Page 1

Centro de Inclusão Digital

Introdução aos Computadores Computador - dispositivo electrónico que pode utilizar para armazenar e processar informação. Os computadores permitem executar diversas tarefas, tais como trocar mensagens com familiares e amigos, fazer apresentações, realizar cálculos e manter registos. HARDWARE E SOFTWARE INFORMÁTICOS O Software e o Hardware são os dois componentes básicos dos computadores. Software – é um conjunto de instruções electrónicas que dizem ao computador o que fazer (programas/aplicações). Hardware – é qualquer componente físico dos computadores. Inclui todos os dispositivos de entrada, de processamento, de armazenamento e de saída de dados. DESCRIÇÃO GERAL DE UM TECLADO O teclado é um dispositivo de entrada utilizado para escrever comandos ou texto para um computador. Teclados diferentes possuem esquemas de teclas diferentes.

1 – As teclas F1 a F12 são teclas de função. São utilizadas para executar funções específicas. 2 – As teclas INSERT / Inserir (INS), DELETE (DEL / ELIM) e RETROCESSO () são teclas de comando. Quando a tecla INSERT está ACTIVADA, ajuda a substituir caracteres à direita do cursor. A tecla DELETE e a tecla RETROCESSO são utilizadas para remover texto escrito, caracteres e outros objectos situados à direita e à esquerda do cursor, respectivamente. 3 - O teclado numérico é prático para a inserção rápida de números. As teclas estão associadas em bloco, tal como numa calculadora ou máquina de somar convencional. A tecla NUM LOCK deste teclado permite alternar entre as teclas numéricas e as teclas de navegação. 4 – As teclas de seta e as teclas HOME, END, PAGE UP e PAGE DOWN são teclas de navegação. Estas teclas são usadas para a deslocação em documentos ou páginas Web e para editar texto. 5 – A tecla ENTER ou RETURN é utilizada para mover o cursor para o início de uma nova linha. Em alguns programas, é utilizada para enviar comandos e para confirmar uma tarefa. 6 – Teclas de pontuação. 7 – Teclas como Control (CTRL), SHIFT, tecla com o logótipo do Windows, BARRA DE ESPAÇO, ALT, CAPS LOCK e TAB são teclas especiais e executam funções especiais. 8 – As teclas de escrita (alfanuméricas) são utilizadas para introduzir letras e números.

1


Centro de Inclusão Digital UTILIZAR O RATO Normalmente, um rato tem dois botões: um botão principal (o botão esquerdo) e um botão secundário (o botão direito). A maior parte dos ratos também inclui uma roda de deslocamento entre os botões, para o auxiliar a deslocar-se em documentos e páginas Web. Clique único – Para clicar num item, aponte para o item no ecrã e, em seguida, prima e solte o botão principal (normalmente o botão esquerdo). Clicar é empregado mais frequentemente para seleccionar um item ou abrir um menu. Por vezes, esta actuação é chamada clique único ou clique com o botão esquerdo. Duplo Clique – Para fazer duplo clique num item, aponte para o item no ecrã e, em seguida, clique duas vezes depressa. O duplo clique é mais utilizado para abrir itens no ambiente de trabalho. Por exemplo, pode iniciar um programa ou abrir uma pasta fazendo duplo clique no respectivo ícone no ambiente de trabalho. Clicar com o botão direito – Para clicar com o botão direito num item, aponte para o item no ecrã e, em seguida, prima e solte o botão secundário (normalmente o botão direito). Clicar com o botão direito num item apresenta uma lista das execuções que pode efectuar com o item. Arrastar – Pode deslocar itens no ecrã arrastando-os. Para arrastar um objecto, aponte para o objecto no ecrã, prima sem largar o botão principal, desloque o objecto para uma nova localização e, em seguida, solte o botão principal. Utilizar a roda de deslocamento – Se o rato tiver uma roda de deslocamento, poderá utilizá-la para deslocar documentos e páginas Web. Para mover para baixo, rode a roda para trás (na sua direcção). Para mover para cima, rode a roda para a frente (na direcção oposta à sua).

Sistemas Operativos de Computadores O software mais importante existente no computador é o sistema operativo, que controla e gere o hardware ligado ao computador e fornece uma interface de utilizador. O Windows 7, da Microsoft, é um exemplo de um dos sistemas operativos mais recentes. As interfaces do utilizador podem ser baseadas em texto ou em gráficos. A maioria dos sistemas operativos fornece uma interface gráfica do utilizador (GUI, graphical user interface), que apresenta imagens e figuras que permitem interagir facilmente com os computadores. FUNÇÕES DE UM SISTEMA OPERATIVO O sistema operativo controla a forma como os programas trabalham entre si e como interagem com o hardware do computador. Também cria o sistema de ficheiros, que determina a forma como os dados são armazenados num dispositivo de armazenamento. Um sistema operativo como o Windows 7 fornece uma Interface Gráfica de Utilizador que facilita a transmissão de instruções ao computador por parte do utilizador. INTRODUÇÃO À INTERFACE GRÁFICA DE UTILIZADOR DO WINDOWS 7 Como o próprio nome indica, Interface Gráfica é toda a parte visual de um sistema operativo ou de um programa, ou seja, as janelas, os menus, os ícones, as caixas de diálogo, a barras de ferramentas, a barra de tarefas, etc... O objectivo da Interface Gráfica é ajudar na interacção entre o utilizador e o sistema operativo (ou qualquer programa que faça uso de uma Interface Gráfica). Computador Mini-aplicações A interacção com a interface gráfica é feita através de um dispositivo de entrada (normalmente o rato e/ou o teclado) no Reciclagem sentido de se obter algum resultado funcional e instantâneo. Ícones ou Atalhos Ambiente de Trabalho

2 Botão Iniciar

Barra de Tarefas

Área de Notificação


Centro de Inclusão Digital

Ambiente de Trabalho – é a área do ecrã visível quando inicia sessão. Quando abre programas ou pastas, estes são apresentados no ambiente de trabalho. Pode alterar o padrão ou imagem de fundo do ecrã da área de trabalho. Ícones – são pequenas imagens que representam programas, pastas ou ficheiros. Mini-aplicações – apresenta ferramentas que fornecem informações actualizadas sobre o tempo, a hora, entre outros. Botão Iniciar – abre o menu Iniciar. Pode utilizar os comandos do menu Iniciar para iniciar um programa ou para terminar sessão, mudar de utilizador, reiniciar ou encerrar o computador. Barra de Tarefas – é uma barra rectangular que, normalmente, está situada na parte inferior do ecrã. Pode utilizar a barra de tarefas para seleccionar um programa em execução no computador. A barra de tarefas apresenta os programas sob a forma de botões. Área de Notificação – apresenta a hora, um ícone de volume e ícones de alguns programas em execução no computador. O Meu Computador – mostra as unidades de disco rígido, bem como os vários dispositivos de armazenamento amovível (CD-Rom, DVD, e outras que possam existir). Reciclagem – Quando elimina um ficheiro do computador, este é na realidade apenas movido para a Reciclagem onde fica temporariamente armazenado até esta ser esvaziada. Isto permite-lhe recuperar ficheiros eliminados acidentalmente e restaurá-los para as suas localizações originais.

O MENU INICIAR O menu Iniciar é o principal ponto de acesso aos programas, pastas e definições do computador. Utilize o menu Iniciar para efectuar estas actividades comuns: • • • • • • •

Iniciar programas Abrir pastas frequentemente utilizadas Procurar ficheiros, pastas e programas Ajustar definições do computador Obter ajuda para o sistema operativo Windows Desligar o computador Terminar sessão no Windows ou mudar para outra conta de utilizador

Para abrir o menu Iniciar, clique no botão Iniciar Windows no teclado.

no canto inferior esquerdo do ecrã. Ou, prima a tecla de logótipo

O menu Iniciar possui três partes básicas: 3


Centro de Inclusão Digital

• O painel esquerdo mostra uma lista breve dos programas existentes no computador. Clicar em Todos os

Programas apresenta uma lista completa de programas. • Na parte inferior do painel esquerdo encontra-se a caixa de pesquisa, que permite procurar programas e ficheiros no computador através da introdução de termos de pesquisa. • O painel da direita fornece acesso a pastas, ficheiros, definições e funcionalidades frequentemente utilizadas. Irá também aceder a este painel para terminar sessão no Windows ou desligar o computador.

GERIR FICHEIROS E PASTAS Criar Pastas no Ambiente de Trabalho 1. 2. 3. 4. 5.

Posicione o cursor numa zona vazia do ecrã. Prima o botão direito do rato. No menu de acesso rápido seleccione a opção Novo. Seleccione a opção Pasta. Digite o nome que pretende para a pasta e prima Enter.

Mudar o nome a uma Pasta 1. Clique com o botão direito na pasta que quer mudar o nome. 2. Clique no comando Mudar o Nome. Digite o novo nome e prima a tecla Enter ou clique em qualquer local fora da pasta. Apagar Pastas Quando já não necessitar de uma pasta, pode eliminá-la. Remove assim, a pasta e todo o seu conteúdo da sua localização original enviando-a para a Reciclagem. 1. Clique com o botão direito na pasta que quer eliminar. 2. Seleccione o comando Eliminar. 3. Clique no botão Sim, para confirmar a remoção da pasta para a Reciclagem.

4

Resumo  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you