REVISTA DOS BOMBEIROS. 2025

Page 1


Revista dos

BOMBEIROS

ANABOM - Associação Nacional dos Bombeiros

ANABOM - Associação Nacional dos Bombeiros

Edição: 20 Abr/Mai/Jun - 2025

PalavradoPresidente

EstimadosLeitoreseAssociados.

É com grande satisfação que compartilho com vocês mais uma edição da Revista dos Bombeiros, nosso Informativo Oficial.

Gostaria de, inicialmente, prestar homenagem aos nossos irmãos Bombeiros de todo Brasil pelo dia do “Bombeiro Brasileiro” que será comemorado em 2 de julho, com a sua criação em 1856, está prestes a completar 169 anos de existência,confiraamatérianaíntegraemnossaspáginaseconheçaumpoucomaisdahistória.

MeussincerosagradecimentosanossaequipedeComunicaçãoeMarketingpeladedicaçãoecompetência,eaosnossos ColaboradoreseParceirospeloapoioeconfiançadesempre,esperocontaraparticipaçãodetodosemnossapróxima edição.

Aosassociadosinformoque,anossadiretoriacontinualutandoconstantementeparaaconquistadenovosbenefícios, apesardosdesafiosedificuldadesqueenfrentamosficaacertezaqueestamosnocaminhocerto,eatéofinaldesteano teremosmuitasnovidadesparatodos,contemsemprecoma“ANABOM”paralutarporseusdireitosepormelhores condiçõesdetrabalho,parapoderemdesempenharsuasfunçõescomaexcelênciaqueasociedadeespera.

QueDeusAbençoeeProtejaatodos!

Boaleituraeatéapróximaedição.

EdmicioGomesdaSilva-Presidente

ANABOM -Associação Nacional dos Bombeiros

Cnpj.: 39.348.069/0001-46

Praça Clóvis Bevilacqua, 351 - Sé

Cep.: 01018-001 - São Paulo - SP

Central deAtendimento.: Fone/ WhatsApp: (11) 3112-1211

Site.: – E-mail.: www.anabom.org contato@anabom.org

Expediente:

Presidente:EdmicioGomesdaSilva

Vice-Presidente:OséasFranciscoXavier

SecretárioGeral:NayaraSoaresMendesMarques

DiretorFinanceiro:JoséClazerMendesMarques

DiretoriadePlanejamento:AntônioRaimundoMoraesVieiradosSantos

DiretorAdministrativo:JúlioCesarBrasildaSilva

Dir.deGestão/AssuntosInstitucionais:HelderCunhaSilva

DiretorJurídico:Dr.RodneiCarlosGomesdaSilva-OAB/SP444758

Eng.CiviledeSeg.doTrabalho:AdersonGuimarãesPereira

ConselhoFiscal: AlmirPessoa

FernandoE.Costa

JoseRobertodeCastro

RevistadosBombeiros

Editadapor:RevistadosBombeiros&EditoresAssociadosEireli

Cnpj.:39.310.939/0001-98

Redação,AdministraçãoeCirculação

PraçaClóvisBevilacqua,351-Sé

Cep.:01018-001-SãoPaulo-SP WhatsApp.:(11)91084-5629

E-mail.:bombeiros.revista@anabom.org

DiretorGeral:JoséC.M.Marques(KlayzerMarques)

DiretorJurídico:Dr.RodneiCarlosGomesdaSilva-OAB/SP444758

Deptº.Comercial:2ºTenPMAparecidoGomes

JornalistaResponsável:CássioO.Messias-Mtb83.452/SP

ArteeDiagramação:ClaudiaFerreira E-mail.:bombeiros.claudiaferreira@anabom.org

Colaboradoresnestaedição:

HenriqueCésarBarcellosdeSouza,1ºTenenteBombeiroMilitar,porta-vozdoCBMMG LitzaAlves-AssessoradeImprensadoCBMMG

EdupércioPratts–CelBMRR-Ex-CmtGCBMSCeEx-CmtBOA ÁlvaroMaus-OAB-SC47549-CelBMRR-Ex-CmtGCBMSC

CharlesA.Cesário

JanesM.Filho

A Revista dos Bombeiros & Editores Associados, não se responsabiliza pelos serviços, informespublicitárioseprodutosdeempresasqueanunciamnesteveículo,osquaisestão sujeitos às normas de mercado e ao Código de Defesa do Consumidor,Artigos assinados ouconceitosemitidossãoderesponsabilidadeexclusivadosautorese/ouempresas.

Redes Sociais @bombeiros.anabom

facebook com/bombeiros anabom

Em

ano de

agendas

climáticas no Brasil, Corpo de Bombeiros Militar se antecipa na prevenção de grandes incêndios

Tecnologiaserágrandealiadanasaçõesdecombate

Texto:HenriqueCésarBarcellosdeSouza, 1ºTenenteBombeiroMilitar,porta-vozdoCBMMG

CréditodasFotos:CBMMG

No ano em que o Brasil sedia a Conferência das NaçõesUnidassobremudançasclimáticas,aCOP30, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) se prepara para variações climáticas, apostando em ações de mitigação, como a Operação Alerta Verde, que já vistoriou mais de 125 mil lotes vagos em todo o estado, desde a sua implementação em2021.

Além disso, o CBMMG também investe no uso de tecnologias, treinamento e trabalho integrado para reforçaroatendimento.

Os incêndios em lotes vagos e áreas urbanas não protegidas correspondem, em média, a 60% do total dasocorrênciasdessanatureza.

A tem o intuito de identificar OperaçãoAlerta Verde potenciaislocaisderisco,antesdoperíodocríticode estiagem,alertandoapopulaçãoquantoaoscuidados

com esses locais. Além disso, as vistorias previnem queeventuaisincêndiossepropaguemparaUnidades deConservação,causandodanosquepodemretornar às comunidades na forma de doenças respiratórias, inviabilização de pesquisas científicas, além de prejuízoseconômicos.

BaseoperacionaldosbombeirosemCocháeGibão

Preparaçãoequalificação

Somente nos três primeiros meses do ano, a corporação já realizou reuniões quinzenais de integração para o manejo do fogo no Monumento NaturalEstadualdaSerradaMoeda;orecolhimento do Pelotão de Combate a Incêndios Florestais no Santuário do Caraça; e entre março e abril, foram realizados os nivelamentos dos Núcleos do In-

Ocursocapacitabombeirosnagestãodasoperações de combate, com as mais modernas técnicas de reconhecimento, planejamento e logística, por meio deleiturasvisuaisetérmicasemferramentascomoos Landsat,MODISeSentinel,queoferecemimagens

cêndios Florestais (NIFs), que são equipes especializadasnagestãoenocombateaosincêndios.

Além da preparação, a corporação investe na capacitação dos militares, como o Curso de PósGraduação em Gestão de Incêndios Florestais, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, CiênciaeTecnologiadeMatoGrosso(IFMT).

de satélites, essenciais para o monitoramento de áreasflorestaiseaidentificaçãodefocosdeincêndio.

Em maio, o CBMMG promoveu o Encontro da Comunidade Operacional de Bombeiros (Ecobom), com a temática central de Extremos Climáticos que reuniu, em Belo Horizonte, bombeiros, gestores públicosepesquisadoresdetodoopaísedoexterior.

Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas nacionais e internacionais que apresentaram uma abordagem sobre temas que impactam diretamente a atividade bombeiro militar Cada temática foi dissecada em apresentações técnicasouemmesasdedebatequedestacaramlições aprendidas e apontaram caminhos para protocolos maiságeisecoordenadosdaprofissão.

Entre os temas abordados estão: "Incêndios de Interface Urbano Florestais", "Segurança no Armazenamento e Manuseio de Baterias de Íons de Lítio", "Novas tecnologias, conceitos e desafios na intervenção em emergências envolvendo veículos eletrificados","OpapeldaLigabomnarespostaaos

desastresnoBrasil”,"IncêndiosdeValparaíso2024", "TempestadesnoRioGrandedoSul"e"Abordagem do Poder Legislativo sobre o tema extremos climáticos". CombatenaSerradoCaraça

UnidadesdeConservação

No tocante às Unidades de Conservação (UC), o CBMMG,deformaconjuntacomosdemaisórgãos que integram a , darão Força-Tarefa Previncêndio continuidadeaaçõesquepermitiramumareduçãode 20,3%daáreaqueimadanasUCsdoestado.

Entre elas, a criação de bases operacionais avançadas, compostas por bombeiros e brigadistas, contando neste ano com uma nova base na Floresta EstadualUaimií,naregiãodeOuroPreto,queabriga

uma reserva de mata atlântica, espécies de fauna e floraemextinçãoerecursoshídricosimportantes.

Em abril deste ano, o CBMMG abriu um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 280 brigadistas Os profissionais atuarão diretamenteemaçõesdeprevenção,monitoramento e combate aos incêndios florestais, no âmbito da Força-TarefaPrevincêndio,duranteoperíodocrítico dofogonoestado.

Também estão previstos reforços operacionais de bombeiros militares e voluntários entre os meses de julho a outubro, período de maior volume de atendimentos, além da manutenção da Sala de CoordenaçãoOperacional.

Investimentoemtecnologia

Com o apoio do Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a aquisiçãodalicençadosoftware .Aferramenta ArcGiz é uma plataforma geoespacial, que permitirá o gerenciamentodasoperaçõesdoCBMMG.

Atecnologiairáfornecerferramentasparaaanálisede riscos, monitoramento em tempo real, o que torna a prevenção e o combate aos incêndios mais eficazes e organizados, reduzindo os danos ambientais e protegendovidasebens.

Imagem: Divulgação

DiadoBombeiroBrasileiro

Ahistória do Corpo de Bombeiros no Brasil começou em 1856, no dia 2 de julho, o decreto nº 1.775, foi assinado pelo Imperador Dom Pedro II, que regulamentava pela primeira vez o serviço de extinção de incêndiosnoBrasil,eassimfoicriadooCorpoProvisóriodeBombeirosdaCorte,noEstadodoRiodeJaneiro.

DecretoImperialn.°1.775de02dejulhode1856,assinadopor D.PedroII-Foto:MuseuHistóricodoCBMERJ.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituídoatravésdoDecretonº35.309,de2deabril de 1954, a partir desta mesma lei também foi definido a realização anual da “Semana de PrevençãoContraIncêndios”paraconscientizara população sobre a importância da prevenção de incêndiosquevisaevitargrandessinistrosereduzira necessidadedeintervençãodoCorpodeBombeiros. Antes da regulamentação do serviço de bombeiros

1°veículodetraçãoanimalutilizadoem1856-Foto:MuseuHistóricodo CBMERJ.

pelo Decreto Imperial n.º 1.775, assinado por D. Pedro II, a extinção de incêndios era uma tarefa árduaeperigosa.

Apopulaçãoutilizavabaldesdecouro,enchidosem chafarizes, e formava uma corrente humana, passando os baldes de mão em mão até o local do fogo. Essa prática, sem treinamento e experiência, expunhaaspessoasasériosriscosedanos.

Dia do Bombeiro Brasileiro

Dia do Bombeiro Brasileiro

OsBombeirosdoBrasil,aolongodeseus169anosde história,enfrentaraminúmerasocorrências,algumas das quais se tornaram marcos trágicos e de grande impacto na memória nacional. Abaixo alguns incêndios com grande repercussão no Brasil, que marcaramahistóriaeaatuaçãodosBombeiros:

1º.GranCircoNorteAmericano–Dezembrode1961

Local:CidadedeNiterói–RJ

2º.EdifícioJoelma–Fevereirode1974

Local:CidadedeSãoPaulo–SP

3º.EdifícioAndraus–Fevereirode1972

Local:CidadedeSãoPaulo–SP

4º.BoateKiss–Janeirode2013

Local:CidadedeSantaMaria–RS

5º.UltracargodeSantos–Abrilde2015

Local:CidadedeSantos–SP

6º.LojasRenner–Abrilde1967

Local:CidadedePortoAlegre–RS

7º.EdifícioGrandeAvenida–Janeirode1981

Local:CidadedeSãoPaulo–SP

8º. Favela da Vila Socó (Cubatão) – Fevereiro de 1984

Local:CidadedeCubatão–SP

9º.EdifícioAndorinhas–Fevereirode1986

Local:CidadedoRiodeJaneiro–RJ

10º.CanecãoMineiro–Novembrode2001

Local:CidadedeBeloHorizonte–MG

11º.MuseuNacional–Setembrode2018

Local:CidadedoRiodeJaneiro–RJ

12º.AlojamentodoFlamengo–Fevereirode2019

Local:CidadedoRiodeJaneiro–RJ

13º.CrecheGenteInocente(Janaúba)–Outubrode 2017

Local:CidadedeJanaúba–MG

14º.CrecheCasinhadaEmília–Junhode2000

Local:CidadedeUruguaiana–RS

15º. Edifício Wilton Paes de Almeida (Largo do Paissandu)–Maiode2018

Local:CidadedeSãoPaulo–SP

HojeoCorpodeBombeiros,desempenhapapelfundamental na segurança pública de prevenção e combate a incêndios, além de atuar diretamente no salvamento de vidas, no atendimento a emergências médicasenarespostaadesastresnaturaisecontacom equipamentos modernos, viaturas sofisticadas e tecnologia de ponta, porém o mais importante desta centenáriainstituiçãosãooshomensemulheresque vãoalémdesuasforçasetemporobjetivo“SALVAR VIDAS".

O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado anualmenteem2dejulho,enesteanoéesperadoque os Corpos de Bombeiros em todo o Brasil realizem eventos comemorativos, como desfiles, demonstrações de técnicas de salvamento e atividades educativas.

Parabéns aos Bombeiros do Brasil pelos seus 169 anosdehistória!

Obrigadopor:

Enfrentarincêndios,desmoronamentoseenchentes. Atenderacidentesdetrânsitoeemergênciasmédicas. Atuarembuscasesalvamentosterrestres,aquáticose aéreos.

Educar a população sobre prevenção e primeiros socorros.

CássioO.Messias

Baldesdecourousadosnocombateaincêndios-Foto:MuseuHistóricodoCBMERJ.

CBMERJ presta uma sincera homenagem ao socorrista voluntário indonésioAgam Rinjani

OCorpodeBombeirosMilitardoEstadodoRiode Janeiro(CBMERJ)prestaumasincerahomenagem ao socorrista voluntário indonésio Agam Rinjani, que atuou incansavelmente nas buscas pela brasileira (Juliana Marins) que sofreu um grave acidenteemumvulcãonaIndonésia.

Mesmo diante de condições adversas, não mediu esforços. Subiu, desceu, insistiu. Não desistiu até o últimomomento,movidoporumprofundosensode missão e solidariedade - valores que reconhecemos de forma imediata, pois são também os que nos unem.

Seu gesto ultrapassa fronteiras e inspira todos que dedicamsuasvidasaosocorroeàesperança.Agamé umirmãodefarda,aindaquecomtrajesdiferentes.

Nossolidarizamoscomadordefamíliadavítimae reverenciamos,comrespeitoeadmiração,abravura de quem escolhe estar presente onde poucos se desafiam.

Fonte:CorpodeBombeirosMilitar/RJ @corpodebombeiros_rj/

MaiofoiummêsdemuitotrabalhoparaoCorpode BombeirosRJ!

Cadaatendimentoéresultadodadedicaçãoincansáveldosnossosheróis,sempreprontosparaagircomcorageme eficiência.

TOAGROAgronegóciosparticipadaAGROTINS 2025.RelacionamentoeSolidezdamarcacomo destaque

AempresaTOAGROAgronegóciosmarcoupresençanaAGROTINS2025,consideradaamaiorfeira da região norte do País.Aempresa se destacou pelo seu posicionamento e sua solidez no mercado do Agronegócio, reforçando sua marca e estreitando seu relacionamento com os clientes. Com um stand exclusivo e aconchegante, a empresa reforçou sua marca forte no agronegócio, proporcionando um atendimento personalizado, além das parcerias com todos os que fazem parte deste setor que movimentaoBrasil.

Com metas e estratégias bem definidas, a empresa Toagro Agronegócios registrou um resultado extraordinário concluiu a feira com um resultado extraordinário, superando todas as expectativas e consolidandosuaatuaçãocomoumadasgrandesreferênciasdosetor.

Esseresultado,noentanto,nãofoifrutodeumúnicofator.Foiasomadoesforçocoletivodetodootime TOAGRO,quenãomediuesforçosparaqueseustandnafeiraAgrotinsfosseconsideradoumdosque mais se destacaram no evento. A dedicação, o comprometimento e o espírito de equipe estiveram presentesemcadadetalhe,desdeoacolhimentoaosvisitantesatéaorganizaçãodepalestrastécnicase açõesderelacionamentocomclientes,amigoseparceirosestratégicos.

Mais do que negócios, a TOAGRO continua levando sua essência em todos os seus projetos: compromissocomocliente,atendimentopersonalizado,relacionamentoforte,confiançaeentregacom responsabilidade. O stand foi pensado para gerar conexões reais, com um ambiente acolhedor, esteticamentebemestruturadoequerefletisseosvaloresdamarca.

Alémdaperformancecomercial,afeirafoiummomentodefortalecimentoinstitucional.Participarda AGROTINSfoiumaoportunidadedeestreitarorelacionamentocomoclienteereforçaroquejátemos e vivenciamos na empresa, que são nossos princípios inegociáveis de respeito aos clientes e ao AgronegócioBrasileiro.

Nesse cenário de confiança e entrega, a parceria com o Corpo de Bombeiros ganha ainda mais valor, haja vista que são instituições compromissadas com a segurança e o cuidado com a sociedade, que trazemresultadosexponenciaisparaonossoEstadoePaís.ReconhecemosamissãodaCorporaçãoe reafirmandoonossocompromissocomasociedade,segurançaebemestardetodos.

TOAGRO.Há15anosfazendodocampoonossocompromisso.Edoresultado,anossamarca.

Segurançae

Saúde

passamacompartilhar informaçõessobreviolênciacontraamulher

Medidabuscaqualificarasaçõesdefiscalizaçãoeinteligênciaparaauxiliarnocombateàviolênciadoméstica-Foto:ArthurVargas/SES

O governo do Estado celebrou, na manhã desta segunda-feira (19/5), por meio da Secretaria de Saúde (SES) e da Secretaria da Segurança Pública (SSP), termo de cooperação que facilitará o acesso recíproco a informações entre os sistemas estaduais de saúde e de segurança pública O acordo foi assinadonoCentroAdministrativoFernandoFerrari, emPortoAlegre.Oobjetivoécomunicarregistrosa respeito de violência de gênero, sexual, contra crianças e adolescentes e tentativas de suicídio de criançaseadolescentes.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, a medida visa ao combate à violência domésticaefeminicídiosebuscaqualificarasações de fiscalização e inteligência. “Esse acordo está em desenvolvimento desde o início do ano e o compartilhamento recíproco vem sendo construído hábastantetempo.

A partir desses dados, nós poderemos identificar casosqueeventualmentenãotenhamsidonotificados

àPolíciaCivileàBrigadaMilitar,emcasosemque asvítimasprocuramarededesaúde,pornecessidade oucommedodeiraumaunidadepolicial”,declarou.

ParaasecretáriadaSaúde,AritaBergmann,aunião entre as secretarias busca atender a população de formaágil.“Oenfrentamentodaviolênciainiciacom aprevenção.Identificarsituaçõesemqueelaocorreé fundamentalparacoibi-la.Esseacordodáceleridade na troca de informações”, afirmou. A ação reforça manifestações anteriores do governador Eduardo Leite, de que se as vítimas não denunciam ou não conseguem denunciar a violência, é preciso ter alguémquedenuncieporelas.

Arita ressaltou a importância dos Centros de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crais), que são centros integrados que dispõem de equipe multidisciplinar e reúnem ações da saúde e da segurançapública,comacompanhamentointegral.

“O objetivo é fornecer, dentro da mesma estrutura, atendimento médico, psicossocial, policial e pericial, evitando a revitimização, exposição, desgastefísicoeemocionalgeradospelacirculação dasvítimaspelosdiferentesórgãosdeatendimento”, explicou.Atualmente,osCraisestãolocalizadosem Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Rio Grande,BentoGonçalveseSantaMaria.

A assinatura do termo de cooperação é mais uma forma de resposta aos crimes que ocorreram recentemente no RS. “Houve uma ordem expressa do governador para que o Estado organizasse todas aspolíticaspúblicasrelacionadasàviolênciacontra as mulheres. E é isso que nós estamos fazendo”, revelou Fabrício Peruchin, secretário de Justiça, CidadaniaeDireitosHumanos(SJCDH-RS).

Com o acordo, os profissionais da saúde poderão notificareatenderdeformaespecializadaaspessoas em situações identificadas como violentas. “Hoje a gente já processa dados sobre a notificação de violênciacontramulheresecriançasquepodemser usados.Agora,asuspeitaderiscopodesernotificada e investigada” anunciou Marilise Fraga de Souza, diretora do Departamento de Atenção Primária e PolíticasdeSaúde(Dapps).

AtençãoàSaúde

OsserviçosdeAtençãoPrimáriaàSaúde(APS)têm grande relevância na prevenção de violências, que podem surgir de forma silenciosa e serem identificadas na rede de saúde Isso porque as equipes de agentes comunitários e outros profissionais possuem maior capilaridade e vínculo comapopulação,poratuaremjuntoaosterritórios,o quepermiteaidentificaçãodesituaçõesdeviolência, muitas vezes, antes de um evento agudo ou do agravamentodasituação.

A subnotificação presumida de casos envolve especialmentepessoasquenãochegamaosserviços de segurança ou saúde por medo, desconhecimento ou falta de acesso. Do total de casos registrados no SistemadeInformaçãodeAgravosdeNotificaçãodo Ministério da Saúde (Sinan), 76,83% ocorreram na residência das vítimas. O Sinan é a plataforma utilizada para a notificação de casos de doenças e agravosqueconstamnalistanacionaldenotificação compulsória.Osistemaéalimentadoprincipalmente pornotificaçõeseinvestigaçõesdecasos,permitindo que estados e municípios registrem informações sobredoençasdeinteresse.

Texto:AscomSSP

Edição:Secom

Fonte:https://www.bombeiros.rs.gov.br/

O agronegócio brasileiro e a nova ordem mundial: ummomentovirtuoso

PorGeraldoEugênio,ProfessorTitulardeAgriculturaeBiodiversidadedaUFRPE-UASTemembroda AcademiaBrasileiradeCiênciaAgronômica(ABCA)

A história no século XX teve dois episódios destrutivoseemumcurtoespaçodetempo,aIeaII Guerras Mundiais. Dentre os fatos mais relevantes, vale lembrar o surgimento da União Soviética, a ascensão do Nazismo na Alemanha, o declínio do Império britânico e a transformação dos Estados Unidosemumanovapotência.

Estasituaçãopareciaestávelatéoescalonamentoda Guerra do Vietnã quando o sistema começou a mostrar os primeiros sinais de fragilidade, o que levouosEstadosUnidos,em1971,unilateralmente, a abdicarem da responsabilidade de lastrear o dólar americano em ouro e tornar sua moeda um documentofiduciário,oconhecidochoqueNixon.

De uma hora para outra a aceleração da economia chinesa passou a ser detectada pelos painéis de controle.AChinasetornouummembropermanente da Organização Mundial do Comércio – OMC, em 2001.Umaoutraforçasepunhaemmovimento.

A transformação da agricultura brasileira de algo

local para uma presença de caráter internacional levandoopaísasetransformaremumdosprincipais atores no comércio mundial de alimentos e commodities agrícolas e um dos guardiões da segurançaalimentardedezenasdenações.

Aeradasincertezas

ApotênciahegemônicadosEstadoUnidosnãofoia mesma desde a guerra doVietnã e, recentemente da saída humilhante do Afeganistão, muito embora ainda reconhecido como principal economia mundial.Astensõesinternaseexternastêmlevadoo paísadecisõesextremadasculminandocomaguerra tarifáriaestabelecidapelopresidenteDonaldTrump desseseuiníciodemandado,emjaneirode2025.O que trincou de modo irreparável a confiança do mundo em relação ao país. Este movimento político/econômicofezcomqueoutrosatores,dentre eles o Brasil, tomassem a iniciativa de mover suas peçaseaproveitarem-sedomomentodedúvidas.

Eoquetemistoavercomoagronegócio brasileiro?

Talvez não tenha sido algo deliberado, entretanto o Brasil se mostra preparado para este momento. O pontodecortenestahistóriasedánasegundametade doséculoXX.Em1973ocorreuacriaçãodeumadas mais importantesinstituiçõesmundiais de ciênciae tecnologiaaplicadaàagriculturaepecuáriatropical, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –Embrapa.

O fortalecimento dos programas de pesquisa e pósgraduação das universidades brasileiras e a rede de instituições estaduais, hoje em situação de extrema dificuldade, constituíram um forte aparato de inovação para o campo. Ainda em se tratando de pesquisaeinovaçãoaconstituiçãodedepartamentos técnicosesetoresdepesquisanasempresasprivadas emsidorecebidocomexpectativaeatenção.

Porúltimoenãomenosrelevanteopaístestemunha um crescente fortalecimento de empresas consideradasstartupsdebaseinovativa,constituída por jovens empresários que vêm no campo uma possibilidaderealdeascensãoeconômicaesocial.

Ataqueecontra-ataque,idasevindasnocenário internacional

Depoisdasdecisõesimperiaisporpartedogoverno americano,quandoprovavelmenteimaginouqueas naçõessedobrariamcontraasameaçaseastarifas,o resultadotemsidoooposto.OsEstadosUnidos,sem sustentação interna ou externa, tiveram que retroceder parcial ou totalmente do tarifaço. Neste vácuo, as nações em que o agronegócio representa umfortecomponenteequetêmtidoacapacidadede contarcomexcedentesdeproduçãoseapresentaram comoopção.

Oportunidades

Ocuparosespaçosvazios

OBrasilsemostracomocandidatonúmeroum,pela dimensão de sua capacidade produtiva que excede 320 milhões de toneladas de grãos por ano, de conquistar parte do mercado chinês Esta troca ocorreu e levando em consideração que alterações bruscas de mercado não são triviais e tendem a ser duradouras,significaqueoaumentodasexportações paraaChinaéalgoreal.

Modernizar a indústria de processamento de alimentos

OmercadointernacionalocupadopeloBrasilaindaé caracterizado pela venda de matérias primas, a exemplo do grão e do farelo de soja, do milho, da carne bovina e do frango, da pluma de algodão, do café em grãos, do açúcar demerara, da polpa de celulose, das frutas frescas, entre outros produtos. Ficaclaroquesetratadeumaocasiãoparaseinvestir emumapolíticaespecíficadeagregaçãodevaloraos produtos exportados incrementando a fração de carnes, grãos, pulses, lácteos, frutas e hortaliças processadas.

Consolidareexpandirasaçõesde sustentabilidade

Ganhoslouváveisforamobtidosnasúltimasdécadas a partir de tecnologias disruptivas tais como a fixação biológica de Nitrogênio – FBN, o plantio direto, a integração lavoura-pecuária-floresta e o controlefitossanitáriointegrado.

O plantio direto passou a ser adotado em vários países tropicais e temperados a partir dos anos setenta Foi um ganho coletivo, aqui no Brasil contando com a participação efetiva de algumas instituições federais e estaduais de pesquisa, associaçõesdeprodutores,edodesenvolvimentode tecnologias e máquinas agrícolas específicas, contando-se atualmente com aproximadamente trintaecincomilhõesdehectaressobestesistema.

O terceiro caso diz respeito a integração lavourapecuária-floresta, também conhecido como ILPF quepassouaseradotadodeformamaisintensanos últimos vinte anos, mas que já conta com aproximadamente quinze milhões de hectares implantados. Umaquartaáreaqueganhouforça na última década é o manejo integrado de pragas e doenças. Não se trata de algo recente, afinal, para a cana de açúcar o controle das principais pragas é realizado, predominantemente, por agentes biológicos.

Fortalecersuacapacidadetecnológicacomnovos parceiros

A globalização da ciência é tão antiga quanto a do comércio e a cada dia que se avança é notório sem interaçãopermanenteentreacomunidadecientíficas dos países do sul global. O epicentro econômico mundial deixou de ser o Ocidente e voltou ao Oriente. É neste sentido que também na área das ciênciasagráriasasinstituiçõesbrasileirasdevemse voltar a estabelecer parcerias mais efetivas com

AGRONEGÓCIO

paísescomooJapão,aChina,aÍndia,aIndonésia,a MalásiaeaCoreia.

Potencialinovativo

O Brasil recentemente foi reconhecido como o país com maior capacidade de inovação na América Latina. Muito embora sua posição no ranking mundialsejaa49ª,houveumavançosubstancialem relação às últimas avaliações. Há um movimento entre os jovens mostrando que o futuro não passa peloempregoformal.

Riscos

Ideologizaçãonocampo

Não é de se estranhar que o mundo rural seja conservador na maioria das sociedades. É assim na Europa, Estados Unidos, Argentina e no Brasil. Entretanto,háumadiferençaestratégicaentreseter uma ideologia e colocá-la a serviço de interesses corporativos ou particulares. É sabido que parte substancial dos líderes de associações ou entidades de classe no Brasil adotaram nas últimas eleições presidenciais uma postura tendenciosa, radical, agressiva e de confronto. O agronegócio nacional merece ser dirigido com maior espírito público e umamaiordosedeinteligência.Estaéarealidade.

Politizaçãodocomércioexterno

Lição inconteste. Não traga a si contendas que não lhedizemrespeito.Ocenárioatualéumalição.Não cabeaoBrasiloptarpordefendernaçãoAouB.Os grandescentrosdepodertêmcapacidadedissuasiva, retaliatória,deespionagem,pressãotãosofisticadas que dispensam o aulicismo de alguns. Em o Brasil sabendopreservaraqualidadedesuadiplomaciaque ao longo de mais de um século demonstra competência e assertividade, o futuro é promissor Principalmenteparaoagronegócionacional.

Dependênciatecnológica

Parece uma contradição, mas como um texto que tratadacapacidadeinovativavemlevantarumtema surradocomodependênciatecnológica. O fato é que o agronegócio nacional demonstra extrema fragilidade ao depender da exportação massiva de fertilizantes à exceção dos adubos nitrogenados. No que se refere aos defensivos e agroquímicos a realidade não é das mais confortáveis. Poucas são as moléculas de algum produto seja inseticida, fungicida, bactericida,

hormônio de crescimento, vacina, medicamento animal cuja patente seja nacional O mesmo ocorrendo para as máquinas agrícolas, o sistema de monitoramento por satélite e instrumentos de laboratórios mais sofisticados. O caso da genética das principais commodities agrícolas também é exemplar.

Vitimização

Algumas lideranças do agronegócio nacional desencadearamumanarrativapróximaaofantástico: 1 Não há mudança climática em curso; 2 O desmatamento ilegal é residual; 3. O Brasil é um exemplo de proteção às suas florestas; 4. Os países europeus negligenciaram a defesa de suas vegetações e agora cobram de terceiros o que não fizeram;5.Nãohámineraçãoilegalnemgrilagemde terrasemáreasdepovosnativos,quilombolaseáreas protegidas; 6. Agrande maioria dos imóveis rurais cumprem de com a política ambiental vigente; 7. Nunca houve trabalho escravo ou similar; 8. O mundo desenvolvido está preocupado em frear o desenvolvimentoagrícoladopaís.

Quesesepareojoiodotrigo.Apoioosempresários quetêmtransformadoafaceaagriculturabrasileirae condenação aqueles que se escudam em justificativasabsurdasparaconstruirumcenáriofictício deperseguições.

Comentáriofinal

Em nenhum momento da história nacional e de sua agricultura o país confrontou-se com uma situação virtuosaequivalentecontandocomumaextensaárea emcultivoeasercultivada;umcorpodeagricultores dedicadosecientesdesuaimportância;umaredede instituições e ensino e pesquisa sólida, podendo ser ainda mais efetiva a partir de melhores definições estratégicas de sua atuação; políticas definidas e de apoio à atividade agropecuária; um percentual alto dejovensprofissionaisdedicando-seaoagronegócio eumaoportunidadedeconsolidaçãodesuaposição no mercado internacional ímpar uma vez que para inúmeros países Brasil um dos parceiros mais confiáveisnocenáriointernacional.

Obs.: As opiniões contidas no texto são da responsabilidadedoautor

Fonte:CCAS https://www.portaldoagronegocio.com.br/

Foto:Alberto Maraux / SSP

EXTINTORESDEINCÊNDIOESISTEMADE HIDRANTESEMCONDOMÍNIOS

Autor:Eng.CivileSeg.doTrabalho-AdersonGuimarãesPereira E-Mail:capguimaraes@yahoo.com.br

OsextintoresdeincêndioeosistemadehidrantessãoSfundamentaisparaasegurançacontraincêndioem condomínios.

EXTINTORES

Oextintordeincêndioconsisteemumaparelhodeacionamentomanual,portátilousobrerodas,destinado acombaterprincípiosdeincêndio.

Sãoinformaçõesimportantessobreosextintoresdeincêndio:

TiposdeExtintores–principaisinstaladosemcondomínios

1.Extintordeágua:EfetivoparaincêndiosdeclasseA(materiaiscombustíveissólidos,comopapel, madeira,etc.);

2.Extintordeespumamecânica:EfetivoparaincêndiosdeclasseAeB(líquidosinflamáveis,como gasolina,óleo,etc.);

3.Treinamento:Osfuncionáriosecondôminosdevemrecebertreinamentosobreousocorretodosextintores;

4. Quantidade: A quantidade de extintores necessários depende do tamanho e do tipo de ocupação do condomínio.

SISTEMADEHIDRANTE

O sistema de hidrantes é uma rede de tubulações e válvulas que fornecem água para combater incêndios. Hidrantedeparedeéconsideradoopontodetomadadeáguainstaladonaredeparticular,embutidoemparede, podendoestarnointeriordeumabrigodemangueira.

Sãoinformaçõesimportantessobreossistemasdehidrantes:

TiposdeSistemasdeHidrantes

1.Sistemadehidrantesconvencional:Utilizatubulaçõeseválvulasparaforneceráguaparacombaterincêndios –sistemaporgravidade(reservatóriod'águaelevado);

2.Sistemadehidrantespressurizado:Utilizabombas(principale/ouauxiliar)paramanterapressãodaáguano sistema,garantindoofornecimentodeáguaconstante.

RequisitosparaosSistemasdeHidrantes

1.Instalação:Osistemadehidrantesdeveserinstaladodeacordocomasnormastécnicaseregulamentações locais;

2. Manutenção: O sistema de hidrantes deve ser inspecionado e mantido regularmente para garantir seu funcionamentoadequado;

3.Testes:Osistemadehidrantesdevesertestadoregularmenteparagarantirsuaeficácia.

BenefíciosdoSistemadeHidrantes

1. Combate a incêndios: O sistema de hidrantes fornece água para combater incêndios, reduzindo o risco de danoseperdas;

2.Prevençãodedanos:Osistemadehidrantespodeajudaraprevenirdanosàpropriedadeeaomeioambiente;

3. Conformidade com regulamentações: O sistema de hidrantes é uma exigência para muitos condomínios, garantindoaconformidadecomregulamentaçõeslocais.

Atenção: a escolha e a instalação dos extintores e sistema de hidrantes devem ser feitas por profissionais qualificadosedeacordocomasnormastécnicaseregulamentaçõeslocais.

Governode

SP

iniciafasevermelhadaOperação SPSemFogocomusodetecnologiaefocoem prevenção

InovaçãoadotadapelaDefesaCivilpermitiráplanejarrespostaeprevenção aofogocomantecedência,apartirdedadostécnicosmapeadospeloórgão.

Paraesteano,aDefesaCivilinvestiráR$46milhõescomaentregade108veículosequipadosparaocombate aincêndioekitscompostosporequipamentosdeproteçãoindividualecombateaofogodistribuídospara200 municípios.

O Governo de SP inicia a fase vermelha da Operação SP Sem Fogo de 2025 com anúncio de importantes inovaçõestecnológicasvoltadasaomonitoramentoerespostaàsqueimadas.

UmasdelasseráaSalaSPSemFogo,plataformadestinadaaomonitoramentodosfocosdeincêndioemtempo real, com emissão diária de boletins preditivos para o planejamento e coordenação das ações de resposta rápida.

Paraesteano,aDefesaCivilinvestiráR$46milhõescomaentregade108veículosequipadosparaocombate aincêndioekitscompostosporequi-pamentosdeproteçãoindividualecombateaofogodistribuídospara200 municípiosprioritários.

TambémhaverácercadeR$14milhõesparacontrataçãodeaeronavesquealémdoempregonocombateao fogoserãoutilizadasdeformainéditaparaomonitoramentodeáreascommaiorriscoaqueimadas.

Equipamentos de maior porte serão adquiridos pela Defesa Civil pela primeira vez. O órgão prepara a aquisiçãode20caminhõespipa,cominvestimentoestimadoemR$10milhões.

Estes veículos grandes são fundamentais para incêndios maiores e, também, para o abastecimento das aeronavescomágua.

A Sala SP Sem Fogo, medida inspirada em boas práticas observadas durante o intercâmbio realizado pelo CoordenadorEstadualdaDefesaCivil,CoronelHenguelPereira,emPortugal,emmarçodesteano,equeserá adaptada à realidade do estado de São Paulo, permitirá o planejamento antecipado das ações de resposta e prevençãoaosincêndios,semprecompelomenosumdiadeantecedência.

Com as informações geradas, gestores das unidades de conservação ambiental e equipes do Corpo de Bombeirossaberãocomantecedênciaoperíodoexatodopróximodianoqualocenárioestarámaiscríticoe, comisso,adequarãoescaladeserviço,aumentandoocontingentedisponíveleonúmerodeequipamentosnos horáriosprioritários.

O sistema cell broadcast, utilizado para envio de alertas severos ou extremos, também será aplicado para o períododeestiagem,comdisparodealertasàpopulaçãosemprequehouverbaixaumidadedoarouriscode incêndio,comorientaçõesvoltadasàprevençãoesaúdedaspessoas.

Outra medida tecnológica implementada pela Sala SPSem Fogo será o alerta de incêndio georreferenciado, geradopelosistemaSMAC,parafocosdeincêndioidentificadospróximosàsreservasflorestaisdoestado.

Semprequeossatélitesapontaremumnovofocodeincêndiopróximoaqualquerunidadedeconservação,um alerta automático será emitido ao Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil e também aos gestores do parque florestal que estiver em risco.Assim, esforços serão enviados diretamente ao ponto que coloqueemriscoafaunaeaflora,antesmesmoqueofogoacesseavegetaçãonativa.

“Nossa viagem a Portugal permitiu uma troca de experiências extremamente relevante. Eles possuem vasto conhecimentonocombateaincêndiosflorestais,eestamostrazendoparaoestadodeSãoPaulooqueháde mais moderno em uso na Europa. Considerando tudo o que enfrentamos no ano passado, iniciaremos a fase vermelhadesteanomuitomaispreparadoseequipados”,destacouoCoordenadorEstadualdaDefesaCivil, CoronelHenguelPereira.

JáoEsquadrãoSPSemFogo,criadonesteano,unirátodaafrotadisponívelparaocombateaéreo,contando com238drones,24helicópterosdoComandodeAviaçãodaPolíciaMilitar,alémdeumhelicópteroeaviões contratadospelaDefesaCivil.Estestiposdeveículosforamfundamentaisnosincêndiosde2024.

A Campanha SP Sem Fogo adotará mensagens voltadas à educação ambiental, com orientações para a populaçãonãoqueimarlixo,limparoterrenocomfogooujogarbitucadecigarronasmargensdasrodovias.Ao todoserãodistribuídos700milfolhetosemtodooestado,juntamentecommilfaixasqueserãoafixadasem locaisdemaiorcirculaçãodepessoas,contendomensagenseducativas.

ADefesaCiviltambémpreparaacompradeumanovaremessadoprodutoretardantedofogo.

Com investimento projeto de R$ 4,3 milhões para a aquisição deste ano, o material será estrategicamente distribuídoemdepósitoslocalizadosemtodooestadoeestarádisponívelparausodasequipesresponsáveis pelocombateàschamas.

Oproduto,utilizadoem2024,permiteaextinçãodefocosdeincêndioemumtempocincovezesmenordoque comousoexclusivodeágua,gerandoumaeconomiadeaté60%.

RecordenafasedepreparaçãodaOperação

Nesteano,aDefesaCivilbateuumrecordecapa-citandocercade3milagentestreinados,de600municípios, aptosaatuaremnaOperaçãoSPSemFogo.

Já municípios aderentes ao Plano de Contingência para estiagem aumentou 47% na comparação com 2024, totalizando249nesteano,ante169doanoanterior.

Aatuaçãoconjuntacomosmunicípioseoutrosórgãosseráfundamentalparaarápidaidentificaçãodefocosde incêndioeumarespostaeficiente,reduzindodanosambientais,riscosàsaúdeeàsegurançadapopulação.

Fonte:https://www.agenciasp.sp.gov.br/

O Capitão

Mininel representou o Brasil

como instrutor responsável pelo curso do Sistema de Coordenação e Gerenciamento INSARAG (ICMS) em Moscou, na Rússia

O Capitão Mininel representou o Brasil como instrutor responsável pelo curso do Sistema de CoordenaçãoeGerenciamentoINSARAG(ICMS), realizadoentreosdias7e11deabril,emMoscou,na Rússia.

Promovido pela EMERCOM — o Ministério da DefesaCivil,SituaçõesdeEmergênciaeAssistência a Desastres da Rússia o treinamento reuniu equipesdebuscaeresgateurbanodaÁfrica,Europa e Oriente Médio, com participantes dos Emirados Árabes Unidos, Malásia, China, Bielorrússia, entre outrospaíses.

IntegrantedoGrupodeTrabalhodeGestãodaInformaçãodoINSARAG,oCapitãoMinineltemcomomissão ministrartreinamentoseapoiaroperaçõesinternacionais.Recentemente,contribuiudiretamentenaoperação emMianmar,atuandodoBrasilnasetorizaçãodaáreaafetadaantesdeembarcarparaestanovamissão. A participação brasileira foi viabilizada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), reforçando o compromisso do Brasil com a resposta humanitária internacional.

Fonte:@corpodebombeirosdapmesp

18ªCorridadoFogo:sucessodepúblicoeemoção emPalmas

A18⁰CorridadoFogomovimentouaCapitaldoTocantinsnosábado,28.-Foto:-Ademirdos Anjos/GovernodoTocantins

Nanoitedestesábado,28,Palmasfoipalcodamaior ediçãodaCorridadoFogojárealizadapeloCorpode Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) O evento, que celebra o Dia Nacional do Bombeiro Militar, reuniu 2.400 atletas nas modalidades de 3 km, 5 km e 10 km, além de 350 crianças na tradicionalCorridinhadoFogo.

Umeventoparatodaafamília

ACorridinhadoFogo,realizadanoperíododatarde, trouxe um espetáculo à parte. Crianças de diversas faixas etárias participaram com entusiasmo, como Hester Martins, de 14 anos, que ganhou o brinde principal no sorteio. “Eu achei legal, é a primeira vez, gostei bastante da experiência. Foi muito bom!”,afirmouajovem.

Para o Comandante-Geral do CBMTO, Coronel Peterson Quirino de Ornelas, a corrida vai além da competiçãoesportiva:

“ACorrida do Fogo simboliza a essência do nosso trabalho: salvar vidas e unir pessoas. Este é um

eventoquecelebraacomunidade,promovesaúdee inspiranovasgerações.Ficamosemocionadosaover famíliasinteirasparticipandoecompartilhandoessa experiênciaúnica.”

Históriasinspiradorasesuperações

Entre os corredores, Iron Junior, representante do grupo Resenha Runners de Gurupi, destacou a importânciadaorganização:

“A Corrida do Fogo tem credibilidade. Desde a hidratação até a premiação, tudo é pensado para garantir uma experiência de qualidade. Nossa comitivade50atletasfazquestãodeparticipartodos osanos.”

Entre os corredores, Iron Junior, representante do grupo Resenha Runners de Gurupi, destacou a importânciadaorganização:

“A Corrida do Fogo tem credibilidade. Desde a hidratação até a premiação, tudo é pensado para garantirumaexperiênciadequalidade.

Largada18⁰CorridadoFogo.-AdemirdosAnjos/GovernodoTocantins

Nossa comitiva de 50 atletas faz questão de participartodososanos.”

O casalTairine Cavalcante e Dione Lustosa, que se conheceu em um evento esportivo, também compartilhousuaexpectativa:

“Estamos sempre em busca do pódio. Corrida é nossoestilodevidaeessa,emespecial,temumlugar nonossocoração”,disseTairine.

JáosenhorCelsoTeixeira,de71anos,provouquea idadenãoéumobstáculoaoconcluiros5kmem36 minutos:

“Correr à noite foi excelente! Para nós, que temos maisidade,éumalíviocomessecalor.”

Participaçãoespecialdospelotões

A Corrida do Fogo também contou com a participação de pelotões do Grupo Especial de Bombeiros Equipados, da Polícia Militar, do Exército Brasileiro, da Guarda Metropolitana e de alunosdoCEMIL.

Recordeseemoçãonopódio

Na categoria Geral dos 10 km, Leoney Oliveira conquistouoprimeirolugar,completandoopercurso em32minutos.“Umsonhorealizadoemumaprova

tãobemorganizada!”,comentou.Entreasmulheres, Juliana Pedreira liderou a categoria, enquanto a bombeira militarAna Karla Sousa Bezerra, grávida de seis meses, garantiu a segunda colocação, mostrandoquedeterminaçãonãoconhecelimites.

Movimentação antes da Corrida. -Ademir dosAnjos/ Governo

O Coordenador da Corrida do Fogo, TenenteCoronel Rafael Cruvinel, celebrou o sucesso do evento:

“Essafoiamaiorediçãodetodas,tantoemnúmero de participantes quanto em emoção. Nosso evento reuniu desde atletas amadores até competidores de alto rendimento, promovendo uma verdadeira integraçãoentreaspessoaseoCorpodeBombeiros.

do Tocantins

Além disso, conseguimos incluir quase 150 crianças oriundas de projetos sociais, como colégios militares, PROEBOM e casas de acolhimento, o que nos deixa profundamente felizes.

“Quero destacar que a Corrida do Fogo só alcança essa grande proporção graças à entrada e ao apoio dos patrocinadores.

Empresas como Detran, Fundação PróTocantins, Sicredi, Energisa, Hospital Yano, SESI e UNOPAR são fundamentais para engrandecer o evento, oferecendo estrutura e suporteexcepcionaisaosnossosatletas.Cada detalhe da corrida, desde a arena até a segurançaehidratação,sóépossívelgraçasa essaparceria.

AdemirdosAnjos/GovernodoTocantins
Grupo Resenha Runners de Gurupi. -Ademir dosAnjos/ Governo do Tocantins

Ainclusão presente na Corridinha do Fogo. - Vanessa Sabino/Governo do Tocantins

“ACorridadoFogonãoéapenasumacompetição;é umacelebraçãodavida,dasaúdeedainteraçãoentre sociedadeeCorpodeBombeiros.

Apesardosdesafiosedospontosamelhorar,todosse empenharam para entregar um evento organizado e seguro. Nosso compromisso é continuar aprimorandoparaaspróximasedições.

A todos que participaram, direta ou indiretamente, nossomuitoobrigado. QueDeusabençoecadaumdevocês!,finalizou.

Fonte:GovernodoTocantins https://www.to.gov.br/bombeiros/noticias/18acorrida-do-fogo-sucesso-de-publico-e-emocao-empalmas/3f81s8knucpe

A OlímpiadasOperacionaisdoCBMPA2025

Durante os dias 10 a 13 de junho de 2025, foi realizado no Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) as Olimpíadas Operacionais do CBMPA 2025,umeventocontacomaparticipaçãodemaisde 170 militares visa estimular as habilidades táticas e técnicasdosbombeirosmilitares,alémdefortalecer oslaçosentreosmembrosdacorporaçãoporquatro diasdecompetiçõesemocionaisedesafiadoras.

No primeiro dia, ocorreu a tradicional prova do Bombeiro de Aço, que inclui subida na torre e içamento de mangueira, entrada forçada, arraste de mangueira,extinçãodeincêndioeresgatedevítima inconsciente.

No segundo dia, a competição se voltou para as provas de salvamento aquático, com modalidades como50mlivrescarregandoumavítima,100mcom nadadeira carregando vítima, revezamento de 25m com tubo de salvamento e revezamento 50m com tubodesalvamento,nadadeiraecarregandovítima.

No terceiro dia, a prova de salvamento veicular desafiou os competidores a realizar um conjunto de procedimentos para estabilizar, acessar e resgatar vítimas de acidentes automobilísticos, utilizando técnicas de desencarceramento para extrair a vítima comsegurança.

Por fim, no quarto e último dia, é realizado o Crossfire, uma prova que consiste em três fases executadas continuamente de forma sincronizada, emtrio.

Asfasesincluemarrastarviaturapor30metroseum circuito bombeiro militar com corrida, exercícios, transportedebombeiroeburpees.

Essas provas destacam as habilidades físicas e técnicas dos bombeiros militares, reforçando a importância do treinamento e da preparação para situaçõesdeemergência.

OTCELArteaga, falou sobre a sua participação no Crossfire:

“A competição resgata uma tradição antiga da corporação que deve ser apresentada às novas geraçõesdebombeirosmilitares.Alémdoresgatede uma tradição, serve justamente para a gente fortalecer o espírito bombeiro militar, que é buscar estar com um bom preparo físico e técnico para as diversas equipes dos quartéis desenvolvendo uma competição saudável de espírito de camaradagem queéumatônicaimportantedacorporação.”

OCorpodeBombeirosMilitardoParáeaCoordenadoria Estadual de Defesa Civil orgulhosamente celebramarealizaçãodasOlimpíadasOperacionais 2025,reafirmandoseucompromissocomaproteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, e enaltecendo a dedicação e o profissionalismo dos bombeirosmilitaresquetrabalhamincansavelmente paragarantirasegurançaeobem-estardapopulação paraense.

Fonte:https://www.bombeiros.pa.gov.br/

OuroparaoBrasilnosJogosMundiaisdePolícia eBombeiro(WPFG2025)queaconteceem Birmingham,Alabama

EUA.

A 1ºTenenteAnaise,doCorpodeBombeirosMilitar do Estado de Goiás, conquistou a medalha de ouronaProvaOpenWater(nataçãodeáguasabertas 3,2km)nosjogosMundiaisdePolíciaeBombeiros (WPFG 2025). A oficial, que já possui resultados expressivos em competições nacionais e internacionais de triatlhon e natação, mais uma vez orgulhou todo o CBMGO com espírito de luta e dedicaçãoaoesporte.

A participação da Tenente Anaíse nos Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiro 2025 foi possível pormeiodeumaparceriacomaSecretariadeEstado da Segurança , Defesa e Cidadania de Rondônia ( SESDEC)queaconvidouparacompetiremprovas coletivasdebombeirosnareferidacompetição.

O CBMGO parabeniza nossa bombeira atleta pelo resultadoqueorgulhaemotivatodaaCorporação!

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás: DedicaçãoemSalvarVidas. Fonte:https://www.bombeiros.go.gov.br/

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.