

Jornal Central dos Bombeiros
NEWSLETTER BIMESTRAL
Bombeiros de Franca usam detector de metais para buscar corpo
Empresário Nelson Carreira Filho está desaparecido desdeodia16demaio,apósumareuniãodenegócios emCravinhos.





Página: 02 - O detector deverá ser utilizado para auxiliar nas buscas em áreas de maior profundidade e com visibilidade comprometida. Foto: Divulgação
Apenas 13 das 162 escolas estaduais de Campinas estão comAVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) válido. Pag.04
Bombeiros de Franca usam detector de metais para buscar corpo
Por | da Redação
10.06.2025 19h14 Sampi/Franca Fontes:https://sampi.net.br/
Após buscas sem sucesso pelo corpo do empresário
Nelson Carreira Filho, 43 anos, o Corpo de Bombeiros de Franca usará um detector de metais para retomar as buscas no rio Grande, em Miguelópolis (SP) Três pessoas envolvidas no crime já foram presas pela Polícia Civil.
As buscas em Miguelópolis começaram após os suspeitos confessarem à Polícia Civilqueocorpodavítimafoi jogado no Rio Grande, próximoaoranchodeMarlon CoutoPaulaJúnior,apontado como autor do homicídio, motivado por desavenças comerciaiscomavítima.
"Estamos dando apoio às buscas. Pelo histórico, a pessoa foi jogada nas águas doRioGrande,envolvidaem ferros de linha de trem. Estamos há alguns dias

Bombeiros fazem buscas por empresário no rio Grande - Imagem: Reprodução / EPTV
fazendo mergulhos no local indicadopelosuspeitode ter jogado a vítima no rio", disse a capitão do Corpo de Bombeiros,SandraElaine.
O equipamento chegou à Franca na tarde desta terçafeira, 10, e foi enviado pelo GBMar (Grupamento de BombeirosMarítimo).
Dois bombeiros de Guarujá (SP)apoiarãoasbuscas.
Com o detector, os bom-

Unidade Jundiaí/SP:
Av. JuvenalArantes, 395 - Medeiros
Unidade Cabreúva/SP: Av. Joaquim Monteiro, 795 - Jacaré

beiros poderão realizar buscasemáreasmaisprofundas dorio.
Ele usa ondas eletromagnéticas para auxiliar nas buscas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o local indicado por umdossuspeitospresostem aproximadamente 15 metros de profundidade, e a visibilidade está comprometida pela grande quantidade de aguapéselama.

Foto: Fabio Marchiselli/CBN Ribeirão
"Estamostendodificuldadeemprecisaroponto exato, já que o rapaz informou que a corda usadaparaprenderavítimasesoltoudamoto aquáticaqueeleusava.Então,vamosterapoio do grupamento marítimo, que usará o equipamento que faz uma varredura em um espaço de 10 metros. Além disso, há a correnteza, a profundidade, que chega a 15 metros, e a lama também. Estamos usando nossa tecnologia disponível para conseguir algomaistécnicoedirecionado.Agora,vamos tentar encontrar o corpo de maneira mais direcionada",continuouacapitão.
De acordo com a Polícia Civil, o corpo de Nelsonfoienroladoemumalonaeamarrado com uma barra de ferro para dificultar que boiasse. Um sonar também está sendo utilizadonasbuscas.
OsbombeirosdevemretornaraoRioGrande nestaquarta-feira,11,paradarcontinuidade às buscas. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, caso o corpo não seja encon-
Expediente
Jornal Central dos Bombeiros
Editado por: CF Publicações e Informações dos Bombeiros Ltda
Cnpj.: 53.083.975/0001-97
Redação,Administração
Circulação : Campinas e Região
Fone/WhatsApp.: (19) 92001-3398 (16) 3188-0566 - Regional
Praça Clóvis Bevilacqua, 351 - Sé
Cep.: 01018-001 - São Paulo - SP
Rua Dr.Alfredo Zacharias,2001 Valinhos - SP
E-mail.: adm@bombeiros-revista.com
Diretor Geral: Claudia Ferreira
Diretora Financeira: Viviane Vicentim
Deptº. Comercial: SolangeAraujo
Arte e Diagramação: Claudia Ferreira
Colaboradores dessa Edição:
Dr. Edi Carlos Baptista deAguiar -OAB/SP428.088
Emanuel Reis - MTB 62243/SP
ACF Publicações e Informações dos Bombeiros Ltda., não se responsabiliza pelos serviços, informes publicitários e produtos de empresas que anunciam neste veículo, os quais estão sujeitos às normas de mercado e ao Código de Defesa do Consumidor, Artigos assinados ou conceitos emitidos são de responsabilidade exclusiva dos autores e/ou empresas.

tradonestasemanacomoapoiododetector, as buscas serão encerradas. "Temos nosso protocolo, que prevê sete dias de busca a partirdadataemqueohomemconfessouter jogadoavítimanorio.
Adata em que ele afirma ter jogado o corpo no rio é 25 dias depois; portanto, é muito tempo. Vamos fazer um trabalho técnico direcionado para tentar encontrar o corpo", finalizouacapitão.

Detector de metais usado pelo Corpo de Bombeiros
Campinas tem cerca de 92% das escolas estaduais semAuto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
Dados fornecidos pela Seduc-SPevidenciam a falta de documento que determina segurança contra incêndios em unidades escolares
Apenas 13 das 162 escolas estaduaisdeCampinasestãocom AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) válido, segundo informações fornecidas pela Seduc-SP (Secretaria da EducaçãodoEstadodeSãoPaulo)via LAI(LeideAcessoàInformação).
OdocumentoéemitidopeloCorpo de Bombeiros e atesta que uma edificação possui condições adequadas de segurança contra incêndios.
A metrópole possui 91,9% das unidadesestaduaissemoautode vistoria,considerandoque:
35 unidades estão com AVCB expirado; DuasestãosemAVCB; 112 estão semAVCB, porém, com planejamento para a sua obtenção.
Em fevereiro deste ano, a Justiça determinou, a pedido do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), que o governo estadual realizasse em até quatro anos obras e intervenções nas escolas estaduais da cidade, de forma que todos os prédios observem as determinações do Corpo de Bombeiros e obtenham osautosdevistoria.
O que é o Auto de Vistoria do CorpodeBombeiros?
OAVCBdeterminaseumespaçoé seguro em relação a incêndios. Essedocumentoéobrigatóriopara diversas edificações e estabelece queolocalfoivistoriadoeestáem conformidade com as normas técnicas exigidas, minimizando riscos à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente em caso de fogo acidental.
DeacordocomopróprioCorpode Bombeiros, para obter o AVCB, o proprietário, responsável pelo uso ou responsável técnico deve dar entrada no pedido de emissão por meiodositeViaFácilBombeiros.

Para isso, é necessário ter em mãos um Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio, elaborado por um profissional habilitado, como engenheiro ou arquiteto.
Esse projeto deve estar de acordo com as normas técnicas do Corpo de Bombeiros, incluindo as Instruções Técnicas referentes a extintores, hidrantes, sinalização, iluminação de emergência, saídas de emergência, entre outros sistemas de segurança. Após a elaboração, o projeto técnico é submetido ao Corpo de Bombeiros por meiodosistemaViaFácilBombeiros.

Quando aprovado, o responsável técnico deve executar todas as instalações conforme o projeto aprovado.
Em seguida, é realizada a solicitação de vistoria presencial, na qual um bombeiro vistoriador verifica se todas as medidas de segurança foram implementadascorretamente.
Estando tudo em conformidade, o Corpo de BombeirosemiteoAVCB.
Quando aprovado, o responsável técnico deve executar todas as instalações conforme o projeto aprovado.
Em seguida, é realizada a solicitação de vistoria presencial, na qual um bombeiro vistoriador verifica se todas as medidas de segurança foram implementadas corretamente. Estando tudo em conformidade,oCorpodeBombeirosemiteoAVCB.
No entanto, em casos de irregularidade, é emitido

um relatório com as pendências e o solicitante deverá realizar as correções necessárias antes de agendarnovavistoria.
“Além de ser uma exigência legal, o AVCB é fundamental para garantir a segurança dos ocupantes e visitantes de uma edificação, além de reduzir significativamente os riscos e prejuízos em casodeincêndio”,destacaacorporação.
Diante dos números fornecidos, a Seduc-SP informou que as unidades que ainda não possuem AVCB encontram-se nos controles da Pasta, assim como uma grande parcela delas tem providências paraaobtençãododocumento.
Ainda afirma que é responsabilidade das equipes gestoras das unidades escolares, com os recursos financeiros que lhes são disponibilizados, garantir o bom estado de todos os itens necessários para combate a incêndio (mangueiras de hidrantes, extintoresetc.)queseencontramnosprédios.
Pequenos grãos
Inúmeras possibilidades
Plástico também é tecnologia! Unimos o que há de melhor no ramo para oferecer ao mercado um produto de extrema qualidade! Cidade Industrial, Santa Bárbara d'Oeste - SP

Foto: divulgação
(Foto: Governo de SP)
“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está ciente da necessidade inquestionável da obtenção do AVCB para os prédios que abrigam as unidades escolares em Campinas e região, assim como de todas as mais de 5000 unidades escolares da rede estadual Nesse sentido, a execução dos serviços necessários para tal tem sido prioridade, recebendo investimentos e atenção da Pasta, mesmo diante da necessidade de disponibilização de recurso paraasintervençõesconstantesnainfraestrutura predial existente, como obras de adequação, manutenção e reformas emergenciais, além da construçãoeampliaçãodeunidadesescolares.”
Porfim,aPastaaindareafirmaocompromissoem garantir a existência de edificações escolares dentro dos padrões estabelecidos por lei, normas e demais critérios, sempre pensando nos aspectosdeconfortoambientalesegurança.
DecisãodaJustiça Uma sentença proferida no dia 7 de fevereiro deste ano condenou o Estado a providenciar o AVCB para todas as escolas estaduais de Campinas no prazo de quatro anos, contado da datadadecisão.
Em2020,oMP-SPinstaurouinquéritocivilapurou queapenas14dasunidadesdeensinopossuíam adocumentaçãovigente.Àépoca,quatrotinhamo

AVCB vencido e o restante se encontrava com obras em execução para renovação ou obtenção do documento. Dois anos depois, a Promotoria verificouumagravamentonoproblema,jáque32 escolas estavam comAVCB vencido, enquanto o númerodeunidadescomadocumentaçãoemdia nãohaviasidoalterado.
ParaopromotorPedroEnosGuimarães,autorde petiçãoinicial,aatuaçãodoJudiciárionocasose justificacomo“formadeassegurarasegurançae a incolumidade física e psicológica das crianças, adolescentes e servidores públicos que frequentam prédios públicos escolares desprovidosdeAVCB”.
Inicialmente, havia um cronograma de obtenção de AVCB que previa prazo até 2025 para 35 escolas,até2028paraquatro,até2029para65e até 2032 para 42 escolas. O prazo dado na sentença deste ano é até fevereiro de 2029 para todasasunidadesestaduais.
A Fazenda do Estado recorreu da decisão e o processo está em grau de recurso, aguardando julgamento pela 4ª Câmara de Direito Público, segundo atualização fornecida pelo TJ-SP (TribunaldeJustiçadoEstadodeSãoPaulo).
Fonte:https://www.acidadeon.com/campinas Por:VitóriaSilva


Desfile 165Anos – Santa Rita do Passa Quatro

Corpo de Bombeiros participa do desfile de aniversáriodeSantaRitadoPassaQuatro
Em celebração ao aniversário de Santa Rita do Passa Quatro, o Corpo de Bombeiros esteve presente no tradicional desfile cívico, reforçando seu compromisso com a comunidadelocal.
Um dos destaques do evento foi a participação da EMEF João Baptista da RochaCorreia,querepresentoucomorgulho o Programa Bombeiro na Escola — uma iniciativa que promove a educação preventiva e a conscientização entre os jovens.
Comcamisetasefaixascomolema:

“EducarparaPrevenir,PrevenirparaSalvar”,
os alunos deram um show de cidadania, mostrando que a prevenção começa desde cedo.
Essa união entre escola e Corpo de Bombeirosreforçaaimportânciadaparceria entre instituições na construção de uma sociedade mais segura, preparada e bem informada.
ProntaRespostajá!
Fonte:9ºGrupamentodeBombeiros @nonogbpmesp


Nossa homenagem aos Bombeiros Brasileiros e de toda região pelo profícuo trabalho realizado