Page 1

Ano 3 | Número 13 | Distribuição gratuita

1


2


3


4


5


HONDA, ELEITO POR 7 VEZES O MELHOR PÓS-VENDA.

6

ILHA - SC 401

3233 5000

SÃO JOSÉ

3343 0800

www.satoru.com.br


Sumário

O Clube Adora 10 Brindando com... 12 Beleza 14 Destaque 16 Bebidas 18 Gastronomia 20 Capa 22 Moda 24 De(z)Mais 38

Foto: Rogerio Amendola

Perfil 40 Finanças 45 Imagem 40 Finanças 41 Negócios 46 Direito 49 Saúde 50 Dermatologia 51 Estética 52 Medicina Estética 54 Bem Estar 56 Turismo 58 Um Luxo! 66 Exemplo 68 Pets 71 Música 72 Arte 74 Pinned 76 Social 79 Psicologia 80

Paula22 Ana

7


Editorial

Borbulhando AVE THE DATE! 20 de junho é a data da nossa tão aguardada festa do Clube do Champanhe. O evento vai acontecer na sede da ACM - Associação Catarinense de Medicina - em Florianópolis, reunindo mais de 1500 mulheres em uma noite animada pela cantora Diana Dias e com muitos brindes de champanhe. Anote na sua agenda, convide suas amigas e prepare o modelito porque será a melhor festa do Clube do Champanhe. Nesta edição, Ana Paula Bornhausen ilustra nossa capa. Ela é madrinha do Outubro Rosa, campanha que vamos ajudar a promover na festa do Clube do Champanhe com a venda de camisetas com renda destinada a prevenção do câncer de mama. Outra mulher que merece destaque nesta edição é Linda Koerich. O projeto “Ação Linda”, criado por ela há quinze anos, realiza melhorias no Hospital Regional de São José através de eventos beneficentes e do amor e carinho que dona Linda dedica a esta missão. Turks e Caicos, no Caribe, é o novo destino dos ricos e famosos. Algumas celebridades como Bill Gates, Oprah Winfrey e Tom Cruise já descobriram este arquipélago paradisíaco, exótico e romântico. O que você está esperando? Outro destino interessante, aqui pertinho, é a Serra Catarinense e a rota dos vinhos. Programa ideal para o inverno que está começando. Por falar em frio, Liseane Crippa e Rogerio Amendola, inspirados em editoriais de moda da Vogue nos mostram as tendências animal print para a nova estação. E tem mais: o promoter Rodo Almeida, a modelo Joana Mattos e o cantor Fábio Júnior também estão nesta edição, preparada com o carinho de sempre para você nossa querida leitora. Super beijo e até a nossa festa! Adriana Althoff & Equipe Clube do Champanhe

8

Foto: Rogerio Amendola Imagem: Rogerio Amendola

S


DIRETORA EXECUTIVA / PUBLISHER Adriana Althoff adriana@clubedochampanhe.com.br

Colaboraram nesta edição:

JORNALISTA RESPONSÁVEL Adriana Althoff SC 00229 JP DIRETOR ADMINISTRATIVO Victor Althoff Gevaerd viagevaerd@hotmail.com DIRETOR DE ARTE & PROJETO GRÁFICO Rodrigo Kurtz www.rodrigokurtz.com FOTÓGRAFO E EDITOR DE IMAGENS Rogerio Amendola www.roamendola.com COMERCIAL Adriana Althoff | 48 9980 3553 adriana@clubedochampanhe.com.br

Joana Gandin

Dr. Rodrigo Fernandes Pereira

O Clube não tem responsabilidade pelo conteúdo e opiniões emitidas por seus colaboradores.

Mari Ribeiro

Mariana Barbatto

A Revista Clube do Champanhe é uma publicação do Grupo A.

Karina May Boabaid

CAIXA POSTAL 7020 CEP 88025-970 Florianópolis - SC revista@clubedochampanhe.com.br 55 48 7812 7651

@

Patricia Trierveiler Nascimento

www.clubedochampanhe.com.br www.facebook.com/clubedochampanhe

Rodrigo Kurtz

Dr. Henrique Peres Rocha

www.twitter.com/champanhe

Equipe do editorial de moda

9


por Mariana Ribeiro

Jogando com a moda

Com a proximidade dos jogos londrinos, há mais um lançamento fashion com o tema. A Adidas lançou uma coleção dedicada aos meninos e meninas animados com o acontecimento esportivo – e também aos apaixonados por Londres. Para acompanhar o esporte sem perder o estilo.

Para quem ama Instagram

Um protótipo para fazer os viciados em Instagram (aplicativo de compartilhamento de fotos) sonharem. A futura câmera foi criada pelo grupo de designers italianos ADR Studio. Apesar de pequena, ela conta com uma avançada tecnologia: são 16 gigabytes de memória, visor de 3×4 polegadas, lente ótica (o que melhora a qualidade das fotos), flash de LED e impressão do clique em papel – como a amada Polaroid. O diferencial são os filtros criados pelo aplicativo, que conquistou a legião de usuários das mídias sociais. Quem não quiser imprimir a foto, pode enviá-la direto pra sua página do Instagram ou Facebook, pois esta pequena maravilha ainda conta com conexão wi-fi e transmissão Bluetooth. É torcer para ser lançada!

Zigue-zague

A nova coleção da parceria Converse e Missoni trouxe a famosa linha em zigue-zague da marca italiana, com cores mais suaves para as meninas. O modelo bicolor de cores branco e azul marinho foi indicado para ser unissex. O diferencial desta coleção é que o tecido invadiu até o icônico bico do tênis All Star. Cada par custará US$ 200, à venda na Missoni.

10

Fotos: Divulgação

O Clube


Muito mais que uma magrela A Audi está prestes a apresentar um modelo inovador e tecnológico de bicicleta elétrica. É produzido em uma fibra de carbono reforçado (CFRP) e 26 polegadas nas rodas, design “Audi ultra-lâmina” de largos raios para aumentar a transmissão do poder de pedal. Localizado no ponto mais baixo do quadro, o motor elétrico gera uma saída de 2.3kW: uma relação potência-peso de nove quilos por quilowatt. O piloto pode escolher entre pedalar ou usar o motor elétrico. Apresenta ainda interfaces touchscreen de computador com smartphones via WLAN e vídeo, que pode ser gravado através da câmera no capacete; e esta pode ser carregada através do dispositivo móvel para a web. Só basta saber o quanto custará o brinquedinho.

Digna da realeza

Kate Middleton é conhecida por estar sempre impecável, e a cada vez se supera. Em uma de suas últimas aparições, para conferir o concerto olímpico “Our Greatest Team Rises”, em Londres, a princesa usou um vestido Jenny Packham. A escolha foi muito feliz, não só no modelo mas também na cor. Um exemplo real de elegância.

O rei do vermelho

Depois de fazer 10 em cada 10 mulheres desejarem um de seus icônicos sapatos conhecidos pelas solas vermelhas, Christian Louboutin vai se lançar no mundo da beleza. A linha não foi revelada, mas alguém duvida que vem muita boca vermelha por aí?

Anatomia

A designer Delfina Delettrez nasceu na Itália e passou a infância entre Roma e Rio de Janeiro. Com originalidade, conquistou muitas personalidades do mundo da moda, mostrando pela primeira vez suas peças na Collete, em 2007. Seus trabalhos se basearam na anatomia humana e são verdadeiras obras de arte. 11


com...

Brindando

Patti Hanna Patricia por Patricia Sou casada há 13 anos com o árabe Bassam, mãe do Tareq de 9 anos e tenho um enteado, Giorgio, que tem 15... Sou amiga, feliz, bem resolvida e abençoada por Deus por ter uma família maravilhosa. Trabalho Sempre ao lado do meu marido na Honda Satoru e no Termas do Tabuleiro.

espremido.

Restaurante Prefiro comida italiana. Mania De sair de casa maquiada todos os dias...

Viagem Meu país dos sonhos é Áustria, meu marido me presenteou com essa viagem em 2008; foi um sonho, os castelos são lindos!

Lazer Curtir meus cachorros, a Sharpei Sissi e um casal de Fila Brasileiro: a Chanel e o Bud.

Melhor notícia Saber que estava grávida do Tareq. Ele é a minha principal razão de viver.

Hobby Colecionar álbuns de figurinhas e

Sempre na bolsa iPhone, carteira e maquia-

bichos de pelúcia.

gens.

Família A família é o porto seguro de todos

Dentro do coração Ai! difícil, né? Tanta gente guardo no meu coração: amigas, família... Sinto muita falta do meu avô Mário, que faleceu há 2 anos.

nós. Uma família bem estruturada só tem a formar pessoas bem resolvidas e felizes. É na família que buscamos aconchego e tudo o que precisamos e não encontramos fora. Quem vive numa família onde há diálogo e entendimento é uma pessoa feliz.

Deus Deus Pai é a razão da minha vida. Música Adoro ouvir música, amo dançar. Filmes Todos os dias assisto um filme, não tenho um gênero favorito: adoro cinema.

Livros Ultimamente, tenho dado boas risadas com os livros da Sophie Kinsella. Segredinhos Beber todos os dias em jejum um copo de água morna com meio limão

12

Um sonho Todo mundo tem um sonho, mas às vezes é difícil de realizá-lo... sonho com menos violência, mais educação e a cura do câncer. Amar é O amor é uma palavra luminosa, escrita por uma alma iluminada numa página de luz. Filosofia de vida Se alguém se sente incomodado com a sua presença, é porque conhece o seu brilho, sabe da tua força, inveja teu caráter e teme que os outros vejam o quanto você é melhor e tua alma é mais evoluída. Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é o bom caráter.


13

Foto: Rogerio Amendola

Foto: Rogerio Amendola


por Mariana Ribeiro

Beleza

Seduzindo

Fotos: Divulgação

Machucou?

Combinar os acessórios com as roupas é uma prática bastante comum, mas combinar produtos de higiene e cuidados com a saúde com as roupas que está se usando é um tanto quanto inusitado. Que tal um mix de produtos com curativos para pessoas mais descoladas e divertidas, com opções de todas as cores, estampados com zebrinha, tigre, oncinha e até camuflados? Não se trata somente de proteger o machucado, mas de aproveitar para brincar um pouco com as cores e os formatos. Artes da empresa Bella Cotton.

Conhecida no sul do país pelas constantes inovações, a Ciclo Cosméticos acaba de oficializar a sua nova linha, que recebeu o nome de Seduction. As embalagens dos cremes e hidratantes foram criadas na cor pérola, fazendo referência à baunilha, e no preto, dando um toque sofisticado em formato de renda. Charme e beleza com cheirinho bom.

Aplicadores de

Maquiagem

Aplicar e corrigir maquiagem com produtos descartáveis agora também é possível. A Bella Cotton desenvolveu aplicadores, que são hastes flexíveis para maquiagem. Elas são inovadoras e desenvolvidas especialmente para aplicação dos produtos e correção do make. Possuem duas pontas diferenciadas: uma com extremidade de ponta fina e outra achatada. São ideais para auxiliar no uso de sombra, lápis, batom e corretivo. Para makes na medida. 14


God save the

Queen

Marcando os 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth, inúmeras marcas de maquiagem e moda criaram peças especiais para a comemoração. Uma delas é a palette YSL em cristais Swarovski com o desenho da bandeira do Reino Unido. Como faz parte de uma edição limitada, ela estará disponível apenas no evento comemorativo do jubileu preparado pela Selfridges.

Summertime de Chanel

A aposta da Chanel para a próxima estação segue no charme do coral e na elegância dos tons terrosos. As duas gamas de cores prometem uma beleza leve e fresca, que chega na forma de bronzers, batons e glosses. Despertando desejo desde já!

15


Destaque

O casal 20 da arquitetura

No amor e na profissão eles se dão bem, e levam a vida com total maestria

T

ais Marchetti e Giovani Bonetti, do escritório Marchetti + Bonetti, construíram até hoje uma trajetória intocável e consistente no mercado de arquitetura nacional. A afinidade deste casal que mantém a jovialidade no jeito de ser, sem perder a seriedade de quem tem o foco bem alinhado, se transformou em marca forte. Giovani é pessoa de rápida empatia. Comunicativo, ele é um profissional ativo e competente nos assuntos que dizem respeito ao desenho urbano, à própria categoria e às linhas do cotidiano da coletividade. Com a agenda sempre cheia, ele comanda, ao lado da esposa, um time de 45 profissionais em Florianópolis. E ainda arranja tempo para se dedicar à presidência da AsBEA/ SC – Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura / Santa Catarina, cargo que ocupa desde 2009. Mesmo com o tempo apertado é  difícil encontrá-lo sem um sorriso no rosto. Ou seja, o moço é dono de um humor daqueles que contagia. Por isso, gastar horas de bom papo é sempre inevitável.  Taís é uma mulher de traços delicados, rosto de boneca e estatura baixa. Extremamente elegante no estilo que expressa seu impecável gosto, os projetos de interior do escritório levam a sua assinatura. Vive sempre antenada, com um sorriso doce e olhar atento. A combinação faz dos dois um perfeito exemplo de sucesso, desabrochado com total naturalidade. A arquitetura é paixão assumida, mas a família está em primeiríssimo plano. Há 22 anos juntos e com duas filhas, o casal aprendeu a separar muito bem a vida pessoal da profissional. Sem stress, eles tiram de letra. “Amamos o que fazemos, somos inquietos em termos de aprender novas coisas, viajar, trabalhar. Mas em casa impomos regras de não falar em trabalho e dedicamos o tempo 100% às nossas duas filhas”, diz ela. Por falar em viagens, Istambul, na Turquia, será o próximo roteiro de férias. Este ano eles conquistaram o primeiro lugar no Prêmio 16

Clube do Profissional, do Shopping Casa & Design. Título de reconhecimento máximo pelo trabalho e parceria. Uma bela surpresa, revela Taís. “Este destino sempre esteve nos nossos planos, mas acabávamos indo para outros lugares”, comenta Giovani. Ambos felizes, realizados e cheios de gás para tudo que ainda vem pela frente. O tempo é generoso, ou eles convivem com ele com habilidade exata.


Aonde quer que vocĂŞ chegue, chegue linda.

17


Bebidas

C

Bebida Real

riado em 1953 para marcar a coroação da rainha Elizabeth II, o whisky Royal Salute dará sequência à tradição, celebrando os 60 anos de reinado da monarca, com o lançamento da edição limitada Royal Salute Diamond Jubilee (Jubileu de Diamante), com seu whisky 21 anos. A edição comemorativa de Royal Salute Diamond Jubilee é apresentada em um luxuoso frasco de porcelana na cor azul, que representa uma das cores das pedras da coroa britânica, a safira, e traz alguns detalhes na cor prata, como o filete com o nome do whisky, idade do mesmo e brasão da destilaria. A tampa da garrafa é uma rolha revestida também na cor prata. Sua embalagem é uma caixa artesanal com um display para a visualização do rótulo. A edição estará disponível em mais de 20 mercados ao redor do mundo. Há 60 anos, a companhia Chivas Brothers reuniu os mais raros e premiuns maltes escoceses de suas destilarias para produzir o whisky Royal Salute 21 – um gesto de respeito à nova rainha. O nome Royal Salute foi uma escolha acertiva. Deriva-se de uma tradição da Real Marinha, na qual dois navios de guerra, ao se encontrarem,

650 garrafas de Royal Salute Diamond Jubilee estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir de junho de 2012

18

disparavam todos os seus canhões num gesto de respeito e intenção de paz. Esta prática evoluiu para uma salva de 21 tiros em homenagem à realeza e aos grandes estadistas. “Estamos muito orgulhosos de poder lançar esta edição limitada para comemorar o Jubileu de Diamante, já que esta é apenas a segunda vez na história que o marco foi alcançado pela realeza britânica”, conta Karen Erhlich, gerente de grupo das marcas de luxo da Pernod Ricard Brasil. Hoje os whiskies Royal Salute são as bebidas oficiais das celebrações da realeza britânica. Portanto, a marca não poderia deixar de expressar sua homenagem à rainha. Royal Salute também realizou o Sentebale Royal Salute Polo Cup, partida de polo beneficente, que marcou a primeira visita oficial do Príncipe Harry ao Brasil, em março de 2012. A edição limitada Royal Salute Jubileu de Diamante estará disponível a partir de junho e continuará no mercado durante as comemorações no Reino Unido. No Brasil, será possível encontrá-la em delicatessens, com o preço sugerido de 750 reais.


Origami on ice O

bra de arte inspirada no conceito de origami (arte japonesa de dobraduras), o inovador Clicq’Up Rosé da Veuve Clicquot é um balde dobrável, divertido e elegante ao mesmo tempo. Portátil, fácil de abrir, usar e carregar, a versão Rosé ganha cor, em gráficos florais sofisticados, passando do formato de bolso ao tamanho final quando totalmente desdobrado. Uma maneira especial de gelar sua garrafa com toda ousadia que seu Veuve Clicquot Rosé merece.

Inovação incrível

Tradição inovadora

Retire o Clicq’Up Rosé da sua caixa especialmente concebida, graciosamente dobrado junto à garrafa de Veuve Clicquot Rosé. Desdobre e puxe para abri-lo. Pressione os lados e insira a garrafa no interior, adicionando gelo e água. Deixe o seu champagne gelar e aprecie o Rosé, uma associação de castas como o clássico Pinot Noir característico da Maison, o elegante Chardonnay, e o redondo e frutado Pinot Meunier, enriquecidas com um toque de tinto profundo – extraído de uvas pretas cultivadas e selecionadas exclusivamente para Veuve Clicquot Rosé. O Clicq’Up Rosé pode ser usado de 3 a 4 vezes. A marca também pensou em sustentabilidade, usando um tipo de papel cartão impermeável e reciclável. Serviço: SAC LVMH: 11 3062-8388 Preço sugerido: R$ 290,00

Fotos: Divulgação

O longo histórico de inovação da Maison teve início com a própria Madame Clicquot, portanto o Clicq’Up Rosé é uma autêntica homenagem à cultura de criatividade da Veuve Clicquot. Criado pelo jovem designer Mathias van de Walle, o Clicq’Up Rosé pode ser dobrado, ficando totalmente plano, para poder carregá-lo e guardá-lo com facilidade.

Bebidas

19


nomia Gastro-

Fantastique!

Joy Joy Bistrot aposta em novas delícias no menu outono-inverno

O

clima e os sabores do outono-inverno já chegaram ao Joy Joy Bistrot, no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis. O novo cardápio foi lançado nesta semana, contemplando as receitas clássicas das gastronomias francesa e espanhola, combinadas com ingredientes e especiarias regionais. As novidades são muitas, e prometem agradar paladares exigentes na estação mais convidativa para os prazeres da gula. Entre as estrelas do cardápio, destaque para o Brandade Benedictine, com bacalhau e batatas ao creme de alho, tomates, azeitonas pretas e manjericão sobre pão da casa. Impossível não se render à explosão de sabores do Poulet Brazuca, uma galinhola preparada em baixa temperatura com sauce dijon e mel, batatas douradas, mix de champignons e manteiga de trufa branca. Ainda no menu principal, o irresistível Joy Joy Burguer: hambúrguer de picanha, manchego, picles agridoces, baby leaf, maionese de dijon, barbecue home made e pommes gofrettes. Nos pratos somente sob encomenda, o Gália é o destaque: paleta de javali em baixa temperatura 20

por 24 horas, chutney de manga e Aligot. Entre as novas entradas, a inusitada Bourdain, deliciosa sopa de cebola caramelizada e bacon em cobertura de massa folhada; e Cinderela, com creme de cabotiá, queijo de cabra cremoso, ciboulette e camarões demi-cuit. As novas sobremesas chegam para coroar o novo cardápio: Montecchio e Capuleto, com sorvete de queijo em calda quente de goiabada cascão, e Le Soup Noir, sopa quente de chocolate meio amargo e frutas da estação, são duas das opções. Vale lembrar que, além dos novos pratos, o Joy Joy Bistrot dispõe de uma imponente carta de vinhos (com mais de 160 rótulos) e cervejas gourmet com preços bastante convidativos. Tudo para harmonizar da melhor forma as suas escolhas gastronômicas neste que já é um dos bistrôs mais elogiados da Grande Florianópolis por quem entende do assunto. O Joy Joy Bistrot está instalado no bucólico Centro Histórico de São José, em uma construção datada do século XIX. Atende sob reservas para jantar, da terça a sábado. Contatos: (48) 33431144 - reservas@joyjoybistrot.com


21

Fotos: Fernando Willadino


Capa

Ana Paula Uma mulher que vive intensamente Por Bruna Dutra e Joana Gandin

V

ersátil: essa é a palavra que melhor define Ana Paula Silva Bornhausen. Aos 31 anos, a blumenauense mostra que é uma mulher moderna e não se intimida com a vida superagitada de quem assume os papéis de mãe, esposa, empresária e voluntária em ações sociais. Seja na vida pessoal ou na profissional, Ana Paula é muito bem resolvida. Formada em Odontologia, ela conta que dois dias após a formatura já estava trabalhando em sua clínica. Especializada em Dentística Restauradora e Estética pela ABO de Santa Catarina e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, é sócia-proprietária do Atelier Odontológico, localizado no Centro de Florianópolis. Mesmo com a intensa rotina de trabalho, ela nunca abandonou os estudos. “Sou muito aberta para a ciência. Nunca parei de estudar, de me atualizar. Sou atenta ao que está acontecendo”, fala. Esse interesse fez com que a sua área de trabalho se expandisse. Atualmente, ela é uma executiva no trabalho de terapia celular e viaja mensalmente para São Paulo e Rio de Janeiro. Ela explica que é importante que os pacientes sejam tratados com as próprias células e não com remédios, como é o caso do tratamento com células-tronco. Casada com Paulo Bornhausen, Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, e mãe do pequeno Gabriel, de 2 anos, ela é organizada e talvez esse seja um dos

22

segredos para conseguir dar conta dos afazeres diários. “Meu dia a dia é corrido, mas eu sou prática. Procuro simplificar minha agenda, sou muito organizada e tento manter a rotina. Saio de casa sabendo tudo o que eu vou fazer”, revela. Nos momentos de lazer, seus programas preferidos são cozinhar para a família, curtir os parentes, seus dois enteados e os amigos, e jogar golfe. Além disso, sempre arruma tempo para o voluntariado. Ana Paula participa do Instituto Voluntários em Ação, uma rede de voluntariado que existe há nove anos. “No Brasil, o perfil dos voluntários mudou. Muitos têm nível superior completo”, relata. Também é diretora da Clear Educação e Inovação, um centro de geração de conhecimentos que contribui para o desenvolvimento de profissionais de diversas áreas. E todo esse engajamento não para por aí. Ana Paula é madrinha do Outubro Rosa, movimento popular internacional, cujo objetivo é levar informações para a sociedade sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Para ela, o segredo de viver uma vida tão intensa é não se intimidar. “Acho que as pessoas se limitam. Não podem colocar limites nas coisas, têm que se forçar, ir além”, declara. E é nesse ritmo e entusiasmo que Ana Paula segue a sua vida, planejando o futuro, ajudando os outros e construindo sonhos.


23

Foto: Rogerio Amendola

Foto: Rogerio Amendola


Moda

Instinto

Selvagem

por Rogerio Amendola & Liseane Crippa

O que fazer quando duas fashionistas se perdem em num lugar paradisíaco, cheio de animais, plantas e apenas restos de civilização? Relaxar e esperar o resgate é a única alternativa. Enquanto isso, desvendam as ruínas e o local. Parece que alguém já passou por lá... Elas se sentem observadas mas, ao redor, há somente a natureza e nada mais. Sem perder o charme e glamour, nossas sobreviventes aguçam todos os instintos possíveis e ficam unidas por um único objetivo: sair de lá o quanto antes. Não passam frio porque estão protegidas por pelos e peles de animais (fakes) de suas roupas. As joias e bijuterias remetem aos bichos, como aranhas e cobras, que também fazem parte dos looks. As estampas animal print se misturam com a mata verde e tudo combina entre si.

24

Jéssica Calça: Acervo Blusa: Stroke Casaco de pelo: Colcci Joias e colar de onça: Git’s Clutch: Schutz para Mix Urbano Mariana Vestido: Colcci Colete de pelo: BobStore Blusa: BobStore Bolsa: BobStore Joias e colar de borboleta: Git’s


25


26


Jéssica Vestido de Cobra: BobStore Sapatos: Arezzo Óculos: Ray-Ban azul para Bárbara K Joias em perola: Git’s Joias Cinto: Mix Urbano

27


Mariana Vestido de Cobra: BobStore Sapato: Arezzo Óculos: Dolce Gabbana para Bárbara K Cinto: Coulture para Coloritá Joias: Git’s Joias

28


Jéssica Vestido: Colcci Joias: Git’s Mariana Vestido onça: Cholet para Stela Knabben Joias: Git’s

29


Jéssica Legging: Stroke Camisa onça: Stroke Bota: Schutz Jaqueta: Coloritá Colar de dente de elefante: ULM

30


Mariana: Vestido estampa de pテ。ssaros: Colcci Trench coat: Colcci Bolsa cobra: Colcci Colar de aranha: Colcci Bota: Schutz テ田ulos: Bテ。rbara K

31


Jéssica Calça couro sintético: BobStore Blusa: BobStore Colete de pelo: BobStore Bolsa: Schutz Lenço: ULM Bijoux: ULM Óculos: Bárbara K

32


Mariana Vestido onテァa: Tempo 4 para Stela Knabben Saia: Insp para Coloritテ。 Turbante: Colcci Sapato: Arezzo Bijoux: ULM テ田ulos: Ray-Ban para Bテ。rbara K

33


Jéssica Calça: BobStore Cardigan cobra: BobStore Camisa de chamois: BobStore Chapéu de camurça: Bonequinha de Luxo para Coloritá Colar de elefante e pulseiras de dentes de elefantes: ULM

34


Mariana Blusa: Colcci Saia de cobra: Amíssima para Coloritá Bota: Schutz Bijoux: ULM

Créditos Fotos: Rogerio Amendola Produção Executiva: Liseane Crippa Assessoria em Comunicação e Moda (www.blogtudodamoda.com.br) Locação: Parque Ecológico do Córrego Grande Styling: Andréa Rocha e Fernanda Almeida Maquiagem e cabelos: Fernanda Almeida (48) 9907-5764 e Karina Rodrigues (48) 9606-8034 Modelos: Mariana Batista e Jéssica Kupka - DN Models Participaram deste editorial: Arezzo, Bobstore, Bárbara K Joalheria e Óptica, Coloritá, Colcci, Git’s Joalheria, Mix Urbano Calçados, Stela Knabben, Stroke e ULM Bijuterias.

35


36


37


Mais

Flávia Tirloni Flavinha Tirloni é fashion e seu negócio é moda. Dona de quatro lojas, Flavinha sabe como ninguém escolher um look estiloso e despertar a atenção para suas roupas e acessórios. Eis aqui os 10+ escolhidos por ela.

Óculos - sou apaixonada pelos modelos Ray-Ban, minha mais recente aquisição.

Bolsa Chanel - objeto de desejo, amo esta bolsa, ganhei de presente do meu marido.

Agenda - não sai da minha bolsa, preciso dela todos os dias.

38

Fotos: Rogerio Amendola

De(z)


Jaqueta - linda demais, foi aquisição da minha loja; super estilosa, completa um look.

Colar - must have deste inverno, o max colar de pedras dá um “up” em qualquer produção.

Caixinha de bala - mimo da Loungerie, as balinhas em formato de calcinha são lindas!

iPad objeto de trabalho.

Livro - ganhei este da minha sogra. Adoro, pois conta a história de grandes nomes e marcas da moda. Maquiagem da Mac - sou fã. O blush e o batom série limitada foram minhas mais recentes aquisições.

Anjo - Pax significa paz em latim. Ganhei esse anjo da minha mãe quando abri a primeira loja, ele virou meu amuleto. Me deu sorte...!

39


Perfil

O promissor promoter de Floripa Por Bruna Dutra

R

odrigo Almeida, o Rodo, como é conhecido, nasceu em São Paulo e vive em Florianópolis há 20 anos. Em 1996, criou seu primeiro negócio, o Suco da Saúde, na Lagoa da Conceição, um dos mais belos cartões-postais da capital catarinense. Foram três anos em que ele ficou focado no ramo da alimentação saudável.   No ano de 2000, montou o Kiosque da Mole, um bar na praia de mesmo nome. No final do verão daquele ano, ele e mais alguns amigos fizeram uma memorável festa na praia da Joaquina. Havia cerca de quinhentas pessoas dentro da casa, e outras tantas que queriam entrar, entre elas, os principais empresários da cidade. A partir daí, Rodo começou a trabalhar com eventos. Casas, mansões e hotéis foram palco para festas e eventos exclusivos. Em 2002, decidiu sair da empresa. Ainda sem saber o que fazer, seguiu para Barcelona, onde ficou por seis meses. De volta à Ilha de Santa Catarina, ao observar Florianópolis, com suas 42 praias, gente bonita, muitos universitários, logo pensou que o local tinha tudo para se transformar num estilo parecido ao de Ibiza, o badalado point de praia espanhol. Começou a acompanhar a cena eletrônica daqui e, assim, teve início a Vibes, agência de DJs e produção de eventos. Em novembro de 2002, fez a primeira festa da agência e trouxe a cantora Fernanda Porto, pagando na época um cachê simbólico para a moça. “Até nas coisas ruins, vêm coisas boas”, fala o promoter. No terceiro

40

ano da agência, conquistou a Confraria, até então um lounge, como cliente. Vieram trabalhos na Posh e outras casas noturnas, sempre focados no entretenimento premium, ou seja, no alto luxo e festas exclusivas. “Uma boa festa é feita de três ingredientes fundamentais: boa música, mistura de pessoas legais e um bom ambiente”, afirma. Sempre antenado, observa agora uma nova onda: o resgate da música brasileira. Ao perceber certo desgaste na cena eletrônica, criou o projeto Brazilian Grooves. Normalmente chama dois DJs e uma intervenção musical, como uma escola de samba. Fez uma edição na praia Mole e a recepção do público não poderia ter sido melhor. Eles amaram. “Quando não tem mais como ir em frente, o negócio é voltar para trás”, fala, e acrescenta que essa releitura da música brasileira faz parte de um movimento nacional. Ele quer levar o projeto para a Copa do Mundo. Rodo também trabalha com algumas marcas, além do marketing coorporativo. Gosta muito de fazer a produção dos eventos. Tem alguns projetos para a cidade, todos relacionados ao entretenimento. Alguns secretos e outros nem tanto. Ele foi convidado a participar da criação de um projeto de bar/restaurante. A ideia é que seja um lugar democrático, simples e aconchegante para as pessoas se sentirem à vontade e experimentarem um novo conceito. Certamente, com todo o seu know-how, o futuro tem tudo para se tornar ainda mais promissor.


Foto: Rogerio Amendola

“Uma boa festa é feita de três ingredientes fundamentais: boa música, mistura de pessoas legais e um bom ambiente.”

41


Perfil

A dona da cena por Maristela Amorim

Q

uem diria! É de Santa Catarina uma das atrizes da primeira produção de terror de Bollywood. A principal indústria cinematográfica da Índia atrai atores, diretores e técnicos da Sétima Arte do mundo inteiro pelo seu enorme potencial e pela fama de quem passa por lá. Mas não foi assim exatamente que Joana Mattos chegou aos estúdios de filmagem. Modelo da catarinense DN Models, natural de São José, a garota embarcou para a sua primeira viagem internacional apenas para cumprir agenda de fotos para campanhas e editoriais de moda no mercado indiano. Mas já na terceira semana em Nova Déli foi descoberta pelos agentes de Bollywood, que logo enxergaram na garota bonita de pele clara e gestos muito expressivos um talento a mais. “Não acreditei. Do nada me escolheram para atuar em Bollywood! Todo mundo sonha com isso e quem trabalha lá é tratado como celebridade. E eu estava no meio deles, e sem nenhuma pretensão, totalmente sem querer... Coisa de filme!”, diverte-se a modelo e agora também atriz, comentando ainda sobre o lugar impressionante. “É muita sofisticação técnica, de última geração, altíssima definição e rigor profissional”, diz. Joana Mattos conta que fez o papel de um zumbi que conquista um garoto lindo numa praia paradisíaca. Não fala mais nada. “Não posso, senão estraga a surpresa”, brinca. Ela adianta apenas que é para o mundo ficar atento no filme, Go Goa Gone, que será lançado em outubro. Ela conta também que foi toda maquiada com manchas roxas, meio desfigurada, assustadoramente. “Porque eu era um zumbi, né?”, reforça revelando, com uma simplicidade única: “Quem me transformou foi o mesmo cara que fez a maquiagem de Guerra nas Estrelas. Mas não lembro o nome dele”. Se o filme vai passar por aqui? “Acho que não. Tudo lá é muito focado no Oriente. Sinceramente, não sei”, diz Joana, que voltou para Florianópolis depois de cinco meses na Índia para rever a família, os amigos e os agentes da DN Models, que lhe proporcionaram essa experiência incrível. E a carreira de modelo? “Eu fiz muitas fotos, desfiles de 42

joias, roupas indianas, gravei comerciais bem produzidos – alguns podem até ser vistos pelo YouTube. Foram meses de muito trabalho, correria e aprendizado”, analisa. Agora ela está por aqui, posando para campanhas para o próximo Verão e esperando os novos contratos internacionais que estão chegando. Não deve ficar muito tempo. Giane Grégio, booker da DN Models, já está com um planejamento estratégico bem-estruturado. Joana não se mostra muito preocupada. “As coisas vão acontecendo. Como aconteceram na Índia. Confio na minha agente”, fala tranquilamente. Enquanto espera a próxima viagem, pega o violão e canta por aí. “Eu sou muito tímida, mas de vez em quando subo no palco de uns barzinhos lá da Guarda do Embaú, onde minha família tem casa de praia e eu adoro me refugiar”.


Foto: DN Models

Modelo de São José virou zumbi no primeiro filme de terror produzido na indústria cinematográfica indiana

43


• Premiado rodízio de carnes nobres com cortes argentinos, uruguaios e brasileiros. • Conceituado Festival da Lagosta com os melhores pratos que utilizam esta iguaria. 2º Piso • Rodovia SC-401 Telefone: 48 3338 1858

• Excepcional buffet de frutos do mar. • Completa mesa de saladas com frios. • Primorosas sobremesas preparadas com requinte. • Uma das melhores e mais completas adegas de vinhos do estado.

F L O R I A44 N Ó P O L I S • C H A P E C Ó • F O R TA L E Z A • R E C I F E

Convidamos você para viver momentos incríveis apreciando a completa cozinha fusion Spettus e sua extrema magnitude em um ambiente à altura de tantas delícias.


Invista de acordo com o prazo

Finanças

Por Annalisa Blando Dal Zotto

A

escolha do tipo de investimento não é fácil. Podemos investir em imóveis, empresas, juros, fundos dos mais diversos, etc. Atualmente o leque das opções é bem amplo, o que torna a tarefa ainda mais complexa. Nos investimentos financeiros, um dos critérios que direciona o tipo de aplicação é o prazo que o valor ficará investido. Se for curto - 3 ou 4 anos -, para usar o recurso para a moradia ou uma viagem, por exemplo; convém escolher investimentos de renda fixa, como caderneta de poupança, CDBs ou títulos públicos, porque sabemos que preservaremos o dinheiro investido e ainda ganharemos juros por ter emprestado nossas economias a alguma instituição. Porém, se o prazo é longo, digamos que o objetivo seja usar estes valores para complementar a aposentadoria, investimentos em ações de empresas cotadas na bolsa de valores passam a ser a melhor opção, porque no longo prazo tendem a render mais. Quando se investe em ações, está se comprando um pedacinho de uma empresa, logo o investidor está se tornando sócio dela; com isso receberá os lucros e, se ela prosperar, sua participação na empresa também vai se valorizar, ou seja, as ações vão aumentar de valor. Sharpe, Nobel de Economia, estudou o rendimento dos principais índices das bolsas de valores dos países, como o Dow Jones nos

EUA e o Ibovespa no Brasil. Ele comparou estes rendimentos com o da renda fixa - no Brasil, podemos usar o CDI como parâmetro, de forma simplista - e comprovou que os índices das bolsas renderam muito mais do que a renda fixa no longo prazo. A este fenômeno se deu o nome de prêmio de risco do mercado. Isto quer dizer que para o investidor paciente, com horizonte de longo prazo e tolerante à variação de preços das ações, está destinado um prêmio que lhe renderá mais do que se tivesse investido em renda fixa. Damodaran, ícone do mercado financeiro atual, concluiu que, no Brasil, o Ibovespa rendeu 8% a mais que a renda fixa no longo prazo. Portanto, se o prazo do investimento é de até 4 anos, proteja o seu patrimônio, não corra o risco de ver suas economias se desvalorizarem e evite o sobe-e-desce da bolsa. Em contrapartida, não tenha medo da volatilidade dos preços das ações se o seu horizonte de investimento é de longo prazo, pois a chance de você fazer um excelente investimento é bem maior do que se você colocar todos os recursos na caderneta de poupança, ainda mais diante da tendência de queda das taxas de juros do Brasil. Annalisa Blando Dal Zotto, CFP®, é planejadora financeira pessoal certificada pelo IBCPF. Contato: www.parmais.com.br 45


Negócios

Itamar Cavalli Um homem de negócios

O empresário bem-sucedido e experiente no ramo de franchising em Santa Catarina assume um novo e promissor desafio Por Bruna Dutra

P

ara Itamar Cavalli, seu novo negócio, o Spettus - restaurante de alta gastronomia do Grupo Spettus, que atua há 25 anos no mercado gastronômico - foi uma questão de oportunidade. Com dez casas espalhadas pelo Brasil e duas na Argentina, a abertura em Florianópolis foi mais que uma questão de oportunidade, foi também de reconhecimento. A proposta surgiu do presidente do Grupo, Julião Konrad, que conhecia a competência e talento de Itamar no ramo de franquia. Com a aceitação do convite, o empresário se tornou o primeiro franqueado do Grupo no Brasil. O restaurante é um sucesso. Inaugurado em fevereiro de 2011 no Floripa Shopping, tem capacidade para 300 pessoas e oferece almoço e jantar. São duas operações diferentes no mesmo lugar. Uma é o Spettus, com rodízio de carnes nobres, buffet de saladas e frutos do mar, festival de lagosta, além das sobremesas deliciosas como o famoso petit gâteau de doce de leite, que já caiu nas graças do público. A outra é o Nikko, uma proposta diferente de cozinha oriental através da cuisine fusion: uma combinação irresistível de culinária japonesa e tailandesa. Em um ambiente contemporâneo e elegante, o restaurante possui uma adega com mais de 400 rótulos de vinhos, considerada uma das melhores cartas de vinho de Santa Catarina (fala-se até que seja a melhor). O ambiente requintado, o conforto acústico, a qualidade do atendimento e a matéria-prima sempre de fornecedores seguros são outros requisitos que só confirmam o alto padrão do lugar. A verdade é que Itamar sempre teve vocação para o comércio. Morador de Florianó-

46

polis há mais de trinta anos, ele começou como representante da Florense, reconhecidamente uma das melhores fabricantes de móveis do mundo. Quando completou o quarto ano morando na capital catarinense, montou a primeira loja, mas sem abandonar a função de representante. Ao todo, foram 12 anos trabalhando como representante da Florense e vendendo móveis e estofados para toda Santa Catarina. O gaúcho, de alma catarinense, só começou a faculdade depois de 13 anos morando em Florianópolis. Sem estudar, ele fez o vestibular ‘quase sem querer’ e foi aprovado no curso de Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Porém, lamenta não ter terminado o curso devido à dificuldade em conciliar trabalho e estudo. Dinâmico, articulado e bem-informado, Itamar já foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL). É leitor assíduo de jornais e revistas, e não abre mão do hábito diário. Ele afirma que o novo negócio tem sido uma motivação profissional, e está aprendendo bastante com a atividade gastronômica. Casado com Viviane e pai de Letícia, 6 anos, e Enzo, 4 anos, o empresário costuma trabalhar 12 horas por dia. Mesmo assim, não reclama da difícil rotina, ao contrário, considera seu trabalho gratificante. Apaixonado por viagens, procura viajar três vezes por ano. Para ele, as férias funcionam como escape. Também pratica esportes - sua paixão é o futebol - e costuma receber os amigos em casa, cozinhar e apreciar bons vinhos. Nos dias atuais, aliar lazer e trabalho é uma maestria. Talvez esse seja um dos motivos de Itamar ser, além de um homem de negócios, um homem de sucesso.


47

Foto: Rogerio Amendola


48


A guarda compartilhada dos

Direito

filhos

A possibilidade da melhor convivência entre filhos e pais separados Dr. Rodrigo Fernandes Pereira

O

s empreendimentos ou atividades capazes de gerar impactos sobre o meio ambiente precisam ser submetidos ao prévio licenciamento ambiental perante o órgão competente, que pode ser federal, estadual ou municipal. Sujeitam-se a essa regra, por exemplo, a construção de edifícios, hotéis, indústrias, bem como todos os equipamentos relacionados às obras de infraestrutura. Santo Antônio, o santo casamenteiro, também é o ‘protetor das crianças’. E justamente no seu dia, 13 de junho, no ano de 2008, foi sancionada a Lei n. 11.698 que instituiu e disciplinou a guarda compartilhada dos filhos, alterando o Código Civil Brasileiro. Atualmente, sempre que possível e quando existe harmonia entre os pais, deve ser estipulada, por ocasião do divórcio ou da dissolução da união estável, a guarda compartilhada, que nos termos da lei é “a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns.” O Direito precisa acompanhar o dinamismo das relações familiares e sociais. No passado, via de regra, as visitas aos filhos de pais separados eram fixadas em finais de semana alternados, o que vem se mostrando muitas vezes desastroso, permitindo a alienação parental dos filhos em relação ao pai não guardião. Depois de ser defendida pelos doutrinadores e apoiada por vários tribunais brasileiros em decisões de vanguarda, o legislador brasileiro entendeu por bem acrescer à opção de guarda

unilateral, a compartilhada. Neste modelo, preserva-se o exercício do melhor direito de convivência entre filhos e pais que não vivem sob o mesmo teto, seja porque se divorciaram, dissolveram a união estável ou mesmo geraram a criança através de uma relação sem compromisso. O compartilhamento da guarda tanto pode ocorrer por vontade dos pais, como por decisão judicial, sempre se respeitando o melhor interesse das crianças e adolescentes. Esta forma ideal de guarda, também chamada conjunta, não se confunde com outra, a guarda alternada, na qual há divisão da posse do filho em tempos iguais, ou seja, uma semana ou um mês corridos para cada pai, por exemplo, em prejuízo de um melhor equilíbro emocional do filho e da referência de um lar. Na guarda compartilhada, se privilegia a manutenção da relação da criança com os seus pais. O filho residirá com a mãe ou com o pai (guarda física), porém o outro estará sempre presente, com a ampliação do direito de convivência, traduzido por mais visitas, que poderão ser livres ou fixadas. E principalmente as responsabilidades e obrigações continuarão compartilhadas entre ambos os pais (guarda jurídica), com a escolha conjunta de escolas, cursos extracurriculares, médicos e acompanhamento simultâneo, de ambos, das atividades do filho. Rodrigo Fernandes Pereira, advogado, sócio do escritório André Mello Filho Advogados Associados e do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. 49


Saúde

Cuidados Essenciais Conhecendo mais sobre a Infecção Urinária Por Dr. Henrique Peres Rocha

A

rdência, queimação, urgência para urinar ou ir ao banheiro várias vezes e, com muito esforço, urinar apenas pequenas quantidades: você pode estar com infecção urinária. Afinal, trata-se de um dos principais motivos de ida aos consultórios médicos e salas de emergência, e é uma causa comum de falta ao trabalho. A infecção do trato urinário pode acometer a uretra (uretrite), mais comumente a bexiga (cistite) e os rins (pielonefrite). Tem uma prevalência de até 50% nas mulheres e geralmente é causada por bactérias, que colonizam o intestino, e mais raramente por vírus e fungos. Entre as bactérias intestinais, a Escherichia coli responde por cerca de 90% dos casos e sua progressão até a bexiga ocorre devido às características anatômicas do sistema genital e urinário feminino. A uretra feminina tem só 3 a 4 cm de comprimento, e está entre o clitóris e o canal vaginal, encoberta pelos pequenos lábios vaginais. Por este motivo, a relação sexual é um dos fatores de risco para a infecção. Vale lembrar que a infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível (DST), mas o ato em si favorece a progressão das bactérias que se encontram na região perineal para a bexiga. Outros fatores de risco são: a baixa ingestão de água, constipação intestinal, menopausa, baixa imunidade, diabetes, gestação, cálculos urinários e alterações anatômicas. Entre as mulheres que apresentam o primeiro episódio de infecção urinária, cerca de 25% vão apresentar novos episódios, o que atrapalha muito a qualidade de vida e aumenta o risco de desenvolvimento de bactérias multirresistentes. Por isso, é fundamental que se procure o médico num primeiro episódio e o urologista nos casos de infecções de repetição, para investigação e tratamento adequado. A infecção não tratada adequadamente pode levar a uma Pielonefrite Aguda, que é bem mais grave, onde ocorre febre, calafrios e dor lombar. Os antibióticos são os protagonistas no tratamento, mas o mais importante é a prevenção: beber muita água, não segurar a urina, regularizar o trânsito intestinal, higienização e urinar após as relações sexuais. Além disso, a acidificação do pH urinário pelo uso de alimentos cítricos, vitamina C e uma fruta comum nos países do hemisfério norte, o Cranberry (encontrado no Brasil principalmente nas formas de sucos industrializados e extrato em cápsulas), são medidas auxiliares. Henrique Peres Rocha é Médico Urologista TiSBU - CRM 14689

50


Dermato-

logia

Remoção de Tatuagens Por Mariana Barbato

O

LASER é o método mais moderno e prático de remover tatuagens. Veio auxiliar os tatuados arrependidos, que chegam a quase 50% das pessoas tatuadas, pelas estatísticas. O tratamento é feito em algumas sessões, com intervalos de 30-45 dias, tempo que vai depender do tamanho da tatuagem, profundidade do pigmento na pele, tipo de pigmento e cores utilizadas. A grande vantagem dos aparelhos de laser modernos é que a pele que não foi tatuada não é queimada, pois a luz emitida destrói seletivamente a tinta da tatuagem. A rápida absorção desta energia do laser leva à destruição do pigmento da tatuagem (fragmenta o pigmento), sem prejudicar outras estruturas ao redor da área tratada, diminuindo o risco de cicatrizes. As tatuagens pretas são as mais fáceis de serem removidas. Já as amarelas, verdes,

vermelhas ou tons de pele são mais difíceis. Os pigmentos vermelho e marrom, quando possuem óxido de ferro, podem escurecer, tornando-se pretos após o uso do laser. Para diminuir a dor durante a sessão, utiliza-se anestésico em creme ou anestésico infiltrado no local. O tratamento para remoção é de longo prazo (no mínimo 4 sessões). Após cada sessão, a região ficará inchada, podendo ter formação de bolhas e casquinhas sobre a tatuagem. Após isto, a pele começará a descamar, tornando a tatuagem cada vez mais clara. Mesmo existindo recursos modernos para apagá-las, antes de fazer uma tatuagem reflita muito, assim você irá evitar frustração e insatisfação com o resultado. Além disso, vale lembrar que alergia aos pigmentos da tatuagem não são incomuns, e devem ser levados em conta antes de se fazer o procedimento.

51


Estética

Ernani mãos de tesoura Por Bruna Dutra

C

om 35 anos de carreira, Ernani Silva Filho é um dos mais cabeleireiros mais badalados de Florianópolis. O sonho de ser cabeleireiro começou cedo. Desde pequeno, não podia ver um cabelo que logo queria mexer, fazer uma trança. E foi nos cabelos das amigas da sua mãe que ele descobriu sua habilidade. Aos 17 anos, se mudou para o Rio de Janeiro. Lá trabalhou com grandes cabeleireiros e adquiriu muita bagagem profissional. De volta a Florianópolis, trabalhou em outros salões de beleza até abrir o seu próprio negócio. Há mais de 23 anos, Ernani se tornou empresário. Há 16 anos está em Jurerê, e há alguns meses inaugurou uma megaestrutura na região. Numa área de 215 m², a nova instalação é um luxo. Com decoração clean, ambiente agradável e ótima localização, oferece desde tratamentos convencionais, como manicure, corte e coloração, até serviços mais exclusivos como depilação por linha, massagem estética e corporal, e atendimento para noivas. Ernani é um profissional inquieto. Já fez cursos em Nova Iorque, Paris e Orlando, frequentando renomadas escolas de beleza, como a Academia Paul Mitchell e a IBS New York. Para ele, todo profissional deve ter seu momento de renovação. Afinal, trabalhar com pessoas é uma arte e exige técnica. O cabeleireiro conta que se sente realizado no trabalho. “É gratificante atender as pessoas”, diz. Hoje, ele lidera uma equipe composta por 15 funcionários que atendem diariamente cerca de 30 clientes. O salão

52

não para. Segundo Ernani, a maior procura é para fazer as mãos, depilação, massagem e, principalmente, a coloração. “As brasileiras são muito preocupadas com os fios brancos, fazem retoque a cada 15 dias”, revela. Cada cliente é especial. Bem treinado e experiente, Ernani está sempre atento para aliar o desejo da cliente com o que fica melhor para cada uma. “As clientes indecisas dão um pouquinho mais de trabalho, mas a gente se entende”, conta. Para Ernani, o segredo de uma mudança bem-sucedida tem um toque de ousadia. “As pessoas precisam experimentar, ousar no visual e geralmente se sentem mais felizes quando fazem isso”. Sua clientela é variada: grande parte é formada por famílias: filhas, mães e avós. E é assim, num clima familiar, que o seu sucesso se espalha. Ele garante que as mulheres podem sempre estar bem arrumadas e confortáveis. Batom, olhos delineados e cabelos escovados são grandes aliados femininos. Além disso, “cabelos longos ficam lindos com coque, enquanto os curtos uma boa escova resolve”, aconselha o experiente cabeleireiro. Serviço: Ernani Cabeleireiros Atendimento: 3ª a sábado, das 9h às 20h Endereço: Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, 5821 - Sala 02 - Jurerê Tradicional Florianópolis - Santa Catarina Fone: (48) 3282-0693 www.ernanicabeleireiros.com.br


53


Medicina Estética

S

Sobrancelhas agora têm jeito

e tem uma coisa que preocupa as mulheres, hoje, são as sobrancelhas. Elas têm que estar muito bem desenhadas, e independentemente de modismos, muito bem feitas. Sobrancelhas fazem, sem dúvida, parte da harmonia do rosto de qualquer mulher e de alguns homens caprichosos também. “Cílios longos, sobrancelhas cheias e desenhadas são objeto de desejo das mulheres”, avisa o especialista capilar Marcelo Evandro. Até então, somente as tatuagens definitivas ofereciam uma solução estética. São realmente uma alternativa, mas, atualmente, com as técnicas avançadas de transplante capilar, a reconstrução de sobrancelhas com fios naturais da própria pessoa tornou a reconstrução possível. Obviamente, estas técnicas também podem ser usadas apenas para melhorar, ou mesmo modificar o aspecto de sobrancelhas normais. Segundo Marcelo, ainda existem casos de cicatrizes, falhas, rarefações ou mesmo ausência de sobrancelhas que devem e podem ser resolvidos por meio cirúrgico. “Modismos fizeram algumas mulheres afinar as sobrancelhas e, desde então, ficaram com falhas que até hoje não conseguem resolver. O hábito de depilar, até traumas, doenças diversas e alguns de seus tratamentos podem levar a estas situações que prejudicam esteticamente as sobrancelhas”, diz o médico.

Cílios longos e sobrancelhas cheias e desenhadas são objeto de desejo das mulheres O Princípio do Implante A Retirada de Cabelo ou Pelos - No caso do transplante de sobrancelha, as áreas doadoras podem ser o couro cabeludo, assim como braços e pernas, quando possível. Existem duas técnicas cirúrgicas para a retirada de pelos ou cabelos: - A Técnica Clássica: consiste na retirada de uma pequena faixa de pele como área doadora. Este tecido vai para o microscópio a fim de serem separados os fios que serão implantados na sobrancelha. - A Técnica Moderna: consiste na retirada fio por fio da área doadora sem deixar cicatrizes. Esta técnica é conhecida como FUE - Follicular Unit Extraction. O Implante na Sobrancelha - Na sobrancelha (área receptora) são feitos micro-orifícios com agulhas de precisão e os fios são implantados na direção, posição e comprimento corretos, podendo a paciente ter uma noção do resultado imediatamente após a cirurgia. Cerca de 20 dias de pós-operatório, os fios transplantados caem, mas a raiz permanece na posição colocada. Após três meses da cirurgia, estas raízes produzirão os fios definitivos que crescerão normalmente. Segundo diversos pesquisadores americanos, os implantes de sobrancelhas apresentam uma taxa de sucesso superior a 90%. A anestesia é local com leve sedação. Normalmente, não existe necessidade de internamento. Não há pontos a serem retirados. Não há curativo oclusivo (fechado). Marcelo Evandro agora dividirá sua agenda entre Curitiba e Florianópolis. Por aqui, ele atenderá no Celso Ramos Medical Center: Rua Dom Joaquim, 885, Sala 302. Fone (48) 3229-0150.

54


verticecom.com.br

sua vida, suas atitudes

Ambientes Personalizados Cozinhas | Dormitórios | Salas | Escritórios | Áreas de Serviço | Banheiros 70 lojas exclusivas em todo o Brasil | 0800 702 8500 | www.evviva.com.br Rodovia SC 401 - Km 5 - nº 5025 - Loja 20 - Shopping Business Décor T (48) 3335.6001 - Florianópolis - SC - faleconosco@evvivafpolis.com.br Breve novo showroom no Shopping Casa e Design! 55


Bem

Estar

Brava Beach Uma nova grife no setor imobiliário

A

Praia Brava vem crescendo e disso ninguém mais duvida. Impulsionada por empreendimentos imobiliários de alto luxo, esse pequeno reduto, que outrora era frequentado apenas por pescadores e surfistas, cresceu, apareceu e se transformou. Mas nem por isso perdeu aquele aspecto de praia meio agreste, rústica e cheia de charme. Apenas conquistou um glamour a mais e uma valorização surpreendente por metro quadrado. Tornou-se a nova menina dos olhos do litoral norte catarinense. E não é para menos. Grande parte dessa valorização se deve à localização privilegiada do bairro, que tem sido comparado à badalada Jurerê Internacional. De um lado da Praia Brava, está localizada a cidade que não para nunca. Sinônimo de badalação, gastronomia de qualidade e comércio variado, é impossível não se apaixonar por Balneário Camboriú, que, com apenas 46 km², tem cara e jeito de cidade grande. Do outro lado, a tradicional cidade de Itajaí, que concilia o ritmo das atividades portuária, comercial e universitária com seu alto potencial econômico.  Com um mar de águas cristalinas e 56

ondas perfeitas, a Brava vem atraindo cada vez mais a atenção de investidores da região, que enxergam na localidade um mix completo de serviços. Nesse contexto está se criando na Praia Brava uma nova cultura de empreendimentos, com apartamentos de até R$ 6 milhões, com foco em sustentabilidade, segurança e áreas de lazer imensas, como é o caso do Brava Beach Internacional, maior empreendimento de apartamentos frente ao mar do Brasil. O projeto desse megaempreendimento prevê a construção de seis condomínios residenciais e um hotel/resort de bandeira internacional, cinco estrelas, além de open shopping, boulevard, praças e alameda aberta ao público. De frente para o mar da Praia Brava, o Brava Beach Internacional está sendo construído em três etapas. A primeira - em fase de execução - prevê dois condomínios residenciais: o Reserva Corais e Reserva Aroeira, com apartamentos que variam de 137 a 301 metros quadrados e previsão de entrega para setembro de 2014. A segunda e a terceira etapas incluem o hotel/resort, outros quatro condomínios, além de alameda, boulevard e open shopping com lojas, restaurantes e serviços abertos ao


Com um mar de águas cristalinas e ondas perfeitas, a Brava vem atraindo cada vez mais a atenção de investidores da região, que enxergam na localidade um mix completo de serviços

Fotos: Divulgação

público. De acordo com o Diretor Presidente do Brava Beach, Cézar Leobet, o empreendimento se tornou uma espécie de grife imobiliária da região, desenvolvida de forma ordenada e inspirada em construções dos EUA e Europa. “Em breve, mais um lançamento Brava Beach deve chamar a atenção aqui na Praia Brava, o Mirage Residence, cujo diferencial é o formato e a exclusiva quantidade de unidades, apenas 70, sendo todas de frente para o mar”, finaliza Leobet. Alguém ainda duvida do potencial dessa praia?

57


Munique | Alemanha

Eu

Fui!

Cultura e respeito Por Amanda Kleinubing

A

Alemanha e sua cultura sempre me despertaram um grande interesse, então, com 15 anos, comecei a estudar alemão. Após 3 anos e meio estudando o idioma no Brasil, decidi fazer um intercâmbio. A ideia inicial era Frankfurt, mas devido a vários elogios que recebi sobre a cidade de Munique, mudei de ideia, e não me arrependi. No dia 10/12/2011, minha viagem começou. Chegando lá, a primeira coisa que descobri foi que a crença de que os alemães são frios e fechados era puro mito. No meu primeiro dia de aula, pedi informação a uma senhora na rua. Enquanto conversava com ela, um senhor e um rapaz também pararam querendo ajudar. Os três, então, não só me explicaram como chegar à escola, como fizeram questão de me acompanhar até lá, a fim de garantir que eu conseguiria chegar em tempo. Infelizmente, não me adaptei à primeira família. Tive que passar alguns dias num flat da escola. No dia 23/12, me mudei para a cada da família onde fiquei até o final da minha estadia. 58

Como ainda não havia convivido muito com a família, quis passar o ano novo em Londres com uma amiga. Munique é uma cidade maravilhosa, me apaixonava por ela cada vez mais, com suas cervejarias enormes e arquitetura linda. A fácil e organizada locomoção na cidade pelo transporte público me permitia ir a qualquer lugar que quisesse. O trânsito flui muito bem devido ao bom transporte público e o grande uso de bicicletas. O pedreste é muito respeitado. A cidade é muito segura, principalmente à noite, quando o policiamento e blitz são intensos. O centro da cidade é muito movimentado, com suas grandes praças e gente passando o tempo inteiro. Duas praças me chamaram muita atenção: Marienplatz, por possuir a “Rathaus” (prefeitura) e Odeonsplatz, por seu conteúdo histórico incrível. À noite há muito para se fazer. As cervejarias estão sempre cheias, e há boates e restaurantes excelentes e diversos à disposição. Depois de explorar bem a cidade, queria


Fotos: Acervo

conhecer mais. Então reservei alguns finais de semana para ir à Dachau, Nuremberg, Salzburg e Viena. Posso dizer que nenhum deles foi um desperdício. Após 11 semanas, por ter sido bem recebida por todos, e conhecido várias culturas diferentes na escola, dá pra afirmar que foi a melhor experiência da minha vida. Aprendi a me virar, pois nunca tinha viajado sozinha e ficado tanto tempo longe de casa. No dia 28/02/2012, eu estava chegando ao Brasil, não sabia se com saudades da Alemanha ou de Floripa, se estava triste por deixar Munique ou feliz por finalmente estar em casa, um sentimento inexplicável. 59


Serra Catarinense | Santa Catarina

Turismo

Nacional

A

Rota dos vinhos

Serra Catarinense, região com altitudes de quase 2000 metros, registra as temperaturas mais baixas do Brasil e propicia um clima favorável para o cultivo de várias delícias de inverno. Os principais municípios da serra são São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra, Lages e Urupema, e estão localizados a apenas duas horas de carro do litoral. Além das pousadas e do conhecido turismo rural, que oferece os prazeres serranos para turistas do mundo todo, uma nova tendência vem ganhando espaço: a visitação às vinícolas catarinenses. Este tipo de interação com a produção já é tradição no interior da Itália e da França, e vem ganhando adeptos aqui no Brasil. Os principais vinhedos do Estado estão localizados em São Joaquim, Lages, Videira, Tangará, Treze Tílias e Água Doce. Há quem queira conhecer o processo e aqueles que querem vivenciá-lo, participando da VINDIMA, que é época que vai da colheita nas parreirais até o início da produção dos vinhos. As visitas são agendadas e cada vínicola apresenta a sua programação, proporcionando experiências etílicas, gastronômicas e visuais únicas e inesquescíveis. A grande maioria das vinícolas catarinenses é nova. Com pouco mais de dez anos, estas vinícolas já produzem excelentes vinhos e têm uma boa infraestrutura. A Villa Francioni, localizada em São Joaquim, é uma das maiores e internacionalmente reconhecida. Idealizada pelo empresário Dilor Freitas, a vinícola foi projetada dentro de um cenário belíssimo, com vista para toda a plantação. Os vinhos, muitos deles premiados, como o Villa Francioni

Rosé, já foram elogiados inclusive pela cantora Madonna. As visitas agendadas podem ser feitas durante a semana e nos finais de semana. Próxima à Villa Francioni, encontra-se a Monte Agudo, onde são produzidas uma das melhores uvas Chardonnay do Brasil. Também há parreiras com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc. O receptivo com degustação deve ficar pronto até o final do ano. Um pouco mais adiante, as parreiras da Vinícola Suzin estão misturadas com plantações de maçãs e peras. O cenário é encantador. As plantações ficam na região do Alecrim, na Lomba Seca. Os vinhos da Suzin também são premiados e reconhecidos como entre os melhores do Brasil. Ainda em São Joaquim, projetos inovadores como os da Vinícola Pericó, Sanjo, Quinta da Neve e Villaggio Bassetti fortalecem o setor da vitivinicultura da região. O empresário português Nazário Santos, idealizador da Quinta Santa Maria, recebe turistas para um almoço servido ao ar livre nas margens do Rio Pericó. Além dos vinhos de colheita tardia, ele também está produzindo espumantes pelo método Champenoise. Todo o vinhedo lembra a região do Douro, proporcionando um cenário maravilhoso e singular na região serrana. Inúmeras outras vinícolas como a Abreu & Garcia e a Santo Emílio, em Lages; Vinícola Kranz, em Treze Tílias; Santa Augusta, em Videira; a Panceri, em Tangará; a Casa Pisani, em Monte Carlo, no meio-oeste catarinense; fazem do Estado um promissor destino para apreciadores de bons vinhos e experiências únicas.

Abreu Garcia

Chardonnay Monte Agudo 60


Fotos: Monica Correa – www.textocom.net

Acima: Receptivo Abreu Garcia Meio, esquerda: Uva Chardonnay, da Monte Agudo Meio, direita: Fazenda Villaggio Grando Abaixo, esquerda: Sauvignon Blanc, da Suzin FONTE: LEVIP TOUR Fone: 48 3223-8666 www.leviptour.com.br

61


Fotos: Divulgação

Turismo

al

Internacion

Turks e Caicos

Paraísos naturais O

arquipélago de Turks e Caicos é formado por 40 pequenas ilhas no mar do Caribe e ainda é pouco conhecido pelos brasileiros. Lindas praias banhadas por águas azuis cristalinas vêm seduzindo turistas americanos e europeus. As ilhas mais conhecidas são Providenciales, North Caicos, Middle Caicos, East Caicos, South Caicos, West Caicos e Grand Turk. A capital é Cockburn Town e está localizada em Grand Turk. As duas primeiras ilhas concentram a maioria dos resorts e têm melhor estrutura. O destino está próximo da República Dominicana e das Bahamas, a menos de 90 minutos de voo de Miami. O arquipélago pertence ao território britânico e o sol brilha em quase 100% dos dias. A Ilha de Providenciales, popularmente conhecida como Provo, é a mais procurada e famosa, e nela está situada uma das dez praias mais bonitas do mundo, a Grace Bay, onde a maioria das celebridades circula. As belezas naturais são abundantes, as ilhas 62

possuem lindos recifes que compõem o habitat perfeito de golfinhos, arraias, tartarugas marinhas e baleias. A fauna é variada, com uma intensidade de cores e sabores. Iguanas circulam entre árvores de frutas nativas, como papaias, goiabas e ervas medicinais. Uma diversidade incrível e exótica. A gastronomia é rica em frutos do mar, em especial os preparados com carne de caracol. Além dos pratos elaborados e da alta gastronomia, uma das atrações é visitar uma das maiores fazendas de caracóis do mundo, que fica em Leeward Highway, em Providenciales. Os restaurantes estão espalhados ao longo de Blue Hills, com destaque para o popular Conch Shack e RumBar. Várias praias e restaurantes preservam um aspecto selvagem, um clima nativo, sempre confortável e integrados à natureza, muito diferente da maioria dos hotéis e resorts. Um bom exemplo é o Amanyara, um dos mais exclusivos do mundo,


também localizado em Providenciales e que tem classificação sete estrelas. Vários artistas famosos, como a apresentadora Oprah Winfrey, o bilionário Bill Gates, o cantor Prince, os jogadores David Beckham e Kaká, o roqueiro Keith Richards, a estilista Donna Karan, os atores Ben Affleck e Jennifer Garner (que se casaram numa das ilhas), Demi Moore e Ashton Kutcher, Will Smith, Tom Cruise, Bruce Willis e a escritora da saga de Harry Potter, J.K. Rowling, já descobriram o novo paraíso. Além das baladas à beira-mar, a vida noturna se concentra na marina de Turtle Cove. Neste trecho de Provo se concentra a maioria dos bares e restaurantes, e há um grande cassino. O pôr do sol doura a areia branquinha das praias e proporciona momentos mágicos. Turks e Caicos expressam com clareza o que se espera encontrar num destino paradisíaco, exótico e muito romântico.

FONTE: LEVIP TOUR Fone: 48 3223-8666 www.leviptour.com.br

63


Conheça nossos roteiros turísticos: www.santur.sc.gov.br 64


Eleve o seu conceito sobre férias a 1.800 metros acima do nível do mar.

Urubici

Santa Catarina é um paraíso com 560 quilômetros de litoral, ondas perfeitas para o surf, cidades de arquitetura colonial e que, todo ano, é berçário natural das baleias francas. Um lugar com uma rica gastronomia, rios para a prática

Serra do Rio do Rastro

de rafting, cachoeiras incríveis e paisagens de tirar o fôlego. Viva toda a diversidade do seu Estado, o melhor destino turístico do Brasil.

Imbituba

65


Um

Luxo! Criador da grife pop Fiorucci esteve em Florian贸polis a convite do Centro de Artes da Universidade do Estado e impressionou com suas ideias e eterna jovialidade

Um estilista genial Texto e foto: Maristela Amorim

66


O

som era dos Beatles, dos Rolling Stones, de Bob Dylan, de Pink Floyd... Para embalar festinhas de gente moderna, ousada e descolada, que adorava vestir Fiorucci. A grife italiana que revolucionou a moda no final dos anos 1960 e desembarcou no Brasil com o mesmo fervor no final da década de 1970 foi uma das mais importantes da trajetória da moda do século XX. E sua história ainda é contada cheia de detalhes pelo próprio criador, o empresário e estilista Elio Fiorucci, que aos 77 anos continua com o mesmo olhar sedutor, o sorriso maroto e as ideias revolucionárias. Elio Fiorucci esteve em Florianópolis a convite do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina para uma palestra e um workshop com alunos da instituição. Passeou pela cidade e, vegetariano que é, deu trabalho extra aos chefs de cozinha dos restaurantes por onde passou. Mas sempre com muita disposição e bom humor. Sua estada por aqui foi curtinha. Entretanto, com tempo de sobra para contar histórias deliciosas de sua vida agitada e rodeada de celebridades. Herdeiro de uma loja de calçados, Elio Fiorucci abriu em 1967 um espaço diferente. Não queria manter o padrão comercial da família e partiu para um projeto inovador, reunindo livros, discos e roupas num único endereço em Milão, inspirado no que estava acontecendo em Londres naquela época de Mary Quant e Bibba, minissaia e flower power. Ele se juntou ao grupo que andava revolucionando a moda e escreveu sua história com coleções ousadas e cobiçadas, e campanhas que chocavam e provocavam os padrões de costumes da época. Amante de todas as cores, especialmente as mais fortes e quentes, vestiu com saias

curtíssimas e microblusas quase indecentes as meninas mais arrojadas. Deixou de lado a modelagem das calças unissex da Lee, Wrangler e Levi’s para contornar as formas femininas nas primeiras calças jeans para mulheres – justinhas no corpo, sensuais e provocadoras. Fez bolsas de plásticos, sapatos de plataforma com pingente de frutas – feito Carmen Miranda – e estampou a marca de dois anjinhos nas primeiras camisetas nem tão básicas assim. Mas suas histórias mais gostosas e divertidas vêm dos tempos em que conheceu Andy Warhol, quando levou a Fiorucci para Nova Iorque. O artista pop pediu apoio ao amigo estilista para inaugurar a lendária e emblemática Studio 54, a boate mais conceitual de todos os tempos, também em Nova Iorque. Foi lá que Elio Fiorucci conheceu, por acaso, a então DJ Madonna. Isso, lá no início dos anos 1970! Fez muitos dos seus trabalhos em parceria com o fotógrafo - também italiano - Oliviero Toscani (das campanhas da Benetton), e fechou por alguns dias sua loja em Milão para que Keith Haring pudesse pintar com sua célebre arte gráfica as paredes que nunca mais foram brancas. O tempo passou, a crise chegou, a Fiorucci foi vendida há cerca de 20 anos para um grupo japonês e saiu de cena. Elio Fiorucci também se recolheu. Mas nem tanto assim. Continua empresário na Itália, inventando moda e ensinando despretensiosamente estudantes que querem olhar mais à frente. Lançou outras marcas, nem tão famosas quanto a primeira, e mantém uma lista de amigos bacanas e famosos. E hoje integra o Comitê Científico do Istituto Europeo di Design, através do qual revela alguns dos segredos que o tornaram uma lenda viva da história da moda do século XX.

67


Exemplo

Linda em Ação Por Bruna Dutra

L

inda Koerich é uma mulher elegante, inteligente e muito decidida. Há 15 anos, desde que passou por tratamentos de problemas cardíacos no Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, ela vem atuando numa belíssima missão: ajudar a melhorar a vida de pacientes e funcionários do hospital. Com passos firmes, Linda fica sempre atenta aos detalhes e é naturalmente gentil: ela percorre o Hospital Regional cumprimentando a todos. Nada passa despercebido ao seu olhar cauteloso, seja um paciente internado há dias ou mesmo um quadro torto na parede. Não é à toa que ficou conhecida como a “madrinha do hospital”. Tudo começou com doações próprias, como ar-condicionado, estantes e microondas. Com o tempo, Linda passou a desenvolver ações que pudessem contribuir efetivamente com as necessidades do hospital, e assim nasceu e vem crescendo o Projeto Ação Linda. Em 2004, Linda fez o primeiro Bazar de Natal. Ela mesma costurou e preparou cerca de mil itens, todos artesanais, como guirlandas e toalhas. O dinheiro arrecadado foi revertido para melhorias dentro do hospital. Mais tarde, vieram outros eventos, como o Chá Beneficente no ano de 2006, que reuniu 700 mulheres e contou até com desfile de moda. No ano de 2009, toda a renda resultante da Ação Linda possibilitou a pintura da área pediátrica, inclusive das camas e macas. Também foi adquirido um equipamento especial para

68

atendimentos emergenciais. Em 2010, foi feita a reforma do refeitório, que é um espaço compartilhado entre funcionários, médicos, pacientes e acompanhantes. No ano passado, porém, a Ação Linda foi ainda mais longe: transformou uma antiga lavanderia numa confortável e importante sala de emergência. Para conseguir tal proeza, foi realizado um Chá, no Clube 12 de Agosto, que reuniu mais de mil mulheres. Todos os 1.200 convites foram vendidos. Com o dinheiro arrecadado e mais a contribuição do marido de Linda, os pacientes que até então ocupavam os corredores do hospital passaram para uma nova área: a sala de Acolhimento Humanizado. Em três meses, de junho a setembro de 2011, a sala de Acolhimento Humanizado ficou pronta. Com capacidade para abrigar 23 pessoas, o local conta com dois televisores, ar-condicionado, bancada para preparação dos medicamentos, além de tubos de oxigênio, poltronas, banheiros feminino e masculino, entre outros itens. Todos os utensílios foram pensados e escolhidos a partir de um diálogo com o hospital, priorizando as reais necessidades para esse espaço. Para realizar a Ação, Linda conta com as suas netas July Koerich e Karen Koerich Gerber, que auxiliam na produção e divulgação do projeto, além de serem parceiras e amigas da avó. “É uma ação que é uma doação”, costuma dizer Linda. Mas não é só doar dinheiro, é preciso mais: doar tempo, amor, carinho e gentileza. Coisas de gente linda.


69


Simple on the beach. Sofisticação e simplicidade nas areias de Jurerê Internacional.

Aqui você relaxa e saboreia a harmonia perfeita entre os sabores da ilha de Santa Catarina e a culinária internacional. O ambiente é ideal para a degustação de um bom vinho, frutos do mar, ou para um jantar mais elaborado.

Simplesmente sofisticado. 70


Que venha o frio!

Pets

por Ana Corina arte do charme de morar em Floripa é poder curtir um friozinho. E quando as botas e os casacões surgem, é hora de atenção também para com nossos amigos peludos. Obedecendo a alguns cuidados, você ajuda seu pet a passar uma temporada de outono/inverno mais segura e aconchegante. Com temperaturas mais baixas e menor umidade, este é um período de mais alergias e distúrbios respiratórios. • Reduza ao máximo o número de banhos e aposte na escovação. O ato de escovar cães e gatos os mantêm limpos e mais calmos. Pet shops podem ser focos de transmissão de doenças virais, mais comuns no clima seco do inverno. Prefira as que trabalham com hora marcada e que não mantêm animais o dia inteiro à espera do dono. • O uso de roupas é recomendado, mas elas não devem ser esquecidas no cão, ou podem propiciar doenças causadas por fungos e bactérias, além de embaraçar pelos longos e aumentar os nós na pelagem. Deixe-os sem roupa nos horários mais quentes do dia. • Aposte na suplementação. Converse com um médico veterinário sobre suplementação de vitamina C combinada com vitamina E. A dupla previne gripes e também age como antioxidante, neutralizando radicais livres. • A vacina contra a “tosse dos canis” ou gripe canina, é considerada opcional por pesquisadores de Imunologia Veterinária em todo o mundo (DAY, HORZINEK, SCHULTZ, 2010). Tem eficácia moderada, já que frequentemente os microorganismos causadores da “tosse” não são aqueles contidos na vacina. • A doença tem tratamento e, em geral, bom prognóstico. A boa notícia é que a gripe canina costuma ser branda e autolimitante (acaba sozinha) em 7 a 10 dias. • A conjuntivite, causada pela poluição e pelo aumento da poeira devido ao clima

mais seco, também é mais frequente e pode provocar até cegueira. Atenção especial para secreções, mucosas vermelhas e intolerância à luminosidade. Limpe os olhos do peludo com soro fisiológico e procure um veterinário, pois seu pet poderá precisar de colírio. • Básico dos básicos: casinhas e camas devem ficar em locais mais aquecidos e longe do vento, com cobertores limpos sempre à disposição. Você também pode aumentar a dieta dos peludos em 20% em dias muito frios, mas nada justifica sobrepeso e obesidade, tão ruins para eles quanto para nós. Parece bobagem, mas tem gente que acha que cães e gatos são enfeites de casa, não seres vivos. Foto: caoemquadrinhos.com.br

P

Para mais informações, acesse: www.maedecachorro.com.br 71


Música

72


Sem limites para sonhar Por Joana Gandin

C

ompositor, cantor, ator e, até mesmo, apresentador de televisão. O ídolo Fábio Jr., de 58 anos, é um artista de sucesso, com uma carreira brilhante mundo afora. Quando não está dividido entre gravações de discos e participações em novelas e de cinema, ele está envolvido com os shows por todo o Brasil. Para Fábio Jr., a vida é uma loucura. “Cada dia em uma cidade diferente, mas eu gosto da estrada e de conhecer lugares e pessoas”, conta. Atualmente, seus sucessos podem ser conferidos na turnê Íntimo, que leva o mesmo nome do 25º álbum da carreira do artista. A obra apresenta 13 regravações e conta com a participação de seus filhos Fiuk e Tainá, nas faixas 20 e Poucos Anos e Fullgás, respectivamente. As músicas Felicidade, Caça e Caçador, e Pai, também fazem parte do repertório. E também Paciência, sua nova música, composta por Lenine e Dudu Falcão, lançada neste ano. “Não sou de fazer planos, as coisas vão acontecendo na minha vida, então o que vier eu vou agradecer”, diz. Ainda pequeno, Fábio já sonhava em estampar as capas de revistas, como aquelas que estavam em bancas de jornais, onde ele trabalhou com os irmãos, para ajudar no orçamento familiar.

Hoje, milhares de fãs apreciam e admiram o seu trabalho. E uma boa parte dos frutos de sua carreira pode ser creditada aos seus pais. Eles sempre apoiaram e estimularam os filhos a lutarem pelo seu espaço no meio artístico. A carreira musical de Fábio começou ao formar um trio vocal, com os irmãos, no grupo Os Colegiais, depois rebatizado de Os Namorados. Mais tarde, buscou o solo, gravando canções em inglês. De lá pra cá, teve seus sucessos distribuidos por oito gravadoras e conduz uma multidão ao delírio. “Estar no palco é maravilhoso, eu me sinto em casa. Não existe sensação melhor do que de fazer um show e receber a energia do público”, admite. Ao longo dos anos, ele participou de filmes como Pirlimpimpim, Romeu e Julieta, e Bye Bye Brasil. Além de atuar em diversas novelas brasileiras e apresentar um programa de televisão. Todas as façanhas de Fábio no meio artístico são reconhecidas pelo público. Porém, o mesmo público também o elegeu como um homem romântico, em sua vida pessoal. “Sou muito romântico e acredito sempre no amor. O amor é a base de tudo e estou falando do amor entre pais e filhos, amigos, irmãos, homem e mulher. Do amor entre os seres humanos”, conclui.

73


Arte

D

Street art

aniel Gomes, grafiteiro com inúmeros trabalhos em Florianópolis e New York, com destaque para o 5 Pointz no Queens, desde pequeno se interessou por design, grafite, desenho e pintura. Sempre com estilo próprio. Estudou Design na Unisul entre 2009-2010, sentindo necessidade de se aprimorar em artes (cursos de ¨Fine Arts¨, Parsons School of Design), indo para NYC em 2011. Lá morou no Soho num apartamento-estúdio, onde elaborou 13 telas daquele momento, em paralelo com trabalhos de grafite no 5 Pointz, no Queens. Fez exposição das telas na 28on21th Gallery, em NYC, com boa aceitação local. No final de 2011, foi admitido na Parsons School of Design, de Paris, para focar mais em Fine Arts, onde iniciará em agosto próximo,

devendo permanecer lá por 2 anos e meio. Recentemente, foi convidado para reeditar sua exposição de NYC, no The Double Seven de Florianópolis, onde está neste semestre, inclusive participando da Semana Cultural com trabalho no CIC. A exposição ocorreu no dia 7 de maio, e contou com a presença de importantes marchands e críticos de arte, além de bom público apreciador da arte contemporânea, totalizando 150 pessoas presentes, com saldo altamente positivo e 3 telas vendidas durante o evento. A arte contemporânea está cada vez mais ligada a elementos de grafite. Importantes galerias de São Paulo já se interessaram pelo trabalho do jovem artista, que certamente terá um futuro promissor.

Com trabalhos em Floripa e New York, Daniel Gomes recentemente expôs na The Double Seven

74


75


Pinned

Adri Althoff Vis

ita oficial O presidente do Outback B rasil, Sr. Salim Maroun, este ve em Florianó polis para um conferência co a m os 125 Out backers (com são chamados o os funcionári os da rede), e oportunidade na visitou o Beira mar Shopping Conheceu as . dependências do restaurant inaugurou no e, que dia 8 de maio, e ficou encant com o espaço ado . O Outback St eakhouse fig importante lis ura na ta das 100 m elhores empr para se trabal esas har no Brasil, segundo pesq realizada pelo uisa Instituto Gre at Place to W ork®.

M de Us Lestrelas da LM s o n a a U Dez uma d inense

catar Góes é e já Bruna nos da grife s fotos, qu a r o t a n a d na 0 r u r 1 a A ca B e articip outdoors, nha d p a e p d m T ca na he em lém orreu loripa rias. A c F e o t e u e d ij u 10. q B as nas ru cial na festa o último dia e n estão e , zd loripa ow esp ma vo s, se fez sh Seven, em F , que tem u w o    os sh os Double ta de 19 an  playback n y Boys, no a M ro za     A ga e não reali jeto Amy n’ companhad o o a r , it p e e s o p u s re ho go com y Wine entou a), Thia apres sonifica Am ag (guitarr i Piazza r er ab qual p icos Vitor S Alexandre A rcussão). e , s ) p ú s e o m d s ia r do (tecla bate ( s e o t lv e a r Gonç io Bar ) e Fab (baixo

Lúd O artist a plástic ico o Lucia particip no ou parceria , pela primeir Martins a vez, e com a Y m Boat Sh a ow, ma chtBrasil, do R ior salã outdoo o náutic io rd o acontec a América Lat in eu de 1 2 a 18 d a, que no Pier e Mauá n o Rio de abril A lanch Janeiro a da Ya . chtBras custom il to iza Luciano da com a arte da lú Martins foi um s dica de ucesso .

76


Bye, bye celulite

difeA Estética Bella Harmonia tem uma técnica com ica linfát agem dren a cia renciada que asso enmassagem profunda e bandagem, com excel Com ite. celul tes resultados para o problema da os mais de 20 anos de experiência em tratament ssioprofi de e equip sua e Dias Nice estéticos, munais altamente especializadas atendem as upam preoc se que e a lheres mais vips de Florip os: com saúde, bem-estar e beleza. Tratament ng peeli pele, de za limpe ica, linfát agem dren gia, de cristal, caneta de diamantes, endermolo forplata , russa o ulaçã estim , heccus, ultrassom s. outro e tória ma vibra Onde: Praça XV de Novembro, 153, sala 404 Fone: 48 3224 1880 Horário de atendimento: das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira

Sapatos da mod

a Depois da Schutz, ag ora chegou a vez da Arezzo lançar a su a versão made in Brasil: os tênis com salto anabela são um hit nas principa is capitais do mundo. Seja inverno ou verão, as mais antenadas já aderiram à moda. São superversáteis e vão bem com tudo. jeans skinny, leggings , saias e vestidos leves, jaquetas e palet ós. Do trabalho à balada, até mesmo no happy hour, o tênis anabela está de volta e já é objeto de desejo da temporad a.    E eles já começaram a chegar às lojas da rede Arezzo de Floripa.

Winter Play

nças Música de qualidade e diversão são prese Play r Winte do o ediçã 8ª na marcantes que será realizado de 15 a 17 de junho, na as capital catarinense. O evento promete muit tura, estru da além , 2012 surpresas para . que vai superar a de todos os outros anos ning a Ope to: Quatro festas constituem o even Party, a Sunset, a Maining Party e a After Party ). (esta só para quem adquirir o pacote da festa co públi As atrações e as músicas fazem o dançar até o amanhecer. A programação não o para por aí. É possível adquirir pacotes para os Winter Play 8 - que incluem ingressos para s Il três dias de festa e hospedagem nos hotéi de além e, Villag h Beac ê Jurer Campanario e traslado nos dias e horários das festas. se o Para mais detalhes sobre os pacotes, aces .br. t.com ticke .blue site da Blueticket: www

77


Wishlis

t Os fashionistas catar inenses e amantes da moda já podem come morar. É que duas gri fes que costumam estar presentes nas melho res listas de desejos de tod as as estações e temporadas chegam a Floripa no Shopping Iguatemi . Marca preferida entre as celebridades estilo sas e as meninas do jet se t paulista, a Bo.Bô ab riu suas portas no final de abril em grande estilo . Nas araras, a coleção de inverno estampada pela filha do roqueiro Mick Jagger, Georgia Jagger, traz a melhor tradução da tendênc ia bourgeois bohême. O sucesso é tanto, que algumas peças estão com lista de espera e outras esgotadas. Outro nome que dese mbarca por aqui em jun ho é a John John. O projet o, extremamente mode rno, vai ocupar o espaço da antiga Authentic. A loj a promete repetir o me smo sucesso que tem feito na rua Oscar Freire, em São Paulo. Se o jeans até então era o foco da ma rca, nesta temporada ele abre espaço para um enorme mix de produ tos que vão de saias de pa etê a jaquetinhas de couro. (by Diego Lehm kuhl)

Pinned

Adri Althoff

Thanks!

Um ambiente superdescolado e com o bom gosto da arquiteta Cristina Piazza foi móveis desenvolvido pela FABRICCA, empresa de , anos 25 há atua que planejados de Palhoça, . doras eede Empr eres Mulh ar nage para home Na entrada do estúdio, um painel com uma foto minha, assinada pela fotógrafa Morgana Festugato, recebe os visitantes. Um espaço te que integra sala, cozinha, banheiro, close nome meu ter por dormitório. Fiquei superfeliz em um ambiente tão lindo da Casa Cor!

Sortu

do O vencedor do sorte io da campanha do Dia das Mães que levou pa ra casa um MiniCoo per ONE foi Dalton Silva, mo rador do Centro da cidade de Florianópolis, que realizou compras nas lojas Multissom, McDona ld’s, Americanas, Su bway, Livrarias Catarinen se, Imperatriz Gour met, Amoratto, All Grill, Flamingo, Chilli Be ans e World Tennis. 78


Uma tarde no Palácio

Social

Uma tarde de muito glamour e esperança. Assim foi a segunda edição do encontro beneficente realizado pela 1ª dama de Santa Catarina, Maria Angélia Colombo, que abriu as portas da Casa d’Agronômica, em Florianópolis, para receber as convidadas para um chá beneficente em prol da AVOS (Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Joana de Gusmão) e da ADEVIPS (Associação de Deficientes Visuais do Planalto Serrano). O evento foi liderado pela primeira-dama Maria Angélica Colombo e Déia Bornhausen, e reuniu mais de 200 mulheres que adquiriram os convites através de madrinhas posicionadas em diversas partes do Estado. Os comes e bebes ficaram por conta da banqueteira Ana Luiza Trindade e da doceira Amábile.

01

02 03

05

04

06

07

08

01 - Primeira-dama Maria Angélica Colombo e Maria Gertudes Gomes (AVOS) 02 - Doroteia Fuchter com as Noras Bruna Grilo, Ana Paula Alessio e Andreia Biasuz a espera dos netos 03 - Neusa Pietra 04 - Lucia de Vicenzi 05 - Ana Luiza Trindade, Maria Angélica Colombo e Déia Bornhausen 06 - Fernanda Bornhausen e Maria Angélica Colombo 07 - A lageana Valéria Schimitz 08 - A arquiteta Fernanda Siqueira

79


Psicologia

Agressão x violência

por Karina Boabaid May

A

palavra agressão vem do latim aggredi, que entre outros significados, quer dizer ‘pôr as mãos em’, ‘atacar’. Para Sigmund Freud, o pai da psicanálise, a agressão é um instinto. Um instinto é um impulso inato no organismo. Friedrich Hacker, psicanalista e pesquisador da agressão, diz que agressão é “aquela disposição e energia inatas em cada ser humano, que originalmente se expressam em atividade, ação (...) e podem levar à violência”. Estes conceitos originais da palavra estão em oposição ao que hoje definimos como agressão. Na nossa cultura, o termo é considerado negativo. Agressão é sinônimo de violência. A violência, porém, não é idêntica à agressão, como disse Hacker “toda violência é agressão, mas nem toda agressão é violência”. A maioria de nós não quer estar associado a comportamentos violentos e, com isso, não vivemos em harmonia com um princípio tão essencial, tão primordial. Segundo as definições acima, agressão pode ser a energia e a disposição que nos levam a fazer algo, um instinto que nos impulsiona a entrar em ação. Todo início necessita da energia da agressão. (Vamos nos lembrar da teoria do Big Bang, que foi a explosão primeira que deu origem ao universo como o conhecemos hoje). Podemos ver a expressão deste princípio em qualidades como: direto, rápido, corajoso, quente e enérgico. Sem agressão, nada pode começar. Uma vida corajosa está repleta de agressão. Quem luta por soluções vive a agressão. Os desafios que nos são lançados pela vida, de assumir de forma corajosa a responsabilidade, a defesa de nossos ideais, as conquistas dos espaços, de fortalecimento e expressão de nossas opiniões e limites, só serão bem-sucedidos se estivermos em um relacionamento reconciliado com o princípio da agressão. Porém, o tema como um todo acaba ficando relegado. Sem a consciência, o acesso ao nosso potencial nato fica restringido. É como se fechássemos a válvula de escape de uma força tão instintiva, com um enorme potencial de criação, e arriscássemos transformá-la em uma força destrutiva e puramente violenta.

80

Ao colocarmos luz sobre este tema, nos damos a oportunidade de descobrir o lado bom da agressão, que favorece a vida e usa a nossa força de modo consequente e corajoso. Karina Boabaid May é psicóloga e psicoterapeuta. CRP 12/01527 | 48 3028 1015 | karina@ intergate.com.br


Circulando

01

02

03 04

05

06

07

08

10

09

81

01 - As blogueiras Shirley Stamou, Ma riana de Moraes, Ma Carolina Aquino, Ma riana Ribeiro, riana Siebert e Denis e Florindo 02 - Filó son Algarves, Wan Daux 03 - NilYu Chih e Tania Ma ria Surmann, do Ro 04 - Mirela Daux  05 tary Internacional - Carol Almeida, apr esentadora da TV Mo Itajaí 06 - Juliana Ra cinha, de mos 07 - Katiane de Oliveira Moraes, Lis Luz e Gislaine Krüege sa Alves da r Jeske 08 - Bianca Ro Fernando Santos e ssi 09 - Fabiano Silv Vilma Benatti, o don eira 10 o do Nomuro e sua assessora.

81


82


83


84

Revista Clube do Champanhe #13  

Ana Paula Bornhausen

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you