Page 1

ano X - n° 56 - outubro a dezembro de 2010

CCG aprimora atendimento a pacientes crônicos

Sistema é ampliado e inclui o conceito do papel do médico da família

U

m atendimento que dedica atenção especial e personalizada aos pacientes portadores de doenças já instaladas, as chamadas doenças crônicas, evitando que surjam novas complicações e garantindo maior tranquilidade e qualidade de vida. Este é o Atenção Vital, módulo do departamento Saúde em Dia, do Centro Clínico Gaúcho, que foi aprimorado para atender exclusivamente aos usuários do plano portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias, problemas circulatórios, osteoporose, câncer, entre outras. O Atenção Vital é um desdobramento do Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos do CCG. Ao contrário do anterior, em que o atendimento era realizado apenas na sede administrativa do CCG, agora os pacientes com o perfil para ingressar no Atenção Vital são encaminhados ao programa pelo corpo clínico da empresa e têm sua consulta agendada com um médico de referência próximo a sua região de domicílio. Os médicos de referência são clínicos com

Leia nesta edição

especialização em Medicina Interna, da Família e Geriatria. O usuário é vinculado a este profissional, que fará o acompanhamento de seu quadro geral, dando continuidade ao tratamento, e o direcionará a outros especialistas, se necessário. “É o conceito de médico da família, com uma visão mais holística das necessidades e melhorando o vínculo do médico com o paciente”, explica a gerente médica do Centro Clínico Gaúcho, Drª Luciane Ramos. Outros diferenciais do Atenção Vital incluem consultas com o dobro do tempo de duração e disponibilidade de atendimento dos médicos de referência em oito unidades do CCG nas cidades de Porto Alegre, Guaíba, Canoas, São Leopoldo, Viamão e Gravataí. Uma equipe multiprofissional também

presta orientações para dar suporte aos cuidadores desses pacientes, como em casos de transição do hospital para o domicílio. Nesse ponto, o Atenção Vital não pode ser confundido com o sistema de home care (atendimento domiciliar), pois o programa não disponibiliza equipe para assistência em casa, e as consultas são feitas apenas nas unidades do CCG. Conforme o coordenador médico do Saúde em Dia e médico de referência do Atenção Vital, Dr. Luis Antonio Macedo (foto), o maior benefício é que o usuário será visto como uma pessoa e não como um conjunto de doenças. “Será assistido por um profissional comprometido e voltado a resolver a maioria dos seus problemas. Essa abordagem trará mais satisfação e aderência ao tratamento proposto”, finaliza.

p .2 Novo workshop e curso em dezembro p .3 CCG investe em Gestão de Performance

p .3 Resultados do Atender Bem Faz Bem p .4 Os odontologistas do CCG

www.centroclinicogaucho.com.br


Editorial

Saúde em DIA

GESTÃO E QUALIDADE

Curso e workshop em dezembro

INFORMATIVO CENTRO CLÍNICO | www.centroclinicogaucho.com.br

Por Fernando Vico da Cunha (Diretor Financeiro)

2

Mais um ano está chegando ao fim, e direcionamos uma palavra especial aos nossos colaboradores, clientes e usuários, no sentido de agradecer a parceria e a confiança firmadas e consolidadas em 2010. Nestes 12 meses, nossos principais investimentos estiveram voltados para o incremento dos processos de gestão e da qualificação das equipes administrativas e das unidades de atendimento do Centro Clínico Gaúcho. Isto porque acreditamos que a implementação de modernos sistemas de qualidade é o grande diferencial que reflete na satisfação direta e no bem-estar de nossos clientes e usuários. Tendo como base uma visão humanística e global, direcionamos especial atenção a programas e treinamentos como os que descrevemos na matéria de capa e na página 3 desta edição do informativo. E em pouquíssimo tempo, já comprovamos os benefícios por meio das diversas manifestações de nossos colaboradores, clientes e usuários. É gratificante comprovar os resultados, que renovam a certeza de termos fundado bases sólidas para 2011. Boas festas a todos! O informativo Centro Clínico é uma publicação trimestral e de distribuição gratuita do Centro Clínico Gaúcho ANS n° 39280-4 e Centro Clínico Canoas ANS n° 34845-7.

Expediente Rua Cel. Frederico Linck, 25. Porto Alegre/RS • (51) 3287.9200 • informativo@centroclinicogaucho.com.br • www.centroclinicogaucho. com.br • Coordenação Geral do Informativo: Carlos E. Ruschel (Superintendente) • Apoio: Priscila Araújo (Depart. de Marketing) • Produção editorial: Prática em Comunicação (www.praticom.com. br) • Jornalista Responsável: Vanessa Fernandes – Reg. 11259 • Estagiário de Jornalismo: Edmar Gomes • Editoração Eletrônica: Roka Estúdio • Fotografia: Marcelo Amaral e arquivo CCG • Impressão: Ideograf • Tiragem: 10,5 mil exemplares Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores. As colaborações enviadas, publicadas ou não, são isentas de remuneração.

A programação de dezembro do módulo De Bem com a Vida já está definida. No dia 1º, das 10h às 12h, ocorre no auditório da sede administrativa do CCG o Workshop sobre Tabagismo. Já nos dias 4 e 11, das 9h às 12h40min, será realizado o Curso de Gestantes. Os eventos são gratuitos e abertos aos usuários dos planos do CCG. Informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3287.9290. Em janeiro, a equipe multidisciplinar do De Bem com a Vida entra em recesso, mas permanece oferecendo auxílio neste mês aos pacientes que necessitarem de acompanhamento através de consultas individuais, que devem ser agendadas antecipadamente. Os grupos de apoio já em andamento voltam a se reunir em fevereiro, quando serão retomadas as atividades.

Faça sua inscrição! 1º/12 Workshop sobre Tabagismo 04 e 11/12 Curso de Gestantes

CCG continua levando informações e serviços aos clientes Nos meses de outubro e novembro, a equipe do módulo Hábitos Saudáveis do programa Saúde em Dia esteve presente em 13 empresas conveniadas ao CCG. Foram disponibilizados aos colaboradores palestras sobre temas como motivação no trabalho, doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, qualidade de vida e alimentação saudável. Entre as empresas beneficiadas estão Gedore, Atacadão, Viação Estoril, Turisilva e SOUL (foto), onde também foi realizada aferição de pressão arterial, teste de glicose e avaliação nutricional, e distribuídos folderes educativos aos colaboradores. Nestes dois meses, mais de 600 pessoas foram contempladas com as palestras e ações.


O CENTRO CLÍNICO GAÚCHO QUER OUVIR VOCÊ, LEITOR! Envie sua sugestão de tema para o Informativo pelo e-mail informativo@centroclinicogaucho.com.br

NOTÍCIAS

CCG investe em Gestão de Performance Promover o desenvolvimento contínuo de seus dois mil colaboradores e a qualidade do atendimento prestado a seus clientes e usuários. Com este propósito o CCG criou o Elevar, sistema de gestão de performance aplicado para detectar carências e desenvolver habilidades e conhecimentos dos colaboradores inerentes a seus cargos. O objetivo é gerar desenvolvimento pessoal e atender às chamadas Competências Essenciais da empresa: Entender o Cliente, Senso de Urgência e Atitude Responsável. Coordenado pelo Dep. de RH e com o apoio de uma consultoria externa especializada, o Elevar está em fase inicial de aplicação com as lideranças, e em 2011 será estendido a todos os colaboradores.

Jovem Aprendiz no CCG Com o objetivo de qualificar e inserir jovens portadores de deficiência no mercado de trabalho, o Centro Clínico Gaúcho firmou parceria com o Senac para receber alunos com carência cognitiva que integram o Projeto Jovem Aprendiz da entidade. Cinco estudantes foram absorvidos para estagiar em diversos setores.

MBA em Gestão em Saúde

Com menos de um ano de implantação no CCG, o padrão de atendimento Atender Bem Faz Bem já gerou resultados consistentes no aumento da satisfação dos usuários. Entrevistas realizadas nas 29 unidades da operadora revelaram que 89% dos clientes se dizem muito satisfeitos com a atenção recebida pelos profissionais de recepção. Para isso, o CCG está realizando treinamentos, tanto para os novos colaboradores, quanto para os que já trabalham há mais tempo na empresa, que passam por ações de reciclagem.

Ocorreu dia 12 de novembro, a formatura do primeiro grupo do MBA em Gestão em Saúde do CCG. No total, 26 colaboradores da empresa concluíram o curso, que teve duração de um ano e quatro meses, e foi realizado in company em parceria com o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Os participantes, entre eles gestores administrativos e profissionais de Saúde da empresa, receberam 70% do valor custeado pelo CCG. “O MBA foi uma grande oportunidade de investimento pessoal e profissional. Expandimos nossa visão coorporativa, do trabalho, da gestão e dos resultados”, diz Christiane Fonini, formanda e psicóloga do CCG.

Confira os locais de atendimento do CCG no litoral durante o verão: OSÓRIO

CIDREIRA

Hospital São Vicente de Paula Rua João Sarmento, 391

CAPÃO DA CANOA

Clínica Climed Salart Rua Assis Cardoso Dias, 2685

TRAMANDAÍ

Hospital Santa Luzia Rua Dom Luiz Guanella, 2864

TORRES

Urgemed Av. Atlântica, 1810

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes Rua Manoel José de Matos Pereira, 260

INFORMATIVO CENTRO CLÍNICO | www.centroclinicogaucho.com.br

Atender Bem Faz Bem já registra resultados

3


QUEM FAZ O CCG

INFORMATIVO CENTRO CLÍNICO | www.centroclinicogaucho.com.br

Os profissionais da saúde bucal

4

Não é lenda que a saúde começa pela boca. Muitas doenças têm início quando a região oral do paciente não está bem tratada. Com base nessa premissa, os dentistas do CCG trabalham para garantir, com empenho e dedicação, mais qualidade aos seus pacientes. O corpo de odontologistas da empresa é composto por mais de 140 cirurgiões dentistas que atendem em 60 consultórios nas centrais de odontologia e unidades de atendimento. Além das duas centrais de Porto Alegre, a equipe realiza procedimentos em Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Guaíba e São Leopoldo. Visando sempre a prestação de um serviço humano e personalizado, as equipes atendem mais de 30 mil consultas/ mês, entre procedimentos de prevenção e intervenções. Para assegurar a manutenção da alta qualidade a seus usuários, o CCG promove a atualização frequente de seus profissionais, através de participação em palestras e cursos para moder-

nização de procedimentos. O trabalho da equipe é complementado pela ampla equipe de técnicos e auxiliares em saúde bucal, recepcionistas, coordenadores e líderes de unidade. A coordenação técnica da área de odontologia do CCG está a cargo do Dr. Cauby Maluf, administrador odontoló-

gico, e a auditoria odontológica é realizada pelo Dr. Paulo Abrão. “O que destaca nossos profissionais é o grande conhecimento técnico de cada um e o suporte garantido pelo CCG no que diz respeito a equipamentos, materiais e instrumentos. Isso confere alto nível no atendimento”, explica o Dr. Cauby Maluf.

Esq.-dir.: Dr. Paulo Abrão (Auditor de Odontologia), Vera Letícia Torres (Coordenadora da Central de Odontologia de Porto Alegre), Carine Pires (Coordenadora Unidade Guaíba), Dr. Cauby Maluf (Coordenador Técnico de Odontologia das Unidades do CCG), Taís Saavedra (Coordeandora da Central de Odontologia e Fisioterapia de Canoas), Vanessa Corrêa (Líder de recepção da Central de Odontologia de São Leopoldo), Rosângela de Oliveira (Coordeandora Unidade Alvorada), Juliana Soska (Coordenadora Unidade Gravataí) e Roger Machado (Coordenador Unidade Viamão). Integra ainda a equipe a coordenadora da Unidade Cachoeirinha, Karine Haag, que não está na foto.

CARTA ABERTA Analie Rodrigues Usuária dependente do Sindicato dos Telefônicos (SINTEL) Gostaria de expressar meu grande carinho para com alguns anjos que apareceram na minha vida nas horas em que mais precisei. Através do Centro Clínico Gaúcho, conheci pessoas que me trataram com respeito e carinho, como as doutoras Vanessa Cabrera e Fernanda Bongiorni, a psicóloga Daniela Fetter, o Drº Natalino Rinaldi, a ginecologista Drª Genevieve, o mastologista Drº Cassio Paganini, entre muitos outros profissionais. Sou fã número um dessas equipes, e, assim como eles, existem mais pessoas especiais no Centro Clínico Gaúcho a quem devo todo o meu agradecimento, respeito e admiração. Continuem assim que Deus dará em dobro tudo o que vocês merecem.” Contatos com a redação pelo e-mail: informativo@centroclinicogaucho.com.br

CURTAS O CCG realizou em outubro a Semana de Homenagem à Área Técnica. A ação prestigiou os diversos profissionais técnicos da área de Saúde da empresa, como psicólogos, nutricionistas, entre outros.

CORREÇÕES (Edição Nº 55 do informativo): O endereço da sede do Laboratório Marques D’Almeida em Porto Alegre foi publicado com o número da rua incorreto. O correto é Rua Álvaro Chaves, no 589. A colaboradora Maria Lúcia Dewes é líder de recepção da Unidade Zona Norte, e não da Unidade Zona Sul, como publicado.

Informativo Centro Clínico - nº 56 - out/nov/dez 2010  

Informativo Centro Clínico - nº 56 - out/nov/dez 2010