Page 1

cercimarante…

... para todos

Edição 2 (Trimestral) outubro2012

Solidariedade * Igualdade * Respeito * Ética * Confiança * Responsabilidade

EM DESTAQUE Teatro de Rua 2012.jul.13 Estabelecido o cenário a partir do Largo de S. Gonçalo, construímos um novo mapa que sensibilizou toda a comunidade Amarantina, e à distância, outros portos se abriram nesta relação de interação e de afetos, que se sentem na proximidade da exibição do Teatro de Rua, e que já faz parte do roteiro cultural da cidade. A cooperação e empenho de todos permitiu que esta festa brilhasse com mais intensidade e, certamente ficasse na memória de todos. Louvamos, também, o afinco e dedicação de todos os voluntários do campo de trabalho promovido pela Casa da Juventude de Amarante. Como os frutos têm a sua estação, que o Teatro de Rua seja também o ponto de partida para uma Sociedade menos discriminadora, e que dê respostas aos problemas e necessidades dos jovens e respetivas famílias, mais a mais neste período de crise.

Os nossos serviços

nesta edição

Em destaque

1

Os nossos serviços

1

Aconteceu...

2/3

Opiniões...

4

Brevemente

4

Legislação

4

Sabia que...

4

Oferta formativa do CFRP

4

Pág. 1

Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP)

Centros de Atividades Ocupacionais I, II e III (CAO) Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Brevemente Lar residencial para 12 pessoas com deficiência e incapacidade


cercimarante…

...para todos

Solidariedade * Igualdade * Respeito * Ética * Confiança * Responsabilidade

Pág. 2

Aconteceu... Teatro de Rua

momentos...

Atividades Livres do CAO Decorreram, no mês de Julho, as esperadas atividades livres, direcionadas para os nossos clientes, com a ida às piscinas municipais, visualização de filmes na Biblioteca Municipal, canoagem (colaboração da Associação Desportiva de Amarante), picnic ao ar livre e, por fim, uma ida à praia. Durante estes dias, os clientes viveram experiências, enriquecedoras a todos os níveis, contatando com outros espaços, numa estadia fora do meio habitual, despertando sentimentos de uma saudável convivência em grupo, sempre acompanhados e orientados pelos seus monitores.

Se alguém está tão cansad@ que não possa dar um sorriso, deixa-lhe o teu! Leonardo da Vinci


Edição 2 (Trimestral) outubro 2012 Pág. 3

Passeio Anual do CFRP Nos dias 19 e 20 de junho decorreu, como já vem sendo habitual, o passeio anual do Centro de Formação e Reabilitação Profissional. Este ano, as cidades escolhidas foram Guimarães e Braga, devido à sua eleição como Capital Europeia da Cultura e Capital Europeia da Juventude, respetivamente. O passeio a estas belíssimas cidades foi pautado, por momentos de descontração e diversão, assim como de aprendizagem. Os clientes estiveram em contato direto com o património histórico português, permitindo-lhes adquirir os valores de preservação do mesmo e de cidadania. Estas atividades marcam a diferença, pois permitem, momentos de aprendizagem importantíssimos, de um modo mais informal. O passeio foi um sucesso e já se pensa no do próximo ano.

Feira Social

Aniversário do Nelo A Rede Capacitar Tâmega

Os colaboradores da Cercimarante

realizou de 27 a 30 de setembro

promoveram, no dia 3 de outubro,

a 1º feira social do concelho de

uma pequena festa de aniversário ao

Amarante, com o objetivo de

“jovem” mais velho da Cooperativa,

mostrar à sociedade o trabalho

Nelo Macieira, que no dia 30 de

desenvolvido pelas IPSS´s.

setembro completou 50 anos.

A nossa Cooperativa participou

O poeta tem apenas duas mãos e o

entusiasticamente, na abertura

sentimento do mundo. Por isso,

com a colaboração do grupo de

Drummond, pede, a quem ama: "O

bombos do CFRP, e no encerramento com o grupo de Expressão

presente é tão grande, tão imensa a

Dramática do CAO, que teve a seu cargo a apresentação da peça Branca

realidade. Não nos afastemos muito,

de Neve e os Sete Anões. Durante a feira, tivemos a oportunidade de

vamos de mãos dadas".

expor alguns dos trabalhos realizados na Cooperativa.

Visita de Estudo ao CENASEF A escolha deste local, teve por base os

profissionais e orientadores da visita.

conteúdos programáticos da UFCD (unidade de

Testemunhos:

formação de curta duração) com os seguintes

Fomos recebidos no CENASEF, pela técnica de

objetivos:

laboratório (Sra. Fernanda) que conduziu esta

Reconhecer as características e as exigências

visita e esclareceu todas as dúvidas dos

edafo - climáticas das plantas;

formandos.

Conhecer procedimentos a utilizar na recolha,

Nos viveiros do núcleo florestal do Tâmega

análise, limpeza e acondicionamento de

fomos recebidos pelo Sr. Joaquim, funcionário

sementes;

destes viveiros que conduziu a visita e efetuou

Conhecer os processos relacionados com a

a demonstração de todos os processos

No dia 1 de outubro, os formandos dos cursos

instalação de um viveiro de plantas;

relacionados com a sementeira das plantas.

de operador/a de jardinagem efetuaram uma

Conhecer as operações relativas a um viveiro;

Os participantes agradecem a oportunidade

visita de estudo ao CENASEF (Centro Nacional

Dotar os formandos de competências ao nível

oferecida pela Entidade, e destacam a

de Estudo de Sementes Florestais) e Viveiros do do saber ser e do saber estar, nomeadamente

disponibilidade e atenção prestadas pelos seus

Núcleo Florestal do Tâmega.

funcionários, a Sra. Fernanda e o Sr. Joaquim.

no relacionamento e civismo com outros

Lar Residencial A empreitada de construção do Lar Residencial a qual foi objeto de candidatura à tipologia 6.12 do POPH destinada ao apoio ao investimento em respostas integradas de apoio social, está concluída. Neste momento, a Cooperativa está a reunir os elementos necessários à obtenção da licença de utilização. Todos os eventuais interessados em frequentar esta resposta social poderão efetuar a sua inscrição, na secretaria da sede.

“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” Paulo Freire


cercimarante…

...para todos

Solidariedade * Igualdade * Respeito * Ética * Confiança * Responsabilidade

Pág. 4

OPINIÕES... Cercimarante O Meu Reconhecimento A vida é episodicamente extremamente cruel para algumas famílias e indivíduos de todas as classes etárias. Por experiencia profissional são muitos os episódios que vivi, e que, assustadoramente compartilhei na busca de uma solução, tantas vezes acentuadamente difícil senão mesmo impossível. Esbarrando na insensibilidade das Instituições, na burocracia acéfala ou nesta sociedade profundamente individualista, virada para si mesmo num total alheamento dos valores fundamentais da vivência humana e da interajuda solidária e desinteressada, a resolução de situações penalizadoras para uma vivencia integrada e justa torna - se verdadeiramente difícil. É mais fácil encontrar umas palavras de compaixão cínica e partir de consciência aparentemente tranquila perante a deficiência e a necessidade de apoio consistente. Quero-vos dizer que não gosto do termo deficiente, por trazer de imediato uma conotação negativa que de modo algum posso

aceitar, por entender que uma criança ou um adulto portadores de diferenças (congénitas ou adquiridas) quando enquadrados e estimulados em centros especializados, podem ser perfeitamente recuperáveis para uma sociedade que se pretende justa e promotora de igualdade de oportunidades. Alguém dúvida da necessidade de apoio de uma criança autista ou com trissomia do par 21 (mongolóide) ou epilética ou com paralisia cerebral? Que fazer de adultos e crianças com dificuldades de aprendizagem, por terem nascido com um coeficiente de inteligência demasiado baixo, fruto até de lesões durante o parto e que felizmente se tornaram cada vez mais raras no nosso pais? Não merecem estes indivíduos estímulo na sua diferencia de modo a que evoluam até onde humanamente for possível aliviando assim a carga familiar que representam? É neste contexto que entram Associações como a Cercimarante que há mais de 30 anos se mantém deliberada e empenhadamente na procura da resolução ou minimização dos problemas de tantos jovens e adultos, que sendo menos válidos, são capazes com esforço, dedicação, profissionalismo, solidariedade e muito amor atingir graus de independência e de capacidade que lhes permitem uma integração social que de outro modo nunca seria possível.

oferta formativa do CFRP

Entendo por isto aqui um testemunho de apreço e grande consideração pelo trabalho da Cercimarante (Instituição de utilidade publica) que ao longo de todos estes anos efetuou um enorme trabalho em prol dos cidadãos de Amarante e dos concelhos limítrofes bem como das respetivas famílias que encontram nesta Associação o conforto e o apoio que lhes permitem resistir às adversidades com mais vigor e determinação. A todos os alunos, profissionais e diretores dessa organização modelar o meu reconhecimento e a certeza que é com profundo respeito que sigo e aprecio o vosso trabalho de uma grandeza sem fim. Dr.º Pedro Cunha Presidente da Assembleia Municipal de Amarante P.S. Aproveito esta oportunidade para apresentar um sentido agradecimento enquanto cidadão desta terra, ao António Pinto Monteiro, por ter sabido resistir às criticas que tantos lhe lançaram fazendo delas o acicate para um trabalho notável merecendo assim os mais rasgados elogios pelos êxitos que neste domínio conseguiu obter.

brevemente 9 nov: Magusto

TI 6.2 - QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU INCAPACIDADE Eixo Prioritário 6 – Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento

346034_RFA Assistente Administrativo

3 dez: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Incapacidade 19 dez: Festa de Natal

legislação

811177_RFA Cozinheiro/a

Lei 5/2012 de 23 de janeiro: regula os requisitos de tratamento de dados pessoais.

525090_RFA Mecânico/a de Serviços Rápidos

Lei 52/2012 de 5 de setembro: Lei de Bases dos Cuidados Paliativos consagra o direito e regula o acesso dos cidadãos aos cuidados paliativos

543125_RFA Operador de Acabamentos de Madeira e Mobiliário

sabia que...

622161_RFA Operador de Jardinagem

O Centro Internacional de Investigação sobre o Cancro da Organização Mundial de Saúde classificou, a 12 de Junho, os gases de escape dos motores a gasóleo como cancerígenos para os humanos .

215_PFI Tecelagem / Bordados

Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.”Confúcio

Cercimarante para todos  

Edicao 2 outubro 2012