Page 1

Deteção de fugas Monitorização da rede

REDES DE ÁGUA


VONROLL Equipamentos profissionais para deteção de fugas de água e monitorização da rede.

2


TERRALOG

LEVE, PORTÁTIL, EFICIENTE Dispositivo de medição através do método electroacústico. O sensor ultra sensitivo pode ser conetado por cabo, sendo utilizado para medir o som transmitido em válvulas, bocas de incêndio e conexões da rede doméstica, bem como numa ampla variedade de terrenos.

O sensor é posicionado no ponto de medição utilizando um adaptador magnético. Os resultados da medição são apresentados numericamente no visor e de forma acústica através de auscultadores (bluetooth).

3


TERRALOG FÁCIL OPERAÇÃO O sensor é posicionado no ponto de medição utilizando um adaptador magnético. Os resultados da medição são apresentados numericamente no visor e fornecidos de forma acústica através de auscultadores (transmissão sem fios Bluetooth), continuamente atualizados. Os ruídos mais altos, capazes de provocar danos na audição, são eliminados através da função “proteção auditiva”.

Além disso, qualquer tipo de interferência é eliminada selecionando os vários filtros disponíveis. Quanto mais alto o nível de som, mais próximo o local da fuga de água. Se não forem detetados quaisquer ruídos, supõe-se que a secção do tubo em questão está intacta. A progressão de ruídos captada à superfície é salva no TERRALOG e apresentada em gráfico.

CARACTERÍSTICAS Visor

LCD 128 x 64 pix.

Transmissão áudio

Auscultadores Bluetooth 2.1 ou cabo

Frequência

20 a 8.000 Hz

Interface

USB

Alimentação

4 x pilhas 1.5V

Autonomia

50h

VANTAGENS - Excelente qualidade de som graças ao sensor ultra sensitivo - Visor de fácil leitura - Auscultadores Bluetooth para transmissão sem interferências - Representação gráfica do perfil de ruído de superfície - Proteção auditiva para uma operação segura - Gravação e reprodução de ruídos de fugas de água - Gravações transferidas para PC - Porta USB para conexão ao PC - Filtro de frequência ajustável para eliminar ruídos - Alimentação por pilhas - Indicador do nível de carga da bateria - Função “desligar” automática - Leve e ergonómico, resistente a impactos - ampla gama de acessórios

4


LEAKPEN

PEQUENO E PRÁTICO Este dispositivo portátil para deteção acústica de fugas de água apresenta excelentes capacidades de medição. Permite deteções simples e rápidas em válvulas, bocas de incêndio, conexões da rede doméstica, etc., durante a manutenção, verificações, leituras ou contador.

Posicionado no ponto de medição, apresenta os resultados numericamente no visor e de forma acústica através de auscultadores bluetooth. Visor com indicação LED quando deteta uma fuga de água.

CARACTERÍSTICAS Visor

LCD retroiluminado

Transmissão áudio

Auscultadores Bluetooth 2.1 ou cabo

Frequência

20 a 8.000 Hz

Interface

USB

Alimentação

2 x pilhas 1.5V

Autonomia

35h

5


LOG3000

6

O LOG 3000 é a mais recente geração de correlador assistido por computador portátil com excelentes características de medição para a localização acústica de fugas de água em condutas. Os resultados das medições são apresentados de uma forma simples,

fornecendo a base para a posterior reparação de danos. Além disso, o dispositivo pode ser utilizado para a inspeção preventiva de secções de condutas. Permite ainda a localização e medição inicial de conexões de tubagens não documentadas ou ilegais.

CORRELADOR DE ALTO RENDIMENTO Dispositivo de correlação portátil com 2 transmissores rádio e 1 recetor. Este sistema pode ser utilizado em todo o tipo de tubagens (aço, ferro, pvc, cimento, etc.) de forma precisa e eficiente. Utilizado como suporte de trabalhos de pré-localização de fugas ou para a inspeção preventiva de secções de condutas.

Este processo consiste na conexão de 2 sensores à rede (por exemplo válvulas, hidrantes) onde o sinal é captado e transmitido para o correlador. Aqui compara os dois sinais e calcula a distância exata da fuga pelo atraso do sinal. Ligação via USB ao PC para representação dos dados no software.


LOG3000 Sensor O sensor é o coração do correlador. A sua sensibilidade é decisiva para determinar a localização de fugas, mesmo em situações com níveis muito baixos de ruído (por exemplo, no caso de medições efetuadas em tubagens de PVC). Além da sua robustez, o sensor é também imune a influências electromagnéticas/campos magnéticos.

Emissores Amplificam e transmitem o sinal medido pelo sensor para o receptor. O controlo de ganho automático permite que tanto os sinais baixos como altos sejam processados. Para um fácil reconhecimento, os dois transmissores possuem um revestimento VERMELHO e AZUL. A bateria interna permite uma operação sem interrupção durante um dia inteiro de trabalho. Disponíveis duas opções de filtro de ruído (aço / plástico) selecionadas quando se liga a unidade. Frequência rádio: 433 MHz | Monitorização áudio: jack 3.5 mm | Bateria: 6V | Autonomia: 10h

Recetor O receptor transfere os sinais rádio recebidos pelos transmissores para PC através de ligação USB. Altifalante integrado para verificar o áudio dos dois pontos de medição. Bateria interna para operar até 15 horas sem interrupção. Material: Alumínio | Conexão: USB | Bateria: 6V | Autonomia: 10 - 16h

7


ORTOMAT Sistema de monitorização de redes e controlo de perdas de água

Este método baseia-se em procedimentos e boas práticas que visam combater as perdas reais e melhorar os níveis de operacionalidade e de eficiência das redes de abastecimento de água.

Com base nos consumos totais diários e nos consumos mínimos noturnos, o sistema ORTOMAT identifica as zonas da rede com maiores volumes de água perdida, permitindo priorizar as necessidades de intervenção.

É suportado por um software que automatiza a integração dos dados de monitorização das redes, disponibilizando indicadores de desempenho dos loggers instalados na rede.

Na versão ORTOMAT-MT, o sistema de alerta permite que o utilizador de uma instalação seja avisado por SMS ou email sempre que se verifiquem consumos fora do padrão de consumo definido, em tempo real, via GSM e GPRS.

88


ORTOMAT CLASSIC/LC O sistema ORTOMAT rentabiliza o investimento de duas formas: O reconhecimento precoce da localização de fugas pode evitar danos causados pela água (infiltrações, degradação de revestimentos e divisórias, curtos-circuitos), minimizando custos avultados de reparação.

Por outro lado, ao detetar uma fuga, permitirá economizar água. Pequenas fugas ocultas podem causar perdas de água incrivelmente elevadas: com uma pressão de 3 bar, uma fuga com um diâmetro de 8 mm leva a uma perda anual de 24.870 m3 de água.

APLICAÇÃO Para assegurar a monitorização permanente de fugas, são instalados vários loggers ORTOMAT ao longo da rede de abastecimento de água e distribuição, de modo a serem monitorizadas de forma precisa. Com um microprocessador e software integrado, deteta possíveis anomalias e os locais onde ocorram perdas de água são imediatamente identificados, sendo essa informação armazenada para posterior leitura pelo operador de abastecimento de água. Os loggers, sendo completamente estanques, podem portanto ser utilizados sem dificuldade nas condições mais exigentes. Estes sensores de alta sensibilidade são fixados magneticamente no ponto de medição (válvulas, poços, etc.). ORTOMAT CLASSIC

ORTOMAT-LC

• Logger eletrónico com micro-processador e

• Logger eletrónico com micro-processador e

• Sensor de aceleração/microfone. • Duas estruturas estanques. • Logger com extensão de cabo. • Programação via indução magnética com ligação

• Sensor de aceleração/microfone. • Uma só estrutura estanque. • Cor fluorescente facilita a localização. • Vida útil aprox. 7 anos. • LED’s coloridos para leitura instantânea dos últi-

memória.

USB ao PC.

memória.

mos cinco dias de medição diretamente no logger. • Programação via indução magnética com ligação USB ao PC. 9


ORTOMAT-CLASSIC/LC RECOLHA DE DADOS Os ruídos detetados nas condutas são armazenados no sistema de medição eletrónica dos loggers ORTOMAT, e a leitura destes sensores, que possuem uma memória de 40 dias, é realizada via rádio sem necessidade de retirar os sensores da rede. No campo, os dados são transmitidos para o controlador. Assim que a medição é feita, o controlador emite um “beep”, sinalizando que os dados foram armazenados na memória. O controlador emite dois sinais sonoros diferentes, dependendo se há uma fuga ou não. Os dados medidos são exibidos numericamente e / ou graficamente no visor do controlador. Estes dados são então transferidos para PC via USB para posterior análise.

SOFTWARE As informações fornecidas pelo sistema de monitorização são exibidas e geridas através do software ORTOMAT PC, permitindo a programação, monitorização e análise de todo o sistema. O software gere os pontos de medição definidos e apresenta todos os resultados das medições em gráfico. Para visualização dos pontos de medição instalados nos coletores, disponibilizamos o software “Ortomat easy-map”.

O sistema ORTOMAT, utilizado em todo o mundo, satisfaz os utilizadores com as suas excelentes características de deteção de fugas e operação simples. A fuga pode ser reconhecida numa fase inicial antes de ocorrerem danos consequentes elevados. Por conseguinte as reparações podem ser planeadas e, como resultado, o número de operações de emergência significativamente reduzido. O ORTOMAT melhorara as suas estatísticas de perdas de água logo no primeiro ano de funcionamento.

10


ORTOMAT-MT A versão ORTOMAT MT possibilita uma gestão contínua de recursos, de forma centralizada, em tempo real, via web. Comunicação de dados constante por GSM/ GPRS, com utilização de cartão SIM telemóvel. Estes sistemas podem ser configurados com uma variedade de sensores e transmitir os dados recolhidos para um servidor web seguro para acesso aos dados. Além disso, envia notificações via SMS ao detetar uma fuga recente. A função avançada HydroALERT monitoriza a captação de água em bocas de incêndio, alertando de imediato o operador.

Controlador

Dados via Bluetooth

Princípio funcional Dados via Servidor FTP GPRS

GSM Modem

Alertas SMS GSM

O ORTOMAT-MT trabalha com a banda larga existente, sendo compatível com qualquer rede móvel. Além disso, os loggers estão equipados com um módulo Bluetooth para transferência de dados no local.

Servidor FTP

11


ORTOMAT-MT Não é necessária instalação de software para visualizar e gerir os dados. As informações do sistema estão sempre disponíveis online através da aplicação web HYDROPORT. Os utilizadores podem iniciar sessão no HYDROPORT através de um navegador web e aceder ao seu sistema. As localizações e estados dos dispositivos instalados no campo estão listados em mapas. Várias funções de relatório e sistema de informação geográfica cobrem as exigências na utilização diária.

VANTAGENS Monitorização permanente ou temporária com função de correlação de alto desempenho. Os pontos de medição são independentes uns dos outros e comunicam diretamente com o servidor. Análise significativa com resultados da medição fáceis de interpretar. Sem trabalho estrutural ou mecânico durante a instalação. Operação possível sem necessidade de rede wireless adicional.

12

Outras aplicações

• Monitorização do tempo (temperatura, humidade, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento) • Qualidade da água: turbidez, condutividade, oxigénio, PH, etc.


SKLARZ Equipamento para testes de estanquicidade que geram diagnósticos precisos e eliminam a possibilidade de viciação de dados. O software incorporado inclui gestão de dados, com emissão de relatório e gráfico e, quando agregado a um sistema GPS, pode indicar as coordenadas exatas onde o teste é efetuado.

Veículo de intervenção 4x4 Aplicação do equipamento em veículo todo-o-terreno.

Aplicações: coletores de esgotos, caixas de visita e condutas de água potável. Testes de acordo com a norma EN 1610, EN 805, ATV M143 Parte 6, ÖNorm B2503, ou DIN 1999-100. 13


MÁQUINA GERADORA DE FUMO

Máquina de fumos para nebulização resistente. Deteção e localização de fugas em: • Caleiras; • Redes de tubagens comerciais, industriais e urbanas; • Verificação histórica da rede na interligação de diferentes diâmetros. Tipo MU 2000 Ventilador e bomba; Portátil; Peso: 19 kg; 6 m mangueira em espiral d. 50 mm; 4 tubos guia de 1 m comprimento; 1 lt. de líquido.

A informação sobre as características técnicas, as descrições, os equipamentos e as ilustrações considera-se correta no momento da impressão do catálogo, podendo estar sujeita a alterações sem aviso prévio. Para um aconselhamento individual sobre o equipamento adequado às suas exigências, p.f. consulte-nos.

14


P

100% SA E UGU ORT

Filial R. Comdt. Sacadura Cabral, 91, Arm. A | Ap. 1049 2671-801 Stº. António de Cavaleiros- Loures T: 219 898 950 | Fax: 219 898 959 certoma@certoma.pt | www.certoma.pt Capital social: 1.000.000,00€

Showrooms 2ª a 6ª feira: 9.00-18.30h (Mealhada) 9.00-12.30h (Loures) facebook.com/CertomaPt linkedin.com/company/certoma twitter.com/CertomaPt youtube.com/certomapt 2018 / Janeiro

Sede Z.I. de Viadores, Lote 36 | Ap. 36 3050-481 Mealhada T: 231 947 620 | Fax: 231 947 621

Catálogo Deteção Fugas  
Catálogo Deteção Fugas  
Advertisement