Issuu on Google+

tecnoPARQ comemora dois anos

Rômulo Balga, da Theriontec; Baltazar dos Reis, da Energética, Edson Costa, gerente administrativo do Centev; Jaqueline Suzuki, coordenadora da IEBT; Nilda de Fátima, Reitora da UFV; Elder de Almeida, do Sebrae; Adriana Ferreira de Faria, Diretora Executiva do CenTev; Ígor Guadalupe, da Jungle; e equipe da empresa Zeus.

O

tecnoPARQ completou dois anos e o evento em comemoração à data contou com a presença da Magnifica Reitora da Universidade Federal de Viçosa(UFV), Professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, de representantes das empresas residentes do tecnoPARQ, das empresas Incubadas e Pré-Incubadas pelo CenTev/UFV. Inaugurado em 15 de abril de 2011, pelo Governador Antônio Anastasia e o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues, o tecnoPARQ foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação no Estado de Minas Gerais. Viçosa foi encolhida para abrigar o tecnoPARQ em função da UFV, instituição de

ensino e pesquisa de renome e destaque internacional em diversas áreas do conhecimento e pelas atividades desenvolvidas pelo CenTev e pela Incubadora de Empresas de Base tecnológica (IEBT/CenTev/UFV). O tecnoPARQ tem como um de seus objetivos promover a interação do conhecimento e das pesquisas desenvolvidas na UFV com as empresas, a fim de disponibilizar produtos inovadores no mercado. Busca também, estabelecer vínculos de cooperação internacional com outros parques tecnológicos e instituições de pesquisa e desenvolvimento, expandindo as oportunidades de inovação e desenvolvimento. Viçosa já apresenta um tecido empresarial

bem estruturado no que tange à inovação tecnológica, o que pode ser obeservado pelas atividades desenvolvidas pelas empresas, em especial aquelas vinculadas ao CenTev e aos Arranjos Produtivos Locais de Biotecnologia e Tecnologia da Informação. Ainda, no que tange à inovação tecnológica, Viçosa se destaca por ser um dos poucos municípios do Brasil a promulgar uma Lei Municipal de Inovação. A Lei Nº 2254/2012 é, sem dúvida, diferencial competitivo para atração de empresas para a cidade de Viçosa e para o tecnoPARQ.

LEIA MAIS sobre o evento na p. 04

Veja também Innovet 2014

PII

2

1

CenTev lança segunda edição do livro do Programa de Incentivo à Inovação - PII. O PII é fruto de uma parceria entre UFV, Sectes e Sebrae.

3

O Departamento de Veterinária da UFV e o Centev organizam a Conferência Internacional de Veterinária e Agropecuária que em 2014, acontecerá em Viçosa.

Seminário

5

VI Seminário de Prospecção de Novos Negócios promove debates sobre inovação tecnológica e empreendedorismo.

ISO 9001:2008

6

Curso realizado no CenTev com o apoio da IEBT prepara empresários para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ em suas empresas e obtenção de certificação ISO 9001.


EDITORIAL O tecnoPARQ e sua importância para a promoção do desenvolvimento por meio da inovação tecnológica É bastante desejável a interação e a incessante aproximação entre universidades, o setor público e o setor empresarial. Tal interação, também conhecida como tríplice hélice, ocorre mundialmente, e é especialmente importante para países em desenvolvimento como o Brasil. O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), também por meio do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) trabalha como promotor e acelerador para transferência de conhecimento e tecnologia entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o mercado. Instituições e empresas poderão usufruir das instalações do tecnoPARQ e das vantagens de estar em um ambiente de empreendedorismo e inovação por meio de submissão de proposta online no portal do CenTev/UFV e vir a utilizar da estrutura física do Parque Tecnológico de Viçosa por meio de “Contrato para Cessão de Uso Com-

partilhado”. O tecnoPARQ disponibiliza salas comerciais em seu prédio principal, prédios anexos e lotes para a construção de prédios e laboratórios para empresas de base tecnológica por meio de seu processo de seleção de empresas. O tecnoPARQ é uma das unidades do CenTev/UFV, órgão diretamente vinculado à Reitoria da UFV, e não restringe suas atividades somente à aproximação da academia com governo e setor privado, ele faz parte de uma plataforma para o desenvolvimento socioeconômico e vem cumprindo a sua missão, fazendo chegar à sociedade a inovação tecnológica e o conhecimento produzido pelos pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa. Rodrigo Garcia Vilela, Coordenador tecnoPARQ.

CenTev/UFV lança 2ª edição do livro do PII No dia 6 de junho, aconteceu no auditório do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), o lançamento da segunda edição do livro do Programa de Incentivo à Inovação (PII), contribuindo para a consolidação da inovação na Universidade Federal de Viçosa. O evento contou com a presença ( da esq. para dir. na foto) do Gerente de Inovação e Tecnologia do SEBRAE Minas, Anízio Vianna; da Diretora Executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria; do Diretor do Instituto de Planejamento do Município de Viçosa(Iplam), Luiz Carlos D’Antonino, representando a Prefeitura de Viçosa; do vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva; do Secretário Adjunto da Sectes, Evaldo Vilela, e do Superin-

“O PII é um retrato daquilo que a Universidade está fazendo, que está mais próximo do mercado, e que os empresários e a sociedade podem investir para criar novos produtos, novos processos, novas soluções para os muitos problemas que nós temos no Brasil.” Evaldo Vilela, secretário ajunto da SECTES.

“Nós sempre temos que pensar em trabalhar para produzir algo, inovar. Quando você pensa que a gente importa tantos insumos que nós poderíamos produzir aqui, porque não produzir aqui, nós mesmos? Nós precisamos de incentivo, e esse é um tipo de incentivo.” Márcia Rogéria, pesquisadora participante do PII.

2

tendente de Inovação Tecnológica da Sectes, José Luciano de Assis Pereira. Em ocasião foram apresentados por pesquisadores e alunos de pós-graduação da UFV alguns dos casos de sucesso do programa PII. O livro do PII destaca a importância do EVETECIAS (estudo de viabilidade das pesquisas) para possiblidade de desdobramentos da pesquisa e aplicação do recurso recebido para protótipo. O Programa de Incentivo à Inovação tem por objetivo a prospecção de tecnologias que tenham potencial para gerar produtos e serviços inovadores, que chegarão ao mercado através da transferência de tecnologia ou por meio da abertura de empresas nascentes de base tecnológica.

Empresa do tecnoPARQ participa de Encontro Nacional do CONGEMAS

A

conteceu em São Paulo o XV Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. O evento reuniu mais de 3 mil pessoas para debater a Assistência Social enquanto Política Pública. A empresa Jungle, residente do tecnoPARQ, que desenvolve softwares para gestão das informações da Assistência Social, participou do evento que contou com a presença de gestores de assistência social de mais de mil municípios do Brasil. Segundo Igor Guadalupe, diretor executivo da Jungle, o encontro permitiu contato de vendas ao apresentar o sistema aos gestores presentes. Permitiu também, contato com atuais clientes para discutir sobre novas atualizações nos softwares oferecidos pela empresa. Igor salienta ainda, a participação em palestras temáticas e atualizações de conhecimento sobre o setor, adquiridos no Encontro Nacional do Congemas 2013. Atualmente 31 municípios e 8 estados brasileiros trabalham com os softwares desenvolvidos pela Jungle.

Mesa de abertura do lançamento do PII.

“O CenTev é o motor da inovação. É fundamental para que a gente consiga viabilizar esses projetos dentro da universidade, transformando essas pesquisas em negócios. Todo esse processo que envolve inovação, tecnologia, o CenTev executa brilhantemente.” Anízio Vianna, gerente de Inovação e Tecnologia do SEBRAE-MG.

“Por intermédio do PII e do suporte que o CenTev dá, conseguimos colocar em contato os pesquisadores que desenvolveram o conhecimento com as empresas que estão dispostas a transformar esse conhecimento em tecnologia inovadora que possa ser comercializada.” Demetrius David da Silva, vice-reitor da UFV e membro do conselho do CenTev.


Departamento de Veterinária da UFV e CenTev organizam o Innovet 2014

Luis Augusto Nero, Diogo Domingues Carvalho (assessor da Superintendência de Inovação Tecnológica), os representantes internacionais Donovan St.Hilaire e Gilles Bourdoiseau, professora Adriana Ferreira e Elza Fernandes Araújo (assessoria adjunta de inovação Fapemig)

F

oram realizados em abril os workshops de apresentação do Innovet - Conferência Internacional de Veterinária e Agropecuária, em Viçosa (auditório do CenTev/ UFV) e em São Paulo (auditório do Ministério da Agropecuária e Abastecimento - MAPA), respectivamente. O Innovet é a Conferência Internacional de Veterinária e Agropecuária que ocorre na cidade de Saint-Hyacinthe no Canadá desde 2004. A Iniciativa para a criação deste encontro foi do St-Hyacinthe Technopole e da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Montreal. A cidade de Saint-Hyacinthe possui alto potencial para o desenvolvimento da Biotecnologia Agroalimentar, Veterinária e Agroambiental e abriga o evento há cinco edições. Desde a sua criação o Innovet tem como objetivo principal o fomento à parcerias entre academia e empresas, visando a expansão e difusão de pesquisas científicas voltadas para sanidade e produção animal e apresentação de pesquisas inovadoras. Visando a difusão do conceito e objetivos

do Innovet 2014, os workshops contaram com a participação de importantes membros da organização do evento como Donovan St.Hilaire, representante do Technopole de Saint-Hyacinthe e Gilles Bourdoiseau, diretor do departamento de veterinária de Lyon. Donovan St.Hilaire, frisou em sua apresentação que além de parcerias, o Innovet comprovadamente atrai investimentos internacionais diretos, favorece a criação de spin-offs, transferência de tecnologias e promove iniciativas para melhorar as práticas da indústria em prol da salubridade dos alimentos. Pretendendo uma maior internacionalização do evento, em 2013 o Innovet acontecerá em Lyon na França e em 2014 em Viçosa, Brasil. A escolha de Viçosa, segundo Donovan, se deu em função da “estrutura única que o tecnoPARQ oferece, do reconhecimento interncional do Departamento de Veterinária da UFV e da energia que a cidade possui para criar Spin-Offs ”. O Innovet Viçosa 2014 resulta de uma par-

ceria entre o Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e St-Hyacinthe Technopole. Serão cinco dias de atividades, com apresentação de assuntos e temas relacionados à cadeia produtiva dos alimentos, com especial atenção à sanidade e produção animal. O encontro tem como público representantes de empresas e centros de pesquisa, gestores de empresas da cadeia agropecuária, investidores e representantes do governo. O Innovet 2014 acontecerá no mês de outubro e, segundo Luis Augusto Nero, representante do Departamento de Veterinária da UFV, a organização espera cerca de 200 participantes. Ainda segundo o professor, será um grande desafio organizar este evento de abrangência internacional, que propiciará o debate de ideias e a troca de experiências entre grandes atores do setor de sanidade animal e controle de qualidade e segurança em alimentos.

I Encontro Educampo Leite 2013 Entre os dias 6 a 8 de maio, consultores técnicos do projeto Educampo Leite de 2013 participaram de um encontro no auditório do CenTev. O Projeto Educampo é uma iniciativa do Sebrae Minas, cujo objetivo é realizar uma consultoria gerencial e levar produtores participantes a adotar uma melhor gestão do seu negócio focado no aumento da produtividade e na rentabilidade da empresa rural. Sessenta e cinco consultores que atuam em Minas Gerais foram instruídos sobre a melhor forma de realizarem as orientações dentro do método de planejamento denominado PDCA (uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões visando

garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência dos estabelecimentos). Entre os consultores estavam zootecnistas, agrônomos e veterinários, que, além de trocarem experiências, conheceram o novo software do Projeto Educampo Leite e suas funcionalidades. Através de um convênio entre a Funarbe e o Sebrae, a Labor Rural, empresa residente do tecnoPARQ, executa as atividades do Projeto Educampo. A empresa realiza atividades como a operacionalização e manutenção da metodologia do Projeto Educampo e o suporte e treinamento dos consultores técnicos de campo e a coordenação da Central de Processamento de Dados do Educampo.

Christiano Nascif, Coordenador Técnico do Projeto Educampo.

3


O

Evento comemora dois anos de tecnoPARQ

tecnoPARQ, Parque Tecnológico de Viçosa, comemorou dois anos e o evento contou com a presença da Magnifica Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, de representantes das empresas residentes do tecnoPARQ, representantes das empresas Incubadas e Pré-Incubadas da Incubadora de Empresas de Base tecnológica, de colaboradores e estagiários do CenTev/UFV. Em ocasião foi oferecido aos presentes um Café da Manhã Comemorativo que possibilitou, mais uma vez, a interação entres os diversos atores que fazem parte do CenTev/UFV e do tecnoPARQ. O tecnoPARQ é um caso de sucesso devido ao seu forte desempenho em tão pouco tempo de atuação efetiva. Inaugurado há apenas dois anos, o empreendimento conta com seis empresas residentes e uma forte demanda por suas áreas. Atualmente as empresas que compõem o Parque Tecnológico atuam nos setores: • NEXA CONTACT CENTER: Projetos de comunicação e tecnologia em Contact Center; • ENERGÉTICA GERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA LTDA ME: Desenvolvimento e implementação de projetos para a conservação da energia, promoção, gestão e execução de projetos visando a produção mais limpa com o uso de combustíveis alternativos de fontes renováveis; • JUNGLE DIGITAL ENTERTAINMENT SOLUTIONS LTDA: Desenvolvimento e Edição de Software de entretenimento pronto para uso; • PATSOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTO BIOTECNOLÓGICOS LTDA-ME: Prestação de serviços em medicina veterinária, pesquisa e desenvolvimento de vacinas e kits diagnósticos para serem usados em medicina veterinária • LABORURAL SERVIÇOS E EMPREENDIMENTOS LTDA: Prestação de serviços, consultoria, assistência técnica em agropecuária, locação de

N

mão de obra rural e para serviços gerais; • DINNI SOLUÇÕES EM SISTEMAS LTDA: Consultoria em tecnologia da informação, desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis O Projeto Urbanístico prevê ainda para 2013 a conclusão das obras de urbanização e infraestrutura da primeira quadra. Um área de oito lotes com aproximadamente 2000 m² cada, para uso e ocupação de novas empresas de base tecnológica. Diante deste sucesso parabeniza-se a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para implementação do projeto “tecnoPARQ” e fizeram deste realidade, uma realidade pautada na Inovação tecnológica e no desenvolvimento sustentável.

TecnoPARQ.

Prefeitura de Viçosa e tecnoPARQ/CenTev alinham parceira

o mês de maio, a Diretora Executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria, recebeu uma comitiva da Prefeitura Municipal de Viçosa. A comitiva contou com a presença ( da esq. para dir. na foto) do Secretário Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, Ronaldo César Sant’Ana; do procurador do Município, Dr. Bento EustáquiChiapeta; do Chefe de Departamento de Programas Sociais Esportivos, Adailson Abranches; da Diretora Executiva do CenTev/UFV, Adriana Faria de Ferreira e do Chefe de Departamento de Indústria e Comércio, Antônio Elias.

A visita teve por objetivo a apresentação institucional e da infraestrutura do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa/CenTev e do tecnoPARQ. Na ocasião, também foram apresentados os serviços oferecidos pelo centro tecnológico, a relação de empregos e impostos gerados para o município pelas empresas vinculadas ao CenTev/UFV. Somente em 2012 mais de 440 empregos e aproximadamente R$ 881.239,00 em impostos foram gerados por essas empresas. Viçosa é um dos poucos municípios que possui medidas de incentivo, de consolidação

de ambientes e um Programa Municipal de Apoio à Inovação Tecnológica previstos em Lei.

Comitiva da Prefeitura Municipal de Viçosa e a professora e Diretora Executiva do CenTev, Adriana Ferreira.

CenTev/UFV 2012 em números:

4

* Estimativa feita pelo CenTev com base nas informações fornecidas pelas empresas.


Edital de Apoio a Incubadoras da FAPEMIG aprova IEBT/CenTev A Incubadora de Base Tecnológica da UFV foi aprovada no edital 18/2012 da FAPEMIG de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, no âmbito da parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). A iniciativa tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento de incubadoras de empresas de base tecnológica como estratégia para a geração de novos produtos, processos e empresas. De acordo com a coordenadora da Incubadora de Base Tecnológica da UFV , professora Jaqueline Suzuki, com a realização deste projeto espera-se gerar novos produtos, processos e empresas intensivas em tecnologia, capazes de posicionar a região de Viçosa nos rumos da economia baseada no conhecimento. Os investimentos adquiridos serão aplicados no desenvolvimento e implantação de um modelo de aceleração de empresas nascentes de base tecnológica, buscando potencializar o crescimento dos novos negócios e aprimorando todos os programas já desenvolvidos pela IEBT.

Inovação é celebrada em VI Seminário de Prospecção e lançamento do Spin-Off da UFV No dia 20 de junho, aconteceu no auditório do CenTev, o VI Seminário de Prospecção de Novos Negócios. O seminário teve como palestrantes Fernando Antônio Pereira da empresa Agroceres, Luiz Fellipe Arcolá da Suzano Papel e Celulose, Ígor Guadalupe da Jungle, Francisco Marcondes, da Merithus Consultoria e Adriana Frreira de Faria, Diretora Executiva do CenTev que ministraram brilhantemente sobre a importância da inovação e seus desafios. Temáticas importantes como “Inovar em um mercado extremamente competitivo, onde a decisão de ser global não cabe mais à empresa, e sim ao cliente” foram discutidas. Os palestrantes focaram a dinâmica de inovação que hoje é veloz, e, muitas vezes, predatória para as empresas que não estejam focadas no seu consumidor final e na busca em inovar. Adriana Ferreira de Faria, Diretora Executiva do CenTev/UFV chamou atenção para a importância do processo contínuo para inovação, a fim de que possam ser sanadas

as ineficiências enquanto empresa sem repassá-las aos produtos, ao cliente e consequentemente à imagem da empresa. O palestrante Ígor Guadalupe, sócio-diretor da Jungle, empresa residente do tecnoPARQ, destacou que é preciso persistir com inteligência para delinear um projeto de acordo com as necessidades de quem está disposto a pagar por ele. Salientou também a importância da interação com outros empresários, a facilidade de acesso e interação com a UFV promovida pelo CenTev/ UFV, além da valorização da marca pela associação com o tecnoPARQ. Em ocasião, também foi lançado o programa Spin-Off da UFV pela Incubadora de Base Tecnológica do CenTev/UFV. O programa tem como um dos seus principais objetivos a realização de estudos de viabilidade, avaliando o que o mercado precisa e o que está sendo desenvolvido por pesquisadores, a fim de transformar o conhecimento oriundo da universidade em produtos inovadores. Elder de Almeida, do Sebrae; Daniel Marçal de Queiroz, diretor presidente da Funarbe; vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva; Diretora Executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria; coordenadora da IEBT, Jaqueline Suzuki e Rômulo Balga, representante das empresas incubadas.

“É interessante compartilhar a vivência que se tem de uma empresa já de 68 anos como é o caso da Agroceres, com várias outras que estão em faze inicial. Acho que isso enriquece muito os dois lados. É entusiasmante ver pessoas jovens querendo entender e entrar no mundo do empreendedorismo.”

“Surpreenda seu cliente e ele se tornará o mais eficiente canal de divulgação, o seu principal garoto propaganda. Venda também sua responsabilidade social e ambiental para o seu cliente e convide-o a colaborar com você no exercício de suas atividades. Permita que eles conheçam os beneficios que sua empresa gera para sociedade.”

Fernando Antônio Peredeira, presidente do Grupo Agroceres.

Francisco Marcondes, da Merithus Consultoria em palestra sobre “Marketing e Inovação: uma receita imbatível para maximizar as vendas.

“O CenTev/UFV tem a missão de ser o aglutinador. Tem a maior capacidade de ser o facilitador dessa relação entre a Suzano e a universidade. A ideia é se aproximar cada vez mais do CenTev/UFV e do Parque Tecnológico vendo que eles são a porta de entrada da inovação.”

“A Jungle passou pelo programa de Pré-Incubação, de Incubação e agora está aqui como residente no tecnoPARQ. Foi uma oportunidade de compartilhar nossa trajetória, mostrar que a gente está se desenvolvendo, que a empresa hoje está sustentável, mas mostrar também que a gente tem vários desafios que fazem parte do ato de empreender.”

Luiz Fellipe Arcalá, representante da Suzano Papel e Celulose.

Ígor Guadalupe, Diretor Executivo da Jungle.

AGENDA CENTEV Curso “Criação de Negócios Inovadores”

Visitas:

Data: 09 e 10 de agosto. Local: Sala Multiuso do CenTev.

O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) recebeu no último trimestre visitas de empresas ilustres como a Vale; Microvet; Fatec Nutrição Animal; Provide; Ouro Fino; Biovale; Monsanto; Mabe Cosméticos; Sif; Valleé, entre outras.

Curso “Gestão Financeira na Medida” Data: 17 e 18 de setembro Local: Auditório do CenTev.

5


P

tecnoPARQ participa da BIO International Convention em Chicago

aulo Mendonça, Gerente de Relações Internacionais do tecnoPARQ, representou o Parque Tecnológico de Viçosa na BIO International Convention, em Chicago, Illinois, EUA. O tecnoPARQ fez parte da delegação brasileira no evento, composta por aproximadamente 130 pessoas, entre elas representantes de instituições como AMBIOTEC, representantes do Governo, como o Secretario de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, e o Secretário de Inovação do

A

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto, e demais integrantes do setor de Biotecnologia no Brasil. Segundo Paulo, o evento foi uma boa oportunidade de mostrar ao mundo as linhas de pesquisas que vem sendo desenvolvidas em Viçosa, pela Universidade Federal de Viçosa, e pelas empresas vinculadas ao Centro de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), e dessa forma prospectar parcerias e investimentos para o desenvolvimento destas tecnologias.

Foto da BIO International Convention, Chicago - EUA.

Incubadora realiza curso de Produtividade em Vendas

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev realizou entre os dias 17, 18 e 19 de junho o curso “Produtividade em vendas: alternativas par a Maximização dos Resultados em Vendas”. O curso foi realizado em parceria com a ViçosaTec, e procurou aprimorar conhecimentos de vendas, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais específicas em vendas, buscando otimizar os resultados obtidos do contato com os clientes. Ministrado pelo consultor Francisco Mar-

condes, com vinte e nove anos de experiência em vendas e assistência técnica, participaram do curso representantes da Laticínios Funarbe; EcoSoluções; Mabe Cosméticos; Sistema Financiar da Funarbe; do CenTev e contou também com a presença de estudantes da UFV. Marcondes buscou abordar exemplos práticos e casos de sucesso em sua estratégia de vendas e marketing implantadas, principalmente, na empresa Sandivik Brasil S/A, onde atuou como Gerente de Marketing e Treinamento durante 15 anos.

Francisco Marcondes, ministrante do curso e participantes.

Empresários se preparam para adquirir certificação ISO 9001:2008 Com o apoio da IEBT/CenTev, a ViçosaTec promoveu no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa - CenTev/UFV o curso de ISO 9001:2008 - Interpretação da Norma e Auditor interno. Ministrado por Eldézio Felix, consultor em certificação, o curso teve por objetivo preparar os empresários para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ em suas empresas e posteriormente, obtenção de certificação ISO 9001. Este curso foi a primeira etapa de um projeto coletivo. Em um segundo momento, as empresas participantes receberão consultorias

individuais para implantação de um SGQ e adequação de seus processos e práticas empresariais a norma ISO 9001. De acordo com Baltazar dos Reis, diretor da Energética, empresa residente do tecnoPARQ, a participação no curso consiste em uma estratégia competitiva, uma vez que várias indústrias só se relacionam com empresas que tenham gestão da ISO 9001. É fundamental para empreendimentos de inovação administrar os meios, recursos e processos de forma eficiente e eficaz, e a gestão administrativa ministrada no curso auxilia nesse processo, argumenta o diretor.

Celícias inova no ramo de alimentos para fins especiais

6

No mês de maio, o Departamento de Nutrição da UFV, com o apoio da Celícias, realizou a Oficina Pró-Celíacos 2013. O evento discutiu o tema e as dificuldades da rotina alimentar, visando a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Na oficina também foi discutido a importância da produção segura de alimentos sem glúten que precisam de ambiente próprio, equipamentos e pessoal treinado envolvido na qualidade na produção, visto que um dos principais problemas relacionados às complicações do tratamento é a contaminação alimentar dos produtos isentos de glúten presentes no mercado. A empresa Celícias se insere neste contexto por ter como principal objetivo o desenvolvimento tecnológico de produtos

fontes de nutrientes possivelmente promotores de saúde e que sejam produzidos em valor econômico para a sociedade como um todo A especialidade da Celícias é a produção e comercialização de produtos para fins especiais, especialmente os sem glúten, com valores nutricionais mais elevados em relação ao conteúdo de fibras, nutrientes antioxidantes e compostos bioativos, sendo este seu elemento diferencial dos demais produtos existentes no mercado.

Participantes do curso ISO 9001:2008

INFORMATIVO DO CENTRO TECNOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE VIÇOSA Avenida Oraida Mendes de Castro, n° 6000, Novo Silvestre, Viçosa-MG CEP: 39570-000 tel.: (31) 3899-3133 | email: comunicacao. centev@gmail.com www.centev.ufv.br

Diretora Executiva do CenTev/UFV Adriana Ferreira de Faria Corpo Editorial Delaine Cordeiro Frederico Bitencourt Laís Coletta Pereira Yane Coelho Laisse Nicácio Tiragem:1000 exemplares Impressão: Gráfica UFV


Informativo CenTev/UFV Abril-Junho