Comissão de Jovens Multiplicadores-as da Agroecologia

Page 37

O jovem Hugo cuidando do seu viveiro de mudas – Cumaru/PE

Os processos de formação agroecológica têm funcionado estrategicamente para estimular a participação das juventudes rurais, levando em conta o contexto político de seus territórios e comunidades. “A formação oferece abordagens técnicas, metodológicas, políticas e práticas que reforçam a autonomia das juventudes, encarada como fato essencial para um projeto de desenvolvimento sustentável, no qual os/as jovens são fundamentais para sua execução”. (Relatório Anual de Atividades do Centro Sabiá – 2011). Esta tem sido uma estratégia acertada para a multiplicação da Agroecologia em Pernambuco, pois as juventudes têm ampliado seus conhecimentos, assim como têm gerado renda e estruturado uma nova relação com o ambiente – levando em consideração, sobretudo, a preservação da cultura camponesa, dos recursos naturais e da biodiversidade. E isto tem contribuído para a permanência destes e destas em seus locais de origem. “Eu tenho muito orgulho de ser uma jovem multiplicadora da Agroecologia, porque todo conhecimento que adquiri é colocado em prática diariamente, junto com a minha família e com os/as agricultores/as. Assim, tenho ajudado muita gente da minha comunidade e da região a melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida. Hoje sou uma pessoa mais feliz no campo; a cada dia, a partir das nossas ações de multiplicação do conhecimento, vamos elevando a autoestima das famílias agricultoras e dos jovens. Agradeço ao Sabiá e a CTJMA, pela oportunidade de levar às pessoas mais alegria e incentivo para continuar na agricultura familiar. Por isso, me sinto muito feliz e tenho orgulho de ser uma agricultora agroecológica”. (Aline Anísia de Lima - sítio Baixio - Santa Maria do Cambucá/PE)

As juventudes das CJMA têm garantido a multiplicação do conhecimento agroecológico, sempre a partir da assessoria técnica e pedagógica que os/as jovens levam às famílias agricultoras em seus territórios. A partir do engajamento em projetos do Centro Sabiá, eles/as realizam ações de assessoria para estimular os processos de educação ambiental e transição agroecológica, tendo sempre os Sistemas Agroflorestais como referência.

Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia: uma metodologia para mobilização das juventudes

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.