Page 1

Por uma Amazônia altiva, integrada e forte! POR UMA AMAZÔNIA INTEGRADA, ALTIVA E FORTE! A PanAmazônia é uma organização não governamental que se dedica a promover ações conducentes a despertar a sociedade amazônica para a importância de tomar em suas mãos as rédeas do presente e mudar a direção para um futuro promissor para as novas gerações amazônicas. A ferramenta para essa mudança é o empoderamento dos amazônidas e a integração solidária de todos os povos que vivem nos oito países cujas áreas se sobrepõem ao território pan-amazônico. Para tanto, a Associação Panamazônia: 1) Fomenta a cooperação entre instituições e indivíduos da amazônia continental;

CONSELHO DIRETOR DA PANAMAZÔNIA

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

2) Estimula o fortalecimento de uma identidade comum dos povos amazônicos; 3) Difunde o ideal do pan-amazonismo (a união dos povos amazônicos em busca de objetivos comuns) para a construção da solidariedade e da sustentabilidade na região; 4) Promove projetos voltados à geração de renda, saúde, educação, e identidade cultural dos povos da Amazônia.

O Conselho Diretor da PanAmazônia é constituído por pessoas de grande destaque em suas respectivas áreas de atuação em prol da Amazônia. A PanAmazônia é presidida por 1.Belisário Arce, e seu Conselho é composto por: 2.Rosalía Arteaga, exPresidente da República do Equador; 3.Jerjes Justiniano, Embaixador da Bolívia no Brasil; 4.Phelippe Daou Jr., Diretor do AmazonSat; 5.Marilene Corrêa, ex-Reitora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA; 6.Niomar Pimenta, Diretor Educacional da Fucapi; 7.Aldenir Paraguassú, Chefe da Gabinete da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente; 8.Márcio Souza, Escritor de Dramaturgo; 9.Roberto Ramos, ex-Reitor da Universidade Federal de Roraima – UFRR; 10.Gaitano Antonaccio , Advoagado, Empresário e Escritor; 11.Ritta Haikal, Professora; 12.José Rincon, Coordenador do Prêmio Samuel Benchimol; 13.José Larceda, Secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso; 14.Carlos Branco, Jornalista, 15.Roberto Tadros, Empresário, 16. Marcus Barros, Médico Epidemiologista.


ATIVIDADES REALIZADAS REGULARMENTE PELA PANAMAZÔNIA SEMINÁRIO PAN-AMAZÔNICO ACADÊMICO - 2010

SEMINÁRIO PAN-AMAZÔNICO ECONÔMICO – 2011

A PanAmazônia vem realizando, desde 2010, uma série de Seminários Pan-amazônicos, nos quais se reúnem reitores, acadêmicos, empresários, representantes governamentais e de entidades de classe das regiões amazônicas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela com o intuito de discutir e oferecer propostas concretas para a superação dos desafios comuns impostos a todos que vivem na Amazônia. As contribuições são recolhidas e publicadas em livros.

Livro publicado pela PanAmazônia como resultado do Seminário.

Palestrantes do Seminário Pan-amazônico Acadêmico, realizado em Manaus em outubro de 2010, no Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Ao centro Adalberto Val, Diretor do INPA, Eron Bezerra, Secretário de Pordução e Belisário Arce, ladeados por Rural do Amazona; José Seráfico, Diretor representantes da Fecomércio e da ACA. da FDB; Muni Lourenço Jr., Presidente da FAEA; e Ronaldo Motta, do CIEAM.

SEMINÁRIO PAN-AMAZÔNICO DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA - 2012

Embaixador da Bolívia, Dr. Jerjes Justiniano, Márcio Souza, José Seráfico, Marilene Correa, e A diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Andrea Waichman.

Conselho Diretor da PanAmazônia reunido durante realização do Seminário Panamazônico de C&T, Cultura e Inovação Tecnológica, nos dias 07 e 08 de novembro de 2012, no INPA, Manaus. NA FOTO, em sentido horário, os seguintes Conselheiros: Jerjes Justiniano (Embaixador da Bolívia no Brasil), Márcio Souza (escritor e dramaturgo amazonense), Rosalía Arteaga (ex-Presidente da República do Equador), Marilene Corrêa (socióloga, ex-Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, exReitora da UEA), Aldenir Paraguassú (Chefe de Gabinete da Secretária de Estratégias do Ministério do Meio Ambiente), José Seráfico (Diretor Executivo da FDB), Belisário Arce (Presidente da PanAmazônia), Roberto Ramos (ex-Reitor da UFRR).

Palestra de Eron Bezerra, Secretário de Estado da Produção Rural do Amazonas.


SEMINÁRIO PAN-AMAZÔNICO LOGÍSTICA NA AMAZÔNIA CONTINENTAL 2013

Dra. Rosalía Arteaga, ex-Presidente da República do Equador e Conselheira da PanAmazônia, palestra durante o Seminário de Logísitca.

Conselheiros da PanAmazônia e Palestrantes do Seminário de Logística confraternizam.

PANAMAZÔNIA APOIA ALUNOS BRASILEIROS QUE CURSAM MEDICINA NA BOLÍVIA. O novo Embaixador da Bolívia no Brasil é mantenedor e ex-Reitor da Universidade Nacional Ecológica (UNE), e membro titular do Conselho Diretor da PanAmazônia. Nos dias 07 e 08 de novembro, em viagem a Manaus visitou autoridades e divulgou sua agenda junto ao Governo brasileiro para facilitar o acesso de alunos que desejem estudar Medicina na Bolívia. Como isso deve incrementar-se o intercâmbio de alunos amazonense que têm optado por estudar Medicina naquele país. Com essa pauta, o Embaixador Justiniano visitou o Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Professor José Aldemir, e comunicou que se reunirá com o Ministro da Educação para formalizar as propostas do Governo boliviano. O Embaixador da Bolívia manifestou seu apoio ao convênio que a PanAmazônia mantém com a Universidade Nacional Ecológica (UNE) para facilitar o acesso de alunos do Estado do Amazonas ao curso de Medicina no país vizinho. Com a mesma pauta, realizou-se visita ao Deputado Luiz Castro.

Dr. Jerjes Justiniano, Embaixador da Bolívia; Dra. Rosalía Arteaga, ex-Presidente do Equador (ambos membros do Conselho Diretor da PanAmazônia); Deputado Luiz Castro; e Belisário Arce, Presidente da PanAmazônia, conversam sobre situação dos brasileiros que estudam Medicina na Bolívia.

PANAMAZÔNIA NO PRÊMIO SAMUEL BENCHIMOL A PanAmazônia participou na entrega do Prêmio Samuel Benchimol 2012, e comporá o seleto grupo que constitui o corpo de jurados da edição de 2013, e, contribuirá ainda para a divulgação do prêmio na Amazônia continental.

Prof. Belisário Arce, Presidente da PanAmazônia, entrega o Prêmio Samuel Benchimol na categoria Ambiental para Paulo Monteiro Brando, dia 23 de novembro de 2012, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará - FIEPA, em Belém.


AS ID

G RA N

AMAZÔ ES

N

D

MEDALHA GRANDES

AMAZÔNIDAS I EDIÇÃO DA MEDALHA GRANDES AMAZÔNIDAS – 2010

Dr. Phelippe Daou, Presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, foi homenageado com a MEDALHA INAUGURAL da série Grandes Amazônidas, por seu pioneiro esforço para integrar efetivamente a região amazônica pela comunicação. Dra. Rosalía Arteaga, Ex-Presidente do Equador, agraciada pelo reconhecimento de seu valoroso trabalho em prol dos povos amazônicos, durante sua gestão com Secretária-Geral da OTCA.

Prof. Dr. José Seixas-Lourenço, Reitor da Universidade Federal o Oeste do Pará, recebendo reconhecimento pelo seu longo e inestimável trabalho pelo fortalecimento do pan-amazonismo.

Demais agraciados de 2010: Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Prof. José Seráfico, Dra. Flávia Grosso, Dr. Marcelo Dutra, Dra. Isa Assef dos Santos, Profª. Ritta Haikal. Prof. Nilton Lins in memoriam

II EDIÇÃO DA MEDALHA GRANDES AMAZÔNIDAS – 2011

Dr. Antônio Silva, Presidente da FIEAM, recebe a Medalha das mãos de Flávia Grosso, Superintendente da SUFRAMA.

Dra. Cristina Calderaro Corrêa, Vice-Presidente da Rede Calderaro de Comunicação

Dr. Denis Minev, Empresário e Diretor do Grupo Benchimol (BEMOL / FOGÁS)

Profa. Marilene Corrêa, Ex-Reitora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Demais agraciados de 2011: Jornalista Marcos Santos, Prof. Roberto Ramos, Dr. Heitor Dourado in memoriam


Com o objetivo de promover a valorização de nossa gente e de nossas instituições, a PanAmazônia instituiu a Medalha Grandes Amazônidas, como um reconhecimento à contribuição daqueles que trabalham em favor do bem comum dos povos amazônicos e da criação de uma Amazônia altiva, solidária, unida e forte. III EDIÇÃO DA MEDALHA GRANDES AMAZÔNIDAS – 2012

Dr. Gaitano Antonaccio, Presidente da Senador João Pedro recebe Medalha das Graco Fregapani, da HRT, recebe Medalha Dr. Wilson Périco, Presidente do Centro da Associação Comercial do Amazonas – mão de Marilene Corrêa. das mãos do Cônsul-Geral do Peru, Dr. Indústria do Estado do Amazonas - CIEAM ACA. César de Las Casas.

DEMAIS AGRACIADOS DE 2012: Profª. Maria Hercília Tribuzi, Valdemir Santana, Fundação FUCAPI, Anísio Mello, in memoriam

IV EDIÇÃO DA MEDALHA GRANDES AMAZÔNIDAS 2013

Arthur Virgílio Neto, Prefeito de Manaus, discursa na abertura da Cerimônia de Outorga da Medalha Grandes Amazônidas de 2013.

Dr. Mário Guerreiro recebe medalha das mão de Dr. Antonio Silva, Presidente da FIEAM e de Prof. José Seráfico, Diretor da FDB.

Dr. Jaime Benchimol, Diretor Executivo do Grupo Benchimol Irmão recebe homenagem das mãos de Dra. Rosalía Arteaga, ex-Presidente do Equador e de Dr. Wilson Périco, Presidente do CIEAM.

Denis Minev e Prof. Roberto Ramos entregam medalha institucional ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA.

Dr. Marcus Barros recebe homenagem das mãos da Profa. Marilene Corrêa e de Flávia Grosso.

Dr. Mário Guerreiro recebe medalha das mão de Dr. Antonio Silva, Presidente da FIEAM e de Prof. José Seráfico, Diretor da FDB.

Dra. Júlia Gonçalves recebe homenagem institucional prestada ao Hospital Santa Júlia, das mãos do Embaixador Jerjes Justiniano.

O Jornalista e Dramaturgo Aldísio Filgueiras recebe homenagem das mãos do Escritor Márcio Souza e da Dra. Bernardina Arce, Advogada da PanAmazônia.

03


PRÊMIO PAN-AMAZÔNICO DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL Considerando a nobreza e importância central para a sociedade do papel do educador e ciente da necessidade de reconhecer o esforço e o trabalho realizados nas difíceis condições existentes na região, a PanAmazônia instituiu prêmio para professores e educadores em geral que se dedicam, ativamente, ao melhoramento qualitativo da educação na Amazônia continental. A premiação visa a contribuir à melhoria qualitativa da educação na Amazônia continental por meio do reconhecimento de projetos, programas ou atividades de pesquisa, publicação, inovação pedagógica, curricular ou didática, e qualquer outra atividade que implique esforço, dedicação, perseverança e capacidade dos professores. Foram agraciados os seguintes profissionais: 1) Antonio Aparecido Cardilli, Odebrecht, Programa de Qualificação de Mão Obra Continuada – Acreditar; 2) Antônio Corrêa Aurélio, Colégio Martha Falcão, Projeto Clube do Futuro Cientista; 3) Carlos Guillermo Rojas Niño, UFAM, Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica; 4) François Vieira da Silva Matos, Faculdade Literatus – UNICEL, Projeto Responsabilidade Social; 5) Marília Lira da Cunha, Escola Estadual Instituto Bereano de Coari, Projeto Bereano – Histórias de Vida; 6) Nancy Claudiano Cavalcante, FUCAPI, Projeto Design – Interface com a Realidade.

Troféu“Excelência Educacional”, a mulhersumaúma, trazendo pedra preciosa verde, símbolo da esperança que só a educação proporciona.

PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL Representante do Colégio Martha Falcão, Professor François Vieira da Silva Matos, agraciado pelo Projeto Clube do Futuro da Faculdade Literatus – UNICEL, Cientista agraciado pelo Projeto RESPONSABILIDADE SOCIAL

2011

Representantes da Odebrecht, recebem premição pelo Projeto ACREDITAR, das mãos do Dr. Carlos Bueno, representante do INPA.

Professora Ritta Haikal, recebe prêmio especial das mãos de Wilson Périco, Presidente do Centro da Indústria do Amazonas (CIEAM), e do Professor Belisário Arce, Presidente da PanAmazônia.

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DE 2013 EM PARCERIA COM A FIDAL Rosalía Arteaga, Ex-Presidente da República do Equador e atual Diretora Executiva da Fundação Fidal, visitou Manaus nos dias 07 e 08 de novembro, ocasião em que assinou convênio com PanAmazônia, representada por seu Presidente, Prof. Belisário Arce. A parceria tem o objetivo de realizar em cooperação a próxima Edição Internacional do Prêmio Pan-amazônico de Excelência Educacional. O edital do Prêmio deverá ser publicado em julho de 2013 e a cerimônia de outorga está prevista para final do mesmo ano.

Dra. Rosalía Arteaga e Belisário Arce assina convênio para realizar em conjunto a próxima Edição Internacional do Prêmio Pan-amazônico de Excelência Educacional


SOCIEDADE E MÍDIA AMAZÔNICAS PRESTIGIAM EVENTOS REALIZADOS PELA PANAMAZÔNIA Os eventos realizados pela PanAmazônia contam com forte apoio e atenção da sociedade amazônica. O público é majoritariamente constituído por formadores de opinião, como empresários, intelectuais, representantes de Entidades de Classe, políticos, etc. Esse participação altamente qualificada permite que nossos eventos sejam pautados por elevado nível de debates e grande alcance e influência, obtendo vasto espaço na mídia impressa e televisiva.

Público presente no evento inaugural da PanAmazônia, em 2010

Prestigiosa coluna do Jornal A Crítica enaltece atividades da PanAmazônia.

Público presente na cerimônia da Medalha Grandes Amazônidas 2011

Público presente na cerimônia da Medalha Grandes Amazônidas 2013

PANAMAZÔNIA CONSIDERADA ENTIDADE DE INTERESSE PÚBLICO O Prefeito da Cidade de Manaus, Arthur Virgílio Neto, enviou mensagem à Câmara Municipal com vistas a tornar a PanAmazônia Entidade de Interesse Público. O anúncio ocorreu no dia 18 de março de 2013, durante visita de Membros do Conselho Diretor da PanAmazônia ao Prefeito.

Prefeito de Manaus, ao centro, e membros do Conselho Diretor da PanAmazônia.


Primeira Mostra Pan-amazônica de Arte De 19 de outubro a 30 de novembro de 2013, a PanAmazônia realizou uma iniciativa inédita: reunir em uma exposição artistas plásticos de toda a Amazônia Continental. Com efeito, foram reunidas em Manaus, na Primeira Mostra Pan-amazônica de Arte, mais de cem obras de 31 artista de todos os estados da Amazônia brasileira e dos países vizinhos. A Mostra foi itinerante, sendo realizada no Studio 5, na loja MS Casa, e finalizando na Feira Internacional da Amazônia – FIAM 2013, realizada pela SUFRAMA. Durante os quarenta dias em cartaz, a Mostra recebeu a visitação de mais de 30 mil pessoas, atingindo seu objetivo de divulgar a produção dos artistas amazônicos para o grande público.

Nas fotos, vários momentos da Primeira Mostra Panamazônica de Arte, coordenada por Belisário Arce, contado com a participação de Sara Palácios (Equador), Emílio Lopez, (Peru), Bartô (Roraima), entre outras três dezenas de artistas plásticos de toda a Amazônia continental.

AMIGOS DA AMAZÔNIA Empresas e Instituições verdadeiramente comprometidas com o bem comum dos povos amazônicos e com o desenvolvimento regional. Prestigie quem é da Amazônia e investe na região, gerando emprego e renda para nosso povo!

SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS

César Augusto 9340-4021

Associação PanAmazônia Travessa Visconde de Porto Seguro, 19 Parque das Laranjeiras, Manaus/AM, Brasil, CEP.: 69.058-090 Telefone: +(55 92) 9402-8238, e-mail: info.panamazonia@gmail.com www.facebook.com/panamazonia

Diagramação:

FDB

PanAmazonia  

Informativo das atividades realizadas pela Associação PanAmazônia nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, em prol do fortalecimento e integraçã...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you