Page 1

Centro de Inclusão Digital

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Sistemas Operativos de Computadores O software mais importante existente no computador é o sistema operativo, que controla e gere o hardware ligado ao computador e fornece uma interface de utilizador. O Windows 7, da Microsoft, é um exemplo de um dos sistemas operativos mais recentes. As interfaces do utilizador podem ser baseadas em texto ou em gráficos. A maioria dos sistemas operativos fornece uma interface gráfica do utilizador (GUI, graphical user interface), que apresenta imagens e figuras que permitem interagir facilmente com os computadores. FUNÇÕES DE UM SISTEMA OPERATIVO O sistema operativo controla a forma como os programas trabalham entre si e como interagem com o hardware do computador. Também cria o sistema de ficheiros, que determina a forma como os dados são armazenados num dispositivo de armazenamento. Um sistema operativo como o Windows 7 fornece uma GUI que facilita a transmissão de instruções ao computador por parte do utilizador. Função Interface de utilizador Fornece utilitários para configurar o sistema Ajuda a gerir os recursos do computador Ajuda a proteger os dados

Descrição Muitos sistemas operativos fornecem elementos visuais, tais como ícones e menus, para o ajudar a interagir com o computador. Um sistema operativo baseado em GUI fornece utilitários de fácil utilização para o ajudar a configurar o computador. Esses utilitários são pequenos programas que o ajudam a executar funções específicas, tais como ligar a uma rede, gerir recursos e adicionar novos programas ao computador. O sistema operativo ajuda a gerir o hardware. Os programas comunicam com o sistema operativo para trabalhar com o hardware necessário, tal como a CPU, para executar as tarefas solicitadas. O sistema operativo permite proteger os dados. Ajuda-o a especificar a autenticação e os direitos de autorização para controlar o acesso ao computador e aos seus recursos. Autenticação é o processo pelo qual o sistema valida a informação de início de sessão de um utilizador (conta de utilizador e palavra-passe). Autorização é o processo que permite associar permissões específicas a cada nome de utilizador.

INICIAR E ENCERRAR UMA SESSÃO EM WINDOWS Para ligar um computador, prima o botão de energia do sistema. Ao ligar o computador, as luzes do teclado podem piscar brevemente e ser emitido um sinal sonoro. Estes sinais indicam que foi iniciado o teste automático de arranque (POST, power-on self test). O computador executa uma sequência de testes rápidos para verificar se a placa principal (motherboard), a memória, o disco rígido e outros componentes estão a funcionar. Quando o computador inicia o sistema operativo Windows 7, é apresentado o ecrã de boas-vindas. Este ecrã apresenta as ligações para as contas de utilizador existentes. Depois de iniciar sessão no computador, o Windows 7 prepara o ambiente de trabalho em apenas alguns segundos. Em seguida, pode terminar sessão, esta funcionalidade é útil se partilhar o computador com outras pessoas. Para terminar sessão no computador, também pode utilizar o comando Encerrar.

INTRODUÇÃO À INTERFACE GRÁFICA DE UTILIZADOR DO WINDOWS 7 1


Centro de Inclusão Digital Como o próprio nome indica, Interface Gráfica é toda a parte visual de um sistema operativo ou de um programa, ou seja, as janelas, os menus, os ícones, as caixas de diálogo, a barras de ferramentas, a barra de tarefas, etc... O objectivo da Interface Gráfica é ajudar na interacção entre o utilizador e o sistema operativo (ou qualquer programa que faça uso de uma Interface Gráfica). A interacção com a interface gráfica é feita através de um dispositivo de entrada (normalmente o rato e/ou o teclado) no sentido de se obter algum resultado funcional e instantâneo.

Computador

Mini-aplicações

Reciclagem Ícones ou Atalhos Ambiente de Trabalho

Barra de Tarefas

Botão Iniciar

Área de Notificação

Ambiente de Trabalho – é a área do ecrã visível quando inicia sessão. Quando abre programas ou pastas, estes são apresentados no ambiente de trabalho. Pode alterar o padrão ou imagem de fundo do ecrã da área de trabalho. Ícones – são pequenas imagens que representam programas, pastas ou ficheiros. Mini-aplicações – apresenta ferramentas que fornecem informações actualizadas sobre o tempo, a hora, entre outros. Botão Iniciar – abre o menu Iniciar. Pode utilizar os comandos do menu Iniciar para iniciar um programa ou para terminar sessão, mudar de utilizador, reiniciar ou encerrar o computador. Barra de Tarefas – é uma barra rectangular que, normalmente, está situada na parte inferior do ecrã. Pode utilizar a barra de tarefas para seleccionar um programa em execução no computador. A barra de tarefas apresenta os programas sob a forma de botões. Área de Notificação – apresenta a hora, um ícone de volume e ícones de alguns programas em execução no computador. O Meu Computador – mostra as unidades de disco rígido, bem como os vários dispositivos de armazenamento amovível (CD-Rom, DVD, e outras que possam existir). Reciclagem – Quando elimina um ficheiro do computador, este é na realidade apenas movido para a Reciclagem onde fica temporariamente armazenado até esta ser esvaziada. Isto permite-lhe recuperar ficheiros eliminados acidentalmente e restaurá-los para as suas localizações originais.

O MENU INICIAR O menu Iniciar é o principal ponto de acesso aos programas, pastas e definições do computador. Utilize o menu Iniciar para efectuar estas actividades comuns: • •

Iniciar programas Abrir pastas frequentemente utilizadas • Procurar ficheiros, pastas e programas • Ajustar definições do computador 2


Centro de Inclusão Digital • • •

Obter ajuda para o sistema operativo Windows Desligar o computador Terminar sessão no Windows ou mudar para outra conta de utilizador

Para abrir o menu Iniciar, clique no botão Iniciar Windows

no canto inferior esquerdo do ecrã. Ou, prima a tecla de logótipo

no teclado.

O menu Iniciar possui três partes básicas: • O painel esquerdo mostra uma lista breve dos programas existentes no computador. Clicar em Todos os

Programas apresenta uma lista completa de programas. • Na parte inferior do painel esquerdo encontra-se a caixa de pesquisa, que permite procurar programas e ficheiros no computador através da introdução de termos de pesquisa. • O painel da direita fornece acesso a pastas, ficheiros, definições e funcionalidades frequentemente utilizadas. Irá também aceder a este painel para terminar sessão no Windows ou desligar o computador.

TRABALHAR COM PROGRAMAS BASEADOS NO WINDOWS No Windows, uma janela é uma área rectangular no monitor que apresenta um programa. Cada programa tem a sua própria janela. Um exemplo de um programa utilizado com frequência é o Microsoft Paint. Pode abrir o programa 5 Microsoft Paint a partir do menu Acessórios. O programa Microsoft Paint é apresentado numa janela.

4

6

1 2 3

7

8

1 - Barra de Título 2 - Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 3 - Separador Base 4 - Botão Minimizar

5 - Botão de Diminuir / Maximizar 6 - Botão Fechar 7 - Área de Trabalho 8 - Barra de Estado

GERIR FICHEIROS E PASTAS

3


Centro de Inclusão Digital Criar Pastas no Ambiente de Trabalho 1. 2. 3. 4. 5.

Posicione o cursor numa zona vazia do ecrã. Prima o botão direito do rato. No menu de acesso rápido seleccione a opção Novo. Seleccione a opção Pasta. Digite o nome que pretende para a pasta e prima Enter.

Mudar o nome a uma Pasta 1. Clique com o botão direito na pasta que quer mudar o nome. 2. Clique no comando Mudar o Nome. Digite o novo nome e prima a tecla Enter ou clique em qualquer local fora da pasta. Apagar Pastas Quando já não necessitar de uma pasta, pode eliminá-la. Remove assim, a pasta e todo o seu conteúdo da sua localização original enviando-a para a Reciclagem. 1. Clique com o botão direito na pasta que quer eliminar. 2. Seleccione o comando Eliminar. 3. Clique no botão Sim, para confirmar a remoção da pasta para a Reciclagem.

4

Resumo lição 2 sistemas operativos  
Resumo lição 2 sistemas operativos  
Advertisement