Page 1

Quinta-feira 21/06/12

26º 19º

Esquema operacional da Prefeitura para a Rio+20 Confira detalhes sobre o esquema operacional da Prefeitura para a conferência internacional Rio+20, que acontece na cidade até o dia 22 de junho, em boletim especial no link http://ow.ly/bK9ss

ATENÇÃO: Neste momento, a Avenida Niemeyer opera em mão única, no

sentido Leblon. A previsão é de que a via volte a operar em mão dupla às 20h. Amanhã (22/06) não funcionarão as faixas reversíveis da cidade e, a partir das 14h, voltará a ser implantada a faixa exclusiva da Linha Vermelha, sentido Baixada Fluminense. Amanhã, sexta-feira, dia 22/06, a CET-Rio voltará a implantar uma faixa exclusiva na Linha Vermelha, das 14h às 21h, no sentido Baixada Fluminense, para a utilização exclusiva dos comboios no trecho entre São Cristóvão e a Ilha do Governador. Durante o período, a Prefeitura do Rio intensificará a fiscalização e aumentará o número de operadores de tráfego ao longo da via.

Bom Avenidas Marechal Rondon, Ruas Uruguai, Hermengarda e Arquias Cordeiro. Praça da Bandeira.

Intenso Ruas Dias da Cruz e Teodoro da Silva. Rua São Francisco Xavier. Avenidas Dom Helder Câmara, Amaro Cavalcanti e Maracanã. Rua Conde de Bonfim, sentido Alto da Boa Vista. Rua Maxwell. Radial Oeste, sentido Méier. Boulevard 28 de Setembro.

Lento Avenida Pastor Martin Luther King Jr..

Bom Praça Mauá. Avenidas Presidente Antônio Carlos e Presidente Wilson

Intenso Largo do Estácio. Rua Primeiro de Março. Praça da República. Rua Benedito Hipólito. Rua de Santana.


Avenidas Rodrigues Alves e Beira Mar. Avenida Rio Branco.

Lento Praça Tiradentes. Avenida Presidente Vargas sentido Candelária.

Bom Ruas Barata Ribeiro e Prefeito Mendes de Morais. Avenida Vieira Souto. Corte do Cantagalo. Ruas das Laranjeiras e São Clemente. Avenida Delfim Moreira.

Intenso Rua do Catete. Rua Voluntários da Pátria. Rua Venceslau Brás. Rua Real Grandeza. Rua Pinheiro Machado. Praia de Botafogo. Avenida Atlântica. Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Praça Sibélius. Rua Humaitá, sentido Gávea.

Lento Avenida Lauro Sodré, sentido Aterro do Flamengo. Avenida Princesa Isabel, sentido Botafogo.

Bom Aterro do Flamengo.

Intenso Estrada Grajaú-Jacarepaguá Túnel Rebouças, sentido Centro. Elevado da Perimetral. Linha Vermelha, ambos os sentidos. Elevado do Joá. Autoestrada Lagoa-Barra. Túneis do Joá, Zuzu Angel, de São Conrado, Acústico e Santa Bárbara.

Lento Avenida Brasil, sentido Zona Oeste, altura de de Brás de Pina.

De acordo com a CCR Ponte, o trânsito sentido Niterói apresenta retenções nos acessos à Avenida do Contorno e Alameda São Boaventura. No sentido Rio de Janeiro, trânsito lento da Reta do Cais ao acesso à Avenida Brasil.

Segundo a Lamsa, no sentido Barra da Tijuca da Linha Amarela, o trânsito segue normal. No sentido Centro, segue lento da Avenida Ayrton Senna até a altura da Cidade de Deus.


Linha Amarela tem esquema especial para a Rio+20 A Linha Amarela passará a operar de forma especial durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A LAMSA, concessionária da via, não abrirá faixas reversíveis nos dias 21/06 e 22/06 (quinta e sexta-feira), quando acontece o feriado escolar, decretado para a conferência. A mudança atenderá o Esquema Especial de Tráfego da cidade do Rio, montado pela Prefeitura. Por causa do evento, a LAMSA também firmou acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, a Polícia Militar e com o Exército Brasileiro. Contingentes das três instituições passarão a monitorar a Linha Amarela até o dia 22/06, quando acontece o encerramento da conferência. A concessionária oferecerá apoio logístico e o uso de suas instalações para as instituições. O Exército Brasileiro manterá um militar no Centro de Controle da LAMSA. O Corpo de Bombeiros disponibilizará UTI móvel, viaturas e motociclistas para o combate a incêndios. Já o Batalhão da Polícia Militar de Vias Especiais (BPVE) colocará patrulhas com 35 homens, ao longo da via.

BRT TransOeste recebeu nova estação nesta quinta (21/06) A Secretaria Municipal de Transportes autorizou a abertura da estação Notre Dame, no Recreio. Com ela, o sistema, em fase final de testes, passou a operar com 22 estações e o Terminal Alvorada. Novas estações serão liberadas nos próximos dias. Desde ontem, o BRT TransOeste opera em horário ampliado, das 6h às 19h – horário de pico da manhã. Na última quarta-feira (20), também foram inauguradas mais duas estações: Gilka Machado e Guiomar Novaes, ambas no Recreio. Na última segunda foram abertas as estações Magarça (Guaratiba), Salvador Allende e Guignard (Recreio). O restante das 31 estações do eixo entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada será liberado em etapas ao longo dos próximos dias. O BRT TransOeste, que vai diminuir pela metade o tempo de viagem entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada, está operando em fase de testes, de segunda a domingo, das 6h às 19h. Neste período estão sendo observados e ajustados vários aspectos do sistema, tais como o funcionamento das estações e a fase final do treinamento dos motoristas e pessoal de apoio da operação. O TransOeste é o primeiro dos quatro corredores de BRT projetados para o Rio de Janeiro até 2016. O BRT TransOeste, que vai diminuir pela metade o tempo de viagem entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada, está operando em fase de testes, de segunda a domingo. Neste período estão sendo observados e ajustados vários aspectos do sistema, tais como o funcionamento das estações e a fase final do treinamento dos motoristas e pessoal de apoio da operação. O TransOeste é o primeiro dos quatro corredores de BRT projetados para o Rio de Janeiro até 2016.

Bom Avenidas Santa Cruz, Cesário de Melo. Estrada dos Três Rios. Avenida Geremário Dantas.

Intenso Avenida Salvador Allende. Estrada do Tindiba. Avenidas Ministro Ivan Lins e Lúcio Costa. Rua da Feira. Largo da Taquara Estrada dos Bandeirantes. Avenida das Américas, sentido Recreio. Avenida Embaixador Abelardo Bueno.

Lento Avenida Ayrton Senna, no entorno do Cebolão. Avenida Ayrton Senna, sentido Linha Amarela.


Táxis poderão buscar passageiros no Aeroporto do Galeão Até o final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 -, os cerca de 33 mil táxis convencionais da cidade poderão embarcar e desembarcar passageiros no Aeroporto Internacional Tom Jobim. A decisão foi tomada em função do considerável aumento de demanda no terminal do aeroporto durante este período. Apenas os táxis credenciados pelo município poderão acessar as plataformas de embarque/desembarque do aeroporto. A operação de controle será feita initerruptamente (24h) e terá a participação de fiscais da Secretaria Municipal de Transportes, policiais militares do Programa Estadual de Integração da Segurança - Proeis -, guardasmunicipais e agentes da CET-Rio. Denúncias de abusos e irregularidades cometidas pelos taxistas poderão ser feitas através do Disque-Rio 1746.

As linhas 1 e 2 operam normalmente. Assessoria de Comunicação: Tel.: (21) 9493-6481 / 9326-9322

Os trens operam normalmente nos ramais Deodoro, Santa Cruz, Saracuruna, Belford Roxo, Japeri e Guapimirim. Assessoria de Comunicação: Julia Santhiago - julia.santhiago@cdn.com.br / (21) 3626.3701 Sheilimar Silva - sheilimar.silva@cdn.com.br / (21) 3626.3778 Rafael Brakarz - rafael.brakarz@cdn.com.br / (21) 2111.9548 Flavia Trece - flavia.trece@cdn.com.br / (21) 2111.9560

O aeroporto Santos Dumont opera por instrumentos e o Internacional Antônio Carlos Jobim opera visualmente para pousos e decolagens. Até as 17h, dos 107 voos domésticos previstos, oito atrasaram e 12 foram cancelados no Galeão. Dentre os 21 voos internacionais, houve um cancelamento. Já no Santos Dumont, dentre os 119 voos previstos, cinco atrasaram e 13 foram cancelados.

A Defesa Civil do município registrou 40 ocorrências sem gravidade entre 10h30 e 17h30 desta quinta-feira, 21 de junho. Em caso de emergência, ligue 199. Assessoria de Comunicação: Tel.: (21) 2976.2036 / (21) 2976.2037 / (21) 8909.2730

Twitter: @smsdc_rio


Previsão para o Município do Rio de Janeiro Noite 21/06/2012

Madrugada 22/06/2012

Manhã 22/06/2012

Tarde 22/06/2012

Céu

Nublado a Encoberto

Nublado a Encoberto

Nublado

Nublado

Precipitação

Chuva Fraca Isolada

Chuva Fraca Isolada

Chuva Fraca Isolada

Chuva Fraca Isolada

Vento

Fraco a Moderado de S/SW

Fraco a Moderado de S/SW

Fraco a Moderado de N/NE

Fraco a Moderado de S/SW

Estável

Estável

Estável

Elevação

Condição do tempo

Temperatura Máxima / Mínima

Dia 21/06/2012 - Máx.: 26°C - Mín.: 19°C Baixa: 0,4m às 22h51min do dia 21/06/2012

Tábua de Marés (fonte: DHN)

Alta: 1,2m às 03h53min do dia 22/06/2012 Baixa: 0,1m às 10h58min do dia 22/06/2012 Alta: 1,2m às 16h43min do dia 22/06/2012

A passagem de uma frente fria sobre o m unicípio deixou o tempo instável, nublado e com chuvas ocasionais. Tais condições meteorológicas contribuíram para uma diminuição nas concentrações dos poluentes. Assim, qualidade do ar ficou classificada entre boa e regular nos locais de monitoramento da cidade. ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR

CENTRO COPACABANA SÃO CRISTÓVÃO TIJUCA IRAJÁ BANGU CAMPO GRANDE PEDRA DE GUARATIBA UNIDADE MÓVEL

ÍNDICE DE QUALIDADE DO AR (IQA)

POLUENTE DETERMINANTE DO IQA

CLASSIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO AR

53

PM10

REGULAR

52

PM10

REGULAR

53

PM10

REGULAR

34

PM10

BOA

52

PM10

REGULAR

39

PM10

BOA

43

PM10

BOA

31

O3

BOA

TEMPORARIAMENTE DESLIGADA PARA REPOSICIONAMENTO

LEGENDA: PM10 – PARTÍCULAS INALÁVEIS

O3 – OZÔNIO

NO2 – DIÓXIDO DE NITROGÊNIO


Prefeitura suspende obras em vias públicas durante a Rio+20 Até o dia 24 de junho, conforme determinação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, estão suspensas as obras e reparos em vias públicas. A medida considera o aumento do fluxo de pessoas e veículos nas vias públicas por conta da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que vai acontecer na cidade no mês de junho. Serão interrompidas as intervenções nas regiões do Centro, Zona Sul, Grande Tijuca, Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio. Além disso, também estão suspensas as obras na Estrada do Galeão, Avenida Brasil e Linha Vermelha, trecho entre a Linha do Governador e São Cristóvão. Até 24 de junho, apenas intervenções emergenciais, devidamente justificadas, serão permitidas. A determinação, por meio de Portaria da Comissão Coordenadora de Obras e Reparos em Vias Públicas da Secretaria de Conservação. As concessionárias de serviços públicos já foram informadas dessa determinação da Prefeitura, mas as equipes de fiscalização da Secretaria de Conservação estarão nas ruas para garantir o cumprimento da Portaria.

Os níveis das lagoas Rodrigo de Freitas, da Tijuca, de Jacarepaguá e de Marapendi estão dentro dos padrões de normalidade. Os rios do município e o Canal de Sernambetiba também apresentaram níveis normais. Equipes da Rio-Águas monitoram a situação dos rios da cidade.

Obras de drenagem no entorno do Engenhão Dando continuidade às obras de drenagem da Rio-Aguas no entorno do Estádio Olímpico João Avelange, conhecido com Engenhão, no bairro do Engenho de Dentro, ocorrerão interdições viárias nos dias 22, 23, 24 de junho e alterações de circulação a partir do dia 25 de junho de 2012. A partir das 22:30h do dia 22 de junho até às 06h do dia 25 de junho de 2012, o cruzamento das Rua das Oficinas x Rua José dos Reis será interditado para realização das obras. Por isso serão implementados os seguintes desvios: - Os veículos provenientes da Rua das Oficinas, poderão seguir o seguinte percurso: Rua Gentil de Araújo, Rua Sales Guimarães, Rua Henrique Scheid (implantação de mão dupla), via de acesso a Rua José dos Reis, Rua José dos Reis e Rua Afonso Ferreira; - Os veículos provenientes da Rua Henrique Scheid, poderão seguir o seguinte percurso: via de acesso a Rua José dos Reis, Rua José dos Reis e Rua Afonso Ferreira; - Os veículos provenientes da Rua Piaui com destino a Rua Goias, devem seguir o seguinte percurso: Rua Piaui/ Av. Dom Helder Camara (sentido Madureira)/Rua Ferreira Leite/ Rua Glaziou / Rua Moreira / Rua Macedo Braga / Rua Mario Carpenter / Rua Angelina / Rua José Domingues /Rua Goias. Terão acesso à área restrita, moradores e comerciantes locais. Será implementadamão única de direção na Rua Afonso Ferreira em todo o trecho, passando a ter o sentido da Rua da Abolição até a Rua Guineza;e na Rua José dos Reis no trecho compreendido entre a rua de acesso pela Rua Henrique Scheid e Rua da Abolição, passando a ter o sentido da Rua Henrique Scheid até a Rua da Abolição. A partir do dia 25 de junho de 2012, a Rua José dos Reis entre a Rua das Oficinas e a Rua Benício de Abreu ficará interditada. Os veículos provenientes da Rua das Oficinas, poderão seguir o seguinte percurso: Rua José dos Reis, Rua da Abolição e Rua Afonso Ferreira. Será mantida mão única de direção na Rua Afonso Ferreira em todo o trecho, passando a ter o sentido da Rua da Abolição até a Rua Guineza; e na Rua José dos Reis no trecho compreendido entre a rua de acesso pela Rua Henrique Scheid e Rua da Abolição, passando a ter o sentido da Rua Henrique Scheid até a Rua da Abolição. A operação de trânsito contará com a participação de 8 Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Agentes da CET-Rio e Guardas Municipais, com 02 viaturas e 03 painéis de mensagens variáveis, que atuarão como objetivo de sinalizar


e orientar os motoristas e pedestres quanto às alterações promovidas, de maneira a manter a fluidez e, principalmente, a segurança dos motoristas e pedestres. O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras para, em sintonia com o monitoramento de campo realizado pela CET-Rio, implementar ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. A Prefeitura está realizando a panfletagem e orientação aos moradores e motoristas a respeito da operação e alterações promovidas. É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.

Viaduto de Realengo interditado para obras A CET-Rio informa que a partir de hoje, até o dia 29 deste mês, o Viaduto de Realengo terá o fluxo viário, que sai da Rua Bernardo de Vasconcelos para a Rua Marechal Abreu Lima, interditado, ininterruptamente, para conclusão da obra do Viaduto Novo. Os motoristas terão como opção acessar os viadutos de Magalhães Bastos ou Padre Miguel. No sentido oposto, o trânsito ficará livre.

Interdições para obras na Região Portuária Veja as informações sobre o planejamento de trânsito para a escavação dos túneis da Via Binária do Porto neste boletim especial: http://migre.me/9roA5

Interdições na Rua Equador A CET-Rio interditou dois trechos da Rua Equador para obras que fazem parte das ações de revitalização da Região Portuária. Houve interdição total da Rua Equador entre a Rua Santo Cristo e a Av. Professor Pereira Reis e entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça. No entanto, está livre o cruzamento da referida via com a Av. Prof. Pereira Reis. Opção – Para chegar à Rodoviária, os motoristas procedentes da Av. Professor Pereira Reis devem seguir pela Rua Santo Cristo, acessando a Rua Cordeiro da Graça até chegarem novamente na Rua Equador e depois à Rodoviária. Não estão previstas mudanças de sentido e direção de outras vias da região. Para garantir o fechamento e orientar motoristas e pedestres, a CET-Rio e a Concessionária Porto Novo implementaram esquema especial, no qual estão sendo utilizados 36 agentes de trânsito entre CET-Rio, Guarda Municipal e controladores da Concessionária Porto Novo. São também utilizados quatro painéis fixos de mensagem variável da CET-Rio, além de um painel móvel de mensagem variável da empresa Porto Novo. A sinalização vertical foi reforçada no entorno da via. Durante a execução das obras, será permitido somente o acesso à área interditada de veículos de pequeno porte dos proprietários dos imóveis, além dos de serviço e emergência.

Trecho da Rua República do Líbano interditado Por motivos de segurança, a Rua República do Líbano está interditada entre a Rua Buenos Aires e a Avenida Visconde do Rio Branco devido a um incêndio ocorrido no imóvel de número 59 da Rua da Constituição. Técnicos da Prefeitura trabalham no local.

Obras da Transcarioca interditam retornos da Estrada do Galeão, na Ilha Até 16 de setembro – Realização de obras da Transcarioca causam a interdição de 2 (dois) retornos da Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, em ambos os sentidos, entre a passarela da Base Aérea (posto de gasolina) e o viaduto de acesso à Avenida Vinte de Janeiro (AIRJ), até 16 de setembro. Confira no mapa:


Obras no Gasômetro e na Perimetral Até 15 de dezembro – Obras causarão a interdição parcial ao tráfego de veículos nos dois sentidos do Viaduto Capitão Sergio de Carvalho (Viaduto do Gasômetro) e da Av. Presidente Juscelino Kubitschek (Elevado da Perimetral), com a utilização de meia pista. A interdição terá validade de domingos às 5ª feiras, sempre no horário das 22h30 às 5h do dia seguinte.

Túneis Até 31 de julho – Para realização de obras, das 23h30 às 5h do dia seguinte, entre domingo e quinta-feira, haverá interdição total ao tráfego de veículos no sentido Barra da Tijuca das seguintes vias: – Túnel de São Conrado; – Elevado das Bandeiras; – Túnel do Joá; – Ponte da Joatinga. Os motoristas que trafegarem de São Conrado para a Barra da Tijuca durante o período das obras, deverão seguir pela Estrada do Joá.

Asfalto Liso Até 24 de junho, das 22h até as 5h – Haverá interdições parciais do programa nas seguintes vias: Avenida Marechal Alencastro, Rua Nazaré, Estrada Intendente Magalhães, Estrada do Monteiro, Estrada do Magarça e Rua Gramado. Até 27 de julho – Haverá interdições parciais e alternadas da Estrada Intendente Magalhães, em toda a extensão, do dia 11 de junho ao dia 27 de julho de 2012, das 22h às 05h do dia seguinte; Até 30 de julho – Obras do Programa Asfalto Liso causará interdição ao tráfego de veículos de uma faixa de rolamento por sentido, de forma alternada, no horário entre 22h e 5h do dia seguinte, nas seguintes vias do Jardim Sulacap, Realengo e Padre Miguel: – Estrada Japoré, em toda a extensão; – Rua Almeida e Souza, em toda a extensão; – Rua Marechal Abreu Lima, em toda a extensão; – Estrada General Canrobert Pereira da Costa, em toda a extensão. Também haverá a interdição ao tráfego de veículos de uma faixa de rolamento por sentido, de forma alternada, sem restrição de horário nas seguintes vias: – Viaduto de Padre Miguel, em toda a extensão; – Estrada da Água Branca, em toda a extensão. Até 2 de agosto – Serviços de recapeamento asfáltico causarão a interdição de uma faixa de tráfego em trechos de até 100 (cem) metros, de forma alternada em cada faixa de tráfego, nas seguintes vias, 6h às 18h: – Estrada da Matriz (Guaratiba);


– Estrada da Ilha (Guaratiba); – Estrada do Piai (Sepetiba). No horário das 18h às 6h, em: – Estrada da Grota Funda (Guaratiba); – Estrada de Paciência (Paciência); – Viaduto de Paciência (Paciência); – Rua General Olímpio entre Rua Felipe Cardoso e Rua Lemos (Santa Cruz); – Rua Severiano das Chagas entre Av. Isabel e Rua Álvaro Alberto (Santa Cruz); – Rua Álvaro Alberto entre Rua Severiano das Chagas e Viaduto Dom João VI (Santa Cruz). Nas vias de sentido duplo, o tráfego deverá ser operado em sistema de siga e pare pela faixa de tráfego não interditada. Até 13 de agosto – Em Campo Grande, sempre das 22h às 6h haverá interdição parcial ao tráfego de veículos da Estrada das Capoeiras e da Estrada Rio do A, uma faixa por vez, de forma alternada. Até 17 de agosto – Na Ilha do Governador, sempre das 22h às 6h haverá interdição parcial ao tráfego de veículos da Estrada do Galeão, uma faixa por vez, de forma alternada. Até 18 de agosto – Em Guaratiba, haverá interdição uma faixa de tráfego de até 100 (cem) metros, em ambos os sentidos de forma alternada, na Estrada do Magarça, em toda a extensão.

Bangu Até 1º de agosto – Para realização de obras na ciclovia, haverá interdição ao tráfego de veículos, da faixa direita de rolamento, no sentido do fluxo veicular, da Rua Coronel Tamarindo, entre a Praça do Nordeste e a Estrada do Engenho. Até 8 de agosto – Para realização de obras na ciclovia, haverá interdição ao tráfego de veículos, da faixa direita de rolamento, no sentido do fluxo veicular, da Rua Coronel Tamarindo, entre a Estrada do Engenho e a Rua da Chita.

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e São Conrado Até 30 de junho – Obras causarão a interdição ao tráfego de veículos, de uma faixa, alternadamente, em ambos os sentidos, da Avenida Gláucio Gil, entre a Avenida das Américas e Avenida Lúcio Costa, das 10 às 16h. Até 5 de julho – Obra da Transcarioca causará interdição ao tráfego de veículos da pista lateral da Av. Ayrton Senna, sentido orla, entre a numeração 1.850 e a Avenida das Américas, até as 18h do dia 5 de julho. Até 20 de julho – Para execução do mergulhão da Av. Ayrton Senna, haverá interdição ao tráfego de veículos, de cinco faixas, da própria Av. Ayrton Senna, sentido Linha Amarela, entre a numérica 1.850 e a Av. das Américas, até 20h do dia 20 de julho. Os veículos deverão seguir pelas faixas no lado esquerdo da via, junto à Cidade da Música. Até 30 de julho – Para realização de obras da Transcarioca, haverá interdição ao tráfego de veículos, das seguintes vias, desta forma: – Uma faixa da Avenida das Américas, pista sentido São Conrado, da Cidade da Música até final do Viaduto do Trevo das Palmeiras (quatrocentos metros, compreendido sobre a aba um do Cebolão). – Uma faixa do Viaduto do Trevo das Palmeiras, pista sentido São Conrado, em toda a extensão. Os veículos procederão ao desvio por uma faixa da Avenida das Américas e do Viaduto do Trevo das Palmeiras, pista sentido Recreio dos Bandeirantes, que deverá funcionar em duplo sentido, com duas faixas para o sentido Recreio dos Bandeirantes e uma faixa para o sentido São Conrado, sendo compensada a segunda faixa, para o sentido São Conrado, pela faixa construída que passará pelo canteiro de obra da Transcarioca. Até 1º de outubro – Obras causarão a interdição ao tráfego de veículos destas vias, da seguinte forma: – Avenida Armando Lombardi, faixa junto ao canteiro central, da pista sentido São Conrado, entre a descida da Ponte Sobre o Canal de Marapendi e Avenida Afonso de Taunay; – Ponte Sobre o Canal de Marapendi, pista sentido São Conrado, entre o início da descida e Av. Armando Lombardi.


Até 4 de outubro – Para realização de obras, haverá a interdição ao tráfego de veículos, de uma faixa alternadamente, em ambos os sentidos, da Avenida Gláucio Gil, entre a Avenida das Américas e a Avenida Lúcio Costa, das 22h às 5h, do dia seguinte. Até 28 de fevereiro de 2013 – Haverá interdição de três faixas da Avenida Armando Lombardi, junto ao canteiro central no sentido Recreio dos Bandeirantes, entre a edificação de n°400 até o alto da ponte sobre o canal de Marapendi. O desvio ocorrerá pelas três faixas executadas dentro do canteiro da obra do metrô.

Bonsucesso, Ramos, Olaria e Ilha do Governador Até 30 de agosto – Para obras da Transcarioca, das 21h às 6h, haverá interdição parcial de faixa de trânsito, de forma alternada, da Rua Uranos, em toda a sua extensão. Até 16 de setembro – Para obras da Transcarioca, das 7h30 às 16h haverá interdição parcial da faixa da Avenida Brigadeiro Trompowski, junto ao canteiro central da pista de acesso à Av. Brasil, no sentido da Zona Oeste. Até 16 de setembro – Para obras da Transcarioca, haverá interdição parcial da faixa da direita da Avenida Brigadeiro Trompowiski, no trecho sobre a ponte do Canal do Cunha, sentido Bonsucesso (Avenida Brasil), de 21h às 5h do dia seguinte. Até 22 de setembro – Para obras da Transcarioca, das 7h30 às 15h haverá interdição em toda a extensão da faixa da direita da Ponte Nova do Galeão, no sentido Centro / Ilha do Governador. Até 25 de setembro – Para obras da Transcarioca, haverá interdição parcial da em toda a extensão da Rua Emílio Zaluar e da Avenida Postal. Até 1º de outubro – Para obras da Transcarioca, haverá interdição da Rua Uranos, entre a edificação de nº 800 e a edificação de nº 1.300, no sentido Bonsucesso / Olaria. Até 28 de março de 2013 – Para obras da Transcarioca, haverá interdição da faixa da Estrada do Galeão, pista de acesso ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, junto ao canteiro central (faixa da esquerda), entre a descida da Ponte Nova e a alça de acesso seguinte (junto ao posto de gasolina).

Cachambi Até 26 de julho – Também para realização de obras de reurbanização, das 7h do dia 28 de maio até o dia 26 de julho haverá interdição parcial na Rua Degas, sentido Linha Amarela, no cruzamento com a Rua Cachambi. O desvio de trânsito poderá ser realizado utilizando-se as faixas de trânsito liberadas. Até 25 de agosto – Para realização de obras de reurbanização, das 7h do dia 28 de maio até o dia 25 de agosto haverá interdição total na Rua Cachambi, entre a Av. Dom Helder Câmara e Rua Degas. O desvio de trânsito será realizado pela Av. Dom Helder Câmara (sentido Cascadura), Rua Gandavo e Rua Degas.

Centro, Gamboa, Saúde e Santo Cristo Até 30 de junho – Obras no Museu de Arte do Rio causarão interdição ao tráfego de veículos, da seguinte forma: – Uma faixa de rolamento da Av. Rodrigues Alves, entre a Praça Manuel A. de Almeida e a Rua Américo Rangel; – Rua Américo Rangel, entre a Av. Rodrigues Alves e a Rua Sacadura Cabral; – Interdição parcial da rua existente na Praça Manuel A. de Almeida, 1 metro da via, a partir da área com tapume, entre a Rua Sacadura Cabral e Av. Rodrigues Alves. Até 30 de junho – Para obras no Clube Naval, haverá interdição total ao tráfego de veículos da Rua Manoel de Carvalho, até o final do dia 30 de junho. Até 31 de dezembro – Para realização de obras no CCBB, haverá interdição total ao tráfego de veículos da Rua Visconde de Itaboraí, entre Travessa Tocantins e a fachada da Casa França-Brasil. Válido até o dia 31 de dezembro.


Del Castilho Até 30 de junho – Para realização de obras, haverá interdição parcial na Av. Dom Hélder Câmara, uma faixa alternadamente, entre a Rua Apacê e Av. Pastor Martin Luther King Jr, das 7h às 17h. Até 26 de agosto – Para realização de obras, sempre das 7h às 17h haverá interdição parcial na Av. Dom Hélder Câmara, sentido Abolição, uma faixa da direita, entre a Rua Capitão Sampaio e Rua Cezanne.

Grumari Até 2 de outubro – Obras estão autorizadas a interditar o tráfego de veículos, das seguintes forma, das 7h às 18h: – Uma faixa da Avenida Estado da Guanabara, em toda sua extensão; – Uma faixa da Estrada de Grumari, em toda sua extensão.

Guaratiba e Santa Cruz Até 31 de dezembro – Para realização de obras de duplicação da Estrada do Mato Alto, haverá interdição de meia pista do tráfego de veículos no local citado, em trechos alternados de até 100 (cem) metros, sendo operado sistema de siga e pare nos trechos de sentido duplo de tráfego. Até 30 de julho – A Secretaria Municipal de Obras informa que a ponte localizada na Rua Mário Larrúbia, em Guaratiba, será totalmente interditada para obras de substituição da estrutura. Para a passagem dos pedestres, a Coordenadoria Geral de Projetos providenciou uma passarela provisória. O tráfego de veículos será feito pela Rua Júlio José.

Jacarepaguá Até 7 de julho – Para realização de obras da baía da Gardênia, das 23h até 1h do dia seguinte será interditada uma faixa de rolamento, junto ao passeio, da Av. Ayrton Senna, na pista sentido Barra da Tijuca, na projeção da Comunidade da Gardênia Azul, numa extensão de 300m. Já no horário de 1h até 5h (do mesmo dia) serão interditadas duas faixas de rolamento, junto ao passeio, da Av. Ayrton Senna, na pista sentido Barra da Tijuca, na projeção da Comunidade da Gardênia Azul, numa extensão de 300m. Até 10 de julho – Para obras da Transcarioca, haverá interdição de meia pista de rolamento ao tráfego de veículos na Rua Coronel Pedro Correia, em toda a extensão. Também haverá implantação do sentido único, na Rua Coronel Pedro Correia, em toda a extensão, da Estrada dos Bandeirantes para a Av. Emb. Abelardo Bueno.

Méier Até 2 de julho – Para realização de obras, das 22h às 5h, haverá interdição parcial na Rua Vilela Tavares, uma faixa alternadamente, em toda a extensão. Os veículos deverão seguir pela faixa de trânsito liberada. Até 5 de julho – Para realização de obras, desde as 7h do dia 6 de junho há interdição total da Rua Torres de Oliveira, entre a Rua Fagundes Varela e a Rua Clarimundo de Melo. O desvio de trânsito poderá ser realizado, pelo seguinte percurso: Rua Amorim, Rua Fagundes Varela e Rua Torres de Oliveira.

Praça da Bandeira e Tijuca Até 29 de junho – Para realização de obras do Metrô Rio, haverá interdição da Rua Dona Delfina, entre a Rua Conde de Bonfim e a edificação de nº 12. Até 29 de março de 2013 – Para realização de obras do Metrô Rio, haverá interdição da Rua Itacuruçá, entre a Rua Conde de Bonfim e a edificação de nº19; neste período, será implantado duplo sentido de circulação entre a edificação de nº19 e a Rua Andrade Neves.

Realengo Até 30 de junho – Para realização de obras, haverá interdição em meia pista, de forma alternada, na Rua Marechal Joaquim Inácio, entre a Rua Marechal Simeão e a Rua Marechal Abreu Lima.


Santa Cruz 21 de junho – Interdição do acesso da Estrada Cruz das Almas para a Rua Felipe Cardoso, devido a obras, até o final do dia.

Santo Cristo, Saúde, Gamboa e Centro Até 3 de setembro – Para realização de obras, do dia 3 de março até as 24h do dia 3 de setembro será interditada a Via Trilhos, entre Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça; e a Rua Mendonça, em toda a sua extensão, entre a Rua Santo Cristo e a Avenida Cidade de Lima. Esta interdição não se aplica aos veículos de moradores e aos destinados a socorro e emergência. Até 29 de outubro de 2013 – Obras viárias e de viadutos do Projeto Porto Maravilha causarão interdição total ao tráfego de veículos da Rua Comandante Garcia Pires, entre a Av. Francisco Bicalho e a Rua Equador.

Boletim das 18h  

Veja o trânsito agora e o que muda amanhã, por conta do Rio + 20.