Issuu on Google+

Newsletter B&TI Exposição ANTEC 2013 © Centimfe 2013


Concepção: Cefamol

Business & Technical Intelligence para PME II O projecto Business & Technical Intelligence para PME II é uma parceria dos centros tecnológicos de Portugal, coordenado pela RECET - Rede de Centros Tecnológicos de Portugal, tendo como objectivo a recolha e disseminação de informação crítica para o desenvolvimento dos negócios nos sectores empresariais, nomeadamente ao nível da normalização e da vigilância tecnológica.


cial Member Nr. PT10080


A ANTEC 2013 A ANTEC é uma conferência técnica organizada pela SPE (Society of Plastic Engineers) que versa os temas ligados aos polímeros nas vertentes de investigação, comercialização, marketing e transformação nos vários sectores industriais. A edição de 2013 decorreu no Duke Energy Convention Center em Cincinnati, Ohio, USA nos dias 22, 23 e 24 de Abril. Esta é a maior conferência realizada nos EUA, e que este ano se debruçou especificamente aos plásticos. Este evento procurou criar uma rede com representantes de algumas das maiores empresas ligadas ao sector dos plásticos, segmentos de química e, automotivo, transporte, dispositivos médicos, máquinas e equipamentos para fabrico de filmes e chapas. • Palestras nas áreas temáticas propostas com convidados especialistas; • Três fóruns de tecnologia; • Centenas de apresentações técnicas em 40 áreas diferentes; • Sessões tutoriais em áreas como extrusão, moldação por injeção, compósitos, termofixos, montagem e decoração; • Sessões e atividades para estudantes e profissionais; • Sessões de negócios na área de plásticos apresentadas pelo SPI. Este evento está muito ligado aos materiais poliméricos, nomeadamente os aspectos ligados ao estudo de novos materiais, ao desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, as novas aplicações e tecnologias, e optimização do seu processamento. A par desta conferência decorreu uma pequena exposição de fornecedores de soluções e produtos para o sector de toolmaking e processamento de materiais poliméricos, em especial extrusão e termoformação, e soluções de engenharia assistida (CAE) direccionadas para estes sectores.


Nesta newsletter apresentam-se os principais exemplos de fornecedores nas várias vertentes técnicas e tecnológicas do processamento de polímeros, e que pelas suas valências podem ser relevantes em vários aspectos ao sector de E&T.


Fig. 1 | A mostra tecnol贸gica na ANTEC


Milacron Plastic Technologies É um fornecedor mundial de equipamentos para o processamento de materiais poliméricos, nomeadamente equipamentos de injecção de plásticos e unidades de extrusão. Neste evento, a Milacron deu grande relevo aos aspectos ligados à redução dos consumos energéticos dos equipamentos, tendo inclusivamente realizado uma open house para demonstração das várias soluções. Consulte também o seguinte documento: http://www.energystar.gov/ia/business/industry/downloads/Managing_Your_Energy_Final_LBNL-3714E.pdf

DME Company A DME é uma empresa de renome mundial que possui uma linha completa de peças e componentes estandardizados para o fabrico de moldes e ferramentas moldantes, canais quentes e sistemas de injecção. Caracteriza-se por uma forte componente de inovação ao nível das soluções construtivas propostas.

E-Beam Services Esta empresa providencia tecnologia para realizar a esterilização de produtos e equipamentos que são aplicados em diversos sectores industriais, nomeadamente na alimentação e saúde. Disponibiliza também tecnologias para realizar tratamentos especiais nos diferentes materiais, onde se pode enumerar o tratamento térmico superficial (têmpera) de aços.


Fig. 2 | Apresentação Milacron (Open House)


Instron A Instron é um líder de referência em equipamentos para teste de propriedades mecânicas dos materiais e performance dos materiais, componentes e estruturas em diferentes ambientes onde se incluem os materiais plásticos e componentes de plástico. A lista de produtos inclui equipamentos para testes de fadiga, impacto, reologia, termomecânicos, dureza e torsão.


Fig. 3 | Expositor presente na mostra


Estiveram ainda presentes nesta exposição alguns editores de literatura técnica relacionada com o sector aqui tratado.

Hanser Publications A Hanser Publications é líder na publicação técnica na área de polímeros. Possui uma gama alargada de publicações e um enorme background na área da indústria de plásticos, e tem como alvos principais os formadores e industriais deste sector. Os autores são experts na sua área de especialização, realizando literatura de elevado valor, ideais para a formação técnica, para a investigação e desenvolvimento, e ainda para colmatar as necessidades sectoriais ligadas ao processamento de materiais poliméricos.

Ticona A empresa Ticona é um líder mundial em materiais poliméricos como co-polímeros de acetal, polímeros de cristal líquido, termoplásticos reforçados de fibra longa e polietileno de elevado peso molecular, entre outros.

ECKART A ECKART é um líder mundial na produção e fornecimento de pigmentos metálicos e metálicos brilhantes para revestimentos superficiais e pinturas industriais. Estes materiais podem ser disponibilizados sob a forma de pó, pastas ou pellet´s.

Krauss Maffei A Krauss Maffei é um líder global no fabrico de equipamentos para processamento de materiais poliméricos, onde se incluem injectoras, extrusoras, especialmente para linhas de filme e chapas, espumas e linhas perfiladas.


Fig. 4 | Exemplo de editores representados


Brabender Technologies A Brabender é uma fornecedora de acessórios e equipamentos de apoio à indústria de processamento de polímeros, como alimentadores (alimentadores de pesagem, alimentadores volumétricos), sistemas de pesagem de lotes, equipamentos auxiliares de transporte e de descarga (transportadores vibratórios e descarregadores) e medidores de caudal, entre outras soluções.

Gala Industries, Inc. É um fabricante de equipamentos e acessórios para a indústria de processamento de polímeros, desde pelletizers, secadores, sistemas de controlo, entre outros sistemas customizados às necessidades do sector.

CompuPlast Esta é uma empresa que se dedica à realização de estudos e trabalhos de simulação reológica e outros utilizando diferentes softwares e ferramentas informáticas. Entre estas ferramentas podem indicar-se a T-SIM para termoformação, a B-SIM para injecção com sopro e o MoldeX 3D para injecção.

Core Tech System (Moldex3D) O Moldex3D apresenta-se como um líder mundial em ferramentas de simulação utilizadas pelo sector de injecção de plásticos. O Moldex3D ajuda na simulação dos processos de moldação e na optimização do design do produto, e ainda na avaliação da sua manufactura.


Fig. 5 | Stand Compuplast


Thermo Fisher Scientific Inc. Esta empresa é líder mundial de mercado no fornecimento de soluções técnicas integradas e complementares. O seu objectivo é servir os clientes em diferentes áreas destacando-se a farmacêutica e a biomédica, a área hospitalar e o diagnóstico, áreas de investigação em universidades e instituições de pesquisa, e agências de desenvolvimento, assim como no ambiente e indústrias de controlo de processo. As soluções disponibilizadas combinam tecnologias inovadoras, permitindo a aquisição de opções para a gestão de operações em laboratórios de investigação com vista a uma maior produtividade.

Outros temas A esterilização por feixe de electrões Esta tecnologia já é utilizada desde há muitos anos em diversos sectores industriais e está comercialmente disponível para uma larga gama de dimensão e tipologia de peças. É um processo que inactiva microorganismos destruindo as suas cadeias de moléculas de DNA. As vantagens deste processo sobre outros mais comuns são várias, destacando-se as seguintes: • Processo rápido; • Não tem período de quarentena; • Não gera resíduos; • Custo reduzido. Adicionalmente o processo é ambientalmente amigo, dada a ausência de aditivos químicos utilizados noutros processos alternativos. O processo de feixe de electrões não depende de uma fonte radioactiva, mas sim de uma tecnologia simples e limpa, a electricidade.


Creating the Online Connection with Customers and Prospects Este painel foi liderado pela editor da revista Plastics Business Managing, Dianna Brodine. Este painel pretendia discutir a forma como os profissionais dos plásticos estão a utilizar as ferramentas de comunicação disponíveis na internet, em especial as redes sociais. Destacase a discussão sobre a forma como estão a ser utilizados o Facebook, LinkedIn, os blogs e outras ferramentas on-line como meio de contribuir para um melhor desempenho e para a liderança de mercado, criando ligações e contactos permanentes com a indústria.

Conclusão A participação do CENTIMFE nesta conferência proporcionou uma visão geral sobre o trabalho de investigação que está a ser desenvolvido a nível mundial na área dos polímeros e das ferramentas moldantes, e áreas de desenvolvimento futuras.


CENTIMFE Rua da Espanha Lote 8, Apartado 313 2431-904 Marinha Grande Telf. 244 545 600 Fax. 244 545 601 info@centimfe.com www.centimfe.com


Newsletter antec exp