Revista Mangalarga

Page 27

Marisa Iorio com Mary Midkiff

de alongamento e resistência, alinhamento corporal e consciência de movimento. Depois, a amazona norte-americana demonstrou às mulheres como usar sua intuição, mente e corpo no trabalho com cavalos de maneira tranquila e segura.

Mary Midkiff

Conhecida como pioneira na ‘indústria do cavalo’, Mary Midkiff é presidente da Recursos Equestres (EQR), empresa de marketing e planejamento criada em 1991 para promover atividades relacionadas a cavalos. Em 1992, lançou o programa “Women & Horses Fitness and Performance”. Especializou-se em uma abordagem holística para condicionamento e treinamento de cavalos, criando uma parceria de ligação profunda entre cavalos e humanos, oferecendo informações, técnicas e recursos para as mulheres que atuam na área equestre. Premiada e reconhecida pelos 30 anos de trabalho com cavalos, Mary – pós-graduada em Publicidade e Comunicação na Universidade de Kentucky – procura transmitir às pessoas seu envolvimento originário na infância, sob inspiração do avô, Dan Midkiff, empresário, treinador e criador de cavalos Puro-sangue. Na área, Mary completou com honras o Programa de Equitação na mesma universidade, e recebeu as certificações de Horsemaster do Departamento de www.cavalomangalarga.net.br

Educação do Estado de Maryland e da British Horse Society. Ela também participa de diversas entidades e organizações relacionadas à indústria do cavalo. Tem artigos publicados em diversos veículos de imprensa e é citada como especialista equestre em muitas ocasiões. “Minhas palestras são focadas em mulheres e em vê-las se aproximando de cavalos e equitação. Abordo o intuitivo e o relacionamento físico entre mulheres e cavalos, incluindo o porquê da afinidade natural, a paixão por cavalos e as técnicas de equitação e equipamentos específicos para mulheres. Trato também da oportunidade de compreender as nossas diferenças e o que as mulheres precisam para se sentir mais seguras e confortáveis”, relata a amazona em um deles..

O livro

para as amazonas. “Montando toda a minha vida, eu havia descoberto que as técnicas para lidar com cavalos, ou mesmo montar, que funcionam para os homens, não necessariamente funcionam para as mulheres. Escrevi o livro para mostrar que os cavalos me ajudam no caminho da aceitação, além de ensinar e trazer liberdade.” Para Mary, o relacionamento entre uma mulher e um cavalo é um encontro entre o intangível - o espiritual, mítico, etéreo - e o muito tangível – as realidades diárias físicas de montar e manter um cavalo e a vida em si. Tendo passado boa parte da vida em cima de um cavalo, ela concluiu e procura transmitir a seguinte ideia: “cavalos fizeram toda a diferença em minha vida e me deram muito mais do que condicionamento.  Conversando com grande número de mulheres, percebi que a conexão que sinto com os cavalos é algo que muitas sentem. Quando partilho esse senso de conexão, o que emerge é que nosso relacionamento com cavalos nos leva a novos níveis de confiança pessoal, força e compaixão. Eles fornecem verdadeiras dádivas espirituais, num mundo sagrado”. Tanto o livro quanto a clínica, procuram retratar a poderosa, e mágica, relação de cumplicidade entre mulheres e cavalos, que vem desde a mitologia, a história e a literatura, passando pela experiência da própria autora e por numerosas entrevistas com outras mulheres.

“Voando sem Asas - Como os cavalos tocam a alma das mulheres”, que está em sua primeira edição brasileira, é organizado em doze capítulos que espelham o arco da vida da mulher – desde a descoberta, ainda jovem, de uma afinidade natural com o cavalo até o surgimento da consciência das mudanças da vida. Um dos temas dominantes é que os cavalos constantemente testam os limites de aceitação entre o grupo, da mesma forma que os humanos. De maneira peculiar, eles estabelecem níveis de aceitação com seus cuidadores humanos, e, naturalmente, procuram contentaSilvia Rossi, Sueli Linces, Mary Midkiff e Marisa Iorio mento na vida diária, u m a    s e r e n i d a d e só adquirida pela autoaceitação sob um largo espectro de circunstâncias. Mary Midkiff conta que a ideia do livro surgiu no programa “Women & Horses”, que oferece condicionamento e sistema de performance especificamente

R evista M angalarga | 27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.