Page 1

ED. 01 BOTAFOGO ESPECTROS

BLACK FRIDAY NFL THE LEAGUE


Brasil New............. 04 Botafogo Espectros....... 08 Superbowl XLVII....... 10 Black Friday................ 14

The League............... 16 Alex Smith................ 18 The Concussion................ 19 Harbaugh................ 20 Matt Flynn................ 21 Entenda!................ 22 Editor: César Paim Diretor de Assinaturas: Fernando Costa Diretor Geral Digital: Manoel Lemos Diretor Financeiro e Administrativo: Fábio Petrossi Diretora Geral de Publicidade: Thais Chede Soares Diretor de Planejamento Estratégico e Novos Negócios: Daniel de Andrade Gomes Diretora de Recursos Humanos: Paula Traldi Diretor de Serviços Editoriais: Alfredo Ogawa Texto: Carolina Marques Paino Pain (colaboradora), Daniel Cristóvão, Itaici Brunetti (colaborador), Laury Bueno, Mateus Luiz Camillo de Souza (estagiário), Paulo Henrique Terasaka Diretores: Marcos Peregrina Gomez, Paulo Renato Simões


CHALLENGERS E LUMBERJACKS SEGUEM INVICTOS NA SÉRIE A DE FUTEBOL AMERICANO. Pela terceira semana da Super Copa Paulista de Futebol Americano, tivemos mais duas partidas que agitaram a competição. Com as vitórias do Botafogo Challengers pra cima do Avaré Mustangs e com mais uma surpreendente vitória do Vinhedo Lumberjacks, desta feita, fora de casa diante do Pouso Alegre Gladiadores, a competição aos poucos vai esquentando o futebol americano de São Paulo.

SERGIPE BRAVOS LANÇA NOVA LOGOMARCA. Após expectativas atingidas na campanha 2012, o time de futebol americano Sergipe Bravos se organiza para um ano com novas disputas e com novidades. O time agora lançará nova logomarca, no entanto, nas mesmas cores: vermelho e branco. A antiga marca usada há quatro anos, a bola oval com expressão de raiva, dá espaço para um símbolo sergipano, o que segundo seus integrantes, liga a equipe à sergipanidade. 04


FAVORITOS ESTRARAM COM VITÓRIAS NA PRIMEIRA SEMANA DO PARANAENSE 2013. E começou neste último final de semana, mais uma temporada pelo estadual do Paraná. Foram quatro partidas que deram início a mais uma competição chancelada pela FPFA. Com vitória sobre o Hurricanes, o Crocodiles continua forte, enquanto o Black Sharks, Brown Spiders e Predadores, todos terão a chance de quebrar essa dinastia que perdura por 4 temporadas seguidas. Os resultados da primeira semana do estadual você confere em Season 2013.

SEGUNDA SEMANA COM ESTREIAS IMPORTANTES E BONS JOGOS EM SAMPA. Neste último fim de semana (09 e 10/03), tivemos a segunda semana da Super Copa da Série A paulista de futebol americano, numa rodada que contou ainda, com as estreias do atual campeão da competição, o Corinthians Steamrollers diante da Lusa Rhynos, ainda das equipes do Santos, Corsários, Cougars, Soldiers e o novato Nemesis. Pela Liga Paulista de Futebol Americano, mais duas partidas completaram o fim de semana do futebol americano de São Paulo. 05


UBERLÂNDIA LOBOS É DERROTADO E ESTÁ FORA DO TORNEIO TOUCHDOWN. O Uberlândia Lobos foi derrotado pelo Botafogo (RJ) por 32 a 9, jogando na tarde deste sábado (22), no poliesportivo Santa Luzia. Com o resultado o time não tem mais chances de classificação no Torneio Touchdown (Campeonato Brasileiro de Futebol Americano)

BUFFALOS E CHARKS LARGARAM NA FRENTE EM SANTA CATARINA. O último fim de semana (16 e 17/03), marcou a abertura de mais uma edição da campeonato estadual de Santa Catarina. A competição teve uma vitória apertada e uma segunda mais convincente no domingo. Com essas duas partidas, a competição começou com a vitória do atual campeão, Corupá Buffalos pra cima do Bárbaros do Vale.

06


TIME PAULISTA BUSCA PARCEIRA PARA TOCAR PROJETO DE FLAG FOOTBALL. A Associação Esportiva Cougars Football vem buscando parceiros para reativar a escolinha de Futebol Americano da modalidade Flag (sem contato) para jovens e adolescentes entre 11 e 17 anos. No ano passado a equipe realizou convênio com a Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul e começou a ministrar aulas gratuitas para residentes da cidade todas à terças e quintas, no Agith/Santa Maria, no bairro Olímpico, o que ocorreu até novembro de 2012.

CONFIRA COMO FOI A PRIMEIRA SEMANA DO CARIOCA BOWL 2013. No último fim de semana, começou mais uma edição da tradicional competição de beach football do país. O Carioca Bowl, na sua primeira semana já começou com alguns clássicos e favoritos largando na frente. No sábado 23/02, o atual e papão de títulos na competição, o Botafogo Reptiles, estreou com uma vitória contundente diante do Piratas de Copacabana pelo placar de 33 x 07. No domingo 24/02, foi a vez do Islanders bater o Ipanema Tatuís por 10 x 00 e o Ilha Avalanche não teve problemas para passar pelo Botafogo Mamutes por 22 x 00.

07


O TIME ELOGIA O INTERESSE DOS PARAIBANOS EM FUTEBOL AMERICANO Além da vitória sobre o Natal Scorpions, o treinador do Botafogo Espectros, Brian Guzman, comemorou também a quantidade de pessoas que compareceu ao Estádio da Graça neste domingo. De acordo com o setor financeiro da equipe pessoense, o jogo contou com 200 pagantes, o que foi surpreendente já que o evento teve pouca divulgação. Os dois times se enfrentaram em amistoso preparatório para o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Lela Trindade, responsável pelo financeiro do clube, explicou que comparando com os jogos do ano passado da Liga Nordestina de Futebol Americano (Linefa), com exceção da partida da final, o número de pessoas que assistiram ao amistoso aumentou consideravelmente.

Esse número foi muito bom, porque não teve muita divulgação e ainda só conseguimos confirmar a partida em cima da hora - disse. O técnico do time de João Pessoa também elogiou bastante o público que compareceu. É que, para ele, além da pouca divulgação, o tempo nublado poderia ter contribuído para afastar as pessoas do estádio. Gostei do comparecimento do público, em um dia que ameaçava chover, foi muito bom - comemorou Brian Guzman.

08


De acordo com setor financeiro do clube, amistoso contra o Natal Scorp pions contou com 200 pagantes mesmo tendo pouca divulgação do evento. Com a ajuda da torcida paraibana, o Espectros fez 44 a 6 no Scorpions, que trouxe pouco mais de cinco pessoas para torcer pelo time. Esse amistoso foi o último disputado pelo Botafogo Espectros antes de disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. O time estreia no dia 1º de julho contra o Recife Mariners, também no Estádio da Graça. Talvez pelo nervosismo de jogar em casa, cometemos muitas faltas bestas e não podemos nos dar ao luxo de fazer isso com times grandes e dar essas jardas de graça. Acabou a preparação, agora é esperar o campeonato. O Botafogo Espectros, único representante paraibano no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, estreou muito bem na competição nacional. O time de João Pessoa venceu os pernambucanos do Recife Mariners por 43 a 6 no Estádio da Graça neste domingo. O ataque da equipe, muito elogiado pelo técnico Brian Guzman, foi o segundo mais positivo da primeira rodada. Só o São Paulo Storm marcou mais pontos que o Espectros. O time paulista fez 69 a 0 no também paulista Rio Preto Weilers. E o Espectros não teve apenas o segundo melhor ataque da rodada. O time paraibano também conseguiu a segunda maior diferença de pontos - 37 -, atrás apenas do Storm, que saiu de campo com a defesa invicta. O desempenho ofensivo do time agradou muito ao técnico Brian Guzman. Segundo o treinador, que fez um revezamento de posições entre quarterbacks durante a partida, o setor ofensivo foi o aspecto mais positivo do time na estreia.

09


I! I V L X l ow B r e p u nce o S

s ve n e v a R re o m i t l a B

10


Em seu último passeio, Ray Lewis voltará para casa com o Troféu Vince Lombardi. O Baltimore Ravens venceu o San Francisco 49ers por 34 a 31 e conquistou o título do Super Bowl XLVII em partida emocionante no Louisiana Superdome. Este é o segundo título da NFL conquistado pela franquia. O surpreendente destaque da noite, curiosamente, nasceu em New Orleans: o wide receiver Jacoby Jones anotou dois belíssimos touchdowns. Mas o jogador mais valioso (MVP) foi merecidamente o quarterback Joe Flacco, enquanto seu rival Colin Kaepernick começou abaixo das expectativas e se recuperou de forma brilhante na segunda metade. Logo nas primeiras campanhas, faltas tanto no ataque quanto na defesa prejudicaram demais a equipe vermelha. Baltimore aproveitou muito bem. Anquan Boldin inaugurou o placar após bom passe de Flacco na end zone. Apático, San Francisco só conseguiu três pontinhos no primeiro quarto. O lance mais bonito da primeira etapa veio com Flacco lançando Jacoby Jones. O passe foi de 47 jardas e o wide receiver dominou caindo no chão. Porém, como nenhum defensor encostou nele, Jones levantou e driblou os marcadores para marcar o touchdown.

Além de ser a segunda ocasião na qual perdedores da final de conferência do ano interior se enfrentam, esta é a primeira vez desde 1997 que os dois times que jogaram fora de casa venceram as finais da AFC e NFC para se enfrentar no Super Bowl. Em 1997 Denver e Green Bay venceram e se enfrentaram no Super Bowl, com vitória de Denver. A audiência das finais de conferência nos Estados Unidos foi fora de série: a final da NFC atraiu 42 milhões de espectadores. A da AFC ainda mais: 47.7 milhões. Foram os programas mais assistidos da TV americana... desde o Super Bowl XLVI. “É um ótimo momento para nosso time, para a cidade de San Francisco e para a Bay Area” disse Donte Whitner, que foi escolhido para o Pro Bowl mas não jogou por estar no Super Bowl. Whitner ainda disse sobre: “Agora é se preparar para o grande jogo. Estaremos prontos”. O Ravens venceu o New England Patriots no Gillette Stadium. Isso marcou a primeira vez que o Pats perdeu um jogo em casa com Tom Brady under center e no qual os Patriotas estavam liderando no intervalo.

O Super Bowl XLVII será o segundo Super Bowl (sendo o XXX o primeiro, entre Dallas e Pittsburgh) no qual os times que jogarão perderam a final de conferência no ano anterior. Em 2011 o 49ers perdeu em casa a final da NFC para o Giants - que veio a ser o campeão da NFL. O Ravens, por sua vez, perdeu em Foxboro para o New England Patriots no AFC Championship Game. Patrick Willis descreveu nesta semana como é estar no Super Bowl: “é uma sensação inacreditável”. Willis, que tem 19 tackles nos playoffs e lidera o time nesse quesito, continuou: “sou muito grato por isso”.

11


Com a partida praticamente resolvida, restava prestigiar o show da estrela Beyoncé no intervalo. Para muitos (sobretudo os fãs dos Niners naquele momento), o ponto alto da noite. A bela cantora deixou os marmanjos de cabelo em pé no mundo todo – e não usou o famoso playback!

De volta ao jogo, Jacoby Jones deu outro duríssimo golpe no 49ers. Logo no retorno do kickoff, ele foi direto para a end zone – 108 jardas no caminho, recorde histórico do Super Bowl. A jogada causou um impacto tão grande que até a luz foi embora. O Superdome sofreu um blecaute, o que interrompeu a partida por 36 minutos e deixou o público insatisfeito.

O lance mais bonito da primeira etapa veio com Flacco lançando Jacoby Jones. O passe foi de 47 jardas e o wide receiver dominou caindo no chão. Porém, como nenhum defensor encostou nele, Jones levantou e driblou os marcadores para marcar o touchdown. Uma verdadeira surra em New Orleans. O time da Califórnia só não ficou no zero graças ao kicker David Akers. A luz voltou e a última esperança de San Francisco também. Kaepernick liderou bela campanha e Michael Crabtree finalmente apareceu com um belo TD, quebrando tackles antes de diminuir o placar. A defesa apareceu na campanha seguinte e Ted Ginn Jr. retornou o punt direto para a linha de 20 jardas. Frank Gore correu até a end zone e definitivamente botou fogo na decisão. O desespero tomou conta do Ravens quando Ray Rice sofreu um fumble. Akers errou o field goal que diminuiria ainda mais a desvantagem, mas sofreu uma falta no lance e teve uma segunda chance, não desperdiçada. Com apenas cinco pontos de diferença, os semblantes estavam nitidamente diferentes nas sidelines. Assim começaria o último quarto da final.

12

Flacco carregou Baltimore até a porta do adversário, mas não entrou. A equipe branca e preta desperdiçou três chances e se contentou com um chute de Justin Tucker. Então, Kaepernick resolveu aparecer de vez: ele mesmo correu para mais um touchdown do 49ers. O problema foi que a defesa impediu a conversão de dois pontos, o que deixou o placar em 31 a 29.


Em campanha longa – que contou com belíssima recepção de Boldin, salvando a posse de bola -, os campeões da AFC novamente ficaram no quase. Tucker chutou a bola oval dentro do Y e colocou novamente cinco de distância. San Francisco teria uma última chance de virar. Quase deu. O 49ers teve inclusive quatro chances na porta da end zone, mas não marcou o TD. Jim Harbaugh foi à loucura, pedindo uma falta em Crabtree na última tentativa; a arbitragem não marcou. Baltimore ainda concedeu um safety propositalmente para dificultar a missão do adversário. Não havia mais tempo para os californianos. Baltimore Ravens campeão! Na batalha dos quarterbacks, Kaep levou pequena vantagem em jardas: 302 a 287. Porém, quem levou o MVP da partida foi mesmo Joe Flacco, com 3 TDs lançados. Vários jogadores ofensivos tiveram ótimas partidas, guardando o seu melhor para a noite especial.

Outra grande história da partida é Colin Kaepernick, que entrou no lugar de Alex Smith como QB titular da franquia na Week 11. Desde então o 49ers venceu 7 jogos e perdeu apenas 2, incluindo as duas vitórias da pós temporada. Nesses 9 jogos, ele tem um rating de 101.2 (13 TDs, 4 INTs) e correu para 440 jardas com 4 TDs. Na final da NFC ele completou para 16 passes de 21 tentados (76.2%) com 233 jardas de saldo final - 1 TD e nenhuma interceptação, resultando num rating de 127.7. Sua marca de 11,1 jardas por passe nos Playoffs é a mais alta da história da franquia, ultrapassando Joe Montana (que tinha 10.7). Kaepernick será o quarto quarterback na história da NFL (pós Super Bowl) a começar jogando no Super Bowl na mesma temporada que começou a ser titular - juntando-se a Brady, Kurt Warner e Vince Ferragamo.

34 x 31 13


A popular Black Friday, liquidação com grandes descontos no comércio norte-americano, acontece anualmente na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, que coincidentemente é data certa no calendário para alguns grandes confrontos da NFL, como a vitória do Texans sobre o Lions na prorrogação ou a apertada disputa entre Redskins e Cowboys.

Kam Chancellor, Safety, Seattle Seahawks. Salário de US$ 540 mil. Líder da secundária do Seahawks, Chancellor lidera a equipe em tackles, sendo considerado um dos safetys mais físicos da NFL.

14


Percy Harvin, Wide Receiver, Minnesota Vikings. Salário de US$ 950 mil. Considerado tão indispensável quanto o multimilionário running back Adrian Peterson, o jovem Harvin conquistou os fãs de Minnesota com muita velocidades e grandes jogadas.

Andy Dalton, Quarterback, Cincinnati Bengals. Salário de US$ 612 mil. O líder do ataque do Bengals tem 25 anos, está apenas em sua segunda temporada como profissional e já acumula uma ida ao Pro Bowl e uma participação nos playoffs.

Jimmy Graham,Tight End, New Orleans Saints. Salário de US$ 540 mil. Líder em touchdowns do New Orleans Saints desde a temporada passada, o alvo favorito de Drew Brees está se aproximando de seu final de contrato.

15


WE ARE THE CHAPIONS! A temporada regular da NFL termina só na semana 17, mas no mundo do fantasy football, as coisas chegam ao seu fim antes da hora. O motivo é muito simples: vários times, já classificados, poupam seus titulares para os playoffs. Com isso, vários reservas entram em campo e as equipes de fantasy por aí ficam desfalcadas.

Assim, a opção é muito simples: reduzir a temporada de fantasy football para 16 semanas, de modo que acompanhe a NFL até a sua penúltima semana e todos os times ainda com força total. Portanto, é com um triste sentimento que dizemos: essa é a última The League de 2012. Foi um ano de acertos, erros, palpites certeiros e “chutes no vácuo”, mas, independentemente disso, muita diversão – não só por parte deste que vos escreve, mas, acredito, também por parte de você, leitor. Na semana 16, a NFL viu mais um show de Russell Wilson, que passou para apenas 171 jardas, mas para quatro touchdowns. Ainda assim, o novato não foi o campeão em pontos na rodada. Dallas Cowboys e New Orleans Saints fizeram um dos melhores jogos da rodada, com viradas para todos os lados e shows dos quarterbacks. Por muito pouco, o Dallas não venceu o jogo, mas venceu no fantasy, com 416 jardas aéreas e 4 TDs de Tony Romo e 224 jardas e 2 TDs para Dez Bryant. Drew Brees também mandou bem e conseguiu 446 jardas e 3 TDs. 16

Outro destaque da rodada foi o running back Jamaal Charles que, apesar da má campanha do Kansas City Chiefs, é um dos melhores em sua posição na temporada (está apenas atrás de Adrian Peterson e Marshawn Lynch em jardas corridas) e, na derrota para o Indianapolis Colts, correu para 226 jardas e 1 touchdown. Por fim, na “goleada” do Green Bay Packers sobre o Tennessee Titans, Aaron Rodgers fez a festa. Foram 342 jardas, três touchdowns aéreos e mais um correndo com a bola. Vem a semana 17 e a grande maioria dos fantasies já estão terminados, com seus campeões definidos, assim como a nossa… Além disso, falaremos também do maior pontuador na semana e passaremos estatísticas periódicas da Liga Snap! de Fantasy Football, que teve o draft realizado recentemente (falaremos dele logo mais). O vencedor de nossa competição leva uma bola de futebol americano da Wilson.


Você se lembra da temporada 2011 da NFL? O Green Bay Packers fez uma campanha incrível (15-1) e foi derrotado na primeira partida que jogou nos playoffs, para o seed número 6, o New York Giants (que já havia atropelado o Atlanta Falcons). Então, a equipe de Eli Manning foi em frente, derrotou o San Francisco 49ers e chegou ao Super Bowl XLVI, para enfrentar o New England Patriots, outra equipe também com um seed melhor, e venceu! Na temporada 2012 da Liga Snap! de Fantasy Football, o UFC Silvas garantiu sua classificação para os playoffs apenas na última rodada, com uma vitória sobre o Luigi Rockers (sim, o meu time!), ficando na primeira posição da divisão North. Já nos playoffs, passou sem dificuldades pelo Jacarezinho Chargers (148-89), fez um jogo emocionante contra o favorito e melhor seed dos classificados, Acadêmicos dos Pampas, (148134) e chegou ao “Super Bowl”, para enfrentar o BH Roosters, seed número 2 da liga. Mais uma vez, uma partida emocionante – ainda mais que a anterior – e, com uma vitória de 157 a 153, o UFC Silvas sagrou-se como o grande campeão da nossa primeira liga de Fantasy Football.

Coincidência ou não, o time do GM Esdras Teixeira Costa, de Jataí/GO, passou sem dificuldades pelo seu primeiro adversário (Atlanta Falcons), fez um belo jogo contra o melhor seed do campeonato (Green Bay Packers), chegou ao Super Bowl contra a equipe com a segunda melhor campanha (New England Patriots) e venceu. Esdras não ganhará um banho de isotônico, nem um Vince Lombardi, mas receberá uma bola de futebol americano da Wilson! Nos baseamos no possível retrospecto para essa temporada, levando em conta a temporada passada, principalmente, e a pré-temporada em menor escala. Por fim, outro detalhe importante é ver a bye week de cada um de seus escolhidos, para que não tenha dois grandes pontuadores folgando em uma mesma semana, lembra? O Snap! agradece a todos os participantes da Liga Snap! de Fantasy Football e a todos os leitores da melhor coluna de fantasy football do mundo – sim, a The League. Ótima pós-temporada de NFL (de verdade) e um ótimo 2013 para todos!

17


Um dos principais jogadores da NFL pertence agoea aos Chiefs! A notícia que mais foi falada nos últimos dias enfim vai se tornando oficial. Provavelmente, a mais relevante troca dessa offseason parece estar definida; o Quarterback do San Francisco 49ers, Alex Smith, será mesmo trocado com o Kansas City Chiefs, segundo um repórter da NFL. A notícia da troca ainda não é totalmente oficial.

Visto que tal movimentação só pode ser totalmente concluída a partir do dia 12 de março, data na qual ocorre a abertura da free-agency, quando os jogadores sem contrato podem negociar com os times (inclusive, os times podem negociar trocas de escolhas, também envolvendo jogadores). Segundo outro repórter da NFL, Smith irá para o Chiefs em troca de uma escolha de segunda rodada nesse draft de 2013 (no caso, deve ser a 34ª escolha geral), podendo haver envolvimento também de uma escolha em 2014. Apesar da troca do QB já ter sido dada como quase certa, ainda pairavam boatos sobre um interesse do Arizona Cardinals no jogador. Ainda sobre o Chiefs, começam boatos que Matt Cassel será cortado pela equipe e testará a Free Agency.

18


Os adesivos NCAA Vamos tratar agora aqui em The Concussion de um assunto bastante interessante. A primeira vez que reparei - de verdade - nisso foi em 2008, no BCS. À época enfrentavam-se LSU e Ohio State pelo título da NCAA. Algo de diferente havia nos capacetes de Ohio State. Como você pode ver pela imagem que ilustra este artigo, havia adesivos colados no capacete dos jogadores. E mais: alguns eram lotados com esses adesivos. Outros tinham alguns poucos e outros não tinham nenhum. Você já se perguntou o que eram aqueles adesivos nos capacetes de alguns times? Eles são os helmet stickers e estão presentes em 25 dos 125 programas da FBS - a elite do Futebol Americano na NCAA, de facto primeira divisão. Eles são dados, mormente, aos jogadores como recompensa por um bom trabalho - genericamente falando. Embora muitos creditem sua invenção a Woody Hayes lendário Head Coach de Ohio State - em 1967, a primeira aparição deles veio dois anos antes, em 1965. O então assistente técnico da Miami University at Ohio (sim, o nome é esse mesmo), Jim Young, era veterano da 2a Guerra Mundial. Os pilotos americanos construíram o costume militar de marcar nos aviões os inimigos abatidos por meio de adesivos na carenagem. 19


As conexões do téctino com a NFL. O jornalismo é a arte de contar histórias. O Super Bowl XLVII tem dezenas de histórias para serem contadas - a grande maioria delas está aqui no The Concussion ao longo destas duas semanas de cobertura. Todavia, nenhuma dessas histórias - aposentadoria de Ray Lewis, Colin Kaepernick - .

É maior do que o fato de dois irmãos estarem se enfrentando como técnico na final de uma Major League americana (NBA, MLB, NHL e NFL). Vamos, então, falar sobre algumas conexões entre os dois. Os Harbaugh, filhos do técnico Jack Harbaugh, são os primeiros irmãos a serem juntos Head Coaches na NFL. O pai foi treinador por 43 anos. John começou sua carreira como assistente em Western Michigan (1984-86), onde seu pai era o técnico (82-86). Depois da temporada de 86 seu pai tornou-se assistente na Universidade de Pittsburgh, na qual John tornou-se técnico dos TE. John começou sua carreira como assistente em Western Michigan (1984-86), onde seu pai era o técnico (82-86). Depois da temporada de 86 seu pai tornou-se assistente na Universidade de Pittsburgh, na qual John tornou-se técnico dos TE. Jim jogou como quarterback tendo o lendário técnico Bo Schembechler lhe tutorando. Isso foi de 83 a 86 na Universidade de Michigan. Naquela época, o atual técnico da OL do Ravens, Andy Moeller (83-86) era linebacker pelos Wolverines. Jim também chegou a ser QB pelo Ravens, em 98 - tendo jogado com Ray Lewis, portanto. Ele jogou 14 partidas (12 como titular), lançando para 1.839 jardas e 12 TDs. 20


Enfim, para onde ele vai? Após dois jogos maravilhosos como um packer (especialmente o segundo, na Week 17 da temporada 2011), Matt Flynn tornou-se a commodity mais valiosa na Free Agency do ano passado. Muito se cogitava: para onde ele vai? Pois bem. Em março de 2012 o Seattle Seahawks começava a despontar na NFC com uma defesa coesa e pensada no longo prazo. Mas faltava alguma peça... Um Quarterback. Depois de tomar um belíssimo toco de Peyton Manning, o ‘Hawks comeu quieto e apareceu com Flynn no seu quintal. Eis que tudo muda no Draft e Training Camp. A equipe já contava com uma briga de titularidade considerável: Tarvaris Jackson contra Matt Flynn. Mas o Draft trouxe surpresas: no 3o round o sólido (porém “baixo”, com apenas 1,80m) Russell Wilson estava disponível. O Seahawks transformou a briga numa rixa de três - e quem diria, Wilson foi o vencedor. Pode ser que para lugar nenhum. Para todos esses cenários tornem-se possíveis o Seahawks precisa encontrar um substituto no mínimo decente para Flynn. O estilo de jogo de Wilson muitas vezes coloca o corpo do mesmo em risco - portanto, não soa absurdo manter o ex packer em Washington (o Estado, antes que me xinguem). A decisão mais acertada por parte do front office do CenturyLink seria uma reestruturação de contrato. Uma troca geraria uma 3rd pick quando muito. 21


O jogo consiste de uma série de jogadas de curta duração. São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas. A partida tem a duração de 60 minutos, e dividida em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a duração de 15 minutos. As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos. As prorrogações obedecem ao método de morte súbita, o que significa que a equipe que pontuar primeiro, seja de que forma for, ganha. O objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário com a posse da bola (touchdown), ganhando 6 pontos e direito a um chute livre (mais 1 ponto extra), ou mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem um passe ou uma corrida ou invés do chute. O campo de batalha: O campo de jogo é um retângulo com 120 jardas (109,73 m) de comprimento e 53 ⅓ jardas (48,76 m) de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura. Existe uma linha de gol a 10 jardas de cada uma das linhas finais e paralela a ambas. As duas linhas de gol estão, portanto separadas por 100 jardas.

22

Touchdown (6 pontos): é conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da zona de finalização (endzone) do adversário. Conquistar um touchdown é o principal objetivo da equipe que ataca. Um ou dois pontos extras podem ser obtidos depois de um touchdown. Fica a decisão da equipe que ataca marcar um ponto extra ou uma conversão de 2 pontos.


1st Down  

Projeto Editorial

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you