Page 70

Judith Harry Mkanda, Malawi — Judith Harry estava rodeada de mulheres. No seu campo, na aldeia de Mkanda, na zona ocidental do Malawi, a sua mãe, a filha e duas mulheres da aldeia torciam pacientemente os amendoins para os libertar da planta. No pátio em frente, junto à estrada de barro vermelho, conversavam mulheres, discutindo os preços das culturas no mercado. Mas no interior da casa de tijolo havia um homem solitário – o marido de Judith, que ajudava a atar fardos de tabaco.

“Estou sempre a pensar no futuro.”

Quando lhe perguntam sobre a ajuda dele, Judith sorri. “Não lhe dêem demasiados créditos”, diz ela. “Casámos só há um mês. Faço isto sozinha há anos.” Desde o tempo em que era uma adolescente, quando deixou a escola para sustentar a sua família e também quando nasceu a sua filha, Judith esteve geralmente só. Mas, mesmo com a sua forte vontade de vencer, a sua progressão só se realizou em finais dos anos 90, quando conheceu investigadores do Instituto Internacional de Pesquisa Agrícola para os Trópicos Semi-Áridos (ICRISAT). Os cientistas deram-lhe a conhecer novas variedades de amendoim, incluindo uma, resistente à seca, chamada CG-7. Judith e uns poucos outros agricultores, sentindo que era uma oportunidade, adoptaram-na, embora muitos dos seus vizinhos continuassem a semear as variedades tradicionais.

{ 56 }

Uma Paix ão para Lá do Normal . MALAWI

“Judith gosta de correr riscos”, afirma Harliex Chimutu, um homem de negócios da NASFAM, uma organização nacional de agricultores. “Sempre que aparece uma inovação ela está pronta a experimentá-la.” A variedade CG-7 prosperou nos seus campos. Em 2002, ela se tornou a maior produtora de amendoim na Associação Mchinji da NASFAM, colhendo mais de 4 000 quilos desta cultura. Nesse ano, os 15 000 membros da associação elegeram-na como presidente. Tinha apenas 28 anos, era uma mãe solteira sustentando não só a sua filha, como dois órfãos e a sua mãe. Cinco anos antes, Judith nada tinha. Agora, não só liderava uma vasta organização agrícola e batia outros agricultores em volume de produção, como ainda a sua imagem foi escolhida para comercializar os pacotes de

Uma Paixao para la do Normal  

How farmers and researchers are finding solutions to Africa's hunger.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you