria em uma nova coleção com mais produtos. Acaba de ser lançada mais uma linha com seis novas cores de batons: em nudes e rosinhas claros até o vermelho escuro. Outra novidade é a mudança da embalagem antes preta e com a assinatura de Kate, agora apenas vermelha.

Duplinha

Fotos: Divulgação

Deborah Lippmann está expandindo pra valer sua entrada no universo dos batons. Depois de lançar alguns dos esmaltes com glitter mais chamativos e originais do mercado, além do duo de batom e esmalte inspirados em “True Blood”, Lippmann lança agora mais duas duplinhas, para quem quer combinar a manicure com a cor dos lábios. A opção clarinha, “My touch, my kiss” conta com o batom rosado “I’m every woman” e o esmalte nude “Naked”, enquanto o duo vermelho, “True Notes”, conta com o batom “Let’s do it” e o esmalte “My old flame”. Cada dupla custa US$ 38 e faz parte da coleção de fim de ano da Deborah Lippmann, que já está à venda em seu site oficial (infelizmente, a marca não entrega no Brasil).

Hello Kitty

A Hits Speciallità, em parceria com a Sanrio do Brasil, criou uma linha de esmaltes da Hello Kitty, cujos vidrinhos são a carinha da gata mais fofa e amada do mundo, em 9 cores. Cada unidade do esmalte vai custar R$ 7,20 ou R$ 18,50 para o kit com 3. Eles serão vendidos nas perfumarias e farmácias.

15


Capa

Isadora Menegatti A beleza e o talento da new face Por Bruna Dutra

P

reste atenção nesse rosto. Com certeza, nos próximos meses, você irá acompanhar o sucesso dessa jovem modelo. Ela é Isadora Adelle Menegatti. Aos 16 anos e 1,75 m, ela foi descoberta quase por acaso. Isadora é filha da Débora Salvadori, empresária que comanda a Colcci em Florianópolis. Ela estava na companhia da mãe, ajudando na seleção de modelos para um desfile da marca, quando Dina Noebauer, diretora da agência de modelos DN, se encantou pela moça. Isso foi em 2011. Só neste ano, com a mudança de cidade para Florianópolis (Isadora morava com o pai em Curitibanos, cidade no oeste de Santa Catarina), a jovem começou sua carreira de modelo. Em pouco tempo, fez diversos trabalhos. Participou do Sul Fashion Week, fez campanhas para as marcas catarinenses Minamora e Macassá, a campanha do Dia dos Pais do Shopping Via Catarina, entre outros. E tem viagens a trabalho programadas para o Chile e São Paulo. “A Isadora sempre foi uma criança muito bonita. Tem uma carinha baby. Não imaginava

que ela pudesse ou quisesse ser modelo. Mas quando eu a vi pela primeira vez fotografando, fiquei impressionada com a desenvoltura e o talento”, conta a mãe. Apesar de nova, Isa é uma garota simpática, descolada e culta. Gosta de ler Nietzsche, um dos seus filmes preferidos é Laranja Mecânica, é apaixonada pelo mundo das artes, fala inglês fluentemente e conversa com clareza sobre diversos assuntos. Ousada, tomou a decisão sozinha de cortar seus longos cabelos na altura dos ombros. Nada que não a deixasse ainda mais bonita. Quando não está trabalhando, a bela gosta de ir ao cinema e jantar, programa preferido de mãe e filha, além de ficar em casa, ler, estudar francês, caminhar na Avenida Beira-mar e fazer Pilates. Atualmente está cursando o segundo ano do colegial e, em breve, deverá escolher uma profissão. Ela ainda não sabe qual, embora lembre, sorridente, que quando criança desejava ser veterinária. Mas isso não é motivo de preocupação, pois é bem provável que a profissão já tenha escolhido Isadora.

Na foto: Isadora e a mãe, Débora Salvadori 16


Fotos: Rogerio Amendola

“A Isadora sempre foi uma criança muito bonita. Tem uma carinha baby. Não imaginava que ela pudesse ou quisesse ser modelo. Mas quando eu a vi pela primeira vez fotografando, fiquei impressionada com a desenvoltura e o talento”, conta a mãe.

17


Moda

Cores iluminadas Cores vibrantes, que emitem luz. Rosa fluorescente, amarelo néon, verde limão. A cor ligada na tomada. Para as que tem luz própria e preferem os clássicos, nada de preocupação: a luminosidade está em você! Fotos: Rogerio Amendola Produção: Adriana Althoff 18


Ela Camisa e cinto: Lolla Calça e bolsa: Garimpo Sandália: Carmen Steffens Jaqueta de couro: Paty Trier Colar: ULM Óculos: Ótica Montreal - Dolce & Gabbana Ele Chapéu de Panamá: acervo Jaqueta de couro: Paty Trier Camisa: Colcci 19


Ela Vestido: Garimpo Pulseiras: ULM Sapato e bolsa: Carmen Steffens Ele Jaqueta, camiseta, calça e boné: Colcci Tênis: Raphael Steffens Óculos: Ótica Montreal - Prada

20


Ela Blusa: Lolla Shorts: Garimpo Clutch: Flávia Castro Colar: ULM Sapato: Carmen Steffens Óculos: Ótica Montreal - Marc Jacobs Ele Pulseira: ULM Camisa, cinto e bermuda: Colcci Sapato: Raphael Steffens Óculos: Ótica Montreal - DSQUARED 21


Ela Camiseta e jaqueta: Clube Rio Saia: Colcci Colar: Daniela Zadek Joias Sandália e carteira: Carmen Steffens Ele Camista, calça e boné: Colcci Tênis: Raphael Steffens

22


Ela Saia: Lolla Camiseta: Clube Rio Colar e pulseira: ULM Rasteirinha: Carmen Steffens Ele Camisa, camiseta e calça: Colcci Óculos: Ótica Montreal - Dolce & Gabbana Tênis: Raphael Steffens 23


Óculos: Ótica Montreal - Prada Camisa: Anatólia Camisaria Colar: Daniela Zadek Joias Saia: Garimpo Bolsa: Carmen Steffens

24


Ele Camiseta: Huck, da Clube Rio Calรงa: Colcci Dock Side: Raphael Steffens Ela Macacรฃo: Lolla Sapato e bolsa: Carmen Steffens Pulseira: ULM 25


Ela Blusa: Clube Rio Saia: Garimpo Sapato: Carmen Steffens Colares: ULM Ele Camiseta e calça: Colcci Tênis: Raphael Steffens

26


27


Ela Vestido: Garimpo Colar: ULM Sapato: Carmen Steffens Ele Camisa: Colcci

FICHA TÉCNICA Fotos e tratamento de imagem: Rogerio Amendola www.roamendola.com Produção: Adriana Althoff Making Of: Marcos Rocca- My Movie Studio

Assista o making of no site www.mymoviestudio.com.br

Agradecimentos: DN Models [Modelos: Ava Baldissera e Sebastião Healy ] Lady & Lord - Floripa Shopping [Make up: Aline Mendes, Hair: Israel de Moraes, Manicure: Fanny Nascimento] Nereu Guinchos: 48 9980 0444 Locação: Connect Hall - Rodovia SC-401 Carro “Hot Wheels” - Aluguel: 48 8859 4000

28


Participaram deste Editorial de Moda: - Anatólia Camisaria www.anatoliacamisaria.com.br 48 9116 0661 - Carmen Steffens/Raphael Steffens www.carmensteffens.com.br Beiramar Shopping - 48 3322 4836 Shopping Itaguaçú - 48 3246 7155 - Clube Rio www.cluberio.com.br Rua Jaime Arruda Ramos, 26 - Kobrasol Center São José - SC 48 3047 3655 - Colcci www.colccifloripa.com.br Beiramar Shopping - 48 3028 5130 Shopping Iguatemi - 48 3024 7909 - Daniela Zadek www.danielazadek.blogspot.com 48 9962 7780 - Flavia Castro www.flaviacastro.com.br 48 33892 100

- Garimpo www.garimpoblog.com Rua Maestro Tullo Cavalazzi, 10 Florianópolis - SC 48 3207 3738 - Lolla www.lollaonline.com.br Rua Esteves Júnior, 592 Florianópolis - SC 48 3028 3938 - Ótica Montreal Rua Alves de Brito, 141, loja 01 Florianópolis - SC 48 2024 8320 - Paty Trier www.patytrier.com.br 48 9934 7052 - ULM Bijuterias www.ulmbijuterias.com.br Rua Almirante Alvim, 607 Florianópolis - SC 48 3028 5563

29


30


página um

Casa com o seu estilo. Revestimentos cerâmicos, louças e metais sanitários, pisos laminados, banheiras e spas, fechaduras, cubas inox, fornos, coifas e cooktops.

F L O R I A N Ó P O L I S

Av. Madre Benvenuta, 690 - Sta. Mônica - Ao lado do Iguatemi - (48) 2108-2300 - www.portobelloshop.com.br 31


De(z)

Mais!

Kiki Hoffmann Kiki Hoffmann é consultora de imagem e visagista. É proprietária do salão de beleza e boutique Villa Mer, em Balneário Camboriú, um espaço ‘chiquetérrimo’ que mistura moda e spa. A linda Kiki é cidadã do mundo e espera para breve a chegada de Yasmin. Nem parece, mas Kiki está grávida de 6 meses. Conheça os dez mimos “I love it!” de Kiki.

Sheer-Chanel: segredinho que ilumina qualquer rosto.

Sacola de praia: sempre compro, por onde passo.

Pulseira da Índia: foi comprada em Jaipur. As joalherias na Índia são de enlouquecer! Esta é com esmeraldas, rubis e safiras. 32


OPI esmaltes: além de ser um show de cores, este esmalte dura mais na unha e a deixa mais forte. O ideal é usar também a base e o top coat. Buda Proteção: comprei há uns dez anos, desde que comecei a fazer ioga e meditação, e me identificar com a filosofia budista. Alguns colares de proteção eu compro, outros ganho. Tem meu japamala que trouxe do Ganges, tem tashbi shamatsu, tem um cordão de proteção que veio do Cazaquistão, um Hamsa da Turquia, um Rosário de Aparecida... Porta-cartões: não sai de dentro da minha bolsa. Comprei em uma feirinha no Soho, em New York. Moleskines: sou viciada em caderninhos e bloquinhos; sempre tenho um dentro da bolsa para anotações rápidas e lembretes. Perfume Creed - Love in White: meu perfume favorito. Conheci esse perfume quando fui a primeira vez para Londres e, desde então, toda vez que viajo sempre trago um na mala.

Havaianas: simplesmente amo Havaianas. Minha última aquisição foi este modelo tradicional, que é azul “Kiki”. Love it!

Jaqueta Jeans D&G: minha inseparável jaqueta jeans, um curinga que comprei há anos em um brechó de Paris. Amo ela de paixão, me acompanha em todas as viagens. Aliás, amo minha coleção de postais, trago um de recordação de cada lugar que visito. 33


Comporta-

Ilustração: Rodrigo Kurtz

mento

Bipolaridade As reviravoltas do humor

34

S

ão 2 da madrugada e Anna ainda está acordada. Sente-se inteiramente contagiada por um sentimento inexplicável, como se estivesse transbordando, mal cabendo em si. Decide surpreender a todos que conhece com uma grande festa para ficar marcada na história da sua cidade. Quer celebrar a vida e rever amigos de infância. Para isso, idealizou uma grandiosa festa com mais de 300 convidados a bordo de um iate, com direito a 3 bandas, muitos canapés de camarões e salmão, champanhe à vontade, docinhos requintados, garçons uniformizados, tudo. Está tão animada planejando o grande evento que há dias não fala em outra coisa. Passa as noites em claro pensando em todos os detalhes, está tão excitada com a ideia que não para de falar um minuto. Faz visitas-surpresa a conhecidos para pedir opiniões, conversa com organizadores de eventos, liga para todos que conhece. Além disso, iniciou aulas de dança para poder se preparar para o grande dia.


Anna sempre foi uma mulher reservada, avessa a festas e demais eventos sociais. Nunca organizou festa alguma, nem o próprio aniversário. Apesar de não ter poucos recursos financeiros, seu salário de gerente bancária não permite dar uma festa deste porte sem se apertar. Gastos familiares, tais como o intercâmbio do filho para a Austrália e a troca de carro a cada dois anos sempre foram planejados. Assim, para bancar a tal comemoração, cogita fazer um empréstimo. Quem conhece Anna, a descreve como uma pessoa séria, trabalhadora e educada. A notícia sobre o suposto evento causou espanto geral e muita preocupação na família, que diz não reconhecer o seu comportamento. Há menos de 6 meses, Anna passou por um período difícil de depressão, permanecendo por mais de 2 semanas na cama, sem motivação nem mesmo para se levantar e tomar um banho. Procurou ajuda e, com acompanhamento psicológico e uso de medicamentos, conseguiu voltar às atividades normais. Seu marido relata que Anna é tranquila, até mesmo um tanto pacata, companheira e uma mãe dedicada. Nunca gostou de bailes e nem mesmo de dançar. Diz que nesses dias ela está “totalmente diferente, com uma animação fora do comum, irresponsável e sem autocrítica”. Além disso, seus comportamentos extravagantes estão colocando em risco o patrimônio familiar. Histórias como a de Anna são mais comuns do que se imagina. Pelo menos 1,5% da população apresenta variações de humor em grande amplitude, independentemente de estímulos externos. Como se sabe, a mudança da tonalidade afetiva é intrínseca à condição humana. Deve-se, portanto, tomar cuidado para não confundir as oscilações de humor que ocorrem em todos nós com o Transtorno Afetivo Bipolar. Tal transtorno se caracteriza tipicamente pela alternância extrema, de dois polos: do estado de humor depressivo a períodos de intensa euforia. Tanto os episódios depressivos quanto os de euforia - chamados de mania - em nada parecem ter relação com as vivências do sujeito. A mania é um estado de humor exaltado, com grande agitação, baixa autocrítica, tendência a atitudes impulsivas, agressividade acentuada, ideias de grandiosidade, pouca necessidade de sono. Com a libido aumentada,

o comportamento sexual pode se tornar inadequado, levando a indiscrições ou a riscos. Alguns pacientes afirmam que o que sentem neste período não é alegria, e sim uma euforia, uma sensação de caos interno. É muito comum terem a impressão de fuga de ideias, como se a fala não conseguisse acompanhar o pensamento acelerado. Passado este episódio, é comum a culpa e a vergonha, além de outras consequências negativas, como no caso de Anna: o endividamento ou, pior ainda, o rompimento com pessoas significativas, a perda de emprego, etc. O paciente bipolar parece viver numa constante gangorra de emoções, alternando entre dois extremos, ora com excesso de energia, ora sentindo como se tivesse sido desligado da tomada. Tomando como exemplo o nosso caso ilustrativo de “Anna”, sua depressão foi seguida por uma crise de mania, agindo com um entusiasmo excessivo em desacordo com seu habitual temperamento tranquilo. A festa que ela pretendia realizar causou estranheza em quem a conhecia por não parecer condizer nem com sua personalidade, nem com seus recursos financeiros. E, caso a ideia fosse adiante, poderia tê-la colocado em sérios apuros. O termo “transtorno bipolar” se popularizou, ainda que a maioria não saiba exatamente do que se trata. É comum as pessoas de autodiagnosticarem “bipolares” sem uma avaliação profissional. Qualquer psicopatologia deve ser investigada com muito cuidado. Existem critérios bem definidos para o diagnóstico, com sintomas específicos e tempo de duração, e o erro pode adiar o tratamento correto, prolongando ainda mais o padecimento de quem apresenta o transtorno psíquico. As pessoas com bipolaridade sofrem muito e também fazem sofrer quem com elas convivem. Portanto, levando-se em conta a seriedade do quadro clínico, uma vez que seja diagnosticado, o paciente deve ser acompanhado por um psiquiatra que irá prescrever medicamentos que regulam o humor. Em associação com a psicoterapia, o tratamento oferece bons resultados e proporciona melhorias significativas na qualidade de vida destes sujeitos. Juliana Belli Vieira é psicóloga (CRP 12/8057). psicologajulianabelli@gmail.com

35


36


Um diamante para sempre

Q

uem nunca imaginou ter sempre por perto algum ente querido que partiu? Hoje existem as mais diversas formas de eternizar a memória de uma pessoa. Ao optar pelo processo de cremação, por exemplo, além de poder guardar as cinzas, plantá-las ou eternizá-las em obras de arte, a família ainda tem a possibilidade de transformá-las em diamante. O “mimo” pode ser colocado em anéis, colares e pulseiras, com a vantagem de ter a pessoa querida sempre por perto. É possível produzi-lo com um investimento inicial de R$ 8,5 mil, se for um diamante pequeno e in natura; podendo chegar a R$ 62 mil, caso tenha maior quilate e seja lapidado. O serviço é oferecido com exclusividade no Brasil pelo Crematório Vaticano, que em parceria com a empresa Algordanza, sediada em Chur, na Suíça, possibilita a transformação das cinzas em diamantes únicos e personalizados. A joia pode ser produzida com cinzas recentes ou com aquelas guardadas há mais tempo. “Ao receber as cinzas, a empresa marca as mesmas com um código e as examina quimicamente. Dessa análise é iniciado um processo químico e físico para extrair diferentes componentes das cinzas e adquirir o carbono como base”, explica Mylena Cooper, sócia-diretora do Crematório Vaticano.

Comporta-

mento

O carbono é submetido à alta pressão e a uma temperatura de até 1.500ºC, transformando-se inicialmente em grafite e depois em cristais de diamante. O processo que na natureza levaria milhões de anos, no método sintético necessita de três a seis semanas para estar pronto. “A joia é feita 100% com as cinzas. Toda a análise e as etapas do processo são registradas”, lembra Mylena. Mylena afirma que cada pedra é única. “O corte e o polimento vão depender da escolha do cliente. A pedra ainda passa por um rigoroso controle de qualidade no qual são notados autenticidade, peso e cor do diamante – que pode variar dependendo da quantidade de boro que está unido ao carbono”, afirma ela. A pedra pode ser lapidada em três formatos: coração, quadrado (com as quinas retas ou lapidadas), e brilhante (arredondado). Os tamanhos variam de 0,25 quilate (4,1 mm) a 1 quilate (6,5 mm). Depois de finalizado o processo, há a opção de fazer uma inscrição de até 75 caracteres, a laser, no diamante. A escritura só pode ser vista com uma lente. A família recebe, junto com o diamante, um certificado que garante a autenticidade, o peso, o corte, a cor e a composição química da pedra. Informações: www.crematoriovaticano.com.br 37


Comporta-

mento

A mulher no mundo dos negócios Por Marcelo Marques

É

nítido o processo evolutivo e a ascensão profissional das mulheres no mundo corporativo. O espaço que até pouco tempo era ocupado na sua maioria por homens, hoje é dividido em condições parecidas com as mulheres. Empresária, executiva, gerente de equipe e até Presidente da República: ou seja, não existem mais limites para ocupação de cargos importantes pelas mulheres. As mulheres sempre tiveram o perfil de gestoras, pois é delas, na maioria das vezes, a responsabilidade de organizar uma “contabilidade caseira”, mantendo o orçamento doméstico de forma simples e eficaz. É da mulher a facilidade de desenvolver características essenciais para o sucesso da sua carreira profissional, como a preocupação com as pessoas, maior versatilidade, facilidade de se relacionar, administração intuitiva e a geração de soluções criativas na solução de problemas. Dentro do contexto empresarial, a importância e o potencial da contabilidade crescem de forma substancial, e a mulher empresária precisa conhecer o papel importante da contabilidade, para acompanhar o próprio negócio e principalmente para planejar as estratégias de curto e longo prazos, que devem ser implementadas para o crescimento

38

do seu negócio. A contabilidade é uma poderosa ferramenta, e indispensável para o sucesso da empresa. Não basta calcular impostos e atender a legislação fiscal, mas, principalmente, é preciso gerar informações úteis para a tomada de decisões, através de relatórios e demonstrativos como a Projeção do Fluxo de Caixa, Análise de Indicadores, Cálculo do Ponto do Equilíbrio, Determinação dos Custos do Negócio, Planejamento Tributário, Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário. A empresária dos dias atuais precisa ter uma noção básica de contabilidade e assim manter o equilíbrio do seu negócio. Já não bastam mais a experiência e o feeling, pois a concorrência do mundo dos negócios não permite erros, os quais podem repercutir na própria continuidade da empresa. Agregar este conhecimento é apenas mais um desafio para as mulheres, que têm o diferencial de acumular com maestria várias responsabilidades simultâneas: casa, família, trabalho. Um saber que virá a faz parte da sua rotina diária na manutenção do seu equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Marcelo Marques é Contador pela UFSC, especialista em Gestão da Qualidade pela Univali, e Auditoria Empresarial pela UNISUL.


As mulheres sempre tiveram o perfil de gestoras, pois é delas, na maioria das vezes, a responsabilidade de organizar uma “contabilidade caseira”, mantendo o orçamento doméstico de forma simples e eficaz

39


Finanças

Os

Juros caíram... e agora, onde investir? Por Annalisa Blando Dal Zotto

A

verdade seja dita, os brasileiros estão mal acostumados quando o assunto é investir. Desde o início do Plano Real, que trouxe estabilidade à moeda e acabou com a louca inflação que se vivia até então, a tarefa mais fácil do mundo era ganhar dinheiro investindo os recursos poupados no Brasil. Tivemos as taxas de juros mais altas do mundo por muitos anos, por isso bastava aplicar em títulos renda fixa (caderneta de poupança, CDBs de bancos, títulos públicos, etc.) e esperar o tempo passar para ver o patrimônio crescer, simples assim. A melhor parte dessa brincadeira é que o risco dessas aplicações, de um modo geral, sempre foi muito baixo. Existe uma premissa básica no mundo, quando se trata de investimentos, que diz: “quanto maior o retorno, maior o risco”. Porém as taxas de juros no Brasil representavam uma enorme exceção. Eu mesma montei uma construtora e incorporadora no início dos anos 2000 e, após alguns anos, desisti de empreender por ser muito mais fácil deixar os recursos investidos no banco. Aplicar em títulos públicos e CDBs era mais prático, seguro e não dava trabalho algum. Obtinha um rendimento que era apenas um pouco menor do que se tivesse um negócio próprio, e sem riscos nem incomodações. Porém este cenário mudou e essa ‘barbada’ acabou. Dilma e sua turma conseguiram um fato inédito: estão colocando o Brasil no patamar de qualquer país saudável financeiramente, e que têm taxas de juros normais para per-

40

mitir um crescimento sustentável. Antes, quem aplicava R$ 1.000,00 no início do ano, acabava com R$ 1.200,00 em 31 de dezembro. Muito lentamente, essa ‘moleza’ foi diminuindo. Agora os mesmos R$ 1.000,00 investidos no início do ano vão valer cerca de R$ 1.075,00. E se considerarmos que a inflação - que tem estado bem alta para patamares civilizados - está em torno de 5% ao ano, estes R$ 1.000,00 no fim do ano valerão R$ 1.025,00. Ou seja, o cenário mudou radicalmente - e para pior - para o investidor. É sempre bom lembrarmos no quão extraordinária é a oportunidade de crescimento para quem empreende e investe na produção do país. A coisa complicou para quem quer deixar o ‘porquinho’ engordar ao longo dos anos. Para garantir a mesma rentabilidade dos anos anteriores, terão que assumir mais riscos e conhecer melhor os produtos oferecidos no mercado. Existem excelentes oportunidades de investimentos no Brasil, mas para se ter acesso é fundamental sair da zona de conforto oferecida pela poupança e pelos produtos do ‘bancão’ onde temos conta corrente. A saída para acompanhar este novo cenário pode ser a busca por educação financeira ou por uma consultoria especializada. Annalisa Blando Dal Zotto é planejadora financeira pessoal certificada pelo IBCPF e é sócia fundadora da Par+ Planejamento Financeiro - www.parmais.com.br


41

Ilustração: Julia Back


Perfil

42


Por Michelle Dias

A empresária Eliane Koerich desenvolveu o dom da paciência ao tratar um câncer e encoraja as mulheresa enfrentar a doença com garra e determinação

Com paciência e ainda melhor T

ratar a doença como se fosse outra qualquer, sem mesmo se dar conta de que era traiçoeira, foi a atitude da empresária Eliane Koerich para lidar com a descoberta de um carcinoma no seio esquerdo, detectado em novembro do ano passado. “Após um acúmulo de stress que culminou em depressão, em 2010, desencadeou-se o câncer de mama. Passei por períodos em que não tinha vontade de falar com ninguém, nem sentia mais prazer pela vida. O carcinoma foi consequência de tudo isso. No entanto, nunca achei que seria grave ou fatal. Sabia que venceria mais esse desafio”, desabafa. À frente da Diretoria de Projetos da Koerich Imóveis, sempre atenta aos detalhes e buscando servir de exemplo aos funcionários, Eliane chegou a acelerar o tratamento por causa da inauguração de um imóvel da empresa - ela divide o comando da construtora com os irmãos Rozane, Márcia e Walter. “Tivemos uma educação muito rígida, levamos com seriedade o trabalho e procuramos nos destacar no mercado. Sempre fui muito imediatista como ser humano e no meu trabalho, e o que sempre pedi a Deus foi paciência.” Ao passar por esta situação, sempre inesperada, a empresária desenvolveu este dom. Aprendeu a dar um passo por vez e a

esperar que as coisas aconteçam ao seu tempo. Este foi seu maior aprendizado, além da fé de que tudo pode dar certo. “Hoje posso dizer que liguei o botão do stop e aprendi a me tranquilizar e a esperar até que o processo se conclua”. Segundo Eliane, o apoio da grande família (além dos já mencionados, ela tem mais duas irmãs: Marize e Joice), dos pais, do namorado, dos amigos e dos funcionários foi essencial para o sucesso no tratamento. “Fiz a cirurgia em São Paulo e a família foi sempre incansável. Era uma ‘briga’ para ver quem iria me acompanhar nos médicos, bem como durante o tratamento. Quem me ajudou muito, além da família e amigos, foram os nossos funcionários. Mostraram que sou importante no que faço e, em momento algum, me cobraram serviço”. O trabalho tem um significado enorme na vida de Eliane e a fez reagir com mais velocidade ao tratamento, mas sempre dando prioridade à saúde. Acreditar que a doença é curável, ter apoio para passar por momentos difíceis e seguir adiante com determinação foram essenciais para acelerar o processo de cura. O mais difícil, para uma mulher vaidosa, entretanto, são as intervenções obrigatórias do tratamento. Coisa que Eliane também venceu, e está superando, com toda paciência.

43


Queda de cabelos e hormônios

Duas semanas após o início da quimioterapia, Eliane começou a perder os cabelos. Esse processo foi o mais sofrido. Como mulher que cultiva a estética, foi doloroso sentir a vaidade afetada. “No início levei numa boa, mas no dia em que os cabelos caíram em chumaços, me apavorei. No dia seguinte fui raspar a cabeça. Agora já está crescendo”, conta com a certeza de que tudo voltará ao normal e, agora, com mais calma. Outro incômodo necessário está sendo um tratamento, com duração de cinco anos, feito com hormônios, por recomendação médica. “Além de agravar todos os sintomas da menopausa, adianta e agiliza o processo. Preciso, ainda, fazer exercícios, inclusive aeróbicos, porque provoca ganho de peso”. A paciência é praticamente uma obrigação e Eliane soube tirar proveito dela. Ela também sugere que, na medida do possível, e sempre com orientação médica, se reduza a quantidade de corticóide utilizada no tratamento. Outra dica é tomar picolé para diminuir os enjoos e usar compressas frias de chá de camomila no local da quimioterapia, pois têm efeito calmante para inflamações e queimaduras.

A importância da prevenção

Os incômodos nunca foram motivo para desanimar e, como a doença foi descoberta no início, o processo de recuperação está sendo mais rápido e eficiente. A prevenção, segundo Eliane, tem que ser levada a sério. Os exames de rotina são a única forma de diagnóstico precoce. “Eu rezava somente para agradecer a Deus porque havia descoberto o câncer a tempo de operar, antes que este invadisse meu corpo. Quanto antes a retirada, mais rápida seria a minha cura”. A cada hora, cinco mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil e a prevenção é primordial para garantir a descoberta. Exames de mamografia são feitos gratuitamente, por lei, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As mulheres que não têm acesso a médicos e clínicas particulares devem procurar hospitais credenciados pelo SUS. Quem precisar de um apoio de outras mulheres (a maioria já passou pela doença) pode entrar em contato com a Associação Brasileira dos Portadores de Câncer, com sede em Florianópolis, através do site: www.amucc.com.br

44

O poder do pensamento positivo

A mente é capaz de impulsionar reações – imunológicas, endócrinas e nervosas – que podem levar a processos de cura surpreendentes. Mais do que um alento, essa tese traz uma nova abordagem ao tratamento de pacientes com câncer: a associação de terapias alternativas e convencionais, fazendo surgir um quadro clínico em que cabe falar da esperança. Essa teoria, batizada de psiconeuroimunologia, está descrita no livro “A mente e o câncer” (Summus Editorial), do oncologista italiano Mariano Bizzarri, membro do Instituto de Clínica Cirúrgica da Universidade La Sapienza, em Roma.

Estatísticas no Brasil

O câncer de mama pode atingir tanto homens quanto mulheres, porém é mais comum em mulheres. Este tipo de câncer representa, nos países ocidentais, uma das causas principais de morte em mulheres e é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres, representando cerca de 22% dos novos casos. Na população mundial, a sobrevida após cinco anos é de 61%. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 foi registrado um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência do câncer de mama. Segundo a Sociedade Americana de Cancerologia, estimase que haverá 16 milhões de novos casos por ano no mundo, em 2020. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados de 49.400 novos casos de câncer de mama em 2010, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente no Sul e Sudeste, onde existe uma concentração maior de diagnósticos. Segundo o DataSUS - Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por câncer de mama aumentou 45% em 10 anos. Cerca de 80% dos casos de câncer de mama é do tipo carcinoma ductal. O carcinoma lobular é bilateral (acomete as duas mamas), em 30% dos casos. Os outros tipos de câncer de mama menos frequentes, como doença de Paget, carcinoma mucinoso, medular, tubular e papilar correspondem a menos de 10% de todos os casos. O carcinoma inflamatório constitui de 1 a 3% dos cânceres de mama, sendo uma das formas mais agressivas da doença.


45


Saúde

O gene da questão A dificuldade em chegar ao peso ideal, mesmo seguindo dietas e praticando atividades físicas, pode estar intimamente ligada à incompatibilidade gene-nutriente 46


M

ulher adora dieta. Nem sempre opta pela mais indicada, orientada por um profissional habilitado, que entende do assunto. Ainda mais quando surge uma tendência nova, dessas que as celebridades seguem e conseguem perder todos aqueles quilinhos que nos sobram também. Têm ainda aquelas que, além da dieta, passam horas na academia, fazem musculação, ginástica, box e ainda conseguem arrumar uma horinha pra caminhar ou correr na Beira-mar. Mas nem todas, com tudo isso, ficam satisfeitas com o resultado, quando sobem na balança e percebem que nada mudou. As gordurinhas continuam lá, mesmo que algumas delas tenham dado lugar à massa muscular. E aí bate o desânimo, culpa de ter comido a sobremesa, de ter tomado duas taças de vinho, de não ter resistido ao chocolate. Talvez nada disso tenha a ver. A constatação decepcionante pode ser culpa de um gene danadinho que insiste em inibir a ação de alguns alimentos. Como assim? É isso mesmo. O que pode ser saudável e funcionar para algumas pessoas, pode não ter o mesmo efeito em outras. Quem garante é o nutricionista esportivo Marcos Orsini, estudioso da nutrição genética. A disciplina é nova e possibilita investigar relevantes variáveis genéticas nutricionais, diretamente relacionadas com controle do peso corporal, desempenho esportivo, intolerâncias alimentares, necessidades nutricionais e prédisposição a doenças. É claro que a pesquisa é bastante complexa. Marcos explica que “com tantos fatores ambientais desfavoráveis - poluição, estresse, sedentarismo, alimentos industrializados ou modificados -, cada vez mais é preciso conhecer as características genéticas individuais para escolher hábitos alimentares compatíveis com a sua assinatura genética”. E considera: “daqui a pouco, fazer o mapeamento do código genético

será tão normal quanto fazer um teste de DNA ou um simples exame de sangue”. O que ele quer dizer é que cada pessoa tem uma característica genética e que isso pode interferir em resultados diretamente ligados à saúde. “Na Nutrição, a ideia é promover ações preventivas, através de alimentos ‘chave’ para que não seja preciso recorrer a medicamentos. O alimento é um poderoso aliado, é só saber usá-lo de maneira personalizada”, ensina o profissional. E é justo isso o que ele faz. No consultório – anexo à F. Scherer Fitness, no Beiramar Shopping – Marcos Orsini investiga características e sintomas, e os relaciona à carência ou excesso de nutrientes. Orienta a dieta de acordo com objetivos, idade, possíveis patologias, intolerâncias alimentares, e também recomenda atividades físicas adequadas. Monitora o desempenho do paciente e fica atento aos efeitos. “Mudanças estratégicas na alimentação, de acordo com a investigação de variáveis, trazem benefícios impressionantes, principalmente a possibilidade de prevenção e controle de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outras”, diz. Ele defende que a alimentação das pessoas deva ser funcional. E, se possível, individualizada, de acordo com o código genético de cada um. Mas, para isso, é preciso descobrir esse tal código, através de exame específico de gene-nutriente. A partir de uma amostra do DNA, é possível se identificar importantes genes relacionados à obesidade e comorbidades associadas (diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemias e doenças cardiovasculares). Também dá pra se descobrir intolerâncias à lactose ou ao glúten. Esse conhecimento ajuda - e muito - na elaboração de um plano alimentar personalizado e, obviamente, com resultados mais satisfatórios.

47


Mobiliรกrio sob Medida

Rua Roney Henrique Heiderscheidt, 12 Cond. Industrial e Empresarial Palhoรงa - Palhoรงa - SC 48.3247.4111 ou 48.3247.2175

48

www.fabbrica.ind.br


Sexo

Inteligência sexual: como descobrir o prazer Por Jussimara Steglich

O

sexo desempenha papel significativo na imunidade, na saúde e na longevidade. A sexualidade e a inteligência emocional estão entrelaçadas e o órgão mais erótico do ser humano é o cérebro, onde são processadas as informações, o desejo e o prazer. Não faltam conselhos em programas de entrevista para reforçar impulsos sexuais decaídos: assista a um filme erótico, coloque uma venda nos olhos de seu parceiro, ou amarre-o na cama. Todas essas medidas poderão funcionar algumas vezes, mas assim que deixam ser novidade, o interesse diminui. Estar disponível para o sexo implica em se deixar levar pela paixão, ter plena confiança de seus atrativos, se sentir segura, ter intimidade suficiente para redescobrir o próprio corpo, as zonas erógenas e o prazer perdido, além de fugir da rotina. Estar relaxado também levará a uma boa resposta sexual. Podemos fazer um relaxamento em casa, começando com um banho quente. Quantas vezes tomamos banho e não nos damos conta, pois ficamos pensando e repassando

mentalmente os problemas que enfrentamos no dia a dia. Se você leva uma vida sedentária, procure se movimentar mais, escolha alguma modalidade esportiva que lhe agrade. Fantasiar com pessoas que não são o seu parceiro tem um caráter “proibido” e provoca excitação. Há quem fantasie com um sexo a três, situações sado-masoquistas, embora nem todos estejam preparados para encará-las, na realidade. Assim como em todos os transtornos sexuais, primeiro se deve verificar se existem desequilíbrios hormonais, presença de depressão ou estresse, através de uma consulta ginecológica ou urológica, no caso dos homens. Caso contrário, a terapia sexual é a melhor opção. Médicos ou psicólogos com formação em sexualidade utilizam procedimentos específicos para cada caso, contribuindo para que homens e mulheres voltem a ter uma vida sexual saudável. Jussimara Steglich é ginecologista, especialista em Medicina Sexual. 49


Odonto-

logia

Falando de perto... Por Mírian Campos Cé

A

halitose ou mau hálito afeta mais de um terço da população brasileira e não é considerada uma doença e sim um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, e deve ser identificado e tratado.            Como o olfato se adapta rapidamente a qualquer odor constante, o portador de halitose se acostuma com o próprio hálito, não sendo capaz de perceber o seu problema devido a um processo chamado fadiga olfatória. Entretanto, quem tem o hálito alterado muitas vezes sente a boca seca e/ ou amarga. A presença de saburra lingual, hiposalivação, gengivite e periodontite representam as causas mais significativas do mau hálito de origem bucal. Sendo que as causas de origem bucal são responsáveis por mais de 90% das halitoses. As mulheres apresentam alterações hormonais devido à menopausa, menstruação e gravidez. Os hormônios liberados nestes momentos elevam a quantidade da proteína mucina na saliva. Saliva mais espessa significa menos oxigênio e, 50

portanto, uma acumulação de compostos voláteis de enxofre responsáveis pelo odor desagradável no hálito. O stress e o uso de medicamentos, em especial os antidepressivos, causam diminuição do fluxo salivar. Com a boca seca, as bactérias se multiplicam, acentuando o mau hálito. A gengivite é uma condição inflamatória na qual as gengivas apresentam vermelhidão, sangramento e promovem o mau hálito também. Na grande maioria dos casos de halitose, temos a presença da saburra lingual (devido à saliva em quantidade diminuída e mais espessa) associada à presença de cáseos amigdalianos, também conhecidos por caseum ou tonsilolitos. A halitose pode ser mensurada por teste organoléptico, ou por meio de aparelhos como o Oral Chroma e Halimeter. E ser tratada a partir da identificação da causa, por adequação do meio bucal. Mírian Campos Cé é cirurgiã-dentista especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial, e é Mestre em Medicina pela USP.


51


CRECI : 2227-J

52

CRECI : 596-J

CRECI: 3233-J

CRECI: 390-J

CRECI: 0916-J

www.koerichimoveis.com.br


Dermato-

logia

O

Preenchimento para dar volume não é a única propriedade do ácido hialurônico

ácido hialurônico possui a propriedade de atrair água, portanto, quando injetado na pele, a deixa lisa e com brilho. Ao contrário do que muitos pensam, o ácido hialurônico não é utilizado apenas para dar volume, com efeito preenchedor. Existem formulações mais fluidas que, quando aplicadas na pele, apenas hidratam, melhorando rugas finas e estimulando a formação de colágeno. Esta técnica é muito utilizada para rejuvenescimento das mãos e colo, bem como da face. Na face, a melhor indicação é para quem quer uma pele viçosa e não quer aumentar o volume. É muito interessante para as primeiras rugas: em torno do lábio, nas bochechas e rugas abaixo dos olhos. É importante salientar que, nestas áreas, o efeito da toxina botulínica não é bom e o preenchimento com volume pode parecer artificial. Também utilizamos a hidratação injetável em pacientes com muitas rugas, em peles maduras, justamente para quem quer ter a pele bonita e tratada, e não quer modificar o seu rosto, uma tendência atual. O modo de aplicação é simples, com anestesia tópica (em creme). A pele é marcada nas áreas mais comprometidas e aí então o produto é injetado. Recomenda-se o uso mensal, 3 sessões e a durabilidade é de 6 meses. Para manutenção, o melhor é uma aplicação semestral. Após a aplicação, podem aparecer hematomas no local da injeção que regridem em dois dias. O ácido hialurônico já era a primeira escolha dos dermatologistas quando o assunto era preenchimento. Agora, com as novas aplicações e apresentações do produto, não restam dúvidas que esta substância ainda tem muito a contribuir na manutenção da beleza da pele.

Hidratação injetável Por Mariana Barbato 53


Esporte

Academias Fórmula desembarcam em SC

Com um investimento inicial de R$ 10 milhões, a rede Fórmula prepara para inaugurar seis unidades em solo catarinense em parceria com a Multione

A

rede de academias Fórmula, lançada pelo Grupo Bodytech em 2011, que tem à frente os empresários Alexandre Accioly, Luiz Urquiza, João Paulo Diniz e Luciano Huck, segue rumo à expansão nacional e conta com a parceria da Multione, que tem como sócios os empresários Wilfredo Gomes, José Netto, Rafael Kuerten e o tenista Gustavo Kuerten. A Multione é a mais nova empresa da Multicorp, holding baseada em Santa Catarina, fundada há 14 anos pelos empresários Wilfredo Gomes e José Netto. A Multicorp traz também, no seu portfólio, a maior agência de publicidade do Estado, a OneWG, com faturamento anual superior a R$ 50 milhões, e também negócios nas áreas de investimentos financeiros, no setor imobiliário e de turismo. Já o Grupo Guga Kuerten gerencia os negócios da família Kuerten nos ramos imobiliário, de licenciamento de marcas e imagens, promoção, realização de eventos, gerenciamento de carreira de atletas, investimentos e novos negócios. “Acredito que investir na área da saúde é um grande negócio. Principalmente porque o segmento atrai, além da juventude e dos atletas, a geração dos 40/50/60 anos, pessoas que procuram praticar a atividade física com foco na qualidade de vida”, avalia Rafael Kuerten. É através dessa sociedade entre os dois 54

Grupos, concretizada na Multione, que a rede Fórmula de academias, do Grupo Bodytech, dará início a seu projeto em solo catarinense. Segundo o diretor geral da Fórmula, Mario Esses, essa é uma excelente oportunidade para o crescimento da rede. “Além disso, vislumbramos a possibilidade de trazer como parceiro um nome com uma imagem forte ligada ao esporte, posição muito bem representada pelo Guga”, explica. Ainda este ano, quatro unidades da Fórmula serão inauguradas em Santa Catarina. São elas:  Florianópolis - Shopping Iguatemi, São José Continente Park, Joinville - Garten Shopping e Blumenau - Shopping Neumarkt. Para essa arrancada estão previstos investimentos iniciais na ordem de R$ 10 milhões. Em 2013, a operação da rede continuará com seu projeto de expansão, com unidades nas cidades de Criciúma e Balneário Camboriú.  “Trazer a rede Fórmula para Santa Catarina é promover um avanço na área de fitness, num Estado que tem a qualidade de vida como marca registrada e que merecia uma operação diferenciada com o que há de mais atual na área”, avalia o empresário Wilfredo Gomes. A expectativa dos investidores é de que em 4 anos a Fórmula tenha mais de 10 mil alunos em Santa Catarina, tornando-se a maior e mais importante marca de fitness do Estado.


55


Office

Hall comercial

Sala com 52,30 m2

Sala de reuni玫es

Audit贸rio

56

www.lumisconstrutora.com.br


Alimentação natural

Pets

por Ana Corina vos, peixes, aves, legumes, ossos carnudos, verduras, iogurte natural, frutas, carne vermelha e suína, codornas, levedo de cerveja... Lista de compras de bistrot? Não, ingredientes da dieta de um número cada vez maior de cães e gatos. Cresce em todo o mundo o número de caninos e felinos de estimação alimentados com dietas específicas, apropriadas e personalizadas para as necessidades especiais destas duas espécies carnívoras. Os benefícios na saúde são percebidos em pouco tempo e para muitos animais, abandonar a ração e outros alimentos industrializados se torna uma questão de vida ou morte, não só de mais saúde. As dietas naturais, populares em países como Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, chegam ao Brasil com tudo, impulsionadas pela divulgação de veterinários, zootecnistas, criadores e blogs estudiosos da nutrição animal. Refletem até mesmo no comércio pet, onde marcas tradicionais de alimentação seca passam a utilizar o marketing de um alimento mais natural. No Brasil, já existem duas empresas de dietas cozidas vendidas congeladas, abrindo um novo nicho de mercado. A proposta é alimentar cães e gatos com produtos frescos e de qualidade, escolhidos e preparados pelo proprietário de acordo com a idade do animal, estado de saúde e necessidades nutricionais específicas. Quem já mudou, garante que o trabalho é muito menor do que parece e o custo é cerca de metade, se comparado com a compra de rações premium ou superpremium. Os peludos ganham tanta saúde que as pessoas passam a prestar mais atenção em suas próprias dietas, muitas vindo a adotar um estilo de vida mais saudável e natural para elas próprias. Quem oferece alimentação personalizada para cães e gatos, seja ela natural (com carnes, ossos, peixes e ovos crus) ou caseira (dieta 100% cozida), não está em busca de praticidade e sim de qualidade de vida e saúde real. Oferecendo a seus pets dietas sem

grãos (arroz, milho e soja, todos altamente alergênicos, imperam nos alimentos industrializados e são os primeiros a sumir na nova alimentação) e com ingredientes frescos, os proprietários dos sortudos peludos veem as alergias e o mau cheiro dos animais desaparecerem rapidamente, a disposição aumentar, o odor e volume de fezes e urina diminuírem consideravelmente e até o comportamento dos pets mudar. Existem algumas vertentes de dietas apropriadas, mas, basicamente, há as que usam alguns ingredientes crus (todas as carnes, peixes, ovos e ossos) e as que usam todos os ingredientes cozidos, sem oferta de ossos e oferecendo outras fontes de cálcio. Quando o assunto é osso, seja qual for, a regra é clara: ou ele é oferecido cru e carnudo, ou não é oferecido. Dentre os ossos, há os recreativos, oferecidos apenas por um período de tempo, para o animal limpar dentes e se distrair, e os meaty bones (carnudos e crus), que são ingeridos e fazem parte da dieta. Quer tirar dúvidas e saber mais sobre o assunto? O site www.cachorroverde.com.br, mantido pela veterinária paulista Sylvia Angélico, é referência nacional no tema. Foto: Nisa Arantes

O

Para mais informações, acesse: www.maedecachorro.com.br 57


Tahiti

Eu

Fui!

Um sonho de lua de mel por Thaiana Pasin

S

empre sonhei em passar a minha lua de mel em um lugar paradisíaco, onde eu pudesse aproveitar o meu sedentarismo - sem medo de ser feliz - e fazer absolutamente nada... Só descansar, comer, beber, admirar a natureza e, claro, curtir o marido! Estava aí uma boa oportunidade para conhecer a famosa Polinésia Francesa, com suas 130 ilhas montanhosas, de origem vulcânica, areia branca e água azul. Situado no Oceano Pacífico, o Tahiti é a mais deslumbrante região que eu já conheci. Partindo do Brasil, pode-se fazer a viagem mais longa via Los Angeles, na Califórnia, ou uma rota mais curta via Santiago, Chile. Começamos passando uma noite em Papeete, a capital tahitiana, para conhecer a sua cultura e seu povo, que é muito simples e prestativo. O grande comércio nas ilhas para turistas gira em torno dos souvenirs locais e os preços relativamente altos trazem prosperidade, ajudando na manutenção do paraíso. No dia seguinte, partimos, através de ferry boat, com duração de apenas 20 58

minutos, para Moorea, com suas montanhas altíssimas. A principal delas é a Le Belvédère, que proporciona uma bela vista da ilha e pode-se chegar até o seu topo através de excursões no estilo “safári 4x4” ou em quadriciclos. Moorea é também um dos melhores lugares do mundo para mergulhar, com sua imensa fauna marítima, como tubarões, polvos, tartarugas gigantes, arraias, etc. Além do snorkeling, claro, que pode ser praticado a qualquer momento neste paraíso. O mais legal, no Tahiti, além de curtir a Ilha, é aproveitar os hotéis, que proporcionam estruturas incríveis em lazer e atividades, como shows culturais, mergulho com golfinhos, massagens, etc. Era chegada a hora de conhecer Bora Bora. E uma dica que eu dou é sempre deixar para conhecê-la por último, pois nada mais vai impressionar tanto. Originariamente, esta magnífica ilha tinha o nome de Pora Pora que significa “belo”, em tahitiano. Por má compreensão dos estrangeiros que ali chegaram, se tornou Bora Bora, mas a beleza continua a mesma majestosa que outrora


Fotos: Acervo pessoal

inspirou o nome. Sua formação é incrível. A ilha ao centro é circulada por uma argola deslumbrante de corais, com diversas aberturas que ligam o mar à grande lagoa interna. A enorme variedade de cores da água faz com que aquele que vê uma foto pense se tratar de uma montagem. Acredite. É real. A mãe natureza, ao criá-la, foi injusta com o resto do planeta Terra. Bora Bora é a ilha mais cara do Tahiti, com resorts 5 estrelas, aqueles com os bangalôs na água e chão de vidro, para admirar os peixinhos que por ali passam para te dar as boas vindas. Esta é uma ilha tranquila, sem vida noturna, um lugar para curtir o hotel, descansar a cabeça e os pés, e tomar uma hinano, a deliciosa cerveja local. Aproveite: no paraíso não existe cerveja quente! Percebendo a grande quantidade de casais que lá passam a lua de mel ou comemoram seus 10, 20, 30 anos de casados, decidi que as minhas Bodas de Estanho serão lá, para reviver este momento único. Definitivamente, o Tahiti é um lugar que eu recomendo a todos. 59


Turismo

Nacional Foz do Iguaçu | Paraná

Deslumbre natural

Q

uando pensamos em Foz de Iguaçu, visualizamos a imagem das belas Cataratas e sua beleza e imponência. A região é formada por inúmeras riquezas naturais e outros vários atrativos para turistas de todas as idades. A cidade é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil e a Usina Hidrelétrica de Itaipu e suas quedas são tão deslumbrantes que ganharam o título de “uma das 7 Maravilhas do Mundo”. A tríplice fronteira que delimita o Brasil, Paraguai e Argentina possui o maior conjunto de quedas d’água em volume do mundo. São aproximadamente 270 cachoeiras ao longo de 3 quilômetros. Para termos uma ideia, as cataratas do Niágara não têm a metade da extensão das quedas brasileiras. A grandiosidade, o volume, o barulho, tudo é gigantesco e avassalador. Para quem quer chegar bem perto das cachoeiras e curte muita aventura, há dois bons passeios de barco, um do lado brasileiro chamado Macuco Safari, e o Gran Aventura, do lado argentino. As belezas do lado argentino levam vantagem, porém, para visualizar essa beleza, é preciso estar no Brasil, pois a nossa vista é a melhor. Há também passeios de helicópteros que proporcionam uma deslumbrante e única visão das cataratas. Ainda do lado argentino, a atração principal é o trem que leva à passarela da Garganta do Diabo, a 60

maior de todas as quedas, com 85 metros. Outra grande atração é o Parque das Aves, que possui mais de 100 espécies, algumas ameaçadas de extinção, como o papagaio-decara-roxa e a jacutinga. Há vários pássaros exóticos, como os grous asiáticos, os lóris australianos e os flamingos africanos. A natureza exuberante vive em harmonia com os visitantes. As compras em Ciudad del Este fazem parte da programação da grande maioria dos turistas. O comércio de rua é muito forte, mas há três bons centros de compras que realmente valem a pena: o Shopping del Este, o Shopping Americana e a Galeria Monalisa. Reserve parte do investimento para o tranquilo duty-free de Puerto Iguazú, na Argentina. Para os jogadores de plantão, há cassinos em Ciudad del Este, no Paraguai, e em Puerto Iguazú, mas o cassino argentino é extremamente melhor. Além de confiável, a estrutura é ótima, com um restaurante e dois bons bares. São muitas atrações que vão além do show das águas e ainda é possível vivenciar um fenômeno que acontece em raríssimos lugares no mundo: o arco-íris em noites de lua cheia. O fenômeno ocorre por causa do encontro da luz lunar com os respingos das quedas, e complementa as transbordantes belezas deste lindo destino.


Fotos: Divulgação

Fotos: Acervo

Fonte: LEVIP TOUR Fone: 48 3223 8666 www.leviptour.com.br

61


Turismo

al

Internacion

Cinque Terre | Itália

Terra Encantada T

odas as regiões da Itália têm seu charme, mas Cinque Terre tem um tempero extra, é ainda mais peculiar e diferenciada. Os cinco vilarejos encravados na costa Riviera Lígure são tombados pela Unesco e formados pelas cidades de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore e pelos distritos de Corniglia e Manarola. As opções de hospedagem dos vilarejos são limitadas, por isso a maioria dos turistas acaba ficando em La Spezia, onde há um ótimo acesso a Cinque Terre, tanto de barco, que é um transporte perfeito para ter uma visão privilegiada e incomparável das terras pelo mar, como de trem. A forma mais interessante de conhecer a região é percorrer a pé as trilhas conhecidas como Sentiero Azzurro. Grande parte do percurso é muito acidentado e tem aproximadamente 11 km. É preciso muita disposição e também tempo para curtir todos os detalhes, mas o visual é incrível e recompensador. Em cada curva da região, surgem belas surpresas. Há vários bons restaurantes, cafeterias e bares, que se escondem pelas ruelas com construções coloridas, que são uma marca registrada da Riviera Italiana. Corniglia é a vila do meio, a menar e também a menas visitada, e é a única das Terre onde o barco não para. É tão charmosa quanto as outras e menos tumultuada pela presença de turistas. A dica é se hospedar em Monterosso, que é a última das Cinque Terre, onde há mais agitação à noite e também onde fica a melhor praia. A

62


Fotos: Divulgação

Fonte: LEVIP TOUR Fone: 48 3223 8666 www.leviptour.com.br

viagem de trem de Corniglia até Monterosso leva apenas 7 minutos. O trecho mais turístico das trilhas é a Via dell’Amore, e é o percurso de Riomaggiore para Manarola. Todo trajeto é calçado e pode ser percorrido em pouco tempo. A vista é de tirar o fôlego, as duas cidadezinhas são belíssimas, com uma vista encantadora, e o inusitado são os inúmeros cadeados deixados por casais apaixonados: são milhares, dos mais diferentes tipos, com mensagens românticas originais e emocionantes. Manarola é uma excêntrica vila de pescadores, onde os barcos ficam em frente às casas dos proprietários. Sua igreja, de San Lorenzo, datada de 1338, é uma relíquia italiana. Vernazza é reconhecida como a mais encantadora das Terre. A trilha que liga a cidade a Monterrosso passa pela mata, beira precipícios e tem uma linda vista para vinhedos e oliveiras. Um cenário incrível e deslumbrante. No início deste ano, as chuvas devastaram parte da região e alguns trechos estão em obras, mas o que foi danificado está em construção e funciona normalmente. Independentemente do vilarejo que você escolher como base, passe no mínimo duas noites na região para conseguir aproveitar todo espetáculo dos passeios, sem perder tempo com deslocamento até as Terre. Se você se perder pelas ruelas, subidas e descidas de Cinque Terre será maravilhoso. E não deixe de conhecer Portofino, um dos mais badalados e chiques balneários da Riviera Italiana, que fica a menos de 60 km dali. 63


64


Corpo amadurecido

Cultura

Foto: Divulgação

Prestes a completar 20 anos de trajetória, o Grupo Cena 11 se movimenta na cena contemporânea em busca de total autonomia na dança

O

corpo como fronteira com o mundo, mas também mediador da relação que nele se estabelece. O desvendar dessa existência, da identidade em constante transição e especulação, são caminhos de pesquisa perseguidos pelo Cena 11, companhia de dança contemporânea estruturada em Florianópolis, SC. No auge da criação e independência, o grupo vive um momento feliz. “A Cia. se firmou como um núcleo de pesquisa em dança e é referência nacional, com reconhecimento fora do Brasil. Quando iniciamos a trajetória apostávamos nisso, mas agora percebo o quanto somos diferentes dos nossos desejos iniciais. Queremos ser coerentes com nossa proposta artística e estamos felizes com a honestidade com que trilhamos nosso caminho até então. Somos uma Cia. que, além de criar, estabelece uma estratégia de formação que viabiliza o trabalho em Florianópolis”, explica Alejandro Ahmed, diretor e coreógrafo à frente

do Cena 11. Com quase 20 anos de história - que serão completados em 2013 -, autonomia é a palavra que resume a atual fase do grupo. “É nosso princípio de funcionamento. É nosso interesse em composição generativa que orienta nossa forma de trabalhar com o elenco. Autonomia como interdependência responsável com o outro e o trabalho”, explica Ahmed. Nesta linha, uma nova performance ganha corpo. “Cartas de amor ao inimigo”, com patrocínio da Petrobras, revela o movimento disponível para a construção da unidade. Propõe uma analogia com a realidade em transição, mas que é campo visitado de observação e sensações dos bailarinos. A obra cumpre agenda de apresentações em vários pontos do país. O Cena 11 também acaba de firmar parceria com o Jurerê Sports Center-JUSC, em Jurerê Internacional, que a partir de agora abriga o trabalho criativo da companhia. 65


Cultura

Estilo e exclusividade em Jurerê

Espaço Cultural Vinicius Basso: um amplo, arborizado e convidativo Ateliê de Artes está entre os pontos turísticos mais visitados de Florianópolis

66


N

o Espaço Cultural Vinicius Basso, situado a 20 metros do mar de Jurerê, os banquinhos convidativos em meio a um chão repleto de conchas, as mesas de madeira de demolição (onde são ministradas as oficinas de arte) e as matérias-primas sustentáveis das obras compõem uma espécie de museu a céu aberto. Basso atende com gentileza às visitas que não cessam em chegar. “Recebo famílias inteiras, vizinhos que trazem pessoas para conhecer o ateliê e profissionais da área. Aqui é o meu paraíso”. A arquitetura do local também abriga uma nova Galeria de Artes com obras de cerca de dez artistas plásticos. A loja de ecomosaico com peças decorativas e funcionais também passou a integrar o portifólio do local. Com essas novas aquisições, o Espaço amplia o leque de possibilidades para a divulgação de diversas vertentes de arte. “Quero contribuir para a expansão da arte e da cultura em Florianópolis”, ressalta Basso, o fomentador do Centro Cultural que já serve de cenário para lançamento de livros, eventos de arte, saraus e exposições. Vinicius nasceu em uma família proprietária

de uma empresa de tratores, no interior de São Paulo. Anos de aperfeiçoamento e paixão em transformar sucatas de ferro em arte fizeram suas esculturas atravessar os oceanos. As obras de Basso estão na Itália, EUA, Alemanha, América do Sul e em todas as regiões do Brasil. São peças não somente funcionais ou decorativas, mas exclusivas e modernas que remetem à beleza e à durabilidade, respeitando os conceitos de uma era sustentável. O artista escolheu Florianópolis para trabalhar como ecoeducador e ministra workshops de arte em sucata para crianças, jovens e adultos no seu ateliê, que fica anexo ao Espaço Cultural. “Trabalho com a sensibilidade humana e a função terapêutica da criação. As pessoas terminam o curso maravilhadas com suas próprias criações”. Vinicius se considera um autodidata, inquieto para responder aos apelos que o planeta nos faz.

67


Cultura

por Rodrigo Kurtz

Melhor do ano!

Uma amiga jornalista me contou que, logo após o seu lançamento, diversos colegas da redação da Rolling Stone estavam disputando ‘a tapa’ a possibilidade de resenhar The Idler Wheel Is Wiser Than the Driver of the Screw and Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do, o novo álbum de Fiona Apple. Todo o barulho não é sem motivo: depois de oito anos gestando o seu novo “bebê“, a cantora ressurge com canções sobre a dor de amar, que reinventam a música e a artista. É de um bom gosto e de uma profundidade que podem assustar os incautos e não iniciados. Periphery, Anything We Want e Hot Knife são as faixas indispensáveis do CD, que chegou ao Brasil numa versão sem muitos atrativos quando comparada à americana, com livreto contendo um caderninho com desenhos de Fiona, CD, DVD e 2 fotos. Vale a importação.

68

Literatura para todos

Selecionamos três livros bastante diferentes entre si para você apreciar. O primeiro é 40 - Um Romance Feminino, da carioca Martha Mendonça. Nele conhecemos Paula, uma mulher de meia-idade que acaba de levar “a” puxada de tapete do destino. Numa só tacada, ela perde o emprego e o marido, tendo de recomeçar a vida do zero. É um livrinho divertido, gostoso e inspirador, permeado de filosofias que fazem parte do dia a dia feminino. Mas se você está em busca de algo mais profundo, pode tentar Você Mudou a Minha Vida, de Abdel Sellou, que deu origem ao novo filme Intocáveis, um campeão em arrancar lágrimas, atualmente nos cinemas. Trata-se da história de um homem rico e tetraplégico que emprega um jovem, sem qualificações e com passagem pela polícia, como seu enfermeiro. A colisão de universos totalmente opostos irá mudar a vida de ambos para sempre, como comprova a existência do livro, pois a obra se baseia em fatos: Sellou foi o próprio enfermeiro na vida real. Já Garotos Malditos é a primeira incursão de Santiago Nazarian (o jovem autor brasileiro, o mais divertido e excêntrico da atualidade) pela literatura juvenil. Aqui ele narra a desventura de um garoto que é matriculado em uma escola de monstros. Mistério, bizarrice e diversão.


Na calada da noite...

Uma peça séria encenada no Bokarra? Pode parecer estranho, mas é verdade e está imperdível! Kassandra, de Sergio Blanco, com a competente direção do talentoso Renato Turnes e encenada por Milena Moraes, está dando o que falar! O projeto, contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, em 2011, fica em cartaz até o final de setembro, com apresentações aos sábados, das 21h até a meia-noite. Mais informações: www.facebook.com/kassandraoftroy Reservas: kassandra.reservas@gmail.com

Na telona

Tim Burton revisita suas raízes ao refilmar, em forma de longa, um dos seus primeiros curtas: Frankenweenie. Quando um menino perde seu cachorro e melhor amigo, decide revivê-lo, transtornando toda sua vizinhança. As Vantagens de Ser Invisível chega aos cinemas no dia 2 de novembro e traz Emma Watson (a Hermione, de Harry Potter) no elenco. O filme mostra a adolescência pelos olhos de um garoto tímido que experimenta as dificuldades da fase, sua sexualidade e as amizades. Frankenweenie

As Vantagens de Ser Invisível

69


70


... ebnêtermos b m ma so

ned PibynAdri

u msoencial piaarae o descan o c d o es

indde sono iéna do diaraa energiranossa o é m r D o noite a rot pera trilha Corp ato

Althoff

o e a cu boa ara form a re uar entr Uma ilíbrio os par contin pecial p com o corpo o , u o m o eq recisa , assim o H7 Es utilizad elhor a dada r p e i m r , e e e e a a s u i m n e s r s q pt reco as ada r. Ao rave essá nec da. O T novado H7 se osição xclusiv para p o i e a jorn roduto vesseir e, uma as são terapia ono e p ent Tra mo us onh um 7, o teralm . As Fr o à Cro nte. Se º n s t a e l i a n r t do b . u s j a o i rt am eit as ial ao d espec quisad sual do lo confo s i s e v o t e l p e p o e r n ã p s . e uaç dec sete core em or adeq ão agra ato@h t r h i l n me uarto et | co q n seu .hsete. w 77 7 w w 07 8 2 3 Impo 48 ss móve ível não p is pa ra jar erceber o desc di id es Norte a da SC-4 ns e avara paço atr ae 0 . n anos O prédio 1, sentido dados, lo nte, com embl g abrig C e n emát tro-p o na prim ou o olhar ico ex ra eira e Gard s atentos tinto jorn - que du ias do en al ra à bem- e convid ambienta O Estado nte muito a p ç s arqu rojetadas a uma vis ão extern atrai ite a it e Ana P tura Mar ambient a às área da Sierra a c s a no em ula Búrig hetti + Bo das pelo e internas oeD netti s preen critór aniel . conv dime io de Go id n Gard ados para to em Flo mes Viei ra, os en da rianó apres sócio que t cidad polis entar ,r a s e Os m mbém est . É a maio a primeir eceberam óveis a á r requi presente loja em S Sierra pelo de n a e Assim sign, tec tados e so m Balneá nta Catar idos ina, rio Ca fistic c o m e a num o dos e o projeto disposiçã dos impr mboriú. es o s um e feito paços, te da loja, qu nos ambi sionam lhado muito entes e tem . d inter essa e vidro - cascata e o que nte d , uran te o d garante ia. o ã ç a aliz peci m es ão por 3 o c , euta e atuaç ntura. a u terap fisio al chines da acup as como é o r o n v ic ç o a r n ha i l c a lin a, be a té radic ta Pa Leni dicina t , na Chin ita pratic alhando e b g n em m m Beijin tura, Le rapia, tra s. e n e ença anos da acupu e cromot ra do mano u c e Além chackras iritual. vine er hu ico e , pre sos , sp ís reiki ética e e ção trata tada, ma gético, f r a a g ener specializ que é tr íbrio ene es. a il auçõ e oenç desequ prec o, 153 Sua d s a a n r o é e , b “Não um todo lica ela. ções, ap Novem e a p o com onal”, ex ntraindic raça XV d P o ci emo xistem c monia r e a o H ã N lla l: Be Loca 404. 1880 a l - Sa 48 3224 : Fone

Nova

Tera

p

rien o s a i

Sierr

a Gar

den

tais

71


ned PibynAdri Althoff

Huck

Huck é a mar ca do aprese ntador da Re Luciano Huck de Globo em parceria com a grife ca Reserva. rioca A Huck Colle ction traz esta mpas com o Huckão, um si mascote mpático cãoz inho vira-lata. metáfora do Uma povo brasileiro : uma grande de raças e te mistura cidos sociais. Já as camiset as são inspira das em atitu e causas soci des ais positivas . Além de ganh visibilidade, ar as causas inpi ra do do lucro das ras recebem vendas. parte

ivo al curliiaaBtack? Há umign i c n e r e Dif a designer J ada em Des

balho d se, form m Londres na r tarinen viu o tra e eelance Você já ta edição...! Ca specialização como fr e te s n e m e n o s c lm dele SC e atua pela UF , ela trabalha para Gráfico ção a tr s o randing lu  I rea de b ocê ainda verá .  área de á s li a o n p o ó d v n an a is ri c o s p lo , F em se deta tops.  ligado la vem lugares eu trabalho na ficar Como e s ale a pe ner em muitos o v , n ia re m a o p gastron ta jovem desig ustrações e re do em seu il tu es toque d e com as suas marcas. Está -s de Encante do de criação back.com cia ulia diferen : www.j o online portfoli As clientes MasterCard Platinum e Maste rCard Black, a partir de agora, podem renovar o visual das suas unhas com o novo serviço Manicure Expre ss, cortesia oferecida no Aeroporto Internacion al de Guarulhos. Com o novo benefício, as clientes MasterCard não precisam mais se preocupar em correr para o salão de beleza toda vez que forem viajar. Entre uma viagem e outra, basta apresentar o cartão e ter as unhas feitas com rapidez e comodidade no The Traveller SPA. As clientes MasterCard Black podem conta r ainda com outra experiência que não tem preço: terão à disposição os desejados esmaltes da maiso n Channel para combinar o visual da semana com as cores da estação.   Serviço: Manicure Express The Traveller Spa - Aeroporto Internacional de Guarulhos (Hélio Smidt, s/n, Ed. Interligaçã oGuarulhos, SP) - Embarque Internacional terminal 2, ao lado do portão 2. Horário: 6 às 22h, de domingo a domingo.

Manicure express

72

Fotos: Divulgação

Camisetas à venda na loja Clube Rio, no Kobrasol. | w bairro ww.usehuck.c om.br


Fotos: Divulgação

Foto: Rogerio Amendola

Papo de loba

Empresária de su no mercado da cesso, há mais de 20 anos moda, Lu Bast os resolveu inovar e acab a de criar o bl og papodelob com.br, onde a. a mulher adul ta vai encont dicas sobre m rar oda e modos , so estar, beleza bre beme tudo que en volve o univer feminino. Lu so convidou a Pe rson Vieira, profiss ional supercom al Stylist Cris petente e de currículo inve jáve esse que prom l, para dar corpo e vida à ete ser o blog que vai enca as “lobas”. ntar

Londres em

São Paulo

É grande a ex pectativa pela inauguração da Rolls-Roy do primeiro sh ce no Brasil, ainda neste se owroom 2012. Em brev gundo semes e, o espaço co tre de m 500m² esta endereços m rá entre os pr undiais da m arca. O concei incipais idealizado co to global do sh m base na id owroom, en tid assinado pelo ade corporat  escritório alem iva da marca ,é ão Klein Arch e foi adaptado itects, de Mun pelo escritório ique, Letícia Nobel em nacionaliz l, especializad ar projetos co o rporativos in pisos, cores, ternacionais móveis, lumin . Pintura, árias, tudo re especial para cebe atenção ficar de acor mais que do com o padr realeza ingles ão global da a. marca da Logomarcas e customer lo unge, por exem de fabricante plo, foram im s credenciad portados os e exclusiv é fazer com qu os da marca. e o cliente se “O objetivo  ja recebido na do padrão Ro loja sempre à lls-Royce, es teja em São Pa altura ou qualquer ulo, Londres, outro endere Dubai ço da marca com algum to no mundo, e que que o faça sempre se sentir em Chameh, exec casa’’, afirma utivo comerci Milton al da Rolls-Roy Paulo. ce Motor Cars São

a ia do ra e cicnaliezam d o da na P r i e t lo , atálogo Ro ro c e o n d a uc oma

o ren ma ta do B da Quin SC), faz parte d de Charme - u A pousa s ivos o a s ir b aropa ao Rote s e exclu Rosa (G ncentes ais requintado e rt e p is m de hoté elas bientes il. des jan dos am s reunião sfrutar no Bra brante. As gran pirar s de m fazer su l e o mar. para se o lugar é deslu vista de a d c a a lo z m a u le z e e ra Ab a nature te uma noite d dão pa r s a o rv rt e a s u n b o ra u . e d s is dos q e li o estar a o dia, a squecív durante tiver a sorte de e memórias ine - todos os ê ic d c h a o c ti v s e n e l E, s a gara produto pecáve ia, terá de é im os, com ais e d p s ra ó o lua che h c e o bem-d inda m do com ência a rtáveis, O cuida a experi o confo r ã s a s rn o to rt qua para ções ra Ekos s imedia de da Natu ntro da e es õ d ç e p o ra a. fo meras delicios íso do lado de rece inú sagens, hidrofe o ra a m p é É um e tamb mo mas meiro ada, qu sais, co cozinha de pri da pous para ca m to o n c e nte nim entrete restaura e tenha em e um mundo, o n a massag m mais a ue você mundo. essoa q p ema. a in c m e o d Vá c emana s e d l .com.br a um fin ucanero .b w w p://w ões: htt formaç Mais in 73


S ocial 02

01

03

05 06 04

Rolex A D’VIE, joalheria instalada em Florianópolis, no Shopping Iguatemi, é a nova revendedora exclusiva da Rolex em Santa Catarina. A exclusividade foi comemorada com coquetel para poucos e bons clientes apreciadores da marca. Tudo muito exclusivo. Fotos de Darline Rodrigues Santos.

74

07

01 - Andréa Druck 02 - Egídio Martorano e Cláudio Gastão da Rosa 03 - Volmar Bianchi e Christian Koehler 04 - Fernando Cavalcanti, Anelise Larroid e Luis Miranda 05 - Leonardo, Joici e João Pedro Thives 06 - Kati Moraes 07 - Paulo e Danielle Filgueiras, Paulo Ramos e Graciele Pólvora


75


Carmen Steffens PRIMAVERA VERÃO 2013 Beiramar Shopping

BEIRUTE BUENOS AIRES JOHANNESBURGO HOLLYWOOD MADRID MARBELLA PARIS PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO SÃO PAULO 76

200 LOJAS - 16 PAÍSES


S ocial

Coringa

Uma passagem para Punta del Leste com hospedagem no Conrad. Este foi o prêmio das Adris, Althoff e Piazza, que venceram o campeonato de canastra, realizado na galeria do artista plástico Luciano Martins, em evento promovido pelo site High Floripa. Fotos de Angelo Santos.

01

e ann, Renata Costa 02 - Tati Kinderm Martins no cia Lu 01 - Bárbara Amin com nto anizadoras do eve Carol Lobato, org i Sirotsky, Anaia Adri Piazza 04 - Kik da 03 - Adri Althoff e 05 - Simone Miran te ren Pa l Be e ch eri Brognoli, Mirian Ko - Luisa Soncini e 07 s ita Fre a nn e Joa va e 06 - Flávia Koerich nka Silva, Karla Sil - Luiza Paulo, Bia Nicole Vergetis 08 Marianne Antunes

02

05 04

07

03 06

08 77


S ocial

A festa idealizada pelo colunista do DC, Cacau Menezes, reuniu no El Divino Lounge musas que marcaram as últimas cinco décadas de Florianópolis. No som, além de Cacau, o gaúcho Edu K, do DeFalla, banda icônica dos anos 80. Foram homenageadas: Simone Keller, Cristina de Vincenzi, Cristina Lopes, Jaqueline Aranha, Juliana Alberton, Maria Alice Petrelli, Vanessa Martinelli, Ticiana Vasconcelos Soncini, Fran Slaviero, Pati Koerich, Alice Matos e Camille de Leon. Presença da atriz Angelita Feijó. Fotos de David Collaço.

01

04 03 02

05

06

07

Noite das musas 08 01 - Cacau Menezes 02 - Angelita Feijó 03 - Simone Keller Füchter 04 - Juliana Alberton 05 - Barbar a Amin, Cyntia Bolzan e Maria Alice Petrelli 06 - Regina ldo Rocha e Camille de Leon 07 - Fernan da Motta e Roger 08 - As musas 09 Taryn Vasconcelos e Ticiana Vasconcelos

78

09


• Premiado rodízio de carnes nobres com cortes argentinos, uruguaios e brasileiros. • Conceituado Festival da Lagosta com os melhores pratos que utilizam esta iguaria. 2º Piso • Rodovia SC-401 Telefone: 48 3338 1858

• Excepcional buffet de frutos do mar. • Completa mesa de saladas com frios. • Primorosas sobremesas preparadas com requinte. • Uma das melhores e mais completas adegas de vinhos do estado.

F L O R I A N Ó P O L I S • C H A P E C Ó • F O R TA L E Z A • R E C I F E

Convidamos você para viver momentos incríveis apreciando a completa cozinha fusion Spettus e sua extrema magnitude em um ambiente à altura de tantas delícias. 79


Psicologia

Pau que nasce torto, morre torto?

por Karina Boabaid May

O

s valores são passados aos membros da família de diversas formas. Os ditos populares, por mais singelos que pareçam, são veículos que transportam crenças de geração em geração. O título acima é um deles. Para refletir na mensagem que este em especial transmite, trarei uma perspectiva diferente: a do mundo da Física. Neste campo, existem diversas leis e a lei da inércia é uma delas. Tal princípio formulado pela primeira vez por Galileu e posteriormente confirmado por Newton, diz que inércia é a propriedade que todos os corpos possuem de se oporem, de resistirem a alterações do estado de repouso ou de movimento. Todo o corpo gosta de ficar na condição que está. Se você colocar um copo sobre a mesa, ele ficará lá parado até que uma força o movimente. Ao contrário, se um corpo está em movimento, assim ficará até que uma força venha a agir para acelerá-lo ainda mais ou para freá-lo. Quanto maior a massa de um corpo mais difícil é colocá-lo em movimento. Também será mais difícil pará-lo, se ele já estiver em movimento. Muito bem, traduzindo essa linguagem para o nosso dia a dia: todos os corpos são “preguiçosos” e, naturalmente, não desejam se modificar.

80

Precisamos atribuir uma força quando queremos mudar. Não me refiro ao copo em cima da mesa. Falo de nossos hábitos, padrões, do “nosso jeito de ser”. Quanto mais apegados às nossas ideias e crenças, quanto mais identificados diante de um comportamento que enrijece e nos torna “pesados”, mais “força” precisaremos aplicar para modificar este padrão. Se no mundo concreto, precisamos de mais pessoas (força) quando queremos mover um objeto de grande porte, no mundo interno funciona igual. Somos matéria e estamos sujeitos às suas leis. Muita gente quer mudar, sem que nada mude. O pau que nasce torto carece de uma guia, de um suporte, de determinados cuidados, do contrário simplesmente morrerá torto mesmo. Assim é. Se estamos com dificuldades na vida, para que a gente não siga na mesma direção, indefinidamente, é necessário vencer as resistências inerentes à nossa condição humana e buscar ajustes, cuidados, enfim, as podas necessárias para o nosso bom desenvolvimento. Karina Boabaid May é psicóloga e psicoterapeuta. CRP 12/01527 | 48 3028 1015 | karinaboabaidm@gmail.com


Circulando

02

01

04 Fotos: Rogerio Amendola

03

05

06

07

08

09 10 11

13 12

mann 04 - Tati Kinder Cruz Lima 03 06 - Flávia Tirloni is Cr 02 ll S. Linsmeier 01 - Maitê Se Men05 - Michele rkotli, Lúcia - Bruna Góes rcelos 08 - Ana Paula Ka ni 10 - Claudia Ba a Zani 07 - Alysson 09 - Sabrin - Maria la Prazeres i Hanna 12 Daux e Patt donça e Ange da an rn Fe n 11 Wendhause a Petrelli n 13 - Lucian Luiza Cargni

81


82


m贸veis contempor芒neos com uma pincelada de cor.

Travessa Carreir茫o, 62 Loja 2 Centro Florian贸polis-SC www.laccamobili.com (48) 3304. 1 708 83


84

www.chandon.com.br

CONSUMA COM ESTILO, Nテグ COM EXCESSO.

Revista Clube do Champanhe #15  

Para ilustrar nossa capa convidamos a new face Isadora Menegatti. Aos 16 anos, Isa é promessa no mundo fashion. Alguém duvida do sucesso da...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you