Page 94

Coraçoes novos para um mundo novo

trabalho e o tempo livre, a condição da mulher, os costumes, os valores e as relações de poder. Uma das novidades do momento atual é que esta mudança na visão do mundo, esta modificação das culturas e dos costumes está afetando a humanidade inteira, em busca de novos equilíbrios.

3.1.2 Metamorfose das religiões 42

Henri de Lubac, Meditación sobre la Iglesia, Ediciones Encuentro, Madrid 1988, pág. 133.

A Igreja, enquanto instituição humana, “não é uma entidade vaporosa”42 e, portanto, se percebe profundamente influenciada por tudo quanto ocorre nas sociedades em que vive. Também hoje, como em outros momentos da história da humanidade, em que houve fenômenos semelhantes de profundas mudanças, as religiões sofrem importantes crises internas, motivadas pela adaptação (e pelas resistências) às novas realidades. Ao contemplar a história das religiões, damo-nos conta de que a vivência da dimensão espiritual do ser humano no encontro com o sagrado tem sofrido uma evolução constante, mas apenas algumas das muitas etapas de transformação que foram registradas poderiam ser denominadas como verdadeiras “metamorfoses” do religioso na história do ser humano. Emerge cada vez mais forte, entre os estudiosos da religião e entre os teólogos/as, a hipótese de que estamos entrando num desses momentos de profunda metamorfose, do qual a religião vai sair tão transformada que talvez seja pouco reconhecível. Por outra parte, em meio à crise da religião a que nos referimos, se dá toda uma efervescência religiosa que pode ser a manifestação, o início e o aprofundamento de uma nova etapa.

3.1.3 A caminho de uma nova Vida Consagrada As Ordens ou Institutos religiosos, como parte da Igreja universal, refletem, em pequena escala, o que ocorre na totalidade do corpo que é a Igreja. Esta enfrenta uma profunda crise e está tratando de encontrar novos caminhos de evangelização mais adaptados aos homens e mulheres de hoje.

92

• Relatório do Conselho Geral

Profile for Hermanos maristas

Informe do Conselho Geral ao 21 Capítulo Geral  

Superior geral e seu conselho ao 21 Capítulo dos Irmãos Maristas

Informe do Conselho Geral ao 21 Capítulo Geral  

Superior geral e seu conselho ao 21 Capítulo dos Irmãos Maristas

Advertisement