Issuu on Google+

Sábado 18/05/13

26° 17º

Município do Rio em Estágio de Atenção O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informa que o Município está em Estágio de Atenção desde as 1h40 desta sexta-feira, 17 de maio, devido à aproximação de áreas de instabilidades associadas à chegada de uma frente fria, que estão causando chuva moderada, desde a noite de ontem. O Estágio de Atenção é o segundo em uma escala de quatro estágios e compreende a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. O céu estará encoberto e com chuva fraca a moderada nas próximas 24 horas, a temperatura máxima prevista será de 25°C.

Aviso de ressaca, a partir das 9h de sexta-feira até às 9h de sábado (18/05) Das 9h desta sexta-feira (17/05) até às 9h de sábado (18/05), o Centro de Hidrografia da Marinha divulgou aviso de ressaca para o litoral do município do Rio, com ocorrência de ondas que poderão chegar a 2,5m. Previsão para o Município do Rio de Janeiro Manhã 18/05/2013

Tarde 18/05/2013

Noite 18/05/2013

Madrugada 19/05/2013

Céu

Encoberto

Encoberto

Encoberto

Encoberto

Precipitação

Chuva Fraca Isolada

Chuva Fraca Isolada

Chuva Fraca Isolada

Chuva Fraca Isolada

Vento

Fraco de E/SE

Fraco a Moderado de E/SE

Fraco de E/SE

Fraco de E/SE

Temperatura Máxima / Mínima

Estável

Estável

Estável

Estável

Condição do tempo

Dia 18/05/2013 - Máx.: 26°C - Mín.: 17°C Alta: 0,8m às 08h00min do dia 18/05/2013

Tábua de Marés (fonte: DHN)

Baixa: 0,4m às 16h00min do dia 18/05/2013 Alta: 0,9m às 22h53min do dia 18/05/2013 Baixa: 0,5m às 04h41min do dia 19/05/2013

Descrição Sinótica do Dia 17/05/2013 A Entre a noite do dia 17 e a madrugada do dia 18 houve predomínio de céu encoberto na cidade do Rio de Janeiro, com ocorrência de chuva fraca, ocasionalmente moderada. Os maiores acumulados de chuva em 1 hora foram registrados nas estações Recreio dos Bandeirantes (8,0 mm), Grota Funda (3,2 mm) e Rocinha (2,6 mm). Na última imagem do radar meteorológico do Sumaré são detectados pequenos núcleos de chuva fraca em pontos isolados da Região Metropolitana. A última observação realizada no aeródromo da Base Aérea de Santa Cruz indica céu encoberto, névoa úmida, vento fraco e temperatura de 17°C.


Av. Radial Oeste está interditada neste final de semana Radial Oeste está interditada neste fim de semana (de 17 a 20 de maio) para obras do entorno do Maracanã. Com isso, o itinerário de alguns ônibus que passam pela região mudou. Veja a relação completa e como fica o esquema de trânsito em nosso boletim especial: http://migre.me/eyTqR

Tráfego muda em Madureira e Jacarepaguá para obras do BRT Transcarioca A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e CET-Rio, informa que, em virtude das obras do BRT Transcarioca, serão implementadas mudanças no trânsito em vias dos bairros de Madureira e Jacarepaguá (Praça Seca), a partir deste domingo (19/05). Em Madureira, a Av. Ministro Edgard Romero será parcialmente interditada no trecho entre as ruas Conselheiro Galvão e Leopoldino de Oliveira, ficando liberadas ao tráfego de veículos duas faixas no sentido Vaz Lobo. A previsão é que a interdição permaneça até o dia 30 de setembro. Já na Praça Seca, as ruas Barão e Baronesa terão um novo regime de circulação que funcionará até o mês de dezembro. Veja detalhes em: http://ow.ly/l6Mr9 Informações sobre o trânsito em tempo real no Twitter: www.twitter.com/operacoesrio.

Bom Avenida Brasil, Linha Vermelha, Autoestrada Lagoa-Barra e Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Elevados do Joá, da Perimetral e Paulo de Frontin. Túneis do Joá, de São Conrado, Zuzu Angel, Acústico, Rebouças e Santa Bárbara.

Segundo a LAMSA, o trânsito é normal em ambos os sentidos.

De acordo com a concessionária CCR Ponte, o fluxo é normal em ambos os sentidos.

CET-Rio divulga esquema de trânsito no Rio para Corrida da Ponte, neste domingo A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio, informa que a partir das 22h de sábado (18/05) será fechada a pista sentido Centro da Av. Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), somente no trecho entre o Trevo e a Avenida Rio Branco, a partir da Av. Rio Branco o acesso estará liberado. Já no domingo , a partir das 4h até às 12h, a Perimetral ficará interditada, no sentido Aterro. A partir das 3h de domingo ocorrerá o fechamento total do Aterro, em ambos os sentidos. Desvios: Como opção de desvio para o Aterro, os motoristas deverão seguir pela Praia do Flamengo. Para a Perimetral poderão ser utilizadas as avenidas Rodrigues Alves e Francisco Bicalho. O estacionamento no local de chegada deverá ser realizado em vagas existentes, pois não será criada nenhuma área especial para o evento, devendo ser respeitada a sinalização.

Esquema especial na Ponte, a partir da madrugada deste domingo Na manhã de domingo, dia 19 de maio, será realizada a Corrida da Ponte, que passará pela Ponte Rio-Niterói. A largada será às 7h10, no Caminho Niemeyer, em Niterói, e aproximadamente 8 mil atletas seguirão pela Avenida Feliciano Sodré, Ponte Rio-Niterói e Elevado da Perimetral, chegando ao Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo. Para a realização da prova, desde a madrugada de domingo, a pista sentido Rio da Ponte será operada em regime especial, sendo que das quatro faixas de rolamento existentes, apenas uma será destinada ao tráfego de veículos, o que deverá impactar o trânsito em São Gonçalo e Niterói. As demais faixas serão ocupadas pelos atletas e todo o aparato especial necessário à segurança do evento e dos usuários da rodovia. Se possível, os motoristas devem evitar trafegar pela Ponte no sentido Rio, ou por qualquer um dos acessos nesta direção, no domingo, dia 19 de maio, entre 0h e 14h.


Esquema de trânsito na Ponte Rio- Niterói – Pista sentido Rio 0h – interdição das faixas 3 e 4 (sentido Rio) 2h30 – interdição das faixas 3 e 4 (sentido Niterói, na praça do pedágio) 6h30 – interdição da faixa 2 (sentido Rio) 10h – liberação das faixas 3 e 4 (sentido Niterói, na praça do pedágio) 14h – liberação total da Ponte

Permanece interditado o Viaduto Engenheiro Alvarino José da Fonseca O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que, devido a uma ocorrência dos Bombeiros, o Viaduto Engenheiro Alvarino José da Fonseca, em Maria da Graça, está interditado, desde a última quarta-feira (15/05), nos dois sentidos. O desvio para os motoristas é realizado pela Avenida Dom Helder Câmara. Agentes da CET-Rio orientam o trânsito, que está lento na região.

Bom Avenidas Dom Helder Câmara, Marechal Rondon e Amaro Cavalcanti. Ruas Uruguai, São Francisco Xavier, Hermengarda, 24 de Maio, Maxwell, Conde de Bonfim, Teodoro da Silva, e Viaduto de Todos os Santos. Praça da Bandeira. Largo do Campinho.

Bom Avenidas Epitácio Pessoa, Borges de Medeiros, Delfim Moreira, Vieira Souto, Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica. Ruas Jardim Botânico, Barata Ribeiro, Prefeito Mendes de Morais, Lauro Sodré, Venceslau Brás, São Clemente, Humaitá, Voluntários da Pátria, Pinheiro Machado, das Laranjeiras e Corte do Cantagalo.

Trecho da Avenida Nelson Cardoso interditado até o final de junho, sentido Taquara, para obras de canalização do Rio Covanca A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, da Secretaria Municipal de Transportes e da Secretaria Municipal de Obras, informa que a Avenida Nelson Cardoso será interditada ao tráfego de veículos, entre o Largo do Tanque e a Rua Lívio Barreto, no sentido Taquara, a partir das 22h do dia 22 de maio até o final de junho. A interdição ocorrerá para realização de obras de canalização do Rio Covanca. Veja detalhes em: http://ow.ly/l9M6f

Bom Avenidas Lúcio Costa, Salvador Allende, das Américas, Embaixador Abelardo Bueno, Geremário Dantas e Ayrton Senna, Santa Cruz. Largo da Taquara. Avenidas Cesário de Melo e Rua da Feira. Estradas dos Bandeirantes e dos Três Rios.

Bom Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco e Avenida Passos. Rua de Santana, Praça da República e Praça Tiradentes. Avenida 31 de Março. Avenidas Rodrigues Alves, General Justo e Marechal Câmara. Av. Francisco Bicalho e Trevo das Forças Armadas.

As linhas 1 e 2 operam normalmente. Nos finais de semana e feriados, o Metrô Rio opera com a transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio. Assessoria de Comunicação: (21) 9988-2835 - Gabrielle Campos (das 05h às 14h)


(21) 9493-6481 - Anderson Baltar (das 10h às 19h) (21) 9326-9322 - Patrícia Cabral (das 15h às 24h) (21) 9836-7974 - Andréa Rosa (coordenação) MetrôRio: (21) 3987-6203 metrorio@comunicacaomais.com.br Mais informações em: http://www.metrorio.com.br/

Os trens operam normalmente nos ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna. Assessoria de Comunicação: Flavia Trece – flavia.trece@cdn.com.br - (21) 2111.9560 Luar Morena Monteiro – luar.monteiro@cdn.com.br - (21) 2111.9548 Rafael Brakarz – rafael.brakarz@cdn.com.br - (21) 3626.3778 Julia Santhiago – julia.santhiago@cdn.com.br - (21) 3626.3701

O aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim opera com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. Até as 5h deste sábado, os quatro voos nacionais e os quatro internacionais programados transcorreram normalmente.

A Defesa Civil do município registrou 15 ocorrências entre 17h31 de sexta-feira e 5h30 deste sábado, 18 de maio. Em caso de emergência, ligue 199.

Os níveis das lagoas Rodrigo de Freitas, da Tijuca, de Jacarepaguá e de Marapendi estão dentro dos padrões de normalidade. Os rios do município e o Canal de Sernambetiba também apresentam níveis normais. Equipes da RioÁguas monitoram a situação dos rios da cidade.

A Prefeitura do Rio montou um esquema especial para receber a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho. Veja o que muda na cidade durante o período:

Feriados - Para minimizar os transtornos para a população e amenizar o impacto do evento no cotidiano dos cariocas, a Prefeitura do Rio vai entregar proposta à Câmara de Vereadores de feriado integral nos dias 25 e 26 de julho, devido à presença do Papa Francisco na Praia de Copacabana. No dia 23 de julho, para facilitar a chegada dos peregrinos a Copacabana, será feriado a partir das 16h. Já no dia 29 de julho, para facilitar a saída dos ônibus da cidade, será feriado até às 12h. Eventos sem relação com as atividades da Jornada não serão autorizados pela prefeitura. Estão excluídas da proposta de feriado as atividades de comércio de rua, bares, centros comerciais, shopping centers, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos, que poderão funcionar normalmente. A maioria dos órgãos da Prefeitura do Rio também está excluída da proposta do feriado. No dia 23, os estabelecimentos públicos e privados poderão iniciar as suas atividades mais cedo, como forma de compensar o término antecipado da jornada de trabalho. Circulação de ônibus fretados - Ônibus fretados não poderão circular dentro do município do Rio durante os dias 19 e 30 de julho. Estes veículos serão multados ou apreendidos, caso não respeitem a


proibição. Antes de chegar ao Rio, passarão por uma triagem em pontos de identificação, onde serão adesivados e sairão em comboios, com deslocamento controlado. Estes pontos serão no terreno Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, e em Casimiro de Abreu e Itaipava, ambas no interior do Rio de Janeiro. A entrada na cidade não poderá ser feita nos horários de rush, entre 6h e 10h e das 17h às 20h. Bolsões intermediários também serão montados para fazer a triagem dos ônibus que chegarem por rotas alternativas e não passarem pelos pontos de identificação. Depois do desembarque dos peregrinos, os ônibus, já vazios, serão encaminhados para bolsões de estacionamento localizados em Paciência e Recreio dos Bandeirantes. Destes locais só sairão para seguir a viagem de volta. Em todos estes locais, voluntários da JMJ e agentes públicos orientarão motoristas e peregrinos sobre como se deslocar pela cidade. Esquema especial em Copacabana - Em Copacabana, a Prefeitura repetirá o esquema do réveillon nos dias em que haverá presença do Papa: 25 e 26 de julho. Na terça, dia 23, na missa com Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio, o esquema de trânsito será similar ao de grandes shows na praia. O sistema de chegada e saída será feito exclusivamente através do transporte público. Esquema especial em Guaratiba - Os acessos ao Campus Fidei serão feitos em dois lugares: portões Norte (Avenida das Américas) e portões Sul (Estrada da Matriz). Será permitida apenas a chegada de pedestres ao local em rotas de 13 quilômetros. Essas rotas partem de Santa Cruz (Estrada da Pedra), Campo Grande (Estrada do Mato Alto) e Recreio (Avenida das Américas/Avenida Dom João VI). A chegada a esses locais será feita via sistema público de transporte: BRT Alvorada - Recreio e estação de trem de Campo Grande, além das linhas de ônibus regulares. Limpeza e Conservação - Para os eventos de grande concentração de público, como a Missa de Abertura, Cerimônia de Acolhida e Via Sacra, em Copacabana, e a Vigília dos Jovens e Missa de Envio, em Guaratiba, a Comlurb preparou um esquema especial para manter a área e seus acessos limpos antes, durante e depois dos eventos. Serão mobilizados, ao todo, 4.471 garis, 14 equipamentos (mini-varredeiras e mini-pás), 121 caminhões compactadores, 60 caminhões basculantes, 13 lava-jatos, 54 caminhões pipa d’água, 61 varredeiras, 8 tratores de praia, 13 pás mecânicas e 3.730 contêineres. Somente em Guaratiba, será feita a instalação de 110 ilhas com 2.930 contêineres no total, garantindo locais adequados para o descarte de resíduos ao logo dos 41 quilômetros das 3 rotas que os peregrinos irão percorrer. Por lá, 2167 garis farão os serviços de limpeza. A instalação desses milhares de contêineres foi calculada para receber cerca de 900 toneladas por missa. Pontos de passagens de comitiva, residências do Sumaré e outras regiões turísticas terão a sua rotina de conservação intensificada no período compreendido entre uma semana antes do evento até uma semana após. Até o início da Jornada, 30 câmeras serão instaladas na região de Guaratiba e Copacabana, voltadas exclusivamente para o monitoramento da JMJ. O monitoramento será feito pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Riotur - A Riotur vai reforçar a sinalização da cidade, principalmente nos pontos turísticos e pontos de chegada, como Rodoviárias e Aeroportos, e no bairro de Copacabana. Serão instaladas 600 placas em postes/galhardetes, 40 blimps, 650 mobiliários urbanos e quatro portais.


BOLETIM DE QUALIDADE DO AR 17.05.2013 15:00H – SEXTA-FEIRA

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

CONVÊNIO

ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR

ÍNDICE DE QUALIDADE DO AR (IQA)

POLUENTE DETERMINANTE DO IQA

CLASSIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO AR

CENTRO

25

PM10

BOA

COPACABANA

52

PM10

REGULAR

SÃO CRISTÓVÃO

26

PM10

BOA

TIJUCA

45

O3

BOA

IRAJÁ

32

O3

BOA

BANGU

60

O3

REGULAR

CAMPO GRANDE

43

O3

BOA

PEDRA DE GUARATIBA

63

O3

REGULAR

UNIDADE MÓVEL CAJU

84

PM10

REGULAR

LEGENDA:

PM10 – PARTÍCULAS INALÁVEIS

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS OBSERVADAS NO PERÍODO:

As condições meteorológicas entre a tarde e início da noite de ontem ainda eram influenciadas pela atuação da massa de ar seco. Porém, ao longo da noite e madrugada, a passagem de uma frente fria deixou o tempo nublado e com chuvas em toda a Cidade. Assim, diante destes fatores meteorológicos a qualidade do ar ficou classificada entre boa e regular nos locais monitorados. TENDÊNCIA DA QUALIDADE DO AR PARA AS PRÓXIMAS 24H:

A circulação dos ventos transportando umidade do oceano para o continente ainda mantém as condições de tempo instável, nublado e com chuvas. Desta forma, a tendência para as próximas 24h. é de que a qualidade do ar esteja classificada como boa nos locais monitorados.

O3 – OZÔNIO

NO2 – DIÓXIDO DE NITROGÊNIO


*Boletim enviado pela SMAC Ă s 16h do dia 17/05/13.


Trecho da Borges de Medeiros está interditado para obras Começou no sábado, 11 de maio, uma nova fase das intervenções no trânsito da Zona Sul do Rio para as obras da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra da Tijuca). Para viabilizar a construção da Estação Jardim de Alah, foi necessário interditar temporariamente um trecho da Avenida Borges de Medeiros, na altura da Av. Ataulfo de Paiva, no Leblon. Nenhuma garagem será bloqueada. Os desvios de tráfego foram definidos pela Coordenadoria de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que coordenará todo o processo. Com o objetivo de minimizar o impacto no trânsito da região, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea, construiu uma ponte provisória (em estrutura metálica) sobre o canal do Jardim de Alah, que ligará Leblon e Ipanema, em substituição à ponte existente na Avenida Ataulfo de Paiva. A pista interna do Jardim de Alah, na Avenida Borges de Medeiros entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e a Av. Ataulfo de Paiva, também foi bloqueada. Entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e a Lagoa, a Av. Borges de Medeiros (lateral do Jardim de Alah) passa a operar em mão invertida, da praia para a Lagoa. No trecho mais próximo à Av. Delfim Moreira, não há mudanças. Já na Avenida Epitácio Pessoa (lateral do Jardim de Alah), entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia, a mão foi invertida. Desta forma, os veículos provenientes da Barra da Tijuca ou do Túnel Rebouças, que antes entravam na Av. Borges de Medeiros, próximo ao Clube Monte Líbano, passam a acessar o Jardim de Alah pela Av. Epitácio Pessoa. Os motoristas que vêm do Leblon e seguem para Ipanema podem cruzar a ponte provisória sobre o Jardim de Alah e seguir pela Rua Redentor, que teve a calçada reduzida entre a Av. Epitácio Pessoa e a Av. Henrique Dumont, para ampliar a pista de duas para três faixas de rolamento. Outra opção é dobrar à esquerda na Av. Epitácio Pessoa para acessar a praia ou a R. Visconde de Pirajá. Também é possível dobrar à direita na Av. General San Martín para acessar a Av. Borges de Medeiros ou seguir para o Leblon. Como, durante as obras, não será possível acessar a Av. Epitácio Pessoa (no Jardim de Alah) pela praia, pois ela está com a mão invertida, a Av. Henrique Dumont passou a ter fluxo direto da Av. Vieira Souto até a Lagoa. E, para melhorar a fluidez do tráfego na região, está proibido estacionar em alguns trechos das ruas Aníbal de Mendonça e Garcia D’Avila, entre 6h e 21h. As intervenções no Leblon para as obras da Linha 4 do Metrô foram iniciadas em novembro de 2012, com o fechamento de dois trechos da Av. Ataulfo de Paiva, entre a R. General Venâncio Flores e a Av. Bartolomeu Mitre e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros. A previsão é de que os pontos interditados sejam liberados em meados de 2014.

Avenida Ministro Edgard Romero está interditada para obras de pavimentação No dia 21 de abril, a Secretaria Municipal de Transportes, a CET-Rio e a Secretaria Municipal de Obras implantaram novo regime de circulação na Avenida Ministro Edgard Romero, em Madureira, para realização de obras de execução de drenagem e pavimentação. A interdição está prevista para terminar até o mês de outubro. Para minimizar os impactos no tráfego no entorno do local da interdição, foi implantado esquema especial na região. Veja mais em: http://ow.ly/kaYil

Inaugurado Mergulhão na Barra A Secretaria Municipal de Obras (SMO) inaugurou no último sábado (11) mais um mergulhão do traçado da Transcarioca – corredor expresso de 39 quilômetros que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional. O equipamento faz parte do complexo viário Billy Blanco e fica na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra, sendo mais uma alternativa viária para os motoristas. O novo mergulhão – juntamente com o futuro retorno sob a ponte estaiada, em construção e com previsão de conclusão para o segundo semestre – vai substituir todos os retornos da Avenida Ayrton Senna. O projeto soluciona, principalmente, o gargalo próximo ao hospital. O mergulhão tem 480 metros de comprimento e duas pistas, no sentido oposto ao mergulhão Billy Blanco, já inaugurado pela Secretaria Municipal de Obras na altura da Cidade das Artes, com 670 metros de extensão e duas alças. No andamento da obra do novo mergulhão, a SMO executou paredes de diafragma e uma técnica conhecida como Jet Grouting, para dar estabilidade ao terreno, de solo mole.

Recuperação do talude do Rio Maracanã interdita trechos da Avenida Maracanã Para recuperação do talude do Rio Maracanã, uma faixa da Avenida Maracanã, no lado esquerdo do sentido da via, está interditada ao tráfego de veículos em três trechos: - Entre a Rua Marechal Trompowsky e a Rua Mario de Alencar; - No sentido Centro, no trecho entre a Rua Uruguai e a Rua Dona Delfina; - No sentido Usina, no trecho


entre a Rua Uruguai e a Rua Doutor Octavio Kelly. A interdição acontecerá até 14 de julho. Operadores da CET-Rio irão orientar os motoristas na região.

Obras de drenagem interditam vias no entorno do Engenhão Dando continuidade às obras de drenagem da Rio-Aguas no entorno do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Engenho de Dentro, ocorrem interdições viárias na região desde o dia 19 de abril. Até dia 18 de junho de 2013, estará parcialmente interditada a Rua Arquias Cordeiro, no sentido Centro. Os veículos devem prosseguir pelas outras faixas liberadas ao trânsito. A Rua José dos Reis, entre as Ruas Bento Gonçalves e Arquias Cordeiro, permanecerá com uma faixa liberada ao tráfego e com proibição de estacionamento ao longo da via. Ainda na Rua José dos Reis, no trecho entre as Ruas General Clarindo e Bento Gonçalves, permanece a interdição total da via. Terão acesso à área restrita apenas moradores e comerciantes locais. A operação de trânsito é monitorada por agentes de trânsito da Prefeitura do Rio, entre agentes da CET-Rio e guardas municipais, e tem a implantação de painéis de mensagens variáveis, que atuam com o objetivo de sinalizar e orientar os motoristas e pedestres quanto às alterações promovidas, de maneira a manter a fluidez e, principalmente, a segurança dos motoristas e pedestres.

Av. Vicente de Carvalho, sentido Madureira, interditada para obras da Transcarioca Foi implantada no dia 13 de abril, em virtude das obras da Transcarioca, a interdição da Av. Vicente de Carvalho, na pista sentido Madureira, no trecho entre a Rua Monsenhor Pizarro e a Rua Aimbiré. Desvio para as Ruas Itapevi, Cacequi e Rua Tomas Lopes. A pista no sentido contrário, em direção ao Centro, permanece aberta ao tráfego em duas faixas, como funciona atualmente. O trecho entre Rua Monsenhor Pizarro e a Praça do Carmo, por sua vez, teve a faixa destinada a estacionamento ocupada, mas sem comprometer as duas faixas de rolamento existentes. O desvio do tráfego está sendo informado desde o cruzamento da Av. Braz de Pina com a Rua Tomáz Lopes, evitandose assim que motoristas cheguem até a Rua Monsenhor Pizarro, já que não mais dá acesso à Av. Vicente de Carvalho, sentido Madureira. Os moradores da região foram informados destas intervenções através de folhetos. A operação de trânsito conta com a participação de 15 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal, que trabalham para manter a fluidez e orientar pedestres e motoristas. São utilizados dois painéis de mensagens variáveis que informam sobre a referida interdição.

Intervenções na Transoeste Sob orientação da Secretaria Municipal de Obras, a Sanerio – empreiteira responsável pela construção da Transoeste – começou, no dia 19 de março, uma nova fase de intervenções no trecho Santa Cruz – Campo Grande. Desta vez estão sendo providenciadas a recuperação do acesso à ponte do Canal das Cinzas e da faixa exclusiva para BRT na altura da Estação Mato Alto. As imperfeições, listadas em relatório pelos técnicos da SMO, estão sendo corrigidas pela garantia de obra, conforme previsto em contrato firmado entre as empresas e o município. Não há gastos extras aos cofres municipais. Durante as obras, não haverá interrupções no serviço do BRT, que em alguns trechos apenas mudará de faixa de rolamento. As intervenções vão transcorrer no período de 60 dias e exigem alterações no trânsito, a partir de segunda-feira, pela CET-Rio. Desde o dia 25 de abril, a Av. Dom João VI está interditada no sentido Barra. O desvio é feito pela Estrada do Magarça (sentido Pedra de Guaratiba), Estrada da Pedra, Rua Belchior da Fonseca e Estrada da Matriz, retornando para a Av. Dom João VI. Os locais contam com operadores e painéis móveis informativos. As obras de correção dos vícios construtivos já têm uma primeira etapa concluída. As intervenções foram concluídas no trecho junto à Estrada Capoeira Grande (Madeireira) e no trecho da Estação Pingo D'Água até a Rua dos Construtores. No trecho de 300 metros na altura da estação Pingo D’Água, sentido Santa Cruz, foi executada obra de pavimentação. Entre as estações Mato Alto e Magarça, no canteiro em frente à saída operacional 05 do BRT, sentido Santa Cruz, as obras realizadas foram de drenagem e correção no pavimento.

Obras de canalização Para obras de canalização do Rio Fontinha, foi implantado um novo esquema de trânsito em Bento Ribeiro. O tráfego de veículos não será permitido na Rua Picuí, entre a Rua Pinto de Campos e a Rua Carolina Machado; e na Rua Capitão Pires, entre a Rua João Vicente e a Rua do Queimado. O esquema estará em vigor até as 19h de 24 de maio.


Novas alterações no tráfego da região portuária O mês de maio marca a liberação de duas importantes vias da Região Portuária, as ruas Equador e a Arlindo Rodrigues. O fechamento parcial e/ou integral de novas vias será necessário à construção da rede de infraestrutura urbana, com nova malha de distribuição de água, energia, gás natural e serviços de saneamento, iluminação pública e drenagem de águas pluviais. A implantação dessas novas redes integra o plano de urbanização que contempla os 5 milhões de metros quadrados da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região do Porto do Rio de Janeiro. As interdições são planejadas pela Secretaria Municipal de Transportes, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e Concessionária Porto Novo (contratada da Prefeitura do Rio para executar as obras e prestar serviços públicos municipais na área do Porto Maravilha). Para viabilizar o plano de fechamentos e gerenciar o tráfego local foi desenvolvido planejamento operacional específico, envolvendo 30 agentes de trânsito da Concessionária Porto Novo para manter a fluidez, orientar motoristas e pedestres, efetuar bloqueios e desvios necessários. Serão utilizados também oito painéis de mensagens variáveis móveis que se integrarão aos demais painéis fixos em funcionamento nas adjacências. O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área com câmeras enquanto técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário.

Alterações programadas Dia 12/05 – Liberação A Rua Equador, no trecho entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça, foi reaberta ao tráfego (operando no sentido Avenida Professor Pereira Reis). Dia 12/05 - Interdições A Avenida Cidade de Lima, entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça, foi interditada. Alternativa: Motoristas deverão seguir pela Rua Cordeiro da Graça e entrar na Rua Equador com novo fluxo implantado (sentido Avenida Professor Pereira Reis). Liberação prevista: 24 de agosto A Rua Rivadavia Correia terá a faixa da esquerda (na calçada da Cidade do Samba) interditada entre a Rua Pedro Ernesto e Rua Arlindo Rodrigues a partir das 6h. Liberação prevista: 7 de setembro

Serviço: Pontos de ônibus: Não haverá mudanças. Itinerário de ônibus: Interdição da Avenida Cidade Lima (entre a Rua Cordeiro da Graça e a Avenida Professor Pereira Reis) Linha 181 - São IDA (inalterado): Avenida Brasil, VOLTA: Terminal Rodoviário Padre Henri Conrado – Ponte dos Suspiros, Avenida que Otte, Rua General Luiz Mendes Rodoviária (Via Rodrigues Alves, Avenida Professor de Moraes, Praça Dinah de Queiroz, Linha Amarela) Pereira Reis, Praça Santo Cristo, Avenida Francisco Bicalho, Rua Rua Cordeiro da Graça, Terminal Comandante Garcia Pires, Avenida Rodoviário Urbano Padre Henrique Cidade Lima, Rua Cordeiro da Graça, Otte. Rua Equador, Rua Pereira Reis, Avenida Professor Rodrigues Alves, Avenida Rio de Janeiro, Rua Vereador Odilon Braga, Avenida Brasil. Linha 339 IDA: Terminal Rodoviário Urbano P VOLTA (INALTERADO): Avenida Brasil, Rodoviária adre Henrique Otte, Rua General Ponte dos Suspiros, Avenida Rodrigues Cidade De Deus Luiz Mendes de Moraes, Praça Alves, Avenida professor Pereira Reis, (Via Linha Dinah de Queiroz, Avenida Praça Santo Cristo, Rua Cordeiro da Amarela) Francisco Bicalho, Rua Comandante Graça, Terminal Garcia Pires, Avenida Cidade Lima, Rodoviário Urbano Padre Henrique Otte.


Avenida Cordeiro da Graça, Rua Equador, Avenida Professor Pereira Reis, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Rio de Janeiro, Rua Vereador Odilon Braga, Avenida Brasil.

Recomendações importantes Para minimizar problemas relacionados ao trânsito, a CET-Rio recomenda: É importante seguir as orientações veiculadas nos diversos painéis de mensagens variáveis distribuídos por pontos estratégicos na área; Os motoristas e pedestres deverão respeitar as orientações dos agentes de trânsito envolvidos na operação Evitar trafegar nas adjacências das vias interditadas. Além disso, desde o dia 7 de maio, novas interdições para obras na Região Portuária aconteceram. Estas obras referem-se a serviços de infraestrutura da Via Binário do Porto. Entre as intervenções, somente uma ocorrerá no período diurno, a prevista para a Via D1. As demais serão efetuadas durante as noites e madrugadas.

Interdições: - Via D1, no trecho compreendido entre a Av. Francisco Bicalho e a Praça Marechal Hermes, interdição de 1 (uma) faixa de circulação de forma alternada, do dia 7 à 21 de maio de 2013, ininterruptamente; – Av. Professor Pereira Reis no trecho entre a Praça de Santo Cristo e a Av. Rodrigues Alves, pista sentido Av. Brasil, interdição total ao tráfego até 6 de julho de 2013, no período das 22h às 5h; – Rua Cordeiro da Graça no trecho entre a Av. Cidade de Lima e a Via Trilhos, interdição total ao tráfego até 6 de julho de 2013, no período das 22h às 5h; – Cruzamento da Via Trilhos com a Rua Cordeiro da Graça interdição em meia pista de forma alternada até 6 de julho de 2013, no período das 22h às 5h. Para viabilizar o plano de fechamentos e gerenciar o tráfego local foi desenvolvido planejamento operacional de trânsito específico. A operação contará agentes de trânsito da CET-Rio, Guarda Municipal e da Concessionária Porto Novo, com o objetivo de manter a fluidez, orientar motoristas e pedestres, efetuar os bloqueios e os desvios necessários. Serão utilizados também 03 (três) painéis de mensagens variáveis móveis, que se integrarão aos demais painéis, entre fixos e móveis em funcionamento nas adjacências. O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área com câmeras e os técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a melhor fluidez do trânsito.

Alterações viárias, desvios e rotas alternativas As principais alterações viárias referem-se ao acesso à Rodoviária, onde os veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho e do Túnel Santa Bárbara deverão seguir até a Av. Rodrigues Alves, utilizando os seguintes percursos: - procedentes da Av. Francisco Bicalho: Av. Rodrigues Alves, Av. Prof. Pereira Reis, Via Trilhos até a Rodoviária; - procedentes do Túnel Santa Bárbara: Viaduto 31 de Março, Praça do Santo Cristo, Rua Santo Cristo, Praça Marechal Hermes, Rua Gal. Luis Mendes de Morais, Av. Francisco Bicalho, Av. Rodrigues Alves, Av. Prof. Pereira Reis, Via Trilhos até a Rodoviária. Os veículos procedentes do Túnel Santa Bárbara com destino à Av. Brasil, deverão, no período das 22 às 05h, se utilizar de percursos alternativos, como a Av. Pres. Vargas (a partir do Viaduto 31 de Março) ou da Rua Santo Cristo, Praça Marechal Hermes, Rua Gal. Luis Mendes de Morais até a chegada na Av. Francisco Bicalho.

Demais interdições: Até 16 de julho – Para realização de obras, está prevista a interdição da Av. Venezuela, no trecho compreendido entre a Rua Silvino Montenegro e Rua Antônio Lage. Até 16 de julho – Para realização de obras, está prevista a interdição da Rua Silvino Montenegro, no trecho compreendido entre a Av. Rodrigues Alves e a Rua Joaquim Esposel.


Até 16 de julho – Para realização de obras, está prevista a interdição da Rua Comendador Évora, no trecho compreendido entre a Rua Santo Cristo e a Rua Comendador Leonardo. Até 16 de julho – Para realização de obras, está prevista a interdição da Rua Sacadura Cabral, em frente às edificações de números 62 e 64, na faixa junto ao bordo direito da via. Até 13 de abril de 2014 - Para realização de obras, está prevista a interdição ao tráfego de veículos, das 8h do dia 13 de abril de 2013 até dia 13 de abril de 2014, da Rua Visconde de Itaboraí, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma, no Centro da cidade. Uma faixa de rolamento permanecerá livre na Rua Visconde de Itaboraí, no trecho citado, para o acesso de veículos destinados ao 1º Distrito Naval e às garagens dos edifícios.

Alterações Viárias Devido às obras citadas acima, foi implantado o seguinte esquema de circulação viária na região: - A Rua Silvino Montenegro, no trecho compreendido entre a Rua Sacadura Cabral e a Rua Joaquim Esposel, passa a ter sentido único de direção, da segunda para a primeira, com validade até o dia 16 de julho; - A Rua Joaquim Esposel, no trecho compreendido entre a Praça Coronel Assunção e a Rua Silvino Montenegro, passa a ter sentido único de direção, da segunda para a primeira, até o dia 16 de julho; - A Rua Sacadura Cabral, no trecho compreendido entre a Praça Coronel Assunção e a Rua Silvino Montenegro, passa a ter sentido único de direção, da segunda para a primeira, até o dia 16 de julho.

Novas alterações de tráfego no Porto A terceira etapa de intervenções no trânsito da Região Portuária foi implementada no dia 5 de janeiro, para realização das obras do Porto Maravilha. Foram interditadas parcialmente a Av. Francisco Bicalho e a Av. Professor Pereira Reis, e foi fechada totalmente da alça de acesso da Av. Rodrigues Alves, sentido Av. Brasil, para o Viaduto Juscelino Kubitschek (Elevado da Perimetral). Estas novas alterações no tráfego da região devem durar um período de até seis meses. Veja os detalhes sobre as intervenções na Zona Portuária no link: http://ow.ly/im8KA

Avenida Brasil, altura do Caju Nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de maio e 3, 4, 5, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de junho, haverá interdição ao tráfego de veículos na Avenida Brasil, altura do Caju, para transporte de carga. A interdição acontecerá de forma sequencial e intermitente, apenas pelo tempo necessário para o deslocamento de carretas. A operação será nos seguintes trechos: - Pista lateral sentido Zona Oeste, no trecho entre o nº 3.666 e a passarela número 4; - Pista central sentido Zona Oeste, no trecho entre a passarela 4 e a passarela 2; - Pista central sentido Centro, no trecho entre a passarela 2 e o acesso ao Viaduto do Gasômetro. - Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (Elevado da Perimetral) no sentido Aterro, com desvio de tráfego para a Avenida Francisco Bicalho. Toda a operação contará com o apoio de equipes da CET-Rio.

Novas interdições na Região Portuária começaram em 23 de março A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes com a CET- Rio e a Cdurp, informa que começou no dia 23 de março a interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral, na Avenida Presidente Vargas, após a Igreja da Candelária, sentido Aterro do Flamengo para início das intervenções que vão viabilizar a conexão do Mergulhão da Praça XV com o Túnel da Via Expressa. Com a interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral, o fluxo de veículos em direção ao Aterro do Flamengo deverá ser feito pelo Mergulhão da Praça XV. Com isso, serão implantadas alterações no embarque e desembarque das linhas de ônibus no Mergulhão, que estarão devidamente sinalizados, conforme detalhamento abaixo. Os itinerários das linhas estão mantidas. Veja outros detalhes das interdições na região, em um boletim especial sobre o tema: http://ow.ly/jff1q

Interditado trecho da Rua Visconde de Itaboraí, no Centro Para realização de obras do Porto Maravilha, desde o dia 13 de abril está totalmente interditado o trecho da Rua Visconde de Itaboraí entre a Av. Pres. Vargas e a Rua Theophilo Otoni. Já o trecho da Rua Visconde de Itaboraí entre a Rua Theophilo Otoni e a Rua Visconde de Inhaúma está parcialmente interditado.


Mudanças de trânsito na Estrada dos Bandeirantes (Jacarepaguá) para obras do corredor Transcarioca-BRT No dia 2 de março, a Estrada dos Bandeirantes foi interditada em meia pista, no trecho entre a Estrada do Guerenguê e a Avenida Nelson Cardoso, na Taquara (Jacarepaguá), para realização de obras de implantação do corredor Transcarioca-BRT. A interdição acontecerá até o dia 2 de julho de 2013. Para minimizar os impactos no tráfego no entorno do local da interdição, foi implantado esquema especial de trânsito na região, com mudança de mão de direção e proibição de estacionamento. A operação conta com 20 controladores da CET-Rio, 30 orientadores, dois motocicletas, duas viaturas e sete painéis de mensagens variáveis, que trabalham para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Conheça os detalhes sobre estas alterações de tráfego na região da Taquara em boletim especial disponível no link: ow.ly/i6Npe

Alterações viárias no Leblon para as obras da Linha 4 do metrô Em dezembro de 2012, a Prefeitura fez ajustes na operação de tráfego implementado no Leblon, por causa das obras da Linha 4 do metrô. Confira todas as intervenções no boletim especial: http://ow.ly/hm6G8. E, até 31 de dezembro de 2014, haverá interdição de uma faixa de trânsito na Avenida Bartolomeu Mitre, à esquerda do sentido do tráfego, junto à Praça Antero de Quental, entre as avenidas General San Martim e Ataulfo de Paiva.

Obra interdita uma faixa da Avenida Brasil, altura de Coelho Neto Para obras, haverá interdição, das 6h às 20h, ao tráfego de veículos, de uma faixa de rolamento por vez, na Avenida Brasil, sentido Centro, na pista da direita junto às edificações em frente ao nº 20.731, no trecho de pista existente entre a Rua Gustavo Viana Filho e o acesso à Av. Brasil. A interdição acontecerá até o dia 14 de agosto.

Abolição 18, 19, 24, 25 e 26 de maio – Para evento, haverá interdição, das 18h às 3h, nos dias 18, 24 e 25, na Rua Teixeira de Azevedo, entre as ruas da Abolição e Luis Silva. Nos dias 19 e 26, a interdição será das 18h à 0h. Desvio: Os veículos provenientes da Rua Teixeira de Azevedo, com destino à Rua da Abolição, farão o desvio pelas seguintes vias: Rua Teixeira de Azevedo, Rua Luiz Silva, Rua Bráulio Muniz e Rua da Abolição.

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Riocentro e São Conrado 19, 25 de maio e 1º de junho – Para evento esportivo, haverá interdição, das 18h às 23h, do retorno existente na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em frente ao Parque Aquático Maria Lenk, em toda a extensão. Desvio do tráfego de veículos pelo retorno existente após o Rio Dois. Até 19 de maio – Para obras do Metrô Rio, haverá interdição de uma faixa de rolamento, das 23h às 5h dos dias seguintes, nas seguintes vias: Estrada da Barra da Tijuca, nas proximidades do nº. 750; Ponte Nova Sobre o Canal da Barra da Tijuca, em toda a extensão; Ponte Velha Sobre o Canal da Barra da Tijuca, em toda a extensão; Estrada da Barra da Tijuca, entre os nºs. 750 e 1.100; Avenida Armando Lombardi, entre a Ponte Velha Sobre o Canal da Barra da Tijuca e a Ponte Nova Sobre o Canal da Barra da Tijuca. Até 19 de maio – Para obras de ampliação do abastecimento de água, haverá interdição da faixa do lado par, da pista lateral da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, das 10h às 16h e das 22h às 5h do dia seguinte, entre a Avenida Ayrton Senna e a Estrada do Canal Arroio Pavuna. 20 e 21 de maio – Para filmagem, haverá utilização, das 6h às 23h, da Avenida das Américas, altura do n° 6.000, pista lateral, sentido Recreio dos Bandeirantes. Até 28 de maio – Para construção de galeria de dutos e caixa subterrânea, haverá interdição, das 7h às 19h, ao tráfego de veículos, de uma faixa de rolamento, alternadamente, na Rua Professora Isolina Sartore, no trecho entre a Estrada Benvindo de Novaes e Rua Vicente Leporace. 28 de maio – Para obra, haverá interdição, das 10h às 16h, de uma faixa alternadamente, da Ponte Oscar Niemeyer na Avenida Evandro Lins e Silva. Até 30 de maio – Para obras do BRT Transcarioca, haverá interdição, das 5h do dia 1º de abril às 20h do dia 30 de maio, de duas faixas próximas ao canteiro central, da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, pista central, sentido Avenida Ayrton Senna, no trecho compreendido entre a Avenida Canal do Arroio Pavuna e o retorno sentido Avenida Ayrton Senna. O desvio dos veículos ocorrerá pela faixa não interditada. Até 30 de maio – Para obras, haverá interdição, das 7h às 19h, de uma faixa, alternadamente, da Rua Desembargador Fernandes Pinheiro, em frente ao Nº. 86.


Até 30 de maio - Para obras do BRT Transcarioca, haverá interdição ao tráfego de veículos, a partir das 5h do dia 01 de abril às 20h do dia 30 de maio, de duas faixas próximas ao canteiro central, da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, pista central, sentido Avenida Ayrton Senna, no trecho compreendido entre a Avenida Canal do Arroio Pavuna e o retorno sentido Avenida Ayrton Senna. O desvio dos veículos ocorrerá pela faixa não interditada. Até 31 de maio – Para serviços de reabilitação ambiental, haverá interdição, das 9h do dia 19 de março até às 19h do dia 31 de maio, ao tráfego de veículos na área marginal à Avenida Ministro Ivan Lins, próximo do cruzamento com a Rua Sargento João de Faria e Rua do Canal. A entrada de ônibus para o miniterminal sob a Ponte de Joatinga será mantida. Até 31 de maio – Para obras do Metrô Rio, haverá interdição na Av. Niemeyer, no trecho compreendido entre a alça de descida da Auto Estrada Lagoa Barra para a Av. Niemeyer e o acesso a Estrada da Gávea, junto ao Largo das Flores (Largo da Macumba). O tráfego será desviado pela pista auxiliar paralela à Av Niemeyer, no trecho compreendido entre a Rua Gal. Olimpio Mourão Filho e a Estrada da Gávea, junto à lateral da edificação de nº 817 da mesma. Até 10 de junho – Para obras, das 10h às 16h e das 22h às 5h dos dias seguintes, haverá interdição ao tráfego de veículos na Avenida das Américas, da seguinte forma: – Pista do lado par, na faixa de rolamento junto às edificações, da Estrada do Pontal até o nº 19.200; – Uma faixa para a travessia da Avenida das Américas, no cruzamento com a Estrada do Pontal, entre a “ilha“ central e o passeio da faixa, no sentido Recreio dos Bandeirantes. Até 14 de junho – Para serviços de pintura e recuperação, haverá interdição, das 10h às 16h, de uma faixa de rolamento, alternadamente, na Ponte Lúcio Costa, em toda a extensão. Até 19 de junho – Para obras, haverá interdição nas seguintes vias, das 10h às 16h e das 22h às 5h dos dias seguintes: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, faixa de rolamento do lado par, pista lateral, sentido Avenida Salvador Allende, no trecho entre a Avenida Ayrton Senna e a Estrada do Canal Arroio Pavuna; Avenida Embaixador Abelardo Bueno, faixa de rolamento do lado ímpar, lado direito da pista lateral, sentido Avenida Ayrton Senna, no trecho entre o nº 971 e o lado oposto à Estrada do Canal Arroio Pavuna; Interdição de uma faixa de rolamento, alternadamente, para a travessia da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, próximo à Estrada do Canal Arroio Pavuna, no trecho entre a faixa de rolamento do lado par, a pista lateral sentido Avenida Salvador Allende e a faixa de rolamento do lado ímpar da pista lateral sentido Avenida Ayrton Senna, somente aos sábados, domingos e feriados. Até 24 de junho – Para obras, haverá interdição, das 9h às 16h e das 22h às 5h do dia seguinte, da faixa do lado ímpar, junto ao canteiro central da Avenida Guilherme de Almeida, pista no trecho entre a Avenida Alfredo Balthazar da Silveira e Avenida Genaro de Carvalho. Em caso de retenções na via, as obras deverão ser executadas somente das 22h ás 05h do dia seguinte. 28 de junho – Para obra da Transcarioca, haverá interdição, das 10h às 16h e das 22h às 5h dos dias seguintes, ao tráfego de veículos, da faixa de rolamento junto ao canteiro central, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em ambos os sentidos, no trecho entre a Avenida do Canal Arroio Pavuna e a Estrada Coronel Pedro Correia. Até 30 de junho – Para obras do BRT Transcarioca, haverá interdição, até as 22h do dia 30 de junho, nas seguintes vias: Interdição da pista central, faixa junto ao canteiro central, em ambos os sentidos, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Ponte Santos Dumont; Interdição de uma faixa, alternadamente, da Avenida Ayrton Senna, em ambos os sentidos, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Ponte Santos Dumont Os veículos procederão o desvio pela faixa não interditada. Até 4 de julho – Para obras, haverá interdição, das 10h às 16h, nas seguintes vias: uma faixa, alternadamente, da Avenida das Américas (travessia de pista), na altura do n° 459 (Próximo à Estrada do Pontal); uma faixa, lado ímpar, da Avenida das Américas, no trecho compreendido entre a esquina com a Estrada do Pontal até a esquina com a Estrada dos Bandeirantes; uma faixa, alternadamente, da Estrada dos Bandeirantes (sentido Pontal – Vargem Grande), no trecho compreendido entre a esquina com a Avenida das Américas até a altura do n° 3.000; uma faixa, alternadamente, da Estrada dos Bandeirantes (travessia de pista), no trecho compreendido entre as proximidades do n° 3.000 até a altura do n° 29.501; uma faixa, alternadamente, da Estrada dos Bandeirantes (sentido Vargem Grande – Pontal), no trecho compreendido entre as proximidades do n° 29.501 até o n° 28.364. Em caso de retenções na via, as obras deverão ser executadas somente das 22h às 5h, dos dias subsequentes. Até 18 de julho – Para realização de obras, das 7h às 20h haverá interdição ao tráfego de veículos, da Avenida Via Parque, entre a Avenida Jornalista Tim Lopes e Avenida Luís Carlos Prestes. Das 7h do dia 30 de agosto de 2012 às 20h do dia 18 de julho de 2013.


Até 20 de julho – Para obras, haverá interdição, das 8h às 20h, ao tráfego de veículos na Avenida Abelardo Bueno, pista central, no trecho entre a Estrada Coronel Pedro Correia e a Ponte sobre o Canal Arroio Pavuna. Desvio do tráfego de veículos pela pista lateral da Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Até 28 de julho – Para obras, haverá interdição, das 7h às 19h, ao tráfego de veículos na Rua Jornalista Henrique Cordeiro, lado par, em toda a extensão. Até 13 de agosto – Para obras de recuperação estrutural, haverá interdição ao tráfego de veículos no Elevado das Bandeiras (Elevado do Joá), na seguinte forma: No sentido São Conrado, de domingo a quinta-feira, das 23h às 5h dos dias seguintes, nas seguintes vias: - Ponte da Joatinga; - Túnel do Joá; - Elevado das Bandeiras; - Túnel de São Conrado. No sentido Barra da Tijuca, de segunda a quinta-feira, da 0h às 5h, nas seguintes vias: - Túnel de São Conrado; - Elevado das Bandeiras; - Túnel do Joá; - Ponte da Joatinga. Inversão do sentido de tráfego de veículos de uma faixa da esquerda, sentido Barra da Tijuca, de domingo a quinta-feira, das 23h à 0h: - Túnel de São Conrado; - Elevado das Bandeiras; - Túnel do Joá; - Ponte da Joatinga. Desvio do tráfego de veículos da seguinte forma: – Procedente da pista inferior do Elevado das Bandeiras com destino a São Conrado, das 23h à 0h, deverão seguir pela pista superior do Elevado que estará funcionando em mão dupla (faixa reversível); – Da 0h às 5h, os veículos com destino a São Conrado ou a Barra da Tijuca deverão seguir pela Estrada do Joá, que estará funcionando normalmente em duplo sentido. Até 11 de setembro – Para execução de obras, haverá interdição, das 10h às 16h, nas seguintes vias: faixa do lado direito, da Avenida Salvador Allende, sentido Recreio dos Bandeirantes, no trecho compreendido entre a rotatória com a Avenida Embaixador Abelardo Bueno e a Avenida Olof Palme. Faixa do lado direito, da Avenida Salvador Allende, sentido Recreio dos Bandeirantes, travessia de pista da Avenida Olof Palme, no trecho compreendido entre a esquina com o Riocentro até o canteiro central da Avenida Olof Palme. Uma faixa, alternadamente, da Avenida Salvador Allende, no trecho compreendido entre a Estrada dos Bandeirantes e a rotatória da Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Só terão acesso à área interditada os veículos de moradores e as viaturas emergenciais. Os veículos farão o desvio pela faixa não interditada. Os veículos procedentes da Estrada dos Bandeirantes serão desviados para a Rua Cel. Pedro Corrêa. Em caso de retenções na via, as obras deverão ser executadas somente das 22h às 5h, dos dias subsequentes.

Bento Ribeiro Até 2 de setembro – Para canalização do Rio Fontinha, haverá interdição, a partir das 7h do dia 06 de maio até às 19h do dia 02 de setembro, ao tráfego de veículos, das seguintes vias: Rua Picuí, entre a Rua Pinto de Campos e a Rua Carolina Machado; e Rua Capitão Pires, entre a Rua João Vicente e a Rua do Queimado. Desvio: Os veículos procedentes da Rua Carolina Machado, com destino a Rua Picuí, farão o desvio pelas seguintes vias: Rua Carolina Machado, Rua Henrique Ferreira, Rua Pinto de Campos, Rua Tenente Rauen e Rua Picuí; Os veículos procedentes da Rua Picuí, com destino a Rua Carolina Machado, farão o desvio pelas seguintes vias: Rua Picuí, Rua Pinto de Campos, Rua Henrique Ferreira e Rua Carolina Machado; Para a interdição da Rua Capitão Pires, os veículos farão o desvio pelas seguintes vias: Rua do Queimado, Rua Tácito Esmeriz e Rua João Vicente.

Brás de Pina Até 20 de maio – Para obra do BRT Transcarioca, haverá interdição, da Rua Tomas Lopes, entre a Rua Tessália e a Av. Vicente de Carvalho. O desvio do tráfego será feito, da Rua Tomás Lopes girando à esquerda na Rua Tessália,


seguindo pela Rua Irutim, chegando na Av. Vicente de Carvalho. Os moradores da região estão sendo informados destas intervenções através de panfletagem. A operação de trânsito contará com a participação, somente neste trecho, de 10 controladores da CET-Rio, que trabalharão para manter a fluidez e orientar pedestres. Serão utilizadas faixas, placas e um Painel de Mensagens Variáveis, que informarão sobre a referida interdição e desvio. O prazo estimado para conclusão dos serviços é de 15 a 20 dias.

Camorim 18 de maio – Para evento, haverá interdição, das 9h às 23h, ao tráfego de veículos, das vias, na seguinte forma: Rua Abraão Jabour, no trecho entre a Rua Pedro Calmom e a Rua Olof Palme; Rua Inominada, no trecho entre a Rua Abraão Jabour e a Estrada dos Bandeirantes. Desvio do tráfego de veículos procedentes da Avenida Abraão Jabour, com destino à Estrada dos Bandeirantes, pelas seguintes vias: Rua Abrão Jabour, Rua Pedro Calmon, Avenida Salvador Allende, Rua Olof Palme e Estrada dos Bandeirantes. Mudança na circulação viária da Rua Pedro Calmon, no trecho entre a Rua Abraão Jabour e Avenida Salvador Allende, que funcionará em sentido único, da primeira para a segunda.

Campo Grande 22 e 29 de maio – Para evento, haverá interdição, das 18h à 0h, da Rua dos Seminaristas, no trecho entre a Rua Pina Rangel e a Rua Pedro Leão Veloso. Desde o dia 24 de abril, foi alterado o sentido de mão de direção, de mão dupla para mão única, na Rua Abel Ferreira, no trecho entre a Estrada da Posse e a Rua Barroso Neto, no sentido da primeira para a segunda.

Centro, Gamboa, Estácio, Cidade Nova, Santo Cristo e Santa Teresa 18 e 24 de maio – Para evento cultural, haverá interdição, das 20h às 4h dos dias seguintes, ao tráfego de veículos na Rua dos Arcos, no trecho entre a Rua República do Paraguai e a via de ligação da Avenida Mem de Sá para a Rua dos Arcos (Praça Cardeal Câmara). 25 e 26 de maio – Para filmagens, haverá interdição intermitente pelo tempo de um minuto, a cada intervalo de 15 minutos, nas seguintes vias e horários: 12 de maio, das 12h às 20h - Rua Primeiro de Março com a Praça XV de Novembro; A partir das 19h do dia 25 de maio às 7h do dia 26 de maio - Rua Araújo Porto Alegre com a Av. Presidente Antônio Carlos; A partir das 19h do dia 25 de maio às 07h do dia 26 de maio - Av. Almirante Barroso com a Av. Presidente Antônio Carlos; A partir das 19h do dia 25 de maio às 7h do dia 26 de maio - Rua Araújo Porto Alegre com a Av. Presidente Antônio Carlos; A partir das 19h do dia 25 de maio às 07h do dia 26 de maio - Av. Graça Aranha, cruzamento com a Rua Araújo Porto Alegre; A partir das 19h do dia 25 de maio às 07h do dia 26 de maio Av. Graça Aranha com a Av. Almirante Barroso; Interdição da Av. Presidente Antônio Carlos, pista da direita, sentido Av. Beira Mar, no trecho entre a Av. Almirante Barroso e a Rua Aderbal Madruga, das 19h do dia 25 de maio às 07h do dia 26 de maio. Até 11 de agosto – Para obra, haverá interdição das vias, na seguinte forma: Rua Laura de Araújo, no trecho compreendido entre a Rua Santa Maria e a /rua Júlio do Carmo; Rua Santa Maria, no trecho compreendido entre a Rua Viscondessa de Pirassununga e a Rua Carmo Neto. Até 30 de junho – Para obras, haverá interdição da Rua Visconde de Itaboraí entre a Rua do Rosário e a edificação do Centro Cultural Banco do Brasil, em horários ininterruptos. Desde 23 de fevereiro – Para realização de obras, haverá interdição ao trânsito de veículos na Rua Carmo Neto entre a Av. Presidente Vargas e Rua Afonso Cavalcanti. A Rua Projetada B será aberta à circulação viária. Das 8h do dia 23 de fevereiro até o encerramento das obras, ininterruptamente.

Colônia Juliano Moreira Até 25 de setembro – Para realização de exames práticos do DETRAN-RJ, sempre das 7h às 22h, está prevista a interdição de uma faixa das seguintes vias, da seguinte forma: – Avenida Sampaio Correia, entre o nº 26 e a Estrada Velha da Colônia, no sentido da primeira para a segunda. – Estrada Velha da Colônia, entre a Avenida Sampaio Correia e Praça Caminho da Cachoeira, no sentido da primeira para a segunda. – Praça Caminho da Cachoeira, todo o seu entorno.


Copacabana, Ipanema e Leblon 18 e 25 de maio e 01 e 08 de junho – Para içamento de equipamento, haverá interdição, das 10h às 16h, de uma faixa de trânsito na Rua Anibal de Mendonça, lado esquerdo do sentido de direção da via, em frente à edificação de número 151. Até 31 de maio – Para operação de carga e descarga, haverá interdição, das 23h às 5h do dia seguinte, de uma faixa de rolamento da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, junto ao lado direito da mão de direção no trecho entre as edificações de nº 777 e nº 749. Até 07 de junho – Para obras, haverá interdição de pista cicloviária na Rua Francisco Otaviano, ao longo junto às edificações de número ímpar, no trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Avenida Atlântica. Até 14 de junho – Para obra, haverá interdição, das 23h às 5h, de uma faixa de rolamento por vez, de forma alternada, na Avenida Atlântica, em ambos os sentidos. Até 12 de julho - Para realização de obras da Linha 4 do Metrô, haverá interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias: - Avenida Vieira Souto, pista das edificações, entre a Rua Joaquim Nabuco e a edificação de nº 50, uma faixa à esquerda do tráfego; - Avenida Vieira Souto, pista junto à orla da praia, entre a Rua Joaquim Nabuco e a edificação de nº 50, uma faixa à esquerda do tráfego; - Rua Francisco Otaviano, entre a edificação de nº 15 e a Avenida Atlântica - uma faixa à direita e uma faixa à esquerda do tráfego, de forma alternada; - Avenida Atlântica, entre a Rua Francisco Otaviano e a edificação de nº 4240, uma faixa à direita e uma faixa à esquerda do tráfego, de forma alternada. A partir do dia 11 de março ao dia 12 de julho, de segunda a quinta-feira, exceto feriados, das 11h às 15h, e das 22h às 5h do dia seguinte. Até 1º de janeiro de 2015 – Para obras do Metrô Rio, haverá interdição ao tráfego de veículos, de uma faixa de rolamento, à direita da direção do tráfego, no Túnel Major Vaz.

Cosmos e Inhoaíba Até 27 de setembro - Para serviços de reparo de pavimentação, haverá interdição ao tráfego de veículos, em meia pista de rolamento, em trechos de até 50 (cinqüenta) metros, na Estrada de Paciência, no trecho entre a Praça Jaraguari e o Viaduto de Paciência, sentido da primeira para a segunda.

Engenho de Dentro 18 de maio – Para filmagens, haverá interdição intermitente, das 20h às 6h, na Rua José dos Reis no trecho entre a rua das Oficinas e a Rua José Domingues; Rua das Oficinas entre as ruas Henrique Scheid e José dos Reis; Retorno embaixo da Linha Amarela, no final da Rua das Oficinas, sob o viaduto; Av. Dom Helder Câmara -na altura do nº 6.192 (Hipermercado Extra), em ambos os sentidos. Desde 22 de fevereiro, há implantação de regime de mão única de direção na Rua Ramiro Magalhães, no trecho compreendido entre a Rua Adolfo Bergamini e a Rua Monsenhor Jerônimo, no sentido da primeira para a segunda. 21 de julho e 17 de novembro – Para evento, haverá interdição parcial, das 14h às 22h, parcial ao tráfego de veículos, em meia pista de rolamento, na Rua Dr. Leal, no trecho compreendido entre a Rua Ana Leonídia e a Rua Ramiro Magalhães.

Gardênia Azul 18 de maio – Para evento social, haverá interdição, das 17h às 22h, ao tráfego de veículos, em ambos os sentidos, na Rua Aparaí, no trecho entre a Rua Alcafa e a Rua Bréscia.

Guadalupe Até 13 de agosto – Para serviço de drenagem, haverá interdição, das 7h às 19h do dia 13 de agosto, nas seguintes vias: Rua João Paranaguá, no trecho entre a Rua Anísio de Abreu e a Avenida Acrísio Mota; Avenida Acrísio Mota, no trecho entre o canal do Rio Calogi e a Rua João Paranaguá. Desvio do tráfego de veículos procedentes da Rua


Marcos de Macedo com destino a Rua Francisco Portela pela Rua Marcos de Macedo, Rua João Paranaguá, Rua Anísio de Abreu, Avenida Acrísio Mota e Rua Francisco Portela.

Guaratiba e Pedra de Guaratiba Até 21 de maio – Para obras, haverá interdição ao tráfego de veículos, na Avenida Dom João VI (antiga Avenida das Américas trecho Guaratiba), entre a Estrada da Matriz e Estrada do Magarça, da seguinte forma: Na pista sentido Santa Cruz, do dia 22 de abril ao dia 21 de maio.

Jacarepaguá Até 20 de junho – Para obras de drenagem, haverá interdição parcial ao tráfego na Estrada do Capenha, entre a Estrada do Pau Ferro e a Rua Comendador Sirqueira. Implantação do sentido único de direção na Estrada do Capenha, entre a Estrada do Pau Ferro e a Rua Comendador Sirqueira, no sentido da primeira pra segunda. Implantação de mão dupla de direção na Rua Comendador Sirqueira, o entre a Estrada do Capenha e a Estrada do Pau Ferro. Até 20 de junho - Para serviços de drenagem da Estrada dos Bandeirantes, haverá interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias: De 21 de fevereiro ao dia 21 de abril, das 22h às 5h dos dias seguintes: – Na interseção da Estrada dos Bandeirantes com a Rua André Rocha, nº 544, em frente ao Posto de Gasolina, sentido Taquara, lado esquerdo. De 21 de fevereiro ao dia 21 de maio, das 22h às 5h dos dias seguintes: – Na interseção da Estrada dos Bandeirantes com a Rua Antonio José de Sousa Junior, nº 505, em frente ao Habib’s, sentido Taquara, lado esquerdo. De 21 de fevereiro ao dia 20 de junho, 22h às 5h dos dias seguintes. – Estrada dos Bandeirantes – Ramais de ligação, no trecho entre o nº 3.997 (em frente ao World Tires) ao nº 88 (em frente ao McDonald’s), em ambos os sentidos. Até 9 de julho – Para realização de obras, haverá interdição total da Estrada do Soca, entre a Estrada do Engenho Velho e a Estrada do Rio Grande, mantendo livre os cruzamentos com a Estrada Meringuava e a Avenida dos Mananciais, sem restrição de horário. Até agosto de 2013 – Para obras da Cedae, haverá interdição, a partir das 7h, da pista sentido Curicica da Rua André Rocha, trecho entre a Estrada do Guerenguê e a rua Cônego Felipe. A interdição está prevista para terminar no mês de agosto, com a entrega das obras. Haverá mudança de mão de direção da Rua Cônego Felipe, trecho entre a Estrada do Guerenguê e a rua André Rocha, que passará a mão única da 1ª para a 2ª. DESVIOS: os veículos procedentes da Rua André Rocha com destino à Curicica, serão desviados pela Estrada do Guerenguê, Rua Cônego Felipe e novamente Rua André Rocha. Para minimizar os impactos no tráfego no entorno do local da interdição, será implantado esquema especial na região, com mudança de mão de direção e proibição de estacionamento. A operação de trânsito contará com a participação de 20 operadores de tráfego, 04 motocicletas, 02 viaturas, 01 reboque pesado, 01 reboque leve e 02 PMVs, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. O Centro de Operações Rio - COR fará o monitoramento de toda a região impactada pela interdição, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos, em função das condições do trânsito em cada momento.

Jardim Botânico e Humaitá Até 12 de julho – Para obra, haverá interdição, das 23h às 5h, de uma faixa de rolamento por vez, de forma alternada, das 23h às 5h dos dias seguintes, das vias: - Rua Jardim Botânico, em toda a sua extensão e em ambos os sentidos - Rua Humaitá, em toda a sua extensão e em ambas as pistas.

Paciência Até 22 de maio - Para obras de pavimentação, haverá interdição, das 7h às 19h, ao tráfego de veículos, na Estrada de Paciência, da seguinte forma: – No trecho compreendido entre a Praça Jaraguai e a Rua Cosmos, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência, do dia 14 de abril ao dia 24 de abril; – No trecho compreendido entre a


Rua Cosmos e a Rua Armando Carneiro Monteiro, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência, do dia 25 de abril ao dia 5 de maio; No trecho compreendido entre a Rua Armando Carneiro Monteiro e a Rua Soldado João Maria Marques, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência, do dia 5 de maio ao dia 10 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Soldado João Maria Marques e a Rua Armando Carneiro Monteiro, sentido do Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai, do dia 11 de maio ao dia 16 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Armando Carneiro Monteiro e a Rua Cosmos, sentido Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai, do dia 17 de maio ao dia 22 de maio. Será implatado regime de mão dupla de direção, em mão inglesa, da seguinte forma: - No trecho compreendido entre a Praça Jaraguai e a Rua Cosmos, sentido do Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai, do dia 14 de abril ao dia 24 de abril; – No trecho compreendido entre a Rua Cosmos e a Rua Armando Carneiro Monteiro, sentido do Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai para o, do dia 25 de abril ao dia 5 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Armando Carneiro Monteiro e a Rua Soldado João Maria Marques, sentido do Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai, do dia 5 de maio ao dia 10 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Soldado João Maria Marques e a Rua Armando Carneiro Monteiro, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência , do dia 11 de maio ao dia 16 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Armando Carneiro Monteiro e a Rua Cosmos, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência , do dia 17 de maio ao dia 22 de maio.

Praça Seca Até 5 de julho – Para execução do binário, há interdição, das 7h do dia 7 de abril até 7h do dia 5 de julho, de uma pista de rolamento, no sentido Campinho, da Rua Cândido Benício, no trecho entre a Rua Baronesa e a Rua Capitão Menezes. No sentido Campinho o desvio é realizado para a Rua Baronesa, Rua Pedro Teles e Rua Capitão Menezes.

Realengo Até 5 de junho – Para obras, haverá interdição, das 6h do dia 6 de março à 0h do dia 5 de junho, da faixa esquerda de rolamento, no sentido do tráfego, na Rua Bernardo de Vasconcelos, entre a Rua do Imperador e a Rua Lomas Valentinas.

São Cristóvão Até 7 de agosto – Para obra, haverá interdição na Rua Francisco Eugênio, pista sentido Centro, oitenta metros antes e 30 metros depois da alça de descida do Viaduto Professor Engenheiro Melo Rufino de Almeida Pizarro (Linha vermelha).

Sepetiba Até 31 de maio – Para obras de reabilitação ambiental, haverá interdição, das 7h às 18h, da Rua Rua de Sepetiba, no trecho entre a Rua Ari Chagas e Rua do Iate. Desvio: Os veículos deverão seguir pela Rua Doutor Ari Chagas, Rua da Floresta e Rua Iate, retornando pelas mesma. Operação: Será necessário efetuar bloqueio viário nos seguintes locais: Rua de Sepetiba x Rua Ari Chagas e na Rua de Sepetiba x Rua Iate.

Taquara 18 e 19 de maio – Para obras, haverá interdição, das 06h às 22h, ao tráfego de veículos, de uma faixa de rolamento, no sistema “Siga e Pare”, na Estrada do Cafundá, no trecho próximo a Usina de Asfalto da Prefeitura. Até 22 de junho – Para obras, haverá interdição, das 21h às 5h dos dias seguintes, de uma faixa de rolamento, para estacionamento de veículos em apoio à obra que será realizada no passeio da Rua André Rocha, no trecho entre a Rua Nacional e a Estrada do Guerenguê.

Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Grajaú, Usina e Andaraí 18 de maio – Para içamento de equipamento, haverá interdição, das 12h às 18h, da Rua Borda do Mato, no trecho entre a Rua Juiz de Fora e Rua Henrique Morize. 18 de maio – Para evento, haverá interdição, das 6h às 19h, ao tráfego de veículos na Rua Visconde de Santa Isabel, pista da direita, no sentido da via, no trecho entre a Rua Armando de Albuquerque e a Rua Alexandre Calaza. Interdição ao tráfego de veículos na Rua Armando de Albuquerque, no trecho entre a Rua Visconde de Santa Isabel e a Praça da Curva (após UPP Macacos).


18 de maio – Para evento religioso, haverá interdição, das 8h30 às 9h30, ao tráfego de veículos nas pistas

da direita do Boulevard 28 de Setembro. O trânsito será desviado para as pistas da esquerda. 18 de maio – Para evento religioso, haverá interdição, das 7h às 21h, ao tráfego de veículos na Rua

Paraíba, no trecho compreendido entre as ruas Teixeira Soares e Maris e Barros. Até 19 de maio – Para realização de obras do Metrô Rio, está prevista interdição ao tráfego de veículos na Rua Dona Delfina, entre a Rua Conde de Bonfim e a edificação de nº 12. Deverá ser implantado duplo sentido de circulação na Rua Dona Delfina, entre o nº 12 e a Avenida Maracanã. 24, 25, 29 e 31 de maio – Para evento, haverá interdição, das 21h às 4h do dia seguinte, na Rua Silva Teles, no trecho entre a Rua Maxwell e a Rua Goiânia; Rua Goiânia, no trecho entre a Rua Agostinho Menezes e a Rua Silva Teles; Rua Agostinho Menezes, no trecho entre a Rua Barão de Mesquita e a Rua Maxwell. No dia 25, a interdição acontece das 15h às 22h. Implantação de duplo sentido de circulação na Rua Silva Teles, entre a Rua Goiânia e a Rua Barão de Mesquita. Até 30 de maio – Para manutenção, haverá interdição, das 22h às 5h, de duas faixas de rolamento, de forma alternada, em ambos sentidos da Av. Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), no trecho sob a passarela do metrô Maracanã. Até 3 de junho – Para realização de obras no entorno do Maracanã, haverá interdição de uma faixa de rolamento, lado direito no sentido da via, nas seguintes vias: – Av. Maracanã, entre a Rua Mata Machado e a Rua Professor Eurico Rabelo, das 7h às 16h; – Av. Maracanã, pista da direita, sentido Tijuca, junto à grade do Ginásio Gilberto Cardoso, entre a Estátua do Belini e a Rua Professor Eurico Rabelo; – Rua Professor Eurico Rabelo, entre a Av. Maracanã e a Av. Professor Manoel de Abreu, das 7h às 16h; – Av. Professor Manoel de Abreu, entre a Rua Professor Eurico Rabelo e a Av. Presidente Castelo Branco, das 10h às 16h; – Av. Presidente Castelo Branco, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a alça de acesso para a Av. Maracanã, das 10h às 16h. Até 14 de junho – Para obras de recuperação do talude de margem direita do Rio Maracanã, haverá interdição de uma faixa de rolamento, lado esquerdo no sentido via, na Av. Maracanã, entre a ponte em frente ao acesso ao supermercado e a Rua Pinto de Figueiredo.

Turiaçu 18, 19, 22, 24, 25 de maio – Para evento religioso, haverá interdição, das 20h às 2h dos dias seguintes, na Estrada do Otaviano, no trecho entre a Rua Ricardo Silva e a Rua Simões da Mota. Desvio do tráfego de veículos da seguinte forma: Os veículos procedentes da Estrada do Otaviano - sentido Madureira, deverão seguir pelas seguintes vias: Estrada do Otaviano, Rua Simões da Mota, Rua Conselheiro Galvão, Rua Lindóia, Estrada do Otaviano; Os veículos procedentes da Estrada do Otaviano – sentido Rocha Miranda, deverão seguir pelas seguintes vias: Estrada do Otaviano, Rua Ricardo Silva, Rua Conselheiro Galvão, Rua Simões da Mota e Estrada do Otaviano.

Vila da Penha, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho e Madureira Até 20 de maio – Para serviços de drenagem, haverá interdição parcial, das 23h às 4h do dia 20 de maio, na Praça Aquidauana, pista sentido Largo Rubey Wanderley, na interseção com a pista sentido Madureira da Avenida Vicente de Carvalho. Desvio do tráfego de veículos procedentes da Praça Aquidauana, com destino ao Largo Rubey Wanderley, pelas seguintes vias: Praça Aquidauana, Avenida Vicente de Carvalho, pista sentido Penha, Rua Marco Polo, Rua Volta, Avenida Meriti e Largo Rubey Wanderley. Implantação de duplo sentido de circulação na Avenida Meriti, lado par, no trecho entre a Praça Aquidauana e a Rua Volta. Até 31 de maio – Para serviços de drenagem da obra do BRT Transcarioca, haverá interdição total, das 7h do dia 10 de março às 19h do dia 31 de maio, nas seguintes vias: Avenida Vicente de Carvalho, duas faixas ao longo, na pista de sentido Vaz Lobo, no trecho compreendido entre a Rua Marco Polo e a Praça Aquidauana; Praça Aquidauana, duas faixas ao longo, na pista de sentido Madureira. Desvio: os veículos procedentes da Avenida Vicente de Carvalho com destino a Vaz Lobo, deverão seguir pela: Avenida Vicente de Carvalho, Rua Marco Polo, Rua Volta, Avenida Meriti, Praça Aquidauana e Avenida Vicente de Carvalho. Implantação de sentido único de circulação na Rua Marco Polo, no trecho compreendido entre a Rua Professora Paula Aquiles e a Rua Volta, no sentido da primeira para a segunda.


Até 8 de julho – Para obras do BRT Transcarioca, há interdição parcial, das 7h do dia 3 de maio até as 19h do dia 8 de julho, na Avenida Vicente de Carvalho, duas faixas ao longo, pista sentido Penha, no trecho entre a edificação de nº 854 e a Avenida Meriti. Desvio: O tráfego de veículos, sentido Penha, seghuirá pelas faixas recentemente construídas junto às edificações, lado par.


Boletim 6h (18/05/13)