Page 1

cercimarante…

... para todos

Edição 3 (Trimestral) janeiro2013

Solidariedade * Igualdade * Respeito * Ética * Confiança * Responsabilidade

EM DESTAQUE Festa de Natal 2012.dez.19 A manhã foi marcada por várias atuações criadas pelos nossos clientes, colaboradores, estagiários e voluntários. Este momento de alegria e partilha pôde contar com atuações de teatro, dança e muita música. Cada cliente demonstrou o seu entusiasmo que encheu de orgulho todo o público que assistiu. A festa prosseguiu no Centro de Formação e Reabilitação Profissional para o tradicional almoço de Natal, onde se contou com a presença de várias edilidades do nosso concelho. Foi uma forma de partilha, cumplicidade, realidade e sonhos de uma forma saudável. A animação também não faltou neste almoço, a qual esteve a cargo de um familiar e amigo de um cliente que, ao som das concertinas e cantos tradicionais, nos encantaram com a sua presença. Foi sem dúvida um momento inesquecível e inovador.

Os nossos serviços

nesta edição Em destaque

1

Os nossos serviços

1

Aconteceu...

2/3

Opiniões...

4

Legislação

4

Sabia que...

4

Resultados da Avaliação da 4 Satisfação das Partes Interessadas Oferta formativa do CFRP Pág. 1

4

Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP)

Centros de Atividades Ocupacionais I, II e III (CAO) Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)


cercimarante…

...para todos

Solidariedade * Igualdade * Respeito * Ética * Confiança * Responsabilidade

Pág. 2

Aconteceu... CERCIMARANTE participa no projeto Amarante Cidade Presépio De 15 de dezembro de 2012 a 6 de Janeiro de 2013, Amarante recebeu o evento Amarante Cidade Presépio, organizado pela Associação Empresarial de Amarante, Câmara Municipal de Amarante e Juntas de Freguesia de S. Gonçalo, Madalena e Cepelos. Este evento teve como objetivo reviver uma das tradições mais antigas da história da humanidade, com recurso à riqueza histórica da região, para dar corpo e continuidade a uma tradição que se perdeu, o Presépio. Esta iniciativa procurou ainda ajudar os comerciantes da cidade a recuperar as vendas de Natal. Neste âmbito e a pedido da Associação Empresarial de Amarante e Câmara Municipal de Amarante, a Cercimarante participou com a construção da casa do Pai Natal, onde estiveram presentes um grupo de clientes vestidos de Pai Natal e os bombos da Cooperativa.

CAFAP alegra Natal dos clientes

Festa de Natal da Criança em Moure

Na vida passamos por três fases: a primeira, quando acreditamos no Pai Natal, a segunda quando deixamos de acreditar, a terceira quando nos tornamos Pai Natal. Imbuída pelo espírito de fraternidade, partilha e solidariedade que caracteriza a quadra natalícia, a equipa técnica do CAFAP distribuiu alimentos e brinquedos pelas famílias que acompanha, conseguindo assim alegrar a tristeza que sentem. Tentamos sempre que o Natal das “nossas” famílias seja um pouco “Mais Natal” e como diz Gislaine Schineider “ o natal dos sonhos ,é aquele que se idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade”.

A associação União Cultural e Desportiva de Moure comemorou, no dia 25 de Dezembro, a sua XXIX “Festa de Natal da Criança “ nas suas instalações. Este ano, contou com a presença de alguns clientes da Cercimarante que abrilhantaram o espetáculo com as atuações “A Cinderela”, “O Mundo dos Brinquedos" e a “ Valsa”. Obrigado a todos os colaboradores, pais e familiares, que neste dia da família não deixaram de estar presentes.

Jantar de Colaboradores No dia 21, a Direção da Cercimarante e todos os colaboradores reuniram-se num jantar, prática habitual no fim das atividades, fortalecendo os alicerces desta cooperativa, e as práticas e os valores que a enformam: Respeito, Ética, Responsabilidade, Igualdade, Confiança e Solidariedade. Houve ainda lugar a uma singela homenagem à Senhora D. Amélia, fundadora da Cercimarante, e tendo já desempenhado cargos Diretivos, e que com a sua ajuda, nos inícios da Cercimarante, recolheu muitos e variados apoios, que muito contribuíram para que hoje a Cerci seja considerada uma Instituição de referência a nível nacional.

“ O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.” Oliver W. Holmes


Edição 2 (Trimestral) janeiro 2013 Pág. 3

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência No dia 3 de dezembro de 2012 comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Nesse dia recebemos a visita de cerca de 70 alunos da escola E.B.1 Esperança e dos Jardins de Infância da Aliviada e Légua. Pela manhã os alunos conheceram as instalações, quer do CAO, quer do CFRP da Cercimarante. De seguida foram distribuídos pelas várias áreas de atividades do CAO e pelos cursos existentes no Centro de Formação. Foi elaborado e oferecido um certificado de participação nas atividades, bem como, um caderno com várias ilustrações. No final desta atividade dirigiram-se ao refeitório para almoçar. Após o almoço visualizaram um filme no auditório. Para finalizar os clientes do CAO presentearam os visitantes com uma peça de teatro intitulada “Branca de Neve e os 7 anões”. Ainda houve tempo para lanchar. Nós pensamos que esta visita foi importante para os alunos do Marco de Canaveses, para que estes saibam que as pessoas com algum tipo de deficiência são capazes de realizar várias tarefas de diversas áreas. Colaboração dos Formandos do curso Assistente Administrativ@

Magusto No dia 9 de novembro de 2012, realizou-se como habitualmente, o magusto da Cercimarante, no âmbito das comemorações do S. Martinho. Este teve lugar nas instalações do Centro de Formação e Reabilitação Profissional e contou com a presença dos formandos, dos clientes do Centro de Atividades Ocupacionais e colaboradores. A referida atividade foi pautada como sempre, por momentos de boa disposição e descontração, com muita música e dança à mistura. Como não podia deixar de ser, as castanhas foram assadas na tradicional fogueira, não faltando bebidas e a famosa jeropiga. Os clientes deram azo a algumas brincadeiras típicas desta época, que contribuíram para momentos de diversão coletiva. Estas atividades são uma componente muito importante, pois desenvolvem competências de cidadania e convivência social, permitindo momentos de lazer, que se revelam de extrema importância para a ligação interpessoal, entre todos os membros da Cercimarante.

Ação de Formação “Maus Tratos e Violência Doméstica” No dia 2 de Novembro de 2012, no CFRP, realizou-se a ação de Formação “Maus Tratos e Violência Doméstica” dirigida aos colaboradores da Cercimarante . Esta ação teve como dinamizadores a Dr.ª Sandra Teixeira, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Amarante e o Dr. João Araújo, Juiz de Direito no Tribunal da Comarca de Amarante. A intervenção da Dr.ª Sandra Teixeira versou sobre a promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens em risco, bem como sobre a Convenção dos direitos da pessoa com deficiência - promoção do princípio de igualdade de oportunidades, melhoria da qualidade de vida, promoção da participação na sociedade, acessibilidade, liberdade de circulação, o direito de viver de forma independente e a ser incluído na sociedade, mobilidade pessoal, liberdade de expressão e opinião - são medidas a ter em conta e devem se acompanhadas de todo o apoio e ajuda. Seguidamente o Dr. João Araújo dissertando sobre a violência doméstica fez uma retrospetiva do papel da mulher antes do 25 de Abril, em que o marido tinha o poder de dispor do que se passava em casa e depois do 25 de Abril, a esposa deixou de ter o papel de dona do lar para tratar da educação dos filhos, e a ser uma pessoa ativa no mercado de trabalho. Também derivado de uma maior intervenção social da mulher, surgem por vezes situações de violência doméstica, escondidas ou encapotadas, e dentro do aforismo “entre marido e mulher, não metas a colher”, mesmo que fossem observadas situações de agressão ou discussão, ninguém se atrevia a qualquer denúncia. Hoje já é diferente, e temos que ter a perceção de toda e qualquer pessoa que tenha conhecimento dessas situações, pode denunciá-las.

“A persistência é o caminho do êxito”

Charles Chaplin


cercimarante…

...para todos

Solidariedade * Igualdade * Respeito * Ética * Confiança * Responsabilidade

Pág. 4

OPINIÕES... Dr.ª Rosário Loureiro Coordenadora do Núcleo Local de Inserção (NLI) e interlocutora da Segurança Social.

Num contexto sócio-económico nacional deprimido, onde as medidas de política social caminham no sentido da retração da cobertura dos diferentes riscos sociais e do enfrentamento de situações de pobreza e exclusão social, a defesa dos direitos e garantias de grupos mais vulneráveis, nomeadamente dos cidadãos portadores de deficiência, assume ainda maior pertinência, quer no contexto nacional, quer no contexto concelhio. Deste modo, saliento o trabalho dedicado que ao longo da sua existência a Cercimarante tem vindo a desenvolver com este público-alvo, constituindo-se como uma prática exemplar de inclusão dos cidadãos portadores de deficiência, nas suas próprias famílias e nas suas comunidades. Dispõe de várias respostas sociais que permitem atender a diferentes necessidades

da população integrada, num esforço contínuo de inovação e qualificação da sua intervenção. A Cercimarante goza no território do Tâmega e Sousa do reconhecimento das instituições parceiras, das famílias e do público destinatário, podendo-se mesmo falar em sentimento de pertença por todos quantos o seu percurso de vida está intimamente ligado à vida desta Instituição. O contexto de vida que um cidadão portador de deficiência e sua família enfrentam no seu dia a dia, requer muitas vezes grande resiliência individual na remoção das dificuldades, mas também deve exigir uma atenção e uma participação de todos os que se integram numa comunidade, na criação de condições de bem estar. Diria mesmo que se poderá entender como uma oportunidade de partilha e de fortalecimento de laços de amizade, contrariando-se a tendência para a individualização excessiva e, com ela, para o nosso alheamento face às situações de vida dos que nos devem ser próximos. Estou convicta que a direção da Cercimarante, todos os seus colaboradores e associados, continuarão a prosseguir o seu trabalho na defesa da população portadora de deficiência, sob os princípios universais, participando

decisivamente na construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.

legislação Despacho n.º 6133/2012: produtos de apoio para pessoas com deficiência. Lei n.º 60/2012 de 20 de dezembro: altera o artigo 47.º do Código do Direito de Autor e dos direitos Conexos- Sétima alteração ao DecretoLei n.º 63/85, de 14 de março.

sabia que... Segundo uma investigação publicada na revista Brain and Cognition , mastigar pastilha elástica estimula até oito áreas cerebrais. Tudo porque exercita áreas localizadas junto a pontos neurológicos, melhorando o fluxo sanguíneo no cérebro. Os estudos indicam que este ato é capaz de reduzir o teste de reação no teste cognitivo, aumentar o nível de excitação e alertar e potenciar o controlo motor.

oferta formativa do CFRP

TI 6.2 - Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade

346034_RFA Assistente Administrativo 811177_RFA Cozinheiro/a 525090_RFA Mecânico/a de Serviços Rápidos 543125_RFA Operador de Acabamentos de Madeira e Mobiliário 622161_RFA Operador de Jardinagem 215_PFI Tecelagem / Bordados

“A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.”Gandhi

Cercimarante para todos  

Edicao 3 janeiro 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you