Issuu on Google+

EVENTO DEMOCRACIA

1º DE OUTUBRO

O Centro Acadêmico Guimarães Rosa propôs à diretoria para que fosse realizado um evento conjunto sobre democracia na USP e sobre as propostas de mudança do processo de escolha para reitor. Como sempre, a diretoria mostrou-se fechada ao diálogo, afirmando que não era de interesse do instituto realizar essa discussão anteriormente à reunião da congregação que deliberaria sobre esse tema. Ainda assim, o guima realizou, juntamente ao CAVC, um evento com a presença da ADUSP, do SINTUSP, da APG e do DCE para discutir a proposta de cada entidade. A despeito do convite enviado pelos CAs, nenhum professor do IRI nem da FEA compareceu ao debate - mais um fato que ilustra a falta de vontade política em dialogar com o corpo discente.

E a história insiste em repetir: assim como xs estudantes de RI não foram permitidos de participar da reunião da congregação do Instituto que deliberaria sobre possíveis mudanças no processo de escolha do reitor, a reunião do Conselho Universitário deu-se a portas fechadas, apesar das demandas dxs estudantes para que fosse aberto. Mas o Movimento Estudantil deu sua resposta - do lado de fora da reitoria, acontecia um ato unificado por diretas; ao receber a notícia de que a reunião do CO não seria aberta, cerca de 500 estudantes ocuparam a reitoria! À noite, foi realizada uma assembleia geral extraordinária, com mais de 1000 estudantes, ao lado de fora da reitoria ocupada, decretando a manutenção da ocupação e greve imediata por diretas para reitor e por uma estatuinte livre, paritária e soberana! No dia seguinte, vários cursos - incluindo RI - aderiram à greve pela democratização da Universidade. A luta não para!

NUCLEO DE MULHERES

CONGRECAÇAO IRI

Em uma formação aberta do núcleo de mulheres de RI, com várixs estudantxs lotando a vivência, foram dicutidos assuntos relacionados a padrões de beleza e machismo. Foi uma oportunidade para que garotos também se aprofundem em um debate que já vem sendo construído pelo núcleo de mulheres, com temas como mulher negra, maquiagem e pêlos. Além disso, a discussão formou um importante acúmulo para o curso! As reuniões do núcleo são as quartas feiras, no entreaulas, na FAU.

Mais uma vez, xs estudantes de RI sentiram na pele a falta de democracia que há no Instituto de Relações Internacionais, tal como ocorre na USP. A última reunião da congregação deliberaria sobre a posição do IRI a respeito da proposta de mudança no processo de eleição para reitor e vice-reitor, protocolada no Conselho Universitário no começo de julho. Mais de 30 estudantes compareceram à reunião, mas não fomos permitidxs de manifestar nossa opinião nem dentro, nem no corredor do lado de fora da sala. A opinião dxs representantes discentes foi a única contrária à proposta feita pela diretoria, enfim aprovada enquanto posicionamento do instituto com relação às eleições para reitor - a mudança inclui o fim do segundo turno no processo eleitoral, assim como a necessidade de inscrição de chapas e a realização de um plebiscito consultivo à comunidade universitária. Mais informações sobre o ocorrido em: goo.gl/3yWbBx

CAMISETA GUIMA

se

t.1 3

É com prazer que anunciamos a venda da mais nova camiseta do GUIMA! Uma edição rara, de colecionador, com modelito inovador pode ser adquirida por míseros 20 reais! Ajude o CA a sobreviver, fale com qualquer membrx da gestão para adquirí-la ;)


Boletim GUIMA setembro 2013