Page 1

info INFORMATIVO MENSAL DO CETEG CONSULTORIA EMPRESARIAL - Janeiro/2014 - Ed XIX

Empresa de TI investe em gestão da qualidade Programa é o ponto de partida para processo que irá culminar com a certificação ISO 9001

Área de descarte

A SoluçõesNet, empresa de São José/SC, especializada na criação e implementação de soluções inteligentes de comércio eletrônico, e-bussines e aplicativos para internet em geral, implantou no final de 2013 o Programa 5S, com o apoio da consultora Cláudia dos Anjos Coelho do CETEG, via parceria com o SEBRAE/SC. Durante os 3 meses do projeto foram realizados cursos, onde toda a equipe participou de dinâmicas (vejam as fotos) e após o curso foi realizada a aplicação prática de cada etapa do 5S (Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida). Agora em 2014 a empresa continua na caminhada pela qualidade com o Programa Rumo à ISO 9001, onde serão realizados treinamentos da norma e orientação para a construção do sistema de gestão da qualidade, para a certificação ao final do projeto.

Dinâmicas em grupo

CONSTRUTORA PERUZZO: TRADIÇÃO E VISÃO DE FUTURO A Construtora Peruzzo, sediada em Lages, conta com a experiência de 30 anos na produção de estruturas metálicas. Com foco em obras industriais e comerciais e ênfase em postos de combustíveis, concessionárias de veículos, galpões industriais e shoppings centers, a direção da Peruzzo sabe que é preciso racionalizar, reter talentos, gerir processos e tornar a empresa cada vez mais competitiva. Pensando nisso, foi firmada a parceria entre Peruzzo e Ceteg para a implantação do PBQP-h.

No mês de Janeiro, foram reunidas as principais lideranças da empresa para apresentar o plano de implantação e um breve resumo dos requisitos que serão implantados. Para Rafael Bastos, Diretor Financeiro da Construtora Peruzzo, a gestão da qualidade será uma etapa importante no crescimento da empresa, pois pretende-se aumentar o nível de organização com vistas ao atendimento das exigências do mercado e, neste sentido, o modelo do PBQP-h se encaixa com o que precisamos. O consultor Juliano Keller, responsável pelo projeto, ressalta que a formação de uma equipe de implantação e do plano geral já foram realizadas e que, a partir de agora, será priorizada a elaboração e treinamento nos novos procedimentos e formulários para os diversos processos.

1


INFORMATIVO MENSAL DO CETEG CONSULTORIA EMPRESARIAL - Janeiro/2014 - Ed XIX

SEJA DIFERENTE

por Daniel Keller Alvez

‘‘É fácil competir conosco. Basta fazer o que nós não fazemos’’. A frase de Sam Walton, fundador da rede Wall Mart foi usada durante a apresentação da Amazon na última Retail's BIG Show, um dos maiores eventos de varejo do mundo realizado em Nova Iorque.

Competir fazendo igual definitivamente não é um caminho a ser seguido. No dinâmico ambiente empresarial que vivemos muitas empresas nascem sob a condição de simplesmente copiar um negócio bem sucedido, esquecendo-se de construir diferenciais próprios que façam os clientes pelo menos ficarem curiosos com seus produtos ou serviços.

Foto: Ramon Narloch C. dos Santos

Quando as ofertas, serviços, formas de atendimento e até mesmo a forma de comunicação entre as empresas se assemelha demais, acaba-se por ter no preço o elemento capaz de fazer o consumidor escolher uma em detrimento da outra. Contudo, esta prática tem se mostrado arriscada especialmente quando seu concorrente é uma empresa maior e com mais barganha, a exemplo das redes de varejo na internet.

A pergunta a ser respondida não é ‘’Como posso fazer igual ao meu concorrente?’’, mas deve ser focada na descoberta e posicionamento claro, através de ações efetivas daquilo que você é capaz de fazer que outras empresas no mercado não fazem. Lembre-se ainda que ao mesmo tempo que uma grande empresa tem capacidades e vantagens, você pode encontrar justamente no fato de seu negócio ser menor, condições e facilidades de proximidade e relacionamento com o cliente que uma grande corporação adoraria ter e muitas vezes não consegue. O segredo para distinguir seu negócio está em ser diferente. Desafie-se, junto com sua equipe a fazer uma análise e encontrar seus atuais e futuros diferenciais competitivos.

PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO VALIDA PLANEJAMENTO Reunidos na cidade de Florianópolis, a equipe de consultores do CETEG definiu metas e prioridades para o ano de 2014. Entre as novidades está o processo de revitalização da marca da empresa, que a partir do mês de março já estará estampada nos materiais impressos e digitais. A formatação de novas soluções também foi discutida, e a primeira a ser lançada em 2014 é o curso de Gestão Estratégica com ênfase no uso do BSC - Balanced Scorecard.

Consultores: Daniel, Cláudia, Márcio, Alice e Juliano

2


INFORMATIVO MENSAL DO CETEG CONSULTORIA EMPRESARIAL - Janeiro/2014 - Ed XIX

CONSULTORAS DO CETEG SERÃO AVALIADORAS NACIONAIS DO PRÊMIO MPE Consultoras Alice e Claudia foram convidadas pelo Sebrae Nacional para participar da capacitação de avaliadores do Prêmio MPE Brasil 2013 - Etapa Nacional, nos dias 29 e 30 de janeiro, em Brasília.

O relatório de visita é encaminhado a uma banca de juízes, que determina as vencedoras nacionais em cada categoria.

Ambas foram selecionadas pela Fundação Nacional da Qualidade para atuarem voluntariamente nesta etapa, que congrega empresas de Micro e Pequeno porte de todo Brasil e culmina com uma grande festa, que será realizada em março de 2014. Os avaliadores voluntários visitam as organizações vencedoras nas etapas estaduais do Prêmio, validando informações e buscando casos de sucesso.

RECOPY – COMUNICANDO HÁ MAIS DE 15 ANOS! Marcio Burato, diretor da Recopy Comunicação diz que “existe uma necessidade de conhecermos nossa empresa não só tecnicamente, mas também numericamente em toda sua extensão, dos custos as vendas, e esse foi o motivo que aproximou a Recopy do CETEG, pois queríamos profissionais confiáveis para desenvolver esse projeto”.

A Recopy Comunicação é uma empresa de Rio do Sul que atende todo o médio e alto vale de Santa Catarina e ainda projetos pontuais em outras regiões do estado. Nos seus 15 anos de existência e atualmente com 22 colaboradores diretos sempre investiu em tecnologia para apresentar ao mercado produtos com qualidade e rapidez. O consultor do CETEG Márcio Oliveira da Silva, que atende a empresa desenhou um plano que “atenderá a expectativa da direção e que já está sendo implantado, otimizando controles e criando soluções econômico financeiras com a utilização de ferramentas práticas e eficientes”, ressalta Márcio.

3

Infoceteg janeiro 2014  

Informativo mensal do CETEG Consultoria Empresarial

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you