Issuu on Google+

Prefeitura recomenda rotas alternativas de chegada e saída ao Centro, Zona Sul e Tijuca Com o fechamento definitivo de trecho da Perimetral, a prefeitura recomenda rotas alternativas, utilizando os bairros de São Cristóvão e Benfica. Conheça o trajeto destas rotas, neste boletim especial. A Prefeitura do Rio deu início, no dia 30/10, aos testes operacionais das rotas alternativas nos bairros de São Cristóvão e Benfica, na Zona Norte da cidade. A iniciativa fez parte do plano de mitigação para fechamento do Elevado da Perimetral, que foi realizado em 02/11. O trabalho contou com a participação de 96 agentes de trânsito, 25 faixas com mensagens indicativas e painéis de mensagens variáveis ao longo dos trajetos, que indicarão as alternativas para ligar Avenida Brasil ao Centro da cidade, Linha Vermelha à Tijuca, Avenida Brasil ao Túnel Rebouças, Centro à Linha Vermelha e Centro à Avenida Brasil. A prefeitura recomenda que motoristas e pedestres tenham redobrada atenção às mensagens veiculadas nos painéis, à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito. Além disso, serão feitas recomendações para que os cariocas utilizem o transporte público e, quando possível, evitem a região do Centro, sem transitar na área mais impactada pelas alterações. Veja os detalhes dos trajetos destas rotas alternativas, abaixo: Avenida Brasil – Centro Avenida Brasil, Rua Célio Nascimento (acesso ao bairro de Benfica), Rua Couto de Magalhães, Rua Senador Bernardo Monteiro, Rua Visconde de Niterói, Viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste, Praça da Bandeira.


Linha Vermelha – Tijuca Linha Vermelha, Campo de São Cristóvão, Rua São Luiz Gonzaga, Rua Chaves Faria, Rua Catalão, Rotary Internacional, General Herculano Gomes, Viaduto Oduvaldo Cozzi, Avenida Maracanã.

Avenida Brasil – Rebouças Avenida Brasil, Rua Bela, Campo de São Cristóvão, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin), Túnel Rebouças.

Centro – Linha Vermelha Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Rua Ceará, Rua Francisco Eugênio, Rua José Eugênio, Rua Almirante Balthazar, Avenida Rotary Internacional, Avenida do Exercito, Campo de São Cristóvão.


Centro – Avenida Brasil Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Rua Ceará, Rua Francisco Eugênio, Rua José Eugênio, Rua Almirante Balthazar, Avenida Rotary Internacional, Rua Dom Meinrado, Rua São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo, Viaduto Ataulfo Alves, Avenida Brasil pista lateral sentido Zona Oeste.

Fechamento da Perimetral ocorreu no dia 2 de novembro A interdição definitiva de trecho do Elevado da Perimetral, entre o Viaduto do Gasômetro e a Praça Mauá, e a abertura da nova Via Binário do Porto aconteceram no dia 02 de novembro. Ao todo, 30 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos informam aos motoristas sobre as alterações, fechamentos e as rotas alternativas. Ajustes nos sinais de trânsito também foram testados. Existem também 12 reboques posicionados em pontos estratégicos para a rápida desobstrução das vias em caso de pane em algum veículo. A prefeitura recomenda que motoristas e pedestres tenham redobrada atenção às mensagens veiculadas nos painéis, à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito, além de buscar rotas alternativas. A sugestão é utilizar os caminhos pelos bairros de Benfica e São Cristóvão, por onde é possível acessar Tijuca, Zona Sul (via Túnel Rebouças) e Centro sem transitar na área mais impactada pelas alterações.


Nesta primeira etapa, foi entregue a ligação do Viaduto do Gasômetro à Avenida Rio Branco, no percurso que inclui as ruas Equador, Avenida Professor Arlindo Rodrigues, Túnel da Saúde (parte da nova Avenida Oscar Niemeyer) e as avenidas Venezuela e Rio Branco. No outro sentido, o acesso à Via Binário do Porto pela Avenida Rodrigues Alves começa na Rua Silvino Montenegro, Avenida Oscar Niemeyer, Túnel da Saúde, Avenida Professor Arlindo Rodrigues, Via B1, Via C3 e alças de acesso ao Viaduto do Gasômetro. A Via Binário do Porto, paralela à Avenida Rodrigues Alves, tem 3,5 km de extensão, três faixas por sentido paralelas e várias saídas para a distribuição interna do trânsito e acessos ao Centro. Em um dos sentidos, faz a ligação da Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. No outro, o trajeto parte da Rua Primeiro de Março em direção às alças do Viaduto do Gasômetro. Combinada à Via Expressa, em construção, permitirá o aumento em 27% da capacidade do fluxo de tráfego na Região Portuária, contribuindo para um novo padrão de mobilidade urbana, conforme aponta atualização do Estudo de Impacto de Vizinhança, de julho de 2013. A Via Binário do Porto desempenhará papel importante no escoamento do tráfego durante o processo de substituição do Elevado da Perimetral. Veja mais detalhes do que muda no trânsito da região portuária: http://www.centrodeoperacoes.rio.gov.br/bulletins/boletim-1653.pdf


Boletim Especial | Rotas alternativas, após fechamento de trecho da Perimetral