Page 1

Publicação (Semestral) Distribuição Gratuita

Data do boletim: Junho/2018 Nº.:28

Centro de Acolhimento Social do Chouto

Avós da Charneca Investimentos As obras de alargamento do edifício, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) encontram-se em fase de conclusão, um investimento de cerca de 95 mil euros, que conta com o apoio do Município da Chamusca.

Nesta Edição 14º aniversário CASC Passatempo Resitejo

2

3

Carnaval

4 A Páscoa no CASC

5

Estimulação Motora e Cognitiva

6

Avós de Parabéns

7

Feira Social 2018

8

Nova Viatura de Serviço de Apoio Domiciliário Atendendo à melhoria dos serviços, nomeadamente o transporte e acondicionamento das refeições entregues ao domicílio, reforçamos a nossa frota com a aquisição de uma viatura cujo investimento rondou os 20 mil euros.


Centro de Acolhimento Social do Chouto

Junho/2018

E assim começamos o ano... Visita ao TorreShopping— Exposição de presépios Começamos o ano a passear e rumamos até Torres Novas para visitar a exposição de Presépios, verdadeiras obras de arte, para a qual também contribuímos.

Dia de Reis Recebemos na instituição, as crianças do jardim de infância do Chouto que nos vieram cantar as janeiras e assim proporcionar-nos mais um momento de convívio intergeracional.

O CASC celebrou o seu 14º aniversário Foi no dia 22 de Janeiro que o CASC celebrou mais um aniversário. Uma tarde animada que contou com a presença do Grupo de Cantares "Barquinha Saudosa" e de muitos utentes e amigos, entre eles representantes do Município da Chamusca. Cantaram-se os parabéns à instituição e terminou-se com um lanche convívio.

Página 2


Centro de Acolhimento Social do Chouto

Passatempo Resitejo Participamos num passatempo promovido pela Resitejo com a foto abaixo que consistiu na divulgação da mesma no facebook por forma a angariar o maior número de gostos possível. Com o esforço de todos os envolvidos, conseguimos alcançar o 2º lugar (200€, em cartão). “No Centro de Acolhimento Social do Chouto, temos como prática reciclar. Pois para ajudar o ambiente, não há idade a limitar.”

Ação de Sensibilização sobre reciclagem Em parceria com a Resitejo, recebemos o Eng. Filipe Melo e o embaixador RIBAS na instituição para sensibilizarem para a importância e necessidade de cuidar do ambiente.

Página 3

Junho/2 018


Centro de Acolhimento Social do Chouto

Fevereiro é o mês da folia carnavalesca... Metemos mãos à obra e construímos os nossos fatos de abelha para participar no baile de carnaval interinstitucional que este ano se realizou nos Riachos.

Não pudemos deixar de comemorar esta data também na instituição, onde muitos mascarados animaram a tarde dos nossos idosos que soltaram muitas gargalhadas.

Novas Tecnologias Despertos pela evolução dos novos desafios na área das novas tecnologias, nomeadamente da internet continuamos a promover o ateliê de informática, atividade que muito tem despertado o interesse dos utentes.

Página 4

Junho/2 018


Centro de Acolhimento Social do Chouto

Junho/2 018

A Páscoa no CASC Este ano na Páscoa valorizamos as habilidades manuais das nossas utentes e bordamos saquinhos para as amêndoas. Na véspera, todos os utentes receberam um saco de amêndoas e um folar.

Nesta época não podia faltar o tradicional baile da Pinha interinstitucional, que este ano foi organizado pelo Centro de Apoio Social da Carregueira.

Pelo segundo ano consecutivo os reis do baile foram dois utentes do CASC—A D. Maria Odete Rosa e o Sr. Manuel Lourenço.

Projeto “Domicílio Ativo”

É um dos desafios a que nos propusemos no presente ano e consiste em proporcionar atividades de estimulação cognitiva e motora aos utentes beneficiários da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário. Desta forma, estamos cada vez mais próximos dos nossos utentes e atentos às suas necessidades. Página 5


Centro de Acolhimento Social do Chouto

Estimulação Motora e Cognitiva

Maio, mês do Coração Comemorou-se o mês do coração numa atividade destinada a utentes e comunidade, que consistiu num rastreio de tensão arterial, ação de sensibilização, caminhada e lanche saudável.

Página 6

Junho/201 8


António Freitas Florentina Canas António Martins

Lourença Lopes

Maria Rodrigues

Manuel Lourenço

Jacinta Fidalgo

Deolinda Costa

Mª Gabriela Reis

Antónia Lopes

Augusta Lopes

José Oliveira

Augusta Raposo

MARÇO

Floripes Oliveira

António Matos

Joaquim Júlio

FEVEREIRO

José A. Pinheiro

.

Antónia Cruz JANEIRO

Joaquina Corga

Marolina Barreto

Centro de Acolhimento Social do Chouto Junho/2018

AVÓS DE PARABÉNS ABRIL MAIO

JUNHO

Página 7


Centro de Acolhimento Social do Chouto

Junho/2018

Feira Social 2018 - PICOTA No âmbito do projeto de empreendedorismo social – “Nylons & Popelinas”, desenvolvido pelo Município da Chamusca, criamos a marca – PICOTA. O nome inspirado no utensílio utilizado para captação de água, pretende estabelecer a ligação entre o passado e o presente. Com a PICOTA propusemo-nos a criar peças com recordações da nossa aldeia, através de imagens representativas da mesma, utilizando a estampagem adornada com apontamentos de bordados e outros elementos decorativos. Esta marca contou com o apoio de um designer - Stefan Ratinho - e de uma embaixadora, a utente mais idosa do CASC - D. Rosa Garcia (97 anos).

Visita do Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, ao nosso stand.

Ficha Técnica Boletim Informativo nº.28 Junho de 2018 Direção/Coordenação: Dra. Catarina Henriques (Diretora Técnica) Dra. Joana Botas (Educadora Social)

Estivemos presentes no Centro de Congressos de Lisboa

João Gabriel (Presidente da Direção do Cen-

no Portugal Economia Social, onde para além dos vários

tro de Acolhimento Social do Chouto)

stands pudemos visitar o stand do nosso Município que teve como destaque o Projeto "Nylons & Popelinas".

Propriedade, Edição e Impressão: Centro de Acolhimento Social do Chouto. Bairro de S. Pedro, A1 2140-226 Chouto Tel.: 249 771 186 Fax: 249 771 624

Página 8

Boletim Informativo nº28 | Centro de Acolhimento Social do Chouto  
Boletim Informativo nº28 | Centro de Acolhimento Social do Chouto  
Advertisement