Page 11

Intervenções na Transoeste Sob orientação da Secretaria Municipal de Obras, a Sanerio – empreiteira responsável pela construção da Transoeste – começou, no dia 19 de março, uma nova fase de intervenções no trecho Santa Cruz – Campo Grande. Desta vez estão sendo providenciadas a recuperação do acesso à ponte do Canal das Cinzas e da faixa exclusiva para BRT na altura da Estação Mato Alto. As imperfeições, listadas em relatório pelos técnicos da SMO, estão sendo corrigidas pela garantia de obra, conforme previsto em contrato firmado entre as empresas e o município. Não há gastos extras aos cofres municipais. Durante as obras, não haverá interrupções no serviço do BRT, que em alguns trechos apenas mudará de faixa de rolamento. As intervenções vão transcorrer no período de 60 dias e exigem alterações no trânsito, a partir de segunda-feira, pela CET-Rio. Desde o dia 25 de abril, a Av. Dom João VI está interditada no sentido Barra. O desvio é feito pela Estrada do Magarça (sentido Pedra de Guaratiba), Estrada da Pedra, Rua Belchior da Fonseca e Estrada da Matriz, retornando para a Av. Dom João VI. Os locais contam com operadores e painéis móveis informativos. As obras de correção dos vícios construtivos já têm uma primeira etapa concluída. As intervenções foram concluídas no trecho junto à Estrada Capoeira Grande (Madeireira) e no trecho da Estação Pingo D'Água até a Rua dos Construtores. No trecho de 300 metros na altura da estação Pingo D’Água, sentido Santa Cruz, foi executada obra de pavimentação. Entre as estações Mato Alto e Magarça, no canteiro em frente à saída operacional 05 do BRT, sentido Santa Cruz, as obras realizadas foram de drenagem e correção no pavimento.

Obras de canalização Para obras de canalização do Rio Fontinha, foi implantado um novo esquema de trânsito em Bento Ribeiro. O tráfego de veículos não será permitido na Rua Picuí, entre a Rua Pinto de Campos e a Rua Carolina Machado; e na Rua Capitão Pires, entre a Rua João Vicente e a Rua do Queimado. O esquema estará em vigor até as 19h de 24 de maio.

Novas alterações no tráfego da região portuária O mês de maio marca a liberação de duas importantes vias da Região Portuária, as ruas Equador e a Arlindo Rodrigues. O fechamento parcial e/ou integral de novas vias será necessário à construção da rede de infraestrutura urbana, com nova malha de distribuição de água, energia, gás natural e serviços de saneamento, iluminação pública e drenagem de águas pluviais. A implantação dessas novas redes integra o plano de urbanização que contempla os 5 milhões de metros quadrados da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região do Porto do Rio de Janeiro. As interdições são planejadas pela Secretaria Municipal de Transportes, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e Concessionária Porto Novo (contratada da Prefeitura do Rio para executar as obras e prestar serviços públicos municipais na área do Porto Maravilha). Para viabilizar o plano de fechamentos e gerenciar o tráfego local foi desenvolvido planejamento operacional específico, envolvendo 30 agentes de trânsito da Concessionária Porto Novo para manter a fluidez, orientar motoristas e pedestres, efetuar bloqueios e desvios necessários. Serão utilizados também oito painéis de mensagens variáveis móveis que se integrarão aos demais painéis fixos em funcionamento nas adjacências. O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área com câmeras enquanto técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário.

Alterações programadas Dia 12/05 – Liberação A Rua Equador, no trecho entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça, foi reaberta ao tráfego (operando no sentido Avenida Professor Pereira Reis). Dia 12/05 - Interdições A Avenida Cidade de Lima, entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça, foi interditada. Alternativa: Motoristas deverão seguir pela Rua Cordeiro da Graça e entrar na Rua Equador com novo fluxo implantado (sentido Avenida Professor Pereira Reis).

Boletim 18h  

Boletim 18h