Page 1

info INFORMATIVO MENSAL DO CETEG CONSULTORIA EMPRESARIAL - JULHO/2013 - Ed XV

MENFIS IMOBILIÁRIA INVESTE EM SEUS COLABORADORES O casal Rose Mara e Nilceu, diretores da Menfis, dizem que “sempre tivemos a preocupação de ir mais além de trabalhar e formar uma empresa. Também queríamos de certa forma fazer nossa contribuição para as pessoas, afinal dependemos delas, então idealizamos esse programa de treinamento escolhendo temas interessantes e que nos ajudassem tanto na empresa quanto também diretamente para nossos 20 colaboradores diretos e inclusive nós” salientam os empresários.

‘‘

O consultor do CETEG Márcio Oliveira da Silva, foi o responsável em realizar nas dependências da CDL/Lages, no dia 20.07, sábado pela manhã, horário inclusive que dedicou atenção e foco no envolvimento de todos os colaboradores da Menfis no Workshop sobre Finanças Pessoais. Foram quase quatro horas de atividades, troca de experiências, conhecimentos e também revisão de como cada um está se comportando diante de um tema milenar como as finanças em um mundo tão tecnológico e moderno como o atual. A equipe “é fantástica e propensa ao aprendizado”, finaliza Márcio.

Sempre tivemos a preocupação de ir mais além de trabalhar e formar uma empresa. Também queríamos de certa forma fazer nossa contribuição para as pessoas.

‘‘

Nilceu e Rose Mara

CAPACITAÇÃO EM ISO 9001 NA PERSONAL GLASS Líderes e direção da Personal Glass estiveram reunidos em dois encontros para estudo da norma ISO 9001 (10 e 25/07). A empresa, que é uma das mais conceituadas no segmento de vidros temperados no Sul do Brasil, deu a partida rumo à certificação. Como os produtos da Personal Glass já estão certificados pela NBR 14698, o desafio agora é o desenvolvimento da visão do gerenciamento dos processos e a racionalização das atividades, tornando a empresa ainda mais competitiva e ágil. Para os diretores, Samir e Sanilton Cardoso, a etapa de preparação para a ISO 9001 será fundamental, pois a equipe toda perceberá que os registros das atividades e os controles que aplicaremos nos tornarão mais confiáveis ao cliente. Já Juliano Keller, consultor do CETEG comprometido com o projeto, ressalta que a vontade da direção e a estrutura de inteligência interna que a Personal Glass dispõe são os principais trunfos para que este desafio tenha o melhor desfecho.

1


INFORMATIVO MENSAL DO CETEG CONSULTORIA EMPRESARIAL - JULHO/2013 - Ed XV

QUEM É O MEU CLIENTE? Por Daniel Keller Alvez Planos de marketing, propaganda, novos produtos ou serviços são alguns dos temas que estão no cotidiano das empresas independente de seu porte. Qual o melhor investimento? O que dá mais retorno? Como garantir que meu negócio seja visto e comprado? Acredito que estas não sejam as perguntas vitais. O início de tudo está em outra pergunta: Quem é o meu cliente? Certamente esta pergunta que parece primária, acaba sendo deixada de lado por tantos empreendedores. Ao responder a pergunta “quem é meu cliente“ você acaba por fazer o caminho que toda empresa deveria fazer: Do mercado para a empresa. Não é incomum encontramos empresas que nasceram, tiveram investimento em estrutura, produtos e serviços e até mesmo uma identidade visual bem atraente, mas esqueceram do básico – Quem vai comprar meu produto ou serviço? Escolher um perfil de clientes desejado é fundamental, pois a cada dia torna-se mais difícil aventurar-se a atender “todo tipo de cliente”. A segmentação tem se mostrado uma valiosa estratégia.

“Eu não sei o caminho para sucesso; mas, sem dúvida, o caminho para o fracasso é tentar agradar a todo mundo" (John Kennedy)

?

ISSO VALE PARA SUA EMPRESA!

AIS SAIBA M A E T O M SOBRE COM A AÇÃO PUBLIC NO C FO O E CLIENT É O R IV .L CERTO RADO T ENCON MBÉM TA SÃO EEM VER BOOK.

Encontrar um grupo de clientes específicos, conhecer as necessidades e ofertar soluções respeitando as diferenças do público alvo (renda, hábitos, aspectos demográficos entre outros) é uma forma inteligente de driblar a concorrência e sair na frente, correr por um caminho diferente da maioria. Ao ler este pequeno texto perguntese: Meu negócio existe para atender quais clientes? Se a resposta estiver difícil, é hora de parar e pensar um pouco melhor sobre sua atividade. Lembre-se que decidir por este foco de atuação ajudará numa definição mais clara sobre qual é o seu negócio. Mas isso é assunto para nossa próxima edição.

2


INFORMATIVO MENSAL DO CETEG CONSULTORIA EMPRESARIAL - JULHO/2013 - Ed XV

A EXCELÊNCIA NA SAÚDE Iniciou em julho o Programa de Excelência na Gestão de Serviços em Saúde - PROGESS, uma parceria do Movimento Catarinense para Excelência com a Associação e Federação de Hospitais de Santa Catarina - AHESC-FEHOESC e o Instituto Santé. Nos dias 10 e 11 de julho, 15 entidades de saúde, entre clínicas, laboratórios e hospitais, foram capacitados no Modelo de Excelência da Gestão pela consultora do CETEG, Alice Carneiro de Castro. Durante o encontro, as organizações participantes preencheram um diagnóstico da gestão, que será tabulado e gerará um ranking das participantes e possibilitará o agrupamento de organizações por similaridade das necessidades e lacunas na gestão.

EXCELÊNCIA Em agosto haverá o segundo encontro, no qual o ranking será divulgado e os grupos formados para o trabalho específico por Critério de Excelência e demandas gerenciais das participantes. O PROGESS acontece anualmente desde 2009 e já formou mais de 50 organizações catarinenses de Saúde no Modelo de Excelência da Gestão, além de prepará-las para prêmios de excelência.

PODER PÚBLICO DA CAPITAL DE SC INVESTE NA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES Durante o mês de julho, a consultora Cláudia Anjos Coelho, do CETEG, ministrou curso de Gestão de Processos realizado para a equipe de multiplicadores da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com o SEBRAE/SC. Ao longo do curso foram vistos os conceitos de processos, fluxogramas, indicadores, PDCA e ferramentas de melhoria, com diversos trabalhos em grupo.

PALESTRA DO CETEG NAS CIDADES IRMÃS

No dia 08 de agosto, palestra com o tema Empreender na vida e nos negócios movimenta as chamadas cidades irmãs - Porto União/SC e União da Vitória/PR, em uma iniciativa do Núcleo dos Empretecos da região. Ingressos esgotados já aponta para um grande evento!

3

Infoceteg julho 2013  

Informativo mensal do CETEG Consultoria Empresarial

Advertisement