Page 74

Batata-doce

As maravilhas secretas de uma raiz cor de laranja

BOANE, Moçambique — Os agricultores cavam o chão poeirento até ao horizonte, aqui, uns escassos quilómetros a sul de Maputo, a capital. Um canal leva água para irrigar as culturas. E no calor do meio-dia as pessoas procuram a companhia umas das outras, à sombra larga das copas das mangueiras. Mas as primeiras impressões enganam, em Boane. Recentemente, houve grandes mudanças e um dos improváveis factores é uma raiz cor de laranja, profundamente enterrada na terra — a batata-doce.

Um grupo de investigadores do Centro Internacional da Batata, no Peru, tem vindo a promover um mais intenso cultivo da batata-doce em toda a África, devido ao seu potencial de mercado e benefícios nutricionais. A batata-doce de polpa cor de laranja contém elevadas quantidades de vitamina A; a deficiência desta vitamina — e cerca de 71 por cento das crianças com menos de 5 anos têm-na, em Moçambique — pode impedir o desenvolvimento, enfraquecer o sistema imune, aumentar a mortalidade e dar origem a uma condição que leva à cegueira. Após as inundações de 2000 em Moçambique, que devastaram explorações agrícolas em largas faixas do país e desorganizaram os sistemas de fornecimento de sementes, formal e informal, os investigadores tomaram o desastre como uma oportunidade. Com tantos agricultores a terem que começar de novo, os investigadores promoveram algo também novo: a batata-doce,

{ 60 }

Uma Paix ão para Lá do Normal . Moçambique

que anteriormente era produzida apenas em pequenas quantidades. Em Boane, os investigadores apresentaram aos agricultores dúzias de variedades para teste. A cooperativa de agricultores, que consiste em 38 famílias, ficou convencida. “Foi fácil persuadir-nos”, contou Alfredo Chavanguane, de 60 anos, secretário da cooperativa. “Se virmos onde é cultivada, podemos ver como se comporta bem. Dantes, produzíamos sobretudo milho. Mas compreendemos que podíamos fazer as duas coisas. Acho que a batata-doce vai mesmo revolucionar a agricultara por aqui.” Mas o sucesso da batata-doce, aqui e em muitas comunidades de Moçambique e de outros países africanos, não foi fácil. Os investigadores conceberam uma estratégia multifacetada.

Uma Paixao para la do Normal  

How farmers and researchers are finding solutions to Africa's hunger.

Uma Paixao para la do Normal  

How farmers and researchers are finding solutions to Africa's hunger.

Advertisement